Sexta, 21 de agosto de 2015



Atualizado diariamente ao meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.







MUNDO MIDIÁTICO

CONVERSA PRA BOI DORMIR
DO GÊNIO DA PUBLICIDADE!





São raros os jornais diários que estão conseguindo sobreviver dignamente, sem o fantasma do prejuízo diário.
Em todo o Brasil é assim, e não poderia ser diferente no Rio Grande do Sul.
No interior, os donos dos jornais sempre levaram o negócio, enfrentando constantes crises e, por isso, sempre trabalharam dentro das realidades possíveis. Hoje, alguns fecharam, mas pode-se dizer que existe uma mídia impressa saudável no RS. De qualquer forma, estão se adaptando as novas tecnologias.
Em Porto Alegre, os tradicionais jornais estão enfrentando prejuízos, há anos. Exceção? O Jornal do Comércio, que tem um público bem definido. Otávio Gadret, o dono da Rede Pampa, que não admite trabalhar no vermelho, tomou uma atitude corajosa: parou com as edições impressas de O SUL e mantém as edições na internet. Pelo que me informam, o jornal está com mais leitores, a cada semana, e trabalha sem prejuízo, com praticamente a mesma equipe do impresso.
-
Os "entendidos em comunicação" convenceram os donos de jornais que os impressos seriam úteis para sempre. A soberba falou mais alto, claro.
Na real, os impressos "perdem" todo dia, até mesmo para as rádios e TVs. Nem precisa falar das milhares de opções na internet. Hoje, quem poderia ser um consumidor jornal tem um computador. Ou celular, ou tablet, ou...
Jornal impresso cheira a coisa do século passado - além de sujar as mãos.
-
Mas os donos dos diários impressos não dão o braço a torcer.
A Associação Nacional de Jornais, que reúne, ainda, 125 jornais, lançaram a campanha ‘Nunca se leu tanto jornal’. HAHAHAHA!!!!
Que cascata, hein?
Vão tentar mostrar "a credibilidade do meio".
Mas aí tem um detalhe: "a leitura cada vez mais diversificada (papel, mobile, tablet, desktop, etc.) vêm atraindo um número maior de leitores. A iniciativa integra um conjunto de ações cujo objetivo é posicionar melhor os jornais diante do mercado anunciante".
Malandrinhos, não?
Na real: Perderam, manos!!
-
A cascata, quer dizer, a campanha é do Nizan Guanaes e produzida pela agência Africa. “O jornal é como time de futebol, algo com o qual você se identifica”, diz o gênio publicitário. E que a tecnologia veio para "intensificar essa relação".
Olha essa pérola do baiano:
- Antes, as pessoas liam jornal todo dia, agora elas leem jornal o dia todo.
Não é genial?
-
A tentativa vai de agosto a novembro.
Na fase inicial, os anúncios têm mensagens com os números que "comprovam a vitalidade dos jornais em diferentes plataformas". Juram que 73 milhões de brasileiros leem jornal impresso e 50 milhões usam a internet.
Depois, querem explorar as "transformações no consumo de notícias na era digital".
Tipo: ‘Você lia jornal com as duas mãos, agora você lê com o dedo’; ‘Antes você lia jornal no jornal. Hoje você lê no tablet, no celular e até no elevador’; ou ‘Antes o jornal fechava na noite anterior. Hoje ele está sempre aberto’.
Bah!
-
É uma boa jogada: insistir com o impresso - é, ainda, uma excelente forma de pressão/lobby para os seus negócios - e, junto com as tais plataformas digitais, vende propaganda. Simples.
Muitos políticos e empresários ainda morrem de medo de uma notícia impressa.


--


MUNDO MIDIÁTICO - 2

UMA FOTO VALE MAIS DO QUE QUALQUER TEXTO

Pena que as empresas de comunicação estejam terminando, aos poucos, com os departamentos de fotografia.
Os repórteres fotográficos estão "perdendo" para os amadores - cada vez mais, as mídias usam fotos de leitores, sem pagar nada, inclusive nas capas.
Todos os dias se sabe de um repórter fotográfico demitido. E, pelo jeito, não há o que fazer.
-
A foto aí foi enviada pelo Marcelo Menna Barreto, que observa: "Parece que o Cunha vai emoldurar e colocar na cela dele".

(clica em cima que amplia)




--


NOTÍCIAS TRISTES

Nesta semana faleceu uma figura extraordinária. Fausto Ferraro, o dono da Tabacaria Capri, na Rua da República. Conhecia o gringo há muito anos e sempre batemos longos papos. Deixou a esposa e três filhos - um deles, José Henrique, é editor na TV Record.

-

Afonso Mercio Garrastazu está lutando bravamente e todos os amigos estão na torcida e/ou rezando para que consiga superar mais esta batalha. Afonso é um dos mais assíduos da Confraria do Cachorro Quente. Ele e a Suzana Azambuja de Bem.
O nosso amigo está internado no Hospital Ernesto Dornelles, na CTI. Seu estado é grave.
Triste, porque gosto do Afonso e da Suzana.

--


REFLEXÃO - A MELHOR DA SEMANA

Ouvi por aí: "Se quem ficar por último é mulher do padre e esse padre for o Fábio de Melo, eu não me importo." Nem eu.

Giovana Valentini, no limiar do final de semana.

--


UM TEXTO BRILHANTE

Sugiro a todos a leitura deste extraordinário texto do jornalista Roberto Jardim, com fotos e vídeos de Leonardo Lepri Ferro e ilustração de Alexandre Oliveira.
Acreditem, é imperdível!!

O elástico de Rivellino em Augusto Pinochet

https://medium.com/puntero-izquierdo/o-el%C3%A1stico-de-rivellino-em-augusto-pinochet-70eb0b943c4d

--


O BOM SENSO DO SEBASTIÃO MELO

Ontem dei um pau na minuta de decreto de lei que regulamenta as manifestações culturais de artistas de rua em espaços públicos abertos. Meio Porto Alegre e eu.
Aí, no mesmo dia, o vice-prefeito Sebastião Melo pediu que seja desconsiderado o texto da minuta de decreto municipal que restringia a atividades dos artistas de rua. Melo afirmou que o texto era apenas um ponto de partida e garantiu que “não teremos uma saída arbitrária. Queremos encontrar um consenso.” Ele espera fechar um acordo dentro de 30 dias.
-
No entanto, continuo defendendo isto:

São insuportáveis os "artistas" que infestam o centro da cidade com guitarras, microfones e baterias. Tudo amplificado. Se torra o saco de quem está apenas passando, imagina os coitados que estão trabalhando nos prédios e mesmo lojas.
Agora, na tal minuta está este absurdo - manifestação cultural de artista de rua com utilização de equipamento de percussão, tais como bateria ou pratos, ou de amplificação de som no quadrilátero do Centro Histórico, parques urbanos e praças da Capital. Quer dizer que não poderão mais se apresentar na Redenção? Isso é uma idiotice!! São as grandes atrações do Brique da Redenção!!
Concordo com a proposta de vedar a exposição de crianças. Bom. Isso mesmo, tem que proibir aqueles indiozinhos que são explorados, há anos, todo domingo, no Brique da Redenção.

--


VIAJADORES PORTO-ALEGRENSES

O prefeito José Alberto Fortunati faz uma viagem fundamental para o destino de Porto Alegre nos dias 24 e 25 deste mês. Participa, em Buenos Aires, do Programa de Formação “Planejamento Estratégico na Administração Pública Local”, como conferencista.
Também o vice-prefeito Sebastião Melo viaja de22 e 27 deste mês, à Cidade do Panamá, em missão oficial, ocasião em que conhecerá as iniciativas de democracia participativa da cidade, e à Cidade do México, quando participará do Seminário Internacional sobre Pobreza Urbana, no painel Estratégias de Cidade para o Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos.
-
Bah!!

--


ISSO É UMA VERGONHA!!

Post no Facebook do Marcos 'Rasta' Schestak:

Parabéns GOL Linhas Aéreas Inteligentes, TAM Airlines e Azul Linhas Aéreas Brasileiras pela concorrência leal até o último centavo.

(clica em cima que amplia)




Será que isso é real?

--


PICHAÇÕES

Publiquei ontem a aprovação de projeto da vereadora Mônica Leal, que amplia a punição aos pichadores. Além da multa de 500 reais a 2.500 reais, o bandido terá a obrigação de reparação de dano, eliminando as marcas da pichação e pintando a edificação ou o monumento público ou particular.
Destaquei os quatro vereadores que foram contra: Jussara Cony, Fernanda Melchionna, Marcelo Sgarbossavelha e Sofia Cavedon.
-
Aí o Maurício Macedo enviou email:

A lei já prevê a reparação do dano. Ou seja, sendo assim, a proposta aprovada ontem é inócua.
Foi isso que o Marcelo Sgarbossa ressaltou da tribuna:
- Na lei atual, já está prevista a reparação do dano. Fico com receio que seja uma iniciativa que tenha como objetivo para dar um caráter ainda mais criminalizante - avaliou o vereador do PT.
Antes disso, o Marcelo afirmou, reiteradas vezes, que somos contra a pichação. Entretanto, acreditamos que o caminho para buscar soluções para este problema é outro.
Vale lembrar que o voto não expressa uma opinião sobre uma situação complexa como essa. Tanto que nosso gabinete apresentou um projeto de lei que vai numa linha diferente, buscando valorizar a arte do grafite, garantindo espaços para que a juventude possa se expressar, evitando a pichação, e, ao mesmo tempo, ainda ajude a embelezar mais a nossa cidade. Um exemplo de iniciativa neste sentido foi adotada pela própria Prefeitura, por meio da Secretaria da Juventude, no Túnel da Conceição. Link com mais informações: http://www.cidademaishumana.com.br/site/2014/06/projeto-promove-valor-artistico-do-grafite-na-capital/

--


DONDOCAS EM POLVOROSA!

No Jornal do Comércio:

Porto Alegre terá voo direto para Punta del Este


--


MUNDO MIDIÁTICO - 3

Variadas

- NÃO SUPORTO! Não dá mais! É insuportável escutar uma pseudo-reportagem ou mesmo comercial com voz de gasguita ou andrógena.

- A TV comunitária de Florianópolis passa por seriíssima crise. Já aconteceram demissões de apresentadores e na semana que vem tudo indica que chegará um passaralho.

- DURANTE o Festival de Cinema de Gramado, a Oi viabilizou o serviço de internet banda larga de alta velocidade para conexão em 75 computadores na Sala de Imprensa e organização do evento, na Sociedade Recreio Gramadense. A companhia realizou também o tradicional almoço para imprensa no Restaurante Mamma Pasta, onde mais de 40 convidados - jornalistas, organização do festival, prefeitura de Gramado e diretores da Oi -  estiveram reunidos para brindar parcerias e o sucesso de mais um festival.

- PERGUNTINHA ao pessoal do Sindicato dos Radialistas: todo este pessoas que está nos microfones das rádios que se dedicam ao jornalismo tem curso superior ou algum desses cursinhos de especialização? Comentaristas fixos, em programas de debates, estão liberados?

- ADIVINHA:

(clique em cima que amplia)



--


CULTURAL

Eleita a nova Câmara Diretiva do Conselho Estadual de Cultura do RS
Presidente: Dael Luís Prestes Rodrigues
Vice-presidente: Adriana Donato
Secretário: Marco Aurelio
Assessora Especial: Maria Marques




--


MUNDO MIDIÁTICO - 4

Essa é mais do que difícil.
Quem acertar os OITO personagens, em primeiro lugar, recebe CINCO livros do Prévidi. A escolher.
Respostas para jlprevidi@gmail.com

(clica em cima que amplia)





--


DUAS DA OI

Os aplicativos Oi atingiram os 10 milhões de downloads na primeira quinzena de agosto. Liderados pelo Oi WiFi, que foi baixado por quase 4 milhões de usuários de aparelhos móveis, os apps da Oi melhoram a experiência do cliente, uma das diretrizes estabelecidas para o processo de turnaround da companhia, e embora sejam baixados gratuitamente, também se tornaram uma nova forma de gerar receita para a companhia, graças à venda de publicidade.
Campeão de downloads, o Oi WiFi simplifica o acesso de clientes Oi à rede de internet sem fio da companhia, e mesmo de clientes outras operadoras que queiram experimentar os benefícios da maior rede wi-fi do país.
Outro aplicativo sucesso de downloads é o Minha Oi, baixado em 1,9 milhão de aparelhos móveis até a primeira quinzena de agosto. Como uma ferramenta de autoatendimento, o Minha Oi simplifica o relacionamento da companhia com os clientes Oi, abrindo mais um canal de prestação de serviços além do atendimento pelo telefone e do canal Minha Oi, no site da operadora. Além disso, ao diversificar os meios de acesso aos produtos Oi, o aplicativo contribui para reduzir custos com o call center e as lojas Oi. Já o Oi Apps, que reúne todos os aplicativos da Oi, chegou a 1,2 milhão de downloads no início do segundo semestre de 2015.
-
A Oi e o Oi Futuro patrocinaram pelo sexto ano consecutivo o Festival de Cinema de Gramado. A Oi, em parceria com o Grupo Record, estiveram presentes no festival com várias ativações na cidade e na Casa Oi/ Record Gramado, localizada em frente ao tapete vermelho com circulação de artistas e diretores dos principais filmes concorrentes ao Kikito.
Este ano a Oi ofereceu seus serviços de telefonia fixa e móvel - chips Oi Galera - internet dedicada de alta velocidade (100Mb) para o festival e TV e WiFi para os gramadenses e para os quase 200 mil turistas que visitaram a cidade nos oito dias do evento.
A Oi, em parceria com a Prefeitura de Gramado, disponibilizou com alta qualidade a cobertura do Oi Wi-Fi no Recreio Gramadense, no Palácio dos Festivais e na Rua Coberta. Visitantes do Brasil e do exterior e clientes de qualquer operadora puderam se conectar à internet gratuitamente.

--


NOVA PROMOÇÃO!!


Três espetaculares livros!!
MAIS UMA BARBADINHA!
APENAS NA BANCA DA REPÚBLICA

 A Revolução da Minha Janela


 Tempos do Róseo - Histórias de Jornalistas


10 Anos às Ganhas



APENAS R$ 50,00


ATENÇÃO: APENAS NA BANCA DA REPÚBLICA
esquina da avenida João Pessoa com Rua da República, Porto Alegre


--


PIADINHA

Ou não?




Um comentário:

  1. Os únicos que reconheci na foto seriam tu, atrás do espeto eà tua esquerda, o antigo jornalista Thadeu Onar Konarzewski... Abraço

    ResponderExcluir