Terça, 11 de agosto de 2015



Atualizado diariamente ao meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.










AS RAZÕES DO GRINGO


O espaço hoje é do jornalista João Carlos Machado Filho, o Machadinho (www.machadofilho.com):


Não tenho vínculo com o PMDB, não dependo do governo estadual, mas tenho uma admiração pessoal pelo José Ivo Sartori. Antes que os mais afoitos se exaltem, explico.
Quando o Sartori era deputado estadual, eu trabalhava na Assembleia, na imprensa. Foi quando conheci melhor o Sartori, com seu jeito e sotaque de serrano. Gente muito boa, por sinal.
Uma vez por mês, a gente fazia um jogo de futebol de salão entre jornalistas e deputados. A coisa acabava num churrasco e o Sartori sempre trazia um garrafão de vinho lá de Caxias. Era uma festa que só acabava quando o “garafon” estivesse vazio.
Hoje leio nos jornais, vejo na televisão e escuto no rádio, críticas de todo o tipo contra o Sartorão. Para alguns, acho que até meio no embalo do que os outros falam, ele está maltratando o Estado e principalmente o funcionalismo.
Claro que não sou favorável ao parcelamento de salários. Até acho que muitos servidores estaduais ganham muito pouco, mas esta é uma outra história.
O que me impressiona, é ler, ver e ouvir pessoas criticando e dando palpite sobre coisas que, em alguns casos, nem sabem o que é e como funciona. Querer, por exemplo, que o governador faça empréstimos, que use o dinheiro dos depósitos judiciais, como outros fizeram, é não pensar que, a partir da assinatura do contrato, os juros começam a corroer ainda mais as finanças estaduais. É mais ou menos como fazer um empréstimo para pagar as contas que estão no SPC. Logo virão outras e mais empréstimos.
Sair distribuindo aumentos, como já foi feito aqui no Rio Grande, sem o compromisso de ter que pagar no futuro, é uma irresponsabilidade sem tamanho. Tanto é verdade que o ex-governador, que pretendia ser governador novamente, disse, um ano antes de sair, que seu sucessor seria tão somente um pagador de salários, sem poder investir um centavo em obras ou coisas parecidas. Ele sabia bem o que seria o futuro.
Há os que sugerem que Sartori busque um financiamento de mais de US$ 400 milhões no Banco Mundial. Dito assim parece ser uma solução aceitável, mas será que os que sugerem tal medida pensaram nos juros e no aumento da dívida do Estado antes de sugerir?
Pelo que conheço do Gringo, sou quase capaz de afirmar que, assim que a tempestade passar, os funcionários públicos, revoltados com toda a razão, ainda lembrarão, sem mágoas, o que o Sartori está fazendo. É só ter calma!
-
Aí um amigo comum, petista, comentou:  "A impressão que dá é que o cara é melhor parceiro de pelada do que governador, mestre".
Diplomata, o Machado respondeu: "Acho que ele é melhor nas duas coisas, amigo".

--


JOSÉ IVO FEZ O ÓBVIO


Imagina.
O sujeito tem uma determinada quantidade de dinheiro. Tem que optar entre fazer as compras no supermercado ou pagar a fatura do cartão de crédito. Tenho a impressão de que nem precisa pensar - bota comida pra dentro de casa. Depois vai resolver o pepino do cartão.
Não é isso?
Pois é. Ontem, dia 10 entrou a grana do ICMS e o José Ivo optou pagar o funcionalismo e empurrou com a barriga a dívida com o governo federal - o tal serviço da dívida.

--


MEU SONHO

É ser conselheiro de uma estatal gaudéria.
Se eu fosse nomeado ganharia R$ 6,595,13 por mês.
POR UMA REUNIÃO MENSAL!!

--


MUNDO MIDIÁTICO - 1

Variadas

- Finalmente, José Ivo apareceu num entrevista coletiva, deu o seu recado e se mandou. As explicações ficaram a cargo do Giovani "mogadon" Feltes. Continuo acreditando que renderia muito mais se o "porta-voz"do José Ivo fosse o Alexandre Postal, líder do Governo na Assembleia, ou o secretário da Comunicação, Cleber Benvegnú. Apesar que hoje, a dose do "boa noite cinderela" do mogadon foi bem menor.
O mogadon ainda usa "encetadas". Aí não dá.

- Gosto do colunista Juremir Machado da Silva, mas ele compra umas brigas completamente fora da casinha. Agora, está brigando com um economista, Darcy Francisco Carvalho dos Santos. Coisa de adolescente rebelde. Outra: por que insiste, furiosamente, para que o Governo do RS faça mais um empréstimo, de dois bilhões de reais, para pagar dívidas e salários?

- Escutei hoje, num noticiário de rádio, de que um sujeito, SUSPEITO de ser lobista, fez um acordo para devolver 70 milhões de reais. Concluo que esses editores não tem a menor ideia do que é um "suspeito" (o Rogério Mendelski deve ter dado risada).

- Sei não, mas as rádios que optaram em transmitir a entrevista, hoje de manhã, do Giovani "mogadon" Feltes devem ter feito um gol contra. Esperem o Ibope para conferir.


--


UMA CIDADE DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS


Li ontem na coluna do Fernando Albrecht, no Jornal do Comércio, um dado estarrecedor, a partir de uma pesquisa encomendada por lojistas. Os números são de 2008, o que significa que, hoje, devem ser ainda maiores.
Acreditem, 420 mil pessoas que vivem em Porto Alegre, com renda, eram funcionários públicos em algum nível - 56 por cento da população. Hoje, algo em torno de um milhão e 400 mil pessoas vivem na cidade. Aí desconta apenas crianças e adolescentes, conclui-se que mais da metade da cidade vive as custas dos governos.
Pode dar certo?

--


CONCURSO PÚBLICO OU INICIATIVA PRIVADA?


Na excelente entrevista ao Canal Livre (Band), no domingo passado, o governador Raimundo Colombo, de Santa Catarina, contou uma história que demonstra bem isso que acontece em Porto Alegre e em todas as cidades brasileiras.
No interior catarinense, uma grande empresa do agronegócio ofereceu 200 vagas. Apareceram 40 candidatos. Logo depois, a Prefeitura abriu um concurso para um pequeno número de vagas. Foram 5 mil candidatos.
Ou seja, as pessoas querem apenas a estabilidade no emprego. Não querem trabalho.

--


DEMAGOGIA DESLAVADA. IMORAL!


É inacreditável! A gente morre e não vê tudo!!
Agora, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre começou a discutir um "projeto de lei" que amplia a reserva de 20% de vagas para candidatos negros. Atinge cargos comissionados, empregos públicos e estágios profissionais em órgãos da Administração Direta e em entidades da Administração Indireta da cidade, bem como ocupação de postos de trabalho oferecidos por pessoas jurídicas de direito público ou privado que lhes prestem serviços.
A genial proposta é do vereador Marcelo Sgarbossavelha, do PT. Olha a importância da iniciativa: altera a expressão “candidatos negros” para “população negra”.
Sgarbossavelha menciona o Estatuto da Igualdade Racial, que estabelece que o Poder Público deve promover ações positivas.
-
LEIAM ESSA PÉROLA DO SGARBOSSAVELHA:
“Vale resgatar que o Brasil relegou à população negra uma realidade de discriminação racial e exclusão social. Ao longo de três séculos de escravidão, cerca de 5 milhões de africanos foram trazidos como mercadoria para o nosso território, fato que explica sermos o segundo país do mundo com o maior contingente populacional afrodescendente. A esses descendentes negros nenhuma condição de igualdade foi garantida no período pós-abolição, sendo poucos os mecanismos de inclusão social adotados pelo Poder Público”.
-
Vou te contar...

--


CINEASTAS SABUJOS


No tempo em que os milicos mandavam e desmandavam, existia a Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes -, criada em 1969, exatamente quando a milicada estava mais furiosa.
Financiavam tudo, principalmente as produções de adversários do regime. Tinha dinheiro de roldão.
Quer dizer, recebiam dinheiro da ditadura mas eram contra o sistema.
Dá para entender?
-
Hoje, os tais cineastas são financiados pelo Governo - Petrobras, BB, Eletrobras, BNDES, etc. - e são capachos dos governos.
Basta ver a última entrevista do Jorge Furtado.

--


SUGESTÃO

Da jornalista Nubia Silveira:

No próximo dia 20, o mundo relembrará o assassinato de Leon Trotski, ocorrido há 75 anos no México. As histórias de Trotski e de seu assassino, o catalão Ramón Mercarder, são contadas de forma romanceada pelo cubano Leonardo Padura em "O Homem que Amava os Cachorros", um dos melhores livros que li ultimamente. Padura é um excelente escritor, que não teme falar também da vida em seu país, antes e depois do fim da União Soviética. Recomendo a todos que tenham interesse em uma boa literatura.

--


MUNDO MIDIÁTICO - 2

O Mestre Vanderlei Malta da Cunha:




Gravando ontem à tarde, nos estúdios da FM Cultura – 107.7 (http://s4.procergs.com.br/fmcultura/) sequências de áudios de dois novos programas da série MEMÓRIA POPULAR BRASILEIRA (Caetano Veloso e Elis Regina). As edições finais,digitalizações e montagem são realizadas em Sampa.
A Fundação Cultural Piratini – Rádio e Televisão / TVE e FM Cultura, de Porto Alegre, é conveniada em produção e veiculação de programas com a Fundação Padre Anchieta, de São Paulo, uma parceria que mescla muita qualidade e profissionalismo em Comunicação.

--


QUEM É QUEM?

Um é o jornalista Julio Ribeiro, da revista Press.
O outro cidadão, que o imita descaradamente, é o escritor Paulo Coelho.




--


ISSO É UMA MARAVILHA!!




--


DERIVADOS E AFINS
UMA DAS MELHORES CACHAÇAS DO BRASIL


A cachaçaria gaúcha Weber Haus está no ranking das melhores cachaças da revista VIP. A lista, divulgada na edição deste mês, traz 15 cachaças envelhecidas, escolhidas entre as mais premiadas em concursos nacionais e internacionais - conforme dados do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) - e que passaram pelo crivo de um júri especializado. “Ano a ano a qualidade da Premium Black vem sendo reconhecida em nível nacional e internacional. Estamos orgulhosos com a conquista de mais essa distinção”, comemora o diretor Evandro Weber. A Premium Black ficou na sexta posição.
Elaborada em Ivoti, na Rota Romântica gaúcha, a Premium Black recebeu recentemente a medalha de ouro no Concours Spirits Selection 2015, um dos mais importantes concursos internacionais de destilados. Envelhecido por dois anos em barris de carvalho francês e um ano em barris de carvalho, o destilado integra a lista de rótulos já aclamados pelo mercado de cachaça, pois se tornou uma das bebidas prestigiadas do mercado ao ser oferecida como presente ao astro de Hollywood e ex-governador da Califórnia (EUA), Arnold Schwarzenegger.
-
Além do mercado nacional, hoje seus produtos são encontrados nos Estados Unidos, Itália, Alemanha, China, Irlanda, Canadá, Ilhas Bermudas, França, Japão, Suécia e Holanda. Em solo brasileiro, destacam-se São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná.
Recentemente, a empresa conquistou oito medalhas no Concours Mundial Spirits Selection 2015, um dos mais renomados concursos de destilados do mundo, realizado recentemente em São Paulo. O alambique artesanal alcançou a maior premiação do certame, o Gran Ouro, com a sua cachaça Playboy Premium, lançada em parceria com a Playboy Enterprises.
Além dessa, foram quatro medalhas de ouro - Weber Haus Brazilian Alchemy Silver, Premium Black, Extra Premium e Amburana - e outras três de Prata – 30 Luas, Fogo de Chão Envelhecida e Premium Orgânica. Outras informações sobre a empresa podem ser obtidas através do www.weberhaus.com.br


--


MUNDO MIDIÁTICO - 3


Press AD de agosto

Já está circulando a edição de agosto da revista Press Advertising. E só para variar, está imperdível. Em ambas as matérias de capa o tema de fundo é a crise de conteúdo que estamos vivendo, tanto na imprensa quanto na publicidade. Numa época em que todo mundo está entre deslumbrado e assustado com as mais novas tecnologias de informação, com as redes sociais e tal, a Press alerta: “Está na hora de investir em conteúdo”. Já a Advertising analisa o quanto a criatividade acompanhou os avanços nos meios de produção, “Do paste up ao photoshop”.
As entrevistas, também, estão muito boas. Donaldo Schüller, um dos maiores intelectuais brasileiros, tradutor de obras intricadas como Odisseia, de Homero, e Finnegans Wake, de James Joyce, fala de literatura, cultura grega, religião e língua portuguesa.
O entrevistado da AD é o CEO do Sicredi, um paulistano, que depois de uma longa experiência a frente de bancos privados, assume a direção de um dos maiores bancos cooperativos da América Latina, com ativos na ordem de R$ 46 bilhões, 3 milhões de associados, mais de 1.300 agências, em 11 estados brasileiros e mais de 17 mil funcionários – todos cooperativados.
Na seção Grandes Nomes, a Press traz um pouco da biografia de Ernest Hemingway, um dos grandes nomes do jornalismo e da literatura mundial e um dos expoentes da “geração perdida”. Já a Advertising traz a vida e a obras de Alex Periscinoto, um dos maiores publicitários brasileiros, criador da Almap, hoje a agência brasileira mais premiada em Cannes.


--


MAGRA DO BONFA NA CONFRARIA


Para comemorar o nosso décimo quarto encontro da Confraria, vamos rir mais ainda, prestigiando nosso confrade Jottagá Souza Gomes.
A função será dia 14 de agosto, sexta-feira, às 20 horas, no Teatro do Sesc, na avenida Alberto Bins, 665, com o show Magra do Bonfa - JH & Fróide Explica. São 30 anos do lançamento do primeiro LP da banda. Muita festa, vamos lá!!

Ah, depois, para mantermos nossos princípios, vamos em caravana para o Posta del Diablo, nosso já tradicional ponto, na Lima e Silva, 587, papar um pancho e tomar uma cervejinha. E, claro, rir mais!!



--


GÍRIAS DA JOVEM GUARDA:
O SIGNIFICADO


Quadrado - Algo ultrapassado
Pra frente - Algo moderno
Vula - Algo muito veloz
Bicho - Forma de tratamento
Pão - Garoto bonito
Broto - Garota bonita
Carango - Carro bacana
Calhambeque - Carro velho
Coroa - Velho
Cuca - Cabeça
Papo firme - Alguém muito legal


--


600 PIADINHAS!!


MAIS UMA PROMOÇÃO!
MAIS UMA SEMANA
NA BANCA DA REPÚBLICA



Você leva os três livros de piadinhas








POR APENAS

R$ 20,00


A promoção é válida apenas para a
Banca da República - na avenida João
Pessoa esquina Rua da República, em Porto Alegre.


--


CONTINUA VALENDO!!

NÃO É PIADINHA!


PROMOÇÃO!
MAIS UMA SEMANA
NA BANCA DA REPÚBLICA



Você leva os três livros sobre Porto Alegre






POR APENAS

R$ 50,00


A promoção é válida apenas para a
Banca da República - na avenida João
Pessoa esquina Rua da República, em Porto Alegre.


--


PIADINHA


(clica em cima que amplia)




13 comentários:

  1. Me comovi com a tua defesa do governo Sartori. Estou com mais pena dele do que dos funcionários que não receberam seus salários. Inclusive repetiste uma das palavras preferidas do Sartori: calma. As outras palavras são compreensão, serenidade, transparência e solidariedade. Esse tem sido o mantra do gringo desde as eleições. Cara, vou te revelar um segredo...nenhum jornalista que cobre o governo aguenta mais a repetição dessas abobrinhas.
    Sair distribuindo aumentos, como já foi feito aqui no Rio Grande, sem o compromisso de ter que pagar no futuro, é uma irresponsabilidade sem tamanho"....engraçado é que TODA a bancada do PMDB e seus aliados votou pelo aumento de salários dos servidores estaduais no ano passado (inclusive as bancadas seguem aprovando qualquer tipo de aumento de salários na esfera federal)... Antes de transformar o estado num filme de terror, malandramente, o governador deu aumento para o executivo, legislativo e judiciário...logo depois "descobriu" que o estado estava quebrado. Por favor, me poupe.

    Darcy Francisco de Carvalho é aquele economista que acha que o estado quebrou devido aos funcionários públicos. Ele acredita que o estado não quebrou devido a Lei Kandir - Lei que isentou de imposto os maiores exportadores do Brasil, ele acredita que a renegociação da dívida feita pelo Britto não causou impacto negativo na economia gaúcha. Que piada de mau gosto do senhor Darcy. Essa renegociação transformou o RS no estado mais quebrado do Brasil, em 1998 devíamos 7.9 bilhões, hoje devemos quase 60 bilhões devido aos juros corrigidos pelo IGP-DI, legal, né? E sabem quem é o culpado por tudo isso? O servidor público. Morro e não vejo tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tua comoção, anônimo, deve ser em relação ao texto do Machado Filho que ASSINA o texto, ao contrário de ti.
      Não é covarde.

      Excluir
  2. Previdi: acho que estás equivocado quando falas que as pessoas querem apenas estabilidade. A grande maioria quer estabilidade e trabalho. Acontece que, no caso acima, são muitas "empresas de agronegócio" que abrem o negócio, contratam, aí dá um "bloqueio comercial" (o país X deixa de comprar carne, por exemplo), e sem mais, a empresa fecha e deixa os "200, 300 colaboradores (até mudam as palavras)" na rua. Aqui no RS temos exemplos de frigoríficos que abriram, chamaram muitas pessoas para trabalhar, inclusive de fora dos municípios e, alegando queda nas vendas (?????), fecham, e deixam estas pessoas desamparadas. Acho que muita gente não quer mais passar por esta insegurança. Alias, veja no link abaixo, no blog do Políbio Braga, um exemplo:
    http://polibiobraga.blogspot.com.br/2015/08/mwm-international-quer-fechar-fabrica.html.
    E ai, o que vais escolher: trabalhar com estabilidade ou trabalhar sem estabilidade? Crises, baixas nas vendas, existem. Agora, as pessoas valorizam a sua segurança no trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quá-quá-quá. A mais descabida justificativa pra ser pelego. Parabens anonimo das 14e30.

      Excluir
  3. legal tem que defender a trua boquinha, mesmo, anônimo.
    Claro, para escrever isto tem que ficar mesmo no anonimato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que tanta implicância com funcionários públicos ultimamente? Não se esqueça de que o seu filho é funcionário público também, como você já fez questão de destacar aqui neste blog.

      Excluir
    2. Caro Prévidi,
      No país em que vivemos, extremamente competitivo, se tu puderes, vá para o serviço público: lá há bons salários, bons planos de saúde, duas a três greves anuais que somam-se aos 30 dias regulamentares de férias, etc., etc., enfim, resumindo – e plagiando George Orwel, lá somos mais iguais. Na verdade, amigo Prévidi, fazer aquilo que os livros nos ensinavam nas bancas escolares, empreender, hoje em dia, aqui, só para loucos! A legislação trabalhista (uma mesma lei que abraça a Rede Globo, a Volks do Brasil e o microempreendedor de uma gráfica de vila) te proíbe, terminantemente, a ponto de avançar no teu patrimônio pessoal tão sofridamente obtido, de ter um negócio; experimente teres uma ação trabalhista contra ti e tu verás quando dói a dor de uma saudade. Na Justiça do trabalho o patrão é um lixo! Estes juízes do trabalho, jovens que decoram o direito trabalhista e acabam passando do difícil concurso, vêem os “patrões” ( mesmo um bravo empreendedor dono de uma oficina mecânica com três funcionários) como um malvado explorador de trabalho alheio, um tirano usuário de mais-valia humano!
      Não vejo problemas – a regra é esta – de se lutar para acessar o serviço público (inclusive incentivo meus filhos para fazê-los). Só considero completamente imoral o sujeito lutar para conseguir a tão sonhada vaga, passar no concurso, assumir o cargo, decorar todo o livrinho dos seus direitos e, dia seguinte, greve por um novo “plano de carreira”. Na realidade, plano de carreira é só o mote usado para “quero mais, mais, MAIIISSS! Se alguém pegar uma maquininha e somar todos os dias de greves nas nossas grandes universidade públicas, garanto que ninguém trabalha de que 6 meses ao ano! Garanto! E, Isso é imoral, pois greve – que é um direito do trabalhador - sem desconto dos dias parados e sem o risco de demissão é “férias remunerada”.

      Excluir
  4. Vou te contar...
    ...não espere de um cara que lança livrinhos de piadas qualquer senso de justiça.

    ResponderExcluir
  5. Prévidi nos blogs e sites fica registrado do IP da máquina de onde vem todos os e-mails. Assim sugiro que identifiques esse bando de cagões aos quais dás voz e assim digas aos demais leitores quem são esses vermes. Como nossa Carta Política veda o anonimato eu simplesmente apago e-mails oriundos de cagões. Simples, não?

    ResponderExcluir
  6. João Paulo mais uma vez na mosca !

    ResponderExcluir
  7. Vocês tem razão quanto ao serviço público. Que o mesmo seja extinto e então os filhos de vocês ficarão sem atendimento médico, sem escola e serão obrigados a contratar segurança privada. Por falar em privada penso que tais ideias seriam muito bem recebidas numa ‘privada’, não?

    ResponderExcluir
  8. Amigo Jorge,
    a) Não sou daqueles que tenho ódio de quem pensa diferente de mim; nesta armadilha ninguém me pega. Tenho vários e vários amigos com viés esquerdistas, que pensam - e disso fazem fé - que estado para funcionar tem que ser pesado, regrado, tutelado, máximo, iniciativa privada mínima. Penso diferente, discutimos civilizadamente, às vezes, a bem da verdade, nos estressamos um pouco, mas logo voltamos à senda da civilidade. Pra mim, o estado deve ser mínimo, o máximo dos mínimos! Deve cuidar da segurança,da saúde e da educação, só!
    b) O problema do nosso sistema público é que virou uma gandaia: tu vais num postinho médico de uma vila com um filho doente e, via de regra, o médico "não veio hoje" ou "deu uma saidinha, só volta amanhã". Lamentavelmente é assim que a coisa está. Na tua área, polícia civil, tu vais registrar uma ocorrência numa delegacia e raramente consegue ser atendido, sendo que, na maioria da vezes, os funcionários policiais estão ou discutindo o resultado do grenal de domingo ou sorvendo um gostoso chimarrão. Não há cobrança, ninguém é punido, é uma "gandaia", um mundo à parte;
    c) As pessoas estão buscando o serviço público como tabua de salvação, haja vista os empregos com carteira assinada estarem definhado ( é só ver na área da comunicação a tragédia). Tornar-se empreendedor num País como o nosso que odeia a iniciativa privada é o caminho mais curto para a falência! Só um idiota - e aqui neste fórum não há idiotas - há, sim, pessoas que pensam alternativas para solucionar nossos problemas, diferentemente de ti e de mim, quererão a extinção total dos serviços público. Querem, sim, que funcionem!;
    c) Por fim, amigo, neste fórum "anônimo" na maioria da vezes não significa covardia. Pode significar muitas coisas, até mesmo uma necessária precaução para não perder o emprego que, aliás, como sabemos, está muito escasso.
    Um abraço do leitor do teu blog, dos teus, ampla maioria, posts inteligente, e amigo João Paulo/Taquari City.

    ResponderExcluir