Quarta, 16 de setembro de 2015



Atualizado diariamente ao meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.








O LEITOR DO DIA


Dois pontos pra lá de positivos do Idacil Amarilho: nasceu numa cidade maravilhosa, Jaguarão, e é leitor fiel do Blog do Prévidi.
Ele é formado em administração de empresas e já conseguiu terminar o seu período no Banrisul. Assim, pode se dedicar mais a sensacional Jaguarão.

Bom dia, Idacil!





PRA COMEÇAR BEM O DIA

A Cor do Som: Abri a Porta!








mundo midiático

CASCATACHEF OU FIASCOCHEF


Nos últimos anos nada foi mais legal na TV do que o MasterChef, na Band. Acompanhei todas as edições do programa, neste ano, e toda a produção foi boa por vários motivos, mas especialmente por uma: excelentes patrocinadores. Os três jurados, que entendem do riscado, se tornaram estrelas populares. Os próprios participantes também. Dispensável? A apresentadora Ana Paulo Padrão. Qualquer um, com alguma experiência de veículo, faria igual ou melhor. Aí a Band joga pelo ralo mais de um milhão de reais de "salário" para a moça. Como se estivessem muito bem das pernas.
-
Na semana passada fiquei com várias pulgas atrás da orelha, depois que li uma notinha  na Folha de S.Paulo:

12/09/2015 - 09h24

Se você não gosta de spoiler, pare de ler a coluna aqui. Se não resistir à tentação e seguir lendo, seja legal com seus colegas e não jogue essa informação nas redes sociais para não estragar a vida de quem gosta de surpresas.
A Band gravou a final do "MasterChef" entre Raul e Izabel há dois meses. Para garantir a lisura, o vencedor foi registrado num cartório, no Morumbi, zona oeste.
O anúncio será feito ao vivo a coluna não se responsabiliza, portanto, por mudanças em cima da hora, mas apresentadora, jurados e direção já sabem o resultado. Se seguir o que está no papel, a Band dará o prêmio a Izabel. Procurada, a emissora não confirma o registro.
-

Depois, no Google, encontrei isso

12/06/2015 - 12h44

DE SÃO PAULO
Longe de a coluna estragar a surpresa de alguém, então, se não quiser saber quem disputará o título do "MasterChef" (Band), não siga lendo, combinado?
Não segurou a curiosidade? Tudo bem, a gente conta. O reality show comandado por Ana Paula Padrão está inteiramente gravado e o cenário já foi desmontado na semana passada.
Apenas a decisão a respeito do vencedor será exibida ao vivo, a exemplo do que ocorreu no ano passado.
Daqui a cerca de dois meses será revelado que Raul e Isabel disputarão o título de chef campeão. A moça chegará a ser eliminada, mas conseguirá voltar à competição por meio da repescagem.
As informações são da coluna "Zapping", assinada por Fefito, e publicada no jornal "Agora" desta sexta-feira (11).
-
Por que não fizeram todo o programa ao vivo? Por que gravar?
Terminou todo o barato e, creiam, no ano que vem não vão ter toda a audiência desta edição.
-
Leiam o que o jornalista Marco Poli escreveu:

E o programa de TV aberta mais interativo do Brasil, o MasterChef Brasil supera 1,4milhões de tweets e divulga o vencedor desta edição antes no Tweeter.
Dedico essa a todos os gênios da comunicação a quem passei anos, entre 2000 e 2005, tentando explicar a importância da internet:

(clica em cima que amplia)



--


SOBRE OS ACONTECIMENTOS DE ONTEM

Umas pessoas não permitiram que deputados entrassem ontem no prédio da Assembleia gaúcha.
Me nego a fazer comentários.
Tá bom, apenas um: o Presidente da AL tinha que ter chamado a Brigada Militar e terminado com a baderna e prendido os bandidos, que não eram funcionários públicos. Apenas isso.



--


REFLEXÃO


CPMF pode, né cumpanheirada?
Aumentar em 1% a alíquota do ICMS, não!!

--


CADÊ A VERGONHA NA CARA!!

Aqueles furiosos deputados estaduais que se posicionaram, formalmente, contrários ao aumento da alíquota do ICMS, não irão criticar dona Dilma por aumentar impostos e recriar maquiavelicamente a CPMF?
Hein, deputado Mainardi, líder da bancada do PT n AL?

--


MUNDO MIDIÁTICO - 2


A Rádio Popular está perdida!!

Os comedores de succrilhos com nescauzinho não se entendem. Ou melhor, não entendem patavinas de rádio, de nada!
-
Recebi esta programação:


Para terem uma ideia, o querido amigo Marconi faleceu em agosto de 2012!!
-
Aí, como não consegui acreditar no que recebi, fui dar uma olhada no Google. Encontrei isso:



--


DILAN CAMARGO É O CARA!

FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE
Recebo com pura alegria a indicação entre os cinco patronáveis para a nossa 61ª Feira do Livro de Porto Alegre.
Nestes anos, tenho escrito meus livros, tarefa principal de um escritor, mas também tenho participado na vida cultural e literária do Rio Grande. Participei da criação da Cooperativa de Escritores e do Grupo Vereda, da fundação da Associação Gaúcha de Escritores. Fui membro eleito do Conselho Estadual de Cultura, ministrei por anos uma oficina de poesia no Instituto Fernando Pessoa, organizei três antologias de poesia do Rio Grande do Sul editadas pela Assembleia Legislativa, e apresento, há dez anos, o programa de entrevistas Autores e Livros na TV Assembleia.
Já participei de centenas de encontros com leitores. Escrevi mais 80 letras de música e tive encenada uma peça de teatro, dirigida por Carlos Carvalho. Continuo estudando e aprendendo no Curso dos Acontecimentos.
Na minha recente visita à Biblioteca Comunitária Ilê Ará, no Morro da Cruz, o menino pulou em mim e disse "me levanta, Dilan!"
Como Arquimedes, acredito na leitura como ponto de apoio para erguermos os nossos mundos.




--


COMO NÃO CONFERIR?

(clica em cima que amplia)




--


OI AMPLIA BANDA LARGA

A Oi amplia hoje seu portfólio de ofertas de internet banda larga, passando a oferecer o serviço em novas velocidades, de 20, 25 e 35 Mega, para clientes residenciais e empresariais. As ofertas serão disponibilizadas em 83 municípios no Rio Grande do Sul e em 503 municípios em todo o país (exceto o estado de São Paulo). Em 58  destes municípios gaúchos e em 353 municípios em todo o Brasil, a Oi é a única operadora a disponibilizar ofertas de internet banda larga, o que demonstra a robustez e capilaridade da rede da companhia e reforça seu compromisso de contribuir para o processo de democratização das telecomunicações no país. Nos Rio Grande do Sul a Oi já conta com mais de 500 mil clientes de internet banda larga.
As novas velocidades serão fornecidas pela tecnologia VDSL (very high bit-rate digital subscriber). Nos combos da Oi, as ofertas serão disponibilizadas a partir de R$ 79,90 por mês para as velocidades de 20 e 25 Mega, conforme a disponibilidade na localidade e a partir de R$ 89,90 por mês para a velocidade de 35 Mega. Os planos contam com modem WiFi cedido sem custo adicional.

--


MUNDO MIDIÁTICO - 3

Variadas

LEGAL!! - O radialista Mauro Sérgio vai apresentar, a partir do próximo dia 4, sábado, o programa "Direitos e Cidadania", na POA TV, canal 6 da Net.Incentivado pela presidente da emissora, Marilia Busatto, Mauro estará na ancoragem da atração todos os sábados, das 16 às 17 horas.
-
LEGAL!! 2 - O mais famoso "repórter de trânsito", Mauro Saraiva Jr., está feliz com o seu novo trabalho: é o Diretor de Comunicação da Metroplan. "Trabalho bastante, mas posso desfrutar dos finais de semana, feriados. E tenho horário para entrar e sair. E posso me comprometer com amigos e parentes, porque minha agenda permite isso. Não tenho mais a vida maluca de repórter", afirma o Mauro.
-
O MORRO - A  respeito do incêndio em um morro em Porto Alegre, nesta semana, o Mauro Saraiva Jr. esclarece que pode ser chamado das duas formas: Morro da Apamecor e Morro Teresópolis. "Morro Apamecor" não existe. "Mas, na real, o correto, exatamente onde ocorreu o incêndio, é Morro São Caetano", explicou.
-
EU VOU! - Na quinta estarei no "Churrasco do SBT". No Piquete da emissora, no Acampamento Farroupilha.
-
SINTOMÁTICO - Interessantíssima a entrevista do deputado federal Afonso Motta ao Felipe Vieira no programa Agora, da Rádio Guaíba. O deputado me pareceu preocupado pelos desdobramentos da Operação Zelotes. Só para lembrar que Motta trabalhou muitos anos num grupo de comunicação que está sendo investigado pela Polícia Federal e Procuradoria da República.
-
"...ESCOLHEU MORRER..." - Juro que escutei isso, hoje de manhã, numa notícia sobre a morte do tal "Gaúcho da Copa". Juro!!

--


vinhos e afins

CURSO DE SOMMELIERS


Foto de Gilmar Gomes

O imponente Spa do Vinho Hotel e Condomínio Vitivinícola, em Bento Gonçalves, no coração do Vale dos Vinhedos, recebeu na noite de sábado, dia 12, autoridades e entidades ligadas à cadeia da uva e do vinho para a inauguração da sede oficial da secção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS).
“É com grande satisfação que vemos agora se tornando realidade o sonho antigo de ter uma unidade da ABS no Rio Grande do Sul, principal polo produtor da bebida no Brasil”, ressaltou Andreia Gentilini Milan, presidente da entidade. “Nascemos com o objetivo de fomentar a cultura do vinho no Estado e, também, auxiliar o trade na formação de sommeliers capacitados que nos ajudem nesse longo trabalho”, completou Andreia.
Na ocasião, a ABS-RS assinou o primeiro acordo de parceria institucional com o Spa do Vinho. “Somos empreendedores apaixonados pelo mundo do vinho e reconhecemos na iniciativa da ABS-RS uma forma de desenvolver o setor não apenas localmente como nacionalmente”, ressaltou Deborah Villas-Bôas Dadalt, sócia-diretora do Spa do Vinho.
-
O final de semana marcou também o início das atividades do curso profissional de sommelier da ABS-RS, que conta com professores da ABS-SP. O diferencial deste curso é que ele é ministrado dentro das vinícolas gaúchas – Miolo, Aurora, Don Guerino, Chandon, Salton e Casa Valduga. O módulo final, de serviço do vinho, será no Spa do Vinho.
O médico e professor Mario Telles Jr., que também é um dos diretores do capítulo paulista da ABS, foi o responsável pelo primeiro módulo. As quatro primeiras aulas, que foram dadas na sede da vinícola Miolo, trataram de noções básicas como enogastronomia, funções de um sommelier, análise sensorial e aspectos organolépticos dos vinhos e algumas regiões produtoras da França (Rhône, Loire, Alsácia, Provence, Sudoeste da França e Languedoc-Roussillon). Outros experientes diretores da ABS-SP – Arthur Azevedo e José Luiz Borges –, que já presidiram a entidade em mais de uma oportunidade, também serão professores do curso.
A primeira turma de sommeliers profissionais tem 45 alunos. Além de profissionais da cadeia do vinho, também fazem parte do grupo profissionais de outras áreas como advogados, médicos, arquitetos e empresários. O próximo módulo será ministrado por José Luiz Borges nos dias 9, 10 e 11 de outubro no Centro Tecnológico Viticultura Aurora, em Pinto Bandeira.

--


PIADINHA

Mas não é.




2 comentários:

  1. INSS, IPVA na escola secundária? Só se estiver fazendo o curso técnico contábil ou se um programa de Educação Fiscal os alcançar.

    ResponderExcluir
  2. Quanto ao Masterchef, assisti a primeira temporada e antes da estréia da segunda, ouvi a própria Band noticiando que os programas estavam todos gravados. Acredito (in) conscientemente que o fato de ter ouvido esse "detalhe", não tenha contribuído para o fato de não tê-lo acompanhado dessa vez.

    ResponderExcluir