Quinta, 3 de setembro de 2015



Atualizado diariamente ao meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.








O LEITOR DO DIA


Conheci o Lucio Jose Finkler e a Miriam quando trabalhei no Banco do Brsil em Palmeira das Missões. A minha memória me trai e não lembro se já eram casados - acredito que não, em 1977/78.
O Lúcio era caixa e - mais uma vez, a memória... - acredito que a Miriam também.
Aí vejo na página dele no Facebook que está aposentado como gerente-geral de uma agência e que moram em Marau, perto de Passo Fundo. Filhos e netos. Um casal finíssimo.
A Miriam não sei, mas o Luvio é leitor diário do Blog do Prévidi.

Bom dia, Lucio!





A EXPOINTER E O GRUTA AZUL




A foto é da Gruta Azul, na ilha de Capri, sul da Itália. "Uma entrada de luz submersa faz os raios solares entrarem na caverna de baixo para cima. Com o mar filtrando os raios de luz, a caverna ganha uma bela e resplandescente coloração que dá nome ao local!". Existem semelhantes na Croácia, Grécia, Mata e na própria Itália.
Mas eu quero tratar da maior atração turística que o Rio Grande do Sul já teve: O ou A Gruta Azul, casa noturna que brilhou na avenida Farrapos, na entrada de Porto Alegre. "O" porque poderia ser "o cabaré" ou "A" porque poderia ser "a boate". Não importa, porque a capital gaúcha tornou-se famosa em todo o Brasil e em vários países em função do/da Gruta. Nos anos 70 e 80, quando se chegava em qualquer cidade e as pessoas soubessem que o felizardo era morador de Porto Alegre, a pergunta era obrigatória: "E a Gruta Azul? Como são as meninas? Éo meu sonho ir a Porto Alegre!". Sempre era assim.
Não era diversão para pobre ou guri. Os porteiros davam uma olhada no tipo e sempre tinham a desculpa: "A casa tá lotada". Falo de cadeira, porque só fui conhecer o Gruta quando ralava em dois empregos e podia bancar as despesas, que eram altíssimas.
-
Não quero tratar só do Gruta.
Do Gruta e da Expointer.
Aliás, as gurias, no período, só queriam saber do pessoal que estava participando do evento. Os nativos não tinham chance. Faturavam horrores. Até os tradicionais empresários e políticos que eram assíduos da casa ficavam em segundo plano.
-
Em 1987 eu era sócio de uma editora - com os jornalistas Jorge Nascimento, falecido, e o Najar Tubino. No auge, editávamos livros e 3 jornais: o Rua da Praia - Jornal do Centro, o Jornal da Carne e o Jornal da Arco. Este era o órgão oficial da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos. Uma publicação mensal, cuja responsabilidade era toda nossa - edição, comercialização e impressão. A Arco distribuía.
Dois meses antes da Expointer de 87, começamos a preparar uma edição especial. O Jorge Nascimento, além de um texto maravilhoso, tinha um tino fantástico para vender propaganda e foi a luta. De cara, um monte de anúncios, inclusive uma página de um laboratório multinacional, que pagou uma grana preta - para terem uma ideia, tiramos toda a despesa.
Aí me lembrei que tinha um amigo, fotógrafo, que trabalhava no Palácio Piratini e era o fotógrafo oficial das gurias do Gruta Azul. Sugeri uma papo com ele para o Jorge e ele ficou exitadíssimo para conversar com o fotógrafo. No outro dia encontramos com ele e falamos da edição especial, que circularia na Expointer, e ele ficou de vender a ideia de um anúncio para o Amarante, o dono do Gruta Azul.
No outro dia ele me procurou:
- O Amarante topa, mas quer a contracapa colorida. Paga o que for.
Nem consultei os meus sócios, disse que estava fechado. Depois daria o preço.
O Jorge enlouqueceu e chutou um preço ainda mais alto do que o que o laboratório iria pagar.
Para resumir, o jornal teria 20 páginas, com capa e contracapa com seleção de cores. Uma raridade para a época. Nem os diários tinham cor, muito menos um mensário.
Um baita feito.
A edição ficou primorosa e com muito mais anúncios do que matérias.
-
Quando contamos, por telefone, sobre a edição primorosa para os diretores da Arco eles ficaram exultantes.
Marcaram um jantar, um dia antes da abertura da Expointer, no Hotel Embaixador. Com presenças ilustres, como o secretário da Agricultura.
Chegamos com os jornais no momento em que o presidente da Arco fazia o seu pronunciamento. Antes de encerrar, fez uma série de elogios aos "jornalistas ali, aqueles três cabeludos". E destacou a "edição histórica" do Jornal da Arco.
Encerrado, começamos a distribuir a publicação para todos, incluindo as esposas.
E nós ali, faceiros, esperando os elogios.
Eu cuidava a cara do presidente. Ele, com um sorriso, lia as chamadas da capa e apreciava as duas fotos coloridas. Aí foi conferir a contracapa. O sujeito fechou a cara e ficou num vermelhão.
Claro, era o anúncio do Gruta Azul, com um monte de mulheres de biquíni.
Parece que todos combinaram que olhar a contracapa ao mesmo tempo.
Foi um "ohhhh!!!!' geral.
O presidente levantou-se e veio ao nosso encontro:
- O que é isso? Vocês ficaram loucos?
O Jorge, na maior cara de pau, matou a pau:
- Mas os senhores nunca se meteram na parte comercial. Esta tarefa é nossa!
O presidente ficou mais furibundo:
- Isso não vai circular na Expointer.
O Najar e eu íamos nos meter e o Jorge, mais uma vez, interferiu:
- Isso é teatro dele. Está dando uma satisfação pra mulher, porque passa as madrugadas lá.
-
Não sei se esse último detalhe era verdadeiro, mas o jornal circulou durante toda a Expointer e foi um baita sucesso.
Nem tanto pelas ovelhinhas da capa.


--


DONA DILMA SOBERBA!

"É uma polêmica. Eu acho que [o Uber] é complexo porque tira emprego de muitas pessoas. Depende de regulamentação de cada estado porque não é a União que decide isso. Ele tira taxista do emprego. Acho que tem que ter posição ponderada."
-
Matéria do G1:
(...)
A presidente afirmou que a questão do Uber é "uma polêmica" e que é necessário ter "posição ponderada". Dilma comentou sobre os impactos da tecnologia nas profissões existentes e citou exemplo de seu avô. "A tecnologia sempre produziu isso no mundo. Meu avô era seleiro, você imagina o que aconteceu com emprego dele quando apareceram os carros. A vida é assim", concluiu.

--


O FATO

Escreve Hermes Dutra:

Você recebe dez por mês e gasta doze.
Está devendo 15 no cheque especial.
A discussão que tem que ser feita é: o que fazer para resolver. O resto é bobagem e falta do que fazer.
Semana que vem dou minha opinião sobre o que acho que tem de fazer.
As soluções propostas até hoje não valem, pois não resolveram..
E todos os partido estiveram no poder. Inclusive o meu.

--


PERGUNTINHA

Do Alexandre Assumpção:

Dúvida aqui..Como um governo federal , que perdoa 900 milhões de dólares de dívida de países africanos comandados por ditadores corruptos, não perdoa ou suaviza a dívida de um estado de sua federação?

--


A TODOS QUE RECEBERAM 600 PILAS

Do jornal que se considera um dos cinco maiores do universo:

Como poupar para viajar nas férias

--


MUNDO MIDIÁTICO

Variadas

URGENTE - Escreve o Marko Petek:
A TV comunitária de Porto Alegre retirou o termômetro com a temperatura que sempre exibiu. Até achei que era algo passageiro, mas outras pessoas confirmaram.
Pelo menos pela minha parte, o termômetro respondia por 90% do Ibope que eu dava para eles.
-
FOI - Não entendi bem esta decisão da apresentadora de TV Eduarda Streb em montar uma empresa de comunicação. Não captei, porque não está fácil o mercado. Diz a moça que vai se dedicar a assessoria de imprensa e apresentação de eventos. Tudo bem, mas sem a carinha aparecer na TV? Infelizmente, a coisa é assim: em seis meses pouca gente se lembra. Site para contar histórias? São milhares, só no RS. Mas não estou agourando, apenas dando a rea.
--
ADIVINHA

Gato se aventura no lado externo de prédio de nove andares e despenca

E o sabujo-chefe fica defecando regra sobre a importância do jornalismo na era digital. Vai te deitar, vinagre!
-
ÓBVIO - Não precisa de legenda para que se explique a queda de audiência do Jornal Nacional. É um amontoado de notícias velhas, que a maioria dos brasileiros confere nas rádios, sites e blogs e na própria TV, durante todo o dia. Os gênios da Globo acham que estão ainda no tempo do Repórter Esso.
--
NOVELAS - Não tem mais jeito. Segundo otvfoco.com.br,“A Regra do Jogo”, novela da Globo, começou o capítulo de ontem às 22 horas e registrou queda em sua audiência e perdeu dois pontos, registrando um dos piores desempenhos de segundo capítulo de uma novela das nove.
De acordo com dados consolidados, exibida das 21h53 às 23h10, a trama escrita por João Emanuel Carneiro alcançou 29.5 pontos de média. Foi a segunda pior audiência do segundo capítulo de um folhetim das 21h. Só superou “Em Família”, que em seu segundo dia no ar, marcou 29.4 pontos de média.
Na Record, o “Jornal da Record” bateu recorde em 2015, com 12.0 pontos de média, contra 9.0 da emissora de Silvio Santos. Em seguida, Gugu Liberato, ficou em quarto lugar com 5.0 pontos de média e 7.7 de pico, contra 6.1 do SBT e 8.0 da Band. Já no SBT, o “Mundo Disney” foi vice-líder com 5.2 pontos de média e 6.9 de pico, contra 4.8 da Record e 7.5 da Globo.
Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande São Paulo.
-
A PROPÓSITO - É a terceira novela da Globo que tem favela. Querem porque querem que seja modinha. Só não entendo o motivo.
-
NO CANHÃO - Quem pescou foi o Eduardo Escobar:
Repórter de rádio, em frente aos portões de um batalhão da Brigada Militar:
- Por aqui não tá saindo ninguém porque é a entrada principal...
Que maravilha!!! Bom dia!!!
-
DÓI NO OUVIDO - No jornal popular:
"...Na região foram registradas quatro mortes com arma de fogo em um intervalo de duas horas. Entre as 20h30min e 22h30min, houverem mais homicídios..."

--


REFLEXÕES JORNALÍSTICAS

Tem gente fazendo hora extra pra ferrar o Rio Grande do Sul

Rogério Mendelski


Do jeito que está o RS vai pra segunda divisão dos estados...

Flávio Dutra

--


OUTRO BRASIL

Do Marcus Fabio Copetti:

Ao gerar 6,96 MW, em agosto, o parque eólico da Honda no RS devolveu toda energia elétrica consumida na fábrica de Sumaré e mais um excedente para a Eletrobras...e a estação dos ventos começou na terça!

--


ME ACHANDO 

Do jornalista Paulo Motta:

Há pouco, no shopping, uma bela moça de verdes olhos esgazeados, fez minha autoestima pairar na estratosfera quando perguntou:
"O senhor é o Paulo Motta, que escreve no feicebuque?", meus olhinhos saltaram em seus lindos seios e só acordei do devaneio erógeno quando ela esclareceu: "Que bom, a minha avó Romilda lhe acompanha pelo feice de uma amiga e tinha certeza que era o senhor, aqui!".
Disse isso puxando uma velhinha de cabelo azulado, com cara de tartaruga, parecida com o Sergio Cabral; sentaram na minha mesa e tomamos um café honesto e divertido, recheado com histórias da Dona Romilda e sua netinha com cheiro de canela, a bela, deixou uma sequela no fundo do coração do bandalho que vos fala, este mala.
E eu me achando, queridos correligionários, e eu me achando! Fugazes segundos de fama encarnando Ernest Borgnine, o ídolo dos homens feios que ganhava o chinaredo na base do "pobrezinho, tão carente, vou dar pra ele!". A um passo da eternidade e do paraíso, queridos e queridas facínoras!
Pensando bem, Romilda é bem matável, creiam!

--


PODIA DORMIR SEM ESSA

Jardel posa com a camisa do Vasco e alfineta Inter: "Hoje começa a reação"
Ex-centroavante e ídolo gremista postou foto em rede social




--


O ESPAÇO DO ZEQUINHA





ZEQUINHA VENCE GRÊMIO DE VIRADA 

Texto do Rogerio Bohlke:

O São José venceu ao Grêmio por 2x1 e agora só precisa empatar, quarta-feira da próxima semana, para ser semi-finalista da Copa Luiz Fernando Costa.
Em jogo disputado ontem à tarde, o azul e branco do 4a. Distrito largou atrás no marcador. Felipe Ferreira  fez 1x0 aos 30 minutos do 1o. tempo. A virada do São José aconteceu na 2a. etapa. Eliardo, logo aos dois empatou e Rafinha, aos sete, virou.
O jogo de volta desta 3a. fase será na próxima quarta-feira, às 15 horas, no Centro de Treinamento Hélio Dourado, estádio Aírton Ferreira da Silva, em Eldorado do Sul. O São José joga pelo empate, ou derrota por um gol, a partir do 3x2. Para o Grêmio, basta uma vitória simples, por 1x0. Se o tricolor vencer, tal qual o Zequinha, por 2x1, a vaga será decidida nos pênaltis.
O Grêmio está utilizando uma equipe de transição, formada por atletas do time sub-19 e alguns, acima desta idade, que deverão atuar no Gauchão do próximo ano, se o time principal disputar a Copa Sul-Minas, caso esta competição se confirme.

--



NOVA PROMOÇÃO!!


Três espetaculares livros!!
MAIS UMA BARBADINHA!
APENAS NA BANCA DA REPÚBLICA

 A Revolução da Minha Janela


 Tempos do Róseo - Histórias de Jornalistas


10 Anos às Ganhas



APENAS R$ 50,00


ATENÇÃO: APENAS NA BANCA DA REPÚBLICA
esquina da avenida João Pessoa com Rua da República, Porto Alegre


--


PIADINHA


Mestres, século 21.






2 comentários:

  1. Pois hoje estava sentada perto de mim, uma moça que está estudando Pedagogia. Contou-me que antes estava em Ciência da Computação. É...não segurou a onda de, além de estar fazendo não só um curso universitário, mas ser pioneira em uma causa. Mais mulheres na Informática!

    ResponderExcluir
  2. E pensar que a Eduarda Streb deixou a equipe do Sportv para estar de volta aos pagos no Morro Santa Tereza...

    ResponderExcluir