Segunda, 21 de setembro de 2015



Atualizado diariamente ao meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.









O LEITOR DO DIA



Não sei se ele lê o Blog do Prévidi desde que foi criado, há 12 anos, mas certamente o Sergio Oliveira foi um dos primeiros a enviar colaborações.
Ele vive em Charqueadas, a menos de 60 quilômetros de Porto Alegre.

Bom dia, Sergio!






PIEGAS? TÁ BEM, EU SOU!!

Muita gente gravou esta música. Roberto Carlos, Paulo Ricardo, um monte.
Mas eu gosto dessa versão da Tânia Mara, que é a original.
-
Um dia conto a história do motivo de estar na minha vida este sonho.
Sonho lindo que se foi
Esperança que esqueci
Foi por medo de perder
Que eu perdi











mundo provinciano

ALÉM DE CARANGUEJOS,

OTÁRIOS E BABAQUARAS!!



Basta a Prefeitura de Porto Alegre acertar uma que os caranguejos aparecem, como zumbis.
Sempre é assim.
Lembra do que fizeram, há alguns anos, para derrubar o projeto arquitetônico que seria construído no Pontal do Estaleiro, na zona sul? Fizeram de tudo para derrubar - até um plebiscito foi realizado. Alegavam, estes biltres, que com os prédios, os ventos "mudariam de rota". Sabe o que tem lá, agora? Nada. Ou melhor, ratos e insetos.
-
O Porto de Porto Alegre não existe há décadas. Como dizem os agentes de navegação, para toda a movimentação de cargas não é necessário mais do que um cais. A grande maioria do espaço é inútil. Como o Cais Mauá, onde vai ser construído um complexo turístico.
Sabe o que essa gente que é contra a "revitalização" quer e gosta? De restaurante popular a um pila, canchas de futebol, loja de artesanato paraguaio e barro. Isso eles acham o máximo! É só dar um pulo na fétida "prainha do gasômetro". Ah, sim, e espaços para "fumar um".
-
A empresa Cais Mauá do Brasil vai investir 500 milhões de reais e só para o Estado dará um retorno de 73 milhões de reais por ano apenas de ICMS. Evidente que terá direito a explorar a área pro 25 anos, prorrogáveis por mais 25. NADA DE DINHEIRO PÚBLICO!!
-
A idiotice está reunida num grupo chamado Cais Mauá de Todos.
Os caranguejos juram que vão tomar medidas legais para tentar "barrar o andamento do projeto atual". Viram o peito da imbecilidade?  Eles não querem torres comerciais e shopping center junto ao rio. E prometem melar na Justiça, para que tudo volte a estaca zero, como há décadas.
-
Aí vejam o que aconteceu: a Prefeitura lançou uma licitação para a tal "revitalização". A empresa Cais Mauá do Brasil apresentou o projeto e venceu. Cumpriu todas as etapas e os caranguejos estavam na toca.
Quando se anuncia que a obra começa em março de 2016 eles reaparecem. Como zumbis.
-
E tem um secretário bobalhão, o do Meio Ambiente de Porto Alegre, Mauro Gomes de Moura, que disse que a Prefeitura está ouvindo a comunidade e, depois, vai decidir o futuro do Cais Mauá.
COMO ASSIM?
VAI DESRESPEITAR A LICITAÇÃO?
Será que esse Mauro Gomes de Moura é um caranguejo infiltrado na Prefeitura?
-
Agora, só podemos esperar do prefeito um rasgo de bom senso.


--



CIDADES ONDE CARANGUEJOS
SÃO APENAS CRUSTÁCEOS

Roberto Andrade, jornalista

Mais de uma vez me perguntaram porque, há 20 anos, fui embora pela segunda vez de Porto Alegre. Minha resposta sempre foi a mesma: porque sou empreendedor, nunca me contentei com pouco e me deprime a bibolaridade tosca que cerca a capital gaúcha. Conheço mais de 40 países e garanto: pouco lugares no mundo são tão provincianos quanto Porto Alegre.
Nem no que tem de pior Porto Alegre se renova.
E a culpa de tudo o que está errado, tenham certeza, sempre é dos outros, pois porto-alegrenses não erram. Em Porto Alegre tudo é Gre-Nal, e a vitória de um é menos importante que a derrota do outro. Porto-alegrenses, com nobres exceções, vivem da glória intestina, saboreiam o fracasso alheio e lutam para que aquilo que eles não têm competência para fazer nunca seja realizado por mais ninguém.
E são muito, mas muito mal educados. E, quase sempre, mal informados. Porto Alegre é um caso psicanalítico perdido. Sonha ser uma Barcelona, mas não consegue ser mais que a penúltima capital brasileira em crescimento econômico.
Mas é em Porto Alegre que vivem muitos e queridos amigos meus. E sei que alguns vão ficar putos comigo por este desabafo. Mas a vida é assim mesmo, e os porto-alegrenses precisam aprender isso um dia: os outros, às vezes, também podem estar com a razão.
Espero, sinceramente, que o projeto de revitalização do Cais Mauá seja aprovado e que Porto Alegre redima-se consigo mesma. Trabalhei 2 meses colaborando para que isso aconteça. Serão R$ 500 milhões de investimentos PRIVADOS em um estado quebrado, 28 mil empregos e R$ 216 milhões anuais em impostos. E o principal: a volta do Cais do Porto para uso da população, como aconteceu em dezenas de cidades do mundo onde caranguejos são apenas crustáceos.


--


EM PORTO ALEGRE, 
(QUASE) NADA FUNCIONA




Além dos caranguejos, que surgem com zumbis, do nada, a Prefeitura de Porto Alegra também tem os seus zumbis/caranguejos.
Na sexta passada, uma senhora foi até o posto da rua Uruguai, 65, para fazer o Passaporte Especial do Idoso de 60 a 64 anos, para ser isenta do pagamento de passagem de ônibus.
O seu filho viu no site da Prefeitura a documentação necessária:

Requisitos:

  • Idade - De 60 a 64 anos inclusive
  • Renda - No máximo 03 Salários Mínimos Nacionais (quando o Idoso fizer declaração de IR - Imposto de renda -, deverá apresentar o respectivo Recibo e Folhas da Declaração, para verificação da renda pessoal).
  • Residir em Porto Alegre

Documentos necessários:

  • Carteira de Identidade (original)
  • CPF (original)
  • Comprovante de renda atual
  • Comprovante de residência atual (residência em Porto Alegre)
(Atualizados máximo 90 dias) 

Tudo certo. Como mora com o filho, ele fez uma declaração de que a mãe mora com ele, no endereço da conta da CEEE.
O burrocrata da Prefeitura não aceita:
- A conta tem que estar no seu nome. Onde a senhora viu a documentação?
- Meu filho viu no site da Prefeitura.
- O seu filho tem que aprender a ler.
E passou a ela um papelzinho, que diz:

"Comprovante de residência  atualizado (no nome do idoso) a data não pode ultrapassar 90 dias.
(RESIDÊNCIA EM PORTO ALEGRE)"

COMPLETAMENTE DIFERENTE DO QUE ESTÁ NO SITE!!

Aí a senhora tentou argumentar:
- Mas eu moro com meu filho, não tenho contas e não recebo nada no meu nome.
- Problema seu.
O burrocrata virou as costas e foi coçar o saco em outro lugar.
-
PODE UM ABSURDO DESSES, EPTC??!!

--


REFLEXÃO

Acredite! Deus tem um plano para você.
Só espero que não seja da TIM...

Cláudio Andrade, jornalista

--


INCOERÊNCIAS DO PDT

O presidente do Sindicato Médico do RS, Paulo de Argollo Mendes, entregou ao ministro do Trabalho, Manoel Dias, do PDT, na semana passada, em Brasília, pedido para revogação da portaria que acabou com o adicional de periculosidade a quem opera aparelhos de raio-X móvel.
A medida repõe um direito que há anos era assegurado a médicos e demais trabalhadores que realizam os exames em pacientes em UTIs, salas de recuperação e leitos de internação de hospitais.
O SIMERS quer a extinção da Portaria 595, de 7 de maio deste ano, publicada no Diário Oficial da União  e iniciativa da pasta, que cassou o direito ao adicional a quem fica exposto à radiação ionizante, emitida pelos aparelhos. A portaria, ressaltou Argollo, ignorou os riscos à saúde pela exposição ao material.
-
Segundo o Sindicato Médico, a alteração cedeu à pressão dos setores hospitalares para reduzir despesas trabalhistas, atingindo um direito de décadas. “O PDT tem uma história ligada aos direitos trabalhistas, com seu expoente o ex-governador Leonel Brizola. Confiamos que o PDT não será instrumento dos interesses patronais”, reforça Argollo.

--


MUNDO MIDIÁTICO - 1


Variadas

ESCLARECE  -  Sobre esta notinha de 14 de setembro:
2 - Recebo: O colega Cesar Fabris pediu demissão da Pampa e estava no aviso para não prejudicar os colegas. Foi almoçar e a moça do DRH foi lá na frente de todos os presentes no restaurante e não deixou o Cesar terminar de se servir, dizendo na frente de todos que não era mais funcionário. Ficou um clima e ela falou que era ordem da direção.

A diretoria da Rede Pampa esclarece que o Cesar Fabris estava portando um crachá de um ex-colega estagiário. Porque para almoçar no refeitório da empresa é obrigatório a apresentação do crachá.
-
O CRÍTICO MUSICAL - O gênio chamado Leonardo Rodrigues, do Uol, fez uma longa crítica ao show do Metallica, no Rock in Rio. Lá pelas tantas, escreveu isso (http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2015/09/20/metallica-faz-no-rock-in-rio-ultimo-show-antes-de-entrar-em-ferias.htm):

(clica em cima que amplia)



-
SUB-PASSARALHO - Para não aumentarem as críticas, a TV comunitária de um grupo de comunicação promove, diariamente, demissões em todas as áreas. Agora foi a vez da jornalista Rafaela Meditsch. Trabalhou durante 13 anos no departamento de esportes do grupo. Atualmente trabalhava como editora-chefe e produtora de programas. O trabalho prestado durante todos estes anos foi amplamente elogiado na hora da demissão. O fato é, alegaram, que a nova emissora comunitária "não tem o perfil da jornalista".
-
GENIAL - Este título é algo  parecido com p*ta que teria parido:

Identificado o homem que estaria tentando
entrar em oficina quando teria sido morto
por cães em Santiago

-
QUEM É QUEM - Qual morena é a Flávia Noronha, da TV Fama, da Rede TV!, e qual é a Mônica Fonseca, a Venenosa do Balando Geral, da Record RS? Pela foto até há uma diferença, mas as duas são "iguais" no vídeo. Notem o sorriso "azeite".





--


DORITOS GAY

Do jornalista Marco Poli:




Alguma dúvida que o nobre deputado Jean AeroWyllys vai exigir inclusão disso na merenda escolar?


Doritos lança salgadinho colorido em apoio à causa LGBT

O Doritos anunciou nesta quinta-feira (17) o lançamento da edição limitada chamada Doritos Rainbows, salgadinhos que virão com as cores do arco-íris. A proposta é levantar a bandeira do orgulho gay.
Essa é a primeira vez que a marca apoia a igualdade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e contou com a ajuda do projeto It Gets Better, que tem como missão inspirar e dar suporte aos jovens gays em todo o mundo, mostrando ações positivas.

Com o slogan "Não há nada mais corajoso do que ser você mesmo", o novo produto também é o primeiro a reunir vários sabores em apenas um saco. Terão salgadinhos das cores verde, azul, roxo, amarelo, vermelho e laranja - inspiradas na bandeira do orgulho LGBT.

--



PODEM CONTESTAR O TEMA,
MAS ESTÁ MUITO BEM FEITO




--


PERGUNTINHA

Longe de mim torcer contra, mas quantos meses dura
o Paulo Roberto Falcão treinando o Sport Recife?

--

FUTEBOLÍSTICAS

Meu Botafogo é líder da Série B. Disparado.
O Internacional de Porto Alegre protagonizou mais um fiasco.
O Grêmio? Outro.
Torço SEMPRE contra dois times: infelizmente, o Corinthians ganhou do Santos e o Flamengo - HAHAHAHAHA!!!! - tomou quatro do Atlético mineiro.
O Zequinha tem que vencer a próxima contra o Lajeadense.

--


MUNDO MIDIÁTICO - 2

O formol da Glória Maria

Do Sensacionalista:

No Rio, Rod Stewart revela que usa
a mesma marca de formol que Glória Maria




Astro do rock desde a Idade da Pedra, o britânico Rod Stewart chegou à cidade para a abertura do Rock in Rio fazendo o circuito padrão: posou em frente ao Pão de Açúcar, colocou fotos de paisagens cariocas no Instagram, tomou caiprinha e foi assaltado. De quebra, já está azedo com o calor de inverno da cidade. Cheio de marra, o cantor, que se orgulha de já ter sido coveiro e enterrado Napoleão e Marx, disse que já veio tantas vezes ao festival que este deveria se chamar Rod in Rio. Mas a principal revelação do astro foi que ele usa a mesma marca de formol da jornalista e apresentadora Glória Maria, para se manter com a aparência de menos de cem anos.
Rod já arrumou uma bandeira brasileira para estender no palco de cabeça para baixo e, em homenagem ao nosso país, vai abrir o show com a música “Eu nasci há dez mil anos atrás”

--


ESSE É UM GRANDE CASCATEIRO

(clica em cima que amplia)



--


MUNDO MIDIÁTICO - 3


Uma ruim e uma boa

RUIM DAS PERNAS - Matéria do Sindicato dos Jornalistas de SC:
A Band-SC tem apenas um jornalista trabalhando em seus quadros. Esta absurda afirmação é parte da defesa da emissora, que se tornou alvo de um inquérito civil movido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), a partir de denúncia do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC). A empresa foi denunciada em julho deste ano por atraso no pagamento de salários, de férias e por enquadramento de dezenas de jornalistas como radialistas.  Após a notícia de fato, o procurador Acir Alfredo Hack solicitou o contrato de trabalho de todos os funcionários da Band-SC no Estado, para averiguar possíveis irregularidades.
Mesmo com quatro programas diários de conteúdo jornalístico regional, a Band-SC alegou que “não é uma empresa jornalística” e que “apenas alguns minutos da sua programação” eram de telejornais. Ao todo, a Band exibe nove horas de programas jornalísticos diariamente, dos quais, três horas são de produções regionais.
As afirmações da Band-SC são desmentidas no próprio site da emissora, onde constam 15 profissionais como “jornalistas”, “repórteres”, “chefes de sucursal”, “editores”,  entre outros. A descrição dos programas também não deixa dúvidas. O “Band Cidade”, “Olhares”, “Brasil Urgente SC” e “Jogo Aberto SC” são apresentados como produtos jornalísticos ao público.
É prática corrente nas principais emissoras de televisão de Santa Catarina a contratação de profissionais da categoria dos jornalistas com funções de radialistas, pois estes têm carga horária semanal maior e piso salarial muito menor. Enquanto um profissional de jornalismo trabalha 5 horas diárias com piso salarial de R$ 2.090,00, os radialistas podem trabalhar entre 6 a 8 horas por dia, com um piso que varia entre R$ 840 e R$ 950. Ou seja, uma diferença maior que 50%.
No dia 11 de setembro, o SJSC apresentou nova manifestação ao MPT, anexando documentos comprovando a função jornalística desempenhada por funcionários da Band. O caso segue na Procuradoria do Trabalho, que vai avaliar os documentos e prosseguir nas investigações.
-
NOVIDADE - O portal de notícias Leouve mudou. Um site repaginado está no ar, com o mesmo compromisso de levar sempre informação precisa e com a maior agilidade possível aos leitores, sobre o que é notícia na Serra Gaúcha, Vale do Caí, no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo, só que agora em um ambiente reformulado para proporcionar uma navegação ainda mais dinâmica entre as editorias.
O Leouve sempre teve a premissa básica de unir texto (ler), áudio (ouvir) e vídeos (ver), por isso o nome. A preocupação e o comprometimento de seus profissionais é possibilitar o consumo de informações em diversas formas de mídia. O novo layout do site prestigia essa vocação multimídia do portal.
-
Para Carlos Piccoli, diretor-superintendente do Grupo RSCOM, que contempla além do Leouve as rádios Oi FM, Viva 1070 (Bento Gonçalves), Viva 94.5 (Farroupilha), Viva 90.7 (Montenegro) e Viva 89.1 (Flores da Cunha), e a rádio Conegliano na Itália, o site representa o enlace entre a programação das rádios com o online. “O portal traduz para nós o resumo do que as emissoras trabalham nas suas bases, sempre pensamos nele como integrador nasnotícias de nossas rádios, o Leouve por sua vez, além disso tem que se preocupar com o que o estado, país e mundo interfere nas nossas bases. É uma via de mão dupla entre as rádios locais e o Leouve na comunidade web”, destaca.
-
Confira: www.leouve.com.br

--



PIADINHA


Filha de adevogado

O escritório do papai


A filha de um advogado não aparecia em casa havia mais de 5 anos. Na sua volta, seu pai deu a maior bronca:
- Onde você estava durante esse tempo todo, desgraçada? Por que não escreveu sequer uma notinha dizendo como estava? Por que não telefonou? Vagabunda! Não sabe como a sua mãe tem sofrido por sua causa!
A garota, chorando:
- Pai, virei prostituta...
- O QUE?!? Fora daqui, sem vergonha, ordinária, desqualificada, vergonha da família, não quero te ver nunca mais!!!
- Tá bom, papai. Como o senhor quiser... Eu somente voltei aqui para dar este casaco de pele e as escrituras da minha mansão do Morumbi para a mamãe. Uma caderneta de poupança no valor de 5 milhões para o meu irmãozinho e, para você, paizinho, este Rolex de ouro puro, o BMW 0km que está na porta e um título vitalício do melhor clube e um convite a todos para passarem o Reveillon a bordo do meu iate em Búzios, e...
- Filhinha, você disse que tinha virado o que, mesmo?
- Prostituta, papai.
- Aaaaahhh, booommmm! Que susto você me deu, menina! Eu tinha entendido 'Professora substituta'.
E finalizou:
- Vem cá, dá um abraço no papai!!


7 comentários:

  1. Quando escrevei que nosso ancestral criando a religião e o dinheiro o que resultou em merda muitos ficaram indignados comigo, pois penso que certas verdades quando ditas de forma bem clara chocam. Esse diálogo que criaste entre pai ‘advogado’ e filha puta, digo, prostituta bem ilustra aquilo que escrevi. Triste, mas assim é humanidade.

    ResponderExcluir
  2. A TV Pampa foi de uma mesquinhez sem tamanho com a atitude de impedir o jornalista César Fabris almoçar no refeitório. A menos que a direção alegasse que poderia faltar comida para os demais funcionários...será que fariam isso com as "bunita" do Studio Pampa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estranhei o que aconteceu com o César Fabris, pois até por um pêssegozinho a mais, que não ía faltar para ninguém, alguma responsável do RH se pronunciou na frente de todos.

      Excluir
  3. Também gosto da Tânia Mara. É a moça que canta também Se quiser, versão de Anytime da Kelly Clarkson.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de ouvir rádio, mais pelas músicas e notícias. Mas me parece que as emissoras "audíveis", em todo o país, estão se rendendo ao "breganojo" e ao futebol. Aqui em Brasília, simplesmente aproveita-se, um pouco, a Band News e a CBN. Música, nem pensar, notícias, idem. Chega a dar pena ouvir os apelos dos apresentadores para que enviem mensagens pelo "whats app" com fotos e relatando o que acontece pela cidade. Não há mais equipes de jornalismo buscando fatos. As reportagens são sobre assuntos ultrapassados e, repetidas depois de mostradas na TV. Que também não conseguem atrair público.
    Garivaldino Ferraz

    ResponderExcluir
  5. Tenho o mesmo posicionamento sobre o Cais. Fico com vergonha alheia quando vejo que tem gente contra o projeto. Como pode?
    Merecem comer milho cozido e comprar miçangas no gasômetro.

    ResponderExcluir
  6. A gauchada botocuda e ufanista traz no DNA o gene com características do crustáceo camarão e é por isto que este Estado será sempre agroPasToril.

    ResponderExcluir