Segunda, 28 de setembro de 2015



Atualizado diariamente ao meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.









O LEITOR DO DIA



Ele tem uma página no Facebook que é um sucesso - Porto Alegre Personagens Lotado. Trabalha na Prefeitura de Porto Alegre e sempre está envolvido em alguma atividade relacionada à cidade.
Paulo Pruss foi um dos articuladores da Confraria do Cachorro Quente.
Inquieto, agora me diz que vai criar o CARF gaúcho.
- O quê, aquele da Operação Zelotes?
- Isso mesmo, CARF, e por enquanto não digo mais nada!

Bom dia, Paulo!






SÃO VÁRIOS OS MEUS ÍDOLOS. MAS ESSE...

Há pouco pedi para um "fornecedor de CDs" toda a obra do Ivan Lins.
Tem músicas maravilhosas, inesquecíveis, várias gravadas pela Elis Regina.
E pensar que teve uma época em que ele era abominado pela "esquerda" porque teve uma música que dizia "O Amor é Meu País"... Imagine, ele participou do Festival Internacional da Canção em 1970 bradando isso!!
Já viu?



Pra começar a semana, segura essa!
Composição de Ivan Lins e o seu grande parceiro Vitor Martins: "Guarde nos olhos, a água mais pura da fonte, beba esse horizonte, toque nessas manhãs"










mundo midiático

PROVA DE INCOMPETÊNCIA

DO GRANDE GRUPO DE COMUNICAÇÃO


UM FIASCO DESCOMUNAL!!


Na sexta passada, no início da tarde, aconteceu um terrível tiroteio na Vila Cruzeiro, em Porto Alegre. Tipo faroeste. Eu estava fora da base e escutei apenas um rápido comentário no rádio do carro.
Às 17h30min fui conferir nos tais "portais" de notícias.
Caí pra trás!
Inacreditável!
Lembrei do "festival de prêmios" que o grupo de comunicação, todo ano, começa a ganhar nesta época do ano, como o melhor disso, o melhor daquilo. Será que vão ter coragem de repetir as premiações? Claro, pode acontecer, a puxação de saco faz parte do dia-a-dia
-
Olha só. Nos 3 "portais" do soberbo grupo de comunicação, às 17h30min:





Podem pensar que isto aconteceu por alguns minutos, né?
Nananinanão!
As 3 manchetes ficaram até o início da noite!
-
É O CÚMULO DA DESINFORMAÇÃO!

-

O outro grupo de comunicação, que não prima pela soberba, também se superou:

na capa:
Tiroteio deixa morto e 6 feridos na Vila Cruzeiro
Troca de tiros ocorreu próximo ao posto de saúde da zona Sul de Porto Alegre

​notíicas:
Tiroteio deixa 1 morto e 7 feridos na Vila Cruzeiro
Troca de tiros ocorreu próximo ao posto de saúde na zona Sul de Porto Alegre

​matéria:
Notícias
​ 
>> Polícia
25/09/2015

​ 
14:39
​ 
Atualização: 16:29
Tiroteio deixa pelo menos dois mortos na Vila Cruzeiro
Troca de tiros ocorreu próximo ao posto de saúde da região


--



PORTO ALEGRE ABANDONADA

Sem pactuação política, Porto Alegre cava sua destruição

Adeli Sell, ex-vereador

--


PORTO ALEGRE ABANDONADA - 2

Um bom exemplo, de quem não se omite.
Em Porto Alegre? "Não é problema meu", diz prefeito.

Em Canoas, uma iniciativa une ações da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, moradores do Bairro São Luiz e  órgãos policias está dando certo. É exemplo de como o cumprimento das atribuições de cada setor da sociedade contribui para o controle e a redução da criminalidade.
A troca de informações entre vizinhos, com a equipe da SMSPC e com agentes das Polícias Civil e Militar, em um grupo no WhatsApp, está entre as primeiras ações tomadas para alterar a realidade de insatisfação da comunidade em relação à situações de roubos e furtos.
Ao se organizarem para compartilhar os relatos das situações suspeitas, monitorados pela SMSPC e pelas Polícias, os moradores passaram a exercer a cidadania; o poder público, a contribuir para melhorar os serviços que interferem na segurança; e as polícias, a terem a possibilidade do trabalho mais efetivo e rápido. O resultado, com esta união de esforços foi a redução das ocorrências.
-
O secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Adriano Klafke, esclarece que o foco no uso do WhatsApp não é o mesmo do disque-denúncia. A ideia é "multiplicar olhos".
O encaminhamento da solução do problema teve início com moradores levando a reclamação ao Prefeitura na Rua. No evento, representantes do bairro foram orientados a, primeiramente, fazer o registro das ocorrências, fundamental para a tomada de providências. As ações conjuntas vieram na sequência.

--


MUNDO POLÍTICO

porto alegre abandonada, feia e carrancuda


Chega de gente invocada!
Chega de gente metida a séria!
Chega de omissos!
Chega de conversa fiada!
Chega de mocreia!


POR UMA PORTO ALEGRE BONITA E FELIZ!!




ANY ORTIZ 2016!
RUMO AO PAÇO MUNICIPAL!!

-

Ah, não quer apoiar?
OK, vai de Professorinha Luciana Filha, Musa Comunista Light ou Simplesmente Maria da Galeria do Rosário?
Vai firme!!
Escolhe uma, fecha os olhos e abraça!!




--


AGORA, TEM ESSE AÍ CORRENDO POR FORA

Ultimamente está até rindo!! Uma raridade em sua vida!!
Quem é que pensou que o Comandante Raul estava aposentado?
Depois de assistir ao encontro de seu homônimo com o Papa Francisco, na Ilha, ele está mais do que assanhado! No flagrante, saindo de um culto!!
(Recebi esta foto no domingo)




--


CARRO OFICIAL DO ESTADO NA PRAIA?

A informação é de Jorge Loeffler, do praiadexangrila.com.br.
Andando por Nova Tramandaí, chamou sua atenção dois cachorros que latiam. Parou para tirar uma foto e a surpresa: Lá ao fundo, na garagem, um carro oficial, com placa branca, do "Rio Grande do Sul".
Sábado à tarde!


-
Foi conferir. Trata-se de um carro da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Quem trabalha com ele é um funcionário da Secretaria. Atua na Reserva Florestal de Maquiné. As vezes está com uma camionete. Segundo informam ao Jorge, ele e a esposa são funcionários da SEMA.
-
Tudo bem, de repente é mais econômico para o Estado ficar com o carro.
Mas quem passa na frente da casa não deve gostar de ver um carro oficial ali, especialmente num final de semana.
Poderia, ao menos, fechar a garagem.
-
O funcionário da SEMA deveria lembrar-se que os salários de seus colegas estão atrasados, os fornecedores do Estado não recebem e a tal crise só tende a aumentar.


MUNDO MIDIÁTICO

Sobre uma nota do Caverna, presidente do Sindicato dos Radialistas

Não leu? Está aqui (o título é "Caverna"):

Pelo texto do presidente do sindicato, já dá para se ter uma ideia do nível. O preconceito com quem exerce cargo de gestão, mesmo que sindicalizado e radialista profissional desde 1985, está explícito no número de vezes em que usa a palavra “chefete”, aliás, cargo que ele exerce há bastante tempo no sindicato na condição de “chefete sindical”.
A Rádio Guaíba conta apenas com dois estagiários em toda a sua equipe, sendo que o referido pelo “chefete sindical” faz estágio em JORNALISMO. Na faculdade é obrigatório o estágio. No caso, este estagiário também possui o registro na DRT de radialista, mas faz estágios em JORNALISMO em uma rádio. Simples assim.
Quando diz que me conhece por trabalharmos juntos na RBS, quero dizer que não me lembro de trabalhar com ele, pela simples razão de que nunca o vi trabalhando. Por isso que não vejo legitimidade para representar a nossa categoria. Precisamos de alguém que conheça as relações atuais no ambiente de trabalho.
Quanto a eu dizer amém para quem quer que seja, minha trajetória jornalística é bem conhecida, não é um “chefete sindical”, distante do mercado de trabalho, que poderá dizer algo a meu respeito.
Como eu já havia denunciado, ele usa o sindicato para privilegiar seus amigos. Tem perseguido um dirigente sindical que trabalha na Guaíba porque este, por sua competência, tornou-se coordenador. Considerou uma traição ao sindicato.
Eu não propus trocar horário de ninguém. Aliás, não tenho ingerência em escalas dos operadores técnicos. Esta foi uma decisão da diretoria que foi levada adiante pela coordenação do setor. Não passou por mim. Mas entendo a preocupação, afinal está fazendo a defesa de alguém da sua diretoria sindical.
Quanto à minha saída do sindicato, foi exatamente como relatei. Nunca disse que não queriam aceitar o meu pedido, até porque o presidente não estava presente e não viu nada do que aconteceu. Eu apenas pedi um recibo de entrega da minha desfiliação que me foi negado. Denunciei a falta de educação do senhor que me atendeu, visivelmente irritado com o conteúdo da minha carta. Esperei até que uma senhora gentil me deu o recibo e o caso ficou encerrado. Depois que relatei o episódio, o “chefete sindical” ligou para o diretor da Guaíba para fazer queixa. Isso mesmo, o presidente do sindicato dos trabalhadores ligou para a diretoria para fazer queixa de um trabalhador.
O sindicato, dirigido por este “chefete sindical”, tem uma atuação antiga, ultrapassada. Detesta conversar, acredita na intimidação. Desta vez, bateu na porta errada. Espero que a categoria se atente ao que está acontecendo e o retire de uma vez por todas do sindicato. Precisamos de pessoas atualizadas, que estejam no mercado e que apostem na qualificação dos profissionais de rádio.

Nando Gross
Gerente Geral da Rádio Guaíba
Comentarista e Apresentador da TV Record-RS

--


FOTO DA SEMANA

Onde estará a próxima teta?




Vocês sabiam que esta figura, de tão importante que é, tem um "secretário" para atender o seu celular?
É muito mais fácil falar com uma pessoa que realmente é importante para o Brasil.

--


MUNDO MIDIÁTICO

Isso não é jornalismo

Jornal do Meio-Dia, da TV Record de Florianópolis. A ex-modelo Andressa Urach é entrevistada para divulgar sua biografia. O âncora Helio Costa soltou os cachorros, ninguém o segurava, nem a outra apresentadora, Karem Fabiani.
Coisa de idiota, moralista de cueca, babaca.
Sai do armário, Hélio Costa!!
Vale a pena assistir para saber como não se comportar, em nenhuma situação.




--


TIMINHO

Tostão em seu comentário da Folha de São Paulo de domingo sobre o Internacional de Porto Alegre:

"(...) Já o Inter, dirigido por Argel, um jovem com ideias antigas, parecia, contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil, com tantos chutões e raras trocas de passe, um símbolo do futebol ultrapassado, que se jogou no Brasil durante anos e que, recentemente, começou a mudar, graças aos novos conceitos de jovens e de vários experientes treinadores."

--


QUE MARAVILHA!

Do Ayrton Camargo:

(clica em cima que amplia)




RIO DE JANEIRO
Dois Irmãos. Pedra da Gávea. Cristo Redentor Pão de Açúcar Copacabana Arpoador Praia do Diabo Ipanema Lagoa Rodrigo de Freitas Jockey Club Brasileiro Leblon Floresta da Tijuca Niterói

--


MUNDO MIDIÁTICO/POLÍTICO

Só pode ser gozação

Leio no Comunique-se.
Cento e oitenta e seis jornalistas de 45 veículos de comunicação brasileiros votaram nos parlamentares que, segundo eles, melhor representam a população no Legislativo. Na lista, Psol e PSB ocupam o topo, com três representantes cada.
-
Os 10, pelo levantamento feito pelo Congresso em Foco:
Rio de Janeiro:
Alessandro Molon (PT)
Chico Alencar (Psol)
Jandira Feghali (PCdoB)
Jean Wyllys (Psol)
Glauber Braga (PSB)
Miro Teixeira (Pros)
De São Paulo:
Ivan Valente (Psol)
Luiza Erundina (PSB)
Rio Grande do Sul:
Maria do Rosário (PT)
Minas Gerais:
Júlio Delgado (PSB-MG)
-
Se foi um processo limpo, só posso concluir que o jornalismo brasileiro está muito pior do que se pode imaginar.

--

mundo político

QUEM É QUE AGUENTA O PSOL?


Respondo: Os jornalistas aí de cima, que A-D-O-R-A-M os deputados federais do Psol.
Acreditem, esses jornalistas acham que de 10 deputados que se destacam, TRÊS são dessa coisa.
-
Olha isso, A DESPEDIDA DO SENADOR:

Caros militantes do PSOL,
A partir de hoje deixo de ser um filiado e passo a ser um amigo do partido.
Tenho orgulho de ter feito parte da construção do PSOL. Um partido de lutas justas e de resistência contra os ataques aos direitos individuais e coletivos. Um partido irrepreensível do ponto de vista ético, de prática parlamentar irretocável e onde guardo uma multidão de companheiros.
No entanto, o ambiente político exige uma maior capacidade de articulação política. Exige amplitude, exige multiplicidade de relações, para que se construam organizações políticas capazes de atrair jovens, intelectuais, artistas, membros do movimento social, ativistas, militantes das redes sociais e todos aqueles que possam abraçar uma agenda comum em defesa do desenvolvimento soberano e sustentável e da superação das desigualdades econômicas e sociais.
Este é um movimento que ocorre em todo o planeta e sinto que tenho um papel a cumprir neste novo cenário. Faço isso pensando no Brasil, no meu querido Estado do Amapá e em última instância na melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro.
Tenho certeza que honrei minha presença no PSOL, como militante, como construtor do partido e como senador.
Saio para fortalecer minhas convicções e não para abandoná-las.
Estou convicto de que, se a vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, também só pode ser vivida olhando-se para frente.
Um forte abraço a todos.
Randolfe Rodrigues
Senador

--

MUNDO MIDIÁTICO

Variadas

MUDANÇA - O repórter Rafael Machado começa, nesta semana, a trabalhar no Domingo Espetacular, da Record. O programa do seu sósia, o Gugu Liberato, volta no ano que vem.
-
CADÊ? - Sei que há horas que estão tentando implantar uma TV em Caxias do Sul. TV Diamante. Alguém sabe de algo?
-
SOBRAM LEITOS (O SUS É LEGAL!) - A Brigada Militar reforçou o policiamento no Hospital da Restinga, após um homem ser baleado no bairro e ingressado na unidade. Conforme testemunhas, ele foi baleado na perna em um tiroteio. Os funcionários suspeitaram de que outro homem estaria armado na recepção do hospital e houve correria entre os pacientes. Conforme os funcionários, a violência na Vila Cruzeiro gerou receio em outras unidades.
O homem que foi baleado tinha antecedentes por tráfico e foi transferido ao HPS.-
HOJE, NUMA RÁDIO - "... O secretário da Educação chegou aqui no Palácio e pude interpelá-lo...".
-
SERÁ QUE ISSO EXISTE? - Em um dos 5 maiores jornais do universo:

...na localidade de Lombro Grande, distrito de Novo Hamburgo...
-
DETALHES TÃO PEQUENOS - Inacreditável! O popular "control C, control V":




--


ELEIÇÃO NO HAITI

Walmaro Paz, direto de Porto Príncipe


Mobilizar os camponeses e organizá-los denunciando a fraude, a corrupção, a violência e o processo de recolonização do país em andamento no atual processo eleitoral: este é o principal objetivo da campanha do candidato do Kontrapepla (Mutirão de Trabalhadores e Camponeses pela Libertação do Haiti), Chavannes Jean-Baptiste, que disputa a eleição presidencial de outubro.
Ele anunciou no último final de semana, em uma reunião com cerca de 150 lideranças camponesas em Saint Marc, L’Artibonite, que sua campanha não será tradicional, não terá comícios e coisas do gênero, mas sim uma mobilização dos camponeses em torno do programa de autossustentabilidade, defesa da ecologia e contra a recolonização, processo que, segundo ele, está em marcha desde que os Estados Unidos, a OEA e a Minustah decidem o que é certo e errado no processo eleitoral.
-
Segundo Jean-Baptiste, mais importante do que o resultado das urnas, é a reorganização dos movimentos camponeses. A população camponesa no Haiti ainda é de 54% - pessoas que trabalham nas montanhas e no platô central sem nenhuma assistência do governo. Muitos deles caminham ao lado de burros e mulas cerca de 3 horas para chegarem com seus produtos aos maches (mercados), pontos de troca nos “kafous” (intersecções) haitianas. Jean-Baptiste, liderança continental da Via Campesina, já liderou a destruição de lavouras de milho transgênico da Monsanto.
O líder camponês, embora antecipando uma derrota, deverá passar por quase todas as comunidades até o dia 23 de outubro, quando vai encerrar a campanha. Com poucos recursos, ele estima até 300 mil votos no pleito, o que abre chances de ele ir ao segundo turno. Essa foi a votação que o atual presidente, Michel Martelly, teve em 2010. Segundo o jornal local Le Nouvelliste, Jean-Baptiste é um dos oito candidatos que podem “surpreender”.
-
Paralelamente à campanha presidencial, Jean-Baptiste lidera uma petição exigindo a anulação das eleições parlamentares de 9 de agosto, porque, segundo ele, teria havido fraudes na maioria dos centros de voto. Sete candidatos a senador do departamento de L’Artibonite subscrevem o documento.

--


SEMANA UFOLÓGICA

Ufologia: interação cósmica no passado, presente e futuro é o tema de abertura da VII Semana Ufológica - Ciência e Espiritualidade, que acontece hoje,  às 19h30min, no Clube do Comércio.
A programação se estende até a próxima quinta, dia 1, em diversos locais. A partir de sexta, 2, até domingo (4) será a vez dos ufólogos se reunirem na Amrigs para participar do I Encontro Ufológico do Cone Sul,
Promovidos pelo Grupo Aldebaran de Investigações e Debates Ufológicos (Gaidu), os dois eventos têm como objetivo estimular o  intercâmbio  da comunidade ufológica gaúcha e brasileira, além de  propiciar o compartilhamento de ideias com palestrantes da Argentina, Chile e Uruguai.
-
Durante as palestras serão abordadas as evidências significativas de que a Terra, desde os seus primórdios, tem sido visitada por inteligências extraterrestres, que provavelmente tentaram contato com os seres humanos.
De acordo com o cordenador do Gaidu, Carlos Odone da Costa Nunes, também será discutida  como a ufologia moderna - tratada como uma área avançada de estudo e pesquisa - começa a conceber os aspectos científicos e espiritualistas como fundamentais para a compreensão do Fenômeno UFO.
Atrações
A programação regional inclui palestras e debates em vários locais da Capital e  a exibição do documentário "Acobertamento: A verdade não revelada", no dia  30 de setembro, a partir das 19h30min, no Colégio Militar de Porto Alegre.
Na etapa internacional, a agenda prevê encontros com pesquisadores do Cone  Sul. Entre eles, o representante do projeto Agência Espacial Uruguaia, coronel  Ariel  Sánchez  Ríos, que abordará  o novo enfoque na investigação de UFOs.
Inscrições

Os ingressos para a etapa internacional da Semana Ufológica estão a venda no www.gaidu.com.br/semanaufologica ou na loja Cone Sul Eletrônicos, na avenida Alberto Bins, 557. Telefone 51 32219865.
A etapa regional do evento é gratuita.
-
Mais informações no www.gaidu.com.br/semanaufologica


--


PIADINHA


SOBE TUDO NESTE PAÍS!!

Até fevereiro!!




3 comentários:


  1. O que será que está ocorrendo nas redações de nossos jornalões. Seria incapacidade em escrever ou nos bebedouros colocaram aquela água que passarinho na bebe?

    ResponderExcluir
  2. Esse Klalke é brigadiano e foi promovido pelo Tarso, furando a fila. Essas promoções foram tornadas sem efeito e acredito que ele tenha sido rebaixado assim como os demais. Por muito tempo esse servidor esteve afastado do serviço no estado por que conseguiu um, digamos assim, encosto na preparação da Copa do Mundo quando recebia polpudas diárias e em alguns momentos embolsou até mais de 30 mil reais em uma só vez.

    ResponderExcluir
  3. A respeito da votação para "melhores parlamentares": havia, também uma votação feita por internautas. E pelo menos nesta, não era possível votar no maluquete Jair Bolsonaro. Eu li essa reclamação no Facebook e fui conferir. Era verdade. O nome dele não aparecia entre as "opções". Tudo muito democraticamente!
    Garivaldino Ferraz - Brasília

    ResponderExcluir