Segunda, 19 de outubro de 2015



Atualizado diariamente ao meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.









O LEITOR DO DIA


Temos uma guria em comum.
O Alexandre Leão tem uma neta que se chama Maya.
Que nem eu.
E ele também é um crítico, leitor do Blog do Prévidi.


Bom dia, Alexandre!






SEGURA ESSA - 4

Essa foi o Carlos Mota quem sugeriu:










mundo televisivo


EXCLUSIVO!! 

NOVELA DA GLOBO FAZ PROPAGANDA
DE CAMPEÃ DE AUDIÊNCIA DA RECORD!!


(clica em cima que amplia)





Lembram do extintor na novela bíblica da Record?





O MUNDO DÁ VOLTAS!!
Talvez por isso o JN perdeu na semana passada para Os 10 Mandamentos!!


--


mundo midiático 1

Fim de semana: paraíso dos estagiários


Folha de S.Paulo, sábado. Esse México é um falastrão!



-
A tchurminha dos finais de semana se perde nos números:



-
Não se entendem com as "pretinhas"!


-
E essa?

Brasileirão

Grêmio perde por 2 x 3de virada para a Chapecoense


-
E mais essa?

Nível do Guaíba atinge a maior marca dos últimos 74 anos


--


mundo dos trouxas


Querem cobrar pedágio nas praias de Florianópolis.
E a gauchada tá louquinha pra pagar! Bem caro!!

Até o comércio local é contra, porque sabe das deficiências locais.
Mas se fizerem uma pesquisa no RS, não tenho dúvidas: TODOS vão adorar ser explorados naquele paraíso.
-
O jornalista Clovis Heberleclovisheberle.blogspot.com.br - trata de assuntos da "Ilha":

Os manés da ilha, como são conhecidos os nativos da Ilha de Santa Catarina, nunca esconderam sua antipatia pelos forasteiros, sejam turistas ou moradores de outras cidades, estados ou países que se encantaram pelas belezas do lugar e decidiram se mudar para lá. Há até os radicais que defendem a volta da ilha aos velhos tempos em que só de barco se chegava às suas praias.
A deterioração da ponte Hercílio Luz, ameaçada de ruir por falta de conservação apesar dos milhões gastos para mantê-la de pé, reacendeu a velha discussão sobre a  sua utilidade e também os ressentimentos dos moradores contra os turistas que a cada verão deixam a sua vida insuportável.
Entusiasmados pelo sucesso do pedágio cobrado no verão passado aos visitantes de Bombinhas, vereadores de Florianópolis querem cobrar uma taxa dos turistas que entram na ilha na alta temporada.  O dinheiro seria usado na recuperação dos estragos causados pelo turismo. Não estão nem aí para os danos à imagem da "Ilha da Magia".
Os adeptos da demolição da velha ponte também são insensíveis à importância deste símbolo da cidade. Criticam o dinheiro gasto na sua manutenção, as suspeitas de corrupção a cada contrato de reforma, e defendem a aplicação dos recursos em saúde, educação e infraestrutura na ilha.
Mas muita coisa mudou nestes últimos anos, e nos bares, nos meios de comunicação e entre os vereadores e deputados há uma saudável discussão que poderá chegar a soluções positivas para os interesses de moradores e visitantes. Uma ideia sensata: a ponte poderia ser recuperada por uma empresa privada, que em troca receberia o direito de explorar o seu potencial turístico, com a instalação de bares, restaurantes e quiosques sobre ela.
Poderia, também, ter uma ciclovia, pois nas nas pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos só há pistas para carros.
Uma moradora do Campeche, gaúcha, defende um plebiscito para que os eleitores decidam qual a melhor solução.
Quanto à cobrança de pedágios, tomara que o bom senso prevaleça. Como disse um velho ilhéu da gema, morador no Saco dos Limões, "temos que explorar o turismo, e não os turistas".

--


mundo político

E o Eduardo Cunha continua solto




-
Do Sensacionalista:

Cunha chora ao ver xerox de seu
passaporte na Suíça e assume que tem
um irmão gêmeo desaparecido


--


mundo reflexivo

Ditado reciclado

Sobre a filha de Al Cunha ter, também, como a esposa de Sua Excrescência e o próprio indigitado, conta em banco da Suíça, se pode dizer que quem sai aos seus não REGENERA.

Adroaldo Bauer Corrêa, jornalista


--


mundo midiático 2

Variadas

ABOBADO DA ENCHENTE DO SÉCULO 21 - A Rádio Guaíba resolveu mudar o horário de verão. Para o redator do texto que foi gravado e levado ao ar durante o final de semana "o horário brasileiro de verão começa à meia-noite de DOMINGO"!
-
ABOBADO DA ENCHENTE DO SÉCULO 21 - 2 - A cada dia piora. O programa tem dois, três, quatro participantes e o repórter entra cumprimentando todos:
- Bom dia Roberto Irineu, bom dia Gilberto Otávio, bom dia Roberto Augusto.
Aí alguém faz uma pergunta e o repórti:
- Olha, Roberto Irineu, Gilberto Otávio e Roberto Augusto, tenho a dizer que...
ARGH!!!
-
O FIM DOS TEMPOS - Uma repórter/redatora daquele jornal, um dos 5 maiores do universo, se apresenta, em seu perfil no Facebook, como funcionária do periódico desde 2013 e que "estudou Arte na instituição de ensino UFRGS".
-
O SEGUNDO DO AUBER - Se “A Estética da Tristeza”, primeiro livro do jornalista Auber Lopes de Almeida, lançado em 2014, era dominado por dor, angústia e frustrações, seu novo trabalho, “Nós Dois”, é amor puro. Tanto que esta palavra e suas derivações são citadas 36 vezes ao longo das 96 páginas do livro, que é composto exclusivamente por sonetos, um gênero literário pouco usual entre os poetas contemporâneos.
Nesta nova empreitada, o jornalista não está sozinho. Ele divide a autoria com seu pai, homônimo, que, antes de falecer, em 2008, pediu-lhe que desse um bom destino à sua modesta obra. Ao fazer o resgate das poesias do pai, uma decepção: a maior parte do que escreveu ao longo de sete décadas não foi encontrada. Talvez tenha se perdido em suas andanças nos lugares onde viveu, antes de instalar-se definitivamente em Cachoeira do Sul.
A apresentação foi escrita pelo poeta Dilan Camargo, patrono da Feira do Livro de Porto Alegre 2015, o prefácio, pela poeta e psiquiatra Themis Groisman Lopes, e o posfácio, pela artista plástica Angela Schmidt. “Nós Dois” marca a estreia de Auber na Editora Vidráguas, dirigida pela escritora Carmen Presotto.
A sessão de autógrafos acontecerá no dia 24 de outubro (sábado), a partir das 17 horas, no Solar Coruja, um centro cultural combinado com cervejaria, na rua Riachuelo, 525, Centro Histórico de Porto Alegre, mas o livro também pode ser adquirido através do auber.lopes@gmail.com.
-
FORA DO AR - A Rádio Guaíba AM continua fora do ar, desde o temporal de quarta passada. OPs transmissores estão num prédio na Ilha da Pintada e o estrago foi grande. Sabe-se lá quando volta. Só no FM.

--


mundo político 2

Para a História

A trajetória política e a vida de Alceu Collares estão registradas no projeto “O Voto e o Pão” - documentário,  livro e exposição fotográfica - que será lançado na próxima quinta, dia 22, às 19 horas, no Teatro Dante Barone na Assembleia Legislativa.
Relatos emocionados lembram  momentos difíceis de sua vida, a infância humilde, o esforço para se formar em Direito na UFRGS e a identificação com a ideologia  trabalhista na defesa dos mais necessitados e princípios de solidariedade. As dificuldades na campanha a vereador, a eleição para a Câmara Federal, onde consolidou sua imagem como um dos principais líderes políticos do país na luta contra a ditadura e defensor  dos trabalhadores também estão presentes nos depoimentos dele, familiares, amigos, companheiros de partido e assessores.
-
Alceu Collares  recorda ainda o período em que esteve à frente da Prefeitura e do Governo, onde reergueu as finanças do Estado e alcançou um dos  maiores índices de desenvolvimento da economia gaúcha, conforme estudo de  técnicos do setor.  A obstinação em implantar uma forma de participação da sociedade nas decisões relativas à aplicação do orçamento e a coragem de ser o primeiro governador do país a abrir os arquivos da ditadura militar estão nas obras que retratam a história de Collares.
Realizado através da Lei Rouanet, “O Voto e o Pão” é um projeto da Fato Singular Projetos Culturais e Eventos. A produção do documentário,  livro e  exposição fotográfica é da Casa de Criação.
-
Na mesma ocasião do lançamento do projeto O Voto e o Pão,  o ex-governador Alceu Collares receberá a Medalha do Mérito Farroupilha. A homenagem foi proposta pelo deputado Ciro Simoni do PDT.


--


mundo das perguntinhas

O ex-governador e ex-senador Pedro Simon ainda é do PMDB?
Ou já está, formalmente, ao lado de Marina Silva, na tal da Rede?

--


mundo estranho

Haiti tem 54 candidatos a presidente
e a possibilidade de um golpe

Walmaro Paz, jornalista, direto de Porto Príncipe

A menos de 15 dias da data marcada para as eleições, cinco dos 54 candidatos que estão concorrendo à presidência do Haiti denunciam um golpe de Estado eleitoral e propõem a anulação total das eleições. Além da dissolução do Conselho Eleitoral Provisório, o afastamento do atual presidente e a criação de um governo de transição.
Simon Derras, Edmonde Supplice Branzile, Wesner Policarpe, Judy C. Roy e André Michel compõem a direção deste fórum que se autodenomina “Espaço de Resistência Contra o Golpe de Estado Eleitoral”.
O grupo conta ainda com o apoio de Myrlande Manigat, que foi a oponente nas ultimas eleições do atual presidente Michel Martelly, e que sonha em fazer parte do governo de transição.
Fanmi Lavallas - do partido do ex-presidente Jean-Bertrand Aristide - também denunciou a existência de um golpe em andamento, porém sua candidata Marise Narcise continua em campanha política tradicional.

Líder dos camponeses
Posição diferente têm o candidato do Kontrapepla (Mutirão de Trabalhadores e Camponeses para a Liberação do Haiti), Chavannes Jean Baptiste. Para ele, o governo de transição pode ser o início do processo de recolonização do Haiti com a intenção de dominar o potencial turístico e mineral das ilhas que compõem o país.
“Não aceitamos uma transição que não sabemos do que se trata e isto vem da comunidade internacional. Para mim, isso pode ser o primeiro passo para a recolonização do país”, afirma o líder camponês.
Chavannes ainda aponta que não está em uma campanha tradicional, mas utilizando do espaço político para organizar e mobilizar os camponeses na resistência ao golpe.
“Organizar os camponeses para a resistência é a chave para a saída do túnel”, afirmou ele e justificou que está utilizando todos os espaços possíveis para isto. Entre essas construções, já foram reunidas cerca de 6 mil lideranças camponeses nas diversas regiões do país. Ele espera agora reunir os trabalhadores da região de Porto Príncipe.
O líder da Via Campesina entende que o povo deve lutar para assumir o controle do processo eleitoral, independente dos interesses internacionais, e que apoiar um governo de transição no atual momento é extremamente perigoso, “pois pode ser justamente o que os Estados Unidos pretendem no caso da eleição de um candidato anti-imperialista”.
Ele ainda pontua que “o secretário de Estado norte-americano John Kerry já deu o recado a Martelly para conter a violência e que deve sair a sete de fevereiro deixando o mandato para seu sucessor”.
Ele justificou continuar participando do processo por causa dos mais de 130 candidatos a outros cargos de seu partido que resolveram continuar na disputa depois de dois dias de discussões no início de outubro.

Lógica do golpe
De acordo com Chavannes, a lógica do golpe em andamento é a seguinte: Se eleito algum dos candidatos que apoiam a permanência da Minustah e a dominação, por exemplo Jovenel Moise, do PHTK, ou Jude Celestin, do Lapeh, não haveria problemas.
Porém, se for eleito um candidato de oposição ao sistema atual, a “comunidade internacional” poderá dizer que houve a pequena participação popular nas eleições, tornando-a ilegítima. “Isto acontecerá por causa da intimidação e da violência, daí a necessidade de um governo de transição escolhido por eles”, explica Chavannes.

--


mundo da fotografia
e porto alegre abandonada


Foto do repórter fotográfico Ricardo Stricher




Ilha do Presídio.
Por que não pode ter lá um "equipamento" turístico para os porto-alegrenses e eventuais turistas? Digo um negócio sério. Não um chimarródromo, lojinha de artesanato paraguaio e uma barraca de milho verde.
Se já teve um presídio, por que não algo que as pessoas possam se divertir?
Já imaginou? .
-
Pensando bem, a Prefeitura de Porto Alegre não consegue nem reativar o café do lago da Redenção...


--



mundo moderninho

Acredito que o negócio degringolou, mesmo.
Ou é um novo tipo de família?

No Estadão:

Rio registra primeira
união estável realizada
entre três mulheres

Tá curioso? http://brasil.estadao.com.br/noticias/rio-de-janeiro,rio-registra-primeira-uniao-estavel-entre-3-mulheres,1781538


--


mundo estranho

Sabonetes milagrosos





--


mundo futebolístico

Eu torci!!




--


mundo das piadinhas





Um comentário:

  1. http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2009/05/ilha-do-presidio-projeto-busca-salvar-parte-da-historia-gaucha-que-naufraga-no-guaiba-2529258.html

    ResponderExcluir