Segunda, 5 de outubro de 2015 - parte 2



Atualizado diariamente ao meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.









O LEITOR DO DIA


O cara não tem a menor paciência com as barbaridades cometidas diariamente no nosso país.
Morador da Cidade Baixa, não suporta o clima de laissez-faire que predomina no bairro. Faz o que pode, utilizando seus conhecimentos de advogado e dos instrumentos que dispõe, como o Facebook.
O são-borjense Alexandre Froemming é leitor diário do Blog do Prévidi.

Bom dia, Alexandre!





FERA

Consta que foi gravado no seu último show.









mundo urbano

A POMBA PIXULECO


Sei das doenças gravíssimas que os pombos podem transmitir aos humanos. Além disso, costumam sempre fazer cocô no mesmo lugar. Conseguem ser piores do que os sabiás, com uma vantagem apenas: não cantam desafinados. Elas arrulham. Chatinho, mas nada além disso.
No ano passado guardava o carro numa garagem, num condomínio muito seguro. No primeiro dia que fui sair de carro, o teto estava completamente tomado por cocô de pombas. Mandei lavar e na outra vez a cena se repetiu. Falei com a síndica e ela providenciou o fim da "residência" das aves, forrando todas as guias que sustentavam as telhas com telas.
Há anos que uma janela de casa está sempre suja por causa delas, que ficam abaixo do ar-condicionado.
-
Quer dizer, também não gosto de pombas.
Elas lá e eu aqui.
-
Na semana passada, de manhã, estava, como quase sempre, fumando na sacada. Levei um susto quando uma pomba pousou no parapeito. Fiz quela gesto tradicional para espantá-la e ela nem aí. Me olhou e começou a andar. Percorreu todo o parapeito e se encostou na parede. Dormiu. Parecia toda arrepiada, doente. No outro dia fui abrir a janela do quarto e uma das folhas não abria. Fui conferir e ela estava ali e deu uma olhada como que estivesse incomodada.
Na sexta, cada vez que apareço na sacada ela surge sei lá de onde. E fica ali, me olhando.
Ontem, com aquele belo dia, logo que cheguei para pegar um sol, ela apareceu. Parecia feliz, porque caminhava de um lado pro outro. Quando virava de costas, a chamava:
- Pixuleco! Pixuleco!
E ela se virava, me olhava e parecia dançar.
Essas pombas.





--


mundo midiático

Desmoralização total!!

Há muito tempo que não compro as revistas semanais. No máximo confiro as capas na Banca da República. Só isso, nem folheio. Confiro com mais entusiasmo as semanais de fofocas televisivas - são muito mais interessantes.
-
Todas as semanas me dão motivo para não levá-las a sério.
Meus amigos, descobriram que o bandido presidente da Câmara dos Deputados tem contas na Suíça
E o que dizem as capas das principais revistas semanais?




Não faz muito tempo que a revista mais canalha do Brasil publicou esta capa:




Leiam este trecho do Tijolaço, escrito pelo amigão Fernando Brito:

As contas de Cunha na Suíça  – mais que as delações de sua propinagem, que se arrastariam num processo necessariamente longo no STF , nada parecido com os rallies de Sérgio Moro no Paraná, foram o prego no caixão da tentativa de depor, imediatamente, Dilma Rousseff , por conta da composição com o PMDB, que dá arrepios aos puristas que não se pejavam em aliar-se e bajular o presidente da Câmara, um homem, naturalmente, de trajetória limpíssima e ideias humanistas e modernas como as dos jovens rapazes de sua redação, amém.

-
Pusilâmines!!
-

Do Sensacionalista:

Fiéis comemoram ‘milagre’ de conta de Cunha
não aparecer na capa de nenhuma revista semanal


--


mundo político

Agora, com uma versão menor.

Dona Dilma, ex-campeã, terminou com 8.

(clica em cima que amplia)



-
Agora, Lula é o campeão absoluto!!

--


mundo midiático 2

Dizem que é "novidade".
Mas estão demitindo e fechando sucursais

O grupo de comunicação, que tem a concessão de canais de TV, com os melhores índices de audiência, é também o campeão da cara-de-pau. A partir de hoje terminam os blocos de notícias, produzidos pelas emissoras no interior. E, acreditem, eles divulgam como uma grande novidade. Isso mesmo, os telespectadores não têm mais as notícias de sua região - o que implica em dispensa de "colaboradores", não? Aí eles falam em "conceitos modernos", sempre com uma expressão em inglês. Isso não é cara-de-pau é cafajestada, mesmo. Dizem coisas assim: "ações para ficarem ainda mais próximos do público gaúcho".
Ou então outra pérola: "mudanças são inspiradas nas premissas do The Communication (R)Evolution, estudo sobre o futuro da indústria da comunicação".
Argh!!!
-
Leiam esta matéria que está no site do jornal A Plateia, de Livramento:

Livramento não conta mais com equipe local de jornalismo da RBSTV

Neste sábado (03), repercutiu pela cidade tão logo foi anunciado, o fechamento da Sucursal da RBSTV em Sant’Ana do Livramento


Depois de mais de 20 anos em Livramento, a Rede Brasil Sul de Televisão, encerra as operações de reportagem com base na Fronteira da Paz. Um sentimento de perda e de incredulidade, semelhante aquele de quem perde um ente querido. A consternação era visível em colegas da imprensa santanense com a extinção da equipe de Reportagem, composta pelo cinegrafista Paulo Leal e a atual repórter Elenice Vieira. Nossa equipe do Jornal A Plateia procurou pelos colegas jornalistas do grupo RBS, tanto Livramento quanto em Bagé, sem resultado até o fechamento desta edição. O coordenador do Núcleo Globo e de Rede da RBS TV em Porto Alegre, Norton Kappel, se limitou a dizer que este assunto está sendo tratado pela comunicação corporativa da RBS.
Em conversas com jornalistas de outras praças da RBS TV, a informação é de que não há mais sucursais no Estado e que outros postos de trabalho também foram extintos, como a função de editor de texto no interior. Alguns funcionários são realocados dentro do grupo para outra cidade. O clima interno também é de tristeza até mesmo pelos vínculos afetivos com a equipe santanense.
Em Uruguaiana, a sucursal de São Borja foi extinta há mais tempo. Quando necessário, os jornalistas da sede viajam os 200 km que separam as duas cidades para realizar uma reportagem. O mesmo deve ocorrer por aqui, porém com os funcionários da emissora da RBSTV Bagé.

Mais mudanças
Em nível de Estado, o RBS Notícias deixa de exibir um bloco local, com apresentadores do interior, já nesta segunda-feira(05). O J.A. também vai ser repaginado, seguindo pesquisa interna da empresa que aponta novos rumos para o telejornalismo da Rede Brasil Sul.
Em 2014, o grupo RBS passou a transmitir a TV Digital na região de Livramento.  A TV COM em Florianópolis já fechou as portas e também houve demissões. Recentemente o jornalista Duda Pinto publicou em sua coluna no Jornal A Plateia, que o diretor-presidente do Grupo RBS, Eduardo Melzer, deve sair do posto.
Livramento
A cidade representava uma das melhores fontes de informações da região de cobertura da RBSTV Bagé, seja pelo turismo de compras, relevância política, ou pela força do campo. Em tom testemunhal, esse repórter recorda com carinho das matérias que publicou levando o nome de Sant’Ana do Livramento para todo o Brasil, através do Jornal da Globo, Globo Rural, Globo Notícia, e também para o mundo pela Globo News, isso quando eu e o cinegrafista Paulo Leal, mostramos o “Xis Ovelha”, lanche que só poderia ter nascido aqui. “Essa terra sempre teve bons factuais; foi aqui que cresci no telejornalismo”, posso afirmar.  Outros aspectos da fronteira também se ressaltam seja pela irmandade entre os povos fronteiriços, ou até mesmo pela violência, como o caso de um homem que deu tiros dentro da Santa Casa, e foi noticiado no Fantástico, em novembro de 2012, pauta na época elaborada pela equipe de Bagé.
A TV Bagé segue retransmitindo a programação da TV Globo no mesmo canal, muda apenas a concepção de jornalismo local da RBSTV Bagé.
Histórico RBSTV Bagé
As tratativas para a instalação de uma emissora de televisão em Bagé começaram na década de 60. Um grupo de empresários da cidade começou a mobilização. Mas o sonho só se tornou realidade aproximadamente dez anos depois. No dia 19 de janeiro de 1967, era inaugurado o canal 6, com o nome de TV Bagé. Na solenidade, gente que marcou época, como o fundador da RBS, Maurício Sirotski Sobrinho, estiveram presentes. No início, o sinal era transmitido apenas para a cidade de Bagé e aos poucos foram sendo instaladas outras repetidoras. Hoje a emissora pode ser assistida em quase toda a região da campanha. A área de cobertura abrange oito municípios entre eles Bagé, Dom Pedrito e Sant’Ana do Livramento.

Por: Eduardo Silva | eduardosilva@jornalaplateia.com - 05/10/2015 às 8:07

--


mundo dos parecidos


Não sabem onde gastar

Quem é o Paulo Sérgio Pinto, Rede Pampa, e o Bill Gates, Microsoft?





--


porto alegre abandonada

Na Zona Sul, tudo como antes

Muita conversa mole, muito "batom" pela cidade. Só naquelas avenidas e ruas que são mais movimentadas, especialmente no Centro, Menino Deus e nas imediações do Parcão. O que mais tenho escutado é que "o Parcão está uma beleza, todo iluminado!!". Grande obra! Ah, e prometem ainda que a Redenção ficará "igual".
Tudo papo furado, conversa para enganar apressadinho!.
Porque a Zona Sul de Porto Alegre continua ABANDONADA!
TODA A ZONA SUL ESTÁ ABANDONADA.
Em 25 de setembro publiquei este post e, adivinhem, NÃO FIZERAM NADA E NEM FORAM CONFERIR!

A ZONA SUL DA CIDADE NÃO EXISTE
NO "PLANEJAMENTO" DA PREFEITURA

TODA Zona Sul de Porto Alegre está abandonada.
Vejam isso:

(clica em cima que amplia)



Esta é a Estrada das Furnas, no bairro Vila Nova.
A maioria dos moradores paga R$ 1.000,00 de IPTU.
Não tem calçamento, não tem esgoto e a iluminação foi retirada de 4 postes.  Lâmpadas queimadas e não adianta os moradores protocolarem reclamação no 156.
-
A via tem 4 quilômetros e 1,2 km de asfalto.
Repito: R$ 1.000,00 de IPTU para trafegar em chão batido, esburacado.
-
Aquele poste à esquerda na foto está com a lâmpada queimada desde fevereiro.
A Prefeitura retirou as luminárias de 4 postes, alegando que não haviam casas.
São uns gênios!! Moradores e pedestres em geral não merecem andar na via iluminada!!

--


mundo midiático 3

Variadas

NOVIDADE DE VERDADE - Informa o Zento Kulczynski:
A ZENTOCOM – Comunicação passará a ser a operadora do Canal 20, antigo NET CIDADE, na cidade de Porto Alegre a partir do dia 1 de novembro de 2015. A grade de programação será mantida, assim como as práticas comerciais e envio de programa.
A partir desta data os programas deverão ser entregues em Porto Alegre, na Rua Anita Garibaldi, 2401 – sala 04 – Bairro Boa Vista.
Estamos certos de que poderemos evoluir muito com o novo formato do Canal 20 e a sua parceria será fundamental para o sucesso de todos.
Logo estaremos enviando mais informações e os receberemos em nossa sede para conversar.
Contatos pelo 51 3029 0271 - 9197 5753.
-
MENOS UM - Faleceu no sábado, em Blumenau, o radialista Celso Ferreira, 74 anos. Lá ele era apresentador da CBN Vale do Itajaí. Natural de Novo Hamburgo, fez carreira em Porto Alegre  Conta o Luiz Artur Ferraretto:
Durante 15 anos, de 1968 a 1983, quando o rádio em amplitude modulada ainda toca muita música, os hits mais populares fazem a alegria dos ouvintes de Porto Alegre no Paradão Nacional, de Celso Ferreira, na Gaúcha. Só o nome do programa dito pelo apresentador com um vozeirão de dar inveja já chama a atenção dos ouvintes. A atração, no entanto, são as diversas participações de comunicadores de todo o país. Para o programa, gravam por telefone radialistas de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo, apontando a música mais executada nas suas cidades. Fora isto, a produção realiza uma pesquisa nas lojas de discos de Porto Alegre. Assim, é montada uma parada de sucessos com 15 a 18 canções apresentadas por Celso Ferreira, em um primeiro momento, nos domingos das 11h15 às 12h45.
Celso Ferreira também apresentou noticiários na TV.
-
É SÉRIA A CRISE - A Globo ficou boa parte da manhã de domingo transmitindo uma "emocionante" partida de vôlei.
-
MAIS UM - Sobre a programação da Rádio Guaíba (futebol americano e MMA).
José Raimundo Tramontini: Nasci quase junto com a Guaíba (57) e sou guaibeiro de meados de 60, acho que o público ouvinte da emissora também ouve "esse negócio de Futebol Americano e MMA". Particularmente ouço e gosto quando tratam de Futebol Americano.
-
DO BALACOBACO - De um dos maiores jornais do universo:
(clica em cima que amplia)



-
MANCHETE LÁ, MANCHETE CÁ - Todos os dias, um jornal local, um dos maiores do universo, "chupa" matérias da Folha de S. Paulo:
Na FSP:
Metade do país acha que
'bandido bom é bandido
morto', diz pesquisa
Segundo levantamento do Datafolha,
45% discordaram dessa pergunta
e o restante não soube responder

N o jornal local:
População de grandes cidades
50% consideram que
"bandido bom é bandido
morto"
-
O JORNAL POPULAR SE SUPERA!! POR ENQUANTO, O MELHOR DE OUTUBRO!!

(clica em cima que amplia)



--
PRESS 164 NAS BANCAS - Já está circulando a edição 164 da revista Press Advertising, com um monte de coisas boas para ler. A começar pelas matérias de capa que fala em desafios.
Na Press, o desafio dos veículos de imprensa de se comunicar com os millennials, o pessoal da Geração Y, entre 15 e 35 anos, que vivem conectados, buscam fazer a diferença no mundo, trabalham no que lhes dá prazer, e são menos apegados aos bens materiais e menos consumistas que a geração anterior. Como produzir conteúdo que atenda às suas expectativas e gostos? Como ser relevante para este novo consumidor de informação? Como competir com as novas mídias digitais? Esses são algumas das preocupações que ocupam o planejamento das empresas de comunicação, nascidas e desenvolvidas no mundo analógico.
Na Advertising, o desafio que as marcas têm que superar para alcançar a mente do consumidor, bombardeado todos os dias, o dia todo, por milhares de inputs publicitários. Como se destacar nesse mar de propaganda? Como furar o bloqueio do firewall natural do consumidor e se fazer notar com uma mensagem publicitária?
As entrevistas da edição, de certa forma, também tratam de desafios.
Na Press, a senadora argentina Norma Morandini, fala do viés autoritário da esquerda em seu país, e de sua decepção com os governos ditos de esquerda.
Na Advertising, o entrevistado é Rafael Prikladnicki, diretor do TecnoPuc, que fala sobre as parcerias para a inovação, que estão sendo tocadas no centro tecnológico.

--


mundo literário

Rico trabalho

Do Paulo Fachel: Convido a todos para o lançamento do livro "A voz que acordava os gaúchos", cuja autora é minha irmã, sobre a carreira de Darcy Reis Nunes, meu pai, que foi da vanguarda do rádio de Porto Alegre.



--


mundo exemplar

Por que os taxistas de Porto Alegre não copiam isso?

No site do jornal O Povo:

Antes do Uber chegar, taxistas se renovam



Taxistas em Fortaleza declararam “guerra” ao Uber, mesmo antes do aplicativo para smartphone que oferece transporte particular de passageiros chegar ao Estado. Mas não usam violência nem ações judiciais. A ofensiva do grupo de taxistas Gold Taxi 9001 é melhorar e aprimorar o serviço.
De terno e gravata, eles são corteses, quando solicitados, comunicativos. Oferecerem mimos aos clientes, como Wi-Fi, água gelada, iogurte, chocolates e o jornal do dia, tudo gratuito. Usam frota nova ao estilo serviço executivo. Tudo isso deixaria a corrida mais cara, mas não deixa. As bandeiradas e tarifa são exatamente as mesmas comuns aos taxistas.
O Gold Taxi 9001 começou com cerca de 30 taxistas há dois meses, com a procura crescente de profissionais, o grupo cresce, segundo Hélio Pereira, um dos administradores do serviço. Estão sendo analisados mais de 70 pedidos de taxistas para ingressar no grupo.
“Somos todos devidamente cadastrados na Prefeitura. Estamos no processo de formar uma nova cooperativa”, revela. Ele explica que o número “9001” que está no nome do grupo faz referência ao ISO 9001, um selo de padrão de qualidade para produtos e serviços.
A semana é de correria, pois estão prestes a lançar um aplicativo móvel e o site para chamada de corrida e outros serviços. Sim, a saída da zona de conforto desse grupo tem a ver com o Uber, que ainda não atua em Fortaleza, mas já está em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Brasília. O app já busca profissionais para trabalhar em Curitiba (PR).

--


mundo esportivo

Comprometimento com a eternidade

"Não quero sair daqui enquanto não der um título ao meu torcedor", diz Roger

--


mundo midiático 4

Perguntinha

Aquele site de "humor gaudério" não existe mais e seus "criativos" foram cooptados como bedéis pelo grupo de comunicação?

--


piadinha


(clica em cima que amplia)



6 comentários:

  1. Excelente a edição de hoje. O Uber mostra que toda a novidade se bem compreendida pode colaborar para qualificar os serviços. Muito boa essa da semelhança com Gates com o Paulo Sérgio que eu havia percebido tão logo postei a foto do Gates aqui no blog em notícia que veiculei.
    Os erros crassos nesses jornais hoje são algo rotineiro e tu bem os exploras. Gosto disto por que pode ser que levando algumas porradas diárias esses ‘sabichões’ criem vergonha na cara. O escritório da maior $onegadora aqui no estado, a RB$ aqui em Tramandaí já foi. Os profissionais agora operam em Home Office. Hahaha...

    ResponderExcluir
  2. Esta atitude dos taxistas de Fortaleza é Darwin puro: "Sobrevivem não os mais fortes ou os mais inteligentes, mas os que melhor se adaptam às mudanças."
    Enquanto isto, aqui no "Sul maravilha", os caras optaram pela violência contra o UBER. (e tem idiota que, preconceituosamente, acha que o pessoal do Nordeste é burro....)

    ResponderExcluir
  3. A RBS vai falecer rapidinho. A TV COM era a única que passava alguma coisa de informação do RS no domingo. No interior, os parentes vivem ligados na SKY e só desconectam o cabo pra ver as notícias da região. E agora nem isso tem. Até tentaram as filiais da Gaúcha, mas bloquinho de 1/2 hora não resolve. O rádio das cidadezinhas dão eco o dia inteiro com a vanera e os recados dos moradores. E até o Zambica mandaram embora. Olha a ZH pra ver se tem notícia dos pagos interioranos. O Correio do Povo dá de relho. E com essa recauchutada da última semana ficou mais apresentável até pro povo da capital. A RBS tá perdidinha na poeira. Na tradicional terra da Revolução Farroupilha os caras falam em (R)Evolution.

    ResponderExcluir
  4. Jornal que pertence a uma igreja evangelica de porto alegre da destaque a THE VOICE DA GLOBO,e nao fala nada do seu reality show da emissora de tv do grupo.

    ResponderExcluir
  5. "Aquele site de "humor gaudério" não existe mais e seus "criativos" foram cooptados como bedéis pelo grupo de comunicação?"

    Infelizmente, procede a informação. Uma pena, eles tinham talento . Mas ao passar para o controle dos CSN, se perderam...

    ResponderExcluir
  6. Pelo menos quanto a essa Rede cara de pau o "o futuro da indústria da comunicação", é sinistro, na minha opinião. Vai ser feito cada vez mais por uns piás sem experiência profissional e de vida(não que isso seja de todo ruim, mas é muito ruim quando largam as criaturas de qualquer jeito no fogo cruzado sem supervisão), com Iphones, ou pior, sem nem sair de trás da mesa, só reproduzido versões oficiais e/ou chupando coisas da internet.
    Eu ouvi eles propagandeando as mudanças como uma baita novidade. Um salto de qualidade... Acho que é um mergulho, direto pro abismo...

    ResponderExcluir