Sexta, 2 de outubro de 2015



Atualizado diariamente ao meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.









O LEITOR DO DIA


O cara está de molho no Hospital Ernesto Dornelles até segunda. Encara uma diverticulite.
Boa oportunidade de colocar em dia os papos internos e a leitura do Blog do Prévidi.
Quem?
O amigão Sérgio Arnoud, que é o presidente da Fessergs, a Federação Sindical dos Servidores Públicos do RS

Bom dia, Sérgio!






QUEM NÃO GOSTA?

Muito, mas muito melhor do que o hino oficial de Porto Alegre.
Não?








mundo midiático

O CORREIO E EU



Foto da Dulce Helfer


Não acompanhei as comemorações relativas aos 120 anos do Correio do Povo. Luis Grisólio, diretor de Novos Negócios do jornal, me enviou convite para ir hoje na empresa, mas não pude. Também não li a edição digital, porque só os que pagam a mensalidade têm este direito. Por isso não sei como foi o tratamento que dispensaram ao mais notório e admirado funcionário do jornal, de todos os tempos, Mário Quintana.
Das poucas semanas que trabalhei no CP tenho bolas lembranças do doutor Breno Caldas e do Poeta.
Conto.
Em 31 de dezembro de 1979 fui passar a virada na casa de uma namorada, também jornalista. Passei o dia em casa, dormindo. Quando ela abriu a porta, veio com a novidade:
- E aí, vais começar o ano desempregado?
Não entendi. Imagina a minha cara.
- Não viu os jornais hoje?
- Estou acordando.
- Ué, está em tudo que é lugar, o Diário de Notícias fechou.
Baita notícia para um dia de Réveillon. Eu era editor no Diarinho. Sabia que a coisa estava feia por lá, mas os funcionários não foram avisados.
No primeiro dia útil de 1980 fui na sede da avenida São Pedro. Claro, todos os funcionários fizeram o mesmo. Recebemos o salário e marcaram um dia para o acerto no Sindicato dos Jornalistas.
Saí para o Centro com o Marçal, ele mesmo, o famoso jornalista João Batista Marçal, o popular radialista. No Mercado Público tomamos umas cervejas e ficamos madrugada a dentro pensando no que fazer.
Recebemos a indenização, tudo certinho. Entre uma cerveja e outra procuramos trabalho. Fizemos até um programa piloto em uma rádio, para o horário da madrugada - ele apresentador e eu repórter. Mas os diretores não toparam contratar, de novo, o Marçal.
Um dia, com a grana da indenização quase terminando, um amigo/colega - não lembro quem - me disse que tinha uma vaga para freelancer no Correio do Povo. Um negócio inédito no tradicional jornal, ainda mais para a função do repórter: Editoria Geral - Carnaval. Tive sorte. Fui lá e no dia seguinte já comecei.
Passava as noites e madrugadas percorrendo as escolas de samba e até as tribos. Tudo. Sempre acompanhado por um repórter-fotográfico. Geralmente me largavam em casa e dormia algumas horas, para escrever a matéria até o início da tarde. Quando me "atrasava" - a festa continuava depois do trabalho - ia direto para a redação. Várias vezes só eu, nas máquinas de escrever do pessoal da Geral. E na diagonal, lá do outro lado do salão, o Mario Quintana, de cabeça baixa, lendo ou escrevendo.
Jamais tive coragem de falar com ele. E tenho certeza de que ele jamais me viu ali sentado - pelo menos era a impressão quer tinha. Algumas vezes, ele saía e voltava alguns minutos depois. Um dia fui atrás e ele foi ao bar, tomar um café com pastel. Passei a fazer o mesmo. Ficava no balcão perto dele, mas como iria incomodá-lo?
Aprendi muito por lá, porque o chefe de reportagem era um cara cordato, que não se importava em ensinar. Anos depois virou uma pessoa repulsiva, que apenas maltratava produtores, repórteres e redatores. Um ditadorzinho. Aí, há anos dei umas notinhas mostrando a personalidade desta figura. Ele não gostou, tentou me processar e não deu em nada.
Voltando ao Carnaval no Correio. Acreditem, fiz as primeiras reportagens no Correio do Povo sobre Carnaval. Até mesmo a  cobertura do Baile Municipal, trajando um ortodoxo smoking. E os dias dos desfiles.
Interessante era a redação do jornal. Eu tinha vinte e poucos anos e a maioria era de senhores. Muitos de ternos e até mesmo gravatas. Ia sempre de "calça de brim", camisa e sandália. De manhã, ia de havaianas. Um dia fiquei até mais tarde por lá e o secretário da redação me chamou:
- Tu podes vir de calça de brim e essas camisas. Mas, por favor, chinelas, não!!
Depois do desfile dos campeões, o meu trabalho terminou. Recebi o meu free e desci na redação. O chefe de reportagem disse que iria falar coimo doutor Breno para me contratar. Que eu esperasse.
Fiquei ali sentado e lá pelas tantas a porta da sala do doutor Breno se abre. Ele, o próprio, bota só a cabeça pra fora e me olha por alguns segundos.
O chefe de reportagem volta e me diz:
- Tu estás contratado. O doutor gosta de ti.
Aí me caiu a ficha. Eu tinha entrevistado o poderoso Breno Caldas para um caderno especial do Diário de Notícias sobre outro grande jornalista, Ernesto Correa. E o Edgar Lisboa tinha me dito que o poderoso tinha gostado da minha matéria.
O problema é que fui ser setorista de um abacaxi: o Tribunal de Justiça, um negócio muito chato. Era audiências com bandidos, papos com juízes, bah!, nada que um guri, quase formado, sonharia em fazer.
Depois de alguns dias no enfadonho posto, um colega de faculdade, Carlos Sávio, me liga:
- Tem uma vaga de repórter de política aqui no jornal. Topas?
Imagina. No jornal concorrente.
Quando falei com o chefe de reportagem ele quase surtou:
- A tua vaga vai fechar!
Não sei se fechou, mas eu fui se repórter da Política.
No ano seguinte, o free no Correio do Povo no Carnaval foi do meu amigão Paulo Ricardo Moraes, o Negão. ou Baiano.


--



REFLEXÃO

ei, eduardo cunha, vai tomar no prefixo...

Denison Mendes, jornalista

--


mundo político

VIP

Do ex-vereador de Porto Alegre, Adeli Sell:

Vocês não podem acreditar.
Presidente de um Diretório Municipal do PT do interior me contata, pede o fone de um deptuado.
Ligo para o Gabinete e a assessoria nao quer dar, quer saber quem é, etc e tal.
Sabe o que fiz? Agradeci e desliguei.
Petista assim não me serve.
Vou mandar uma carta desaforada para o deputado diretamente.

--


mundo midiático 2

Coincidências e bobagens

O criativo e soberbo jornal de Porto Alegre, um dos 5 maiores periódicos do universo - incluindo Marte - adora ler a Folha de S. Paulo. Geralmente copia os títulos; quando os "editores" estão com o processo criativo aguçado eles mudam um pouco, como ontem:
O jornal de Porto Alegre:
Cunha cancela viagem à Itália após denúncias sobre contas secretas
A Folha de S.Paulo:
Cunha desiste de viagem à Itália após investigação sobre contas secretas
-

E essa? Não se dão nem ao trabalho de reler o que escrevem. Num outro diário da capital gaúcha:

Nas primeiras horas da manhã, os policiais conseguiram fechar 100 pontos de tráfico na Restinga, alguns nos condomínios Ana Paula e Camila. Pelo menos 30 presos já foram presas nesta quinta-feira. Outras 16 foram detidas ao longo das investigações. 

-
Olha o UOL entrando pro time (quinta, 22h30min):

Mudanças na esplanada
Miguel Rossetto, do PMDB, assumirá Ministério do Trabalho e Previdência

-
E essa do G1?

A jornalista Priscilla Sampaio, de 32 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (30) em Campo Grande. O velório é realizado desde as 10h (de MS), no cemitério Jardim das Palmeiras, na avenida Tamandaré. O sepultamento está previsto para as 17h.
Ela foi internada na manhã de segunda-feira (28) após reclamar de falta de ar e foi diagnosticada com pneumonia.
A jornalista não resistiu e morreu nesta madrugada. A causa da morte não foi divulgada.

--

mundo maluco

Cruzes!!


L'Etat islamique voudrait planifier un "holocauste nucléaire" sur l'Occident et exterminer 500 millions de personnes

Selon un journaliste allemand ayant passé du temps au sein de l'organisation terroriste, l'Occident ne mesure pas la gravité de la situation.

L'horreur 30/09/2015


--


mundo literário

Queridona!!


(clica em cima que amplia)




--

mundo moderno

Te cuida, Porto Alegre!

Alguns porto-alegrenses querem tornar a cidade a "Capital Gay do Brasil".
Como a Prefeitura de Porto Alegre se mexe tal qual um bicho-preguiça, Canoas está aí, na disputa!
-




A maquiadora Nicolli Di Armanni, 20 anos, é a Miss Diversidade Canoas 2015. O anúncio foi realizado no início da madrugada de ontem, durante a 6ª edição do Concurso Miss e Mister Diversidade de Canoas 2015, realizada na sede da Associação dos Servidores Municipais de Canoas, e que contou com a presença de mais de 300 participantes.
"Esse título é muito importante para mim, era o meu sonho. Espero representar muito bem a minha cidade", declarou ela, minutos após receber a faixa da Miss Diversidade 2014, Priscila Froes e do vereador Paulinho D' Odé. Autoridades do Executivo e do Legislativo municipal, ativistas do movimento LGBT, familiares e amigos dos concorrentes lotaram o local.
-
Na ocasião, o prefeito Jairo Jorge destacou a livre orientação sexual com políticas públicas comprometidas com o respeito às liberdades individuais.
"Canoas é a cidade da tolerância, a cidade da Paz. Hoje é uma noite de beleza e de criatividade, mas é também um momento para aprofundarmos a liberdade e a livre orientação sexual. Vivemos tempos de obscurantismo, mas não vamos nos calar. Estamos aqui para lutar pela liberdade e contra o preconceito. Essa é uma luta de todos nós", ressaltou.

--


mundo midiático 3

"Palpiteiro"

Sobre a nota de ontem, do Alfredo Souto, leitor de São Leopoldo, com críticas à programação da Rádio Guaíba e ao Nando Gross, recebi:
Gabriel Ribeiro - Concordo com o leitor de São Leopoldo sobre a Radio Guaíba ter se tornado a voz do Nando FM, Ele opina sobre todos os temas e seus colegas talvez fiquem constrangidos em cortá-lo o que ficam nítido para quem ouve a radio. Também concordo sobre o programa de futebol Americano um programa que fala para um público muito especifico, que é mais ligado em internet e Tv fechada e  não vai ligar o radio sábado a noite para ouvir sobre o tema. O Juremir é outro que acaba tendo uma superexposição já que participa do Bom Dia,Ganhando o Jogo, Esfera Pública e Guaíba Revista  e que seguramente acaba se repetindo e invariavelmente cansando o ouvinte.
-
Roque - Sobre o comentário de Alfredo Souto, de São Leopoldo: Guaibeiro há mais de 45 anos, quero dizer que concordo com ele em gênero, número e grau, e afirmo que o Nando Gross não conhece o perfil e o gosto do "guaibeiro". Se conhecesse um pouco apenas, não viria com esse negócio de Futebol Americano e MMA. Ele precisa saber que não está na Rádio Gaúcha ou na Farroupilha. Na Guaíba o perfil do ouvinte é outro bem diferente!

--


mundo "antenado"

Me dá uma pena danada dessa gente




--


mundo midiático 4

Mais um que saiu da NET e foi para a TV Urbana




--


mundo curioso

Quem é o guardinha da EPTC?




Muitos leitores acertaram!
Claro, é o fantástico jornalista Milton Cardoso, do programa Repórter Bandeirantes, 22 horas, na Band AM/FM-RS.
Ele explica:
Foi para uma matéria especial para a Band em 2013. O fotógrafo Guerreiro me enviou a foto, eu nem lembrava mais. Foi um dia de fiscalização com microfone escondido, câmera, para sentir a relação dos agentes de trânsito. Percebi a falta de educação dos motoristas  e respeito com os guardas. Foi muito legal.

--


mundo inacreditável

Edu K está em A Fazenda!!

Ele mesmo, aquela maravilhosa figura que foi do DeFalla.
E, pelo que li, já arrumou um monte de bronca com as pessoas que estão confinadas.
A foto oficial:



Conheci o Edu através do Marco Poli. No início desse século.
Ele não tinha esse estilo de cantor sertanejo, né Poli?

--


NÃO É PIADINHA





--


PIADINHA


Estou na dieta da fé!!!
Como de tudo e espero
acontecer um milagre!

Cláudio Andrade, jornalista



6 comentários:

  1. Pouca gente, em estando em seu estado normal de consciência, declina o seu número de telefone para alguns chatos históricos...

    ResponderExcluir
  2. Acho bem bom ter Futebol Americano na Guaíba. Deveria ter Rugby também. Não sei como as pessoas aguentam e como os jornalistas conseguem falar tanto tempo só de futebol e só de dois times. Diversificar é importante e tem público para tudo.

    Aproveitando que se esta falando de Guaíba. Falta uma reportagem de rua mais atuante no programa do Mendelski ou nem tem. Ficam só lendo mensagem dos ouvintes e comentando. Uma ou outra notícia do dia anterior. O Rogério já muito melhor que isso.

    ResponderExcluir
  3. Essa foto da vovó é emblemática. Notem a cancha dela, vivenciando o acontecimento enquanto os babaquaras em volta só pensam em post e "redes sociais".

    Quem sabe, vive, quem não sabe, posta nas "redes sociais" da "rede mundial de computadores" até relinchar!

    ResponderExcluir
  4. Amei esse relato que fizeste sobre o fato de estar tão perto do Mario Quintana e não ter lhe puxado assunto. Algo semelhante me aconteceu, quando o Carlos Urbim, esteve em nossa Feira Literária e, o espírito 'retornar para o escritório' foi mais forte que toda aquela maravilha de infância que ele nos tinha feito reviver e não lhe disse absolutamente nada. Como fazemos a vida por vezes!

    ResponderExcluir
  5. Tchê, o Edu K ainda está no DeFalla, que inclusive tem CD novo gravado saindo logo logo!

    ResponderExcluir
  6. O último apaga a luz:
    http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2015/10/patricia-cavalheiro-se-despede-da-rbs-tv-encerrei-um-ciclo-profissional-4861187.html

    ResponderExcluir