Terça, 20 de outubro de 2015



Atualizado diariamente ao meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.









O LEITOR DO DIA


São centenas, milhares de leitores por mês.
Muitos, fiéis. Já se acostumaram a ler o Blog do Prévidi todos os dias.
Um deles é o Vilian Neumann, que ontem estava de aniversário.
Ele mora em Tapes e trabalha na Prefeitura de Cerro Grande do Sul, na Secretaria de Esportes.
Hoje leva uma vida mais tranquila, em comparação ao tempo em que era árbitro de futebol.


Bom dia, Vilian!






LICENÇA, POR FAVOR

Aí uma música que não esqueço. Foi a primeira que realmente me chamou a atenção. Deveria ter 3, 4 anos e pedia todos os dias para ouvi-la e minha mãe, pacientemente, colocava o disco na eletrola.
O motivo? Acontece que trabalhava na nossa casa uma senhora, negra e gordinha, que eu adorava. E quando terminava a música ela fingia que se jogava dentro da pia.
-
Tempo maravilhoso, nada politicamente correto.
E eu jamais bati numa mulher (e nem mesmo briguei na rua...)












mundo maravilhoso


A NEGA LÚ 
DO PAULO CÉSAR TEIXEIRA




Estou muito contente com o lançamento do livro NEGA LU - UMA DAMA DE BARBA MALFEITA, do jornalista Paulo César Teixeira. Por vários motivos, mas destaco dois: a incontestável competência do PC em contar histórias e a certeza de que vou adorar ler a história desta  personagem maravilhoso de Porto Alegre.
-
Aí, na foto, a Nega Lu ganha a consagração que merece ao circular pelas ruas de Porto Alegre a bordo das linhas T1, C2 e Menino Deus (bairro onde nasceu e viveu até seus últimos dias).
-
Detalhes:
Lançamento 10 de novembro na 61ª Feira do Livro de Porto Alegre.
Às 18 horas, na Sala Oeste Santander, bate-papo com os amigos da Nega Lu – ator e cantor Antonio Carlos Falcão, socióloga Glenda Ávila e Célio Golin, do Nuances (Grupo Pela Livre Expressão Sexual), além de exibição do curta-metragem Nêga Lû, do Coletivo Catarse e do Nuances. Às 20 horas, sessão de autógrafos na Praça Central.
Festa de Lançamento 11 de novembro no Espaço Cultural 512 (Avenida João Alfredo, 512)
A partir das 19 horas, apresentação do documentário Nega Lú, show do Projeto Musical Eletro 80 e seleção musical do DJ Kafu Silva.
-
Não sei quem é o autor
Vim morar em Porto Alegre em julho de 1966 e fui estudar no Colégio Infante Dom Henrique, no Menino Deus, onde já estavam dois primos.
Naquela época não era comum adolescentes terem "atitudes" homossexuais, trejeitos. Raríssimo. No Infante, não lembro se na minha aula, tinha o Luiz Aírton. Ele não parava quieto, nem naquela fila que se formava para entrar na aula.
Eram duas turmas do 2º ginasial, poucos alunos e todos eram, de alguma maneira, amigos.
Claro que alguns colegas, principalmente das turmas acima, debochavam do Luiz Airton. Mas ele era muito mais ferino do que o "humor" dos caras. E tinha um grande aliado: a diretora, que não me lembro o nome, adorava ele. Era uma perua, que dirigia um carro grande, e muitas vezes dava carona pra ele.
No ano seguinte fui para o Champagnat e passei anos sem vê-lo.
Nos anos 70 o encontrei várias vezes e sempre conversávamos. Já era a Nega Lú. Mais tarde, famosa, sempre nos falamos. Como andávamos pelos mesmos lugares a encontrava mais na Cidade Baixa.
Luiz Airton/Nega Lú morreu em 2005 e tenho certeza de que o livro do Paulo César Teixeira vai mostrar esta figura maravilhosa, querida por quem a conheceu.
Pena que não convivi mais com a Nega Lú.


--



mundo midiático

Fim de semana menor?
O fim da "dominical"?


Não existe jornal no mundo, hoje, que suporte pagar a quantidade utilizada de papel por mês. Talvez os chamados jornais populares. De qualquer forma, é muito dinheiro. Muito.
Não tem venda avulsa, assinaturas ou propaganda que pague isso. Hoje, a maioria é mantido porque os empresários consideram, ainda, uma excelente forma de barganha.
Raríssimos são os empresários que admitem isso e levam o veículo para a versão digital, como fez o doutor Gadret, de O Sul.
-
O jornal aquele, que se considera um dos 5 melhores do mundo, teve no ano passado um prejuízo astronômico. E não tem jeito, a cada ano piora - ou melhor, aumenta o vermelho.
-
Os ex-sucrilhetes, atuais comedores de cigarrinhos de chocolate com Dolly, tentam colocar seus conhecimentos do mundo acadêmico mundial para resolver o problema. Inclusive o chefinho de Harvard. Não é fácil.
-
Chegaram a levantar a possibilidade de terminar com a versão papel do tradicional jornal. Mas a família e o conselho de administração não aprovaria.
-
A solução que ganha corpo, mas não resolve o problema - apenas ameniza - é a "criação" de uma edição conjunta de final de semana. Quer dizer, o fim da dominical. E sem classificados, que se mantém mais pela tradição. Ninguém mais compra jornal de domingo por causa dos classificados.
-
Fora isso, menos horas extras, menos tudo.


--


porto alegre abandonada

Promessa antiga

Ontem, a partir de uma foto do Ricardo Stricher, indaguei o motivo de não pensarem em dar um aproveitamento turístico à Ilha do Presídio.
O Mauro Mendes Urban me envia uma matéria de maio de 2009, em que a Associação Amigos do Meio Ambiente, entidade ambientalista de Guaíba,  queria 2,5 milhões de reais para restaurar os prédios, colocar passarelas suspensas para a circulação de visitantes e a criar um memorial sobre a utilização da ilha ao longo do tempo.
-
Bobagem.
Nem os mosquitos vão fazer um tour no que resta lá.
E claro que não teve nenhum empresário maluco para colocar esta grana.
-
Boa desculpa para a Prefeitura de Porto Alegre não se mexer: O Governo do Estado cedeu para a Prefeitura de Guaíba o direito de uso da ilha, em 25 de janeiro de 2006.

--


mundo político

Não acredito



-
Na Folha de S. Paulo:

Dilma rebate Cunha e diz que seu governo não está envolvido em corrupção



-


mundo midiático 2

A manchete do ano!!

Adivinha?


Negociadores sobre mudanças climáticas
voltam à mesa com novo texto

--


mundo dos eventos

Bom momento

O “Tá na Mesa” de amanhã, dia 21, da Federasul, terá como palestrante o presidente da Farsul e Sebrae-RS, Carlos Sperotto. O convidado vai apresentar o tema “Gestões”.
-
A propósito da Farsul, reproduzo texto do advogado e pecuarista Ruy Gessinger:

E se a gente largasse tudo e fosse pra cidade?

Sempre tem um burraldo de apartamento a dizer:
- Bah, vocês andam em caminhonetões!
Ah é? Quer que a gente ande no barro, nas pedras, com tua Cayenne ou tua BMW? O caminhonetão servia para a gente ir na cidade buscar tonéis de diesel para o trator. Mas até nisso as "otoridades" implicam com a gente. Não pode.
Então um caminhão tanque tem que ir  na minha estância para deixar 500 litros de óleo? Tudo bem, só que o custo vai para o boi que eu vendo.
Esses dias eu estava matutando.  Sei que é impossível, para uns que  tem menos de 40 anos, viver sem laptop e sem smartphone; na falta  desses itens essenciais as pessoas tem crises de choro, convulsões e "suicidal tendences". Para alguns é como faltar energia justo na horada novela.
Verdadeiras tragédias.
Mas, e sem comida?
Não estou falando na lagosta e no caviar.
Falo no leite, pão, na salada, na cebola, na carne.
Vamos que eu e meus colegas dos tratores e das colheitadeiras ( e dos caminhonetões), enchamos o saco e decidamos:
- Agora vamos criar e  plantar só para nossa subsistência e o resto do tempo vamos para a cidade. Lá que é bem bom,tem passe livre, bolsa família, Sus, Conselho Tutelar,Samu,Pequenas Causas, cenas de bang-bang ao vivo, ar condicionado de graça nos shoppings, lá não se precisa de chuva nem de sol, tem até remédio e consulta de grátis.
Evidentemente que a população iria sentir falta de pão, asa de galinha, laranja, bife e até da pizza. Três ou cinco dias depois,  o caos. Choro e ranger de dentes.
Os burocratas do governo sugeririam uma intervenção nos campos e lavouras.
Para tanto nomeariam um CC, é claro.
Este, chegando nas nossas terras, diria: cadê os 50 funcionários daqui?
Ao saber que a maioria das propriedades é tocada pela família, providenciaria contratos emergenciais para seus apaniguados. Estes ao desembarcarem das vans, olhariam para uma bolsa de sementes de azevém e ordenariam: atira fora esse alpiste para canários e procura as sementes de bolinhos de carne,  de farinha  e sagu. Um dos CCs, vendo um saco  de sementes de soja  diria: e o que são essas bolinhas aqui?
Ao que o caseiro, palitando os dentes , observaria respeitosamente:
- É só uma ideia... quem sabe não é melhor "vasseis" trazer os dono de volta?

--



mundo midiático 3

Variadas

CANALHAS!! - Felipe Chemale, bom profissional de rádio, está a disposição do mercado. Os terroristas do canhão são implacáveis, até mesmo para quem está voltando de uma licença médica.
-
CALMA - Informa a Rádio Guaíba: "No último vendaval na madrugada de quarta para quinta, dia 15, todo o telhado dos transmissores da Rádio Guaíba foi arrancado com a força do vento, deixando todos os nossos equipamentos debaixo d'Água. Estamos trabalhando incansavelmente para restabelecermos o sinal 720 AM o mais breve possível. Sabemos que o prejuízo é grande, mas acreditamos que voltaremos o mais breve possível e ainda mais fortalecidos." Por enquanto, vai na FM 101.3.
-
SUÍÇA OU SUÉCIA? - Modernidades de um dos 5 melhores jornais do mundo:



-
NOVIDADE - Estreia no próximo sábado o programa Menu União – Gastronomia & Papo de Bar, que vai tratar do mundo da gastronomia com um olhar diferenciado, informal e com pitadas de irreverência.  Com apresentação do jornalista Martin Behrend, o programa irá ao ar sempre aos sábados, das 15 às 16 horas, através da 105.3 e também pela 99.9, de Pelotas. “A proposta é abrir espaço para pautas com chefs premiados internacionalmente, passando por profissionais que atuam no setor de alimentação até FoodTrucks e operações diferenciadas do mundo da gastronomia”, explica o jornalista.
Há 35 anos no ar, a Rádio União FM está trazendo para seus ouvintes diversas novidades, como a contratação de novos profissionais e o lançamento de novos programas. Estas mudanças fazem parte do plano estratégico da empresa, que visa se tornar referência no segmento adulto-contemporâneo. “Nossa proposta é ampliar os programas em rede, com transmissão em Novo Hamburgo e também em Pelotas. Além disso, ainda no primeiro semestre de 2016 pretendemos inaugurar novas unidades no interior do Estado e em Santa Catarina", reforça Jorge Flores, gerente da 105.3.
-
LANÇAMENTO - Será lançada hoje, a partir das 19 horas, com coquetel para convidados na loja Dell Anno da Nilo Peçanha, em Porto Alegre, a nova edição da Revista Best Home. A publicação traz uma matéria sobre turismo na Antártida, um caderno especial sobre Pelotas, com grande reportagem do famoso restaurante Chu, e o novo espetáculo do Grupo Tholl, entre outras reportagens. A publicação do Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum tem a participação editorial da Faro Comunicação Estratégica. 
-

FOI 

Rachel Sheherazade pede
demissão da Jovem Pan


--



mundo das piadinhas


(clica em cima que amplia)






Um comentário:

  1. O jornal de domingo chega na tarde de sábado, portanto pode ser feita uma edição só, pois não tem notícia nova.

    ResponderExcluir