Terça, 12 de janeiro de 2016



HORÁRIO DE VERÃO

Atualizado diariamente até às 10 horas.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.








Semana das antigas 2


Aquarela do Brasil, de Ary Barroso (1939)







mundo paradisíaco

Paraíso do cocô




Aí está um paraíso que a gauchada adora!
Canasvieiras! Pagam caro para se hospedar, para comer, para tudo.
É um horror a exploração, mas os gaúchos adoram ser explorados.
Tudo bem, cada um faz o que quer do seu dinheiro.
-
Li um post no Facebook do jornalista Ricardo Giusti. O título é "Badalada Praia de Canasvieiras está imprópria para o banho".Um trecho: "Já tive diarreia e minha filha vomitou uma noite toda".
-
Bem, aí fui dar uma olhada no Google.
No início do ano passado, a situação era essa:
Florianópolis é a cidade com o maior número de locais analisados, 66, e que apresenta mais locais de balneabilidade reprovados, são 34 no total. Na sequência, aparece Balneário Camboriú, no Litoral Norte, com nove de 14 praias consideradas inapropriadas e Itapema, com cinco de oito pontos desaconselhados para os banhistas.
-
Meus amigos, um terço das praias de Santa Catarina estão impróprias para banho!!!
-
No Uol, 9 de janeiro de 2016:

O primeiro relatório do ano da Fatma (Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina) sobre as condições das praias catarinenses mostrou que 35 dos 75 pontos analisados na cidade de Florianópolis (SC), incluindo ilha e continente estão impróprios para banho. Tecnicamente, isso significa que há mais de 800 coliformes fecais para cada 100 ml de água.
O norte da ilha concentra a maior parte deles, sendo que a praia em situação mais crítica é a de Canasvieiras, que está imprópria em toda sua extensão. No teste anterior, divulgado no último dia 18, somente dois de oito pontos estavam próprios. O relatório avaliou 208 pontos em praias de todo Estado de Santa Catarina, sendo que 137 estão próprios e 71 impróprios.
Nesta sexta-feira (8), a prefeitura divulgou que 57% dos imóveis do entorno do rio do Brás (que fica justamente na região mais afetada, entre as praias de Cachoeira do Bom Jesus e Canasvieiras) estão com seu seus sistemas de esgotamento sanitário irregulares. Segundo Marcio Luiz Alves, diretor de proteção dos ecossistemas da Fatma, o motivo é das condições de não balneabilidade é a grande presença de esgoto clandestino na região e o aumento da população, por conta da chegada de muitos turistas.
(...)
Desde o fim de semana, aumentaram os relatos de virose, vômito e diarreia, principalmente entre crianças. A psicóloga Elisa Ferreira contou que no final de semana foi à praia dos Ingleses com o neto Pietro, de dois anos. Na segunda-feira (4), precisou levá-lo ao pronto-socorro por conta de vários episódios de vômito. "Para minha surpresa, mais de 100 crianças estavam à espera de atendimento pelos mesmos sintomas, e tinham tomado banho na mesma praia", relatou. Ela encaminhou o caso à Vigilância Epidemiológica da Capital para melhor investigação.
O superintendente de vigilância e saúde da Secretária de Saúde do Estado de Santa Catarina, Fábio Gaudenzi, disse que Florianópolis é a cidade com o maior número de de casos de viroses e doenças diarréicas em todo o Estado, mas não confirmou se o aumento dessas enfermidades está além da média registrada durante o verão, muito menos se essas infecções estão relacionadas com as águas contaminadas.
"O padrão de transmissão que a gente identificou é o de doenças virais. Essa contaminação pode ser pela água, por conta de fezes contaminadas, mas também por transmissão respiratória. Há vírus entéricos (que vêm dos intestinos) que podem ser transmitidos pelas gotículas de saliva, o que pode acontecer em locais com grande aglomeração", detalhou Gaudenzi, que também é médico infectologista.
-
Santa Catarina é algo como a casa da mãe joana.
No litoral, então...
O que fizeram com Camboriú? Aqueles prédios de 40 andares na beira da praia!
Lá tudo pode!!
Nas praias mais aprazíveis existem mansões na beira da praia.
E nos morros?
Quem dá autorização para estas construções?
-
Claro que o esgoto deve ir direto para o mar. Não tenho dúvida disso.
Ainda no Uol, uma beleza de explicação das "autoridades":

A Casan, responsável pela gestão do esgoto de 200 dos 295 municípios catarinenses, se exime da culpa e, por meio da assessoria, argumenta que 100% dos bairros do norte da ilha tem rede, coleta e tratamento de esgoto na região de Canasvierias, Cachoeira do Bom Jesus e ao redor do Rio do Brás. O problema seria que "as casas não interligam seu esgoto na rede que está pronta".

São uns pândegas esses catarinas, não?


--


mundo paradisíaco 2


Do jornalista Clovis Heberle:

Todo litoral de SC está marcado por bandeiras vermelhas que indicam praias impróprias para o banho, e a pior situação é de Canasvieiras e de Ingleses, afogadas em poluição. Nos últimos três dias 215 pessoas foram atendidas na UPA do norte da ilha por causa de viroses causadas por coliformes fecais.
Os turistas vão para lá para serem explorados e pegar doenças.


--


mundo muderno 1

Não entendo, não adianta!

Por que algumas mulheres fazem biquinho nas fotos?
Não adianta explicar.





--



mundo muderno 2

No popular, taradão!!


--


mundo perverso

Escreve o adorável jornalista Paulo Motta.


SANIDADE


Éramos loucos naqueles anos 80 que começavam no domingo e nunca mais terminaram, em Porto Alegre.
Acordávamos ao som do Hotel Califórnia e do The House Of The Rising Sun, amontoados num apartamento quarto-sala no centro da cidade, com alguma menina vestida com aquela minha camiseta que eu nem sabia onde estava. Elas descobrem.
Uns cinzeiros entupidos de cigarros e pontas e nós ali, esperando o mundo acordar.
Maria do Socorro, a Mary Help, limpava o apartamento antes de ir embora, embora ela nunca tenha ido embora da minha vida, fugida do Circo Roskov, onde era engolidora de fogo e, eventualmente, espadas.
Nos conhecemos num boteco da Fernando Machado e os grandes negros olhos dela me contaram que fugia do namorado palhaço que descobriu seu - dela - caso com o homem-bala.
Mary Help me encantou durante um tempo depois sumiu. Mas ficou no meu coração e seu cheiro eternizou-se na minha camiseta que perdi. Assim como perdi muita coisa nesse caminho doido que percorro, desde anos 80.
Espero que ela tenha deixado de engolir fogo. Espadas, não sei!


--


mundo midiático 

Variadas


TV NO LITORAL - Pra resumir, imagem boa na TV só na Band, SBT e Globo. Não entendo como uma potência como a Record não aposte no Litoral gaúcho. A Pampa/Rede TV! depende do bom humor do doutor Gadret.
-
PASSEI! - Os candidatos que estão realizando o vestibular da  UFRGS recebem gratuitamente a quinta edição da Revista Passei!. A publicação é uma alternativa de leitura para o momento de tensão que antecede as provas. Reportagens orientativas e divertidas fazem a diferença na revista.
O psicólogo Fernando Elias José traz dicas de como trabalhar a mente para cada dia de prova. Já a nutricionista Jenifer Melo orienta sobre como a alimentação pode ser aliada no desempenho do candidato. Professores do Fênix Vestibulares reúnem informações para a revisada final no conteúdo. Para completar, formandos da própria UFRGS adiantam o que o futuro calouro terá pela frente no seu respectivo curso.
“A ideia da revista surgiu em 2012, quando percebi que vestibulandos eram metralhados de material publicitário que só aumentava o nervosismo. A Passei vai na contramão disso. Nosso objetivo é tranquilizar e refrescar a mente dos candidatos. A ideia deu tão certo que dobramos a tiragem para 20 mil exemplares e distribuição em 32 locais de provas”, afirma o jornalista Gustavo Gossen, editor da Revista Passei!.
A capa da revista contém uma surpresa. O vestibulando que preencher seu nome e seu curso na faixa de bixo e publicar no Instagram com as marcações dos perfis da Revista Passei (@revistapassei) e do Fênix (@instafnx) concorre a um iPhone 6.
Para conferir a versão digital: http://issuu.com/revistapassei/docs/passei5
-
QUE TIME!




--


mundo muderno

Esse sim, o vídeo mais acessado em 2015
(Não foi o da Maísa)

Quase 100 milhões de visualizações.






--


mundo dos anjinhos


"Não fazia mal a ninguém"

No final de semana passado mataram o MC Bravinho.
Em Viamão.
Seu maior sucesso foi 5 Balas no Pente.
Intindi.


--


mundo festivo

O Roberto Brenol Andrade estava lá!

Foi no último dia 8 a inauguração da Praça Batalhão Suez, junto ao prédio da Procergs e da Praça dos Açorianos, em Porto Alegre. É um monumento em homenagem aos gaúchos que participaram da Força de Emergência das Nações Unidas (ONU) na Faixa de Gaza por 10 anos, entre 1957 e 1967.
Após anos de espera, a praça foi finalmente urbanizada, graças ao apoio financeiro de oficiais e praças que integraram a missão, além da colaboração, com pessoal e material, do Comando Militar do Sul, da Smam, da vereadora Mônica Leal (PP) e do Sinduscon-RS, por meio do presidente Ricardo Sessegolo. (Alfredo dos Santos, presidente da Associação Brasileira dos Ex-Integrantes do Batalhão Suez-RS).
O jornalista Roberto Brenol Andrade, feliz da vida, orgulhoso, estava lá!
Meu amigão!!










--



mundo das piadinhas

Rapidinha

Dois amigos se encontram. Um deles pergunta:
- Tche, que tu acha de sexo a três?
- Acho fantástico!
- É mesmo? Então começa a chegar mais cedo em casa.



3 comentários:

  1. Para quem, como eu e a turma da minha geração, conheceu o litoral catarinense na década de 70 - íamos de carona até Garopaba...), é chocante ver o que aconteceu lá. Mas parece que contra a ganância e a ignorância não há obstáculos: aqui no Imbé, planejado para ser Cidade-Jardim, está tudo pronto para o início da construção de edifícios, sob os aplausos dos políticos locais.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Prévidi,
    A Prefeitura de Florianópolis foi eficiente para solucionar a crise de Cagasvieiras: entre 10 da noite e 4 da manhã, fizeram uma barreira com areia da praia mesmo para não deixar o esgoto chegar no mar.
    Agora tem um piscinão de cocô e o mar cheio de cocô para os turistas escolherem o que mais lhes convém.
    Agora vai!

    ResponderExcluir
  3. As praias de Floripa tem problemas, todos sabem, especialmente algumas do Norte da Ilha, mas são 42 praias e a Fatma analisa cada uma delas. Eu duvido, pois sou gaúcho e muito frequentei nosso litoral contamido por esgoto, que o mesmo trabalho seja feito ai. Se fizerem o numero de praias com problemas é grande proporcionalmente ao de Sc

    ResponderExcluir