Terça, 5 de janeiro de 2015



HORÁRIO DE VERÃO

Atualizado diariamente até às 10 horas.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.








Semana dos Festivais 2










mundo crítico

O Adeli Sell* escreve sobre o "Quer Fazer um Programa?"

O PRIMEIRO ROMANCE DO PRÉVIDI


Apesar de minha formação acadêmica pregressa, formado em Letras, professor  de Literatura, confesso que estavam ausentes os livros da espécie nas minhas leituras.Ando focado no Direito, na Política e no Urbanismo e isto me enche de prazer, ideias e  dúvidas também.
Mas não poderia deixar de lembrar o que sempre me disseram: "nunca deixe de ler romances".
Recebi o convite para o lançamento do livro do jornalista José Luiz Prévidi,.Lá fui, recebi autógrafo, tirei foto com a fera,  encontrei amigos.
Li de uma sentada as 100 páginas de "Quer fazer um programa?"
Segundo o próprio Prévidi, "o tema predominante do 'Quer..' jamais havia sido uma das minhas preocupações filosóficas ou mesmo religiosas: a morte."
Acontece que quando falamos em romances e pensamos em morte, logo nos vem à cabeça a leitura de um calhamaço de   teses filosóficas.
Mas nestes tempos de modernidade líquida, para alguns pós-modernidade, tempos de pressa insensata, ninguém vai escrever um romance como O Amante de Lady Chatterley (Lady Chatterley's Lover no título original em inglês),  escrito por D.H. Lawrende em 1928. Fora um escândalo na época.
As curtas histórias do personagem morto que relembra seus amores, desamores, façanhas sexuais não se assemelham ao realismo do mestre inglês, nem me parece ser a pretensão do autor brasileiro, nascido no Rio e criado por aqui.
É uma espécie de "novela" como alguns críticos costumam chamar os romances mais curtos. Mas em tempos de novelas televisivas, não tratarei este romance como "novela". Seria uma afronta.
Na verdade, o autor usa as histórias de amor, desamor e sexo de seu personagem mais para mostrar a finitude da vida, o não fruir a vida por causa do trabalho e a busca do bem estar, com uma baita casa, um baita carro, filhos e esposa numa boa. Ele não se abate com as críticas feitas  a  suas bebedeiras e aventuras passadas. Lastima que vai cedo desta.
Sente, fica triste, lastima não poder viver mais tempo. Sente que poderia viver mais, curtir mais.
Ele morreu "do coração", aparentemente dormindo, de uma sexta para um sábado, "acorda" vai ler jornais e tomar café, e a casa está estranha, vazia, nada da mulher, nada dos  filhos, vai lembrando suas aventuras, o bem que lhe fizeram em geral, mas não gosta de ser interrompido no seu divagar pela visita dos que já foram, que insistem em simpáticos convites para ir junto. Trata os que lhe batem à porta bem, afinal são queridos seus do passado, sendo que a puta com quem nunca fez nada é a que mais lhe toca, pelo que não fez. Aí está o mote. Não ter feito, não ter feito mais, aproveitado mais....
E ele vai para a última morada. Sem poder fazer o que não fizera até então...
Descreve a cena do cemitério e se vai....
Afinal, como disse, nestes tempos de pressa insensata, de internet, dos 140 toques, da pouca ou nenhuma reflexão, ler um romance curto, enxuto, sem firulas, mas com uma boa puxada na reflexão da vida e da morte, faz bem a qualquer um.
Indico!

*Adeli Sell é escritor e consultor.


--



porto alegre abandonada


O CRIADOURO DE MOSQUITOS
DO PREFEITO FORTUNATI


Abandono por toda a cidade


Impressionante o post do André Rosa, no Facebook. Foi no final do ano:

 Lugar que já foi importante símbolo e ponto turístico de Porto Alegre hoje virou um verdadeiro criadouro de Aedes Aegypti. Graças ao governo Fortunati e Sebastião Melo. Obrigado, prefeito e vice!



Há alguns meses passei por lá com uns amigos e comentei que tinham abandonado a reforma.
Saltaram na defesa:
- Não! Estão trabalhando, é uma obra complexa!
Evitei discutir, mas sabia que deveriam apenas limpar o lago e dar uma geral nos jardins. Nada demais.
Agora, cobrei dos mesmos amigos e eles estão indignados com o descaso da prefeitura.
-
Olha, sempre considerei - e escrevi várias vezes sobre isso: Olívio Dutra foi o pior prefeito de Porto Alegre. Por inúmeras burradas. Mas a maior de todas foi ter terminado com as escolas de turno integral, por decisão de uma mulher de cabelo roxo, que distribuía merengues, e que foi a secretária de educação. Uma rápida pesquisa no Google se constata os disparates que essa mulher falou e escreveu sobre o turno integral. Hoje, não sei se anda por aí, mas deve se envergonhar do que fez.
No entanto, estou convicto do que pior do que Olívio Dutra é José Fortunati.
Basta constatar o que ele NÃO fez na cidade. O que tem de obra inacabada é uma barbaridade!
Não entendo como ele ainda consegue ser cheio de pose.
Para terem uma ideia, os corredores de ônibus eram para estar em funcionamento na Copa.
Nada, nenhum está pronto.
Mesmo assim, o corredor da avenida João Pessoa já passou por três reformas!
Porto Alegre está assim: uma cidade de obras abandonadas!!
Suja e fedorenta!!
-
No feriadão fui levar um pessoal de Minas Gerais para conhecer a Zona Sul.
Se apavoraram com a grande quantidade de lixo nas ruas. Antes da Vila Assunção tem um lixão vergonhoso!


--


mundo político

Tudo bem José Ivo, 2016.
O que fazer além de pagar salários?


Tá certo que quase metade da população ativa de Porto Alegre é de funcionários públicos.
Não conheço dados sobre os servidores no Estado, mas é um imenso número.
Mas, governador José Ivo, passamos 2015 assistindo o senhor e o Mogadon falando apenas sobre o pagamento de salários.
Vou te contar, torrou a paciência!!
É evidente que sabemos da importância da categoria, mas o RS não se resume ao pagamento de salários - se vai parcelar, se vai atrasar, se não vai pagar.
-
Acredito que expresso o pensamento de toda população: está na hora de buscar investimentos. Esse papo de que "precisa arrumar a casa" não tem fim!
Todo mundo sabe que o senhor, José Ivo, recebeu um Estado quebrado, devendo o que não tinha. Por isso que o Tarso Fernando até foi de muda pro Rio de Janeiro e de lá deve estar dando risada do pepino que passou adiante.
Mas, CHEGA!
Tem que tirar dinheiro do fiofó!!


--


mundo fashion

Petistas, "tri-de-esquerda", descobriram Punta

Esses exibidinhos são uns bobalhões. Descobriram que Punta Del Leste é legal e "não tem pobre", como nas praias daqui. Decidiram gastar a grana que ganham com suas CCs federais num país de esquerda, de verdade. Para sonhar.
Os posts que li no Facebook são muito engraçados.
Lembram quando, no século passado, a gauchada invadiu Santa Catarina e adorava ser explorada (aliás, como ainda é hoje)? Pois é, só que agora os petistas/CCs federais descobriram Punta.
Quer saber?
Pobre Uruguai!!

-

Sobre o inchaço da folha de pessoal do Executivo Federal:
Entre 2002 e 2015 ingressaram na administração pública 129.880 servidores, mas a qualidade dos serviços não melhorou. No total, são 628,7 mil funcionários ativos. Na estrutura administrativa, há cerca de 100 mil cargos com gratificações, sendo que 22,5 mil são os chamados Direção e Assessoramento Superior (DAS), que aumentaram 22% nos últimos 13 anos.


--


mundo trouxa

Sabe o que é colocar dinheiro fora?

No Correio do Povo:

Inter estima arrecadar R$ 75 milhões com sócios em 2016



--


mundo reflexivo

Fique calmo,
daqui a 4 segundas
já é Carnaval!


Cláudio Andrade, jornalista


--


COMPRAR?





Simples.Envia pedido para jlprevidi@gmail.com que vai pelo correio sem despesa.

Ou na Banca da República.
(Rua da República esquina avenida João Pessoa - Porto Alegre)



--



mundo do consumo

Já vai tarde

O Ministério Público do Trabalho obteve, recentemente, no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região condenação da Walmart ao pagamento de R$ 1 milhão de indenização por dano moral coletivo.
O MPT instaurou, em 2010, procedimento para apuração de acidente de trabalho fatal ocorrido nas dependências da rede. Se constatou que a vítima - Davi Moraes -, não era empregado, mas sim trabalhador avulso filiado ao Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Armazenador e Movimentadores de Mercadorias em Geral de Triunfo e Canoas. Eram condições precárias de trabalho para seus empregados e trabalhadores avulsos e terceirizados. Não adotava qualquer medida de prevenção para evitar acidentes de trabalho.
-
O procurador do Trabalho Luiz Alessandro Machado ajuizou ação civil pública com pedido de antecipação de tutela. O Juízo da 2ª Vara do Trabalho de Cachoeirinha julgou os pedidos improcedentes, sob o fundamento de que as condutas prevencionistas já haviam sido tomadas, destacando que as medidas propostas pelo MPT na inicial, a fim de evitar que outros acidentes ocorressem, foram providenciadas tanto pelo Sindicato agenciador da mão de obra do empregado à época, quanto pela ré, tomadora de serviços.
A procuradora do Trabalho Aline Maria Homrich Schneider Conzatti recorreu e postulou a reforma da decisão, sustentando que eram insuficientes os documentos juntados para confirmar que as medidas prevencionistas solicitadas foram tomadas. Participaram do julgamento os desembargadores Clóvis Fernando Schuch Santos (relator), Brígida Joaquina Charão Barcelos Toschi e Karina Saraiva Cunha.


--

porto alegre abandonada

Muito bom!

Não se iludam, Porto Alegre continua ainda mais abandonada pela Prefeitura.
O que é bom é que uma boa parcela da população está em férias e a cidade está semi-vazia.
As avenidas e ruas estão tranquilas, mesmo que alguns babaquaras, que não sabem dirigir, ainda estejam por aqui.


--


mundo muderno

Gostei!

Com esse monte de novidades que surgiram nos últimos tempos nem sei mais se isto é uma novidade.
Mas gostei.
Dá uma olhada:

www.futureme.org

--


mundo midiático

Variadas

NO LITORAL - Nova edição do Mais Verão SBT RS, em Imbé, parceria do SBT RS com o SESC, está a milhão até 21 de fevereiro. O projeto tem uma arena montada na beira da praia, com brincadeiras para as crianças, aulas de ginástica para os adultos, espaço reservado de empréstimo de acessórios de praia, música, diversão e muito mais.
A cobertura completa das atividades no litoral estará durante a programação do SBT RS, nos jornais SBT Rio Grande apresentado por Marcelo Coelho e o SBT Rio Grande 2ª edição comandado por Edieni Ferigollo. A dupla Ricardo Vidarte e Débora de Oliveira também vão levar o campinho do SBT Esporte para Imbé, com entradas ao vivo e reportagens da beira da praia. Anonymus Gourmet com receitas especiais de verão. E Capu vai agitar o Masbah! nos próximos meses no litoral.
"Será um verão de muita atividade, cobertura jornalística, entretenimento e diversão numa das praias mais movimentadas do litoral gaúcho. E este é o terceiro ano seguido que estamos com essa parceria de sucesso com o SESC e a Prefeitura de Imbé", afirma o diretor regional Luis Cruz.
-
BAITA UTILIDADE PÚBLICA - Jornal local termina "informando": A partir da meia-noite os táxis terão um reajuste de 7,82 por cento.
Não era muito mais óbvio dizer que a bandeirada normal passou de X para Y?
Mas, não, para o "jornalismo muderno" as porcentagens dão um ar de "credibilidade".
-
A GLOBO NOS SURPREENDE - Foi emocionante a homenagem ao Toni Tornado, num Zorra de dezembro passado. Ontem postei o vídeo do TT cantando BR-3 em um dos históricos festivais. Aí o amigo Glauco Fonseca me mandou esse link.
A homenagem começa aos 4 minutos:
http://globoplay.globo.com/v/4701386/
-
BAITA INFORMAÇÃO - Quem assistiu foi a jornalista Vera Helena Guimarães:
Repórter do Fantástico fazendo boletim sobre desaparecimento de uma aeronave que ia para Paraty, diz que não havia confirmação de quantas estavam no avião... Mas extra oficialmente estavam o piloto e o co-piloto... Hahaha imaginem se eles não estivessem...


--


mundo catarina

Coisas do Paraíso

A dica é do jornalista Clovis Heberle:

Um toque para a gauchada que vai aos milhares curtir as praias catarinenses neste verão: ao voltarem, pisem no freio ao passar a ponte sobre o rio Mampituba.
Logo após a ponte há uma placa que limita a velocidade a 60 km/h - o posto da Polícia Rodoviária Federal fica logo depois - e ao lado um pardal.
Para quem vem a 110 é difícil baixar a velocidade e ... lá vem multa.


--


mundo marítimo

Sabe quando isso vai chegar no RS?

Só quando o Governo conseguir fazer alguma coisa além de pagar salários.
É uma grande solução para praticamente terminar com os afogamentos no mar
É um drone que solta uma boia ao identificar uma vítima que esteja se afogando.
A  novidade é do Corpo dos Bombeiros para o verão do Rio de Janeiro.
Já no primeiro dia "Operação Verão 2016", o drone foi usado em caráter experimental. Inicialmente, somente em Copacabana.
O drone leva a boia e localiza a posição exata de uma vítima com a ajuda de uma câmera acoplada e, em seguida, solta a boia. Dessa forma, a pessoa pode se manter à tona enquanto espera pela equipe de resgate até um local seguro.
Os drones também estão sendo usados nos finais de semana e em feriados para auxiliar no policiamento.




--


mundo dos vinhos e afins

ABS-RS a mil!

2015 foi repleto de atividades e pavimentou a base do capítulo gaúcho da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS). Logo após a posse da nova diretoria, em março, a entidade iniciou uma série de projetos tendo como principal objetivo ampliar o hábito do consumo do vinho não apenas no Estado, que é o maior produtor da bebida, como também em todo o país.
Dois meses depois, a ABS-RS promoveu sua primeira aula. O local foi o Núcleo Cultural do Vinho, da Fundação Ecarta. A palestra foi ministrada por Vinícius Santiago, sommelier e diretor de cursos da associação. Na oportunidade, ele apresentou um panorama geral da produção vinícola no Estado como também antecipou possíveis tendências. "Quis o destino que justamente um instituto que congrega professores nos recebesse. Nada mais natural para a ABS-RS que, desde o seu nascedouro, tem o ensino da cultura do vinho em seu DNA", destaca Andreia Gentilini Milan, presidente da ABS-RS.
Reforçando seus vínculos com entidades de classe, a secção gaúcha da ABS apoiou a Associação Riograndense de Imprensa que promoveu em junho um curso básico de vinhos por ocasião das comemorações dos 80 anos da ARI. A aula com degustação apresentou sete rótulos produzidos na Campanha gaúcha, a mais recente zona produtora da bebida no Estado. Cerca de 25 jornalistas foram apresentados ao fascinante mundo do vinho que, cada vez mais, tem ocupado espaço na mídia por ser um hábito prazeroso e saudável quando apreciado com moderação.
-
Em junho, a edição 2015 da Feira do Dia do Vinho, em Porto Alegre, foi palco do lançamento oficial da ABS-RS. Em parceria com a Phoenix Eventos, que organiza a feira, a associação ministrou sete dos dez cursos oferecidos. As palestras foram ministradas pelos sommeliers Maurício Roloff, Júlio César Kunz, Marcelo Vargas e Vinícius Santiago que fazem parte da diretoria da associação. Todas as aulas tiveram lotação máxima e, no total, mais de uma centena de pessoas compareceram. Neste mês, a ABS-RS repetiu a dose na 12ª Feira Brasil de Espumantes que aconteceu na Usina do Gasômetro, também na capital gaúcha.
Lúdico – e também profundo
Provando que é possível unir o prazer ao aprendizado, o Barco Cisne Branco, em parceria com a ABS-RS e com a loja virtual Vinhos & Vinhos, promoveu em agosto o Happy Hour de Vinhos a Bordo do Cisne Branco. O evento foi a primeira degustação realizada no barco em navegação. A condução do evento, uma combinação entre o charme do vinho e o glamour do Guaíba, foi de Maurício Rolloff. Tendo como cenário o mais belo pôr do sol do Brasil, o passeio foi repetido em dezembro com os mesmos apoiadores.
-
Setembro foi um marco para a secção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers.
No dia 11, data que comemorou os três anos de fundação da ABS no Estado, foi dado início ao curso de formação de Sommelier Profissional. As aulas estão sendo ministradas pela secção paulista da ABS. O curso é conduzido por experientes diretores da ABS-SP – Arthur Azevedo, Mario Telles Jr. e José Luiz Borges, que já presidiram a entidade em mais de uma oportunidade e são professores do curso de formação de Sommeliers e Profissionais da ABS-SP, um dos mais conceituados do país.
-
A primeira turma tem 40 alunos. Além de profissionais da cadeia do vinho, também fazem parte do grupo médicos, advogados, médicos e profissionais liberais, entre outros. O principal diferencial do curso é que as aulas são lecionadas dentro de vinícolas. Miolo, Aurora, Chandon, Don Guerino, Salton e Casa Valduga, além do Spa do Vinho, apoiam a iniciativa. O módulo final, o de serviço, será feito em março nas dependências do Spa do Vinho, sede oficial da ABS-RS, inaugurada no dia 12 de setembro. Para 2016, a ABS-RS projeta intensificar a oferta de palestras e cursos, além de abrir o processo de inscrição de sócios.
-
Além da presidente Andreia Gentilini Milan, também compõem a diretoria da ABS-RS o vice-presidente Orestes de Andrade Jr., a tesoureira Regina Fexas e os diretores Julio César Kunz e Marcelo Vargas (marketing), Maurício Roloff e Vinícius Santiago (cursos/eventos) e Junior Maroso e Marcos Graciani (institucional).


--



mundo das piadinhas


Rapidinha


- Alô, é da farmácia? - Sim, o que o senhor deseja? - Quero me pesar.



Um comentário:

  1. Esse pardal de Torres, já me surrupiou algum dinheiro. De 110 km por HR, para 60, num segundo, é um ótimo captador de dinheiro, pelo governo. Vão ser criativos no raio que o parta.

    ResponderExcluir