Quarta, 3 de fevereiro de 2016



HORÁRIO DE VERÃO

Atualizado diariamente até às 10 horas.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










UM VÍDEO MUITO LEGAL












porto alegre abandonada


MAIS UMA CONVERSA
FIADA, HEIN PREFEITO?






Há tempos que escuto esse papo de resiliência. Jamais dei bola, porque me pareceu mais uma bobagem tipo concertação ou empoderamento. Quando começam a falar muito uma palavra, tenham certeza, é coisa pra enrolar a pobre população.
Na semana passada estava cheio de saco e comecei a ler uma matéria da Prefeitura de Porto Alegre sobre o assunto. Tentei, porque de cara, na primeira linha, escreveram "atores sociais". Aí, mesmo com boa vontade, fica difícil - ou complicado, como é outra expressão da moda.
Mas fui no dicionário conferir a coisa:
resiliência
capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.
Pensei: ah, tá bom, Porto Alegre está preparada para o azar.
-
No sábado passado estava conferindo as notícias da tragédia em Porto Alegre quando vi um post no Facebook de uma amiga que começava assim:
"Gente, cadê a cidade resiliente?"
Lembrei da matéria que não consegui ler por causa dos "atores sociais".
Fui pro Google e, primeiro, descobri essa, de 12/12/2013, com o título "Porto Alegre é reconhecida como cidade resiliente", que começa assim:

Porto Alegre foi reconhecida como cidade resiliente pela Fundação Rockefeller, dos Estados Unidos. Isso coloca a capital gaúcha entre as 100 cidades do mundo que estão melhor preparadas para voltar à normalidade após a ocorrência de algum desastre natural e melhor equipadas para a superação de tragédias coletivas. “Vamos trabalhar para que milhares de cidade no mundo adotem Porto Alegre como modelo de cidade resiliente”, disse Michael Berkowitz, diretor do projeto. Ele acredita que Porto Alegre possui grande potencial para se tornar cidade resiliente modelo.

O mais interessante é esta parte da matéria:

O que é uma cidade resiliente:

- É um local onde os desastres são minimizados porque a população vive em residências e comunidades com serviços e infraestrutura organizados e que obedecem a padrões de segurança e códigos de construção; sem ocupações irregulares construídas em planícies de inundação ou em encostas íngremes por falta de outras terras disponíveis.
- Possui um governo local competente, inclusivo e transparente que se preocupa com urbanização sustentável e investe recursos necessários ao desenvolvimento de capacidades para gestão e organização municipal antes, durante e após um evento adverso ou ameaça natural.
- É onde as autoridades locais e a população compreendem os riscos que enfrentam e desenvolvem processos de informação local e compartilhada com base nos danos por desastres, ameaças e riscos, inclusive sobre quem está exposto e quem é vulnerável.
- É onde existe o empoderamento dos cidadãos para participação, decisão e planejamento de sua cidade em conjunto com as autoridades locais; e onde existe a valorização do conhecimento local e indígena, suas capacidades e recursos.
- Preocupa-se em antecipar e mitigar impactos dos desastres, incorporando tecnologias de monitoramento, alerta e alarme para a proteção da infraestrutura, dos bens comunitários e individuais – incluindo suas residências e bens materiais –, do patrimônio cultural e ambiental, e do capital econômico. Está também apta a minimizar danos físicos e sociais decorrentes de eventos climáticos extremos, terremotos e outras ameaças naturais ou induzidas pela ação humana.
- É capaz de responder, implantar estratégias imediatas de reconstrução e reestabelecer rapidamente os serviços básicos para retomar suas atividades sociais, institucionais e econômicas após um evento adverso.
Compreende que grande parte dos itens anteriores são também pontos centrais para a construção da resiliência às mudanças ambientais, incluindo as mudanças climáticas, além de reduzir as emissões dos gases que provocam o efeito estufa.

Bem, aí encontrei a última matéria sobre o assunto. É esta de 27/01/2016, com o título "Porto Alegre lança estratégia e firma compromisso de resiliência". Ou seja, dois dias antes da tragédia:

Dois anos de trabalho, com mais de 500 atores sociais envolvidos, foram celebrados na manhã desta quarta-feira, 27, na Usina do Gasômetro, durante o lançamento da primeira Estratégia de Resiliência de Porto Alegre. A cerimônia marcou também a assinatura do compromisso de Porto Alegre em destinar parte do seu orçamento para ações que fortaleçam a resiliência da cidade.
No evento, a prefeitura da Capital firmou a intenção de destinar 10% do seu orçamento anual, cerca de R$ 645 milhões, para ações voltadas ao fortalecimento da resiliência. A medida garantirá o aporte de US$ 5 milhões para os próximos cinco anos pela Fundação Rockefeller, articuladora do Desafio 100 Cidades Resilientes no mundo, com o propósito de apoiar os esforços para a construção da resiliência em Porto Alegre. Como acontece desde o início da relação da cidade com a fundação, o valor não irá para o caixa da prefeitura e será destinado na forma de prestação de serviços e consultorias, essenciais para o desenvolvimento do projeto.
O prefeito José Fortunati destacou que a cidade já vive e coloca em prática o conceito de resiliência há muito tempo. Ele também citou como exemplos de resiliência o sistema de proteção contra cheias e as obras e ações aprovadas no Orçamento Participativo (OP), ao longo dos seus 26 anos, nas áreas de drenagem e dragagem. “Mesmo que resiliência seja uma palavra nova, que muitos não conheçam, nossas comunidades têm mostrado que este é um conceito muito presente no dia a dia das pessoas. As 17 regiões do OP estão preparadas para as adversidades e têm provado que avançamos e vamos avançar mais. O que a estratégia faz é que nos permite pensar, estudar, planejar e elaborar um plano para deixar nossa cidade mais preparada para essas situações”, afirmou. O prefeito destacou ainda uma vantagem do Orçamento Participativo, no qual as lideranças comunitárias das 17 regiões já estão organizadas e engajadas na construção de uma cidade melhor.

O PREFEITO CONTINUA EM FÉRIAS NOS ESTADOS UNIDOS PORQUE DUVIDA QUE ESTA TRAGÉDIA TENHA OCORRIDO EM UMA CIDADE MODELO DE RESILIÊNCIA COMO PORTO ALEGRE.



--



mundo reflexivo 1

Pensando bem, é até bom que o prefeito Fortunati esteja em férias. O vice Sebastião Melo está mostrando como um administrador público tem que agir e jamais se omitir diante de uma crise, mesmo numa "cidade resiliente".


--


mundo sortudo

Sabe por que a tragédia em Porto Alegre não foi ainda maior?

Porque atingiu bairros de tradição "classe média" - Menino Deus, Praia de Belas, Menino Deus, Cidade Baixa e parte do Centro e Petrópolis..
São regiões que praticamente não existem casebres. Não há favelas - ou "comunidades  carentes", como queiram. Construções sólidas, que sofreram pequenas avarias pela fúria da Natureza.
Muitas árvores, inúmeras imensas. DESNECESSÁRIAS! Mas inventa de tocar numa dessas inutilidades.
-
Há alguns anos, na esquina da avenida Lima e Silva com Rua da República havia uma seringueira imensa, que já tinha terminado com a calçada. Vale lembrar que é um "vegetal" completamente inútil, nem pardal passa perto. Não faz sombra. Além de muito feia.
Pois bem, aí decidiram cortar aquela porcaria.
Bah, lembro de umas senhoras que fizeram de tudo para impedir, distribuíram panfletos, fizeram uma baita onda. Quiseram dar uma de ecochatas.
Não colou. Ainda bem.
-
Outro dia ouvi um funcionário da CEEE dizer que a empresa faz podas.
MENTIRA!
Eles passam na minha rua, por exemplo, e cortam alguns galhos dos jacarandás que podem atrapalhar os fios.
ISSO NÃO É PODA!
-
UM ABSURDO NA REDENÇÃO
Os gênios que "cuidam" - ou pretendiam fazer isso - dos "indivíduos arbóreos" no nosso mais bonito parque não entendem patavinas de poda. O que fazem? Vão cortando os galhos que estão mais perto do solo - de repente para evitar que as pessoas brinquem com eles. O que acontece? Os "vegetais" ficam com um baita caule, sem galhos. Fazem isso também com as árvores frutíferas.
Sacanearam tanto que na sexta passada veio tudo abaixo.



--


mundo sugestivo

Receitas da Tempestade

É um texto maravilhoso do jornalista Raul Rübenich, que está no https://raulrubenich.wordpress.com/.
Vai!!


--


mundo sortudo 2

A Rua da República (quase) volta ao normal

A prioridade é sempre o carro. Tiram os galhos da rua e colocam na calçada.;
Fotos da Luciana Xuly Gabriel:







--


mundo midiático 1

As rádios AM/FM

As informações e opiniões são de um especialista, o jornalista Lucio Haeser:

Na Rádio Guaíba, há uma certeza. A emissora, uma das principais de Porto Alegre, vai manter as transmissões em AM. Vejam o que me disse o gerente geral da rádio, Nando Gross: "A Guaíba só abandonará as transmissões em AM se for obrigada por força de lei, caso contrário seguirá normalmente no seu prefixo 720."
Uma outra, importante, pode não abandonar as transmissões em AM, como vinha se anunciando. O motivo é a cobertura de sinal. Aliado a isso, a emissora já faz a transmissão simultânea em FM com um poderoso transmissor de 100 kW. O fato de uma rádio ter pedido a migração não a obriga a concretizá-la. A decisão pode ser tomada apenas dentro de uns dois anos, quando a migração chegar aos maiores centros.
-
Para uma emissora de grande abrangência, considero uma decisão acertada. Dou apenas um exemplo que é o de Santa Cruz do Sul, cidade a 140 quilômetros de Porto Alegre. Só lá, são 120 mil habitantes que deixariam de ter a opção de ouvir uma das rádios de jornalismo, pois a emissão em FM não chega. A AM chega.
É uma decisão acertada também no longo prazo porque quando vier o rádio digital, daqui a uns 5 ou 10 anos, quem hoje ficar no AM terá uma pedra preciosa nas mãos. Digo pedra preciosa porque no digital a qualidade do som do AM será igual à do FM e mantém-se a característica de propagação que não sofre interferência de morros, prédios e curvatura da terra. Ou seja, no caso de uma emissora potente ficar no AM e o rádio digital ser implantado, a população do interior gaúcho e poderá ouvir a rádio em AM e com som de qualidade, além de outros recursos que o rádio digital vai oferecer, como fotos e informações por escrito.
Claro, há pequenos radiodifusores no AM - e eles são a maioria - com a corda no pescoço e esses não podem esperar. Mas quem garante que a situação vai melhorar se eles forem para o FM? Sem falar que o empresário vai ter que pagar agora pela nova outorga e por novo transmissor.
-
Para as rádios de baixa potência pode ser mais interessante sair do AM em direção ao FM. Estou falando que para as emissoras de grande potência é uma decisão acertada ficar no AM.
Claro, por fora disso tudo ainda há o rádio em streaming pela internet. Mas isso é tema para outra conversa.


--


mundo jurídico


Procuradoria da República, em Brasília, pediu arquivamento da Representação contra a posse de Marco Peixoto na Presidência do Tribunal de Contas do RS.
Ponto.


--


mundo midiático 2

Variadas

ERRO IMPERDOÁVEL - Recebo:
À esquerda da capa do Correio do Povo, bem no alto (na cartola), edição desta terça-feira, um erro imperdoável para um jornal com a sua tradição: "OAB NACIONAL. LAMACCHIA É O 1º GAÚCHO NA PRESIDÊNCIA".
Bastaria ao editor da principal página do CP saber um pouco de história. Raimundo Faoro, gaúcho de Vacaria, presidiu a OAB em tempos difíceis e escreveu um livro "Os Donos do Poder" que é referência para todos os estudiosos da Sociologia Política de nosso país. Vem algum "erramos" por parte da direção de redação?
Raimundo Faoro
Escritor
Raymundo Faoro foi um jurista, sociólogo, historiador, cientista político e escritor brasileiro. Foi membro da Academia Brasileira de Letras e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, de 1977 a 1979. Wikipédia
Nascimento: 27 de abril de 1925, Vacaria, Rio Grande do Sul
-
COMO SER SUTIL NUM TÍTULO E NUMA LINHA DE APOIO

(clica em cima que amplia)


-
O BLOG DOS CARAS - Eles, o Rogerio Bohlke e Flávio Dal Pizzol , Bola por cima! Exclusivas, levantamentos, curiosidades, números & fatos não triviais. Tudo sobre futebol.
Vai!! bolaporcima.blogspot.com.br
-
CRESCIMENTO DO SBT - Em relação a dezembro do ano passado, entre todas as emissoras abertas na Grande São Paulo, o SBT foi a emissora que apresentou o maior crescimento em todas as faixas horárias do dia.
Na média/dia, na faixa das 24 horas, a emissora saltou de 4,9 pontos de média no último mês do ano passado para 5,2 pontos de média em janeiro deste ano, um crescimento de 7%. A emissora concorrente cresceu 2% e a líder aumentou sua audiência – no mesmo período de comparação - em 3%.
No horário nobre, das 18h às 24h, o SBT também foi a emissora que mais cresceu, apresentando um aumento de 6%. Saltou de 7,3 pontos de média para 7,8. A emissora concorrente cresceu 4% e a líder aumentou seu índice em 5%.
Além de ser a emissora com o maior crescimento em todas as faixas horárias no comparativo com dezembro do ano passado, o SBT também registrou um aumento em todas as faixas em relação a janeiro de 2015.
Na faixa 24 horas, em janeiro de 2015, a média foi de 4,5 pontos. Já no mesmo mês de 2016, a média foi de 5,2 pontos, apresentando um crescimento de 16%.
-
TÍTULO SUSPEITO OU SUPOSTO?

Confronto entre ladrões e PMs 

termina com suspeito morto


-
AFETADOS PELO TEMPORAL!
Recebo:

 (clica em cima que amplia)





--



mundo podre

Rescaldo do evento falido

Recebi este post, que estava no Facebook.
Algum tempo depois foi tirado do ar.
Mas eu já tinha salvo e aí está.
Só tirei detalhes que poderiam facilitar a identificação da pessoa.

Sobrevivi!
Quando eu era adolescente nunca tinha ido! Fui este ano para trabalhar. Em quase 20 anos de formada nunca tinha visto cenas tão deprimentes: Adolescentes de 14, 15, 16 e 17 anos caídos de bêbados, drogados, inconscientes, hipotérmicos, dessaturando, hipotensos, semi nus ou com as roupas rasgadas com seios e bumbuns a mostra, molhados de vômito, urina, chuva e barro...
Cenas lamentáveis de agitação psicomotora por "Balinhas" (Ecstasy) ou "Selinhos dos Beatles" (LSD). Ou ainda os olhos que não tinham cor, tamanha dilatação da pupila por terem fumado maconha!
Ah, claro, Vodka com refrigerante ou cerveja eram o mais comum, sim!
Pessoinhas em crescimento degradadas naquelas condições de tamanha falta de respeito por si mesmo, pela sua integridade e pelo seu próprio corpo!
PAIS ORIENTEM SEUS FILHOS, NÃO SÓ ADOLESCENTES. COMECEM COM AS CRIANÇAS, ALERTANDO E MOSTRANDO O PERIGO DO CONSUMO DE ÁLCOOL E DROGAS!
Alguns, e não poucos, foram transferidos para o Hospital em condições de saúde preocupantes! Um trago, um pega, uma lambida num selinho ou uma chupada em uma balinha podem matar, SIM!!!
INFORMAÇÃO NUNCA É DEMAIS! E PODE SALVAR VIDAS!







--


mundo bandido

"Falta de segurança" em Porto Alegre
é conversa antiga. Inacreditável!!

Recebo do jornalista Renato Kern:

Nunca existiu segurança mesmo.
No interior todo mundo andava e ainda anda com o revólver na cintura, um pouco para uma suposta defesa pessoal , também mais para posar de machão e afastar os Ricardões, que sempre estão ali na esquina.
Dá uma olhadinha no Blog do SamPaulo, as charges dos anos 50 já denunciavam este fato.
Apenas temos mais crimes porque temos uma população maior
 Em vez de criminalizarem as drogas, deviam criminalizar o uso da arma, deviam proibir até faca de churrasco. Mas enquanto isto não se resolve, só vou a padaria com meu 38 cano curto na cintura.








--


mundo reflexivo 2


Não quero andar armado, quero bandidos presos.

Egon Geesdorf 


--


mundo absurdo

Escreve o Duda Tajes, publicitário

No Angeloni dos Ingleses lembrei que precisava comprar pimenta do reino. Desisti pelo preço: mais de 26 reais um potinho.
Curiosamente, a embalagem tinha o preço do quilo: 771 reais.
Acho que precisamos urgentemente encontrar uma nova rota para as Índias.
-
Duda, confere o preço do litro da tinta das impressoras, dessas porcarias  que a gente tem em casa.

--


mundo dos milagres

Todos os ingressos vendidos
na estreia dos 10 Mandamentos!!


Os fieis compraram ingressos e não foram assistir a "obra"


Jamais tinha visto uma campanha publicitária, disfarçada de jornalismo, como fez a Rede Record para a estreia do filme 10 Mandamentos. Impressionante.
O problema é que beirou e ultrapassou o ridículo.
Assisti - ninguém me contou - uma "entrevista". A mulher falando, toda feliz:
- Eu vim da Alemanha só para assistir o filme 10 Mandamentos.

-
O negócio foi tão ridículo que mereceu as brincadeiras:

Do Sensacionalista:

Cadeiras vazias em sessões
esgotadas estavam com problema de
encosto, diz Universal

A versão cinematográfica de “Os Dez Mandamentos” da Record chegou nesta quinta-feira (28) aos cinemas com mais de 3 milhões de ingressos vendidos com antecedência em todo o país. Em São Paulo, porém, algumas salas que já estavam com as entradas esgotadas não lotaram. O vereador do Recife Alfredo Santana, que é do PRB (partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus), comprou na semana passada 22 mil ingressos para o filme e os distribuiu entre fiéis na capital pernambucana.
A Igreja Universal foi procurada pela reportagem do Sensacionalista, mas emitiu apenas uma nota dizendo que as cadeiras vazias nas sessões de “Os Dez Mandamentos” estavam com problema de encosto.
Já os fiéis acreditam em milagre e dizem que as salas não estavam vazias, e que em cada cadeira aparentemente vaga havia um anjo do Senhor. A Universal pôs à venda em cada cinema óculos 3D especiais capazes de enxergar os anjos presentes nas sessões.


Do The Piauí Herald:

Ancine cria renúncia de
dízimo para financiar
cinema evangélico

TERRA PROMETIDA – Entusiasmado com o milagre da multiplicação de ingressos antecipados para o filme Os Dez Mandamentos, Manoel Rangel, presidente da Ancine, anunciou novas formas de financiar o cinema brasileiro. “O pastor que aplicar 10% de todo o dízimo arrecadado durante o ano em filmes brasileiros, garantirá seu pedacinho de Terra por toda a eternidade em GodWood”, explicou, enquanto benzia Wagner Moura.
Diversos pastores louvaram a iniciativa. Marco Feliciano comprou os direitos para produzir uma versão evangélica de O Segredo de Brokeback Mountain, Silas Malafaia abriu uma produtora gospel e Eduardo Cunha se matriculou no curso de Fátima Toledo. “Contratei Claudio Assis para filmar uma cinebiografia visceral de Roberto Marinho”, revelou Edir Macedo, em primeira mão.
Animada com a repercussão de sua empreitada cinematográfica, a Rede Record anunciou a criação de uma sessão de descarrego para espectadores que desviaram suas almas vendo comédias da Globo Filmes. “Tire o Leandro Hassum desse corpo!”, ordenou Sérgio Von Helde, enquanto chutava uma imagem de Ingrid Guimarães.


--



mundo das piadinhas







3 comentários:

  1. Pmdbista é dose.

    Melo "exemplo de administrador público" é para matar o vivente.

    Te larguei.

    Vice-prefeito mas que não responde por nada. Tudo culpa do prefeito fanfarrão.

    Líbero de vice-prefeito eu nunca tinha visto.

    E ainda por cima gosta do PEIXOTO DO TCE. Aquele mesmo que na sabatina na assembleia não respondeu as perguntas, demonstrando NÃO POSSUIR CONHECIMENTO SUFICIENTE.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Roberto Carlos e Amigos: obrigada por nos apresentar José Ricardo, Waldireni, Cleide Alves, Ari Sanches, Ronaldo Luís e Marcio Augusto. Voz do Wanderley Cardoso se destaca.

    ResponderExcluir
  3. Creio que fecha com o assunto de ontem e de hoje: http://juliosevero.blogspot.com.br/2015/12/as-50-cidades-mais-violentas-do-mundo.html.Porto Alegre figura na posição 37.

    ResponderExcluir