Sexta, 19 de fevereiro de 2016



HORÁRIO DE VERÃO

Atualizado diariamente até às 10 horas.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.



Escreva apenas para

jlprevidi@gmail.com

previdi@outlook.com


Ou







mundo trágico

BRIZOLA, MAIS UMA VEZ, TINHA RAZÃO








O leitor pode detestar a figura do Brizola. Pode ser daqueles que o odiava em vida. Ainda tem pavor de udo que diga respeito ao PDT e suas figuras históricas.
Mas, por favor, siga a história que conto.
-
Tenho as minhas dúvidas, mas pode ser que a única pessoa que o Brizola respeitava, de verdade, era o Darcy Ribeiro. Por sua vez, Darcy era um dos raríssimos que convivia com ele que não o chamava de "doutor". Os dois se respeitavam, tanto que foram candidatos ao Governo do Rio de Janeiro em 1982.
Capitaneados pelas "Organizações" Globo e os seguidores de um verme chamado Chagas Freitas, além da milicada que os odiava, tentaram de todas as maneiras ganhar a eleição deles na marra. Quase conseguiram. Os dois denunciaram a roubalheira de uma empresa, Proconsult, na hora da apuração, até que a bandidagem atirou a toalha.
A partir da posse de Brizola e Darcy começaram uma oposição criminosa a qualquer iniciativa.
Tudo que ele anunciava os urubus eram contra. O governador José Ivo não tem a menor ideia do que é oposição. Muito menos dona Dilma.
-
A construção do Sambódromo - que eles chamavam de Passarela do Samba - foi um ciclone, porque tinha uma empresa que passava seis meses montando e seis meses desmontando (Portyo Alegre, hoje, ainda é assim?).. E a bandidagem ganhava muito dinheiro. Mexeu tanto com eles que no dia da inauguração o Jornal do Brasil (comandado na época por malufistas) deu de manchete que o Sambódromo podia cair.
Se vocês notarem, até hoje a Globo não fala em Sambódromo e muito menos Passarela do Samba - referem-se a avenida que existia ali, antes da obra, a Marquês de Sapucaí.
-
Quando ele anunciou que iria fazer os Centros Integrados de Educação Pública - CIEP -, bah!!, foi uma grita. E ainda mais quando disse que o projeto seria tocado pelo Darcy Ribeiro, o vice-governador.
Imagina!! Escolas em favelas, bairros populares, com piscina, quadras de futebol, profissionais da saúde!! Refeições!! E ele afirmava: "A criança vai entrar no CIEP de manhã, toma café, vai pra aula, almoça, tem atividades físicas e recreativas, janta e vai pra casa, no final do dia".
A oposição bandida e criminosa não aceitava aquilo de jeito nenhum!
E o Governo foi espalhando CIEPs pela cidade do Rio e pelo Estado. Os prefeitos faziam fila para  ter um projeto.
Vai lá em cima da página e dá uma olhada nas três primeiras fotos. Mas no Google tem muitas outras.
-
Conto isso porque acompanhei de perto. Desde a construção da Passarela como de alguns CIEPs. E  constatei a felicidade tanto dos carnavalescos como das crianças..
E a oposição BANDIDA E CRIMINOSA era implacável.
Ele dava o troco, sempre! Como? Simples, toda oportunidade que tinha explicava para a população o que estava fazendo e porquê a bandidagem era contra. Aproveitava as entrevistas coletivas, quase diárias, para falar o que bem entendia, até para os repórteres das organizações criminosa.
-
Na eleição de 1986 Darcy foi o candidato ao Governo - não havia reeleição. Fez rigorosamente o mesmo percentual dos votos de 1982. A bandidagem venceu e simplesmente terminou com os CIEPs (uma das fotos lá em cima). Não terminaram com o Sambódromo porque aí haveria uma "revolução".
-
Aí vocês devem estar perguntando: Esse cara quer chegar...?
Simples.
Quantas gerações poderiam ter sido formadas no Estado do Rio e por todo este Brasil se o projeto dos CIEPs tivesse sido levado a sério? Meu Deus, mais de 30 anos de crianças que não seriam criadas nas ruas, a mercê de outros bandidos, não menos perigosos daqueles que faziam oposição a Brizola/Darcy!!!
-
Confesso que na minha ingenuidade, com meus botões, não apreciava muito aquela tecla que Brizola batia constantemente - EDUCAÇÃO.
-
Mas me dei conta disso, quando em 1985 tive que voltar para Porto Alegre e acompanhei toda a campanha de Alceu Collares a Prefeitura de Porto Alegre. Ele tinha o mesmo discurso do "Chefe" - Educação, e prometia construir os CIEMs, Centros Integrados de Educação Municipal (as duas últimas fotos lá em cima). O mesmo projeto. Em três anos como prefeito fez alguns - não importa o número.
Aí, em 1989, Olívio Dutra assumiu a Prefeitura de Porto Alegre e colocou como secretária de Educação uma "sumidade das esquerdas" que dizia que "escola não é posto de saúde e nem clube social". Lembra? Aquela mulher que pintava o cabelo de roxo e vermelho e servia merengue para os amigos.
Claro, terminou com os CIEMs e com um outro projeto muito legal, a Casa da Criança. Mas isso é outro assunto.
-
Tenho a convicção de que a nossa sociedade seria  outra se tivéssemos CIEPs/CIEMs por todo o nosso país.
E não estaríamos considerando a Segurança como o principal temor do século 21.


--


mundo político

Afinal, a deputada ex-Musa Comunista continua na Assembleia?

Ontem, fiquei com esta dúvida, porque as viúvas e viúvos da candidatura de Manuela à Prefeitura de Porto Alegre, inconsoláveis, podem ter escrito muita bobagem.
Li este post de uma amiga no Facebook:

Deputada do PC do B pretende dedicar-se à filha, Laura
17/02/2016
Fim do mistério: após duas eleições disputando a prefeitura de Porto Alegre, a deputada estadual Manuela D'Ávila decidiu abrir mão de concorrer em 2016. A parlamentar do PC do B anunciou a decisão na noite desta quarta-feira.
Nas redes sociais, Manuela divulgou carta explicando que pretende dedicar-se a cuidar da filha, o que seria prejudicado caso participasse da campanha.
"Sei o quanto ela precisa de mim em seus primeiros mil dias, fundamentais para o desenvolvimento. Não adiantaria lutar pelo desenvolvimento de nossos bebês e não fazer valer a minha luta para minha própria filha", escreveu a deputada.

Sei lá, concluí que ela vai largar tudo para se dedicar a filha.
Ou não?


--


mundo moderninho


Concluo: típico personagem da Cidade Baixa

O genial desenho é do Allan Sieber:




--


porto alegre abandonada

Para burlar a "lei" dos saleiros

Está no r7:

Para burlar lei que proíbe sal sobre a mesa, restaurante no ES pendura saleiros no teto


Medida entrou em vigor nessa quinta-feira (9); multa é de aproximadamente R$ 1.340



HAHAHA!!!!
SALEIROS ALADOS!!!



--


mundo midiático 1

Isso é muito legal

Sopa Digital, produtora gaúcha de vídeos,  oferece  para as redes sociais: o projeto La Crème. O  produto oferece vídeos em formatos e tempos que se encaixam com as ideias de cada um, para Facebook e Instagram, podendo ser de seis a 13 segundos.
A empresa oferece o serviço em combos que, segundo os responsáveis pela Sopa Digital, facilitam o entendimento para clientes e agências. “A Sopa sabe como funciona o mercado e sabe qual é o seu norte. Por isso estamos buscando cada vez mais esse lado transmedia”, afirma o diretor da Sopa, Felipe Klovan.
Contatos pelo sopadigital.com/lacreme


--


mundo cruel

Relato do vereador Valter Nagelstein, do PMDB de Porto Alegre, atual secretário de Urbanismo, bno Facebook:

"Não, obrigado!"
O dia que a Segurança Pública do RS não quis 2 carros, 2 motos e um posto policial:
Há 5 anos, fui eu, então secretário de Indústria e Comércio de Porto Alegre, e o presidente do CDL, Wilson Noer, oferecer 2 carros, duas motos e a construção de um posto policial que serviria ao bairro Floresta ao então secretário de Segurança do Estado, Airton Michels, em função de dois latrocínios que tinham ocorrido no entorno do shopping Total. Por incrível que pareça, pasmem, o secretário agradeceu e disse que não poderia receber as doações porque não ficava bem "misturar o público e o privado" (a doação seria via CDL). Tb declinou em receber um posto policial pq teria que alocar ali um efetivo e a estratégia era "não imobilizar efetivos".
E assim vem sendo tratado o tema da Segurança Pública no RS.
Infelizmente tenho que reconhecer que Sartori, para quem trabalhei e pedi votos, não fez nada pra corrigir esse estado de coisas, não retomou os Consepros, não avançou em presídios privados, não priorizou a segurança e manteve basicamente quem trabalhava pro PT.
E assim vamos vivendo, numa das 50 cidades mais perigosas do mundo.
-
Reunião com o secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels, CDL e Sindilojas para tratar da segurança no comércio de Porto Alegre. O Shopping Total já ofereceu à Brigada Militar um carro, duas motos, um posto policial, além de alimentação para o efetivo. O objetivo? Melhorar a segurança no bairro Floresta. A ideia é ampliar as parcerias para outros bairros da Capital.





--


mundo midiático 2

Variadas

A MELHOR DE 2016 - Por enquanto.
Capa do jornal VS de ontem:



Detalhe da foto "sob nova direção":
Olha bem abaixo.

(clica em cima que amplia a pichação)


-
PROPAGANDA




-
JORNAIS -  Informa o Instituto Verificador de Comunicação, IVC, que a circulação paga de edições digitais cresceu quase 30 por cento em 2015, enquanto os impressos tiveram queda de 13 por cento na comparação com 2014. O meio jornal caiu quase 10 por cento na média geral, há esperança de que o digital vai superar a venda em papel no país. Veículos do centro do país têm projetos multiplataforma fortes e estão próximos dessa inversão. Como consequência, audiência maior atrai anunciantes.



--


mundo do litoral norte

Variadas

Construção da Estação de Tratamento de Esgotos de Imbé
O diretor-presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser, assina hoje a ordem de início para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Imbé. A cerimônia será realizada no Gabinete do Prefeito, às 16 horas.
A obra integra um investimento global de cerca de R$ 30 milhões que a Companhia já está realizando no município, para a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES). A estação deve estar concluída no prazo de 2 anos.
-
Do jornalista Clovis Heberle:
Para que serve uma prefeitura que não consegue nem conservar a principal avenida da cidade?
Não precisa responder.
Eis Pinhal e Cidreira:






--



mundo literário

Oi em Gravataí




A Oi, por intermédio do Oi Futuro, seu instituto de responsabilidade social, realizou a doação de 200 livros da Coleção Arte & Tecnologia para a Prefeitura de Gravataí/RS. A entrega da coleção ocorreu na tarde de ontem, na Prefeitura Municipal de Gravataí e contou com a presença do prefeito Marco Alba, da diretora-presidente da Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc), Fernanda Fraga, do secretário Geral de Governo, Luiz Zaffalono, do Representante de Relações Institucionais da Oi no Rio Grande do Sul, Jaime Borín e do Gerente Corporativo RS, Lairto José dos Santos (fotos).
O prefeito Marco Alba destacou a importância do projeto executado em nível nacional pela Oi, o que demonstra o comprometimento da empresa com cultura e educação. “Ficamos muito contentes com a escolha de Gravataí para realização da doação. O material estará acessível à população gravataiense e será muito útil para o aprendizado. A educação é prioridade para a administração municipal”.
O representante de Relações Institucionais da Oi no Rio Grande do Sul, Jaime Borín, ressaltou que Gravataí é a quarta cidade do Rio Grande do Sul a ser contemplada pelo projeto, que atua em nível nacional. “Esta é uma coleção ímpar, com títulos sobre arte, cultura e tecnologia. O objetivo é despertar o interesse da comunidade para estas áreas através do acesso gratuito às obras”, finalizou.
A “coleção Arte e Tecnologia” documenta as obras de artistas brasileiros e estrangeiros que usam a tecnologia em seus trabalhos, por meio de imagens e ensaios críticos. Segundo o prefeito Marco Alba, os livros da coleção “Arte e Tecnologia” serão distribuídos entre a Fundarc e a Biblioteca Pública do município.


--



mundo das piadinhas


Fecho, totalmente!






7 comentários:

  1. Gostei da idéia dos "saleiros" alados, só falta um designer criativo para desenhar algo mais elegante e funcional. Valeu, e temos que seguir batendo forte nesses vereadores que só pensa em veleidades e aprovam medidas ridiculas

    ResponderExcluir
  2. A Manuela acho que ninguém entendeu... ela não sai em CAMPANHA. Continua deputada. É que campanha a pessoa fica meses sem parar em casa e aí realmente dificulta a vida familiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, que conclusão brilhante!!!
      Ah, continua deputada, é? Meses sem parar em casa, não me diga?
      Mas brilhante mesmo foi que dificulta a vida familiar. BRILHANTÍSSIMO!!!

      Excluir
  3. Já que o assunto é Educação: ontem no Pampa Debates, o professor médico Jorge Ignacio em seu ponto final, disse acreditar que a escola/educação pública tende a melhorar pelo fato de que a classe média está voltando para ela. Que pode ficar parecida com o que era antigamente, pois as classes menos favorecidas que nela permaneceram, não sabem exigir e comprometer-se com os estudos dos filhos, o que contribuiu para que baixasse em qualidade. Boa essa, hem?!

    ResponderExcluir
  4. Marciane,
    Pegando a tua ideia e mudando de viés, pouco, que tal termos no Brasil toda as atividades relacionadas às questões de saúde estatizadas? Acredito que é a única solução para a - definitiva - solução do problema "saúde pública". Hoje, quando Lulla, Dilma e outros "iluminados" do governo petista têm algum problema de saúde ele não correm, VOAM, para os Albert Einstein da vida. Postão da vila Cruzeiro, ou o Centenário de São Leopoldo, arre!, distância!, cruz-credo! Se o sfor igual para TODOS, só pode melhorar. Ao menos é o que acredito. Abraços garota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Paulo,
      Boa lembrança sua do uso do sistema público de saúde pelos políticos. Cristóvão Buarque (ex PDT, atual PPS) tinha alertado que se os filhos dos políticos fossem para a escola pública, ela seria melhor. Cabe agora aguardar se a melhora prevista pelo prof. Jorge Ignacio vai acontecer. Abraços

      Excluir
  5. Prévidi,
    Morreu o Umberto Eco; exagerando, com ele morreu um pouco da humanidade. O multicultural Umberto Eco era um dos caras mais inteligentes e produtivo em termos de literatura, símbolos, música, política que eu tive o prazer de apreciar, sorver nesses últimos 20, 30 anos. Talvez, mas só talvez, o nosso Paulo Francis ( aquele que escrevia um texto sobre um determinado compositor erudito da idade média, só de “orelhada”, sem Google, sem nada) fosse pareo para ele. Mas deixemos de comparações, ambos foram geniais.
    Li, e reli, vários livros dele. Um melhor que o outro. Mas o que mais me fixou foi um texto relacionados às brigadas terroristas, uma praga italiana dos anos 80 do século passado, e ao sentido da palavra “fática” ( conversa fática). Nele ele afirmava da inutilidade dos brigadistas largarem uma bomba num estádio de futebol aos domingos. Não haveria jogo, e daí? Não haveria jogo, mas haveria um sucedâneo que é a falação do jogo, a conversa fática elevada à potência mil. As pessoas se entreteriam ouvido os “especialistas” comentando aquele chute que não houve, aquele golo que não foi anulado, aquele...
    Rest in peace, genius!

    ResponderExcluir