Quarta, 27 de abril de 2016




Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.












mundo midiático especial


O HOMEM DA IMPRENSA DO TEMER







Não gosto de especulações, especialmente quando está para ser instalado um governo. Todos os nomes que surgem como "prováveis" para integrarem um governo estão, na verdade, sendo queimados, muitas vezes a pedido do próprio governante.
Portanto, o que está escrito aí abaixo é o que vai acontecer, mesmo.
-
Não se sabe o cargo exatamente, mas o "secretário de imprensa" de Michel Temer será o jornalista Marcio de Freitas. Mineiro de Manhumirim, o jornalista Marcio trabalha há 15 anos com o atual vice-presidente da República. - desde a Câmara dos Deputados.
-
E, claro, não precisa ser pitonisa para se saber que Eliseu Padilha será o Chefe da Casa Civil.



--




mundo cínico


POR QUE NÃO APARECE O "CASAL"
DA CUSPARADA DO ZÉ DE ABREU?


- Amor, vou te mostrar como se liquida com um petralha!
- Querido, ele é famoso, da globo...
- É um merda, como todo petralha!
- Ai, como o meu homem é viril!! Uauu!!

Não tenho dúvidas de que este foi o diálogo que antecedeu ao início do quiproquó, na sexta passada, em um restaurante paulistano, entre o ator José de Abreu e sua esposa com um "casal" que, misteriosamente, não apareceu queixoso nas mídias tradicionais. Lembre que o ator deu uma cusparada na dupla.
Mas porque "casal" entre aspas?
Explico.
Notaram? Ouvi e li muita jornalista afirmar que a globo tinha obrigação de dar espaço para o "casal". Um entendido em comportamento até sugeriu que o "advogado" entrasse em juízo para garantir espaço no programa do Faustão.
No entanto, ninguém descobriu quem é o "casal".
Até que o Roger, guitarrista do Ultraje a Rigor, entregou a mocinha;
Olha só:



 Isso, Anna Cláudia Del Mar, ex-modelo. Bonitinha, não?
Então, aí está a parte feminina do "casal".
-
E o par da Anna Cláudia?
Sabe-se apenas que é "advogado". Nada mais.
-
A mocinha do quiproquó apagou todos os seus perfis, incluindo Facebook e Lindekin. Não há mais vestígios da senhora do "casal" na internet.
-
Mas voltando ao "esposo advogado".
O sujeito, pelo que me contam, estava apenas saindo com a ex-modelo, já que é casado "de papel passado".
Tão brilhante que foi se meter num restaurante japonês famoso com uma perua até conhecida. E se meter a macho com um porralouca conhecido.
-
Só tenho uma dúvida: Será que o "casal" já tinha ido ao motel? Porque se deixaram para ir depois do quiproquó... imagina, os dois fedendo a cuspe com saquê e peixe cru. Eca!!



--



mundo empoderado


Escreve o Marcus Copetti




Não vi nenhuma especialista em "empoderamento feminino" reclamar das cuspidas que Zé de Abreu efetuou numa mulher, muito menos reclamar da prendada moça do Ministro de Turismo. Será que os tempos mudaram?



--


mundo político


Duas pessoas


Esse Giles Carriconde de Azevedo, que está na capa da última edição da revista Isto É, não conheço.
Um velhão, com cara de apressadinho, "o homem forte da Dilma, segundo alguns é o único que ela confia."



-
Conheci esse Giles aí, há mais ou menos 30 anos, quando era do PDT e vivia dando risada nos bares da Cidade Baixa.





--



mundo ridículo 1

Eles se superam a cada dia. Depois do dia do laço, do ovo, da galinha, etc...





Foi aprovado ontem na Assembleia projeto do deputado Sérgio Peres (PRB), instituindo no RS o Dia do Coach, "em homenagem àqueles profissionais que atuam como guia para auxiliar pessoas, através de técnicas e de aprimoramento, e até mesmo empresas".
A magistral proposta definiu que o “Dia do Coach” deverá ser celebrado, anualmente, em 12 de novembro.
O mais incrível é que foi aprovado por unanimidade.
E cadê aquele que sempre vota contra?



--



mundo ridículo 2


Passei toda a terça tremendo. De frio. Um horror! Hoje está pior ainda. Até a estufa está com frio.
Em tempos de intolerância, não posso ouvir ninguém elogiando o "friozinho gostoso" que me dá vontade de sair dando porrada.
Espero que em maio volte o bom senso ao Tempo.






--



mundo midiático 2



SBT RS CONSOLIDA PROGRAMAÇÃO LOCAL - O jornalístico SBT Rio Grande segue na vice-liderança de audiência com 4,0 pontos de média e 9,5% de participação em março, contra 3,1 da terceira colocada. Destaque para o dia 10 de março, onde a emissora registrou audiência 38% superior que sua principal concorrente, com 5,6 pontos de média.
Já o SBT Esporte obteve um acréscimo de 18% em audiência no mês de março, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. No último mês, o programa marcou 3,6 pontos de média e 7,5% de participação.
O SBT Rio Grande 2° edição registrou crescimento de 30% em audiência e 6% na participação, no comparativo ao mês anterior. O jornalístico fechou março com 4,1 pontos de audiência e 6,5% de share.
E o Anonymus Gourmet conquistou um aumento de 9% de audiência em relação ao último mês, garantindo a novamente a vice-liderança de audiência em março com 3,7 pontos de média e 8,0% de share.
O programa Masbah! empatou na vice-liderança com 2,8 pontos de média e 6,1% de participação em março.
-
MAIS UM CONVITE DO GRUPO RECORD!! - É inacreditável! Na mesma semana, dois convites para eventos do Grupo - lançamento do CP Mobil, na quinta, e o aniversário de 59 anos da Rádio Guaíba, na sexta. Legal!!
-

MAMÃE DE PRIMEIRA VIAGEM. QUAL A NOVIDADE? - Escreve a Lucimar da Silva:
Há quase 20 anos, o jorfnal do meio-dia, na emissora "líder" acompanhou durante 12 meses, o dia dia de um menino (Bruno) nascido no dia primeiro de janeiro. A série de matérias exibidas uma vez por semana era quase um reality show. Tempos depois, a repórter Shirlei Paravisi teve bebê e durante a licença maternidade mostrou no mesmo programa o crescimento do pequeno Joaquim.
Em 2013, a repórter Aline Schneider, da TV Record, sugeriu mostrar a rotina da recém nascida filha Isabela nos telejornais locais da emissora. E lá veio o chororô, as visitas ao médico, as dúvidas da mãe de primeira viagem, tudo o que já vimos antes na outra emissora. O detalhe: quando pediu demissão, ano passado, Aline botou a TV na justiça por ter trabalhado durante a licença maternidade (sendo que ela sugeriu o quadro).
E o que vemos agora? A apresentadora Edieni Ferigollo, do SBT RS, prestes a parir, anuncia que vai continuar no ar mostrando o dia dia do bebê. Nome do quadro: mamãe de primeira viagem. Qual a tua opinião sobre isso, amigo? É medo de ficar fora do ar? Por que motivo essas mães expõe as crianças desse jeito? O SBT RS não sabe do que houve na co-irmã? Vai correr o risco de depois ser processado pela mãe que trabalha durante a licença? Eu morro e não vejo tudo. Não verei esta série também. Porque mamãe de primeira viagem eu já estou cansada de ver na TV.
-
GOSTEI MUITO - Do Blog do Luiz Muller - http://pautaextrablog.blogspot.com.br/. Pena que ele faz apenas um programa de pouco mais de 50 minutos por semana. O que fui escutar, do dia 25, abre, de cara, com Ray Charles. É mole? Vale a pena, melhor do que ficando escutando esyes amontoados de bosta das tardes. Como sou metido, vai um palpite pro Luiz: aumenta o som nas tuas intervenções. Só isso. Nada de "produção".
-
NOVIDADE - Camila Diesel estreia no dia 2 de maio na Rádio Guaíba. Ela vai integrar a equipe de jornalismo geral da emissora. Camila estava atualmente como apresentadora da Rádio Univates de Lajeado. Teve passagens também pela TV Univates, pelo grupo Bandeirantes de Comunicação, Rádio Independente, Rádio Popular FM e Rádio Comunidade. Formada pelo centro Universitário Univates, Camila já vinha há bastante tempo conversando com o gerente geral, Nando Gross. Além da sua participação na reportagem, Camila vai integrar a equipe de apresentadores do Correspondente Guaíba Badesul e estará sempre na bancada do programa Elas por Elas.
-
NOVIDADE 2 - Com o objetivo de se aproximar ainda mais do seu público, a Rádio Guaíba está mudando a sua programação noturna. A partir do dia 2 de maio, o Plantão Esportivo passa a se chamar PLANTÃO GUAÍBA, começando às 22h e indo até às 24h, fazendo um mistura entre jornalismo esportivo e jornalismo geral, com a apresentação de Cristiano Oliveira e Franklin Berwig (foto).
Uma revista informativa com os principais fatos do dia, além de um resumo do que de melhor foi apresentado na programação da Guaíba ao longo do dia. Entrevistas relevantes que foram ao ar, os melhores momentos dos debates do Esfera Pública e do Ganhando o Jogo, além dos comentários de Felipe Vieira, Jurandir Soares e Carlos Guimarães.
O noticiário Olímpico, o futebol pelo mundo, as informações da dupla GreNal, o diário do impeachment e as informações da política local. O programa contará ainda com muita interatividade, trazendo a opinião do ouvinte da Guaíba.
E pra fechar, tem o "boa noite" bem humorado do Alemão Von Mitze.




--




mundo energético


Sempre tem um bobalhão pra votar contra, né?
Um projeto extraordinário!

Na Assembleia é assim: se não é o Pedro Ruas, do Psol, é o Marcel van Hatten, do PP. Os extremos sempre se atraem. Desta vez foi o Hatten, que votou contraa e não deve ter lido o projeto - disse que tudo o que significa desoneração ele vota contra. Não tem nada de desoneração. A dupla deve se combinar no dia das votações.
-
Para quem não sabe, o biometano, que no Rio Grande do Sul recebeu a marca GNVerde, é um combustível alternativo e 100% renovável que já está sendo testado em veículos desde 2013. É produzido a partir da purificação do biogás gerado na decomposição de resíduos e dejetos orgânicos. Com isso, alcança características semelhantes aquelas do gás natural. Assim, pode ser usado em todas as aplicações como substituto perfeito do gás natural.
Gerado a partir da decomposição de resíduos e dejetos orgânicos, a produção de biometano é favorecida no Estado, visto que a agricultura e a pecuária são fornecedores da matéria prima necessária. A produção intensiva de suínos, aves e leite representam a base econômica de importantes regiões gaúchas. Por outro lado, seus dejetos podem trazer graves consequências ambientais, por serem fontes de emissão de gases do efeito estufa.
A biomassa é a principal matéria-prima para o biogás. É considerada um resíduo sólido, sendo encontrada de diversas formas, tais como: restos de alimentos, resíduos de madeira, palha do arroz, bagaço da cana-de-açúcar, esterco de animais e entre outras formas. A biomassa é a matéria orgânica que pode ser utilizada como recurso energético a partir de diferentes processos, como o biogás por queima, biogás por decomposição e biocombustíveis por extração e transformação.
-
Por 42 votos a 1 foi aprovado ontem, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei 46/2016, que incentiva a produção de biometano no Rio Grande do Sul, através do Programa Gaúcho de Incentivo à Geração e Utilização de Biometano – RS GÁS.
A proposta foi concebida pela Secretaria de Minas e Energia e busca estimular a criação da cadeia produtiva do biometano, sendo ela instrumento de promoção do desenvolvimento regional. Pretende ainda valorizar os recursos renováveis, reduzir a produção dos gases de efeito estufa, promover o destino correto dos resíduos orgânicos e a atração de investimentos em infraestrutura para distribuição e comercialização do biometano. A lei também possibilitará ao Estado criar linhas de crédito especial, inclusive com subsídios, para a produção de biometano e conceder tratamento tributário diferenciado e favorecido para a geração do biocombustível.
-
“Nossa intenção é fazer com que esses dejetos orgânicos provenientes da agricultura, que muitas vezes não tem um descarte adequado, sejam transformados energia/combustível mas, principalmente, se convertam em desenvolvimento para várias regiões do Rio Grande do Sul”, ponderou o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker. De acordo com o secretário ainda, o biometano é a melhor alternativa no curto prazo para promover a interiorização do gás e atender à crescente demanda do Estado. “A ideia é produzir um volume próximo do consumo, reduzindo custos de distribuição. Será um gás canalizado, com a mesma composição química do gás natural, porém produzido e distribuído localmente”, destaca.
Pelo projeto, o governo poderá ainda estabelecer a adição de um percentual mínimo de biometano ao gás canalizado comercializado no Rio Grande do Sul. O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, explica que o biogás possibilitará que alguns empreendedores rurais que têm hoje dificuldade para aumentar as produções por causa de questões ambientais superem esses obstáculos. Outro ponto ressaltado pelo secretário é que o biometano dará uma nova opção de abastecimento de gás ao Rio Grande do Sul, hoje dependente do gás natural boliviano que chega na região pelo gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol). Por isso, a intenção do projeto é atender principalmente aquelas regiões que não são abastecidas pelo gasoduto.



--



mundo midiático 3

Rádio Caxias 70 anos





O 27 de abril de 2016 marca os 70 anos de atuação da Rádio Caxias. Nesta mesma data, em 1946, ela entrava no ar e se tornava a primeira emissora da Região Nordeste do RS. A Rádio Caxias do Sul, prefixo ZYF-3, era resultado do trabalho de vários abnegados.
Desde o início dos anos 40, lideranças da comunidade solicitavam ao Governo Federal um canal de rádio para a cidade. Fatores históricos, como a Segunda Guerra Mundial, atrasaram o processo, e somente em 1944 foi dada a autorização para a constituição da emissora, que entrou no ar dois anos depois. Pela participação que tiveram no processo, Joaquim Pedro Lisboa, Arnaldo Ballvé e Luiz Napolitano são considerados os fundadores da Rádio Caxias. A Rede de Emissoras Reunidas era a proprietária, e Nestor Rizzo o primeiro diretor.
-
Os primeiros estúdios foram instalados no prédio do Recreio Guarany, na Avenida Júlio de Castilhos. A potência era pequena, de apenas 250 watts, mas mesmo assim atingia grandes distâncias, inclusive outros estados, pois havia poucas emissoras no ar. O transmissor e a antena ficaram no pátio do clube até 1947, quando uma torre de 52 metros de altura foi instalada no Morro Leonardelli, próximo ao Centro. Um novo transmissor, de 1 kW, também foi inaugurado. A frequência de operação era 1370 kHz.
Nesses primeiros anos a programação já se mostrava diversificada, com a inclusão de musicais de vários estilos, jornalismo e utilidade pública. O radiojornal do meio-dia, na época patrocinado pela Metalúrgica Abramo Eberle, logo se firmou como referência de informação dos caxienses.
Grandes nomes da comunicação da cidade marcaram a passagem pela Rádio Caxias naquele momento. Vozes marcantes, como a de Osvaldo de Assis, Jimmy Rodrigues e Vivaldo Vargas de Almeida se tornaram presenças constantes do dia a dia da cidade.
-
Ainda em 1946, no dia 15 de novembro, foram iniciadas as transmissões esportivas, que continuam até hoje como uma das principais marcas da Rádio Caxias. Naquele dia, com o comando de Nestor Gollo, entrava no ar o Esportes na Onda, programa de fim de tarde que segue sendo apresentado até os dias atuais.
Logo depois vieram as transmissões esportivas, que sempre priorizaram as equipes locais. Naquela época a principal atração era o Campeonato Municipal, mas já em 1950 a equipe se aventurava em transmissões maiores, e jogos da Copa do Mundo daquele ano foram transmitidos pela Rádio Caxias.
Em 1950 os estúdios foram transferidos para primeiro andar do Edifício Kalil Sehbe, na esquina da Júlio de Castilhos com a Rua Borges de Medeiros, onde hoje está localizado o City Hotel. Ocupando todo um andar do prédio, as amplas instalações permitiram a criação de um auditório de 90 lugares. Além disso, em 1955, a potência foi aumentada de 1 kW para 5 kW, e o transmissor e as antenas foram transferidos para o bairro São Ciro.
-
Esse foi o período em que a Caxias se consolidou como uma das referências da cidade, pois serviu como vetor de integração entre a área urbana e as localidades do interior, além de se tornar o ponto de referência para busca de informação local por parte da população.
A qualidade dos programas de auditório e musicais desse período, inclusive com a participação de grandes artistas de renome nacional, também reforçou a imagem da emissora. Grandes nomes da música brasileira da época, como Dalva de Oliveira, Lenny Eversong, Celly Campelo, ou a então iniciante Elis Regina marcaram os palcos de Caxias do Sul.
No aniversário de 15 anos da emissora, em 1961, uma presença marcante: Hebe Camargo, então uma das estrelas da comunicação e da música brasileira, esteve na cidade, e encantou a plateia com talento e simpatia.
Em 1961, com a unificação do Campeonato Estadual, o Juventude e o Caxias, então denominado Flamengo, passaram a disputar o torneio. O esporte da Rádio Caxias começou a cortar o Estado, em transmissões que se tornaram épicas.
Nessa época já despontava um nome que viria a se tornar lendário na comunicação de Caxias do Sul: Dante Andreis. Produtor, apresentador, repórter, coordenador e, finalmente, comentarista, ele transformou o bordão “futebol é bola na rede” em uma marca pessoal. Além disso, foi responsável por memoráveis coberturas, como as Copas do Mundo na Argentina, Espanha, México e Itália.
-
Um salto de qualidade veio em 28 de agosto de 1972. Nesse dia foram inauguradas as novas instalações, em sede própria, no 21° andar do Edifício Estrela, no Centro de Caxias do Sul, onde a emissora está até hoje. O espaço, planejado especialmente para a operação da rádio, contava com equipamentos de última geração. O ministro das Comunicações, o caxiense Hygino Corsetti, esteve presente no evento.
Em 1979, por decisão do Ministério das Comunicações, a Rádio Caxias foi contemplada com a frequência AM de 930 kHz. Um ano depois, a potência foi aumentada para 20 kW, tornando a emissora uma das mais potentes do Estado.
O mês de julho de 1988 marcou uma nova etapa da Rádio Caxias. Ela foi adquirida pelo empresário caxiense Paulo Roberto Lisboa Triches, neto do fundador Joaquim Pedro Lisboa, e passou a fazer parte do Sistema Trídio de Comunicação. A programação foi alterada, e passou a priorizar o segmento mundialmente conhecido como talk and news, que privilegia as áreas de jornalismo e esportes, característica que se mantém até hoje.
Em março de 1997, seguindo as tendências de comunicação que despontavam naquele momento, a Rádio Caxias foi uma das pioneiras do Rio Grande do Sul no lançamento de um website, utilizando a ainda incipiente internet para a divulgação do próprio trabalho. Três anos depois, com a evolução do sistema de internet no Brasil, o som da emissora começou a ser colocado à disposição na nova plataforma, levando a voz da Rádio Caxias para todas as partes do planeta.
-
O dia 7 de outubro de 2012 marcou o início de uma nova era dentro da história da Rádio Caxias. Nesta data a emissora iniciou a transmissão na frequência 93,5 FM. A medida ampliou o alcance e deu novas possibilidades de acesso aos ouvintes do Estado. Três anos depois, em 28 de setembro de 2015, antecipando-se às mudanças na radiofonia brasileira, a Rádio Caxias deixou de operar em AM e fixou a programação somente nos 93,5 FM, site e aplicativos para smartphones e tablets.
A emissora é hoje um dos mais tradicionais veículos de comunicação do Rio Grande do Sul. Além disso, lidera a audiência no segmento Jornalismo na Serra e é a única a acompanhar as equipes de futebol da cidade de Caxias do Sul. Ao conjugar tradição e seriedade com a agilidade proporcionada pelas novas tecnologias, a Rádio Caxias cumpre o mesmo papel desde 1946: estar Sempre Contigo.




--



mundo das piadinhas







2 comentários:

  1. Eu queria me lembrar quem foi que disse a frase: "quem gosta do frio, não tem consciência social". Teria sido a irmã Nely Capuzzo?

    ResponderExcluir
  2. Falar das situações apontadas pelo Copetti em relação a empoderamento feminino, só tem uma explicação contábil:prejuízo.

    ResponderExcluir