Quinta, 14 de abril de 2016




Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.











mundo civilizado



AINDA BEM QUE ESTÁ NO FIM ESTA
CHATICE EM QUE ESTAMOS METIDOS








Abaixo um texto-desabafo do deputado federal gaúcho Afonso Antunes da Motta. Do PDT.
Do mesmo partido do senador Lasier Martins, que é a favor do impeachment.
E aí eu pergunto: E daí?
Assim deve ser, em assuntos relevantes, os parlamentares devem ter a liberdade de opinar.
Cada um na sua.
Ou será que, no caso do PDT, deputados e senadores são obrigados a obedecer Lupi, o falso?


DIREITO DE OPINAR


Confesso, cometi o crime de ter opinião. Nas ruas e praças sou chamado de traidor. Minha foto é publicada em destaque como se procurado fosse. Nas redes sociais, onde tudo é permitido, fui desqualificado como corrupto. Para completar, nos lugares públicos que frequento, fui agredido, ofendido e assediado moralmente. Sei que tais situações são inerentes ao homem público em momentos históricos como o que estamos vivendo. Mas ser julgado sumariamente como criminoso, sentenciado a perda do mandato, cogitado o desfazimento de todos os meus vínculos, atribuo a emoção do momento, não a racionalidade.
Ao ódio, violência e incompreensão, respondo com civilidade. Com serenidade e respeito aos que pensam o contrário, tenho declarado que vou votar contra o impeachment por razões partidárias, jurídicas e especialmente pelo meu compromisso com a democracia e o estado democrático de direito. Este é o equilíbrio obtido com o convívio destes anos de liberdade de expressão e principalmente de opinião.
Um mau governo ou a corrupção sistêmica que alcançam o público e o privado não justificam, no meu entendimento, a desconstituição de um governo democraticamente eleito. É precedente que vai colocar em risco todos os demais governos e instituições que o sucederem, como já aconteceu em diversos momentos da história universal. Sendo assim, bastará o mero “querer” para a ruptura e a exceção voltarem a acontecer. Está é a minha convicção e repito, respeito opiniões divergentes e todos as que as tem.
Certo é que, seja qual for o resultado do processo de impedimento, não teremos simplesmente a troca da Presidenta pelo Vice. Todos sabem que o resultado almejado obrigatoriamente tem de passar pela governabilidade e a superação da dramática conjuntura econômica que penaliza o país. Aí reside a racionalidade. Tais questões vão exigir novas provações e novos posicionamentos. O governo futuro será de transição e, como tal, deverá elaborar uma pauta mínima negociada com a oposição. Esta premissa, lembro, vale para ambos os cenários, aprovação ou não do processo de impedimento.
Depois do julgamento, vamos estar todos convocados para superar as dificuldades que já estão aí e as que ainda estão por vir. Ao povo gaúcho posso garantir: Eu, seja a que custo for, não vou fugir aos desafios.



--



mundo político


Na edição de ontem do Valor Econômico


Procuradoria pede 184 anos de prisão para Eduardo Cunha

 Na denúncia apresentada nesta tarde ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, acusa o deputado de ter praticado o crime de corrupção passiva em duas ocasiões separadas, além do crime de lavagem de dinheiro em 60 episódios diferentes.

A matéria está no http://www.valor.com.br/politica/4188998/procuradoria-pede-184-anos-de-prisao-para-eduardo-cunha



--



porto alegre abandonada


Do Jose Figueiredo


PEDIDO AOS VEREADORES DE PORTO ALEGRE

Como uma das atividades mais intensas dessa Câmara é batizar e rebatizar ruas e praças, sugiro denominar o local mostrado na foto abaixo de Largo José Fortunati, em uma mais do que justificada homenagem







--



mundo midiático


Outra do Vanderlei Cunha


PATÓPOLIS EM FESTA!

Hoje, nosso Patinho completa seus 45 anos de quá-quá-quás que assombraram a Província...
Do número 1 do PATO MACHO, lançado em 14 de abril de 1971
Grande palmípede!





-

O Rogério Mendelski comenta

Correta a lembrança sobre o Pato Macho. Eu fui "repórter especial" do jornal e muitas reuniões foram feitas na garagem da casa do grande Érico Veríssimo, já que o Luis Fernando era da turma. Na última edição uma reportagem que fiz com um serviço sobre como arranjar grandes mulheres em locais públicos - prostituição de luxo (na época podia se falar nisso) - foi totalmente censurada pela Polícia Federal que nos obrigava a levar as provas finais do jornal para o exame do censor.
Tenho a coleção completa do jornal, mas já aviso que não empresto, não alugo e nem vendo. Não adianta insistir que ela não sai da minha casa nem mesmo para trabalho de conclusão de curso.




--



mundo histórico






--



mundo dos parecidos


Quem é o jornalista Danilo Ucha?
Quem é Marco Gottschall (foto do deuochic.com)








--



mundo das piadinhas







11 comentários:

  1. Desculpem-me os discordinos,mas, pra mim, o deputado Afonso Motta está qual a orquestra do desditoso Titanic: o barco afundando e de-lhe valsas vianenses!
    Parabéns ao deputado Chierine, o Brasil acima de tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está sendo coerente.

      Ir contra a manada é para poucos.

      Mas, tranquilo. Com Temer tudo voltará a ser flores, como era antes de 2002

      Excluir
    2. Claudemir, vejas que coloco como preâmbulo à minha opinião o termo "desculpem-me, pois o assunto é, sem a menor dúvida, polêmico; mas como sou um cidadão que gosto de opinar, faço-o, mas sempre à Wood Allen - perco a tese mas não perco o amigo. Claudemir, imaginemos que estivéssemos ( sonho meu ) num sistema de eleição distrital: aí, nesse caso, o deputado não poderia nem ele, nem sua esposa, nem seus filhos - sair à rua. Deputado distrital é cobrado vigorosamente por seus eleitores. Se eu tivesse votado nele ( e olhe que ele esteve aqui em Taquari, eu o cumprimentei, me parece um sujeito digno) mandaria de pronto vários e vários e-mails. É a democracia, é o jogo democrático. Graças a Deus temos os Afonso Motta da vida que se submetem a esse tipo de pressão, pressão inerente à democracia. Diferente de muitas pessoas que desgostam de políticos, eu os amo. Democracia só funciona com políticos. Entregue o Poder aos militares, religiosos, aos não políticos profissionais e teremos o Caos - certamente! Abraço e relaxa. Daqui a dois anos e meio vocês estarão no páreo novamente ( só espero que escolham alguém capaz, e não a anta atual - que nunca foi petista, caiu de paraquedas no partido!).

      Excluir
  2. Concordo plenamente com o nome da praça próxima ao Centro administrativo do Estado. Mais do que justa a homenagem e coloque-se alí a estátua da Galinha Sacrificada, Resgatada da Encruzilhada!!!
    Quando ao deputado afonso Motta, apenas uma palavra: lamentável!!! Arvora-se do direito de opinar e desdenha do direito de outros emitirem sua opinião. Certo está que a ninguém é dado o direito de fazer acusações levianas e sem provas, mas quanto a postura do deputado, todos têm o direito de concordar ou discordar.
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No próprio texto ele diz que respeita opiniões diversas.

      Se houve desrespeito foi em relação a ele, à medida que segundo relato contido no texto - foi atacado e assediado de forma ofensiva em locais públicos por causa de seu posicionamento.

      Isso de atacar outrem de forma incisiva face a adoção de determinado pensamento só ocorre em regimes totalitários.

      Hoje é tu que discorda dele e acha lamentável e que é ele que está "desdenhando".

      Quando for contigo, alguém te assacar acusações, te chamar de vendido, de salafrario, te dar peitaço em local publico, porque tu pensa a e os outros b, aí quero ver tu manter a coerência e dizer que estão no exercicio do direito de "discordar" ou concordar

      Excluir
    2. Deves ter gazeado a aula de interpretação de texto, pois não? Não acusei Afonso Motta de nada(atá o defendi), porque não admito que as pessoas usam das mesmas armas de um certo grupilho da estrela vermelha que, para defender o indefensável, ataca aos outros, mesmo sabendo que estão sendo levianos e mentirosos.
      Deixei destacado a minha discordância com o deputado, em relação a defesa da quadrilha que rapinou o Brasil e tenta enfiar goela abaixo dos apedeutas que um movimento legítimo é golpe. Golpe foi o que os safados aplicaram no zé povão e em alguns intelectualóides; Golpe de Mestre, aliás, ao estilo da interpretação de Paul Newman, Robert Redford, Robert Shaw e Charles Durning.

      Excluir
    3. Carlos Mota. Gostei da sua resposta.
      Achei desnecessária a desqualificação inicial que foi feita ao interlocutor. Isso é coisa do pessoal da estrela vermelha. Não caia nessa.

      Excluir
  3. " Isso de atacar outrem de forma incisiva face a adoção de determinado pensamento só ocorre em regimes totalitários ". Discordo: em regimes totalitários os pensamentos divergentes são punidos com perseguição, prisão e assassinato. Vide Cuba, Coreia do Norte e similares. Se o deputado conclui que algum ataque que lhe foi dirigido ofendeu algum direito seu, procure o Poder Judiciário. E pra finalizar os argumentos do deputado valem para o ex presidente Collor?

    ResponderExcluir
  4. O Mendelski faz bem em não emprestar os exemplares do Pato Macho. Porém, é possível ter acesso à eles no Hipólito da Costa. Hoje, graças, as pessoas estão descobrindo o Pato. Mas a Famecos fez a graça de digitalizar todos os quinze exemplares. Para ler na internet ou baixar para ler essa maravilha, basta acessar http://eusoufamecos.uni5.net/nupecc/conteudo/acervodigital/patomacho/

    ResponderExcluir
  5. Pois, sobre o tópico envolvendo o político Afonso Mota: de pronto ressalto que que sou uma pessoa simples e vejo as coisas de maneira simples. Eu entendo um cidadão comum (homem, mulher) ser obrigado a enfrentar problemas no dia a dia e, principalmente, no local de trabalho. Motivo? O tal ‘cidadão’ precisa do trabalho – muitas vezes, nada agradável – para sobreviver e manter familiares.
    Minha pergunta: o Afonso precisa mesmo deste trabalho que, conforme citou no artigo, lhe causa transtornos e as palavras ásperas que recebeu – na rua e nas redes sociais (in verbis, “ nos lugares públicos que frequento, fui agredido, ofendido e assediado moralmente”).
    Pergunta que se impõe: Não seria mais conveniente atuar em algo mais tranquilo? Desnecessário me estender sobre o fato de que vida NADA se leva. Sem falar que viver é barra. Penso que seria muito mais agradável aproveitar a vida em termos de viajar, hospedar-se em hotéis de luxo, dirigir carros velozes, comparecer nos camarotes VIP da Stock Car Brazil, assistir seriados antigos em DVD. Ou seja: não consigo imaginar que o citado politico, com um passado irretocável junto à iniciativa privada, tenha ‘necessidade’ de se envolver em problemas que, sabemos, são insolúveis. Alias, tenho 100% de certeza de que TODOS aqui deste tópico, JAMAIS iriam se envolver em problemas junto ao campo da política...

    ResponderExcluir
  6. http://jornalggn.com.br/noticia/pdt-expulsa-deputados-que-votaram-pelo-impeachment#comment-903954

    Agora é a vez do Lasier Martins!

    ResponderExcluir