Quinta, 7 de abril de 2016




Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.




Escreva apenas para



jlprevidi@gmail.com

previdi@outlook.com


Ou








DIÁRIO DO PARAÍSO


A situação no Litoral Norte está cada vez pior.
Veja este post do Jorge Loeffler, do praiadexangrila.com.br

Prefeitura de Tramandaí vai tomar empréstimo de 7,5 milhões

O Vereador Flavinho foi bem claro quando ocupou a tribuna nesta semana. A arrecadação vem sofrendo queda e os royalties do petróleo caem a cada mês que passa. Mesmo assim o Prefeito que tem maioria na Casa Legislativa patrolou a oposição. Esse empréstimo se destina a asfaltamento o que para mim evidencia que será dinheiro a ser usado para captar votos em outubro vindouro. Também aprovaram prêmio em pecúnia às Rainhas da Festa do Peixe.
São valores pequenos, mas seriam melhor empregados na colocação de um semáforo no Centrinho de Nova Tramandaí onde quem atravessa a rua corre sempre o risco de ser atropelado. Ainda durante o veraneio o condutor de um automóvel atropelou e matou duas adolescentes, uma delas grávida.
Tramandaí Sul assim como Nova Tramandaí e mesmo Oásis Sul estão entregues à própria sorte.
A FESTA DO PEIXE que é anual suga dos cofres municipais a bagatela de DOIS MILHÕES DE REAIS.
-
Ontem, em Oeisis, um calorão jamais visto neste ano. E no início da noite um baita temporal.
E como aqui é uma praia diferenciada, nada de mancha de petróleo na nossa praia.





mundo midiático 1



FLÁVIO ALCARAZ GOMES, O REPÓRTER
QUE É UM EXEMPLO PARA TODOS NÓS



Foto genial, não constava o autor. Flávio com o livro Papillon,
na frente do Presídio Central



Só um idiota, metido, para desprezar a vida profissional do Flávio Alcaraz Gomes. Ontem registrei os cinco anos de sua morte, com base em post do repórter da Rádio Guaíba Fábio Marçal, no Facebook. Escreveu: "Pode ter tido e teve erros na vida mas sabia tudo de rádio".
Quem não teve e tem?
O jornalista Marco Poli resumiu tudo sobre o Flávio: "Meu mestre, com quem aprendi tudo de rádio. Até onde me lembro, pagou suas penas pelos erros que cometeu e saiu de cena sem dever nada a ninguém".
Ponto.
-
Com o pequeno registro que fiz ontem, recebi alguns comentários que publico:

Daniel Weber:
Estava lendo o Blog e um post especialmente me chamou a atenção, aquele sobre o Flávio Alcaraz Gomes. Você cita no post, uma edição da revista Press, e uma entrevista grande com o Flávio. Eu tenho essa edição, está guardada em meio às minhas bagunças, mas está lá, passei por ela, dia desses. Sou estudante de jornalismo, na verdade, não conclui no tempo e agora sigo com a ideia de voltar, mas de qualquer forma, é minha grande área de interesse.
Eu admirava o Flávio, principalmente por sua história de vida rica e complexa. Acompanhava seu programa de rádio, de tv (Os Guerrilheiros da Notícia) e li sua autobiografia "Diário de um Repórter", onde ele conta sua trajetória, o início da carreira, as grandes coberturas e sua prisão.
Na faculdade fizemos um trabalho sobre ele e fomos entrevistá-lo na Caldas Júnior. Afoito, quis parecer espertão, soltei um verbo fora do lugar e fui corrigido no ato, sem dó. Grande Fávio, nunca vou esquecer aquele dia. Tenho a entrevista em fita cassete ainda hoje.
Em tempos de jornalismo superficial e caça cliques, lembrar de profissionais como ele, nos faz refletir.

Carlos Mota, jornalista:
Quando ainda estudante do antigo Primeiro Grau, minha professora de História, arenista que era, não gostou quando eu, com 16 anos de idade, tecia loas ao regime chinês. Ordenou-me que lesse sobre a China e em 30 dias proferisse uma palestra para toda a turma da aula. Fui ás livrarias buscar publicações sobre a China (se ao menos já tivesse o professor Google...) e caiu em minhas mães o livro A China Que Eu Vi, escrito por aquele cara que eu lia no jornal e escutava na Rádio: Flávio Alcaraz Gomes! Praticamente decorei o livro e a tal palestra foi um sucesso (até a educadora arenista gostou; até pediu que eu palestrasse em outras turmas e em outra escola em que ela lecionava).
Anos depois quis o destino que eu trabalhasse alguns meses com um dos meus ídolos, justamente ele, Flávio Alcaraz Gomes, no último ano da Rádio Farroupilha sob o controle dos Diários e Emissora Associados. Mais tarde convivi bastante com ele no prédio onde ficava a Rádio Gaúcha, a Zero Hora e os estúdios da Rádio Farroupilha, já então sob o mando da RBS.
Os passos largos e firmes no corredor; as fotos com imagens de Flávio no front de batalha e seu xingamento/amigável com todos com quem convivia, "- Cagalhão!!!", tornaram-se, para mim, marca registrada da figura física de Flávio, pois a figura icônica jazia e ainda jaz bem firme em minhas lembranças de belos textos e a constante lição do excelente jornalismo. E por isso tornei-me jornalista!!!!
Não haverá outro Flávio Alcaraz Gomes, "cagalhão"!



--



mundo político 1

Quando se fala em "ódio das pessoas"...

É sempre bom lembrar as palavras e atitudes, há décadas, de uma figura repugnante chamada João Pedro Stédile.
Certo, coxinhas e petralhas?



--


mundo midiático 2

Variadas

AGILIDADE TOTAL - Ontem de manhã ouvi que o Teatro São Pedro estava interditado. Bem, mais tarde passei pelo jornal do meio-dia, aquele que consegue fazer entrevistas de segundos, com a apresentadora interrompendo, e aparece o Guri de Uruguaiana. E a moça anuncia que a temporada dele começava ontem mesmo... no Teatro São Pedro. Será que também terminaram com os rádio-escuta?
-
SOM - Sabe aquele brinquedo que se fazia com duas latas de leite condensado e um barbante com alguns metros? Se escutava o que o outro guri falava, mas o som era péssimo. Cada vez que ouço uma entrevista, em qualquer rádio, com o cara falando por telefone, me lembro do brinquedo das latinhas. Praticamente não se entende o que o entrevistado fala. A maioria é assim. E pelo jeito não tem jeito.
-
BABADA - Hoje, no Bom Dia da Rádio Guaíba, o Rogério Bohlke deu uma gozada na EPTC, que divulgou uma batida de dois carros na esquina da avenida João Pessoa com a "Sebastião Melo". Isso mesmo, uma rua com o nome do vice-prefeito. Começa o programa Agora e lá pelas tantas o Felipe Vieira chama o repórter e ele lasca a bobagem que o Rogério tinha registrado alguns minutos antes. Pô, será que ninguém escuta o que os colegas falam?
-
MAGÉRRIMAS - Estou impressionado com a quantidade de mulheres magras demais, as tais magricelas. No sábado passado vi a Paloma Poeta (NÃO!!! É A PATRÍCIA!!!) num programa da globo e ela está... parece doente. Bonita, mas  com uma péssima imagem. No tempo do jornal nacional era uma mulher linda. Outro dia vi uma repórter na TV que, sério, está sumindo de tão magrinha. Uma loirinha bonitinha, mas uma tabuinha. Não entendo porque elas fazem isso. Esses fãs das magricelas devem achar a Juliana Paes uma gordona e a Paolla Oliveira uma bunduda disforme. Meu Deus!!
-
DÚVIDA - Estou pensando há  alguns dias: Como o ladrão levou?

Casa paroquial é furtada em Nova Petrópolis




--


mundo político 2

Te deu mal, hein Jairo Jorge?


É, não pode concorrer novamente à Prefeitura de Canoas.
Jairo Jorge cumpre o segundo mandato.
-
Antes do registro que vou fazer, lembro que JJ é filiado ao PT, que passa por um tsunami sem precedentes.
O Correio do Povo encomendou ao Instituto Methodus uma pesquisa para avaliar a administração da cidade e a intenção de voto do canoense para a eleição deste ano.
Acreditem, das mil pessoas entrevistadas,  no período de 15 a 19 de março, 77,5% aprovaram a Administração Jairo Jorge.
Isso mesmo, quase 80 por cento de aprovação!
(Imagina quando o prefeito de Porto Alegre viu esses números! A propósito, qual o partido atual do prefeito da porto alegre abandonada?)
Pois bem, olha essa:
Na intenção de voto, na espontânea, 12,8% dos entrevistados votariam novamente em Jairo Jorge (ele já está no segundo mandato); 4,2% em Beth Colombo (atual vice-prefeita) e 1,5% em Luiz Carlos Busato.
É mole?
Não, olha mais essa:
Agora, no XV Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Canoas foi vencedora na categoria Melhor Projeto, com Banco de Oportunidades, Lei do Gatilho e Escritório do Empreendedor.


--


mundo midiático 3

Cláudio Andrade e o "Qual é a Boa?"


Programa piloto apresentado por Cláudio Andrade e captado e editado por The Tex-Mex Studio.







--



mundo surpreendente


Bordignon no PDT





Mais de 1.500 pessoas lotaram o CTG Aldeia dos Anjos, em Gravataí, no início da semana para receber o pré-candidato Daniel Bordignon (ex-prefeito da cidade). Vindos de todas as regiões, militantes e correligionários deram as boas-vindas ao ex-prefeito, que ficou impressionado com a empolgação de todos. "Se juntar os 15 partidos adversários aqui de Gravataí, eles não conseguiriam fazer essa mobilização numa noite de segunda-feira. Vocês estão demonstrando a força do PDT", declarou Bordignon.
O ato festivo teve a presença dos deputados federais Afonso Motta e Pompeo de Mattos (presidente estadual do PDT), dos deputados estaduais Gilmar Sosella e Vinicius Ribeiro, de representantes do partido em Viamão, Alvorada e Glorinha.
O vice-presidente municipal do PDT, Cláudio Ávila, apresentou os 51 pré-candidatos à vereadores de Gravataí. Os discursos dos convidados entusiasmaram a platéia, que a todo momento aplaudia e gritava palavras de incentivo. "Esse é o início da nossa caminhada por uma cidade melhor, por mudanças em Gravataí. Agora, somos todos Bordignon", anunciou Ávila.



--



mundo da publicidade (?)

Tá durando muito

Propaganda da FARMÁCIA PREÇO POPULAR.
-
Esta aí abaixo é antiga, mas assisti uma semelhante nesta semana:




Não preciso destacar o joguinho de letras, né?



--


mundo reflexivo


O escândalo Panamá Papers devia se chamar Panamá Pampers.
Porque tem um monte de gente borrada de medo...

Auber Lopes de Almeida, jornalista



--


mundo literário 1


Columbófila magnificência

Do genial Leo Iolovitch (www.olivronanuvem.com.br)

Ele havia se tornado reitor da universidade.
Iria falar na abertura dos jogos universitários, seria seu primeiro discurso diante de público maior, com boa parte da comunidade acadêmica.
Os bajuladores a sua volta esmeravam-se em solicitudes, aprovando com entusiasmo tudo que o novo chefe dizia.
A ideia de escolher a paz como tema do discurso e de soltar uma pomba ao final, apesar da obviedade e canastrice, foi considerada genial.
Iniciou-se a solenidade e chega a notícia que, por problema no transporte, acomodação da caixa ou outro motivo, a pomba tinha morrido.
Foi-se a primeira pomba...e mais outra não dava tempo para conseguir.
O discurso já estava pronto e faltava o complemento para o gran finale.
Instaurou-se o pânico entre os puxa-sacos, que dependiam do reitor para manutenção de seus cargos, e haviam elogiado o tema e a encenação proposta pelo chefe. Porém faltara a ave e sem ela não haveria o ápice do discurso.
O orador, inflado pelas homenagens e elogios, não desistiu da ideia e resolveu apelar para a imaginação.
Assim, ao final de sua entusiasmada oratória pacificadora, disse que todos deviam liberar a pomba da paz simbólica que habita em nossos corações.
Num arroubo fez um gesto com as mãos, como se tirasse uma ave de dentro do peito e com os dedos desajeitados, querendo imitar asas, tentou simular seu voo imaginário...
Apesar do esforço teatral não conseguiu simular uma pomba voando e ficou parecendo muito mais com um bêbado tentando chamar um táxi.
Depois do evento perguntou ao seu chefe de gabinete.
Então, que achaste?
E o áulico respondeu prontamente: “Magnífico”.
Há quem diga que a partir desse fato é que teve início o tratamento de magnificência aos reitores...



--



mundo real


Grande verdade






--



mundo literário 2


Um peitudo 


Recebo do Ruy Gessinger:

NOVA LIVRARIA EM SANTIAGO RS, BELO EMPREENDIMENTO DO JORNALISTA E ESCRITOR MARCIO BRASIL

Olá, amigo Ruy. Estamos inaugurando nesta sexta-feira em Santiago a Shazam Revistaria e Livraria. Fica localizada no shopping Ilha Bella, sala 20. Estamos começando, engatinhando, mas nosso acervo já se qualifica com tuas "Trilhas, Rumos e Enroscos". Será uma loja pequena, mas que pretende ter muito conteúdo.
Grato pelo apoio, incentivo, amizade e nos confiar a guarda de teu novo livro.
Forte abraço!!
Márcio Brasil







--



mundo das piadinhas







4 comentários:

  1. A política em Gravataí é uma suruba que transforma as putarias de Brasília em brincadeira de crianças. Olha aí o vice-presidente do PDT jurando amor ao PSB (link abaixo). Bordignon até hoje não teve sua ficha limpa pelo TSE. Ah,ah,ah e o presidente do PDT, Décio Becker, que não apareceu na filiação do ex-petista? Dizem que não se dão. Mas como esse mundo dá voltas, né? Há menos de quatro anos Ávila chamava Bordignon de “patife”, “bandido comum” e “eterno impugnado”. É só vasculhar o site do TRE pra ver. http://blogdochicopereira.com/web/exclusivo-as-confissoes-de-claudio-avila-para-o-blog-cita-marco-alba-decio-becker-bordignon-juliano-paz-e-diz-que-fez-as-pazes-com-miki-breier/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio Ávila continua com as mesmas atitudes que foram elogiadas em 2011 pelo Respeito, Sogil! Confira no link:http://respeitosogil.blogspot.com.br/2011/11/o-monopolio-balanca.html
      Wilson Rosa - PDT Gravataí

      Excluir
  2. Quando da redemocratização de nosso país a sigla PTB foi entregue a bandidos da pior espécie e Brizola criou o PDT para dar seguimento ao verdadeiro trabalhismo. Om a morte de Brizola a sigla foi prostituida e inclusive foi alugada à Rede Baita $onegadora que a usou para apropriar-se demais uma vaga no Senado Federal. Deu certo e hoje duas das três vagas estão nas mãos desses bandidos $onegadores. Nesse mercado deputado federal não vale um único centavo ao contrário de senadores que representam não o eleitor e sim o Estado.
    Apenas desconfio que a Rede Baita $onegadora tendo dois SENADORES em mãos pode tomar para si boa parte do dinheiro do Estado destinado à publicidade. Estou errado?

    ResponderExcluir
  3. Sobre a Magnificência, há que se registrar o fato que aconteceu em uma das primeiras reuniões de Conselho Universitário da ex-reitora Wrana Panizzi, que ela relatou em entrevista no Frente a Frente, do dia 29/03.

    ResponderExcluir