Sexta, 29 de abril de 2016



Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.












mundo atual


O SUS É UMA MERDA, MAS A CADA DIA
INVENTAM MAIS "NOVIDADES" INÚTEIS







Leiam isso:

O Ministério da Saúde lançou, nesta semana, durante a 3ª Conferência de Políticas Públicas de Direitos Humanos de LGBT, em Brasília, a campanha “Cuidar bem da saúde de cada um. Faz bem para todos. Faz bem para o Brasil”, com foco na saúde integral, atendimento humanizado e respeito para homens gays e bissexuais.
O objetivo é informar e conscientizar toda a sociedade, bem como profissionais de saúde, trabalhadores e gestores do SUS sobre garantias ao atendimento, sem discriminação, considerando as especificidades de saúde dessa população. A campanha foi desenvolvida em parceria com o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.
-
Isso também é muito interessante:

Essa é a quinta etapa de uma série de campanhas realizadas pelo governo federal pela valorização do direito à saúde. Entre os grupos já contemplados estão: população de rua, população negra, mulheres lésbicas e bissexuais e saúde trans.
-
Um dado "histórico":

Desde 2011, com a Política Nacional de Saúde Integral LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), o Ministério da Saúde vem expandindo o acesso da população LGBT ao SUS, qualificando o atendimento a gays e homens bissexuais, com o respeito à orientação sexual e atenção às especificidades em saúde dessa população nos serviços de atenção básica, média e alta complexidade, bem como a inserção de gays e bissexuais nas ações de atenção à saúde do homem.
-
Mais detalhes:

Para qualificar os indicadores de saúde e melhor planejar as ações de prevenção e promoção da saúde dessa população, foi feita a inclusão dos campos orientação sexual e identidade de gênero na Ficha de Notificação de Violência no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do SUS. Nessa mesma ficha foi ainda incluído outro campo para preenchimento de violência motivada por homofobia/lesfobofia/transfobia para dar visibilidade à violência sofrida pela população LGBT.
Além disso, o Ministério vem investindo na educação permanente dos profissionais, com curso sobre a Política de Saúde LGBT. Oferecido de forma gratuita e em plataforma de Ensino a Distância, o curso já envolveu mais de 18 mil pessoas inscritas. A previsão é que haja a abertura de uma nova turma em maio deste ano.
-
HIV/AIDS? Primeiro mundo!:

Além da distribuição gratuita de preservativos, outra medida de prevenção é a PEP sexual (profilaxia pós-exposição), que consiste no uso de medicamentos até 72 horas após a relação sexual, a distribuição gratuita do coquetel antiaids para todos que necessitam do tratamento e o Serviço de Assistência Especializada para tratamento e acompanhamento de pacientes com diagnóstico de HIV.
-

Sei, vão cair de porrada em mim. Tudo bem.
Mas gostaria que todos esses cuidados fossem dispensados para TODOS os brasileiros. Gostaria que as pessoas não esperassem meses e anos para serem atendidos por um médico especialista. Gostaria que as pessoas fossem atendidas em pouco tempo, na triagem, ao menos, nas emergências. Gostaria que as cirurgias fossem feitas sem a espera de meses. Gostaria que o tratamento daquela doença que não escrevo o nome fosse feito com prioridade, especialmente a quimioterapia e radioterapia.
Gostaria também que as pessoas recebessem os medicamentos que necessitam com a agilidade com que entregam o coquetel Antiaids, não necessitando apelar para a Justiça.
-
Por que campanhas específicas para " população de rua, população negra, mulheres lésbicas e bissexuais e saúde trans"? Por que, agora, uma específica para "gays e bissexuais"?
Por que não tratar todos os brasileiros da mesma maneira?
Por que, eu, que não me enquadro numa dessas situações, sou tratado como um capacho?
Se eu quiser marcar um clínico geral num posto de saúde tenho que ir na madrugada para a fila, como a maioria das pessoas fazem. Os favorecidos com essas campanhas têm algum tipo de prioridade?
-
Olha, há uns anos soube que o SUS iria começar a fazer cirurgias de troca de sexo, aqui em Porto Alegre.
No início desse ano, um amigo - casado, duas filhas - morreu porque teve um péssimo atendimento no tratamento daquela doença que não escrevo o nome.
Este, sim, é o SUS que conheço.



--



mundo reflexivo


Dilma vai anunciar o aumento do Bolsa Família no Dia do Trabalho.
Eu pergunto: que tem que a ver Bolsa Família com Trabalho?

Vera Helena Guimarães, jornalista



--




mundo midiático 1


O CP Mobil é uma baita proposta


Melhor do que eu tentar explicar, primeiro olha o vídeo sobre o CP Mobil. Pouco mais de 3 minutos.
Olha, explicar "Realidade Aumentada" não é mole!




Custou para cair a ficha, mas consegui. É um negócio muito legal.
No popular, o sujeito usa a internet, através do celular, com o jornal impresso.
Exemplo?
Logo, pode acontecer isso: quero ver um filme. Aí vou na matéria sobre o filme e assisto ao trailer e, de repente, outros vídeos, fotos, etc.
O anúncio da venda de apartamentos em um edifício novo. O cara coloca o celular em cima do anúncio e pode ver todo o apartamento - depende o que a agência de publicidade determina.
-
A partir de hoje, na parte de cima da capa do Correio do Povo estão os indicativos do CP Mobil.
E as matérias e anúncios terão um selo indicativo.
-
Ontem fui a um almoço com o Telmo Flor, editor do Correio, Luís Grisolio, diretor da área comercial, e Denilson Saltoris, da LZW Processamentos de Documentos, empresa parceira do Correio do Povo para desenvolver a ferramenta, para apresentação do projeto (foto).O interessante é que o aplicativo para a utilização da tecnologia RA está disponível gratuitamente para os sistemas IOS e Android.
-
No Brasil é o primeiro jornal a utilizar este recurso.
-
Acredito que tenha sido claro: a Realidade Aumentada só funciona com o jornal impresso na sua frente.
-
Aguarde, a cada dia novas opções de "leitura" com a Realidade Aumentada.



--



porto alegre abandonada


1/5: Em Canoas tem uma baita programação


Em Porto Alegre, consta no site da Prefeitura o que manda a lei:
- Integram o rol de atividades realizadas na Cidade durante o Dia do Trabalhador shows no Anfiteatro Pôr-do-Sol, manifestações políticas, debates, música, dança, teatro, festas, saraus, desfiles e competições esportivas.
-
Em Canoas:

O 1º de Maio na Paz - Dia do Trabalhador -, será celebrado com uma programação muito especial neste domingo, a partir das 9h, no Parque Eduardo Gomes, o Parcão (Avenida Guilherme Schell, 3600). Envolvendo ações de várias secretarias de governo, sob a coordenação da Secretaria de Projetos Especias, Captação e Inovação, empresas e entidades parceiras, o Dia do Trabalhador terá exposições, feira de adoção de animais, teatro de fantoches, mediação de leitura, empréstimo de bicicletas, brinquedos infláveis,oficinas e práticas de vários esportes, entre outras atrações. A partir das 17h, no Palco Principal, shows com os artistas Tipo Safado, D’Play, Thiago Machado, Mondo Calado, Rodrigo & Callegari, MC Wilian + MC Iko e Sandro Coelho.
Diversos serviços serão disponibilizados, como palestras e testes na área de saúde, corte de cabelo e manicure, orientações sobre emprego e empreendedorismo individual, cadastro único, encaminhamento de certidões e distribuição de erva mate e água quente.
-
Para facilitar o acesso haverá passe livre nos ônibus do transporte urbano de Canoas, com tabela horária de domingo.  A segurança da festa será garantida, mais uma vez, por meio do trabalho integrado das forças policiais, envolvendo a Guarda Municipal, a Brigada Militar, agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade e segurança privada, a partir de planejamento do Gabinete de Gestão Integrada Municipal - GGI-M.



--



mundo midiático 2


A MELHOR DA SEMANA - Será que tinha fundos?

CPI dos Crimes Cibernéticos coloca em cheque o Marco Civil da Internet

-

DECIFRE, POR FAVOR!

Em família 28/04/2016 | 12h43

Música ajuda bebês no desenvolvimento da fala

Pesquisa realizada nos Estados Unidos mostra que os pequenos que ouvem música paprendem e reproduzir 
-

INTERPRETE O TEXTO - Tarefa de gincana!!

Milão 28/04/2016 | 12h59

ONG de defesa dos animais vira acionista da Prada denunciar uso de couro


-

POBRES LADRÕES! - Será que levaram nas costas?


-

FINALMENTE - Conseguiram tirar o excelente Marco Aurélio da edição impressa. Deve ter algum gênio da geração brechó/vegetariano/ciclista para ser lançado. Com um salário oh...



--



mundo dos vinhos e afins

Curso intensivo em Porto Alegre

Aprenda tudo que você precisa saber sobre vinhos em apenas uma semana. Essa é a promessa da secção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS), que promoverá, de 2 a 6 de maio, um curso intensivo de vinhos, em parceria com o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e região (Sindha).
O curso aborda, de forma didática e sempre com degustações de ótimos rótulos, questões como a importância da viticultura para a qualidade do vinho, o processo de vinificação de brancos, tintos e espumantes, os cuidados na guarda e armazenamento dos vinhos e ainda os fundamentos da harmonização entre vinho e comida, além do serviço da bebida. As inscrições devem ser feitas no link www.absrs.com.br/curso-basico-vinho. Mais informações ou dúvidas pelo contato@absrs.com.br.
-
As cinco aulas são especialmente formatadas para profissionais que trabalham no mercado gastronômico e hoteleiro da capital gaúcha e da região metropolitana, podendo também atender enófilos em busca de formação certificada pela ABS-RS ou amadores que desejam ampliar seus conhecimentos sobre o assunto. O curso terá cinco aulas, de segunda a sexta (de 2 a 6 de maio), sempre à noite, ministradas por profissionais da própria ABS-RS, todos com experiência na análise e degustação de vinhos como Júlio César Kunz, Marcelo Vargas, Maurício Roloff, Vinícius Santiago e Orestes de Andrade Jr.
O investimento é de R$ 1.190 (parcelado em até 12 vezes, com juros do PagSeguro) ou R$ 990 (pagamento no ato) para o público em geral. Sócios da ABS-RS e do Sindha terão desconto – o valor será de R$ 790 (à vista) ou R$ 990 (parcelado em até 12 vezes, com juros do PagSeguro). As vagas são limitadas. As aulas são ministradas das 18h às 22h, na sede do SINDHA (Rua Dr. Barros Cassal, 180 - conj. 801 – Floresta).
-
SERVIÇO
Curso Intensivo de Vinhos
Quando: 2 a 6 de maio de 2016
Investimento: R$ 1.190 (parcelado em até 12 vezes, com juros do PagSeguro) ou R$ 990 (pagamento no ato) para o público em geral; e R$ 790 (à vista) ou R$ 990 (parcelado em até 12 vezes, com juros do PagSeguro) para sócios da ABS-RS e do Sindha 
Onde: SINDHA (Rua Dr. Barros Cassal, 180 - conj. 801 – Floresta)
Informações pelo contato@absrs.com.br



--


mundo muderno

Escreve o jornalista Clovis Heberle


Não era loira


Uma das bobagens que eu dizia para irritar as minhas colegas da redação de Zero Hora era que, assim como em alguns países árabes,  mulher não deveria ter carteira de motorista.
Me lembrei disso, ao sair da hidroginástica. Um Jeep (destes novos, objeto de desejo dos emergentes brasileiros) manobrava para a frente e para trás, com a roda traseira travada.
É claro que, por mais potente que fosse o motor, o bicho só patinava, mal saindo do lugar.
Fui até lá e perguntei para a já nervosa  motorista, colega de aula, se por acaso o freio de mão não estava puxado.
"Como sou idiota", exclamou, e arrancou, em disparada.
Ah, ela não é loira...



--



mundo das piadinhas


A observação do(a) aluno(a) é preciosa!






8 comentários:

  1. Fico feliz ao registrar o retorno de Moisés Mendes a um veículo de comunicação. Profissional sério e acima de tudo com estômago forte, pois viveu o ambiente da Rede Baita $onegadora por longos anos, empresa de bandidos da pior espécie tal como o tal Gerdau, gente que pertence à escória da sociedade, pois os piores criminosos que são aqueles covardes que manipulam a opinião pública e subtraem o direito de crianças carentes à merenda escolar assim como leitos hospitalares e medicamentos aos mais pobres. Em minha ótica os que assim agem deveriam ser penalizados com prisão perpétua e até mesmo trabalhos forçados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o veículo?

      Excluir
    2. Bike.
      Adaptado um alto falante e um modulo a pilha.
      Desculpe, não aguentei.
      kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Báh! Previdi, assino embaixo a coluna sobre a saúde.
    Confesso que na próxima em que precisar ir à um posto de saúde, já vou chegar que sou gay; gay, não: sou uma desvairada mariposa esvoaçante em busca de uma libélula.
    Vou passar por viado, mas me vão atender rapidinho.
    Fica a dica!!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Previdi pela excelente matéria do nosso novo aplicativo de Realidade Aumentada, o CP Mobil. Principalmente por lembrar que pra utilizar é preciso ter o "papel" para desfrutar.

    ResponderExcluir
  4. Será que o 1° de maio em Três Coroas, não está ainda melhor? Tem passeio ciclístico de manhâ, à tarde gravação do Galpão Crioulo e show da maravilhosa Os Remanescentes.

    ResponderExcluir
  5. quanto a Prefeitura pagou pela "gravação"? No mínimo tirou do orçamento municipal 50 mil reais. No mínimo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que por tão pouco dinheiro eles não mandam os sanfoneiros e aquele sujeito que se esconde sob um chapelão e mantem uma verdadeira cola de égua. Essa cultura castelhana sustenta a tal Rede Baita $onegadora que espero algum dia exploda apesar do respeito que tenho pelos profissionais que lá ganham o pão de cada dia de suas famílias, infinitamente mais dignos que a escória que é dona de tal 'empresa'.

      Excluir