Quarta, 25 de maio de 2016




Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










mundo insólito



NÃO TÁ FÁCIL PRA NINGUÉM.
AO MENOS, O URUGUAI É PEQUENO




Montevidéu, a melhor cidade da América Latina




Da istoedinheiro.com.br:

O governo do Uruguai anunciou nesta segunda-feira um pacote de elevação de impostos visando reduzir o déficit fiscal e manter investimentos que gerem um crescimento genuíno.
Na contramão das promessas eleitorais e sob pressão de um déficit fiscal próximo a 3,7% do PIB, inflação superior a 10% e queda das exportações de 39,2% em abril em relação ao mesmo mês de 2015, o governo uruguaio decidiu recorrer a medidas tributárias para enfrentar a complexa situação fiscal.
Danilo Astori, ministro da Economia, foi encarregado de realizar o anúncio à imprensa, na sede da presidência, em Montevidéu: "O objetivo é proteger os sucessos, evitar custos sociais e gerar condições para se seguir avançando".
A ideia é reduzir o deficit em um ponto, cerca de 500 milhões de dólares, a 2,5% do PIB.
Segundo Astori, havia uma "margem curta" para a redução do gasto público, o que tornou fundamental medidas para gerar arrecadação, com a consequente elevação de impostos.
Entre as medidas está o aumento do imposto de renda para a pessoa física, de entre 3% a 4% - a partir de janeiro - para cinco faixas de renda, a partir de 33.401 pesos (cerca de mil dólares).
O governo também anunciou aumentos e mudanças no imposto de Renda para Atividades Econômicas (pessoa jurídica) e tributos sobre aplicações financeiras.
O pacote prevê ainda redução de salários na administração pública e ajustes no sistema de previdência.
Em contrapartida, haverá uma redução de 2% no Imposto ao Valor Agregado (IVA) para despesas com cartões de débito e crédito.
Astori destacou o contexto internacional e regional, especialmente nos vizinhos Brasil e Argentina, que derrubou as projeções e as metas de crescimento do Uruguai.




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mundo "ah, se fosse assim"


A Lei Rouanet


Texto do http://pensadoranonimo.com.br/:

Desde 23 de dezembro de  1991, a produção cultural no Brasil ganhou um apoio fixo. É a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Nº 8.313), conhecida como Lei Rouanet, por causa do então ministro da Cultura Sérgio Paulo Rouanet.
É a lei que institui políticas públicas para a cultura nacional, como o PRONAC.
Para o artista ser beneficiado pela lei não depende de quem está no GOVERNO, como muitas pessoas fazem comentários na internet acusando artistas de serem “comprados” pela lei, é bom que fique claro.
Mesmo porque mesmo antes de um ou outro governo chegar ao poder, alguns artistas sempre expressaram suas posições políticas e não mudaram por causa de um ou outro presidente.
As diretrizes para a cultura nacional foram estabelecidas nos primeiros artigos, e sua base é a promoção, proteção e valorização das expressões culturais nacionais.
O mecanismo de incentivos fiscais da Lei Rouanet é uma forma de estimular o apoio da iniciativa privada ao setor cultural. Ou seja, o Governo abre mão de parte dos impostos (que recebe de pessoas físicas ou jurídicas), para que esses valores sejam investidos em projetos culturais que ajudam a mudar e até transformar o cenário da comunidade.
O proponente apresenta uma proposta cultural ao Ministério da Cultura e, depois de aprovada a proposta, o proponente é autorizado a captar recursos junto a pessoas físicas pagadoras de Imposto de Renda (IR), que apresentam declaração completa, ou empresas tributadas com base no lucro real visando a execução do projeto.
Os agentes incentivadores que apoiarem o projeto poderão ter o total do valor desembolsado deduzido do imposto devido (artigo 18), dentro dos percentuais permitidos pela legislação tributária.
Empresas, até 4% do imposto devido; Pessoas físicas, até 6% do imposto devido.
O incentivo não altera o valor a pagar ou a restituir do seu Imposto de Renda, apenas redireciona parte do imposto para o projeto escolhido, contribuindo para a cultura e promovendo o desenvolvimento do cidadão.
No entanto, há críticas à lei, segundo os críticos ao invés de investir diretamente em cultura, começou a deixar que as próprias empresas decidissem qual forma de cultura merecia ser patrocinada.
Os incentivos da União (governo) à cultura somam 310 milhões de reais: R$30 milhões para a Funarte e R$280 milhões para a Lei Rouanet.
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Benefícios para quem apoia
Para as empresas:
Possibilidade de agregar valor à marca por meio do apoio a uma iniciativa que valoriza a cultura na cidade, promove o desenvolvimento cultural e gera aproximação com a comunidade (mostrar-se realmente sustentável);
Possibilidade de aproximar o relacionamento com clientes e atrair novos clientes por meio do vínculo da sua marca com projetos de valor;
Projeção da marca da empresa nos materiais de divulgação dos projetos.
Para a pessoa física:
Protagonismo individual: o doador fazendo a diferença na prática, contribuindo para a disseminação da cultura e promovendo o fácil acesso à comunidade.
Custo zero: incentivos 100% dedutíveis do Imposto de Renda, dentro do limite de 6% do imposto devido.

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Do antagonista.com:

Os "campeões nacionais" da Lei Rouanet

O requerimento da CPI da Lei Rouanet, que será apresentado amanhã na Câmara dos Deputados, traz alguns exemplos de captação de recursos na era petista.

O Antagonista teve acesso ao documento e elenca 10 casos:

1. Filme Brizola, tempos de luta e exposição Um brasileiro chamado Brizola (2006)

Valor: R$ 1.886.800,38


2. Peppa Pig (2014)

Valor: R$ 1.772.320,00


3. Shrek: musical e turnê (2011 e 2012)

Valor: R$ 17.878.740,00


4. Cirque Du Soleil (2005)

Valor: R$ 9.400.450,00


5. Turnê Luan Santana (2014)

Valor: R$ 4.143.325,00


6. Turnê Detonautas (2013)

Valor: 1.086.214,40


7. Shows Cláudia Leitte (2013)

Valor: R$ 5.883.100,00


8. Blog O mundo precisa de poesia, de Maria Bethânia (2011)

Valor: R$ 1.356.858,00


9. Gravação do DVD de MC Guimê (2015)

Valor: R$ 516.550,00


10. Documentário O vilão da República, sobre a vida de José Dirceu (2013)

Valor: R$ 1.526.536,35



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mundo real







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mundo midiático 1


Record RS está se mexendo

Recebo:

A Record RS vai implantar uma versão local do Cidade Alerta no fim da tarde e diminuir o Jornal da Noite. Parece ser uma mexida pra resolver a estagnação deles
Creio que a chance da RIC comprar deve ter feito o pessoal se mexer

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O Fábio Behrend, gerente de Jornalismo da Record RS, esclarece:

Cidade Alerta às 18 horas com o Voltaire Porto, Rio Grande Record das 18h50min até 19h30min (sem diminuir o jornal, portanto). Tudo para a estréia da nova faixa de novelas, às 19h30min - com A Escrava Mãe.
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Retificação: Cidade Alerta até 18h45min; Rio Grande Record na sequência, até 19h30min.




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mundo reflexivo

Do jornalista Auber Lopes de Almeida


Pensamento que me ocorreu há pouco:
As pessoas que qualificam a Brigada Militar como "braço fascista do Estado" são as mesmas que se queixam da insegurança nas ruas?
Ou não?



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 mundo da fotografia



Sem legenda







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mundo do recreio


Calma! Escreve a jornalista Lúcia Mattos


As pessoas estão brigando de verdade aqui? Por causa de política? Gente que era amiga, gente que parecia ter gentileza e educação... Se ofendendo em praça (Facebook) pública! Por causa do PT e do PMDB? Do Jucá? Do Lula? Do Temer e da Dilma? Pra provar o quê? Quem tá certo e quem tá errado? Quem roubou pra si e quem roubou pro partido? O que vale mais? Isso vale alguma coisa?
Que é isso gente!?
Deixem que as pessoas tenham suas próprias convicções e possam fazer e assumir suas escolhas publicamente.
Respeitem opinião contraria. Isso é saudável. Isso é respeito, é democracia.
A democracia é uma palavra grande e pomposa que pode e deve ser usada na pratica em pequenos gestos do dia-a-dia. Como respeitar alguém que não pensa igual a você. Mas nem por isso deixa de ser seu amigo, seu vizinho, seu parente ou seu colega de trabalho.




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mundo dos prêmios


Top of Mind 2016



 A revista AMANHÃ, em parceria com a Segmento Pesquisas, apresenta os resultados da 26ª edição da mais tradicional e aguardada pesquisa de lembrança espontânea de marcas. Este ano, o Top of Mind Rio Grande do Sul reconhece as grifes campeãs – e aponta suas desafiantes  - em um total de 124 categorias de produtos e serviços. Na categoria número 1 da pesquisa – “Grande Empresa/Marca do Rio Grande do Sul” – a primeira lembrança dos gaúchos continua sendo a Gerdau. Líder há 12 anos ininterruptos, a companhia siderúrgica com sede em Porto Alegre e operações em 14 países foi citada por 10,3% dos consumidores.
Há, no entanto, uma novidade no topo. A segunda posição, que pertencia à Tramontina, foi conquistada desta vez pela GM. A montadora instalada em Gravataí acelerou de 5,2% na pesquisa anterior para 8,1% na edição de 2016 e já aparece no retrovisor da líder Gerdau. Mesmo ultrapassada pela GM, a Tramontina não deixa o pódio das grandes marcas. A companhia de Carlos Barbosa, referência mundial em cutelaria, é a terceira colocada, com 5,3% das citações.
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Nesta edição do Top of Mind novas lideranças surgiram. A Sodexo passou a ser a marca de convênio refeição com maior presença na memória da população, alcançando 10,2% e ultrapassando a campeã da pesquisa passada, a Refeisul, que atingiu 7,1%. A Samsung consolidou o crescimento dos últimos tempos e assumiu o topo entre as marcas de telefones celulares, com 36,3%, com vantagem de 11,7 pontos percentuais sobre a Nokia, que perdeu 16,1 pontos percentuais em relação à sondagem anterior. A Carraro volta a ocupar o primeiro lugar entre as grifes de móveis mais lembradas, com 19,4%, posição que havia perdido para a Kappesberg na pesquisa anterior.
Ramiro Freire, diretor na Segmento Pesquisas, destaca que a pesquisa permite várias análises e leituras sob ângulos distintos. “É interessante observar que entre as marcas de tecnologia, as mudanças acontecem primeiro entre os mais jovens. A Samsung confirmou o crescimento, assumiu a liderança e quebrou a hegemonia da Nokia que, no entanto, permanece líder entre o público com 40 anos ou mais”, ressalta. O cenário é parecido na categoria Computador. “A não lembrança entre pessoas com mais de 40 anos é de cerca de 30%. Esse dado sinaliza para as empresas que é mais fácil conquistar o espaço que não é ocupado por ninguém do que disputar a atenção dos jovens que pulverizam sua atenção entre diversas marcas”, avalia Freire. A Dell é campeã com 17,3%, seguida de perto pela Positivo, com 16,8%.
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Durante a apresentação das líderes, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 24, na Sogipa, Freire também lembrou o que a premiação traz consigo. “Ser a primeira marca lembrada traduz uma série de significados, como estima, credibilidade, segurança e afeto”, enfatiza.
A Farmácias São João é apontada como destaque por Freire. A rede ultrapassou a Panvel na edição passada e aumentou a vantagem este ano, mas o desempenho da marca está concentrado no interior, vencendo em todas as regiões. A Panvel permanece imbatível em Porto Alegre e na Região Metropolitana.    
Outra empresa gaúcha que abre uma diferença importante em relação à segunda posição é a Termolar, há 57 anos no mercado. A garrafa térmica é a mais lembrada por 61,6% dos gaúchos, o que garante 47,6 pontos percentuais de vantagem sobre a Invicta, que detém 14% de nível de lembrança.
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O diretor de redação da revista AMANHÃ, Eugênio Esber (foto), evidencia o que considera ser a contribuição mais importante do Prêmio. “A pesquisa não faz nenhum tipo de indução, mostra o que está na consciência imediata, na ponta da língua da população”, frisa.
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Acesse os resultados completos em  http://topofmindamanha.com.br/




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mundo das piadinhas


Piadinha?






Um comentário:

  1. Relendo, pela milésima vez, a biografia de Winston Churchill deparei-me com uma citação do estadista inglês em relação a um político/orador que serve, just like a glove, para nossa ( confusa) presidente licenciada: "ao se elevar para falar, não sabe o que dizer; ao falar, não sabe o que está dizendo; ao terminar a falação, não sabe o que disse." É vero!

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