Sexta, 6 de maio de 2016




Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










PROMOÇÃO
DIA DAS MÃES


4 LIVROS do José Luiz Prévidi  = R$ 40,00
(custo normal é de 60 reais)


- Apaixonados por Porto Alegre 2  A Porto Alegre Deles
- 15 Maneiras Diferentes de Ser Ainda Mais Feliz
- 200 Piadinhas Contra Qualquer Crise
- 200 Piadinhas para Ler na Viagem

·      Peça pelo jlprevidi@gmail.com e receba em casa, sem custo adicional;

·      Ou na Banca da República – Rua da República esquina avenida João Pessoa, Porto Alegre







nundo festivo - especial


A doce homenagem do jornalista Paulo Motta às Mães!







Minha santa mãezinha, Dona Norma Motta, professora aposentada, sempre tem uma palavra de carinho pro seu único filhinho.
Ontem me ligou e relembramos coisas de antanho. O início da conversa foi mais ou menos assim:
- Porquê tu não me liga, cu de lagarto? Eu aqui, ansiosa por notícias tuas e tu não me dá a mínima, seu bosta!
- Mas mãe, é que...
- Não tem 'mas mãe é que', não te borboleteia, seu fresco!
Mas lembramos de quando ela voltava do Grupo Escolar Getúlio Vargas, São Borja, onde lecionava, e passava na Livraria A Preferida - do Seu Luiz Carlos Lopes - e trazia gibis do Pato Donald e Tio Patinhas.
Fui criado abaixo de gibis, acreditem.
Em tardes frias, meu entretenimento eram os gibis e meu Forte Apache Casablanca.
Minha avó, a Cantídia, volta e meia aparecia com uma terrina cheia de caldo de feijão com ovo desmanchado e era tudo de bom.
Lembro do cheiro do café coado embaçando as vidraças da cozinha e meu pai, o Beltrão, chegando do quartel e limpando as botas na soleira da porta, no final da tarde. A chuva fina de junho embalava meus seis anos de vida.
Minha mãe colocava, nas minhas costas, um tapa-mugre pra eu não pegar aragem e me resfriar.
Mugre, lá em São Borja, é sujeira.
Às vezes ela me dizia:
- Credo, guri, estás mugrento, vais tomar um banho, seu relaxado!
E ela fala assim até hoje, com ésses e érres conforme se escreve, verdade.
Mas fico feliz em poder lembrar, com a Dona Norma, coisas de cinquenta e poucos anos atrás.









mundo midiático 1



JORNALISMO ECONÔMICO NÃO É
APENAS PUBLICAR OS RELEASES



Como todo grande veículo, o Blog do Prévidi tem os seus Consultores, de várias especialidades.
O mais novo contratado é um doutor em Contabilidade, que fez o primeiro trabalho para o BP ao analisar o o balanço do Conglomerado Midiático Gaudério.
-
Agora, sem comentário, leia:

Não posso deixar de comentar sobre a qualidade das notícias sobre economia e empresas que estão "rolando" nos jornais. Nesta semana saiu uma notícia nos jornais e rádios sobre o resultado da Gerdau referente ao primeiro trimestre de 2016, dizendo que ela baixou 94% em relação a idêntico trimestre de 2015. Na verdade a Gerdau deu Lucro em 2016, e prejuízo em 2015. Foi 239 milhões de lucro, frente um prejuízo de 413 milhões.
-
Ocorre que quem faz jornalismo econômico talvez não conheça contabilidade. Te anexo o balanço da Gerdau para ficar mais claro. Veja que antes do imposto de renda, em 2016, ela tem Lucro - enquanto no ano de 2015, ela tem prejuízo.
O que faz ela ter o prejuízo em 2016 é justamente o imposto de renda - que neste caso é um impacto que não é vinculado diretamente a comprar e vender aço. E, este imposto de renda não tira dinheiro do caixa - é só papel, digamos assim.
Seria bom os jornalistas, antes de escreverem sobre os resultados das empresas, entendessem um pouco mais como é que uma empresa tem prejuízo ou lucro.
Aí pode ser dito algo que não condiz com a verdade.

(clica em cima que amplia)





--



mundo político


A cada dia aumenta a vontade de me mandar


Só os doentes mentais defenderam a permanência do bandido eduardo cunha na presidência da Câmara federal para "tocar" o processo de impeachment. Assisti, li e ouvi muita gente defendendo isso, coisas como "nada como um bandido para enquadrar outros". E gente que se acha democrata.
Levar a sério esse STF também é de ladcar.
Por que esperaram seis meses para tirar o bandido da presidência da Câmara?
-
Ah, se pudesse, o Uruguai seria o meu destino!



--



porto alegre abandonada 1


Centro Histórico? Cumã? Que conversa fiada!!


Escreve o jornalista Luiz Carlos Vaz:

O QUE ACONTECEU COM A LOJA GUASPARI?





A Loja Guaspari foi uma das mais elegantes da cidade durante décadas. Ali, as pessoas compravam roupas para toda a família e não só os porto-alegrenses, mas muita gente que vinha do interior aproveitava para dar uma esticada até a famosa casa de comércio. A sua marca estampada nas peças de vestuário era a garantia e a certeza de coisa boa.
Mas, de repente, o vistoso edifício em estilo "art déco" que lhe servia de sede, na avenida Borges de Medeiros entre José Montaury e Praça XV, construído em 1936 a partir de projeto de Fernando Corona, transformou-se em algo horroroso, uma cobertura metálica de gosto duvidoso, e a loja, que era de departamentos, foi dividida em pequenos cubículos abrigando dezenas de lojinhas.
Enquanto isso, o prédio de cinco andares, que fora construído junto ao primeiro "arranha-céu" da Capital, o edifício Malakoff, foi se degradando dia a dia, chegando, infelizmente, ao ponto em que se apresenta hoje: fechado e servindo de depósito de lixo em seu redor, principalmente no lado que dá para a Rua José Montaury.
E tudo isso a menos de 50 metros do gabinete do prefeito.
Ora, o próprio Centro Histórico já está degradado e vem esse grande depósito de lixo fedorento se juntar ao seu visual.
O prefeito ainda não deve ter visto isto, assim como não vê muitas outras coisas erradas na cidade, como, por exemplo, a "pavimentação" no entorno da Praça XV – também debaixo dos seus olhos – feita de qualquer jeito, com o dinheiro do contribuinte sendo jogado pelo ralo.
Aliás, em dezembro, em artigo que publiquei no Correio do Povo, pedi ao nosso alcaide que inspecionasse essas obras, que até já foram recebidas pela Prefeitura. Certamente, ele não teve tempo para atender ao meu pedido.
Voltando ao Guaspari, não sei o que possa ter acontecido com a empresa que, segundo se conta, começou ainda no final do século 19 com quatro irmãos alfaiates oriundos da Itália.








--


mundo midiático 2


VOLTOU O PAPO - Novamente, o boato ou notícia de que 30 por cento da Band está sendo vendida para a Turner Broadcasting System, dona, netre outras, da CNN e Esporte Interativo.
-
O QUE É MELHOR? - A construção do título ou a relevância da "notícia"?

5 DE MAIO DE 2016

Jovem descobre que namorado morto após parada cardíaca planejava pedir ela em casamento


-
ANONYMUS É VICE - O saboroso PROGRAMA Anonymus Gourmet completa um ano de vice-liderança absoluta no SBT RS, e para comemorar esse grande sucesso está de malas prontas para Portugal.
No próximo dia 21, Anonymus e sua turma embarcam para um roteiro gastronômico por um dos países mais encantadores da Europa, e os telespectadores poderão acompanhar todos os detalhes dessa viagem já a partir do próximo mês.
“Para celebrar o primeiro ano de SBT RS e o início de uma nova temporada, e claro, mantendo a tradição, faremos um passeio por Lisboa, mostrando os famosos restaurantes, receitas típicas, pontos turísticos e muito mais”, comenta Pinheiro Machado.
Além da vice-liderança consolidada ao longo de 12 meses consecutivos, entre maio de 2015 e abril de 2016, Anonymus conquistou o segundo lugar em abril, com 4,3 pontos de média e 9,3% de share, chegando a pico de 7,4 pontos em uma das edições. O programa obteve ainda acréscimo de 15% em audiência e 16% na participação, enquanto a emissora terceira colocada obteve 3,2 pontos no horário.
Para Clayton Yukio, diretor do Anonymus Gourmet, “essa viagem vem coroar o sucesso do programa, trazendo novidades, cultura e entretenimento para nossos telespectadores e anunciantes”.
-
PUBLICIDADE DAS BOAS - Recebo do Julio Cesar; Encartado naquele jornal, um dos melhores do Universo, uma publicação da Multisom com vistas ao Dia das Mães oferece na penúltima página um sensacional "PIANO DE CALDA".  Deve ser "delicioso" além de afinado.




--



mundo legislativo


Deputados sempre em sintonia com os acontecimentos do país!


Assembleia homenageia os 265 anos da presença açoriana no RS 

Os 265 anos da presença açoriana no RS foram lembrados no Grande Expediente na tarde desta quinta-feira (5), proposição do deputado Luís Augusto Lara (PTB). Ele ressaltou a influência deste povo na cultura e na economia gaúcha, com sua arquitetura, culinária, religiosidade, costumes e tradições.
-
Impressionante!!



--


porto alegre abandonada 2

Risco

Escreve o jornalista Paulo Motta (hoje, em dose dupla):

Pra quem anda pela João Pessoa ao longo do Parque da Redenção, em Porto Alegre, tipo depois das 22h, corre um sério risco de ser assaltado por meninas e meninos em conflito com a lei, menores infratores, vítimas dessa nossa sociedade imperialista.
Dia desses alguns fardados representantes da burguesia espúria que chamam policiais, algemaram um menino só porque ele tinha tomado um tablet e alguns trocados de um filhotinho coxinha burguês, creiam!
Se, porventura, você for assediado por um grupo de rapazes e moças portando alguma faca ou revólver não se assuste, eles só querem justiça social, entendam isso, seus ricos e poderosos contribuintes!
Os garotos preferem assaltar - credo, que palavra feia assaltar! - na João Pessoa pois atravessam a rua e adentram a Redenção e ninguém mais pega, bem simples.
Precisamos combater essa truculência policial que mata, agride e discrimina os supostos inimigos da burguesia imperialista opressora que ora impera no nosso país, esses asquerosos pagadores de impostos que só servem para marginalizar o proletariado, monitorados pela mídia espúria golpista que aí está!
Putz, quase acreditei nessa ladainha toda!
Beijo carinhoso no duodeno de vocês, amiguinhos e amiguinhas!



--



mundo das piadinhas














PROMOÇÃO
DIA DAS MÃES


4 LIVROS do José Luiz Prévidi  = R$ 40,00
(custo normal é de 60 reais)


- Apaixonados por Porto Alegre 2  A Porto Alegre Deles
- 15 Maneiras Diferentes de Ser Ainda Mais Feliz
- 200 Piadinhas Contra Qualquer Crise
- 200 Piadinhas para Ler na Viagem

·      Peça pelo jlprevidi@gmail.com e receba em casa, sem custo adicional;

·      Ou na Banca da República – Rua da República esquina avenida João Pessoa, Porto Alegre



Nenhum comentário:

Postar um comentário