Quinta, 2 de junho de 2016





Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.











mundo social-político fashion



O espaço da abertura de hoje é do meu amigão, ídolo, irmão, jornalista Alfredo Octávio. É o mais importante profissional da área nascido no RS. O mais brilhante. O mais rico. O mais... tudo!
Deliciem-se!!
Ou não, porque ele estará aqui novamente amanhã.




NA ATIVA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA,
FATOS QUE ILUMINAM O FUTURO DO RS!






By Alfredo Octávio


Cheguei por aqui há três dias e já estou louco para voltar à civilização. Não consigo conviver com pessimismos enlouquecidos. E é isto que vejo aqui em nossa terra como de resto em todo o Brasil. No entanto, vejo mais gente triste aqui no calcanhar deste vasto território nacional. Só querem falar de segurança - ah, que coisa mais de pobre!
Sabem de onde cheguei? Da aprazível Bujumbura! Não sabem, não conhecem? Meus asninhos, é a capital do meu segundo país, o Burundi. Lá sou amigo do rei há décadas, onde vivo em um palácio ao lado da Casa Presidencial. O rei, queridos, chama-se Pierre Nkurunziza e é "apenas" o presidente do Burundi há quase 11 anos.
***
Lá, na minha segunda pátria, os presidente não são depostos como em republiquetas.
***
Quando deixei Bujumbura, passei alguns dias em Paris. Como fico alheio a tudo que seja secundário, tinha como certa uma ida a Brasília para conversar com a Dilma Vana. Não é que ela não é mais a Poderosa? Quase tive uma síncope!
Tem outro por lá, naquela obra prima de Niemeyer!!
**
Em Porto Alegre, minha cidade de nascimento, tentei encontrar notícias que me animassem, já que não consegui falar com ninguém fashion. A pessoa mais agradável que encontrei foi o meu antigo amigo Chicão Tofani. E o Prévidi, é claro (que insiste em colocar acento em um sobrenome italiano).
Queria notícias agradáveis. Devorei tudo que encontrei, produzido aqui na província, em uma Banca que me foi indicada, a da República, em um subúrbio da cidade.
**
Que tristeza!
Nada, nada, nada!! Só pessimismos e falta de humor!!
Socorri-me da internet. Gosto desse e de alguns outros espaços.
Mas ontem descobri uma coisa que os gaúchos A-M-A-M dizer: PORTAL.
E é um luxo o da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a Casa dos Nossos Deputados.
MAIS FASHION IMPOSSÍVEL!!
**
Soube que uma mulher, elegantérrima chamada Silvana Covatti é a Presidenta! E do mesmo partido, o PP, da senadora mais querida do Brasil, a Aninha Amélia.
Show!!
Para vocês terem uma ideia, a Silvana estava ontem na aprazível Aracaju (a capital do Sergipe, asninhos!) acompanhada de outra querida deputada, a Liziane Bayer, do PSB, do mesmo partido daquele candidato bonitão a presidente que morreu num desastre aéreo.
E estavam lá outros bofes: Ciro Simoni (PDT), Gilberto Capoani (PMDB), Vilmar Zanchin (PMDB) e Gabriel Souza (PMDB).
Não entendi e nem me interessei muito em saber o motivo de todos estarem lá para uma reunião de um negócio chamado Parlamento do Sul ou Parlasul 
O curioso é que o - ou a - Parlasul é  um colegiado que reúne deputados estaduais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Paraná.
E me perguntei: Por que o fuzuê em Aracaju, se são todos nobres deputados do Sul?
Bobinhos!!
Acontece que eles foram para 20ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, eba!!, a Unavale.
Queriam o quê? Que fizessem o encontro em São Gabriel? Em Nova Iguaçu? Garopaba? Rio Casca?
Ora,por favor!
Vão alegar também que eles ficaram em um hotel com muitas estrelas?
Ah, moralistas sem cuecas e sem calcinhas, deveriam repartir um quatro na Pensão Familiar da Dona Julica?
**
Please, por favor, deixem esse espírito de pobre de lado. Tentem, lutem, apelem até para uma dessas igrejas evangélicas para que o espírito da pobreza saia de vocês.
PAREM DE FALAR ASSUNTOS DE POBRE, COMO SEGURANÇA.
**
Se ficarem comportadinhos volto amanhã, já que este espaço está novamente reservado para mim.
Beijinhos.



--




mundo político


O PDT, quem diria, virou um lixo (parte 3)

Posts anteriores na terça e quarta:

1 - Tenho quase certeza de que o ex-deputado estadual e federal Vieira da Cunha voltará em breve a ocupar o seu cargo no Ministério Pública Estadual.
Sua passagem pela Secretaria de Educação do Governo José Ivo não o credenciou para angariar apoios de outras legendas para a candidatura à Prefeitura de Porto Alegre.
Acreditem, as principais lideranças do PDT não participarão, novamente, de uma aventura eleitoral.



--



mundo midiático 1


Mais um passaralho




Recebo:

Na redação do Jornal NH foram três nesta quarta, dia 1º. Um editor com mais de 30 anos de casa, premiado com o ARI de reportagem, foi demitido, além de uma fotógrafa cotista (pessoa com deficiência) e mais uma jovem repórter.
Em outros veículos do Grupo Sinos também demitiram jornalistas.
Foi o caso do Diário de Cachoeirinha. Uma das repórteres mais experientes foi dispensada do DC.
Isso justamente no Dia da Imprensa. Jeito interessante de comemorar a data.


-



mundo atual


Festinha e as expressões idiotizadas

Escreve o publicitário e jornalista Sergio Gonzalez:
Carl Sagan acreditava que no universo existem milhares ou milhões de outros planetas habitados, possivelmente por seres e civilizações mais evoluídas que a do planeta Terra. Assim como Giordano Bruno, há mais de quatro séculos. Para Carl Sagan, o universo é um lugar imenso e seria um tremendo desperdício de espaço se só nós existíssemos.
Nem por isso ele deixava de se preocupar com os rumos do processo civilizatório da humanidade e a influência crescente da tecnologia no comportamento das pessoas. 
Seria isso, por exemplo, o que um amigo me contou? Segundo ele, na festinha de 15 anos de sua filha os convidados, naturalmente adolescentes, passaram a maior parte do tempo absortos, teclando em seus smartphones, com expressão idiotizada. Ficou decepcionado. Melhor que ficassem em casa mandando mensagens para a aniversariante. Considerando essa situação tão prosaica, desconfio que o conceito de Carl Sagan tenha muito de verdade.






--



mundo midiático 2


Sindicato dos Radialistas X Coletiva

Na terça, o site Coletiva publicou uma nota sobre a paralisação na TVE:
Pouco mais de 10 funcionários da TVE e da FM Cultura, acompanhados do mesmo número de dirigentes sindicais paralisaram suas atividades na última segunda-feira, 30, em protesto ao PL 44/2016, que possibilita a entrega dos serviços públicos para entidades privadas. A paralisação ocorreu em frente à sede da Fundação Piratini, em Porto Alegre.
(todo texto no http://coletiva.net/noticias/2016/05/diretoria-da-fundacao-piratini-reafirma-disposicao-para-o-dialogo/)
A foto em questão é essa:



O presidente do Sindicato dos Radialistas, Antonio Edisson Caverna Peres, alega que na foto estão 23 pessoas, sendo apenas dois dirigentes sindicais. "E na lista de presenças temos 68 assinaturas", contesta Caverna.
O presidente do Sindicato pediu espaço para contestar. Não levou:
"Prezado Sr. Caverna,
A informação verificada por nós é que efetivamente apenas uma dezena de funcionários participou do protesto; não houve nenhuma declaração em contrário dos dirigentes sindicais ouvidos ontem.
A foto registra mais de uma dezena de pessoas porque nela estão também cerca de uma dezena de dirigentes sindicais, como é de seu conhecimento.
Sua manifestação pode ser publicada na área de comentários, sem problemas, mas a iniciativa deve partir do sr., pois Coletiva.net não posta comentários de terceiros.
Atenciosamente,
A Redação"



--



mundo midiático 3



BOA IDEIA -  O experiente jornalista Jonas Campos promete um livro "voltado para estudantes de jornalismo com histórias e bastidores de 22 anos de reportagens por seis estados desse nosso lindo Brasil". Que tal?
-
É SÓ QUERER...

02/06/2016 7h03 - Atualizado em 02/06/2016 9h16
Polícia investiga dois homicídios em menos de 4h em Pelotas
Homens foram mortos a tiros nos loteamentos Getúlio Vargas e Dunas

-
VERGONHA! - O jornalista Marcelo Chemale postou esta vergonha no Facebook:
EXCLUSIVO!!! Equipe do SBT RS registra flagrante de assalto na UFRGS. Imagens do repórter cinematografico Marcos Azevedo. Detalhe: a reportagem era sobre o "assaltômetro" instalado pelos acadêmicos. Os problemas da Segurança Pública em destaque no SBT Rio Grande.




-
CHUTAR O BALDE - Página do Antonio Sacomory no Facebook:  https://www.facebook.com/sacomory/?fref=ts
-
BOA - Da Juliana Duzzo:
O mistério das pessoas que te adicionam no Facebook e jamais interagem contigo: de onde elas vêm? Do que se alimentam? O que as motivam a adicionar pessoas com quem jamais vão gastar um like?
Nesta sexta, no Globo Repórter.




--




mundo social-político fashion



By Alfredo Octávio special



"OLINA É VIDA"


Fiquei deveras impressionado com um deputado federal de nossa terra, ao vasculhar o que andam falando na Câmara dos Deputados. Só ouço críticas a eles, mas o parlamentar Afonso Mota me surpreendeu. Pudera, é um homem rico, apesar de estar integrado ao PDT.
Confiram os melhores momentos de seu pronunciamento, ao meio de discursos vazios sobre estupro e corrupção:




"...na minha trajetória pessoal, na minha trajetória profissional, comecei a vida como balconista de farmácia aos 16 anos. Depois, fiz carreira em produtoras de medicamentos, em farmácias, e acabei até sendo advogado desse segmento empresarial durante alguns anos, ao exercer minha atividade como advogado.
Mas ocupo a tribuna para registrar, com muita satisfação, com muito carinho, os 100 anos do produto farmacêutico, do medicamento Olina.
Inicialmente, esse medicamento foi produzido no Brasil pelo empreendedor João Wesp, um alemão que veio para o Brasil fugido da Primeira Guerra Mundial. Aqui, estabeleceu-se nesse ramo, criou um laboratório — inicialmente, um laboratório rudimentar; hoje, um laboratório de expressão —, que se localiza lá na cidade de Canoas, e começou a produção desse produto popular.
A Olina é um produto popular, produzido a partir de uma essência de ervas, com caráter digestivo, que tem grande aceitação no nosso País e é fruto, exatamente, da perseverança e do trabalho, em vários segmentos —aqui, no caso, no segmento farmacêutico —, que imigrantes vêm trazendo ao nosso País.
(...)
Atualmente, depois de anos de labuta de João Wesp, que conseguiu, em 1916, atender às formalidades do produto Olina, esse empreendimento é dirigido pelo meu particular amigo, também um grande empreendedor, Max Wesp, que já encaminha mais uma geração, os bisnetos de João Wesp, para dar continuidade a esse laboratório. Hoje há uma gama de produtos, mas continua como carro-chefe, ainda, o produto Olina.
Portanto, fazemos este registro na comemoração dos 100 anos desse produto popular - repito, de grande aceitação, uma conjugação de ervas de caráter digestivo - que, sem dúvida nenhuma, marca a trajetória de uma família, marca a trajetória dos nossos imigrantes alemães que tanto contribuíram com o Brasil e,de forma particular, com o Estado do Rio Grande do Sul. Isso demonstra que iniciativas familiares dedicadas a um produto específico, que faz sentido para a população e melhora a sua qualidade de vida, são uma contribuição significativa e relevante para o nosso País, e, no caso, para o Estado do Rio Grande do Sul."



--



porto alegre abandonada


Mais do que abandonada! ENTREGUE!!





No detalhe:





--




mundo das piadinhas







Um comentário:

  1. Os adolescentes na festa da filha do Sagan e a fotógrafa cotista (pessoa com deficiência) e o Alfredo Octávio, destacando que está faltando bom humor em nossas paragens, fazem me lembrar que dois papos interessantes que ouvi nesta semana, vieram de um moço e uma moça com (d)eficiências: o moço, na fila do super DIA, comentava que será que o DIA também fazia parte do Walmart, assim como o Todo Dia. Contou que como tinha vindo visita, tinha sobrado para o mais novo da casa vir comprar refri. A moça, no banheiro da universidade, soltou um palavrão e passou a contar-me que em casa é desbocada, mas tem se cuidado no trabalho. Aí quando vai ao estádio, era para eu imaginar o que ela falava de palavrões. Perguntei se era gremista ou colorada e ela levanta orgulhosa seu caderno com o emblema do Internacional. Deus abençoe esse bom papo e humor dessas criaturas que tive o privilégio de privar alguns momentos.

    ResponderExcluir