Segunda, 20 de junho de 2016




Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










O TEMPO PASSA



A primeira é de 2011.
A outra foi neste final de semana, quando o rapaz do meio, João Carlos Machado Filho, o Machadinho, completou 75 anos.
Tenho outras em que o Julio Ribeiro, Machadinho e eu estamos juntos. Desde a década de 80.
Mas ia dar uma trabalheira danada procurar.













mundo estranho



"PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA" VALIA
APENAS PARA A BANDIDAGEM DO PT







Quando ouço o jornalista Juremir Machado da Silva esbravejando contra "os coxinhas" que não protestam contra os denunciados pelo bandido sérgio machado, ex-presidente de uma subsidiária da Petrobras, lembro do vestal Ricardo Lewandowski, que hoje preside o STF. Aliás, não apenas o Juremir age assim - os petistas em geral encontraram um novo líder, depois do bandoleiro renan calheiros: o salafrário sérgio machado, o denunciador de Temer e cia.
Para que entendam bem quem é esse acusador, o Jorge Luiz Lohmann conta:

Você rouba 1 bilhão. Aí a Polícia Federal te prende. Então você faz uma delação, onde os termos são os seguintes: Eu só fiquei com 100 milhões, os outros 900 milhões foram para diversos políticos, de diversos partidos.
Se deixarem eu cumprir uma pena de 3 anos, na minha mansão, cheio de mordomias, eu devolvo 75 milhões, fico só com 25 milhões, e dou o nome de quem recebeu os outros 900 milhões. Esta, em resumo, é a delação de Sérgio Machado.

Barbadinha, né?
Mas voltando ao Lewandowski.
Em 2012, quando Joaquim Barbosa preparava a cama de José Dirceu, José Genuino e Delúbio Soares, Lewandowski, relator do processo contra o trio, defendia com todas as suas forças que Genoino não corrompeu parlamentares e que Dirceu jamais foi o chefe da quadrilha do mensalão, e muito menos coordenou ou participou da trama criminosa. Não livrou Delúbio.
Lewandowski  defendia a ampla defesa e a presunção constitucional de inocência de todo acusado e pela dignidade fundamental da pessoa humana.
Presunção da inocência! Quantas vezes escutei o Juremir e petistas falando disso.
Deitavam falação sobre a tal presunção de inocência e as teses do jurista alemão Oskar Von Bülow.
-
E José Dirceu tornou-se o "herói do povo brasileiro" e um símbolo de "resistência". Os braços levantados, com punho cerrado de Genoino e Dirceu, ao chegarem na cadeia, geraram lágrimas em seus seguidores. E quem não se lembra das campanhas para arrecadação de fundos para que os dois injustiçados pudessem pagar as multas impostas pelo justiça burguesa?
Para não ficar uma conversa muito longa, só lembro que Zé Dirceu está em cana e que descobriram que em uma de suas últimas condenações, no mesmo dia, ele estava recebendo uma propina milionária.
Genoino, aquele mesmo que foi um dos líderes da Guerrilha do Araguaia, sumiu.
-


-
Pois é, agora, depois de todas as minuciosas denúncias do tal sérgio machado não escuto ninguém falar em  presunção constitucional de inocência. Para o Juremir e demais petistas, os denunciados pelo sérgio machado já estão devidamente condenados. Não precisa nem tramitar na justiça.
Falam no jucá e nesse sujeito que era ministro do Turismo.
Rapidinho: como alguém pode acreditar que um sujeito seja símbolo de retidão ao participar de todos os governos - FHC, Lula e Dilma? E basta olhar a foto desse Henrique Alves para ver que o cara não vale o que faz na latrina.




--



mundo da memória 1






Do pífio Gilberto Carvalho, então na Secretaria- Geral da Presidência da República, em texto na Folha de S.Paulo, em 19 de junho de 2014:

ELITE BRANCA?

Não fui pro jogo, mas tive no Itaquerão, ao lado, numa escola acompanhando as movimentações, fui e voltei de metrô. Não tinha só elite no metrô. Tinha muito moleque gritando palavrão dentro do metrô que não tinha nada a ver com elite branca.
A coisa desceu. Isso que foi gotejando, de água mole em pedra dura, esse cacete diário de que inventamos a corrupção, de que nós aparelhamos o Estado brasileiro, de que somos um bando de aventureiros que veio aqui para se locupletar, essa história pegou. Na elite, na classe média, e vai gotejando, vai descendo. Porque não demos o combate, não conseguimos fazer o contraponto.
-
Não é pífio?



--



mundo lúgubre


Não é para humanos


Sei lá, perdi as contas de quantos dias estamos sem ver o sol em Porto Alegre. Não, não tem chuva. A impressão que se tem é que tem uma imensa nuvem parada em cima das nossas cabeças.
E um frio de lascar, o dia todo.



--




mundo da memória 2


O Matheus Chaparini, do mensário JÁ, não foi o primeiro jornalista preso, em tempos de democracia, certo?





Em 1987, o repórter Alfredo Daudt, do Jornal do Comércio, foi em cana durante manifestação do Cpers, na frente da Assembleia gaúcha.
Na edição de sexta passada, o JC registra a encrenca.
Foi em 7 de dezembro de 1987. Daudt foi imobilizado e carregado por policiais militares, ficando detido por cerca de quatro horas. Mas não houve indiciamento, ao contrário do que aconteceu com Chaparini.


No dia seguinte ao incidente, o então governador Pedro Simon (PMDB) recebeu Daudt em seu gabinete para ouvir o relato e pediu desculpas ao repórter e ao jornal pela atuação da Brigada Militar.
-
Hoje, o amigão Alfredo Daudt mora em Florianópolis e temporariamente não se dedica ao jornalismo.
Olha, pelo que sei de sua vida daria um livro e tanto. Ainda mais se contar passagens da belíssima história de seu pai, o Coronel Alfredo Daudt, da Legalidade,





--



mundo midiático


Isso é jornalismo?


Da jornalista Nelcira Nascimento:

Existiu uma época em que éramos orientados a dar unicamente informações sobre o trânsito em toda e qualquer manifestação. Mesmo dizer sobre o que se tratava o protesto, tinha que ser sem dar ênfase ao tema. Não podia se colocar qualquer manifestante no ar tinha que ser um líder, reconhecido. Ás vezes nem ele.
Claro que nos rebelávamos, mas a orientação estava lá, e foi assim durante anos. Ainda vemos resquícios desses , digamos, cacoete de censor.
No entanto, hoje, vejo o extremo oposto, ilustres desconhecidos, entrevistados por colegas, integrante do comando de resistência, comando da ocupação (não chamam de invasão) e não sei mais o quê . Os repórteres engajados, vamos dar os nomes logo, fazem questão de dizer que a ocupação é pacífica, não sei no que se baseiam.
E quando há confronto estão lá para registrar alguém sendo empurrado. Não um soldado levando pedrada, não um jornalista sendo agredido por ser deste ou daquele veículo de comunicação. Penso que todos nós criamos essas bizarrices, quando não ligamos para o veículo e protestamos. Conheço os jornalistas petistas, os engajados, os que gritam até conseguirem um cargo de comissão.
Dizem que isso é jornalismo, mas eu não vejo nenhuma diferença de qualquer marqueteiro que ganha em cima de produzir fatos inexistentes. No entanto, recomendo que cada um veja os jornalistas que dizem que uma manifestação tem 15 mil pessoas, quando tem 500 e se perguntem se querem continuar assinando esse jornal, que o contrata.



--



mundo das ideias


Do Jorge Luiz Lohmann


Uma sugestão, que a princípio pode parecer ridícula e bizarra, mas que sem dúvida iria ajudar sobremaneira o povo a escolher melhor seus representantes: as sessões da Comissão de Impeachment deveriam ser transmitidas em rede nacional obrigatória na TV brasileira.
São deprimentes!
Nunca, em lugar nenhum do mundo, um país pode evoluir com políticos assim.



--



mundo da fotografia


Da página da repórter-fotográfica Dulce Helfer no Facebook:

Mais uma foto tirada pelo Leonardo Caldas Vargas, no show de Macalé, enquanto Verissimo e eu estávamos conversando. A gente sabe que o artista é bom, quando o Luis Fernando e a Lucia estão prestigiando. Melhor impossível!






--




mundo midiático 2


No fim de semana eles se superam!!


DESAFIO
Avião soltar decola de NY e inicia voo
transatlântico sem usar combustível

-

ESSA É ÓTIMA!

Um homem foi encontrado morto na Rua Santo Agostinho, no bairro Bom Jesus, zona leste da Capital. Segundo a Brigada Militar, a ocorrência ocorreu por volta das 2h20min desta quinta-feira.

-

E ESSA?

De acordo com informações da empresa, Cláudio Machado de Vargas, 63 anos, teve um mal súbito e faleceu no interior do veículo. O Samu chegou a se deslocar para o local, mas o usuário não resistiu. Ele trabalhava no ponto de táxi do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

--

Londres 19/06/2016 | 11h03

Brexit: trégua pelo assassinato de deputa equilibra as forças


-

Goleada 19/06/2016 | 02h15

Impiedoso, Chile tritura México e passa às semis da Copa América


-

Ação da BM na oSefaz fugiu um pouco do controle, diz Secretário de Educação


-

Atenas 18/06/2016 | 10h27

Premiê grego presentei chefe da ONU com um colete salva-vidas


-


-

Presidente afastada Dilma Rousseff deixa Porto Alegre rumo a Brasília

A partida estava foi atrasada devido à forte neblina na capital gaúcha

-

NÃO É MAIS FÁCIL ESCREVER QUE "NÃO FOI PÊNALTI"?

Vídeo 19/06/2016 | 21h37

Diori Vasconcelos: o pênalti foi mal marcado

O comentarista de arbitragem analisou o lance que originou primeiro gol do Figueirense contra o Inter


--



mundo da dúvida


Recebo e pergunto:
Será que tem um zoológico na área do Palácio?



Tá certo, tinham que ter me mandado todo o título.



--


porto alegre abandonada


Como se não tivessem nada para fazer na cidade.
Cheira a "coisa ruim" este restauro da Ponte de Pedra!


Quem conta é o Bibo Nunes.
A imagem da Ponte destruída é impressionante!!






--




mundo das piadinhas






5 comentários:

  1. Meu querido amigo Prévidi. Olhando as fotos do começo do teu blog, acho que o temp tem sido generoso com a gente. O Júlio, tu e eu, estamos "um pouco mais velhos" depois de 5 anos, mas não perdemos o garbo. Obrigado, meu irmão, pela presença e pelas fotos!

    ResponderExcluir
  2. Machado o Prévidi mal passou dos 60, sendo assim ainda um guri e nós que passamos dos 70 já somos adultos. Hahaha...

    ResponderExcluir
  3. Caro Prévidi,
    Tu tocas na questão do jornalista Juremir, associando o comportamento do mesmo ao do Ministro Lewandovski: petistas, sempre inocente, até prova em contrário; democratas não-petistas, sempre culpados - independente de provas.
    Eu sinceramente não entendo a direção do jornal e da rádio em permitir que o Juremir se adone dos meios. Depois de mais de 40 anos como assinante do velho CP, desisti: a mim doia - e muito - abrir a página dois e ver aquele baita espaço a emitir loas ao PT, à Albânia, à Maria " adoro bandidos" do Rosário, ao deputado Fontana, ao... Sou do tempo em que os espaços no jornal e na rádio da antiga Caldas Júnior eram democráticos. Havia o pessoal ( ótimo ) de esquerda, como o Lauro, o Rui Ostermann, o Sérgio Jokymann a dividir espaços com gente com visão mais moderna, menos Estado, mais iniciativa privada. O juremir, mesmo esquerdista doente, é um ótimo jornalista. O problema é da Direção, tanto do jornal quanto da rádio, que permite tal invasão ideológica predatória. A situação é tal, que não há respeito nem mesmo aos programas esportivos, absolutamente contaminados pela pensamento esquerdista do Juremir, do Nando e do Dalpizol (com que orgulho o Dalpizol afirmou que o Roger - técnico gremista - votou no PT). Não é à toa que a Gaúcha está nadando de braçadas! O povo gaúcho não é esquerdista, muito menos comunista. O gaúcho é - amplamente - a favor do mercado, contra os bandidos, contra movimentos pseudo-sociais a fecharem o trânsito a todo o momento, etc.etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu cancelei há 120 dias minha assinatura do Correio de mais de 35 anos pelo mesmo motivo.
      Leio de tudo, mas conviver com a defesa do indefensável foi demais para mim.
      Assino o que postou.

      Excluir
  4. Enchi o saco da Guaíba também. É proselitismo político até em programa esportivo. Troquei pra Grenal ao meio-dia e saí no lucro. Vale pra qualquer deputado do campo anti-PT: checar a proporção de convidados do PT e seus satélites e a de políticos do campo adversário no Esfera Pública. É claramente desproporcional, além de que SEMPRE o petista está no estúdio e via de regra o adversário entra por telefone. Abs

    ResponderExcluir