Sexta, 3 de junho de 2016




Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.











mundo histórico


Octavio Corrêa, o aventureiro civil dos 18 do Forte


Recebi do jornalista Afonso Licks

Caro Prévidi,
Um post publicado por você sobre Octavio Corrêa como nome de rua na Urca, no seu Rio de Janeiro, foi uma das motivações que me levaram por vários anos a pesquisar o aventureiro civil dos 18 do Forte de Copacabana. O meu irmão Augusto Licks mora ali perto e sempre passamos pela ruazinha que tem placa com o nome Octávio "Correia" numa ponta e placa Octávio "Corrêa" na outra.
O pessoal do Forte conta que o personagem intriga a todos os visitantes que vendo a sua foto na famosa caminhada para a morte repetem a indagação: Quem é o civil no meio dos rebeldes? As histórias da vida do Octavio são muito legais. Vou contar em livro sobre ele que neste dia 3 faria 130 anos.
Um abraço

-



Homem da Fronteira, Octavio Corrêa completaria 130 anos de nascimento neste dia 3 de junho. O ginete muito rico que trocou o Quaraí por Paris estava à frente dos rebeldes militares da Revolta do Forte de Copacabana, trajando chapéu, terno, gravata e com o fuzil na mão, quando apenas 18 heróis enfrentaram oito mil militares, em 1922. O mais longo estado de sítio que o país sofreu, com perseguições, censura e prisões de jornalistas promovidas pela República Velha, impedia que se falasse sobre ele. Depois, com a Revolução de 30, o marketing da nova ordem idealizava o único civil dos 18 do Forte, mas nem o nome de Octavio era escrito corretamente. O personagem real desapareceu nas sombras da História.

Restaram registros dizendo que ele era um advogado que desceu de carro a Serra de Petrópolis tendo um cobertor enfiado no pescoço como um poncho, para ir morrer numa briga que não era sua. Nada disso confere com a imagem do quaraiense elegante e sereno entre os líderes da marcha para a morte na calçada mais famosa do mundo que a foto da revista O Malho não deixa desmentir.

Após seis anos de pesquisas, este capítulo da História do Brasil que nunca foi contado agora ganha informações inéditas sobre a motivação de Octavio Corrêa e os acontecimentos de 5 e 6 de julho de 1922.

Tudo será revelado no livro “Octavio, O Civil dos 18 do Forte de Copacabana” que, a convite do "Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana", será lançado, com a presença do autor Afonso Licks, no próprio Forte, no Rio, no dia 5 de julho, em ato de comemoração à data da Revolta de 1922, o primeiro movimento do Tenentismo. Ainda neste ano, o lançamento do livro acontecerá no Quaraí.










mundo social-político fashion



O espaço da abertura de ontem e hoje é do meu amigão, ídolo, irmão, jornalista Alfredo Octávio. É o mais importante profissional da área nascido no RS. O mais brilhante. O mais rico. O mais... tudo!
Deliciem-se!! Ontem foi um sucesso!!






POBREZA GERA MAIS POBREZA. SIM,
INVESTIR NAS CLASSES DOMINANTES





By Alfredo Octávio


Com o trabalho de nossa Assembleia Legislativa cheguei a tomar um novo fôlego. Gostei de saber que até mesmo o que chamam de "políticos de esquerda" (ui, que nojo!) estão nesta busca incessante por novos ares para todos os que vivem no calcanhar do Brasil. Eu, felizmente, só estou por aqui de passagem. Detestaria conviver com esta gente que só fala em segurança, falta de dinheiro, estupro, corrupção, essas coisas secundárias. Na semana que vem já estarei novamente na primeira classe de um voo internacional.
Enquanto ficam aí com essa conversinha de falta de segurança e de estupro, fora a inutilidade do "combate" a corrupção, consultores e especialistas em gestão ambiental reuniram-se nesta semana na Assembleia Legislativa para discutir o tema “Governança Ambiental no Rio Grande do Sul e Potencial de Geração de Trabalho e Renda”.
Quem tema mais oportuno?
É o que lhes digo desde a minha primeira intervenção aqui neste espaço: OS DEPUTADOS ESTADUAIS ESTÃO MUITO ALÉM DO QUE O POVO MERECE. NÃO FICAM COM PICUINHAS, POBREZAS EM GERAL.
**
Veja, agora, que tema mais oportuno.
O elegante superintendente de gestão da Itaipu Binacional Brasil-Paraguai, Jair Kotz, palestrou sobre possíveis cenários para o planeta diante da ação do homem e defendeu uma “nova ética de sustentabilidade”. Em apenas 100 anos, segundo ele, a população mundial saltou de 1 bilhão para 7,5 bilhões, situação que demanda, segundo ele, uma ampla reflexão sobre o que se entende por progresso, qualidade de vida e felicidade. Ele concordou com a representante da OAB a respeito da legislação, afirmando que o licenciamento ambiental deve ser precedido de políticas públicas.
Não tenho razão?
Um homem que fala "cenários para o planeta", "ética de sustentabilidade", "situação que demanda", "ampla reflexão" merece toda a nossa consideração!
**
Estou impressionadíssimo com o trabalho de nossa Assembleia Legislativa, de primeiro mundo".
Leiam, com prazer:
O Colégio Deliberativo do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional para a gestão 2016, integrado por 25 entidades da sociedade civil, elegeu, na quarta-feira passada, os temas que serão debatidos neste ano. Até dezembro, serão realizados quatro edições do Fórum Democrático para tratar de:
-  Inovação e Empreendedorismo
- Envelhecimento Populacional
- Desenvolvimento Sustentável
- Educação
**
Querem mais?
Deixo o Rio Grande do Sul que temos parlamentares que muito bem nos representam.
E que estão preocupados com quem produz, e não dão a menor pelota para o desvalidos.
O que é muito saudável e, em breve, fará com que o nosso Rio Grande saia desse atoleito em que se encontra.
**
Beijos a todos e até um novo encontro.
Que espero não seja tão breve!!




--



mundo político


O PDT, quem diria, virou um lixo (parte 4)

Posts anteriores na terça, quarta e quinta:

1 - Do leitor Teófilo: Sobre o PDT é bom rememorar apenas alguns fatos recentes.
O partido estava no governo Tarso, onde se esbaldou com cargos, mesmo assim ao invés de apoiá-lo, apresentou candidato próprio. Após o fiasco de Vieira na eleição, que mostrou o tamanho político dele e do PDT gaúcho, o partido em parte se debandou para o lado de Sartori e outra parte ficou na "neutralidade".
Um dia após Sartori vencer o segundo turno, o PDT inteiro, não mais as partes, batiam a porta para pedir espaço no governo.
Eles que foram atrás, não o contrário.
Agora esa puxada de tapete em Melo, que sempre foi um vice fiel a Fortunatti - e olha que vices são tema em voga.
O PDT de Lupi e o gaúcho são muito parecidos e há bastante tempo. Uma pena para um partido surgido do trabalhismo, que tem no seu DNA Brizola, Jango e tantos mais.



--



mundo das mamatas

Publiquei este texto há exatamente um ano.
Avançou?


FUNCIONALISMO ESTADUAL
Sei lá se vai adiantar alguma coisa, mas são tantas as distorções que um dia alguém tinha que começar a barrar as tais "vantagens" para o funcionalismo.
Olhem isso, desta quarta:
Emenda à Constituição Estadual - Licença Capacitação
Propõe a transformação da Licença Prêmio em Licença Capacitação Profissional, que será concedida a cada cinco anos, por três meses, e não terá caráter cumulativo. Visa assegurar o equilíbrio fiscal, uma vez que as despesas com indenização de Licenças Prêmio cresceram de forma considerável nos últimos anos. Contudo, resguarda as licenças já adquiridas, ainda não gozadas, e quinquênio em andamento.



--



mundo midiático 1






--



mundo político 2


Se todo mundo gosta dele,
como dona Dilma iria admirá-lo?

Do Augusto Nunes:

Conversa entre estadistas

“Agradeço a Presidenta Dilma Rousseff por ter marcado para hoje, no Palácio da Alvorada, às 11 hs, a audiência que tenho solicitado desde julho de 2013. Irei sugerir que ela constitua um Grupo de Trabalho, com os melhores especialistas no assunto, para estudar as etapas previstas com o objetivo de instituir a Renda Básica de Cidadania”. (Eduardo Suplicy, ex-senador do PT paulista, secretário de Direitos Humanos do prefeito Fernando Haddad, ao celebrar em sua página do Facebook o encontro de cinquenta minutos que demorou três anos para conseguir, já se preparando para ouvir de Dilma, daqui a três anos, que não foi possível cumprir a promessa porque o impeachment chegou primeiro e a filha aproveitou a agenda vazia da mãe para encarregá-la de brincar com o neto Gabrielzinho noturna e diuturnamente)






--



mundo inteligente


Do Guilherme Socias Villela


MEDICINA DE VANGUARDA E LITERATURA

Tem muitos amigos. É cirurgião torácico. Efetuou cerca de 500 transplantes de pulmão – pioneiro na América Latina. Tem sua formação médica e atuação na UFRGS, UFCSPA e Clínica Mayo (EUA).  Sua atividade está intimamente vinculada à Santa Casa de Porto Alegre. Médico e professor que sabe e ensina medicina de vanguarda.

Todavia, há uma dimensão que nem todos conhecem: a literatura que ele extrai de sua convivência com gente. Nos seus livros há inúmeras reflexões. Ei-las algumas:

“Mesmo com a mais sofisticada tecnologia, a palavra continuará sendo a mais eficiente ferramenta de que o médico dispõe para exercer sua arte e sua ciência”.

Sobre um obstinado ateu, nos momentos finais: “seguia descrente, mas tendo sido cuidado por pessoas caridosas, ficara com a sensação de que a generosidade podia ser uma imagem adequada para esse tal de Deus. E nesta ele estava disposto a acreditar”.

Divertido, conta que certa vez colaborou com remédios para um homem, e este lhe disse: “Doutor, o senhor é um homem bom e eu não quero passar por mal-agradecido. A minha especialidade é mais para o lado da bandidagem. Por isso se tiver alguém lhe incomodando, é só avisar que um susto a gente consegue. Do tamanho que o senhor quiser”.

Diante de doença do companheiro, ela ficara sem chão. “Quando ela saiu começava uma garoa fina, mas na sua alma desabava um aguaceiro”.

“Nossas experiências de vida são enriquecidas pela saudade, esta poderosa usina recicladora dos afetos permanentes (...) que trazem nossos sensores afetivos para a flor da pele”.

Cita o ítalo-americano Leo Buscaglia quando contou que um idoso, cuja esposa havia falecido, estava a chorar. Um menino vizinho, de quatro anos, pulou o muro e se sentou ao lado dele. No dia seguinte, a família do menino recebeu um buquê de flores com o agradecimento comovido do vizinho. Quando a mãe perguntou ao menino o que havia dito ao velhinho, ele respondeu: “nada. Eu só o ajudei a chorar”.

J.J. Camargo mostra que a medicina e a literatura têm um território comum: o trato da medicina de vanguarda e a literatura.



--



mundo midiático 2




A CRUELDADE DOS PASSARALHOS NO GRUPO SINOS


Escreve o Marcus Copetti:

Despedir jornalista que precisa apenas dois anos para se aposentar é fácil. Pior é fazer piadas na redação, brincadeiras com o fato, tipo "porque vocês estão tristes? O Diehl não morreu. Vocês podem ir tomar café com ele...".
O mesmo cara que inventou que, "com minha dispensa, poderiam contratar mais jornalistas para a redação", agora despede um jornalista que todos gostavam. E não foi por necessidade de cortes nos gastos! Em ambos os casos...



--



mundo difícil


Escreve a jornalista Daniele Freitas

É uma pena que o Facebook - ainda - não disponibiliza a opção "desenhar", porque, juro, às vezes só assim para conseguir fazer as criaturas entenderem que ter opinião é diferente de discriminar. Vou dar um exemplo bem prático: eu, Dani, sou contra o aborto, à exceção dos casos em que a gestação apresenta risco de morte para a mãe ou em que a mulher foi estuprada. Fora isso, sou contra. Por ser contra, EU não faria.
No entanto, a minha opinião - devidamente alicerçada nos valores da minha criação e até mesmo nas minhas crenças religiosas - não me permite impedir que as outras mulheres o façam ou que eu as "doutrine" sobre o que é certo e o que é errado. Igualmente, quem irá discutir o assunto - que exige um amplo diálogo - não pode se deixar levar pelo seu modo de pensar ou pela sua religião. É necessário que muitos fatores sejam levados em conta, principalmente que aborto é um problema de saúde pública. Não dá para colocar à frente de uma discussão como essa alguém que acha que o Estado é a sua Igreja.
Portanto, dizer "sou contra, logo EU não faria" é bem diferente de "ah, na hora de dar tu tava gostando", "tu vai pro inferno por isso" e etc.



--


mundo midiático 3


ESTA NOTÍCIA NÃO É DO SENSACIONALISTA!!

É do Correio do Povo:
http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/Policia/2016/06/588777/Familia-e-encontrada-morta-dentro-de-casa-no-Jardim-ItuSabara

Cinco pessoas, todas da mesma família, foram encontradas mortas na manhã desta quinta-feira no bairro Jardim Itu-Sabará, na zona Norte de Porto Alegre. Os corpos de Lourdes Felipe, de 64 anos, dos filhos Valmir Felipe Figueiró, de 30 anos, Luciane Felipe, de 34 anos, do neto João Pedro Felipe, de 5 anos e de um bebê com menos de 30 dias de vida foram localizados na residência na rua José Marcelino Martins. O bebê estava embaixo da mãe(?????). Alguns dos corpos estavam com marcas de tiros. Os peritos também localizaram drogas, mas não conseguiram identificar o entorpecente.
Além disso, projéteis estavam pelo chão. 
O estado de decomposição dos corpos é avançado, mas há marcas de tiros em pelo menos dois deles: Felipe(??????) e João. 

Consegui chegar até aqui para rever a "matéria". E mesmo que se me socorresse do Voltaire Porto, um dos que passaram informações para a "redação", não conseguiria destrinchar o crime contra a flor do lácio!!

Qualquer dúvida confirma no link que está lá em cima.
Chama a atenção este detalhe:
  • 02/06/2016
  • 12:55
  • Atualização: 16:23

A matéria foi atualizada!!!

É uma peça para ser estudada nas faculdades de jornalismo!!


-

ESSA SÓ VI O TÍTULO E NÃO TIVE CORAGEM DE LER

Cunhada de Ana Hickmann recebe alta e sai de hospital

-

E ESSAS? QUEREM COMENTÁRIOS?
SAMBA DO AFRODESCENDENTE DOIDÃO!!


03/06/2016 5h50 - Atualizado em 03/06/2016 7h54
Mulher é morta a tiros em Viamão
Identificação da vítima não foi informada

Uma mulher de 24 anos foi morta a tiros, na madrugada desta sexta-feira (03), em Viamão. O crime ocorreu na Rua Aimoré, Bairro Índio Jari, por volta de 0h20. De acordo com a Brigada Militar, a vítima foi atingida por disparos na cabeça. Ela foi identificada como Caroline Suarez, de 24 anos.



A BM acredita que o crime possa ter relação com o tráfico de drogas.03/06/2016 5h48 - Atualizado em 03/06/2016 7h53
Homem é executado na Lomba do Pinheiro, zona leste de Porto Alegre
Identificação da vítima ainda não foi informada pela polícia
Um homem foi degolado e teve o corpo queimado, na noite de quinta-feira (2), naLomba do Pinheiro, zona leste de Porto Alegre. De acordo com a Brigada Militar (BM), o corpo da vítima foi deixado em uma rua deserta do Beco do Davi. Ele foi identificado como Lucas José Medeiros Pereira, de 56 anos.
A vítima foi identificada, mas o nome ainda não foi informado pela polícia. Ninguém foi preso.



--




mundo justo


Como é que um bandido condenado
a 31 anos de prisão está ainda solto?


José Rainha, um dos principais líderes do mst, foi condenado, em junho do ano passado,  a 31 anos e 5 meses de prisão pelos crimes de extorsão, formação de quadrilha e estelionato, além do pagamento de multa.
Rainha foi investigado em 2011 pela Polícia Federal na Operação Desfalque, que apurou um esquema de extorsão em empresas e desvio de verbas destinadas a assentamentos agrários.  De acordo com o Ministério Público Federal, Rainha e os outros réus da ação utilizavam trabalhadores rurais ligados ao MST como "massa de manobra" para invadir terras e exigir dos proprietários o pagamento de contribuições para o movimento. Interceptações telefônicas apontaram que o dinheiro era desviado para os integrantes da quadrilha.
-
Como é que este bandido está solto?
Por causa de um habeas corpus, o líder do mst pode apelar da sentença em liberdade.
Vai apelar o quê? Baixar a sentença para 20 anos?
-
Pois acreditem que nesta semana ele se infiltrou numa comitiva da tal  Frente Nacional de Luta Campo e Cidade e esteve até com o presidente Temer!
-
Aí o negócio vai mal!!



--



mundo das piadinhas





Um comentário:

  1. Na relação das "coisas que você nunca viu" eu incluiria: enterro de coronel"

    ( Nota explicativa: temos, hoje, 370 coronéis aposentados e, somente, uns 15 na ativa. Não há injustiça maior que morte de coronel: aposentam-se - nababescamente - aos 50 aninhos, quando muito - e vivem ad aeternun seus doces ócios. Morrer é injusto, ergo... não morrem!
    Aí eu pergunto: como nosso Estado, com este estado de coisas, não estar quebrado?

    ResponderExcluir