Terça, 14 de junho de 2016




Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










A CARA DO RIO GRANDE






Do jornalista Clovis Heberle (clovisheberle.blogspot.com.br):

Um vizinho aqui do Imbé tem uma bandeira do Rio Grande na frente da casa.
É daqueles que tem orgulho de ser gaúcho, mas o estado da bandeira dá uma boa ideia de como está o nosso outrora glorioso rincão.







mundo da ficha suja



ALÔ J.I. SARTORI! UM FICHA SUJA
PODE INTEGRAR O SEU GOVERNO?









  Li essa pequena notinha no Correio do Povo de sábado, na página 4:

TCU divulga relação de 6,7 mil inelegíveis
O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou ontem a lista de 6,7 mil responsáveis por contas julgadas irregulares. Com base nas informações, a Justiça Eleitoral poderá barrar a candidatura, nas eleições municipais deste ano, das pessoas que estiverem na lista, consideradas inelegíveis pela Lei da Ficha Limpa. Os nomes foram entregues na quinta-feira ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, por Aroldo Cedraz, presidente do TCU. A lista pode ser consultada no site do TCU: www.tcu.gov.br.

É fácil a consulta, porque os fichas sujas estão separados por Estados.
Fui direto no RS.
Bah, várias pessoas conhecidas, figuras públicas.
Deputados, prefeitos, vereadores (a maioria "ex"), e até jornalistas. Alguns que certamente seriam candidatos nas eleições desse ano.
Na década de 90 fiz um jornal chamado Portos e Comércio Exterior e, mesmo fora da área, sempre acompanho quem está com cargos na área.
Nesta relação do TCU está lá o atual diretor-superintendente da SPH - Superintendência de Portos e Hidrovias, órgão vinculado a Secretaria dos Transportes do RS.
Trata-se de Luiz Alcides Capoani:




Está no cargo desde março de 2015 e é irmão do deputado estadual Gilberto Capoani, do PMDB.
A encrenca de Luiz Alcides é do período em que presidiu o CREA-RS, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Veja o processo:

Processo: 010.680/2010-1

Tipo do processo
TCE - TOMADA DE CONTAS ESPECIAL - Desde 22/04/2010

Assunto do processo
TCE INSTITUÍDA DE ACORDO COM O ACÓRDÃO 1564/2010 - TCU - 2ª CÂMARA, com o objetivo de recuperar os valores dispendidos pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio Grande do Sul (Crea/RS) em face da festividade de posse do seu novo Presidente, ocorrida em 13 de janeiro de 2009.

Data de autuação
22/04/2010 - 00:00:00

Estado
ABERTO

Processos apensados
Processo: 010.073/2009-4 - Apensado desde 22/04/2010 - 00:00:00
Processo: 033.052/2014-0 - Apensado desde 03/06/2015 - 13:34:36
Processo: 033.024/2014-6 - Apensado desde 05/05/2015 - 18:57:12

Relator atual
MIN-AN - JOÃO AUGUSTO RIBEIRO NARDES - Desde 02/01/2015

Histórico de relatoria
MIN-AN - JOÃO AUGUSTO RIBEIRO NARDES - Desde 02/01/2015
MIN-AC - AROLDO CEDRAZ DE OLIVEIRA - De 03/07/2012 a 02/01/2015
MIN-AN - JOÃO AUGUSTO RIBEIRO NARDES - De 22/03/2011 a 03/07/2012
MIN-ASC - AUGUSTO SHERMAN CAVALCANTI - De 22/04/2010 a 22/03/2011

Recursos
R001 - Embargos de declaração - Relator AROLDO CEDRAZ - Desde 06/05/2013
R002 - Recurso de revisão - Relator BRUNO DANTAS - Desde 05/08/2015

Unidade responsável técnica
SECEX-RS - Secretaria de Controle Externo no Estado do Rio Grande do Sul

Unidade responsável por agir (Localização)
SECEX-RS - Secretaria de Controle Externo no Estado do Rio Grande do Sul - Desde 13/04/2016 - 12:22:33

Confidencialidade
Restrito

Unidade jurisdicionada
Crea/RS - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul

Responsáveis
Gustavo André Lange
LUIZ ALCIDES CAPOANI

Representante legais
Alexandre Irigoyen de Oliveira
FERNANDO SCHIAFINO SOUTO
Felipe Silveira Balbino de Freitas
FÁBIO SALGADO PACHECO
LUIZ EDUARDO SÁ RORIZ
Manoela Paim Lengler
RICARDO SUSSUMU OGATA
TÉRCIO MOREIRA MOURÃO

Informações específicas do processo
    Tomada de Contas Especial
    Montante analisado: R$ 105.499,86
    Não foi instaurada pelo TCU
    Motivo da instauração: Aplicação irregular de recursos




--




mundo midiático


MENOS UM


Faleceu o jornalista e escritor Carlos Karnas.
Trabalhou no Zero Hora, Folha da Manhã, Correio da Manhã, Diário de Notícias, TV Gaúcha, RBS TV, Rede Amazônica de Televisão, Rede Globo, Federal News Service - EUA. Lecionou na PUC-RS, Unisinos-RS e Univap-SP. Em São José dos Campos para implantou e comandou o jornalismo da TV Globo Vale do Paraíba (atual TV Vanguarda). Escritor, publicou o livro "Um Quarto de Mil" (2010) que reúne contos ficcionais breves de exatas 250 palavras cada conto - inédito na literatura brasileira. O Sítio da Mata Pequena, em Caçapava, como ele escreveu, "abriga este eremita com coração a ser enterrado às margens do Guaíba, em Porto Alegre, no solo gaúcho".
Karnas foi enterrado em Caçapava, no Vale do Paraíba. Na sexta passada, dia 10, passou mal após uma simples operação para retirada da vesícula.
-
O depoimento do filho Cristiano Karnas:
Aos poucos tentando me recompor e reestruturar... A vida é cheia de contradições e acontecimentos misteriosos impregnados de forças que se opõe, mas que ao mesmo tempo se complementam. Há pouco mais de um mês, tive a maior alegria de minha vida, o nascimento de minha filha Violeta e ontem, pouco tempo depois, tive o dia mais triste já vivido, o dia em que velei e enterrei meu amado pai! A vida e a morte não são irmãs, são a mesma força em fluxos opostos que se tocam e interpenetram em algum ponto do infinito! Carlos Karnas meu paizão, um dos homens mais éticos e honrados que já conhecí! Tão, mas tão sensível e com uma vida interior tão intensa e tão preocupado com as pessoas e os rumos da humanidade, um poeta, que soava fechado e mau humorado aos olhos externos, por ter que preservar e cuidar de um coração tão grande e aberto num mundo duro e cheio de fúria e som! Um jornalista de um tipo em extinção, comprometido com a verdade, com a justiça e a imparcialidade doesse a quem doesse, para além do mercantilismo e de questões políticas que transformam a notícia em produto comercial ou em moeda de troca! Ficam a saudade, as memórias, os exemplos, os genes e a criação que tive a sorte e o privilégio de receber!
A família agradece todos que deixaram seu adeus, seus depoimentos, mensagens de afago e carinho e mesmo só em pensamento!
Vai em paz paizão!!!! Que o universo te abarque, te envolva e te transforme no que realmente és... pura luz! Amor eterno!



--


mundo das perguntinhas


Todas as TVs, rádios e jornais falam no massacre da boate gay. Se fosse numa boate de casais heterossexuais iriam falar em "boate hetero"?



--



mundo do "protesto"


Em Brasília


(clica em cima que amplia)






Bah, agora o presidente vai renunciar, não?



--



mundo "político" 1


Aí não dá!!


DEM formaliza substituição de suplente no Conselho de Ética da Câmara

Onyx Lorenzoni era voto contrário ao deputado afastado Eduardo Cunha e deixou o colegiado para uma viagem


--



mundo "democrático"


Dá pra aguentar isso?


É um release da Assembleia gaúcha:

Um grupo com cerca de setenta estudantes secundaristas, que realizava um protesto em frente ao Palácio Piratini, ocupou de forma ordeira o saguão da Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira (13). A administração da Casa, através do superintendente geral, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, recebeu em reunião os representantes do grupo para ouvir suas solicitações.
Os estudantes pedem a retirada do Projeto de Lei nº 44/2016, da ordem do dia da pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que seria apreciado nesta terça-feira (14). O PL pretende ampliar a participação privada e de serviços terceirizados na educação pública. Além disso, contestam também o PL 190/2015, que propõe o programa Escola sem Partido, que também não estará na pauta da CCJ nesta terça-feira.
Após duas rodadas de negociações, os estudantes reafirmaram que manteriam a ocupação, até como “gesto simbólico”, pelo menos até a reunião da CCJ.
A presidente Silvana Covatti, que estava participando de uma audiência fora do Legislativo, informou à comissão de estudantes que vai recebê-los na manhã desta terça-feira (14) para ouvir suas reinvindicações. “Não pretendo entrar no mérito das reivindicações dos secundaristas, mas garantirei acesso deles à reunião da CCJ. Vamos manter um diálogo em bom nível e buscar os melhores soluções para as questões que estão colocando”, afirmou Silvana.

-

Como dizem, é o poste mijando no cachorro.




--



mundo "político" 2


Pescado pelo jornalista Julio Ribeiro na coluna do Augusto Nunes


VOCÊ ENTENDEU? ENTÃO, ME EXPLICA
“É outra concepção. É partido-movimento. Raiz Movimento Cidadanista. Já está atuando como movimento. As pessoas se juntam, refletem a partir de princípios inspirados na civilização dos africanos no Brasil e dos ameríndios, o Teko Porã (Bem Viver, em guarani). Estamos bebendo nessa fonte e atualizando-a como concepção moderna de socialismo, o etnossocialismo”.
(Luiza Erundina, deputada federal do PSOL paulista, usando um subdialeto mais estranho que o dilmês para explicar como será o partido que está criando)



--



mundo midiático 2



CONFIRMADO O FIM DOS PATROCÍNIOS MILIONÁRIOS -O Governo Temer cortou mesmo 11,2 milhões de reais, de contratos com validade de um ano que teriam sido firmados pouco antes do afastamento de dona Dilma.
Olhem o que o gracinha do Luis Nassif falou à Folha de S. Paulo:
Também atingido pelos cortes, Luis Nassif, editor do site "GGN" e do blog que leva seu nome, diz que, "à medida que o governo define claramente que blogs ou sites críticos a ele não podem ter publicidade de bancos, a Secom agora está atuando politicamente".
"Nós estamos sofrendo um processo de censura", afirma Nassif, acrescentando que os contratos de publicidade com os bancos federais vêm do governo FHC. "Esse relacionamento com Banco do Brasil e Caixa é muito mais antigo do que o governo do PT."
Não é um fofo milionário?
-
DO ROGÉRIO MENDELSKI - Jornalista que escreve ou fala "ocupação" quando está diante de uma evidente invasão, além de estar fraudando a informação, é desonesto com a sua profissão. Mas, geralmente, são os mesmos que defendem os direitos do menor e do adolescente, estes que - por exemplo - matam impunemente. O silêncio deles diante da monstruosidade do assassinato da funcionária do Aeroporto Salgado Filho - um "dimenor" foi o autor do crime - é quase uma cumplicidade.
..
Esses babacas que invadiram - vejam bem: invadiram!! - a Assembléia Legislativa acham que estão fazendo uma revolução. O que surpreende é a atitude pastoril da Presidência da Casa que ainda dialoga com desordeiros. Será que eles se merecerem?
-
FROTA? - Situação da TVE não deve estar tão crítica. Vi ontem, uma camionete novinha, com o logo da emissora numa rua de Porto Alegre.
-
ELEIÇÕES - A TV Record RS realiza a partir de amanhã, dia 15, uma série de entrevistas com os pré-candidatos a Prefeitura de Porto Alegre.
Entre os dias 15 e 1 de julho, os problemas da cidade e a opinião de cada pré-candidato serão debatidos no Balanço Geral. O primeiro entrevistado será o atual vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (PMDB).
Os telespectadores podem enviar perguntas através da página do Balanço Geral no Facebook (fb.com/balancors), utilizando a hastag #OvotoÉnaRecord e pelo WhatsApp do programa (51) 8911-2717. Além disso, um dos nossos repórteres estará em um bairro da capital para ouvir as perguntas dos moradores.
Confira a programação das entrevistas:
15/06 - Sebastião Melo (PMDB)
16/06 - Vieira da Cunha (PDT)
17/06 - Nelson Marchezan Jr (PSDB)
20/06 - Luciana Genro (PSOL)
21/06 - Rodrigo Maroni (PR)
22/06 - Raul Pont (PT)
23/06 - Maurício Dziedricki (PTB)
24/06 - João Derly (REDE)
27/06 - Danrlei de Deus Hinterholz (PSD)
29/06 - Marcel Van Hattem (PP)
01/07 - Onyx Lorenzoni (DEM)

-
ISSO É JORNALISMO?


-
APRESSADINHO



-
MACAQUINHO DE IMITAÇÃO - Eles adoram copiar a tv globo:

Força para eles! 11/06/2016 | 08h09

Trabalhadores que encaram tarefas congelantes contam como aguentam esta friaca gaúcha


Friaca é ducacete!!! E congelante?
-
AQUI É O MEU LUGAR - A Rádio Alvorada 1360 AM de Marau, emissora integrante da RedeSul de Rádio, promove a segunda edição do projeto “Aqui é o meu lugar!”, neste fim de semana. O programa será exibido aos sábados às 8h30min, com reprise nos domingos, a partir das 13h, tem como objetivo trazer a discussão o tema da sucessão rural e a sustentabilidade da agricultura e pecuária familiar na região caracterizada por pequenas propriedades.
O “Aqui é o meu lugar!”, explica a coordenadora do Projeto a jornalista Ana Lúcia Jacomini, “mostra a realidade e lutas dos jovens que optaram pela atividade rural, e eles como sujeitos da nova agricultura onde se privilegiam os direitos dos jovens da nossa região agrícola rural”.
Este projeto enfatiza, quer trazer para o debate a realidade das famílias que vivem no meio rural, com o foco para ações que favorecem o meio ambiente ou a sociedade, e gerem renda para os produtores rurais. A primeira edição do programa foi realizada em 2015 com grande aceitação das comunidades rurais. E levou a emissora a relançar o projeto este ano
O programa consiste em 12 reportagens, de 30 minutos, que vai ao ar na Rádio Alvorada em veiculação semanal. E divulgado no hotsite do projeto, com vídeo, imagens e texto. (www.alvorada.am.br/aquieomeulugar), e redes sociais. Na edição deste ano serão privilegiados historias de moradores rurais de Marau, Nicolau Vergueiro, Camargo, Montauri, Nova Alvorada, Casca, Vila Maria, Santo Antônio do Palma, Gentil e São Domingos do Sul.
A 2ª edição do projeto “Aqui é o meu lugar!” tem o apoio da Emater, Fetag e Senar. O patrocínio é do Dr. José João Santin, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marau, Parceria Cereais, AgroPiá, Construart e Sindicato Rural de Marau/Farsul.
-
RECADO DO JOÃO GARCIA - No www.rdopiniao.com.br você encontra as melhores e mais importantes opiniões do RS.
Acaba de receber o ex-governador GERMANO RIGOTTO,junta-se a ex-governadora YEDA CRUSIUS e ao presidente da CELULOSE RIOGRANDENSE, Walter Lidio Nunes, dos médicos Fernando Luchese e Paulo Argolo.
Além destes formadores de opinião encontra outros nomes importantes da sociedade gaúcha.
Acesse www.rdopiniao.com.br e de sua opinião.
Será um prazer tê-lo entre nós.


--


mundo comunicativo


Multisserviços da Oi em Canoas





A Oi inaugurou, na úiltima sexta, dia 10, a sua 10ª franquia “Oi Atende” no RS. Localizada na Rua 15 de janeiro, 226, sala 39, no Shopping Via Porcello, em Canoas, Região Metropolitana, o novo espaço tem 110m2 e conta com funcionários preparados para atender demandas referentes aos produtos e serviços da Oi.
Na “Oi Atende” é possível obter atendimento de solicitações, habilitação de linha (móvel e fixo), desbloqueio de aparelhos Oi e outros serviços. E ainda facilita a vida dos clientes como segunda via de faturas, informações sobre contas e venda de todos os produtos convergentes da Oi (telefonia fixa, móvel, internet e OiTV).
-
Com um design arrojado, inovador e já com a nova marca da operadora, a nova loja da Oi em Canoas irá proporcionar aos seus clientes experiências de alta qualidade, no atendimento e na experimentação de aparelhos e produtos da companhia. Essa aproximação com os consumidores também está refletida na evolução da marca Oi. O intuito é associar a Oi a soluções e não somente a produtos, mostrando que a companhia passa a ter uma função bem mais abrangente: não se trata apenas de uma operadora de telecomunicações, mas de um multiplicador de conexões. Os novos logotipos foram desenvolvidos para melhor adequação ao mundo digital. O tradicional logotipo amarelo dá lugar a novas formas e cores, em uma marca mais orgânica, com mais movimento e fluidez. Essa é a nova identidade da Oi.
-
A inauguração da nova loja da Oi em Canoas contou com a presença de convidados, parceiros e o diretor de Varejo da Oi na Região Sul, Giovani da Silva, que ressalta a localização da nova loja na Região Metropolitana como estratégica para a companhia: “Com uma estratégia de investimento focada no uso mais eficiente dos recursos, a abertura de mais esse ponto de atendimento reflete a importância do mercado local para o crescimento e consolidação regional da Oi nos mais diversos serviços oferecidos”.
As demais franquias “Oi Atende” no Estado estão localizadas em Porto Alegre (2), Caxias do Sul, Gravataí, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul e Santa Maria.



--



mundo das piadinhas



Que tal?






3 comentários:

  1. Assisti no JA(Jornal dos Alucinados por Doenças) que o TRT gaúcho está fazendo mutirão em 52 cidades para agilizar o fim dos processos trabalhistas.
    Hipocrisia da mais pura destes juizes.
    É pura enrolação.
    Tenho um amigo cuja última audiência foi em outubro do ano passado, exatos 8 meses e até agora a decisão do juiz ainda não saiu.
    O que leva um juiz trabalhista manter para sí um processo por mais de 7 meses apenas para dar a decisão??
    Não é isto que acarreta "trabalho" demais para os cansados magistrados????

    ResponderExcluir
  2. Mota penso que antes dessa crítica necessário saber qual a carga de processos atribuída a esse magistrado, pois os´processos são julgados sempre respeitando a ordem cronológica. Temos em nosso país o hábito de litigar e sempre corremos ao Judiciário para resolver problemas cuja solução estaria na busca de conciliação. A Justiça do Trabalho está exatamente promovendo conciliações algo que a mim parece ser racional e lógico.

    ResponderExcluir
  3. Se fazem mutirões para casos recentes, por que nmão um mutirão a portas fechadas, num final de semana, para proferir decisões pendentes há meses? Um esforço concentrado e muitos juízes se livrariam dos processos emperrados em sua mesa, pelo "acúmulo de serviço".
    Um abração, Jorge.

    ResponderExcluir