Terça, 5 de julho de 2016





Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










Semana Raquel Duarte
-2-










Ela é de Porto Alegre e vive em Recife.
São autorretratos, com produção própria.
A Raquel se basta.















mundo fracassado




OS PROFESSORES TÊM CULPA
PELA DEGRADAÇÃO DA SOCIEDADE







Assim como a maioria dos gaúchos, conheci o CPERS no final dos anos 70, quando aconteceram os primeiros movimentos grevistas, comandados pelo presidente Hermes Zanetti. Todos chamavam de Centro dos Professores, mas aí a direção da época insistia na sigla, frisando sempre que era o sindicato do magistério (não tinha esta bobagem de "trabalhador em educação").
A maioria dos gaúchos votavam no MDB e eram oposição aos milicos e aos governadores nomeados por eles. Todas as greves, especialmente em Porto Alegre, eram apoiadas pela população. Além dos professores, lembro dos médicos residentes e dos vigilantes.
O governador nomeado, Amaral de Souza, o Amaralzinho - ou Amoralzinho - enfrentou uma barra com os professores e sua organização. Reivindicações pontuais
Entendam, eram greves que reivindicavam melhorias salariais, claro, mas o mais importante era o confronto com a milicada.
-
A impressão que tenho é que com o tempo o movimento do magistério foi perdendo o rumo. Para terem uma ideia, Pedro Simon, do PMDB, assumiu o Governo do Estado em janeiro de 1987. Entrou no Palácio Piratini e os professores entraram em greve. Não deram nem um tempinho para qualquer conversa. Os alunos não tiveram aula por 100 dias! E um grande número de professores acampados na Praça da Matriz. Festa e festa!
Antes, o primeiro governador eleito, Jair Soares, do PDS, também enfrentou greves.
-
Há mais de 30 anos que os professores estaduais realizam movimentos grevistas.
E sempre o mesmo motivo: reposição salarial. Ou então aquelas questões que só eles entendem, como promoções, diferenças de categoria e sei lá mais o quê.
-
O CPERS, nessas décadas, sempre teve dirigentes radicais, tri-de-esquerda. Já teve tempo em que lotavam o Gigantinho, porque tinham realmente argumentos fortes - grana é assunto seriíssimo.
Posso estar enganado, mas não tenho lembrança de lutarem, por exemplo, por escolas de turno integral. Ou realizarem um movimento assim: "Escolas sem condições não terão aulas".
Terminaram com o projeto que começara a ser implantado no estado de escolas de turno integral e não lembro do CPERS intervir. Pelo contrário.
-
Nos períodos de greve, as famílias mais estruturadas têm condições de amparar as crianças e adolescentes. Quer dizer, dão um jeito de colocar um freio no impulso, normal, de passarem a maior parte do tempo nas ruas. Mas nas periferias, a gurizada fica mesmo nas ruas, enfrentando todo tipo de tentação (não preciso desenhar, né?)
-
Agora, os alunos das escolas públicas estaduais estão a 50 dias sem aulas,porque o CPERS está reivindicando algo que sabem que não irão conseguir - reposições de anos anteriores.
Muitas escolas não têm condições, mas isso não importa para os professores. Querem dinheiro.
Não acompanhei como deveria, mas essas invasões das escolas, protagonizadas pela gurizada, foram interessantes. Queriam, por exemplo, merendas decentes e escolas com melhores condições.
Os professores querem grana.
-
Pra encerrar: Será que a nossa sociedade estaria, como agora, tão degradada se tivéssemos nas cidades gaúchas e brasileiras um bom número de escolas de turno integral? Aquelas, que o Brizola implantou no Rio e que o Collares começou a fazer aqui.




--




mundo reflexivo


Sobre o affair Perisotto/Brunet torço, sinceramente, para que os dois se explodam. 
Ou, num final mais feliz, que se encham de porrada, ao vivo, no Fantástico.



--



mundo das perguntinhas



Será que vai demorar para a classe média consciente propor o projeto Lei Luiza Brunet, para mulheres em alto nível de empoderamento?



--


mundo midiático 1



SÃO MUITO NOJENTOS! - Ontem publiquei neste espaço um texto de um bosta, que certamente é metido a tri-de-esquerda, sobre a reação de um PM a um assalto. Título e linha de apoio:  PM à paisana reage a assalto e atira em adolescente em Porto Alegre / Menino foi levado sob custódia ao hospital Cristo Redentor.
O sujeirto deveria estar louco para descer o cacete no brigadiano, que "quase assassinou uma criança".
Aí hoje, bandidos mataram um PM. E no mesmo site, naquela rádio "líder" em baboseiras, a matéria não poderia ser mais formal: Policial militar é morto a tiros em abordagem na zona sul da Capital / Crime ocorreu na Rua Florinha, no bairro Cavalhada, na tarde desta segunda-feira. Mas na capa do site, olha o detalhe: Policial militar à paisana é morto em tiroteio na zona sul da Capital
Para essa gente, um título assim não seria tri-de-esquerda: BANDIDOS ASSASSINAM UM POLICIAL MILITAR
-
CUMÃ?

Governo francês adotará reforma trabalhista sem votação parlamentar


-
MARQUETEIRO DESMIOLADO - Escreve o jornalista Rogério Mendelski: Um marqueteiro desmiolado sugeriu que a Rádio Guaíba deixasse de utilizar um adjetivo que seria um patrimônio para qualquer emissora do planeta – Guaibeiro. O termo define aquele ouvinte que gosta, se identifica e diz com orgulho que é “guaibeiro”. É um vínculo tão poderoso que dá inveja (sadia) nas emissoras concorrentes. Hoje, a Rádio Guaíba não apenas não seguiu a opinião do marqueteiro desmiolado como está divulgando um spot institucional fazendo referência ao seu ouvinte, o guaibeiro.
Ser “guaibeiro” é ser fiel aos prefixos AM 720 e FM 101,3, em dias ruins e bons de nossa programação. Altos e baixos ocorrem todos os dias em todos os veículos de comunicação, mas a Guaíba se aproxima de seus ouvintes e tem vínculos desde 1957. Dá gosto de ler mensagens de guaibeiros que dizem ouvir a emissora desde quando eram crianças e que seus país e avós já tinham essa preferência.
Sem qualquer pretensão ou soberba: quero que me digam que outra rádio tem um adjetivo derivado tão apropriado e tão carinhoso?
-
CONHEÇA O BLOG DO JÚLIO GARCIA - Esse que foi citado numa delação,envolvendo o ex-deputado petista Paulo Ferreira: http://jcsgarcia.blogspot.com.br/. Garcia, que é "advogado e midioativista" publica uma "nota de esclarecimento" sobre o caso.




--



mundo muito legal


O Hotel Praça da Matriz de volta!!
Lá, a Terezinha Morango esteve hospedada.
Cadê o Getúlio?







Após cinco anos de restauro, obtenção de licenças e financiamentos, o Hotel Praça da Matriz reabre as suas portas nesta sexta-feira, 8 de julho, para uma apresentação especial da obra concluída. A partir das 16h, a proprietária Ilita Patrício realiza
no local um passeio pelo presente e passado do empreendimento fundado em 1976.
A atividade contará com a participação dos pesquisadores Fabiane Luckow e Marcello Campos, em um bate-papo sobre o polêmico empresário gaúcho Luiz Alves de Castro, que em 1928 inaugurou o palacete como local de residência.
-
Localizado nas imediações do Theatro São Pedro e das sedes de importantes instituições dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o palacete projetado em estilo eclético pelo engenheiro alemão Alfred Haesler foi inaugurado em 1928 como a luxuosa residência do empresário Luiz Alves de Castro (1884-1965), dono do antológico cabaré-cassino Clube dos Caçadores e um dos gaúchos mais ricos e polêmicos da época.
O imóvel acabou adquirido pelo comerciante português Antônio Patrício (sogro da atual proprietária) no final da década de 1940 e, ao longo do tempo, alugado para diversas entidades do setor público e privado. Em 1976, passou a funcionar como Hotel Praça da Matriz, empresa que agora retorna revitalizada e sob a gestão dos proprietários, oferecendo à Capital mais uma opção prática e qualificada de hospedagem no Centro Histórico.
-
Trabalhei muitos anos na Assembleia - parte das décadas de 80 e 90.
Muitos funcionários e deputados almoçavam, lanchavam e faziam o happy-hour no Bar do Darci, bem na frente do prédio da AL - hoje, abriga uma cafeteria fashion.
Sempre estava por lá o Getúlio, uma figura muito legal, queridíssimo, que, para mim e todos que lá iam, era o dono do Hotel. O cara conhecia tudo que era prefeito e secretários, porque ele fazia um preço especial para pernoite.
Getúlio também era muito amigo do ex-deputado federal e ex-presidente da FGF, Emídio Perondi.
A última vez que soube dele estava em Fortaleza.
Não lembro o ano,  mas foi na década de 80. Terezinha Morango estava muito doente, quando apareceu no Bar do Darci. Algumas pessoas resolveram ajudar. O Getúlio se prontificou a interná-la no Hospital Moinhos de Vento para tratar de uma pneumonia. Saiu do Hospital, totalmente recuperada e o Getúlio a colocou em um quarto do Hotel. Quarto, não, num apartamento de frente e ela sempre estava numa pequena sacada, abanando para os amigos e fãs.




--



mundo literário


O sucesso da Feira de Canoas


Depois de receber ontem o escritor português Gonçalo Tavares, a 32ª Feira do Livro de Canoas terá, na próxima quintam dia 7, mais dois nomes de destaque na literatura mundial: o jovem norte-americano Benjamin Moser e o holandês Arthur Japin, a partir das 19 horas.
Arthur Japin vem a Canoas para lançar e falar sobre o seu romance biográfico “O Homem com Asas” (Planeta), que recompõe a personalidade do Pai da Aviação, Alberto Santos-Dumont, a partir de um episódio quase esquecido no Brasil: o roubo de seu coração pelo médico-legista encarregado de embalsamá-lo.
Benjamin, antes mesmo dos 40 anos, vem se firmando como um dos intelectuais mais lúcidos dos últimos anos. Moser deu nova projeção internacional à obra de Clarice Lispector ao organizar a reedição, em traduções premiadas, de seus romances e contos. No Brasil, atua como crítico cultural e intelectual engajado em causas como a nova lei brasileira de biografias ou a Ocupação Estelita, no Recife. O autor vem à Feira do Livro de Canoas lançar “Todos os contos de Clarice” (Rocco), além dos ensaios de “Autoimperialismo” (Planeta), que tratam da cultura e da história brasileira a partir de questões da arquitetura, principalmente no trabalho de Oscar Niemeyer.



--




mundo midiático 2


Quem se lembra?






No detalhe:







O primeiro que enviar a resposta para jlprevidi@gmail.com recebe o livro "Quer Fazer um Programa?"
Quanto mais detalhes sobre a vida profissional da jornalista, mais chance de ganhar o livro.


-


Quem respondeu primeiro?





Foi o Eduardo Bernardon, às 12h35min de ontem.

Da esquerda para a direita: O homem do tempo, Paulo Nilson (foi o primeiro meteorologista na TV brasileira); Cezar (do X&C, genro do Fernando Vieira) só com a metade do rosto, atrás do homem do tempo; Gustavo Mota, Sergio Schueller, Clovis Rezende, Samuel De Souza Santos, Suzana Saldanha.




--



mundo da classe média consciente 1








--



mundo da classe média consciente 2



Acredito que esse cartaz não beneficia o empoderamento feminino


Num final de semana, Parque da Redenção, Porto Alegre:


Danço funk
sem calcinha e
a buceta é minha




--



mundo das piadinhas


Mas não é.


Essa é do kibeloco.com.br:






Conheça os 17 maridos de Gretchen



http://fotos.estadao.com.br/galerias/emais,conheca-os-17-maridos-de-gretchen,25953




2 comentários:

  1. Cumprimento pelo bem colocado comentário abordando as greves na educação, recomendo a leitura do Rendez Vous das Normalistas: http://www.olivronanuvem.com.br/site/rendez-vous.html

    ResponderExcluir
  2. Analise de forma objetiva sobre os passos do CPERS nos últimos anos. Ao invés de educar e propor discussões pedagógicas utiliza formas obtusas de participação, desta forma, se indispondo cada vez mais com a sociedade.

    ResponderExcluir