Quarta, 10 de agosto de 2016





Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.











ano 13



E continua a semana dos 13 anos do Blog do Prévidi!!
13 de agosto de 2003 comecei a brincar de Site do Prévidi. dentro do princípio "jornalismo de opinião com bom humor". Sem o menor compromisso, nem com eventuais leitores. Postava quando me dava na telha e o que bem entendia. Eram mais brincadeiras.
O tempo foi passando e não podia ficar usando o meu santo nome em vão.  
Já mostrei os dois primeiros desenhos do então site.
Hoje iria mostrar mais um.
Mas aí o Daniel Claudio Paredes resolveu "adulterar" a minhas fotos. E claro que sou obrigado a publicar! Como ele escreveu, é um "layout alternativo" com Clóvis Bornay, Rogéria, Jorge Lafond, Nany People e Elton John. Apressou-se em avisar: "é só uma brincadeira". Hahaha!!!


(clica em cima que amplia)




A personalidade da terceira foto lá de cima, Jayme Sirotsky, eu respeito muito - como os demais. Mas o doutor Jayme é uma figura  extraordinária. É um diplomata, como costumo escrever. Aquele cara cortês, admiravelmente simples e educado. E ao mesmo tempo um homem refinado.
Admiro muito o doutor Jayme.
Assim como admirava muito o seu Maurício, seu irmão.








Semana dos Nudes (século XX)
-3-






porto alegre abandonada




PENSAM QUE ESQUECI? A ÁGUA
CONTINUA PODRE E NÃO FAZEM NADA!








O leitor João Inácio assina um texto muito interessante.

Ainda que os jornais de Porto Alegre tenham feito algumas matérias sobre a água, você é um dos únicos jornalistas que não tem deixado a peteca cair, sempre cobrando respostas da prefeitura e da Fepam sobre o tema.
Buenas, já sabemos sobre o problema da água. Seu gosto e cheiro de terra ou coisa mofada, com retrogosto de coisa química. Já se aventou a possibilidade de conhecida empresa de celulose, localizada do outro lado do rio, ser a responsável.
NÃO ACREDITO.
Isso não quer dizer que tal empresa não seja culpada  de poluir o ambiente. Estou dizendo que não acredito que seja ela a responsável por ESTE caso.
É que tem a questão do CHEIRO DO AR.
Seguidamente vou a Novo Hamburgo e São Leopoldo. Em diversos horários. Mas quando vou de manhã BEM CEDO é quase inevitável que o MESMO CHEIRO que se sente na água invada os vagões do metrô  bem quando o trem passa nas proximidades da Igreja dos Navegantes, logo após a Estação São Pedro.
A mesma estação que possui uma casa de bombas que se aventou ser a responsável pela contaminação. E depois se negou. E é a mesma região onde se aventou que certa empresa, que estaria irregular, seria a responsável, mas ficou por isso mesmo.
Pois o tal cheiro entra no metrô, mesmo com as janelas fechadas.
Já circulei ali em outros horários e senti o cheiro quase imperceptível ou mais fraco. O bodum é de manhã cedo. A hora em que muitas empresas liberam seus efluentes.
-
Outra coisa: em dias quentes (ou, vá lá, sem frio) e COM SOL o cheiro fica mais forte.
-
Continuando: moro na Coronel Bordini, entre a 24 de Outubro e Cristóvão Colombo. Se você traçar uma linha reta imaginária da Bordini em direção ao Norte encontrará exatamente a... Estação São Pedro do metrô.
Na sexta-feira, 5 de agosto, tinha sol e estava quente para esta época do ano. Acordei com o nariz trancando, a garganta arranhando. Abri a porta da sacada e meu apartamento foi invadido pelo maldito cheiro que empesta a região do metrô, entre os bairros São Geraldo e Navegantes. Muito forte. Os olhos começaram a arder e já comecei com dor de cabeça.
Não é a primeira vez que sinto aqui em casa, nos altos do Moinhos/Auxiliadora,  este maldito cheiro. O mesmo da água, o mesmo da igreja Navegantes, o mesmo que empesta o metrô de manhã cedo quando o trem passa na região. No Bom Dia Rio Grande a previsão do tempo era: "Hoje vai fazer calor porque os ventos viraram de NORTE".
De norte para sul (óbvio). Do bairro Navegantes para o Moinhos, em outras palavras.
-
Nas outras vezes que senti aqui em casa foi em dias em que a temperatura subiu subitamente, com ventos de NORTE, e com sol, durante o dia e tempo limpo à noite.
Houve um sábado de madrugada, mês passado, quando a temperatura subiu muito de um dia para outro e acordei com os olhos lacrimejando, a garganta arranhando, o nariz ardendo. Naquela vez, não liguei uma coisa com outra. Pensei que alguém estivesse fazendo uma reforma em algum apartamento das proximidades, passando sinteko.
Mas não era o mesmo cheiro e também porque não faz sentido alguém passar verniz no chão às 4 da matina. Tentei descobrir de onde vinha o cheiro. Da janela do banheiro, um poço de luz voltado para o sul não era. Na janela da sala, voltada para noroeste, o cheiro era forte. Na sacada do meu quarto, voltada para nordeste (e para o São Geraldo, Navegantes, etc etc) o cheiro, a ardência, etc eram insuportáveis. Não consegui mais dormir naquela madrugada.
-
Depois que me toquei que o cheiro da água, o cheiro que se sente no metrô e o cheiro que empestou meu apartamento eram quase os mesmos. A diferença: na água se sobressai o cheiro/gosto de mofo, com o retrogosto de coisa química. No ar (aqui em casa e lá no entorno da igreja/estação de metrô) o cheiro é fortemente químico, com "notas de fundo" de mofo.
-
De manhã e de madrugada é mais forte do que no resto do dia.
-
Este cheiro me pareceu familiar. Mas não conseguia lembrar. Até que deu um estalo.
Trabalhei alguns anos em Estância Velha e Novo Hamburgo, municípios que têm muitos CURTUMES. Me pareceu o mesmo fedor. Ou similar. Estância Velha chegou a ganhar nos anos 80 e 90 o título informal de cidade mais fedida do Brasil. No verão era MUITO PIOR que no inverno. Pelo óbvio: calor gera mais reações químicas e as intensifica, logo, o cheiro e o desconforto são maiores.
Não sei qual os termos técnicos corretos, mas curtumes têm bacias de tratamento do couro e efluentes, umas piscinas enormes, onde nenhum ser vivente consegue ficar sem máscaras e roupa de proteção, mesmo quando são abertos. Muitos destes tanques têm telhado, mas sem paredes. são galpões abertos, em suma, com os tanques protegidos da chuva, mas em estruturas abertas "para o ar circular". Já houve muitas mortes instantâneas de operários que foram limpar as paredes dos tanques secos e estavam sem proteção adequada e morriam intoxicados no próprio local. O arquivo do Jornal NH deve estar cheio de matérias sobre isso. Lembro de ao menos dois casos. As vítimas eram sempre jovens. Uma lástima.
-
O que nos traz de volta a Porto Alegre e sua água podre e fedida.
Temos uma empresa de tratamento de efluentes e uma casa de bombas "suspeitas". Mas a coisa foi abandonada. Ninguém mais fala nisso. A Fepam e a prefeitura chegaram a aventar que a culpada era a famosa empresa de celulose do outro lado do rio.
Duvido.
Não que sejam inocentes de poluir o Guaíba e o ar da região. Mas intuo que o problema é BEM LOCALIZADO e que está ali, entre a Igreja Navegantes e a Estação São Pedro.
Como eu disse, de manhã cedo o cheiro na região é insuportável. Me pergunto como os moradores não reclamam.
As minhas hipóteses são as seguintes: a região é decadente desde que me conheço por gente. É uma área basicamente industrial,  com empresas, muitos galpões abandonados, prédios abandonados e decrépitos. Os poucos moradores, via de regra, são de baixa renda, há muitos idosos, muitas prostitutas e travestis, é uma região de quartos de aluguel, "vagas para rapazes",  com alguns haitianos e senegaleses atualmente, algumas mini-cracolândias, muitos prédios invadidos. Há um tentativo de regeneração da região com a construção de condomínios para classe média-alta. Ouvi falar que tal empreendimento é um fracasso.
-
Nas ruas no entorno da estação São Pedro há pelo menos dois cortiços (em casas que deveriam ser restauradas, porque deve ser patrimônio histórico-arquitetônico).  Em suma, gente marginalizada é o que mais há ali. Gente que não vai para a imprensa reclamar, que não liga para a prefeitura para pedir solução. É o nosso Bronx, nosso Harlem, nosso Shoereditch, a versão porto-alegrense do século XXI do que foram as Docklands em Londres desde sempre até os Jogos Olímpicos que revitalizaram a área. Aliás, ali é, oficialmente, um bairro oficial e esquecido de Porto Alegre, bairro Marcílio Dias.
-
Você conhece alguém que more no bairro Marcílio Dias em Porto Alegre, Prévidi? Pois é, eu também não. Mas é esse pessoal marginalizado que habita o tal bairro. Não deve chegar a 400/500 pessoas. Deve ser um dos maiores bairros da cidade em extensão e o mais desabitado. E habitado pela base inferior de qualquer pirâmide. Por isso não reclamam. Os porto-alegrenses, gente que nasceu e viveu a vida toda aqui, nem sabe que existe o bairro Marcílio Dias. Para muitas pessoas, é aquele amontado feioso de prédios caindo aos pedaços, pichados, podres, que se vê de relance da janela do metrô. Onde não se caminha à noite porque deve ser o local mais ermo da cidade. Mais que as conhecidas favelas da zona leste e sul da cidade. Que são conhecidas. Aquilo ali quase não existe.
-
É preciso conversar com essa gente. Nenhum meio de comunicação fez isso. Hoje, com o fedor tomando meu apartamento, me dando embrulhos no estômago e dores de cabeça, resolvi ligar para sugerir pauta tanto para o Jornal da Universal, quanto para o jornal do CM. Não senti firmeza no pessoal que conversou comigo. Ressaltei "é preciso conversar com os moradores da região sobre o cheiro químico, quando se sente, a hora que é mais forte". Ninguém fez isso. Pegam amostras de água da torneira e mandam para São Paulo e não dá resultado nenhum. Talvez o problema não seja propriamente da água tratada em si. Mas alguma contaminação por ligação clandestina, algum vazamento de uma ou mais empresas da região.
Desde que começou esse problema, lembro de ter tomado água da torneira na casa de amigos lá na Vila Nova  e não ter sentido nada. E lembro de mal ter conseguido lavar as mãos no banheiro de um escritório na avenida Farrapos, tal o fedor.
-
Minha aposta é que o problema está bem localizado entre o bairros São Geraldo e Navegantes (ou Marcílio Dias, que seja). Ainda que o ponto de captação de água do Guaíba esteja longe de ser o ideal, como dizem os especialistas, INTUO que o problema não é ali. Talvez alguma coisa subterrânea, lençol freático contaminado, canos corroídos, contaminação entrando... Essa é minha aposta.
Mas só uma investigação independente e com gente esperta e muito qualificada para saber. Não adianta mandar analisar a água em São Paulo, Nova York, Berlim. Tem que esquadrinhar as empresas da região da linha do Trensurb, naquele entorno ali, conversar  com aqueles moradores, cavocar no solo, e prestar atenção aos dias de calor.
-
Esta é a minha aposta, Prévidi.
Não tenho conhecimento científico para ir além disso. Só o empirismo e a intuição e o que considero ser a lógica. Posso estar redondamente enganado. Mas, com certeza, tem muita gente qualificada para investigar isso. O que ainda não foi feito. Acho que estão indo no objeto errado, a água da torneira. Talvez o buraco seja mais embaixo, literalmente.


continua amanhã




--



mídia 1


A babada no mês


Adivinha? Pouco antes do meio-dia estava no "portal de notícias dos gaúchos"!!!


(clica em cima pra aumentar)



Só que a foto é da Usina de Candiota!
HAHAHAHA!!!
A de Angra 3 é esta:






--



real


Viva a Olimpíada!

Pressionada por alimentos, inflação acelera a 0,52% em julho




--




mídia 2







MARTINELLI "ABANDONA" CANDIDATOS DE PORTO ALEGRE!!
O papa do marketing eleitoral, Marcos Martinelli, não topou trabalhar no RS e muito menos em Porto Alegre. Deve ser por causa do frio. Está em Manaus para a campanha a reeleição de Arthur Virgilio Neto, do PSDB. Leia mais em http://amazonasatual.com.br/marcos-martinelli-comanda-campanha-de-arthur/. Boa sorte, bruxo!!
-
PERGUNTINHA - O narrador Mário Lima não está mais na Rádio Guaíba?
-
DEBOCHADO - Tem um cara que há 13 anos me envia informações, de todos os tipos. É o precursor da legião de colaboradores que abastecem o Blog do Prévidi diariamente. É o Marco A. Souza, meu amigo desde os anos 80. Ontem ele não podia sert mais sarcástico:

Parabéns 13 anos

Já deu até pra contratar "estagiário"... ele é novo ainda, se recupera.
DEUS dá, mas tb. come... kakakakaakakakakkk

Felipe Vieira, apresentador do Agora, na Rádio Guaíba, estreia no dia 5 de setembro na TVU.
Será um programa de notícias com entrevistas. Às 21h30min, de segunda a sextaUma hora de programa.
Com duração de 1h segunda a sexta.
TVU, canal 55 UHF e 11 da NET.

-


ENTREVISTA - Informa o Alexandre Mota: Mais um dia marcante na minha carreira jornalística. Ontem, gravei com o sensacional Fábio Porchat. Um cara simples e super inteligente. Já era fã e fiquei mais ainda depois da gravação. No dia 24 de agosto, ele estreia um talkshow, no fim de noite, na Record. É o Programa do Porchat. Não perca!!!
-
REPERCUSSÃO - Impressionante o que o Felipe Vieira recebeu de kmensagens em razão do anúncio de seu novo programa na TVU. Como escrevi no Facebook, se todos assistirem a atração, não vai ter traço na audiência. Mais um gol do Guaracy Andrade.
-
AS MELHORES DO DIA!

Veja como votou cada senador na sessão que tornou Dima ré no processo de impeachment Jonas Pereira / Agência Senado/Divulgação/Agência Senado/Divulgação
Congresso Nacional Destaque do editor 10/08/2016 | 08h17

Veja como votou cada senador na sessão que tornou Dima ré no processo de impeachment

Foram 59 votos a favor e 21 contra pela aceitação do parecer que leva a petista ao julgamento derradeiro por crime de responsabilidade








Incêndios na Ilha da Madeira deixam três mortos em Portugal



RS

Em reunião com Sartori, Temer garante recursos para construção de obras





--



reflexão


Do jornalista Paulo Motta


Parafraseando o Flávio Dutra, ouvi na mesa ao lado uma mocinha exclamar: 
"Eu sou ordinária, mas hoje estou extraordinária!".




--



mídia 3


Um baita exemplo






A prestação de contas do Almoço Beneficente "Sabor Solidário" ocorreu nos estúdios das Rádios São Francisco e Maisnova de Caxias do Sul. O valor repassado ao projeto foi de R$ 19.454,60. O evento organizado pelos funcionários das Rádios São Francisco e Maisnova, em prol das crianças do Projeto Mão Amiga, foi realizado no Salão dos Capuchinhos, em Caxias do Sul, no domingo, dia 31 de julho.
Conforme o coordenador do comitê de capacitação de padrinhos Luís Eduardo Zanette este valor de R$ 19 mil vai conseguir auxiliar 16 crianças até o final deste semestre. “O valor de cada criança que custa para o Mão Amiga é de R$ 250 ao mês e outro valor de R$ 250 são os pais da criança que pagam a escolinha”, informa ele.
-
O almoço reuniu em torno de 800 pessoas e teve o engajamento dos funcionários das Rádios, que participaram na venda de rifas, conseguiram brindes e materiais, contataram apoiadores, entre outras tarefas.
A coordenadora administrativa do Mão Amiga, Geni Isoppo, destaca o sucesso do evento com o intuito de colaboração e solidariedade. “Nós percebemos de fato que as pessoas estão sensibilizadas e compareceram para colaborar. O pessoal estava alegre, contente e foi uma festa de solidariedade”.
O Mão Amiga é um dos projetos sociais dos Freis Capuchinhos da Província do Rio Grande do Sul, criado em 2009 por um grupo de voluntários, motivado pelo frei Jaime Bettega e sensibilizado com o número elevado de crianças em situação de vulnerabilidade social.
O projeto Mão Amiga possibilita o acesso de cerca de 600 crianças em mais de 90 escolas particulares de educação infantil. O projeto é mantido com doações de mil padrinhos, eventos e recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-COMDICA e Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul.
-
O Mão Amiga tem sede na Rua General Sampaio, 161 - Bairro Rio Branco, Caxias do Sul – RS. Informações com a coordenadora administrativa, Geni Onzi Isoppo, pelo telefone (54) 3223-5420 ou 9955-7861.



--




parecidos



Ontem fiquei amigo no Facebook de um advogado chamado Robson Cunha.





Sou metido a encontrar sempre um parecido.
Pra mim, ele é muito parecido como meu pai, Waldemar Previdi.
Lembra muito, inclusive o sorriso (para os que o conheceram...)









--



futebol


Decadência total de um "presidente"


Recebo:

Só falam da queda do FALCÃO, mas na real o que ocorreu foi uma INTERvenção no futebol do PIFFIO, agora sem poder algum.
Bons e velhos tempos em que o Presidente ficava no centro de uma mesa, prova está aí!
-
"Eu sou uma pessoa que não transito bem na diversidade, na dificuldade e na discussão. Eu pedi ao Ibsen que fizesse esta composição comigo, liguei para outros dirigentes de oposição como Marcelo Medeiros e José Aquino. Pedi o compromisso de todos. O processo passa pela unidade do clube",
Fernando Carvalho


O pífio está marcado. No canto da mesa. Era o "presidente"



--




piadinhas


A cura


A moça foi no culto.
O pastor pergunta:
- Qual o seu problema?
- Muita dor de cabeça, pastor, tô quase louca! A boca seca...
- Minha irmã. tomaste a água consagrada?
- Sim, pastor.

- E aí? Passou?
- A boca não está mais seca, porque bebi toda a água. Agora, só estou com dor de cabeça...



4 comentários:

  1. Desde que me conheço por gente gosto do ludopédio. Quando guri ruim de bola, mas compensava colocando os adversários longe de mim usando os pés e cotovelos com vontade. Simpatizo com o Grêmio, mas faz muito tempo que deixei a paixão de lado, pois há muitas outras coisas interessantes na vida. Ontem assistia ao jogo das brasileiras e só vi a Marta, mulher que joga muito mais do que aqueles bundões da seleção masculina. Mart entrou somente na segunda metade do jogo. Irritei-me e muito com o idiota Galvão Bueno que a todo momento interrompia a partida para apresentar seu novo amor, um velho nadador que costuma ganhar medalhas. O chato estava já rouco e não escondia sua paixão pelo tal nadador. Agora no horário das notícias mais uma vez interrompem o mesmo para apresentar algumas brigas. Haja saco para aturar essa merda de emissora

    Quanto ao Internacional vejo que hoje te referes ao PIFFIO. Parece que assim grafastes. Já faz algum tempo que no blog trato esse senhor como sendo PÍFIO, pois é um desastre e não há ninguém com coragem por lá para manda-lo fazer outra coisa, pois não é do ramo.

    ResponderExcluir
  2. Boa dica de pauta do leitor João Inácio. Quem são os moradores do bairro Marcílio Dias, como vivem ? Onde se alimentam ? Outro mistério da região. Eu morei no bairro São Geraldo, no meio dos alagamentos. Trocaram toda a tubulação na região e os alagamentos continuam na Rua do Parque e na Voluntários da Pátria. Seriam canos entupidos com produtos químicos ? Investiguem. Aliás, João Inácio é o nome de uma das ruas que alagava no Quarto Distrito. A revitalização dependia da duplicação da Voluntários, que parou. O condomínio de luxo, na antiga Fiateci, virou uma ilha isolada pela escuridão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já não está na hora das TV/Rádios testarem a água de forma independente? Precisou a Fepam fazer algo e fechar a empresa suspeita, pois a prefeitura de POA é inexistente.

      Excluir
  3. Em teu texto sobre o Almoço Beneficente "Sabor Solidário", me chamo a atenção a pose da bela menina à esquerda da foto. Nos dias atuais, é difícil ver uma pose assim, exalando beleza, e e meiguice. Parabéns a ela. E parabéns a todo o grupo pela bela atitude solidária.
    Garivaldino Ferraz - Brasília

    ResponderExcluir