Quinta, 11 de agosto de 2016





Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.











ano 13



E continua a semana dos 13 anos do Blog do Prévidi!!
13 de agosto de 2003 comecei a brincar de Site do Prévidi. dentro do princípio "jornalismo de opinião com bom humor". Sem o menor compromisso, nem com eventuais leitores. Postava quando me dava na telha e o que bem entendia. Eram mais brincadeiras.
O tempo foi passando e não podia ficar usando o meu santo nome em vão.  
As duas últimas fotos são dois extremos.
O doutor Jorge e o Presidente Mujica.
Jorge Gerdau encontrei, nesta ocasião, na entrada da FIERGS.
Falei:
- Tenho que tirar uma foto com o senhor!
Ele deu uma risada.
- Sabe como escrevo o seu nome? Iorrempiter.
- Eu sei, eu sei.
O presidente uruguaio estava no Palácio Piratini, quando Tarso Fernando era governador. Foi logo depois de uma entrrevista e tenho outra com TF junto.
Mais dois desenhos, também do Gustavo Prévidi:







AMANHÃ, UMA EDIÇÃO ESPECIAL








Semana dos Nudes (século XX)
-4-







porto alegre abandonada 1


A LUTA CONTINUA! GRITE CONTRA A
ÁGUA PODRE! ELES NÃO FAZEM NADA!






VITÓRIA, JOÃO INÁCIO!
A FEPAM (ESTADO) SUSPENDEU AS ATIVIDADES DA CETTRALIQ, A EMPRESA QUE DEVE SER A RESPONSÁVEL PELA ÁGUA PODRE DE PORTO ALEGRE!!

SEGUNDO ANA PELINI, SECRETÁRIA ESTADUAL DO AMBIENTE, A EMPRESA "ESTÁ EMITINDO ODORES ACIMA DO LIMITE ESTABELECIDO PELA LICENÇA AMBIENTAL".
-
NA PREFEITURA, NINGUÉM TEM AQUILO ROXO PARA DENUNCIAR, BRONQUEAR, XINGAR, LUTAR!!!
NEM AO MENOS PEDIR DESCULPAS!!
E NEM REDUZIR A CONTA DOS QUE ESTÃO SENDO PENALIZADOS PELA PODRIDÃO!!!




O João Inácio, que não é um técnico, apenas um observador (na real, um baita repórter, que praticamente não existe mais em nossa imprensa diária) foi quem escreveu ontem neste nespaço. O Joãop Inácio volta a carga:

Um exercício de desconfiança.
Vamos  lá: "coincidentemente",  o MP tornou público na terça-feira passada,  que não acredita em problema de esgoto na água e sim em contaminação química.  Saiu matéria no jornal aquele,  "o maior do mundo" :

http://m.zerohora.com.br/noticia/7222706/mp-acredita-que-problema-na-agua-tem-origem-industrial

Portanto,  quase que descarta a possibilidade de o problema estar no ponto de captação de água - o que a Fepam (governo do Estado) e a prefeitura ainda insistem,  mesmo já tendo sido enviadas trocentas amostras de água para "n"  laboratórios,  com resultados nulos.  Ora,  se deram resultados nulos é porque o problema não é ali.
Mas,  assim como nessa matéria publicada, ninguém diz ISSO  claramente.  Fica tudo de forma oblíqua.
Na tal matéria ,  escondida no meio do texto,  como se fosse informação pouco relevante,  lemos o seguinte: "Embora seja a empresa que mais lança resíduos na rede pluvial, a Cettraliq não é a única autorizada a realizar esse tipo de procedimento na casa de bombas da Trensurb, ONDE O CHEIRO, NAS  PROXIMIDADES, ASSEMELHA-SE  AO  IDENTIFICADO  NA  ÁGUA."  (o grifo é meu).
-
Peraí, Prévidi,  essa informação de que há "um cheiro nas proximidades"  da casa de bombas da Trensurb e da empresa Centraliq não foi jamais mencionada em nenhuma matéria,  de nenhum jornal de Porto Alegre,  desde que o problema da água começou.
Por que isso nunca foi mencionado e  "subitamente"  foi  dito agora,  assim,  como quem não quer nada (e como se isso não fosse assim lá tão importante)?
-
Por quê?
Porque  o cheiro no local está mais forte.
Ontem passei por ali,  de metrô,  à noite (22h),  estava bem frio,  o trem com os vidros fechados,  e o fedor foi sentido novamente por todos.
PRESUMO,  então,  que moradores da redondeza já estão reclamando na Fepam e na prefeitura adoidadamente nos últimos dias.
-
Mas porque isso não ganhou destaque na nossa imprensa?
Não sei te responder,  mas chego até a cogitar certas teorias da conspiração... Tenho enormes desconfianças que essas reclamações são de pleno conhecimento da nossa IMPRENSA.  Da Fepam e da prefeitura,  nem se fala.  Mas porque o CM e os órgãos de comunicação vinculados à Universal não tocam no assunto?
O jornal aquele comentou isso de raspão,  dentro do contexto da entrevista da promotora Ana Marchezan.
Ok.
E a investigação está sob sigilo.  Ok.
E compreensível até certo ponto,  para evitar problemas na investigação.
Mas...   E a população?  Vai tomar essa água até que o  MP consiga pegar os responsáveis?  Não é excessivamente arriscada esta tática?  E os moradores da região vão conviver com aquele fedor insuportável até que o MP consiga provar que esta ou aquela empresa são as responsáveis?
-
Veja,  Prévidi,  isso é apenas uma suposição minha,  baseada tão somente pelo que li nas entrelinhas daquela matéria.  E também por uma certa "intuição",  vá lá. O que achas? E os leitores?
-
Essa é a minha teoria da conspiração:  Me parece que o MP (e alguns jornalistas)  já sabem do que se trata.  Mas não se divulga nada esperando o grand finale.
-
Olha,  se for isso mesmo,  eu preferiria que a população fosse alertada de uma vez,  mesmo que isso significasse,  por exemplo,  a fuga dos responsáveis ou alguma medida para reverter o quadro,  impossibilitando prisões e,  pelo lado da imprensa,  uma manchete bombástica.
Este é apenas um exercício de conjecturação meu. Que eu proponho para tua reflexão e de teus leitores.
-
Espero estar errado.
-
E por último,  mas não menos importante,  parabéns pelo aniversário do blog,  um dos raríssimos que se podem autointitular com orgulho como "mídia independente".
Forte abraço e continue com o trabalho maravilhoso.
-
A propósito,  este é meu sobrenome mesmo.  É um sobrenome espanhol,  Ignacio.  Até hj não entendo a confusão que foi feita no cartório quando foram me registrar.  Sou o único Inácio da família Ignacio...




--




porto alegre abandonada 2


O João Inácio ataca novamente!






Rosane de Oliveira escreve em zeagá sobre a água, a Cettraliq e o fedor:


Até aí, tudo bem. Ou quase. Ou nada bem...
Vejamos:

Alguns grifos meus no texto da dona Rosane:
"o cheiro de podre que emana da Cettraliq e empesta uma extensa área próxima à ponte do Guaíba é o mesmo que sai das torneiras que recebem a água do Dmae captada no Guaíba próximo à Casa de Bombas da Trensurb, onde a empresa despeja seus efluentes."
"Moradores das proximidades cansaram de reclamar do cheiro de mofo que se estende por umaextensa área do bairro Navegantes e chega até a Arena do Grêmio."
"Além do desconforto para os moradores da região e das reclamações dos consumidores abastecidos pelas hidráulicas São João e Moinhos de Vento, o problema tem custo alto para o Dmae, que precisa aumentar a quantidade de produtos para tornar a água potável, especialmente carvão ativado e dióxido de cloro. Em junho e julho, o Dmae gastou cerca de R$ 3 milhões a mais com produtos químicos usados no tratamento da água."
Olha, ou eu estou louco, ou não ando lendo direito os jornais da mui leal e a valorosa nos últimos três meses desde que a água piorou de qualidade e desde que aqui onde moro, no Moinhos de Vento, comecei a acordar de madrugada com a garganta fechada e olhos ardendo.
-
Reclamações sobre a água, sim. nos lemos nos jornais durante os últimos meses.
-
Mas o que grifei no texto de Rosane dá a entender que estas reclamações sobre a PÉSSIMA QUALIDADE DO AR foram amplamente divulgadas por ZH e por demais jornais de Porto Alegre. O que não é verdade.  
Então o jornal recebia reclamações dos moradores a respeito do CHEIRO DO AR e não deu uma linha.É isso?
No comentário da Rosane, é dito que o que motivou a Fepam suspender a empresa foi "o cheiro que emana além dos limites da propriedade" (da empresa).
Opa!
Peraí.
Não tem a ver com a água, então?

Foi o bodum que empesta o ar de parte da zona norte que fez a Fepam interditar a empresa.
E que a Fepam  havia dado prazo, MESES ATRÁS,  para a empresa "regularizar a questão do odor" e como não o fez, foi interditada.
NÃO FOI PELA ÁGUA .
Foi pelo FEDOR que causa fortes irritações respiratórias e gastrointestinais no pessoal dos bairros da zona norte.
Opa, quando que lemos isso em algum jornal? era só "análise de água enviada a SP deu ok", "água está potável"
Nem uma palavra sobre o AR.
-
E a FEPAM também não falou nada sobre o AR, ficando quieta quando a imprensa de POA publicava matérias sobre a água podre.
E a prefeitura, então? 
-
E agora temos a interdição da empresa pelo envenenamento do AR e não da água.
Está percebendo, Prévidi, a GRAVIDADE desta narrativa que está se construindo aos pedaços?
Estou pasmo.



--



política


Lasier na cadeia







Calma.
O gabinete do senador Lasier Martins está passando por uma "milionária" reforma.
Impossível que ele e os funcionários trabalhem com a bagunça que se tornou o espaço.
Aí a direção do Senado transferiu o gabinete para outra sala.
Funcionários antigos contam que até há pouco tempo o "novo" gabinete do senador era a "sala de interrogatório e cadeia" da polícia legislativa.
Tóing!!!




--





futebol / reflexão


Do Renato Kern, o Rekern


Ou muito me engano, ou o PMDB deu golpe também no departamento de futebol do Inter?



--



mídia 1



E aí, Giovani Grizotti, o que farias?



Há alguns meses, o excelente repórter Giovani Grizotti, sei lá o motivo, resolveu pegar no pé de um amigo, que ocupa um cargo importante em uma autarquia federal. De uma hora para outra, começou a segui-lo, porque "descobriu" que ele estava com a carteira de motorista suspensa e dirigia pela cidade. Fez um escarcéu! Filmaram ele dirigindo, focaram bem as placas de dois carros, como se fosse um grande criminoso. Só que ele estava irregular, claro, mas não causou nenhum acidente, não dirigiu bêbado, nada. Não prejudicou ninguém e não infringiu nenhuma das outras regras.
O repórter entrevistou autoridades, o condenou.
Um negócio absurdo, como se ele fosse reamente um criminoso.
-
Ontem à noite recebi três fotos com um flagrante de um colega de emissora do Giovani Grizottique caiu numa blitz na avenida Diário de Notícias. O jornalista estava com o IPVA em atraso e com a carteira de motorista suspensa. Claro, ficou a pé. As fotos formam um "cineminha".
Dentro da ótica do GG eu deveria publicar, não?
Não, meus amigos, não vou repetir o erro do excelente repórter.
Não gosto de cagação de regra. Não tenho nada a ver com o que o "infrator" fez ou deixou de fazer na sua vida.
-
Nada como um dia depois do outro.





política


O único que respondeu ao questionário


Na terça publiquei um questionário - não sei o autor - referente às eleições de outubro para vereador e prefeito. Está aqui. Sugeri ao final que "os candidatos que toparem responder, o espaço está a disposição".
Até o final do dia de ontem só apareceu o vereador Reginaldo Pujol.
Aí estão as suas respostas:





Caro José Luiz Prévidi, ou melhor Prévidi, pois me considero teu amigo sendo teu leitor diário.
Tomo a liberdade de responder teu questionário.

Qual sua formação acadêmica?
Sou formado pela PUCRS em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) A quase cincoenta anos.

Tem experiência em administração?
 Sim. Na área pública fui diretor do DEMHAB por duas vezes, da Smic e da SMT. Além disso fui Diretor Administrativo da CAEB, empresa pública controlada pela UNIÃO e extinta no governo Collor. Na área privada integro um escritório de advocacia há cerca de cinco anos.

Você possuí renda suficiente para não precisar da política para sobreviver?
Sim.

Você sabe qual a função de um vereador e de um prefeito?
Sim.

O que faz o vereador? Enquanto agente político, ele faz parte de qual poder?
O vereador faz parte do Legislativo municipal, e dentre suas funções deve legislar e fiscalizar os atos da administração municipal, conforme preceitua a Constituição Brasileira.

Como funciona à dinâmica das discussões e votações nas sessões da câmara de vereadores?
Na conformidade, no disposto no seu regimento interno, sendo que as decisões ocorrem por votação abertas, nominais ou simbólicas.

Você já dirigiu alguma empresa?
Reporto-me a pergunta sobre experiência em administração.

Qual seu grau de experiência em humanas e exatas?
Olha, a mais variada, não só como administrador, como também como legislador e ainda a adquirida em experiências no Magistério e, mais fortemente na Advocacia. No particular relevo acentuar que estou sendo jubilado pela OAB Rs, face ao exercício profissional por quase cincoenta anos.

Qual seu grau de conhecimento em finanças públicas?
O suficiente para propiciar plenas condições para decidir as questões pertinentes a área, como por exemplo as leis orçamentárias, que me são submetidas ano após ano.

Qual seu nível de conhecimento da constituição Federal?
Julgo conhecer a Carta Magna brasileira com razoável intensidade, especialmente nos aspectos vinculados a ação parlamentar e ao exercício de minha atividade profissional.

Conhece a Lei Orgânica do Município?
Muito bem, sendo que já obtive algumas alterações da mesma, através de Projetos que patrocinei ou intervi quando de sua tramitação na CMPA.

Está preparado para atuar 24 horas pelos interesses da população?
A pergunta, convenhamos encerra algum exagero pois necessito de seis a sete horas diárias de sono e, nesse momento não posso afirmar que esteja trabalhando pela população. No restante e presentemente, dedico-me a atividade pública na maior parte de meu tempo disponível, e sempre o faço em perfeita harmonia com meu desejo e meu propósito de bem servir a comunidade.

Você tem autonomia para votar em conformidade com a população e as reais necessidades do município ou está subordinado aos interesses de partidos?
Sei conjugar e conciliar minhas convicções pessoais com o pensamento dominante no partido que represento na Câmara de Vereadores. Esta tarefa me é facilitada pela minha coerência ideológica, que me coloca em uma agremiação partidária que corresponde as minhas posições políticas.
Espero que tenha satisfeito tuas indagações. Inobstante, permito-me cumprimenta-lo pela inteligência das perguntas, que ensejaram respostas sinceras e coerentes com meu pensamento político.
Um forte abraço,
Reginaldo Pujol
Líder do DEMOCRATAS PoA




--



mídia 2



É MUITO ERRO PARA TÃO POUCAS LINHAS!!






CONFIRMADO - O bom narrador Mário Lima não está mais na Rádio Guaíba.
-
BAND - Ontem não registrei, mas na terça o problema na Band TV continuava. Depois da meia-noite é impossível assistir ao Master Chef em HD. A imagem cai de minuto em minuto. Aí tem que passar para o "10" comum, com uma imagem ruim. E não aconteceu apenas nesta terça. TODA SEMANA É ASSIM!
-
NÃO ESTOU ENGANADO - Vou repetir: o Paulo Germano vai, logo, ocupar um lugar que está vago no jornalismo diário. Tornar-se-á (era Temer) o principal cronista da imprensa gaudéria. E, também não vai demorar muito, pode ser um nome nacional. Fácil, fácil. Está no sangue - é filho do extraordinário Paulo Boanova. Leia o último texto em http://zh.clicrbs.com.br/rs/opiniao/colunistas/paulo-germano/noticia/2016/08/aguentem-o-fora-temer-7237259.html Nada de radicalismo babaca.
-
DO WILSON ROSA - Boa dica de pauta do leitor João Inácio. Quem são os moradores do bairro Marcílio Dias, como vivem ? Onde se alimentam ? Outro mistério da região. Eu morei no bairro São Geraldo, no meio dos alagamentos. Trocaram toda a tubulação na região e os alagamentos continuam na Rua do Parque e na Voluntários da Pátria. Seriam canos entupidos com produtos químicos ? Investiguem. Aliás, João Inácio é o nome de uma das ruas que alagava no Quarto Distrito. A revitalização dependia da duplicação da Voluntários, que parou. O condomínio de luxo, na antiga Fiateci, virou uma ilha isolada pela escuridão.
-
DO MÁRCIO DE SOUZA -  Hoje, às 21h5min, a TVE apresentará uma reportagem sobre a Lei de Incentivo ao Esporte. Recomendo, salientando que Porto Alegre foi a primeira cidade do Brasil a ter esta lei. É uma grande oportunidade para nossos atletas, sendo um programa social da maior envergadura.
-
BABADINHA

Acertaram na chamada...



...mas... erraram feio!!!



-
ISSO É INACREDITÁVEL!!

Recebo assim mesmo:

"correio do povo digital que eu assino. olhe como veio a capa. att jcvargas"


(clica em cima que amplia)





--



real



Ela só fala da "comunidade", mas leva uma boa vida



Ninguém pode tirar o mérito da medalhista de ouro Rafaela Silva.
É uma brava. Tinha tudo para dar errado.
Mas ela lutou e está aí, é uma ídola do Brasil.
-
No entanto, não entendo porque escondem tudo sobre a sua vida.
Rafaela é Sargento da Marinha do Brasil.
Li hoje no torcedores.com que ela é "uma das beneficiadas do programa Bolsa Atleta. A iniciativa, criada em 2005, agrupa atletas em níveis e permite, inclusive, que jovens promessas dos esportes recebam maiores incentivos que as experientes, como a Formiga".
-  O Bolsa Atleta surgiu em 2005 com o intuito de incentivar, individualmente, o atleta, através de valores estipulados pelos seus níveis. Hoje existem seis graus de classificação aos esportistas: Base, infantil, nacional, internacional, olímpico / paralímpico e pódio. O último é o mais recente, criado visando os jogos Rio 2016 e tem, consequentemente, um incentivo maior, que pode atingir até R$ 15 mil mensais.
(...)
Rafaela Silva, campeã no judô, é uma das amparadas no programa de incentivo. Apesar da derrota em Londres, 2012, ela figura na lista dos atletas do último nível, o “pódio”. Dos 14 lutadores dessa modalidade, apenas Rafael Buzacarini, peso meio-pesado, não recebe a ajuda máxima, concedida pelo governo. A ginástica artística é outra camada que reúne muitos dos principais esportistas no mais alto nível da Bolsa-Atleta. Os irmãos Hypolito, Arthur Zanetti, Rebeca Andrade, Jade Barbosa e até Flávia Saraiva, de 16 anos, conta com a ajuda à nível “pódio”.
-
CONFIRA OS VALORES DE CADA NÍVEL, DIVULGADOS PELO MINISTÉRIO DO ESPORTE:
BASE: R$ 370
ESTUDANTIL: R$ 370
NACIONAL: R$ 925
INTERNACIONAL: R$ 1.850
OLÍMPICO / PARALÍMPICO: R$ 3.100
PÓDIO: De R$ 5.000 a R$ 15.000
-
E a Rafaela está muito feliz.
Matéria do extra.globo.com:




Não foi apenas a medalha de ouro e a glória olímpica que o judô deu para Rafaela Silva: o esporte também lhe trouxe um amor. Foi também no Instituto Reação, onde treina, que ela conheceu Thamara Cezar, com quem comemora três anos de namoro no próximo dia 27.
Na hora da conquista da medalha, na última segunda-feira, Thamara estava longe da família de Rafaela porque prefere assistir às lutas afastada, e por isso as duas ainda não se viram. Mas a moça conta o que falou para a namorada quando conversaram pelo telefone, logo após o ouro:
-  Disse que ela era f@$% e que tinha conseguido o que queria. Campeã sul-americana de judô duas vezes antes de encerrar a carreira , ela se derrete ao falar da amada:
- Agora eu me realizo nela, a acompanho sempre nas lutas e treinos.




--



mídia 3



O indefectível jornalista Paulo Motta



Por opção e não por ideologia, não assisto televisão. Tenho em casa por ser um burguês capitalista espúrio mas não vejo, é sério! 
Eventualmente passava pelo canal do Bozo ou do Patati & Patatá, que me pareciam mais honestos. 
Preferia o Bozo, que achava menos infantil, sem aqueles estereótipos imperialistas do Patati & Patatá. 
Não leio jornalões, às vezes algum jornal de bairro e escuto rádio, inclusive A Voz do Brasil, creiam. 
Não me faz a mínima falta, a tevê. 
Não tenho paciência pra ficar olhando as figurinhas da caixa de barulho. 
Surpreendo-me com gente raivosa contra futebol, política, religião e outras coisas, enfogueiradas e atiçadas pela televisão e seus artistas. 
Me parece tão simples resolver: não assistam, porra! 
Nos últimos dias nem rádio consigo ouvir, é só olimpíada, comercial do Conar e da doação de órgãos, um saco!
Comprei o gibi do Cavaleiro das Trevas III, Frank Miller, é o que me salva! 




--




pepino e nabo



Alô "classe média consciente"!



Deputada quer prisão para pais que imponham dieta vegana a crianças




--



piadinhas



Genial


A mulher, com voz suave, fala ao marido:
- Sabe há quanto tempo você não me procura?
O sujeito, com enfado:
- Só me faltava essa! Agora você virou pokemon?



2 comentários:

  1. Querido amigo Prévidi. Por exclusiva urgência em divulgar ontem o programa que vai ao ar hoje na TVE sobre Lei do Incentivo ao Esporte, divulguei como 21:15hs o horário. Peço desculpas e informo o horário correto: 20:45hs hoje dia 11 de agosto. Abração

    ResponderExcluir
  2. Sobre o reporter da RBS parado na Blitz só tenho algo a dizer sobre ele:

    Feito!!!! Tudo Belezinha?

    ResponderExcluir