Terça, 30 de agosto de 2016





Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.











Semana das verdade sexuais

-2-











"classe média consciente": não vão se indignar?



CONHEÇA O HISTÓRICO DE FABIANO
DOS SANTOS ROCHA, UMA VÍTIMA DA SOCIEDADE



O jornal Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul, em matéria de Letícia Mendes, mostra o último feito de um anjinho.



Foto de Bruno Pedry


A disposição que Hardy Carlos Priebe (foto) tem de trabalhar e se sentir útil não havia sido vencida nem pelos seus 80 anos de idade. Mas perdeu a batalha para a insegurança nesse fim de semana. Na madrugada de sábado, o idoso foi atacado e golpeado com pedradas no rosto e na cabeça, em Santa Cruz do Sul. O assaltante Fabiano dos Santos Rocha foi preso. O mesmo rapaz, de 19 anos, confessou, em 4 de julho, ter matado o padrinho a marteladas, furtado seu celular e uma bicicleta. Com a prisão preventiva negada pela Justiça, foi capturado por furto no mesmo dia, permaneceu um dia na prisão e passou a responder pelos crimes em liberdade.

Com dificuldades para se movimentar sobre a cama do hospital, onde recebe os cuidados médicos e da filha, Priebe se preocupa com os clientes que não poderá mais atender. Por mais de duas décadas, trabalhou fazendo vigilância para moradores em quatro quadras da área central. “Eles gostavam de mim. Agora não vou mais. Não tem dinheiro que pague”. O idoso teme também as sequelas que as agressões poderão deixar. O lado esquerdo do rosto foi fraturado com os golpes, além dos diversos hematomas e um corte profundo na cabeça. Nesta sexta-feira, vai passar por uma cirurgia na face. As agressões só não foram mais graves graças a um policial militar.

No sábado, Priebe iniciou o trabalho às 22 horas, como costumava fazer. O carro estava estacionado na esquina das ruas Venâncio Aires e Capitão Fernando Tatsch. O idoso pretendia permanecer de vigia até as 5 horas. Para sua segurança, se mantinha dentro do veículo. No entanto, foi atacado em um momento de distração.

Priebe foi até o porta-malas buscar um lanche. Voltou até a porta do carro e então sentiu uma pancada na cabeça. O assaltante havia usado um pedaço de concreto para atingi-lo. Neste momento, caiu no chão junto ao carro. Ele acredita que ficou desacordado por alguns instantes. Um corte profundo foi aberto.

“Acordei e vi o cara batendo. Vou lhe matar. Vou lhe matar. Eu disse: pega minha carteira. Pega o dinheiro. Não me mata. Me deixa vivo”, recorda. Um policial do Pelotão de Operações Especiais (POE) da Brigada Militar, de folga naquela noite, retornava para casa quando viu a cena. Ele chegou a pensar que fosse uma briga, e decidiu intervir. O assaltante tentou fugir, mas foi alcançado pelo policial uma quadra depois. “Eu pedi pra ele não me machucar tanto. Se esse brigadiano não passa, eu estou morto. Ele me salvou”, diz.

Para conseguir controlar o assaltante, o policial contou com a ajuda de um morador. Logo depois, os colegas da Brigada Militar chegaram e levaram o preso. O idoso foi socorrido e encaminhado ao Hospital Santa Cruz, de onde ainda não tem previsão de alta. “Ele queria trabalhar. Se sentia bem. Agora não tem mais como”, relata Heide Priebe. A filha espera por justiça. “Só aceitamos falar para mostrar o que aconteceu e por que esperamos que, dessa vez, ele permaneça preso”. “Sou uma pessoa que tenta ser boa pra todo mundo. E ele ia me matar mesmo. Queria me matar”, lamenta o idoso.

O HISTÓRICO DE FABIANO

FURTO

16 de maio – Fabiano dos Santos Rocha, 19 anos, foi preso pela Brigada Militar pelo furto de um celular. Foi abordado pela guarnição pouco depois do crime.

SOLTO

17 de maio – Preso em flagrante, foi solto um dia depois.

HOMICÍDIO

04 de julho – José Valdir Gonçalves, 50 anos, foi morto dentro de casa, na Rua das Carrocinhas, no Loteamento Beckencamp. Ele foi atingido na cabeça com golpes de martelo e no peito com uma adaga.

CONFISSÃO

04 de julho – No mesmo dia, Fabiano confessou o crime à Polícia Civil. Conforme o delegado Marcelo Chiara Teixeira, ele não pôde ser preso em flagrante. De acordo com o Código de Processo Penal, é passível de flagrante quem está cometendo o crime, acabou de cometê-lo, é perseguido logo após, em situação que faça presumir ser o autor da infração ou é encontrado logo depois com instrumentos, armas, objetos que façam presumir ser ele o autor da infração.

PRISÃO NEGADA

04 de julho – No mesmo dia, após a confissão do rapaz, a Polícia Civil solicitou que ele fosse preso de forma preventiva, mas o pedido foi negado pela Justiça. Assim, ele foi ouvido e liberado.

FURTO

04 de julho – Pouco tempo depois de deixar a delegacia, a poucas quadras dali, o mesmo rapaz furtou um casaco em uma loja na Rua Fernando Abott. Entrou no estabelecimento e saiu correndo com a peça.

PRESO

04 de julho – Por esse crime, ele foi capturado pela Brigada Militar perto da loja. Desta vez, como havia uma situação que configurava flagrante, foi preso e encaminhado na mesma noite ao Presídio Regional.

SOLTO

05 de julho – No dia seguinte, por ser tecnicamente réu primário e furto ser um crime de menor potencial ofensivo, ele recebeu liberdade provisória e voltou às ruas.

INDICIADO

20 de julho – O delegado Miguel Mendes Ribeiro Neto, da 2ª Delegacia de Polícia, concluiu a investigaçãododa morte de José Valdir Gonçalves e indiciou Fabiano por homicídio qualificado, por motivo fútil.

ROUBO COM LESÕES

27 de agosto – Nesse fim de semana, o rapaz atacou um idoso de 80 anos no Centro de Santa Cruz do Sul. A vítima foi atingida com pedradas na cabeça e permanece hospitalizada.

PRESO

27 de agosto – Dessa vez, Fabiano foi preso em flagrante. Até ontem, permanecia preso. O caso é apurado pela 1ª Delegacia de Polícia.

Contraponto: Procurado na tarde de ontem pela Gazeta do Sul, o juiz Assis Leandro Machado, da 2ª Vara Criminal de Santa Cruz, informou que só poderia se manifestar na manhã desta terça sobre esse caso.




--




política


NÃO CONSEGUI SENTIR PENA,
APENAS TRISTEZA E INDIFERENÇA




Jaques Diskin: cena da nova temporada de "Walking Dead"



Mesmo que estivesse fazendo outras coisas, prestei atenção em quase toda a primeira parte da sessão do senado (uma senadora espevitada fala "secção"). Especialmente na fala de dona Dilma. Depois fiquei atento, mas tive que sair.
Já tinha escutado tudo o que falou em seu discurso. Tudo. O mesmo que disse ao Roberto Cabrini, no programa Conexão Repórter do SBT. A mesma conversa, a mesma lenga-lenga. Esperava alguma novidade. Nada.
-
Um dos pontos mais tristes é quando fala em "golpe".
Tudo bem, que acredite ser um golpe.
Só que ela fala disso, dentro de uma instituição, que ela diz respeitar e que a está julgando. E ao lado do presidente do STF, que presidia a sessão, nomeado por Lula.
Não tenho dúvida: ela apenas deu total legitimidade ao processo de impeachment.
Pense bem. Se ela acreditasse mesmo que está em curso um "golpe jurídico" não compareceria e estaria brigando de uma outra maneira. Qual? Não tenho a menor ideia, mas certamente "a voz das ruas" não adiantaria.
Ela imagina que vai perder. Mas tenta, assim mesmo, entrar no "jogo dos golpistas".
-
Deu alguns tiros no pé.
Cito apenas dois.
Falar em "fim da democracia" num senado formado em sua maioria por caborteiros é piada. Devem ter ficado preocupadíssimos. Meu Deus, isso não sensibiliza essa gente. Causou lágrimas nas gasguitas, especialmente naquela que teve o marido em cana por sacanear aposentados.
Reiterar que o financiamento de um porto em Cuba foi fundamental.
Poderia procurar este trecho e mostrar quanta bobagem foi dita.
Aí ficaria mais melancólico ainda.
Dona Dilma defende o financiamento pelo BNDES para o porto em Cuba, ao mesmo tempo em que não construiu uma, apenas uma escola de turno integral. Quantos hospitais regionais?
-
Como escrevi ontem, os senadores que estão "indecisos" aguardam alguma "vantagem".
-
Aliados, dona Dilma? Os senadores do PDT de lupi, o falso, vão votar pelo impeachment e o partido vai fazer "cara de paisagem".
-
Bater boca e responsabilizar um bandido como eduardo cunha pelo impeachment é a maior bobagem de todo o seu discurso. É só lembrar que o próprio STF deu aval ao processo e um dos que apoiou o processo estava na mesa, quase ao seu lado.
-
Foi triste.




--



não tem jeito



Coitadinhos






Foi interditada a cana do Palácio de Polícia. Sabe o motivo? Estava muito cheio de anjinhos.
Aí tem sempre uma "alma humana" para ir ao socorro dos coitadinhos.
-
Continuo com uma certeza: Presídio Central e delegacias têm que ficar atrolhadas de criminosos,para que eles tenham calafrios só de pensar em ser preso.
-
Enquanto isso, José Ivo tinha que ao menos pensar em construir um baita presídio.
-
E o presídio de Canoas, quando é que vai receber a bandidagem?


Coitadinhos: "suspeitos" aguardam vaga no Central




--



campanha 1


Cara-de-pau



Fico atônito ao assistir um candidato a prefeito de Porto Alegre colocar depoimento de um sujeito condenado e preso por corrupção em seu programa de TV. E o anjinho abrir assim: "Fico muito contente de ter em PORTALEGRE...".
Argh!!




--



campanha 2


Perguntinha



Professorinha Luciana continua com a gorda CC na Assembleia ou pediu demissão?
Licença?


--



campanha 3



Resumo do horário político



Do jornalista Cristiano Dalcin:

Mauricio Dziedricki brinca que até o nome é diferente. Julio Flores usa os 6 segundos para dizer fora temer. Marchezan homenageia Goulart de Andrade e faz muitos "vem comigo". Luciana Genro mostra que tem as mãos limpas. Sebastião Mello exibe obras em um passeio pela zona sul. Pont critica o golpe. Manuela D'avila, que não é candidata, aparece dando apoio a Raul.




--



campanha 4


Perguntinha 2



Cadê a estrelinha vermelha nos programas de TV, hein Comandante Raul?
E as bandeiras vermelhas?



--



campanha 5


Em Pelotas


Do cronista político Assis Brasil: O Anselmo Rodrigues está indo a passos largos para o terceiro mandato de prefeito. Cada vez mais favorito.




--




mídia 1



O desabafo do jornalista João Garcia



Conheço o jornalista João Garcia há quase 30 anos.
Sei de toda a sua luta para cuidar de sua família. E várias ações que liderou para ajudar pessoas necessitadas.
Um cara totalmente do bem.
Neste final de semana elwe enviou um email a amigos e conhecidos, relatando o drama que vive.

Vocês me conhecem de longo tempo.
Hoje uma tristeza imensa invade meu coração.
O diabetes que mata minha filha aos poucos vai prosseguindo sua tarefa.
Esta hospitalizada no MOINHOS,e teve 160 dias no MÃE DE DEUS.
Olhem este quadro: tem uma bomba de insulina no corpo; come comida do liquidificador, por causa da gastroparensia; urina por sonda; os rins funcionam 15 % ;uma anemia consome seus glóbulos vermelhos; faz hemodiálise por 12 horas;  e se não bastasse ficou cega.
Rezar não adianta mais, resta esperar o pior.
Ela tem só 37 anos, formou-se em duas faculdades, tem um filho adotivo de 13 anos e perdeu outro anencefálico.
Ela quer morrer e chora muito.Todos choramos.
Imaginem, lembro dela menina, pela mão, indo a escola, nos estúdios da rádio comigo.A dor é muita; isto não desejo ao maior inimigo (nem os tenho!)
Desculpem, precisava desabafar.



--



chinelagem brasileira



Aí eu me lembro de um antigo Ministério, o da
Desburocratização, comandado por Helio Beltrão, lembram?






Escreve o jornalista Juliano Tonial:

ISENÇÃO, MENTIRA E MORDIDA

Entraram na casa da minha mãe e furtaram a bolsa dela, junto os documentos do carro que está em meu nome.
Na internet o Detran informa que 2ª Via dos documentos, neste caso, seria gratuita. Fui no CRVA da Rua Campos Velho em Porto Alegre. E a novela brasileira começou:
A atendente me disse: - se for com pedido de isenção leva 45 dias. 30 para concederem ou não a isenção e 15 para emitir o documento. E você fica sem poder usar o carro até lá.
E tem mais:
- você precisa reconhecer firma das tuas assinaturas aqui e autenticar estes documentos (BO, requerimento, relação de documentos solicitados...5 folhas). Cada autenticação ou reconhecimento custa R$ 8 reais e você precisa ir no tabelionato, gastar então, R$ 45,00.
- Nossa, eu disse. Então esta isenção é uma mentira! Gasto com autenticação de formulários (BO que registrei na internet porque não tem gente nas delegacias...reconhecer autenticidade disso? acho até que a mulher me mentiu) terei um monte de despesa de ir e vir, fico sem poder usar o carro e vou ter que esperar 45 dias!
- Mentira não é, disse ela. A isenção existe, mas custa caro. (kkk)
E disse ainda:
- se você pagar a taxa de R$ 95,05 amanhã mesmo podemos emitir um documento provisório. Você pode usar o carro e em 15 dias recebe o documento definitivo.
- Tá bem eu disse, me rendo. Vou pagar. Pode emitir a guia.
30 segundos depois:
- Aqui está a guia. O Sr pode pagar no banco.
- A guia (1 folha) custa mais 5 reais, da impressão, Sr!




--




mídia 2



A NOVA GALVÃO - A Gavão Bueno de saias, Glenda Kozlowski, vai ser narradora esportiva. GOD!! Escreve a Daniele Freitas: Voz irritante, sem qualquer simpatia com o público, sem a menor noção de quando ficar em silêncio. Quase uma cópia do Galvão Bueno. Aliás, aí está mais um exemplo que quase me faz perder a fé no jornalismo esportivo. Incrível como repórteres e narradores talentosos, transbordando criatividade e competência, perdem espaço na crônica esportiva para os medalhões e fábricas de bordões sem graça que, sabe-se lá por que, parecem estar enraizados nas emissoras. Difícil entender essa lógica!
-
GORDINHO LÍDER - O Balanço Geral, do Alexandre Mota, registrou liderança em várias exibições durante a última semana na Grande Porto Alegre. Nos dias 23, 25 e 26 de agosto, 305 mil telespectadores assistiram ao programa. Marcando picos de 10 pontos e 23% de share domiciliar.
-
O OUTRO GORDINHO É O NOVO NARRADOR - Como anunciei para vocês, na quarta, 24 de agosto, a emissora de TV "líder" anunciou formalmente o seu novo narrador de futebol. Trata-se do Luciano Perico.
-


SBT NA EXPOINTER - Repetindo a parceria de sucesso do ano passado, o SBT RS e o Grupo Sinos irão compartilhar a casa no Parque de Exposição Assis Brasil na Expointer, onde ambos realizarão eventos e coberturas jornalísticas diariamente do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
A casa tem estrutura completa para as equipes de redação da TV e dos jornais diários e sites do Grupo Sinos, além da Rádio ABC 900, que trará boletins diários direto da feira. Do local irão ao ar boletins para os programas SBT Rio Grande, Redação SBT RS e SBT Rio Grande 2ª Edição, além de matérias especiais do Anonymus Gourmet e Masbah!.
O SBT RS também vai aproveitar a Expointer para divulgar oficialmente o novo programa de agronegócio "Negócios da Terra". O telejornal diário, que começa às 7hs, já está no ar há 2 meses e abrange reportagens e informações do agronegócio do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No dia 31 de agosto, SBT RS e Grupo Sinos vão agraciar as entidades realizadoras da Expointer com o troféu "Negócios da Terra", que já faz parte do calendário oficial do evento. A premiação terá a presença do apresentador do programa Negócios da Terra Eugênio Stefanelo. "Será um momento histórico para o SBT RS que vem há 2 anos contribuindo e divulgando informações sobre o mundo do agronegócio para todo o estado", comemora o diretor regional do SBT RS Luís Cruz.
Ao todo, 70 profissionais estarão mobilizados na cobertura do evento. "Mais uma vez a parceria entre Grupo Sinos e SBT RS vai fortalecer a programação da casa. Nós pretendemos receber com muita alegria os clientes, amigos e expositores", afirma o superintendente do Grupo Sinos, Marcus Klein.
A casa ficará aberta durante os nove dias da Expointer, que acontece até o dia 4 de setembro. O horário do funcionamento será de 9h30min horas até 18 horas.
-

É UMA LÍNGUA MUITO DIFÍCIL, MESMO

Itália resgata número recorde de imigrantes em um dia


-
DECIFRE

Hollande diz que não haverá cordo sobre TTIP antes do fim do mandato de Obama


-
DECIFRE 2

Familiar de vítima da Kiss preta depoimento em defesa contra processo de promotor





--



evento


CREA-RS na Expointer


Durante a 39ª edição da Expointer, maior feira do agronegócio da América Latina, o CREA-RS marca presença em seu já tradicional estande, localizado em frente ao pavilhão Internacional, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Programe uma visita ao espaço, onde terão reuniões e palestras técnicas, entre os dias 27 de agosto a 4 de setembro.
Entre as palestras estão programadas para hoje, dia 30, um encontro sobre PPCI e a Legislação, a partir das 18h30min, com a presença de Fábio Roberto Chaves e d e Kauê Luis Brandão.
Na quinta-feira, a partir das 18h30min, Marcelo Saldanha falará sobre Inspeção e Manutenção Predial.
Na sexta, a partir das 18h30min, as Zonais Sinos e Metropolitana estarão reunidas para discutirem questões atinentes aos Sistema Confea/Crea e Mútua.
Para participar dos eventos, com inscrições gratuitas, basta enviar e-mail para eventos@crea-rs.org.br. O estande do Conselho está localizado ao lado do BRDE e em frente pavilhão Internacional.



--


help


Mais uma expressão que não consigo decifrar


"transexual não-binária"


Mais uma que junta-se a concertação, empoderamento, entreoutras.
-
Encontrei este depoimento no Google:

Sou uma pessoa não binário, desde sempre me sentia estranho, comecei a pesquisar e descobri que acontece uma fluidez entre os gêneros, minha cabeça antes era confusa pois não sabia ao certo minha identidade e agora quando me perguntam o que sou respondo que sou a mistura dos dois, eu mesclo sempre, quando quero ser feminina, sou, e assim conta pro masculino também, não gosto de me limitar a nada, não me identifico no masculino, nem feminino, sou bem livre, podem me chamar da forma que quiser mas o importante é que respeitem quem eu sou. A fluidez acontece frequentemente, e quando olho pra mim falo: você é maravilhosx!

-

E essa ilustração?





--



piadinhas







6 comentários:

  1. Prezado Previdi, permita-me um complemento ao seu comentário sobre a estrela do PT nos espaços de propaganda gratuita: onde estão os nomes e logotipos de TODOS OS PARTIDOS, não é só o PT.

    E mais: TODOS falam e RENOVAÇÃO, incluindo o atual vice-prefeito, aquele que um "amigo" diz "QUANDO MELLO VEIO PARA PORTO ALEGRE, ELE NÃO TINHA NADA" e nem parece mais do partido que está há 12 anos governando a cidade.

    Pior é ver o Marquezan Jr. caminhando pela Rua da Praia em um domingo. Medo do povo?


    E finalizando: acho que você está preocupado demais com a possibilidade da Professora vencer a eleição ou então qual será a causa desta sua fixação em uma candidata que tem 12 segundos de espaço na TV e todos os dias leva chumbo aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, tchê, minha mulher é professora, por isso não a ofenda chamando esta lacaia de ditadores de professora.
      Ela é uma burguezinha de maus modos e de mal passado verde, se é que me entendes.

      Excluir
  2. Meu caro amigo estás mais uma vez equivocado.
    À POLÍCIA Judiciária compete tão somente a investigação de crimes tentados ou consumados. A carceragem ou guarda de presos é tarefa da SUSEPE, instituição do Estado à qual está afeta essa atividade com exclusividade. A GUARDA EXTERNA de cadeias assim como o policiamento preventivo/ostensivo compete com exclusividade à polícia de quarteirão que num dos muitos absurdos da Constituição de 88 é algo estúpido pois militarizada. Aí reside o busílis da questão.
    Se cada uma dessas instituições cumprisse sua obrigação haveria segurança dentro do que seria razoável, pois segurança absoluta inexiste em lugar algum. O grande volume de mortes violentas, assim como furtos e roubos de veículos é fruto EXCLUSIVO da total omissão ou da inexistência de policiamento nas ruas. Para encerrar digo de forma bem clara que coisas absurdas com as ditas OPERAÇÕES AVANTE e outras tantas ultimamente inventadas são fraude ao direito da cidadania que paga tributos pesados nesse Estado que não dá a contrapartida. O resto? O resto é apenas e tão somente tertúlia flácida para dormitar bovis.

    ResponderExcluir
  3. Sobre o candidato a prefeito que coloca um "cadeieiro" ladrão do erário público na propaganda política o tal ainda cita o vice que é uma autoridade de alta patente .Campanha Totalmente sem noção ou acredita que eleitor não tem memória.
    Obs. O tal "cadeieiro"e presidente nacional do partido e o estilo é igual ao Lupi de outro partido será que não teria enfiado goela abaixo da ala gaúcha sua aparição.

    ResponderExcluir
  4. Caro Previdi:

    Não que nos outros dias o blog não seja excelente, mas hoje está simplesmente maravilhoso.
    Parabéns!!!
    Sentí renascer teu talento de jornalista e editor.
    Todas as matérias estão bem construídas e de fácil entendimento para que não é lá muito habituado ao noticiário sério, analítico e explicativo por excelência.

    Quanto a análise do espaço politico no rádio e na TV, acrescento, com tua permissão e vênia aos que não concordarem comigo:
    O pior é ver na propaganda politica da facção portoalegrense da quadrilha, um cara com jeito de cachorrão insistir em falar de golpe e descaradamente mentir sobre fim de programas sociais, décimo terceiro salário e etc.
    Este cidadão esquerdeopata quer governar Porto Alegre incitando ao ódio e à mentira???
    Dizem que cachorro só é amigo do homem porque não conhece dinheiro; este conhece e por isso não é cachorro, é CACHORRÃO!!!

    ResponderExcluir
  5. João Garcia,

    Caro querido João (o querido, João, vai pelas centenas de horas, alegres e tristes, em que tu me premiaste como, semper fidelis, ouvinte dos teus programas radiofônicos): eu tenho a tua idade, 66 anos, e três filhos. Sou um estranho entre os meus amigos, pois sempre digo que não quero saber de neto (e tu tens o teu Luca, não?), é muito sofrimento. Quem é pai, pai responsável, sofre (demais) com os filhos. Talvez sofrer é um termo exagerado, forte, aceito trocá-lo por “envolver-se”. Claro que os prazeres também existem, e - certamente – são maiores. Mas, no meu caso, dez vitórias na escola são completamente neutralizadas por uma “otite”. Sou assim, que fazer! João, entendo a tua dor e sou absolutamente solidário ( em fé ) contigo. Já passei por algo próximo. Há pouco mais de ano, minha filha mais velha, já formada em arquitetura e já batalhando, teve uma doença “grave”, daquelas que a gente pensa que não existe mais (pulmão). Na semana da notícia da doença, eu simplesmente não conseguia comer ou dormir! “Agarra-te com Deus”, me diziam. Nada, absolutamente nada confortava a mim e a minha mulher. Hoje, está tudo bem; conseguimos vencer a doença. Não ajuda muito ( ou talvez ajude, pode ser ), mas, podes ter a certeza que ficarei, aqui do meu cantinho em Taquari, rezamos muito por tua amada filha, por ti e esposa. Hoje, eu sei o valor que tem um abraço e um “alô” de um amigo nestas horas duras! Cara, um beijo, força amigão, muita, mas muita força e muita fé.
    Abraços.

    ResponderExcluir