Quarta, 14 de setembro de 2016





Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.









EXCLUSIVO!!



LÍRIO PARISOTTO, DESILUDIDO COM A 
RBS SC, RESOLVE COMPRAR O PRÉVIDI



O disfarce de Alfredo Octávio quando está em Bujumbura



Estou sendo sordidamente chantageado!
Pensei que o jornalista e milionário Alfredo Octávio fosse meu amigo.
Uma amizade de mais de 30 anos. Tanto que ainda neste ano lanço a sua biografia.
Como todo milionário, em primeiro lugar está a sua fortuna e seus sócios.
-
Este "amigo" não se lembrou que tenho muitos colaboradores e sei de tudo o que acontece na Comunicação - ainda mais quando estou envolvido.
Acreditem, ele convenceu o bilionário Lírio Parisotto a comprar o previdi.com.br, isto mesmo, o MEU Blog! Argumentou que Lírio deveria ter um veículo de credibilidade em sua terra natal, que ele
nada tinha a ver com Santa Catarina.
-
E vejam bem o seu mais forte argumento:
- O dono do Blog é um pelado. Vende por meia dúzia de vinténs! E tu falarás com todo o Rio Grande do Sul e com quem mais interessa aqui no centro do país!
-
CANALHA!!
-
Escrevi um furibundo email ao Alfredo Octávio. Só não posso deixar de publicar a sua biografia porque já tenho um contrato firmado com patrocinadores. Mas já estou apimentando os textos e contando tudo o que sei da sua vida de descalabros!
-
Hoje, de manhã, ele me respondeu.
Estava em Bujumbura, capital do Burundi. Esnobe como sempre, me escreveu enquanto viajava em seu Lineage 1000E, rumo a Reykjavík:

"Queridinho,
Por que esta fúria? Consegui o negócio da tua vida! Primeiro, convenci o meu amigo que ele não tinha nada a ver com Santa Catarina - por isso desistiu do negócio com a família do Maurício e do Jayme (a propósito, como está o Jayme? Não o vejo há décadas!). Vais ganhar um dinheirinho razoável para viver bem o que te resta de vida. Lírio vai te pagar cash. Aí no Brasil ou em qualquer outro lugar do universo. E vais continuar escrevendo, sendo uma espécie de Curador do Blog! Não é chique?
Só que agora terás um patrão fashion! Já imaginou conversar com o Lírio ao menos uma vez por semana? É o sonho de qualquer mortal.
Quanto a minha biografia, nem tente adulterá-la. Está valendo o que combinamos.
Sabes que não me custa colocar três ou quatro amigos burundenses no meu jato e levá-los aí para fazerem o serviço em ti. Eles têm técnicas de canibalismo que não imaginas!
Prometo que colaboro mais com o Blog. Vai continuar o mesmo nome, só com o subtítulo "By Lirio Parisotto". Só isso.
Beijinho
Alfredo Octávio




--






mídia 1



QUEM É A PRIMEIRA REPÓRTER
ESPORTIVA DO RÁDIO GAÚCHO? - 4



Para encerrar a série.
A jornalista Cátia Bandeira conta:


Uauu!! Foto de Rosi Boninsegna
Quando eu era guria, ali, entre o sexto e o oitavo anos, ninguém me queria nos times de vôlei montados para a aula de Educação Física na Escola Hildebrando Westphalen, em Cruz Alta. Mais do que a franzinice óbvia no 1m58cm e menos de 50 quilos, era a falta de habilidade na quadra mesmo que fazia os capitães de cada equipe torcerem para não ficarem comigo. Era sempre a que sobrava.
Pois, há algum tempo me dei conta de que, de todos os meu colegas, incluindo os que tinham a maior potência de ataque, precisão milimétrica no levantamento ou saque fulminante, ninguém se deu melhor no vôlei do que eu.
Em quase 15 anos na editoria de esporte do jornal Zero Hora, cobri várias Ligas Mundiais no masculino, com viagem internacional no pacote, Campeonato Mundial feminino e ensolaradas etapas do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia.
Atletismo, com o Mundial de Atenas em 1997; basquete tendo o privilégio de conviver com o estrategista Ary Vidal; canoagem nas corredeiras de Três Coroas; montanhismo na terra dos Navajos em Utah; futebol com a Seleção Brasileira no vermelho e sanguíneo Beira-Rio também me enchem de orgulho. Aprendi, sofri e cresci com a inerente humanidade que ouvir o outro e suas histórias pode proporcionar.
Exerci o meu ofício com a dignidade e a humildade defendida por Claudio Abramo no posicionamento que é um mantra para a vida no livro "A Regra do Jogo": "A ética do jornalista é a ética do marceneiro". Franciscanamente simples.
Hoje, sou o que sou porque fui repórter e jornalista esportiva. O esporte me fez ganhar o mundo e, acima de tudo, me aninhar em mim mesma em um caminho salvador e estimulante de autoconhecimento.

-

O Carlos Mota relata que Lecy Rech apresentava na Rádio Farroupilha, o Programa Futebol Mulher.
Era a equipe esportiva comandada por Ary dos Santos. No século passado, é claro.




--



reflexão


Do filósofo e jornalista Paulo Motta


Nesses tempos de politicamente correto, não se deve chamar ninguém de porra-louca, sabiam? É esperma desvairado, ok? 
Fora Temer! Fora Cunha! Fora Minha Sogra! Viva Mary Help, de Mouse River*!
*Maria da Socorro, uma chininha de Arroio dos Ratos, diplomada em artesanais, digo, artes anais.



--



mídia 2


URGENTE!!



Em novembro termina a "quarentena" do jornalista LAURO QUADROS. Por dois anos não podia ser contratado por nenhuma rádio do Estado
Ou seja, daqui a algumas semanas seu nome estará a disposição do mercado.
Não são muitas as opções, mas é um nome que "vende", mesmo num mercado retraído.



--




evento



Fui no Acampamento Farroupilha!



Não propriamente no tal. Fui apenas no Churrasco do SBT RS. No Piquete da emissora.
Muito legal. Todo o pessoal é 10! Luis Cruz, o diretor regional do SBT RS, como sempre, anfitrião perfeito. Mas sem frescuras.
-
Pra mim, a surpresa foi o misto de apresentador/músico/cantor/animador do Marcelo Coelho. O cara, que apresenta o SBT Rio Grande (11h40min),é um showman.
Olhaí:



Depois teve a companhia da Débora de Oliveira:



E lá também estava o Mestre, meio fora de foco!!









---------------------------------------------------------------------------------




GRANDE CONCURSO DO BLOG DO PRÉVIDI!



A SEGUNDA PARCIAL!


Juremir continua na frente, mas Kelly o ameaça!!

1º - JUREMIR MACHADO DA SILVA - 986 VOTOS

2º - KELLY MATOS - 972 VOTOS

3º - PAULO BRITO - 410 VOTOS

4º - MAZEDÃO - 29 VOTOS


--------


VOTEM, VOTEM NO MELHOR!!


Qual a risada mais falsa e/ou forçada do rádio ou TV do RS?


Depois de uma longa e árdua pesquisa do Conselho de Leitores do Blog do Prévidi, chegamos a quatro jornalistas/radialistas que atuam no mercado gaúcho.
ATENÇÃO!
Votem apenas pelo previdi@outlook.com


Os quatro com risadas falsas/forçadas (em ordem alfabética). Qual a melhor performance? 


- ANTÔNIO CARLOS MACEDO (MAZEDÃO)

- JUREMIR MACHADO DA SILVA

- KELLY MATOS

- PAULO BRITO



ATENÇÃO!
Votem apenas pelo previdi@outlook.com

-
Resultado final em 30 de setembro.




---------------------------------------------------------------------------------





campanha



Você sabia?


- O candidato a vice na chapa do PT à Prefeitura de Porto Alegre (Adão Villaverde), em 2012, foi o coronel Arlindo Bonete Pereira. Vem a ser, agora, o candidato a vice do "jovem experiente com sobrenome difícil". Em dezembro de 2013 o coronel reformado da Brigada Militar Arlindo Bonete, do PR, assumiu como titular da Superintendência de Porto e Hidrovias. Bonete foi nomeado pelo governador Tarso Fernando.

- Professorinha Luciana vai governar com os pés no chão. Quantos?
Mão limpas, reproduzindo Fernando Ferrari, e com todos os pés no chão.

- Engraçadinho enviou novo apelido do candidato Tião Melo: MELO CUECA.




--



evento


Clima em debate


 O 1º Simpósio de Mudanças Climáticas em Ambientes Urbanos da Região Sul irá reunir, nos dias 10 e 11 de novembro, na Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, pesquisadores e profissionais de diversas áreas do conhecimento para discutir os impactos, as medidas mitigadoras e também os processos viáveis que permitam a adaptação das cidades a esse fenômeno. 
O Simpósio contará com diversos eixos temáticos como: Mudanças Climáticas, Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE), Saúde Pública, Infraestrutura urbana, Gestão de riscos, Energias renováveis e Tecnologias limpas. 
O evento busca atingir além do meio acadêmico, gestores públicos municipais e profissionais dos três estados do Sul do Brasil, a fim de tornar esse desafio alvo de discussão, divulgando soluções pertinentes de serem desenvolvidas em diferentes escalas junto aos municípios. 
Veja mais em http://www.easfdb.com/



--




crítica


Aquarius não é pra peixe?


Sério, numa crítica do Dilan Camargo eu acredito:

AQUARIUS, O FILME, A ERA 

Fui ao cinema ver o filme Aquarius motivado pela Crítica, e não gostei. Em alguns momentos me entediei. O filme sofre de algumas das já recorrentes insuficiências estéticas da cinematografia brasileira. O roteiro se mostra redundante e prolixo ao apresentar a personagem e o núcleo do conflito dramático. As cenas iniciais são desnecessárias, marcadas por um tom nostálgico que não foge às armadilhas do barroco nacional, tentando se sustentar no apelo a uma trilha musical. As cenas de frontal masculino também são dispensáveis no contexto da trama.
O tema é a especulação imobiliária, já filmada com melhores resultados, principalmente em documentários, que evitam correr os riscos de uma ficção maniqueísta. O conflito gira em torno de Clara e da sua resistência em vender o seu imóvel. A personagem interpretada por Sônia Braga representa a caricatura de uma “santa tropicalista” que se opõe ao executivo de uma incorporadora de imóveis, pouco convincente ao público. Na composição da personagem, Sônia Braga incorpora até mesmo os trejeitos e modulações de fala de Maria Bethânia, cujas canções inspiram o mundo de Clara.
O filme pretende exercer uma crítica ao novo capitalismo brasileiro, consolidado na última década por dois governos Lula, que se moveu ambiguamente entre uma retórica popular e os íntimos laços com os negócios das empreiteiras e do capital financeiro. É mais um filme nacional, com exceções, que vacila entre as chanchadas, o besteirol caça-níquel de atores globais, a glamourização da violência urbana e a inabilidade estética em fazer uma real crítica ao capitalismo brasileiro.
O final atualiza a visão de Mário de Andrade “pouca saúde, muita saúva, os males do Brasil são”, em que a saúva é substituída pelo cupim. Ainda não é o filme. E continuamos à espera dos impulsos espirituais, artísticos e sociais de uma nova era.







--




prêmio




SIMERS é Top



O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) é um dos vencedores do Prêmio Top Cidadania 2016 da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), na Categoria Organização, com o case “RS Contra Aedes”.  Realizada em parceria com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, a campanha desenvolveu ações de conscientização para o combate ao zika vírus e a epidemia de microcefalia no Estado. A solenidade de entrega da premiação será na próxima terça-feira (27), às 20h, no Grêmio Náutico União, na Capital.
-
Lançada em dezembro de 2015 e desenvolvida nas principais cidades gaúchas, a iniciativa exigiu a montagem de Plano Estratégico e Tático, em frentes múltiplas de ação. Entre elas, uma sequência de ações corpo-a-corpo informativas, motivacionais e de transformação social, realizadas junto à população para combate ao contágio do Zika Vírus, considerado um dos vírus mais nocivos à saúde presentes no Brasil nos últimos anos. “O SIMERS tem compromisso com a categoria médica, porque ao dar melhores condições de trabalho, garante um melhor atendimento à população e assegura a todos o direito à saúde de qualidade”, salienta o presidente do SIMERS, Paulo de Argollo Mendes.
Durante o período, foram distribuídos 3,5 milhões de flyers informativos em 46 municípios do Estado, além da veiculação de campanha de conscientização na mídia. Em Porto Alegre, 141 postos da rede municipal de saúde receberam os materiais de comunicação. Foram implementadas diversas ações informativas, tais como: teatro nas colônias de férias das escolas públicas do Estado, com distribuição de cartilha ilustrada sobre o assunto com linguagem lúdica voltada ao público infantil, blitz nos pedágios da Concepa e no Aeroporto Salgado Filho nos dias que antecederam o carnaval de 2016.  
Para reforçar as informações sobre a epidemia junto a categoria médica do Estado, o SIMERS trouxe de Recife para palestrar a neuropediatra Vanessa Van Der Liden, umas das especialistas que identificou a correlação entre o Zika e a microcefalia. Além disso, foi distribuída para os médicos uma cartilha com informações detalhadas para orientação da população na prevenção da epidemia.    
-
A participação de colaboradores-voluntários do SIMERS na Sala de Monitoramento RS Contra Aedes, criada pela Secretaria Estadual da Saúde, foi definitiva na rápida tomada de decisões, juntamente com representantes do Ministério da Saúde, Ministério Público do Estado, UFRGS e demais entidades envolvidas na campanha.  
Para assegurar o sucesso da iniciativa, o engajamento de funcionários do SIMERS e a construção de parcerias com empresas e instituições da sociedade em todas as regiões do Estado foram decisivos. Entre as ações que asseguraram o resultado da campanha, destaque para a participação dos veículos de comunicação, que divulgaram um vídeo informativo sobre o Zika Virus, assim como a doação de papel feita pela Celulose Riograndense, destinado à impressão do material da campanha, assim como a parceria com Panvel e Zaffari para a distribuição dos panfletos à população, entre outras.  A adesão do corpo diretivo do SIMERS foi essencial na elaboração e execução de todas as fases da campanha, tanto na Capital com no interior do Estado.
-
É a segunda vez que o SIMERS conquista o Prêmio Top Cidadania ABRH. A primeira vitória ocorreu com o Trote Solidário, em 2013, iniciativa de solidariedade que reúne estudantes de medicina para doação de sangue e arrecadação de alimentos.



--



mídia 3



ECONOMIA TOTAL NO CONGLOMERADO MIDIÁTICO! - Vai ser uma maravilha para os caras entrarem na Justiça. Simples. O "colaborador" é vinculado a um veículo mas trabalha para dois ou mais.
Acontece que decidiram pela "integração de processos para produção de conteúdos do esporte". Começa na próxima segunda, dia 19.
Na real, em treinos e viagens dos times,UM repórter vai acompanhar e prestar informações para o jornal e rádio. Os conteúdos de esporte para os sites serão "replicados". Quer dizer, publica no site do jornal e da rádio. E onde mais mandarem. De repente, até no fuxico.
-
TERMINOU A DUPLA DE ROGÉRIOS - O Bohlke, parceiro do Mendelski, no Bom Dia da Rádio Guaíba está a disposição do mercado.
-
SCHIRMER - Amanhã, a partir das 10h15min, sala Imbuia do Plaza São Rafael, papo com o novo secretário de Segurança do RS, CEZAR SCHIRMER num encontro com o CLUBE DE OPINIÃO.
-
CONTINUA A PRAGA DO SUSPEITO

Envolvido em confronto em Guaporé, carro é localizado pela BM próximo a Dois Lajeados

Duas mulheres, uma adolescente e uma criança de colo tripulavam o veículo suspeito
-
DÚVIDA ATROZ!

Falta de luz ainda atinge mais de 38 mil clientes no RS


-

DUPLINHA - Os jornalistas João Carlos Machado Filho,o Machadinho, e o senador Lasier Martins. Ou é o Cascalho Contursi?






--



mudança


O 9º dígito

A Oi já está enviando mensagens aos clientes informando que haverá a alteração do número de telefone celular de oito para nove dígitos, a partir de 6 de novembro de 2016, nos Estados do Paraná (41, 42, 43, 44, 45 e 46), Santa Catarina (47, 48 e 49) e Rio Grande do Sul (51, 53, 54 e 55).
A companhia está trabalhando na alteração desde o início do ano e mobilizou equipe multidisciplinar das áreas de Engenharia, TI, Negócios, Comunicação e Relacionamento com o Cliente para garantir o bom funcionamento dos serviços e o atendimento durante a transição do sistema.
-
Na primeira fase de implantação, as chamadas para telefones celulares realizadas com apenas oito dígitos ainda serão completadas para adaptação das redes, mas o usuário ouvirá uma mensagem orientando sobre o novo formato de discagem. Numa segunda etapa, o cliente ainda ouvirá uma mensagem de orientação, porém a chamada não será completada. E após o período de transição, as discagens com oito dígitos não serão mais permitidas.



--



parecidos


Separados ao nascer?


Quem é Fábio Medina Osório?
Quem é Nestor Hein?








--



perguntinha



O Fabuloso Mundo do Zé Cão - é genial!!



O primeiro que acertar de quem é a voz, manipulação do boneco e grande parte da  concepção e  roteiros do Zé Cão leva três livros do Prévidi
Respondam para jlprevidi@gmail.com









--




piadinha


Infalível!!







12 comentários:

  1. Acho que esta semana apareceu uma nova risada forçada no rádio para concorrer. Ao que parece, já ganhou.

    ResponderExcluir
  2. Pôxa vida,cara, mas que mundo (radiofônico) cruel: tinha coisa mais perfeita que a sintonia entre os dois Rogérios? Sai o Boelke, o homem da piada pronta, da brincadeira leve, da informação exata, a exegese do rádio gaúcho,
    mas (que "mas" dolorido) continua, depois das oito (ainda bem), o Juremir, aquele que consegue enxergar golpe no episódio do defenestramento da coisa, aquele que adora as "out sides" Maria do Rosário adoradora de bandidos, a Luciana cruz-credo Genro, a mãe do ano comunista que só compra roupinha pra sua nenezinha em Nova Iorque Manoela Dávila, a... Deus, ó Deus, onde está que não responde, em que mundo, em que estrela se enconde...

    ResponderExcluir
  3. Tom sem o Jerry; o Gordo sem o magro; Batman sem o Robin; Zorro sem o Tonto; Sullivan sem Massadas; Roberto sem Erasmo e Mendelski sem Bohlke.
    E vão seguir Bonner com Majú, Taline com Juremir, Rosane com Carolina e outras coisas intragáveis.

    ResponderExcluir
  4. A falta do bom humor do Rogério Boelke fará muita gente largar o Bom Dia. No meio da amargura do apresentador-mor que culpa só um partido político pelas mazelas do país, o "alemão" colocava um tempero nas notícias e informações. O faturamento da Rádio tá caindo, nas jornadas perderam 3 anunciantes. Será que é esse o caminho: contratar só amigos do chefe?

    ResponderExcluir
  5. Eu duvido que o Sr. Edir Macedo, saiba que é proprietário dos veículos de comunicação mais tradicionais do sul Brasileiro (Jornal Correio do Povo e Rádio Guaíba). Os quais estão sendo desqualificados pelos seus "Burrocratas! Demitindo os seus melhores profissionais. É lamentável ver a alegria da concorrência com tais fatos. Repito com a construção de conglomerado de comunicação e menosprezar o Rio Grande do Sul. Não combina com Sr. Edir (diretamente) recebe as informações manipuladas pelos seu "Burrocratas". Perdemos o jornal (qualidade e credibilidade) a Guaíba FM. O que nos espera logo ali?
    www.luizantonio.com.br

    ResponderExcluir
  6. Lamentável a saída do Alemão da Guaíba!

    Ele merecia sim, um programa próprio: "as estórias do alemão".

    Aquele dia que ele comeu o salgadinho "pererekas" no estúdio, nem o sisudo Mendelski aguentou! kkkkk

    Boa sorte, Alemão!!!!!

    Fábio Fonseca
    POA/RS


    ResponderExcluir
  7. Proponho uma enxurrada de mensagens durante a programação da Guaiba. "Queremos o Boelke".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero o Boelke de volta à minha Guaíba!!!!!!
      Até parece (é óbvio que é uma inconformidade minha, uma implicância) que na minha Guaíba (continua sendo minha, mesmo sabendo que a escumalha esquerdista, liderada pelo Juremir, tomou conta da casa) qualquer um que se destacar, que sair do lugar-comum, não tendo viés esquerdista, é, de pronto, defenestrado.
      O Programa do Rogério Mendelski, absolutamente líder em audiência na rádio, líder de faturamento (há muitos poucos espaços comerciais preenchidos por mídia interna, praticamente todos estão vendidos) daqui a pouco será substituído por um novo, com viés esquerdista, e patrocinados pelo CEPERS e Associações de funcionários públicos. Esta esquerdização maluca, cada vem mais, retira patrocinadores sérios da emissora.
      Dias atrás, ouvia, Esfera Pública, o Juremir e a Taline entrevistarem a advogada Janaina Paschoal, a que defendeu o imptchment da coisa. A cada resposta (bem argumentada, inteligente ) da advogada, vinha um contraponto, debochado, irônico. Chegou a tal ponto, que a advogada, indignada, disse que de nada adiantavam suas respostas, pois ambos eram francamente à favor da coisa ( permanência da Dilma). Ai então, a Taline meio que pediu desculpas (O Juremir, nunca! Sempre está certo).
      A mim parece que a saída do Boelke se dá em função do ser perfil não esquerdista. Fico triste, pois uma rádio que sempre foi um símbolo das tradições democrática do nosso estado, virou uma bandeira das teses (ultrapassadas) esquerdistas, comunistas, antipovo, antimercado, anticivilidade! Não me conformo com a linha editorial da rádio ser emanada do pensamente esquerdista do Juremir! O povo gaúcho, em sua ampla maioria, é a favor do mercado livre, contra estas teses ultrapassadas. Será que os 70 anos da experiência ( fracassada) soviética não bastam!? Quero minha rádio de volta.

      Excluir
  8. Durmo MENOS, mas NÃO fico sem a leitura do MLEHOR Blog de notícias do RS. Fico FELIZ com algumas informações, e triste com outras. Rogério, agora ex Guaíba, "TAMO JUNTO"(Disponíveis no Mercado de Trabalho), kkkk

    ResponderExcluir
  9. e eu aqui em João pessoa PB, que leio sempre o blog do prévidi, escuto e vejo os melhores programas do RS. fiquei triste com a injustiça que fizeram ao Boelke. quem sabe ele vai para a bandeirantes e com o Milton Cardozo fará o melhor programa da rádio gaúcha. interessante que mendelsk disse que não trabalha em empresa de linha esquerdista.

    ResponderExcluir