Segunda, 12 de setembro de 2016





Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










mídia 1



QUEM É A PRIMEIRA REPÓRTER
ESPORTIVA DO RÁDIO GAÚCHO? - 2


Engraçado, tem gente que acha que descobriu a pólvora quando coloca uma repórter pra falar de futebol. Não sabe de nada, inocente! Ou sabe e fica se fazendo...
-
“Parece que eu sou pioneira, mas eu não me ligo muito nessas coisas se é ou não, mas na capital, parece que tem uma moça que fez antes que eu, mas no interior não se tem outro registro. É um sentimento maravilhoso e eu tenho muita vontade de trabalhar”, relata a Helena Baségio, a "Helena do Esporte", certamente referindo-se a Rita Daudt, considerada a primeira repórter esportiva - de futebol - do RS, na década de 70.
Helena começou em Lajeado, no Informativo do Vale em 1986 e, segundo ela, no começo as pessoas de fora estranhavam vê-la trabalhando no setor, mas que aos poucos foram se acostumando e assim surgiu a 'Helena do Esporte'. “Se as pessoas se contrariavam com o que eu dizia ou escrevia, elas demonstravam na minha cara. O mais natural era o sentimento de admiração. Elas perguntavam, o que você está fazendo aqui?”
A diretora de O Informativo, Ivone Villa, conta que em uma temporada de verão, ambas foram para o Litoral Norte. "A Helena e o rádio de pilhas dela junto. Ela sabia comentar tudo, sobre todos os times. Ela nasceu com o dom de ser jornalista esportiva."
Ivone recorda que nos anos de 1980 e 1990, chamava atenção a quantidade de emissoras de rádio e repórteres - homens -, de outros veículos de comunicação do estado que entravam em contato com O Informativo, para falar com a Helena. "Assim ela tornou-se um nome reconhecido em todo o meio esportivo, e para nós, um motivo de orgulho", afirma a diretora.
-


1990. Reportagem esportiva/futebol dominada pelos rapazes/senhores.
Aí aparece a Marjana Vargas. Baita repórter e ainda por cima bonita. Imagina. Até 1999 ela ficou na RBS TV e depois TVCOM.
-

Outra maravilhosa que está há quase 20 anos na reportagem esportiva/futebol é a Débora de Oliveira. É "metida" desde guriazinha. "Primeiro programa de debates que participei foi o Fórum Feminino de esportes na Radio ABC, que começou em 98. Na Band em 2004 fazia o Toque de Bola na bancada com Meneghetti, Ribeiro, Belmonte, Maineri e Zachia. Também debatia no Na geral com Cláudio Cabral, Belmonte e Paulo Pires. Aí em 2006 fui para a RBS e participava como convidada dos programas de rádio, principalmente quando o Nando Gross era o apresentador.
Num domingo estava dando uma "olhada" nas rádios e escutei: "Sala de Domingo". Parei. Identifiquei a voz do Nando Gross e me chamou a atenção uma guria, que analisava de forma simples e segura, ao contrário dos outros entendidos. Adivinha quem era? Conferia todo domingo, até que ela não apareceu mais. Por email, perguntei a ela porque não ia mais ao programa: "Não me convidaram mais!". Essa tá no currículo do Nando! Hahaha!!!
-

CONTINUA AMANHÃ




--



governo


Comunicado de Fábio Medina Osório



Quero expressar publicamente o meu agradecimento à equipe que me acompanhou neste período como Advogado-Geral da União, ciente de que se trata de corpo técnico de alta competência e comprometido com o interesse público e o engrandecimento da AGU.
Para mim não foi surpresa encontrar estes profissionais no âmbito da Instituição, mas creio que foi um grande privilégio contar com seu trabalho e dedicação.
Também faço referência especial a todos os membros das carreiras jurídicas e aos servidores da Instituição, agradecendo-lhes pelo empenho, seriedade e profissionalismo de sua atuação. Sem eles, de fato, não teria sido possível avançar na agenda de realizações a que me propus.
A propósito, devo dizer que, em pouco tempo, houve uma pauta positiva expressiva da gestão, o que demonstra excelente performance da equipe diretiva e de todos os integrantes da AGU.
Do ponto de vista institucional, refiro-me à recomposição orçamentária já para o ano de 2016 e a aprovação e sanção da Lei n. 13.327, de 29.7.2016, que consagrou conquistas historicamente postuladas pelas carreiras jurídicas, como os honorários advocatícios.
No tocante à atuação finalística da AGU, houve muitas realizações no período. Enfatizo as seguintes:
1. Atuação judicial altamente exitosa, como no caso GEAP e da ação civil pública contra a Samarco, Vale e BHP Billiton.
2. Atuação decisiva na conclusão do maior acordo de leniência já feito no País, que propiciou o pagamento de US$ 341 milhões ao Estado e evitou prejuízo sistêmico de cerca de R$ 12 bilhões à Petrobrás.
3. Atuação efetiva no combate à corrupção, com ajuizamento de ações de improbidade e reestruturação do grupo de combate à corrupção e improbidade.
4. Atuação extrajudicial focada especialmente no acompanhamento de processos junto ao TCU e na reestruturação da CCAF - Câmara de Conciliação da Administração Federal, com destaque para o encaminhamento de minuta de decreto que regulamenta a Lei 13.140 (mediação).
5. Elaboração e divulgação de Cartilha Eleitoral, sistematizando as condutas vedadas aos agentes públicos no período das eleições municipais.
6. Elaboração de pareceres relevantes no âmbito da consultoria e assessoramento jurídicos ao Poder Executivo. Destaque para o parecer que resolveu dúvida do BNDES sobre a contratação com empresas envolvidas em ações de improbidade e o que concretizou assessoramento à Presidência da República quanto às prerrogativas da Presidente suspensa à época. Recentemente, outrossim, foi editado parecer que consolida o entendimento de que licenças maternidade, adotante e paternidade não suspendem a contagem do prazo do estágio probatório de servidor público federal.
7. Aperfeiçoamento do sistema correicional no âmbito da AGU.
8. Atuação proativa nas Olimpíadas e Paraolimpíadas Rio 2016, tendo a AGU integrado grupo interministerial para atuação neste âmbito. A AGU teve ação decisiva na ACP do legado das olimpíadas, ajuizada pelo MP do Rio de Janeiro e na suspensão da liminar que impedia o repasse de verba da União e do Rio de Janeiro para o Comitê Organizador dos Jogos.
9. Manifestação em dezenas de atos normativos para fins de sanção/veto e prestação de informações presidenciais perante o STF.
Resumidamente, foi esta a pauta alcançada, voltada para a mudança do perfil de atuação da AGU, para consolidá-la como Advocacia de Estado e primando pela busca da institucionalidade e pelo rigoroso atendimento dos contornos constitucionais e legais da Instituição.
Neste sentido, buscou-se superar a visão patrimonialista e de submissão a regras internas nem sempre legais que vigoravam na instituição, para alçar a AGU ao patamar de efetiva protagonista de função essencial à Justiça.



--



mídia  2


Os meus votos no Prêmio Press


Na sexta passada saiu a primeira parcial do Prêmio Press. Está aqui.
Como faço nos últimos anos, indico alguns nomes.
-
Parêntesis: no ano passado abri mão de concorrer para que os novos WEB aparecessem. Não deu certo. Aí resolvi competir de novo, ainda mais neste ano, que tentaram e tentam "baixar a minha bola". Mas não vão levar, projetos de bandidos mentirosos e salafrários.
Portanto, estou aí para ser votado no voto popular e profissional! Aguardo!!
-

Para votar basta clicar no banner, a direta, lá em cima!

Sugestões:

ESTAGIÁRIO DE JORNALISMO DO ANO
EDUARDO PINZON - TV RECORD

REPÓRTER DE RÁDIO DO ANO
VOLTAIRE PORTO - GUAÍBA

REPÓRTER DE TELEVISÃO DO ANO
VANESSA PIRES - RECORD

REPÓRTER DE JORNAL/REVISTA DO ANO
HUMBERTO TREZZI - ZH

COLUNISTA DE JORNAL/REVISTA DO ANO
PAULO GERMANO - ZH     FLÁVIO PEREIRA - O SUL

COMENTARISTA DE TELEVISÃO DO ANO
ANDRÉ MACHADO - BAND

COMENTARISTA DE RÁDIO DO ANO
NANDO GROSS - GUAÍBA     ADROALDO GUERRA FILHO - GAÚCHA

APRESENTADOR DE TELEVISÃO DO ANO
DÉBORA DE OLIVEIRA - SBT   MARCELO COELHO - SBT   LUIZ CARLOS RECH - BAND

APRESENTADOR DE RÁDIO DO ANO
MILTON CARDOSO - BAND     ANTÔNIO CARLOS MACEDO - GAÚCHA     ROGÉRIO MENDELSKI - GUAÍBA   SERGIO ZAMBIASI - CAIÇARA

JORNALISTA DE WEB DO ANO
JOSÉ LUIZ PRÉVIDI

REPÓRTER FOTOGRÁFICO DO ANO
JOÃO MATTOS - FREE    JEFF BERNARDES - PREVIEW    RICARDO STRICHER - FREE

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO DO ANO (Câmera)
EMANUEL DA ROS - RBS TV    GERSON PAZ - TV RECORD    TIARLES MARTINS DA SILVA - BAND TV

LOCUTOR/APRESENTADOR DE NOTÍCIAS
MARIA LUIZA BENITEZ - GUAÍBA

MELHOR PROGRAMA DE RÁDIO DO ANO
AGORA  GUAÍBA    REPÓRTER BANDEIRANTES     BOM DIA - GUAÍBA  

MELHOR PROGRAMA DE TELEVISÃO DO ANO
ANONYMUS GOURMET - SBT

JORNALISTA DO ANO
GUARACY ANDRADE - Pelo trabalho que está fazendo na TVU. Abrindo espaços para programas locais.

-


TINHA QUE TER OUTRA CATEGORIA:

ANTI-COMUNICADOR DO ANO

TIOZÃO METIDO A GURI




-



recado


Está a caminho


Adriano Barcelos, Gilberto Quevedo, André Stella
(desculpem o atraso!!)





---------------------------------------------------------------------------------





CONTINUEM VOTANDO!!

GRANDE CONCURSO DO BLOG DO PRÉVIDI!


Qual a risada mais falsa e/ou forçada do rádio ou TV do RS?


Depois de uma longa e árdua pesquisa do Conselho de Leitores do Blog do Prévidi, chegamos a quatro jornalistas/radialistas que atuam no mercado gaúcho.
ATENÇÃO!
Votem apenas pelo previdi@outlook.com


Os quatro com risadas falsas/forçadas (em ordem alfabética). Qual a melhor performance? 


- ANTÔNIO CARLOS MACEDO (MAZEDÃO)

- JUREMIR MACHADO DA SILVA

- KELLY MATOS

- PAULO BRITO



ATENÇÃO!
Votem apenas pelo previdi@outlook.com

-

A próxima parcial em 14 de setembro.




---------------------------------------------------------------------------------




política



Qual a importância de cassar o eduardo cunha?



Nenhuma.
Se estivesse acompanhado de mais uns 400, tudo bem.
Por bandidagem ou inoperância.
-
Mas eleições gerais, dona Dilma tinha que ter convocado no início do ano.
Passou o bonde.



--




perguntinha



Por que aumenta a cada dia o número de venezuelanos que se refugiam no Brasil?
Deve ser para aumentar o coro do "Fora Temer", já que lá na Venezuela o "Fora Maduro" o sujeito vai em cana.



--



parecidos


Quem é o Elymar Santos (cantor)?
Quem é o Eliseu Padilha (ministro)?








--




mídia 2


FINAL DE SEMANA ELES TOMAM CONTA!


EPTC ENTRA NO BAILE!!









-

Retroescavadeira é usada para levar caixa eletrônico em São Gonçalo
Criminosos não conseguiram levar o equipamento e ninguém foi preso.

-

Paulão fratura peça dentária e seguirá protocolo de concussão


-

Obra de Caio Fernando Abreu, ganha montagem especial


-

Pelo menos 18 pessoas, a maioria crianças, se ferem em acidente em Campestre da Serra


-

Diante do Canadá, seleção masculina de golbol vence o Canadá por 11 a 3





-



modernidade


Grandes nomes da humanidade - 1


Djênnyfer

(Se duvidar mando o link do Facebook)



--



fotografia



Melancolia







--




piadinha


(clica em cima que amplia)






8 comentários:

  1. A grande novidade é que Ananda Muller faz na Guaíba e, agora, a Kelly fará na Gaúcha, são as reportagens com os torcedores. As demais citadas faziam reportagens com os jogadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, fala isso pro pessoal da gaúcha, que acha que descobriu a américa e a pólvora.

      Excluir
  2. Tens razão quanto ao BATACLAN do século XXI que denominas de tiozáo.

    ResponderExcluir
  3. Na manchete do acidente entre "carro e muro", a vitima não é fatal, e sim fatalizada. Fatal foi o acidente. Era só o que faltava, a coitada da vitima morre e ainda causa a morte de alguém, depois da morte. Isto é meio kafkiniano.

    E ouvi de uma repórter, no sábado pela manhã, na maior rádio gaúcha do mundo, que um ladrão praticou roubou junto ao coletivo.

    É dose pra mamute este jornalistas de cera; se exporem seus textos ao sol do profissionalismo e cultura, derretem´se todos.

    ResponderExcluir
  4. Será que há falta de editores competentes? Ou simplesmente eles não existem mais?

    ResponderExcluir