Terça, 6 de setembro de 2016






Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










mídia 1



A PROPAGANDA GOVERNAMENTAL
É O MENSALÃO DA IMPRENSA






Não leio O Antagonista por um motivo: é pau só num lado. Não gosto desses sites e blogs.
Mas ontem me caiu no colo esse texto do Mario Sabino que é uma análise sobre questões governamentais, especialmente no que diz respeito a verbas publicitárias.
O articulista prega o fim da propaganda de qualquer governo. Na real, uma bobagem, porque é a única forma eficiente dos governos se comunicarem. Ele parte do princípio de que os meios de comunicação podem cumprir esse papel. Doce ilusão.
Artigo radicalzinho. No entanto, bom para um debate.
Na quinta entro no assunto.

Hoje, finalmente, começou a ser desbaratado o esquema que PT e PMDB operavam nos fundos de pensão de Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios. Uma ninharia estimada em 50 bilhões de reais. Enquanto a massinha de manobra da esquerda brasileira barbariza nas ruas contra o "golpe" do impeachment, a PF e a Justiça golpeiam a esquerda brasileira e os seus acólitos dentro dos limites da Constituição.

Aparelhados pela companheirada, os fundos de pensão dessas estatais igualmente aparelhadas entraram como sócios de negócios feitos sob medida para perder dinheiro dos trabalhadores e enriquecer a malandragem campeã nacional. O esquema esteve à nossa frente durante pelo menos dez anos, mas contou com o silêncio cúmplice da maioria das empresas jornalísticas, receosas de perder a verba publicitária controlada pelos criminosos.

Tal é o meu ponto: o escândalo dos fundos de pensão deveria levar à extirpação completa da excrescência chamada propaganda governamental. A pretexto de divulgar as suas realizações, ministérios, secretarias e estatais -- federais, estaduais ou municipais -- gastam bilhões de reais a cada ano para comprar consciências, promover políticos e partidos e encher as burras de agências de publicidade e comunicação que superfaturam contratos e repassam parte da grana para os encarregados de liberar a verba. Não há um país civilizado que desperdice tamanho volume de recursos dessa maneira.

A proibição de propaganda oficial em todos os níveis, além de economizar recursos e diminuir o grau de corrupção, fortaleceria a liberdade de imprensa. Sem a droga financeira administrada pelos governos, jornais e emissoras ficariam mais pobres, porém mais limpinhos. Mais limpinhos, não fariam vista grossa para um escândalo como o dos fundos de pensão das estatais. Ah, mas o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal ficariam em desvantagem na competição com outros bancos que vivem anunciando e patrocinando. E quem precisa do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal? Vamos privatizá-los, assim como foram privatizados ou simplesmente extintos os bancos estaduais. Adiante: quem precisa da estatal Petrobras? Quem precisa da estatal Correios? Gente honesta não precisa.

A propaganda governamental é o mensalão da imprensa. É imperioso acabar com ele.




--



política



Paulo Motta matou a charada!!


Viva Bulhufas! Fora Geisel! Fora Geraldo Vandré! Viva Scaramouche!



--



campanha 1



Comandante Raul usa a "mídia golpista"



Boas as peças da campanha do candidato do PT à Prefeitura de Porto Alegre. Conseguiram vários takes de uma raridade: ele sorrindo.
O que chama a atenção, mesmo é a falta do maior orgulho petista: a estrela vermelha no peito do candidato. E as bandeiras vermelhas ao fundo. Nada.
Encontrei no youtube apenas um filmete. Típico de qualquer candidato, menos de um petista de carteirinha.



O mais incrível, ainda, é o candidato petista usar recortes de jornais da "mídia golpista" para mostrar o grau de insegurança da cidade e do Estado.
Inacreditável!!

-

Recebo:

Cadê a estrela?





--



perguntinha



É impressão minha ou há muito mais gente nas manifestações do "Fora Temer" do que havia nas do "Fica Dilma"?

Irineu Guarnier, jornalista




--




"propaganda"



Tiro no pé ou é de propósito?



Ainda não assistiu? Um dos comerciais, veiculados no rádio e TV, do Sindicato dos Taxistas de Porto Alegre é de doer. Ou não. Tão "amador" que estou em dúvida se não foi realizado  para chamar a atenção.
Hoje, 2016, não se pode aceitar um negócio assim. Sacou?
Queria saber quem roteirizou, quem produziu, quem dirigiu e, o principal, que aprovou!!
Tire suas conclusões:









---------------------------------------------------------------------------------




A PRIMEIRA PARCIAL DO
RISADA MAIS FALSA


Deveria ter publicado a primeira parcial no último dia 31. Como estava publicando a entrevista especial "Só BAMBAMBÃ" transferi para hoje.


Em primeiríssimo lugar, com 626 votos, JUREMIR MACHADO DA SILVA.
KELLI MATOS está em seu encalço, com 598 votos.
Bem distante, PAULO BRITO com 289 votos.
E na rabeira o MAZEDÃO, com 15 votos.




CONTINUEM VOTANDO!!

GRANDE CONCURSO DO BLOG DO PRÉVIDI!


Qual a risada mais falsa e/ou forçada do rádio ou TV do RS?


Depois de uma longa e árdua pesquisa do Conselho de Leitores do Blog do Prévidi, chegamos a quatro jornalistas/radialistas que atuam no mercado gaúcho.
ATENÇÃO!
Votem apenas pelo previdi@outlook.com


Os quatro com risadas falsas/forçadas (em ordem alfabética). Qual a melhor performance? 


- ANTÔNIO CARLOS MACEDO (MAZEDÃO)

- JUREMIR MACHADO DA SILVA

- KELLY MATOS

- PAULO BRITO



ATENÇÃO!
Votem apenas pelo previdi@outlook.com

-



A próxima parcial em 14 de setembro.




---------------------------------------------------------------------------------




parecidos



EXCLUSIVO!!

O coronel Bonete é o pai sisudo do Dado Schneider?








--



mídia 2



APOSTA TELEVISIVA





Numa época que todas as mídias continuam com o pé no freio e/ou demitindo, a TVU - canal 55 Porto Alegre e 11 da Net - está a mil.
O diretor-executivo da TVU, Guaracy Andrade, conta que até o final de setembro OITO programas irão ao ar. Ico Thomaz, por exemplo, terá um talk show.
Ontem, Felipe Vieira estreou o 21:30. Diário.
-
Não viu? Confira:


-
O Felipe convida para que assistam hoje:
Na TVU, canal 55 UHF, 11 da NET, tvuplay.tv.br ou facebook.com/21h30fv iremos conversar sobre política, economia, cidade, saúde, comportamento, cultura e esportes. Você pode enviar suas perguntas, sugestões e opiniões através da nossa facebook.com/21h30fv.

-

NOSTALGIA

Anúncio da estreia do Portovisão,  10 de outubro de 1974 (aniversário de 5 anos da TV Difusora).
Nada igual.






--



doente


Isso é inacreditável!
CAMPANHA: Um dicionário para o edil!!

Edil é sinônimo de vereador, viu vereador?
-
Leia o que a figura está propondo:

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto do vereador Rodrigo Maroni (PR) que determina a pena de prisão perpétua em clínica psiquiátrica "a quem for sarcástico com animais, estuprá-los e enterrá-los vivos" no Município. De acordo com o autor da proposta, cada vez mais cresce a preocupação da sociedade e do Município de Porto Alegre com a vulnerabilidade de animais domésticos e silvestres. "Hoje em dia, os animais domésticos têm status de ente familiar, sejam eles adotados, cuidados ou comprados, e os sentimentos por esses são nobres e cultivados e preservados no seio familiar de quem os possui. Assim, para protegê-los de qualquer infortúnio relacionado a dor e sofrimento, até mesmo de eventual morte ou estupro, proponho este Projeto de Lei. Criminalizar para prevenir, evitar e reprimir tal conduta e, por conseguinte, salvaguardar dos malfeitores os animaizinhos."
-
Vou ter contar!!
Nem depois de morto a gente vai ver algo parecido!!

(clica em cima que amplia)




--



evento


O convite é do Gilberto Perin


Mosaicografia, inscrições gratuitas prorrogadas até 17 de setembro




As inscrições gratuitas para o projeto Mosaicografia 2016 foram prorrogadas até o dia 17 de setembro. Todos os detalhes estão no www.mosaicografia.com.br que tem quatro versões: francês, espanhol, inglês e português. A convocatória é aberta para fotógrafos de todo o mundo e terá 500 fotografias em vinte painéis, de 3 a 15 de novembro, no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico de Porto Alegre (RS, Brasil), onde circulam mais de 200 mil pessoas por dia.
Além dos inscritos, a Mosaicografia 2016 tem Fotógrafos Convidados do Brasil e do Exterior. Alguns dos confirmados: Francisco Mara Rosas (México), Fidalgo Pedrosa (Portugal), Lorena Marchetti e Lena Szankay (Argentina) e os brasileiros Walter Firmo, Luiz Carlos Felizardo, Leopoldo Plentz, Jorge Aguiar, Fernando Bueno, José Diniz, Eneida Serrano, Jacqueline Joner, Luiz Abreu, Irene Santos, Marcia Ulls, Marcos Varanda, Fernanda Burgos, Luiz Carlos Lhacer.
A temática da Mosaicografia 2016 pretende chamar a atenção para a Preservação. Conforme a organização da exposição, “é a preservação da memória, das águas, dos rios, do planeta, de gente e bichos, dos amores e da gentileza, do patrimônio histórico, das relações e valores, da ética e cultura, dos grandes e pequenos gestos dignos e tudo o que se pode recuperar e tornar o mundo melhor e possível”.
Mosaicografia tem patrocínio da TimacAgro e apoio institucional da Aliança Francesa de Porto Alegre e Prefeitura de Porto Alegre. Apoio da Virada Sustentável. Realização do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e Governo Federal.



--



mídia 3





BALANÇO EXPOINTER - A cobertura da 39ª Expointer feita pela Secretaria de Comunicação  na Central de Imprensa do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, produziu 335 matérias durante os nove dias de feira. A equipe de fotografia indexou 3.320 imagens em 136 galerias no www.expointer.rs.gov.br. O balanço do trabalho realizado pela Secom foi feito pelo secretário de Comunicação, Cleber Benvegnú.
Ele relatou que foi montada uma força-tarefa com cerca de 50 jornalistas de secretarias e empresas vinculadas ao Governo para cobrir a 39ª Expointer. As equipes de redação, TV, rádio, fotografia e mídias sociais atuaram na Central de Imprensa em três turnos. “A cobertura técnica realizada pelos nossos profissionais serviu a 2.500 jornalistas credenciados”, disse o secretário.
A Central de Imprensa foi um espaço para jornalistas credenciados, com cabines de rádio para veículos do interior, auditório para coletivas e reuniões, e uma sala de redação para a imprensa visitante. Ao todo, a 39ª Expointer recebeu mais de 290 empresas de comunicação. Comparada ao ano passado, a edição 2016 teve um aumento de 13,5% de veículos de imprensa e de 19% no número de jornalistas que cobriram a feira.
-
BALANÇO EXPOINTER 2 - Entre os destaques da cobertura da Secom está a Rádio Piratini que, pela primeira vez, esteve presente com programação transmitida diretamente do Parque Assis Brasil. As redes sociais buscaram um outro olhar sobre a programação da feira, valorizando sobretudo os aspectos mais curiosos da exposição.
O secretário de Comunicação também valorizou o sucesso do aplicativo da Expointer para smartphones e tablets, que teve mais de 50 mil acessos durante a feira. "O serviço prestado por dispositivos móveis é um caminho sem volta, que deve ser ainda mais valorizado", comentou.
Uma parceria firmada pela Secom com o curso de Comunicação Social da UniRitter permitiu que 69 alunos de Jornalismo pudessem elaborar pautas na maior feira agropecuária da América Latina e uma das maiores do mundo. Desses, 12 acadêmicos participaram do projeto “Estagiário por um dia”, acompanhando a rotina diária das equipes de rádio e televisão do Palácio Piratini.
-
DUDA GARBI - Por pouco ele não foi um dos integrantes do CQC. Fez uma antológica brincadeira envolvendo o Zeca Pagodinho e o... deixa pra lá. É muito bom. Vai ser um dos repórteres de torcida, no lugar do Luciano Périco, que foi para a TV. Mais uma dentro do Pedro Ernesto.
Aliás, o felipevieira.com.br foi quem publicou a informação, na frente do próprio PE.
-
EXAGERADO! - O repórter Manoel Soares, numa matéria sobre bandidagens repetidas em uma creche, com um bebê no colo: "...levaram as histórias dessas crianças...". Pô, Manoel, que histórias de um bebê recém nascido? Deve ser uma licença poética que a minha grossura não permitiu entender.
-
AS GURIAS DA PAMPA - Como informamos na semana passada, o Studio Pampa deu lugar a mais uma "atração" de uma dessas igrejas. Existe a possibilidade de levarem o programa para a TVU.
-
DE LASCAR! - Espero que já tenham arrumado:

Solteiro, Bonner tem ajuda da filha para comprar utencílios de cozinha



--




piadinhas







10 comentários:

  1. Olá Prévidi! Não posso acreditar que este projeto de tal vereador passou pela CCJ da Câmara.Não é de competência da Câmara Municipal legislar sobre Código de Processo Penal. Estarrecedor e constrangedor tal proposição.

    ResponderExcluir

  2. Ontem li excelente post no blog do Clovis Heberle sobre os animais domésticos, especialmente os cães. Recomento a quem preza esses animais. Já o tal vereador é o supra sumo da estupidez. Tu, Prévidi e tua esposa tratam a Gabriela com carinho ímpar. Esse vereador por certo comeu muita merda de cachorro na vida e penso que nem isto merece, pois é um débil mental, isto mesmo, um débil mental que deveria sim ser colocado num manicômio forense de onde certamente não mais sairia. Por ser certamente um ‘indiota’ isto mesmo, um ‘indiota’, pois aos idiotas respeito. Espero que este indiota me processe para poder manda-lo para onde deve ser mandado e dentro do Fórum.
    Câmaras Municipais devem ter em seus quadro a figura do Procurador, mas estes não são consultados quando ‘projetos indiotas’ como esse são elaborados.
    Legislar sobre lei penal é prerrogativa apenas da União. Câmara Municipal não pode tudo como pensam certos vereadores.
    Canoas acabou de produzir uma Lei Municipal que institui a obrigatoriedade de serem mantidos vigilantes armados também fora do horário de expediente e feriados e finais de semana em agências bancárias. Mais uma lei idiota que não vai viger, disto estou certo. Lembras quando o tal ‘poca telha’, médico veterinário de formação que como deputado estadual propôs e os indiotas deputados estaduais aprovaram lei obrigando ao uso de faróis ligados durante o dia? Essa lei caiu e caiu por que esse assunto é de iniciativa exclusiva da União. Para encerrar, no fundo esses indiotas não são culpados e sim os que os elegem e reelegem. Antes de criticar atitudes de governos precisamos primeiro saber se os que elegemos vem fazendo a obrigação e sem cagadas como essas acima citadas. Quantos o fazem?

    ResponderExcluir
  3. Essa campanha do Sintáxi está de doer!
    Que coisa horrível.
    Tudo lido, sem interpretação alguma.
    Que coisa trash!
    Tem muito teatro escolar que dá banho nessa campanha.

    ResponderExcluir
  4. Se eu for apenas irônico com o meu cachorro, será que a lei me pega?

    ResponderExcluir
  5. Vi os nomes do portovisão, e consegui lembrar-me de todos daquela epoca. Òtimas lembranças, pois naquele tempo não tinha essa coisa do politicamente correto para tudo!
    Sérgio Jockeyman é falecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Saudoso Sérgio Jockeymann, tri-esquerdista (O juremir é um aprendiz de Bolsonaro perto dele) dono de uma fenomenal, de tão linda, trilha musical, quando os Ribeiros assumiram a Caldas Júnior, saiu atirando: "saio, pois não trabalho para latifundiário!, nem morto!". Eu, mesmo não sendo esquerda - nem morto!, adorava-o!

      Excluir
  6. Olá, Prévidi.

    No tópico BALANÇO EXPOINTER 2, há a informação (creio que vinda do atual secretário de Comunicação) de que a Secom, através da Rádio Piratini, "pela primeira vez, esteve presente com programação transmitida diretamente do Parque Assis Brasil".

    A Rádio Piratini já existia no governo Germano Rigotto (2003-2006), com o nome de RÁDIO ON LINE.

    Nas quatro edições da feira durante aquela gestão a programação também era transmitida diretamente do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, pela Editoria de Rádio do governo do Estado (equipe à qual fiz parte).

    Seguem abaixo os links das notícias das edições de 2004 e 2006 (não encontrei as notícias referentes às edições de 2003 e 2005:

    http://www.rs.gov.br/conteudo/172252/expointer-2004-radio-on-line-transmite-inauguracao-oficial

    http://www.rs.gov.br/conteudo/154864/expointer-2006-radio-on-line-transmite-solenidade-de-abertura-ao-publico

    ResponderExcluir
  7. Oi Prévidi.

    Pois, sobre o tópico ‘verbas de estatais’, gostaria de registrar que até hoje fico intrigado ao constatar patrocínio do Banco do Brasil para um piloto de Fórmula 1. Desnecessário explicar que me refiro ao brasiliense Felipe Nasr, piloto do time suíço Sauber. Necessário, isto sim, tentar entender o motivo de usar um caro sistema de divulgação internacional. Não creio que um cidadão comum – inglês, italiano, malaio ou japonês –, ao ver a marca BB nos carros da Sauber, opte em procurar uma agência da citada instituição financeira para abrir conta. Idêntico raciocínio eu faço perante a Petrobras, cuja logomarca aparece na lateral do modelo Williams piloto pelo (aposentado) Felipe Massa. Usando o exemplo de um fictício cidadão inglês – ou italiano, etc – , será que ele iria procurar o posto BR para abastecer seu carro ‘apenas por causa de um pequeno adesivo de patrocínio no monoposto da equipe inglesa?’
    Just curious, huh?
    Com desejo de um bom feriado para você, familiares e leitores,
    Atenciosamente,

    Paulo McCoy Lava
    Jornalista & pesquisador de Automobilismo

    ResponderExcluir
  8. Bebê recém nascido é o que tem dias de vida. Bebê (apenas) pode se chamar uma criança deaté os cinco anos de idade. Nilton Fernando

    ResponderExcluir
  9. Meu amigo, o Dado Schneider não merece isto.

    ResponderExcluir