Sexta, 14 de outubro de 2016





Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.








campanha 1


A ARENA ESTÁ LOUQUINHA PARA
MANDAR DE NOVO EM PORTO ALEGRE






Não sabe o que é Arena?
Aliança Renovadora Nacional era um grupamento de pessoas, que dava sustentação aos milicos quando, depois de 1964, tomaram o poder e terminaram com os partidos que existiam. Ou melhor, um "partido" feito para lamber as botas dos militares.
Os arenistas achavam que mandavam no Brasil, mas quem mandava de verdade era a milicada. Alguns gaúchos se destacaram neste tempo, como Leitão de Abreu e Nelson Marchezan, até porque os principais milicos eram gaúchos ou serviram por aqui. Os arenistas se lavavam, porque foram prefeitos, governadores, senadores biônicos, ministros, tudo era deles. Mas os cargos importantes eram dos milicos. Tanto que até a CBF da época, a CBD, era comandada por um almirante - hoje, almirante só em nome de rua.
-
Na década de 70 a Arena perdia a maioria das eleições para o MDB, o Movimento Democrático Brasileiro - que reunia o que sobrou depois do golpe de 64. A  milicada deixava quem se comportava atuar no Congresso, Assembleias e Câmaras de Vereadores. No entanto, quem riscasse fora era cassado - ou caçado. Não tinha papo. Os milicos tinhas o controle absoluto.
-
Neste "paraíso tropical", tocado por muito dinheiro vindo do exterior, os arenistas reinavam felizes e os emedebistas apenas assistiam eles governando os Estados, as prefeituras das capitais e as principais cidades do país.
Porto Alegre teve prefeitos nomeados que fizeram boas administrações. Felizmente. Guilherme Socias Villela foi duas vezes nomeado e realizou grandes obras. Em compensação teve um que queria simplesmente botar abaixo o Mercado Público e conseguiu terminar com os bondes. Nem escrevo o nome da múmia.
Na real, a Arena mandou no RS e em Porto Alegre muitos anos. Essa gente fez de tudo para cassar um prefeito eleito, vários vereadores, deputados estaduais e federais. Claro, como eram "revolucionários de 64" queriam os espaços que não lhe pertenciam.
-
Os milicos cansaram de brincar de autoridade/governo e decidiram pela "abertura lenta e gradual". Assim, em 1985 realizaram-se eleições nas capitais e no que eles chamavam de "áreas de segurança nacional" - Canoas era um caso, porque tinha a Base Aérea. E muito porque a Arena só perdia, não tinha mais apoio nem mesmo nas bibocas.
Ah, sim, em 1982 aconteceram eleições para os governos estaduais.
-
Nesta época, a Arena não existia mais, tinha se transformado em PDS. Criaram outros como o PFL. Até hoje tiveram várias siglas e hoje a antiga Arena é o PP e o PFL é o Dem. Resumidamente é isso.
João Antônio Dib foi o último prefeito nomeado e se mandou em 31 de dezembro de 1985.
Mais de 30 anos.
Desde então, a antiga Arena só chupou dedo. Não ganhou nada. Só ficava ali, pegando umas CCs aqui, uma Secretaria ali, por aí. Na última administração, do Fortunati, o PP tinha participação relevante, inclusive um dos seus vereadores era "líder do governo".
-
Pois bem, quando começaram a formar as chapas que iriam disputar as eleições deste ano, Nelson Marchezan Júnior - isso, filho daquele citado lá em cima, um importante nome da confiança dos milicos - resolveu atrair os companheiros de seu pai, oferecendo a vaga de "vice-prefeito" para o PP, um dos sucedâneos da Arena, aquela mesma, lá do início do texto.
"Bah, a chance de voltarmos ao poder!!"
-
O assanhamento foi geral e, agora, com o segundo turno, a - quase - certeza de que vão voltar ao Paço Municipal!
Essa gente, que está fora há alguns anos sentiu que está perto de voltar.
O negócio é tão ridículo que li, em uma página de um "pensador" da antiga Arena esta pérola:

"Podemos eleger diretamente o primeiro prefeito que não é de esquerda desde Loureiro da Silva, em 1960".

Como assim?
E todos os que foram impostos e nomeados pelos milicos depois de 64? Não contam?
Que cara de pau, hein?
-
Pra encerrar, uma historinha.
Em 1989, segundo turno entre Lula e Collor.
Fui ao Rio ouvir o que o Brizola falaria.
Terminou o seu longo discurso dizendo que tínhamos que engolir o "sapo barbudo".
Voltei a Porto Alegre sem saber em quem votar. Não estava nem um pouco convencido.
Aí, num final de tarde, estava saindo do prédio da Assembleia, porque iria acontecer um grande ato em apoio ao Collor. Parei e fiquei vendo as pessoas que entravam.
Rapaz, todos os arenistas vivos estavam ali!
Todos estavam apoiando o Collor.
Votei no Lula.




--



campanha 2



O Júnior não topou conversar com os médicos


(clica em cima que amplia)





--



injustiça!


Não prenderam o "veículo automotor"!!



Mulher é presa por conduzir caminhonete embriagada

pela BR 158




--



tudo é sexo!


Pocavergonha!!


Professora de matemática sexy faz sucesso na internet



--



mídia 1


A melhor de 2016 - por enquanto






--



diálogo


- Ué, pra mim o Bob Dylan tinha morrido.
- Pois é, não foi com Detefon?




--









--



perguntinha midiática


Recebo:


Afinal, a TVE vai pro saco ou não? 
(Podia ir junto com a Pampa que repete "n" vezes aquelas insuportáveis pegadinhas. Só um idiota para  programar aquilo todo dia. Isso sem falar da sofrível qualidade da imagem nos programas locais...)



--



relevância legislativa


Sugestão para os deputados estaduais:

Dia do Ovo Gaúcho


Criado em 1996 pelo International Egg Commission (IEC), com sede em Londres, o Dia Mundial do Ovo (World Egg Day) tem como finalidade destacar e celebrar o produto como um dos mais nutritivos e versáteis alimentos à dieta humana, além de integrar pessoas de todas as partes do mundo para um intercâmbio de informações nutricionais e receitas sobre o ovo.
De acordo com o IEC, o ovo pode ser descrito da seguinte forma: “O ovo é um alimento único – compacto, economicamente acessível, que mantém a sua frescura durante muito tempo e é convenientemente embalado pela própria natureza. Pessoas de todos os cantos do mundo apreciam o ovo, que é um dos principais ingredientes de uma dieta nutritiva e saudável”.
O Dia Mundial do Ovo é comemorado sempre na segunda sexta-feira do mês de outubro.



--




mídia 2



É AMANHÃ!!
-
E NÃO VOU SOZINHO!
O JORNALISTA FLÁVIO PEREIRA FARÁ PARTE DA "CARAVANA". 
AINDA MAIS HISTÓRIAS!!







--



crea-rs


Melvis no SERGS DEBATES


O presidente do CREA-RS, Melvis Barrios Junior, participou ontem da abertura do SERGS DEBATES, com o tema "Os desafios da BR 448 - Conclusão e Prolongamento". Destacou a necessidade de buscar investimentos para a infraestrutura no Brasil e no Rio Grande do Sul. "Hoje só se investe 2.8% do PIB nesta área que é uma das mais importantes para o crescimento econômico. O Brasil possui muitos recursos, somos a oitava economia do mundo, porém gastamos muito mal e destinamos 900 bilhões de reais ao ano para a rolagem da dívida pública. Precisamos de planejamento nos investimentos para voltar a crescer", ressaltou o dirigente.







--



campanha 3


Pra encerrar, um "pega na mentira"


Escreve o Serginho Neglia:


Eu estava assistindo o programa eleitoral e vi o programa do Marchezan afirmar que:

Nunca um candidato de oposição venceu o primeiro turno das eleições desde a redemocratização.
Que os seus 29,84% (213.646 votos) são a maior votação alcançada por um candidato de oposição no primeiro turno.

Algumas pessoas acham que o mundo não existia antes delas, e que só a partir da sua chegada é que as coisas passam a acontecer. Pois, só para saber:
Em 1985, Alceu Collares, candidato de oposição venceu a eleição com 42,71% dos votos (257.549 votos)
Em 1988, Olívio Dutra, candidato de oposição venceu a eleição com 34,34% dos votos (247.517 votos)
Em ambos os casos não havia segundo turno e portanto essas foram as votações que lhes garantiram a vitória, e ambas, numericamente e percentualmente, são superiores a de Marchezan. Então...







--




piadinha



Boazinhas


Do The Piaui Herald:


PEC cria teto para número de
parlamentares do PMDB citados na Lava Jato


Fracassam as buscas por internauta que mudou
de opinião após discussão política no Facebook


Possível extinção de Educação Física faz popularidade
de Temer explodir entre jovens da esquerda


"Tudo em que Eike investiu quebrou.
Até o PT", explica Miriam Leitão



3 comentários:

  1. Prévidi,
    Nada contra o músico, o genial Bob Dylan, mas Bob Dylon, Prêmio Nobel de Literatura é uma ode à quê?
    Acabei de ler um livro de um escritor português que trata de uma análise da vida e obra do argentino Jorge Luiz Borges, aquele que, incrivelmente, não foi premiado pela Academia. Nas páginas tantas do livro há uma citação do Borges em relação ao fato. Diz ter recebido informação “inside” de um eminente membro da mesma, afirmando que JAMAIS ele ganharia esse laurel, não por suas qualidades intrínsecas, mas por suas posições políticas.
    Eu acho mesmo que o Borges, sua alma, seu ectoplasma, deve estar satisfeito: uma academia que premia um Saramago (pergunto: alguém já conseguiu ler, todo, não somente insertos, uma “obra” do português?) não merecer ter em sua nominada de laureados um gênio da estatura do Borges. (Borges, com somente 10 anos, escreveu um poema num jornal argentino, e, como seu nome era homônimo ao do seu pai, o progenitor recebeu enxurradas de elogios pelo feito!).
    A Academia, e toda uma rede mundial de sustentação, tende a “prestigiar” indivíduos com visão mais à esquerda. Daí todo o elevado conceito que tiveram o Saramago, o Neruda, o Ernest Hemingway, os nossos Érico, Jorge Amado, etc. Não sou besta pra dizer que são maus escritores, poetas: todos são muito bons, principalmente a minha paixão maior, o Érico Veríssimo. Só não posso aceitar esses “artificialismos”. Se o Saramago é prêmio Nobel de Literatura, o Borges tem que ser Prêmio Literário da Via Láctea.
    E, aproveitando, porque não, então, os nossos Teixeirinha, Jararaca e Ratinho, Catulo da Paixão Cearense ...? (aceitamos sugestões).
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde João Paulo
    Sim, contribuo ao IPE faz mais de meio século e estive hospitalizado nesse período apenas duas vezes. Sofri uma fratura na clavícula e abri mão da cirurgia, pois sempre odiei aqueles que gostam, portam ou usam instrumentos cortantes sejam eles quais forem. Tenho para mim que quando alguém exibe uma faca está pedindo para levar um tiro. Vi muitas, muitas mesmo vítimas de facadas e te confesso que ferir ou matar com um faca é coisa de bandido e dos piores. Faz quatro anos estive baixado no Ernesto Dornelles, em Porto Alegre por doze dias. Fui alojado num quarto em que havia dois outros baixados. A minha esposa e as outras dormiam no chão, pois havia para cada acompanhante apenas e tão somente uma cadeira. E eu já tinha bem mais de 60 anos, devendo assim ter direito a quarto privativo. Quando tive o problema em Osório fui ao Hospital, o mesmo onde havia sido operado para a correção de hérnias abdominais em razão do que me foi colocado um legítimo alambrado na barriga. Assim o IPE trata seus contribuintes.

    ResponderExcluir
  3. O filho do ajudante dos milicos tentou aplicar no primeiro turno que hoje seu pai seria considerado comunista mal sabe ele que o dito cujo foi candidato do PDS a o governo do estado foi derrotado (Alceu Colares) falo de cadeira cativa pois na época estava desempregado a empresa que trabalhava deu o golpe da falência como tinha uma motinho 125 consegui trabalho com a mesma na campanha dele através do Hermes Dutra o comitê central era na Osvaldo Aranha quase na entrada do túnel.

    ResponderExcluir