Terça, 11 de outubro de 2016





Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










sacanagens no sus


A CULPA É DOS GOVERNOS
QUE NÃO CUMPREM O PROMETIDO







Há muito tempo que uso a frase "O SUS é uma merda" e os petistas em geral ficavam furibundos comigo - hoje, devem até apoiar o "conceito", porque não estão mais em nenhum governo.
-
Quando o SUS ainda não era tão ruim como é hoje, um amigo e eu fizemos um acordo: se um adoecer, o outro vai se virar para conseguir um bom tratamento. "Te vira com os amigos para resolver a encrenca", era o trato feito, sei lá, 20 anos. Jamais falamos de novo sobre o assunto, mas acredito que ainda está valendo. Graças aos nossos anjos, os dois continuam com saúde, aos trancos e barrancos, e não precisamos de uma "emergência".
Sempre lembro disso quando vejo essas "denúncias" de pessoas que facilitam tratamentos pelo SUS. Toda semana surge uma coisa dessas, colocando a culpa especialmente em políticos, e deixando livres os governos.
-
Imagina a situação.
Uma família formada pelo casal e três filhos. Mais os irmãos do marido e esposa e eventualmente esposas e maridos dos filhos. Um monte de gente.
Um deles tem uma doença grave e é mais um na fila para fazer uma cirurgia, que pode demorar anos.
Aí alguém descobre que com uma grana, nada absurda, se consegue furar a fila de espera e resolver a encrenca.
Reúnem a família, decidem quando cada um pode dar e, bingo!, conseguem a grana.
Pagam a cirurgia e o ex-doente vive feliz anos e anos.
-
É errado, corrupção, o escambau?
Claro que é! Mas vai deixar morrer a pessoa que eles tanto gostam?
Ora, God!, apenas estão fazendo o joguinho dos governos e do SUS.
-
Já perdi tantos amigos e conhecidos que não tiveram esta chance...




--



mídia 1



O FERNANDO VIEIRA NÃO É MAIS 
DO FESTIVAL NACIONAL DA MÚSICA?






O evento musical, idealizado pelo Fernando Vieira, é o mais respeitado do país. Há mais de 10 anos ele sempre o realizou em Canela, na Serra gaúcha. Quem é relevante na música brasileira participa do Festival.
Fernando Vieira é uma referência do meio musical.
-
Pois bem, ontem recebi um release que pulico na íntegra (os grifos em vermelho são meus):



Grupo RBS celebra a música brasileira em festival nacional
RBS TV e rádios Atlântida e Farroupilha participam da Festa Nacional da Música em Porto Alegre
Porto Alegre recebe, desde esse domingo (9), a Festa Nacional da Música, maior encontro musical da América Latina. As mídias do Grupo RBS são parte do evento, que celebra a integração de artistas de todo Brasil e de diversos gêneros musicais.
Entre 9 e 19 de outubro, o festival espalhará shows pela cidade, e a RBS TV e Atlântida estão marcando presença no palco localizado no Parque da Redenção. O Galpão Crioulo gravou, no domingo (9), durante o Show de Música Gaúcha, dois programas que vão ao ar no fim de outubro e início de novembro (30/10 e 13/11), com a apresentação de Neto Fagundes,acompanhado do conjunto Tchê Guri, e a presença de grandes nomes da canção nativista, como Cristiano Quevedo, Teixeirinha Filho e Teixeirinha Neto, Luiz Carlos Borges, Daniel Torres, Tatiéli Bueno, Délcio Tavares, entre outros. Nesta quarta (12), a partir das 14h30, a Atlântida vai trazer ao palco os shows de Papas da Língua, Rock de Galpão, Good Samaritans, Bidê ou Balde, Vitor Kley, Dingo Bells, Identidade, Gelpi e NEC.
Um dos maiores momentos da Festa Nacional da Música são as noites de premiação, 17 e 18 de outubro, que reconhecem a contribuição de profissionais à indústria musical no país. A cerimônia ocorrerá no centro de eventos do hotel Plaza São Rafael, onde a Atlântida vai montar um “QG” para fazer a cobertura dos bastidores da festa. Nos mesmos dias, artistas nacionais que estarão em Porto Alegre serão convidados do programa Tá Vazando, da Atlântida.
O Gre-Nal dos Artistas, tradição do festival, reúne diferentes nomes da música em uma partida de futebol. Os comunicadores do Grupo RBS, Leandro "Lelê" Bortholacci e Duda Garbi, vão participar do jogo, que será no dia 18 de outubro, às 16h, no Estádio do Esporte Clube São José, e dois ouvintes do programa ATL GreNal, da Atlântida, serão convidados a entrar em campo, a partir de um sorteio realizado pela emissora. No mesmo dia, a Farroupilha fecha a participação do Grupo RBS no evento em um palco com shows nacionais, no Largo Glênio Peres. As apresentações começam às 17h.
A Festa Nacional da Música ocorre desde 2005. Esta é a primeira edição em Porto Alegre. As outras 11 foram em Canela, na serra gaúcha.  


Não é estranho?
Nem uma simples citação ao idealizador do Festival!
-
É claro que não consegui conversar com o Fernando Vieira, porque por estes dias ele é muito "assediado".
De repente, alguém esclarece de quem é o Festival Nacional da Música.
-
FERNANDO VIEIRA VENDEU O EVENTO PARA A RBS?
-
Curiosidade: olhem o expediente do Festival.
Nada de RBS.

(clica em cima que amplia)




--



política



Quanta má vontade!


Eles estão se referindo a "concertação"!!!





HAHAHA!!!! PADRÃO FIFA!!!



--



perguntinha


Ao invés de tentarem desenvolver "teses robustas" sobre a importância do voto nulo em Porto Alegre, por que os petistas não tentam debater as violentas e claríssimas críticas do mito Olívio Dutra ao PT?



--









--



na real 1



A "classe média consciente" perversa



Gostei desse post simples e claríssimo do jornalista Milton Gerson:

HAITI - MATTHEW

Onde estão os defensores dos direitos humanos?
Com mortes que já ultrapassam a casa do milhar, causadas pela passagem do furacão Matthew no Haiti e outros países, inclusive os EUA, na região da Flórida, não vejo ativistas, sejam de esquerda ou direita, defensores dos direitos humanos e críticos de políticas externas desta ou daquela nação, clamando por ajuda ao povo haitiano, que sofre mais esse revés diante da fúria da natureza.
Ai está uma boa pergunta para o debate entre os candidatos ao segundo turno em Porto Alegre, Sebastião Melo e Nelson Marchezan Jr. Qual a posição que eles têm em relação aos refugiados e imigrantes haitianos e outros que escolheram Porto Alegre como destino? E que tipo de politicas eles projetam para estes na cidade?



--



relevância legislativa



Eles não têm o que fazer


Na Casa do Povo, a popular Assembleia Legislativa do RS, estão prontos para serem votados 27 projetos.
Captei alguns.

PL 389 2015, de Gilmar Sossella (PDT), que declara a ”Capital Estadual do Filó”.

PR 16 2016, da Comissão de Ética Parlamentar, que declara a perda do mandato parlamentar do Deputado Mário Jardel Almeida Ribeiro.

PR 1 2015, de Manuela d´Ávila (PCdoB), que dá nova redação ao parágrafo 1º do artigo 23 da Resolução nº. 2.288, de 18 de janeiro de 1991, que dispõe sobre o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Este último é assaz importante:

Art. 1º O parágrafo 1º do artigo 23 da Resolução nº. 2.288, de 18 de janeiro de 1991, que dispõe
sobre o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 23 [...]
§ 1º - Na constituição da Mesa é assegurada, tanto quanto possível, os critérios de representação pluripartidária e proporcionalidade, dos partidos integrantes desta Casa, bem como a representação
proporcional de gênero, assegurando, ao menos, uma vaga para cada sexo.”

-
Para terem ideia do que isso significa, refiro-me a apenas um dado:

Nova York agora reconhece 31 diferentes tipos de gênero




--



na real 2



Do jornalista Irineu Guarnier Filho:

Se Dilma tivesse tido o bom senso e a coragem de limitar os gastos do seu governo, a economia não teria despencado pra recessão, ela não precisaria ter "pedalado", e provavelmente ainda seria "presidenta".
A oposição sabe disso. Por isso, combate com tanta raiva a PEC dos Gastos Públicos, do Temer. O medo da oposição não é o "mal" que a PEC 241/2016 possa causar à população (até porque sabe que a Saúde e a Educação não sofrerão cortes). Quem roubou o dinheirinho dos aposentados e saqueou os fundos de pensão dos funcionários públicos não se preocupa com isso...
O medo da oposição é justamente que a PEC recoloque as finanças do país em ordem, a economia volte a crescer e Temer se consagre por isso. Para a oposição, de olho em 2018, a melhor alternativa é o desastre. Em tempo: torço para que os gastos públicos venham a ser limitados e o país saia da recessão - embora tenha votado "Fora Temer" em 2014.



--




mídia 2



Não me deixem sozinho!!
ISTO É UMA CONVOCAÇÃO!!!







--



vinhos e afins



"Brasil está no centro das atenções"


“2016  tem sido um ano notável no Brasil por razões esportivas, políticas e ambientais óbvias. Mas também será considerado um período histórico para os vinicultores nacionais”.
Esse é o início de uma reportagem da edição deste mês da Decanter Magazine. A publicação britânica, uma das mais prestigiadas do segmento vinícola mundial, discorre por quatro páginas sobre a produção brasileira de vinhos, não economizando em adjetivos positivos.
O ponto de partida da matéria é o desempenho dos rótulos verde-amarelos no Decanter World WineAward (DWWA) deste ano, no qual as vinícolas brasileiras arremataram três ouros, de um total de 25 condecorações.
“Estou surpreso e embevecido pelo crescimento e magnitude do sucesso brasileiro no DWWA deste ano”, declara Paul Medder, o autor da reportagem. “Enquanto esse vasto e populoso país ainda procura por seus melhores terroirs e um estilo de vinho brasileiro particular, o progresso e o reconhecimento estão vindo consistentes e rapidamente”, complementa.
Medder atuou por dois anos no Brasil como sommelier do restaurante Aprazível, no Rio de Janeiro, onde recebeu várias premiações pela carta de vinhos. “Um dos poucos restaurantes a apostar nos vinhos locais, em um país onde a maioria dos estabelecimentos ainda privilegia os importados”, observa ele.
-
Em 2013, quando retornava ao Reino Unido, a convite do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Medder participou de uma presstrip para conhecer in loco a produção vinícola brasileira. Em fevereiro, um novo grupo de três jornalistas da Decanter – entre eles o Master ofWine Peter Richards, responsável dentro da publicação pelos mercados do Chile e Brasil – esteve na Serra Gaúcha em uma ação feita em parceria pela instituição inglesa WSET (Wine&SpiritEducationTrust), representada pela escola Enocultura e o Ibravin.
“O destaque dado pela Decanter é muito importante para posicionar o Brasil no mercado internacional como um país produtor de vinhos e espumantes de alta qualidade. Isso ajudará no nosso trabalho de promoção no Exterior realizado por meio de ações do Winesof Brasil”, conclui o gerente de promoção do Ibravin, Diego Bertolini, referindo-se ao projeto realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), no qual 30 vinícolas fazem parte.



--



mídia 3






INACREDITÁVEL! - A Banca da Praça da Alfândega, Porto Alegre, vai voltar. Logo!
A informação é do jornalista Ayres Cerutti.
-
ANTENADOS - Recebo: Escuta o programa Antenados, 13h, na Band.
O programa é bom, tem informação e humor.
Preste atenção na risada do Paulo Brito.
Ninguém supera essa risada.
Se alguém começa a contar uma piada ele ri desde o início, como aconteceu quando o Cláudio Duarte contou a piada de saideira do programa.
Injustiça ele não ter vencido a tua enquete.
Aliás, o Antenados é uma boa alternativa ao Sala.
-
PASSARALHO - Pesquisa do jornalista Antonio Goulart:  Te lembras que tempos atrás andavas atrás da origem da palavra passaralho? Acabo de encontrar uma explicação que deve ser a verdadeira. Num livro que está para ser lançado em novembro (Enquanto Houver Champanhe Há Esperança: Uma Biografia de Zózimo Barroso do Amaral), que a revista Piauí deste mês publica um capítulo, aparece esta história:
O jornalista Joaquim Campelo, um dos assistentes de Aurélio Buarque de Holanda na confecção deu famoso dicionário, numa conversa com o colega Jorge Cabral, num bar do Flamengo, em 1973, comentava a saída de Alberto Dines do JB. Não se sabe como surgiu a palavra "pássaro" e, em seguida, "passaralho", como sinônimo de demissão em massa. O neologismo foi incluído nas edições posteriores do dicionário (na primeira, de 1971, não aparece).
Pelo que li na revista, a biografia do Zózimo é deliciosa, conta histórias incríveis acontecidas na redação do JB, entre outras coisas.
-


NOVIDADE - Yasmine Santos é a mais nova integrante da equipe de repórteres da TV Record RS. Com passagem pela RBSTV Cruz Alta e Pelotas, a jornalista somou experiência como editora, repórter e apresentadora.
Graduada em Jornalismo pela FAMECOS/PUCRS e com curso de radialismo pela OSCIP, a profissional também somou experiência internacional em uma breve passagem pela Guardian News & Media em Londres.
-
DO ROBERTO ANDRADE - Piloto da Azul, voo Curitiba-POA: "Bem vindos a esta fantástica experiência de voar da charmosa Curitiba para a capital do Universo, a única e exclusiva Porto Alegre!" Todos riram muito.
-
SEMANA DA CRIANÇA - Quase 5 mil crianças gaúchas vivem em abrigos. Muitas passam a infância e a juventude dentro de casas de acolhimento sem ter uma família. Enquanto isso, centenas de pretendentes aguardam a chance de adotar um filho. Diante da demora, muitas famílias vão para outros estados para conseguir adotar.
Uma série de matérias do SBT RS vai mostrar o caminho e quais são as dificuldades para adotar um filho no Estado e será apresentada a partir de hoje no SBT Rio Grande 2ª edição.
A repórter Bruna Ostermann percorreu abrigos, conversou com famílias, juízes e especialistas. "As crianças que estão nas instituições de acolhimento têm histórias de negligência e sofrimento. Sem referência, muitas não sabem que é possível ter uma família amorosa, um porto seguro de verdade", conta Bruna.
A coordenação da série adoção é de Leonardo Bonesso. O SBT Rio Grande 2ª edição, apresentado por Luciane Kohlmann, começa às 19h20min.




--




piadinha



Rapidinha do Paulo Motta


Conhecem a melô da gatinha tarada?
É assim, ó: 
- Me atirei no pau do gato-to-tô...



6 comentários:

  1. Semana passada o Fernando Vieira participou do programa do Paulo Sergio na TV Pampa e falou sobre o evento. Por certo os cretinos da Rede Baita $onegadora mais uma vez buscam iludir aos leitores dando a entender que somente eles existem. O reino desses bandidos tem por certo os dias contados e então veremos o barco deles afundar.

    ResponderExcluir
  2. Felizmente para mim, apesar de já ter dado 64 voltas ao redor do Sol, não sou um frequentador de serviços de atendimento médico. Por desconhecer, aceito a opinião negativa de quem conhece, a respeito do SUS.
    Mas quero aproveitar o ensejo da tua nota para contar que, em visita a parentes no RS, sofri o "ataque" de uma espécie de torcicolo infernal. Por três ou quatro dias, foi uma dor pequena, que aumento mas era suportável, até que no 1º de outubro ficou muito forte mas, por ser sábado resolvi esperar para procurar ajuda na 2ª feira. A coisa ficou feia a ponto de eu não conseguir dormir na noite para o dia 2 (domingo). Meu cunhado levou-me, então ao Posto de Atendimento Municipal 24 Horas, na RS-118 de Gravataí. Lá chegamos às 10:00h. Minha esposa foi ao guichê de atendimento, explicou a situação, abriram uma Ficha de Atendimento (mediram pressão, frequência cardíaca, temperatura) e mandaram esperar. Saguão cheio. Cerca de 30 pessoas esperando, a maioria com crianças. A dor maltratando. As pessoas sendo chamadas pelo nome.
    20 ou 30 minutos depois, fui chamado. E comecei a perceber o "outro lado" do SUS. Domingo, uma equipe de médicos e enfermeiros trabalhando com atenção e dedicação
    enfrentado os diversos tipos de problemas que as pessoas lhes trazem. Atendido por um médico, este me receitou alguma coisa com sua escrita indecifrável e lá fui eu ser medicado. Um enfermeiro parecendo um sargentão (sou militar) de pouca conversa me atendeu. Havia outras duas pessoas sendo medicadas e eu comecei a puxar assunto e vi que o enfermeiro só precisava que alguém o olhasse como pessoa e não como uma máquina de dar injeções para mudar seu aspecto. Contou que o Posto atende de 400 a 500 pessoas por dia, em feriados. Nos dias úteis há mais clientes. A maioria sem ser considerado urgência, que poderiam ser atendidos em Postos de Saúde, mas como estes não possuem boa estrutura em termos de pessoal, a população vai direto ao PAM. Me aplicou na veia o conteúdo de dois recipientes de soro com medicamentos (cerca de 40 min), mandou que eu esperasse uns dez minutos pois eu poderia ficar tonto em função do medicamento, e me levou de volta ao médico. Uma espera de cerca de dez minutos, o médico indagou algumas coisas (a dor já havia diminuído), receitou mais dois medicamentos e me despachou. Por volta das 13:00h, isto é, em três horas, saí medicado, com meu problema parcialmente resolvido e achando que o atendimento foi Excelente!
    Como escrevi no início, quero aproveitar o ensejo, abusando da liberdade que dás aos teus leitores, para repetir uma frase do Enfermeiro: "a maior dor do mundo, é a nossa!" Sempre que alguém procura ajuda médica, está sofrendo e para essa pessoa, a sua é a maior dor do mundo. Assim ele me explicou o porque dos bons profissionais de saúde se obrigarem a tratar a todos com paciência e dedicação.
    Para finalizar, gostaria de deixar meu agradecimento a Equipe que me atendeu e aliviou meu sofrimento da "maior dor do mundo": sra Natália Assis, Atendente, sra Daiane, que realizou a "triagem" e o Dr Daniel Schier. Infelizmente não tenho o nome do Enfermeiro que me atendeu, mas se ele tiver notícia desta nota, saberá que lhe sou muito grato.
    Parabéns ao pessoal do PAM 24 Horas da Rua Brasil, em Gravataí. O SUS, em geral, pode ser ruim, mas vocês fazem a diferença!

    Garivaldino Ferraz
    Brasília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sr. FERRAZ creio que a equipe que lê atendeu cumpriu seus requisitos como o fazem todos os funcionários do Gravataí 24 horas mas como morador da cidade lê adianto que tem pacientes que passam mais de 6 horas para atendimento e só não existir urgência urgentissima e 30 pessoas a esperar atendimento seria como o beira rio vazio ali no 24 ,horas a média e de 100 pessoas no rotativo além de falta de medicação e materiais para procedimentos.
      Faço estas colocações por sentir na carne o tempo de espera ( o atendimento e perfeito e profissional a espera infernal) e se reclamar da demora logo aparecem os guardas municipais com cara de mala leche paracendo intimidação.outra da saúde em Gravataí e a constante falta de medicamentos essenciais.
      Fico contente que sua pessoa tenha saído do município contente mas nos munícipes do diário sabemos do sofrimento que passamos.

      Excluir
  3. Absolutamente correta a observação desse leitor. Eu mesmo já afirmei no meu blog e igualmente comentei aqui que em dezembro passado fui atendido no Hospital de Osório e depois removido pelo SAMU aqui para Tramandaí onde resido para ser submetido a um exame de imagem vez que a médica que me atendeu suspeitava tivesse tido um AVC. Tudo pelo SUS e tratado como se fosse um particular. Assim é o SUS e digo mais e o que poucos sabem. Os mais abastados compram planos de saúde como da tal UNIMED que penso seja caso de POLÍCIA. Quando vítimas de acidentes em rodovias são socorridos pela SAMU e levados um hospital onde são atendidos pelo SUS. Depois de recuperados e por mal informados elogiam o plano de saúde. O que eles não sabem é que ainda o atendimento prestado pelo SUS em emergências ainda não é COBRADO DOS PLANOS DE SAÚDE. Dilma desejava cobrar, mas foi derrubada antes.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai jorge, que pena que a anta se foi.
      Eu morro e não vejo tudo mesmo....

      Excluir
    2. Jorge, o SUS é bom, mas só depois que tu entras no sistema. O diabo é tu conseguires acesso. Tem casos, inúmeros, de pessoas que ficam meses esperando por uma vaga. Dependendo do caso, morrem na fila. Dou-te o meu depoimento pessoal: meu falecido sogro teve um problema (que depois descobrimos ser câncer) no estômago. Por boa relação aqui em Taquari, conseguimos acesso ao Hospital Santa Casa de POA, primeiríssimo mundo nesta área. Nada, absolutamente nada a reclamar em relação ao atendimento, ao respeito e carinho dos servidores, tudo excelente. O problema, amigão, é o acesso.
      No teu caso, funcionário público aposentado, tu não usas o IPE? Pra mim, funciona maravilha!

      Excluir