Quinta, '22 de dezembro de 2016


PRÊMIO PRESS - JORNALISTA DE WEB 2016 - JL PRÉVIDI





Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










modernidade


Pessoas idosas estão cada vez mais aderindo à maconha, diz estudo






Se os seus pais e avós estiverem com os olhos avermelhados e rindo sozinhos ultimamente, talvez não seja motivo para preocupação. Provavelmente, está tudo certo com a saúde deles e eles estão só aproveitando a vida para fumar uns baseados ocasionalmente – e não são os únicos. 
-
É o que mostra um estudo recente publicado pela Society for the Study of Addiction, que sugere que o consumo de maconha aumentou bastante entre maiores de 50 anos. Na verdade, o número de pessoas que resolveu fumar um entre os 50 e os 64 anos cresceu apenas 57,8%. O número é pequeno quando comparado com o crescimento do consumo entre os considerados idosos, aquelas pessoas com mais de 65 anos: nesse caso, o aumento foi de impressionantes 250%!
-
A pesquisa examinou dados coletados entre 2006 e 2013 pela National Survey on Drug Use, nos Estados Unidos, para chegar a essa conclusão. E, como já dava para imaginar, a maior parte dos participantes não teve sua primeira experiência com maconha depois de grandinhos  – afinal, essa galera era adolescente nos anos 60 e 70…
O interessante é que a maior parte das pessoas entrevistadas também se mostrou bastante aberta ao uso da substância: 85,3% disseram que não veem nenhum risco em fumar mensalmente, enquanto 79% acreditam não haver problemas em fazer uso semanal da droga. Apesar disso, mesmo com o aumento, os números de velhinhos maconheiros não são tão grandes assim: apenas 1,4% daqueles maiores de 64 anos fumaram maconha no último ano, enquanto 7,1% das pessoas com idades entre 50 e 64 anos afirmam ter acendido um baseado nos últimos 12 meses.



--



brasil


Nova lei das drogas


A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta quarta-feira (14) relatório do senador Lasier Martins (PDT/RS) favorável ao PLC 37/2013 – que prevê medidas mais precisas de combate e controle das drogas no país. O projeto traz como novidade ações de tratamento aos usuários com foco na reinserção social.
            De autoria do deputado Osmar Terra (PMDB/RS), a matéria reformula o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (Sisnad). Em seu relatório, Lasier manteve a essência do projeto que veio da Câmara dos Deputados ao preservar critérios para internação de usuários e valorizar o papel das comunidades terapêuticas no tratamento de dependentes químicos
Em sua proposta, o senador rejeitou questões polêmicas, que haviam sido adotadas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Ou seja, retirou mudanças feitas no critério de distinção entre traficante e usuário: o relatório da CCJ estabelecia que consumidor era aquele que tivesse consigo drogas para consumo por até 5 dias, o que poderia incentivar o aumento do tráfico em pequena escala.  Agora, permanece o mesmo critério da lei atual, que faz essa diferenciação a partir de cada caso concreto, conforme analisado pelo juiz.
“Minha intenção ao rejeitar as alterações feitas na lei pela CCJ do Senado foi a de evitar a disseminação de pequenos traficantes, que seriam tratados como consumidores”, observou Lasier.
O parlamentar também eliminou pontos problemáticos no texto proposto, como o caso da criação de despesas para estados e municípios que deveriam ser destinados a criação obrigatória de conselhos de políticas sobre drogas – o que seria inconstitucional ao onerar outros entes da Federação.  Além disso, excluiu vários aspectos penais previstos no projeto que perderam o sentido porque já foram suprimidos ou alterados por outras leis mais novas.
-
Alguns pontos previsto no projeto:
- Define comunidades terapêuticas acolhedoras – com ofertas de terapias que visem a abstinência de usuários e dependentes e sua participação no Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas
- Estabelece dois tipos de internação, voluntária e involuntário, do dependente de drogas.
- Estipula que estabelecimentos de qualquer natureza poderão ofertar vagas de aprendizes a adolescentes usuários.

- Estimula a contratação e a oferta de empregos para usuários em recuperação.



3 comentários:

  1. Não é adesão. São os jovens maconheiros que ficaram velhos rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Penta Prévidi,

    Minha solidariedade com o amigo. A vida, quando começamos a envelhecer, nos traz bônus e ônus. Minha sogra, 83 anos, está com o mesmo problema que tu. Só que ela demorou para descobrir e procurar recursos médicos, tomou as tais injeções, melhorou um pouco - ou estabilizou. Por tudo que li sobre o tal decrepitude ocular, como tu procuraste recurso em tempo, e a medicina está um espetáculo ( pero mui cara!), tu rasparas teus bolsos, mas ficará bom. Tens a minha sincera torcida.
    (Prévidi, às vezes em que ouso brincar com a minha esposa sobre me separar dela, ela, de pronto, repta: te corto o Plano do IPE; murcho e me calo na hora!

    O Esfera Pública, tanto pelo Juremir quanto pela Taline, é um programa marcadamente de esquerda, petista, pesolista, qualquer coisa (e aqui coisa tem sentido de coisa mesmo) contra a racionalidade na política. Hoje, na primeira hora do programa, ele entrevistou o prefeito de Canoas, Sr. Jairo Jorge. Mesmo que o prefeito seja já candidato ao governo em 2018, PDT, ele não poupou criticas às ações (necessárias) do governo. Criticou, não direto, mas sim vicariamente, transversalmente. Ele sabe que poderá até mesmo ganhar a eleição, mas, se não passarem estas medidas, não terá governo para governar, terá somente o caos. Portanto, o bom-senso nos diria que ele deveria apoiar o plano na sua totalidade, não tergiversar sobre o mesmo. (Ou será somente o medo de ser enquadrado pelo "poderoso" Lupi I, o Czar pedetista, o que enquadra, o que verga, o ex-dono de banca de revistas carioca que recebeu, pelas graças do tio Briza, a capitania pedetista?).
    Acho bom ele conversar, antes, com o outro Lupi, esse sim um político probo, sério, o Senador Lupi Martins.). Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Aguardo fotos das belas paisagens da praia... Abraço Feliz Natal!!! Hohoho!!

    ResponderExcluir