Sexta, 9 de dezembro de 2016


PRÊMIO PRESS - JORNALISTA DE WEB 2016 - JL PRÉVIDI





Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










porto alegre abandonada 1


FORTUNATI NÃO PAGA O 13º, MAS 
MANDA CCS AOS ESTADOS UNIDOS



Leiam isso:

(clica em cima que amplia)




Recebi esta print de um grupo de funcionários da Prefeitura de Porto Alegre, que estão ainda mais furibundos com o prefeito Fortunati. Com toda razão: os caras não vão receber o 13º salário e se deparam com um grupo de CCs embarcando para os Estados Unidos.
Será que vão dizer que viajaram sem diárias?
-
Um dos viajantes postou isso no Facebook:

Para aqueles que talvez estejam se questionando, o Creditworthiness Academy é uma assistência técnica em forma de treinamento para planejadores e técnicos em finanças municipais de países em desenvolvimento com o objetivo de desenvolver capacidade de facilitar investimentos privados em infraestrutura urbana. Creditworthiness Academy é patrocinado por um fundo fiduciário de multi doadores e entidades como The World Bank Group, Global Platform for Sustainable Cities e Rockefeller Foundation.
Por ser o um dos Vice-Diretores de Resiliência do “Desafio Porto Alegre Resiliente”, que faz parte do programa 100 Cidades Resilientes, da Fundação Rockefeller, que investe no desenvolvimento de cidades pelo mundo, fui convidado para participar com os custos da viagem cobertos pela Fundação americana, o treinamento não tem custo e não houve qualquer envolvimento financeiro de qualquer ordem da PMPA.
Por entender que o conteúdo precisa chegar aos servidores de POA, me comprometi a repassar o conteúdo, voluntariamente, aos técnicos de áreas relacionadas ao treinamento ao qual fui convidado a participar. Ressaltando que não sou e nunca fui funcionário nem CC da prefeitura.
-
Tudo bem, este viajou sem diárias e sem custo pra a Prefeitura.
E os 10 CCs?

-

Recebi um longo e desnecessário texto de Vagner Benites - Comunicação – Porto Alegre Resiliente sobre este post.
Bastaria que me informasse apenas isso: "...não tendo nenhum servidor público da Prefeitura da Capital viajado a Washington e, portanto, nenhum recurso gasto em viagem."
Pronto.
A informação que recebi, como está no post, é de funcionários da própria Prefeitura de Porto Alegre.

--



mídia especial


A PORRADA DO ANO!






RETIFICAÇÃO SOBRE A NOTA DO
SOPAPO QUE O PICARETA LEVOU

Ontem escrevi isso:

Repórter e coordenador de esportes de uma rádio e membro da diretoria da ACEG deu um soco na cara do produtor de um programa de rádio de debates com entendidos em futebol. Foi no fim do jogo. O produtor é chamado por números, deve ter vergonha do nome.
Caso foi registrado na Polícia.

Não foi na "zona mista" da Arena do Grêmio. Foi na rua.
Não apenas um "soco na cara". Foi "uma porrada muito bem dada, com o peso de três anos de sacanagens".
Não é "produtor", porque nem terminou o cursinho obrigatório para quem pretende ser radialista.
-
Na real, a porrada foi um presente para toda a crônica esportiva gaúcha. Como citei a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos - ACEG - conversei ontem com um dirigente.
Fiquei sabendo que o boçal que levou o sopapo não é jornalista ou radialista. Pudera, ninguém sabe o "grau de estudo" de um sujeito que tem vergonha do nome e se identifica com "uma letra e três números". Vai aos jogos da dupla Grenal apenas para provocar os verdadeiros jornalistas e radialistas das demais rádios que transmitem futebol - ele é bedel da "líder".
Ah, sim, não tem credencial de entidades - conseguiram uma para ele com a direção dos clubes.



-



cá entre nós


Já admirava o Cristiano Silva, coordenador de Esportes da Rádio Guaíba.
Agora, é um dos meus ídolos!



--



brasil



O Mestre João Gilberto Lucas Coelho escreve




Não me agridam: apenas leiam e pensem. Não precisam concordar, somente refletir um pouquinho. Não tenho a intenção de rebater, debater ou provocar reações. Inclusive sei que, a priori, a maioria não concorda. Apenas me sinto no dever de colocar questões para que sejam refletidas. Nada mais do que isso.
- O Presidencialismo, criado pelos Estados Unidos e adotado pela maioria dos países das Américas (sou parlamentarista, mas respeito a escolha majoritária pelo Presidencialismo e ele precisa ser aplicado com seus fundamentos), depende do que foi definido como “equipotência” dos Poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário): são igualmente poderosos e nessa igualdade de força e potência controlam,-se em favor do cidadão . Nenhum pode ser superior aos demais. Ou seja, o Judiciário não pode ser mais forte que o Legislativo ou o Executivo e vice-versa.
- A crise institucional recente, mediada pela decisão colegiada do STF, foi fruto de um gesto excessivo de um de seus membros que sozinho determinou em liminar o afastamento do Chefe de outro Poder, no caso o Presidente do Congresso Nacional e Chefe do Poder Legislativo (esqueçamos as pessoas e suas circunstâncias, lembremos que se trata do Presidente do Congresso Nacional). Derrubaria a “equipotência” entre os Poderes e desorganizaria o sistema.
- Há um crescente sentimento na mídia brasileira e dela para a sociedade que enfatiza a possível superioridade dos cargos resultantes de concursos públicos em relação aos cargos eleitos pelo povo. Falo de juízes, promotores, delegados de polícia em relação a governantes e legisladores em todos os níveis. Ouso perguntar: existe algum País no mundo onde a Chefia de Estado (monarcas, ´presidentes....), a Chefia do Governo (presidentes, ministros de estado, etc) ou o Legislativo (parlamentos, congressos, senados, câmaras, assembleias, etc) seja ocupado através de concurso público? Não. Absolutamente nenhum. Em geral são ocupados através de eleições, mas também por sucessão no caso da monarquia, ou até eventualmente através de golpes de estado, revoluções, confusões, mas nunca por concurso público! Será que o mundo milenar sabe menos do que nós, esta jovem, instável e hesitante república?
- Não há fórmula mágica nem salvador da pátria para sairmos das dificuldades nas quais nos metemos. Precisamos aprimorar nosso sistema de escolher representantes, mas não abrirmos mão da soberania popular e das instituições e mecanismos pelos quais ela se manifesta.
- Não devemos confundir eventuais ocupantes de funções com as instituições que representam. Um padre ou pastor ter abusado de uma criança não significa que sua Igreja seja criminosa. Um militar ter torturado não significa que a instituição Forças Armadas seja torturadora. Um parlamentar ter grave desvio de conduta não significa que o Parlamento seja corrupto.Um político não ser honesto ou competente, não pode comprometer a política como forma de uma sociedade organizar-se e buscar seus objetivos essenciais.



--



mídia


PARABÉNS - Recebo do ácido crítico Alfredo Silva:
Tu mereceste o prêmio Press, pois tens a coragem necessária para fazer a crítica isenta da mídia gaúcha, no teu blog. Quando tocas no nervo exposto de algumas "estrelas", elas se irritam, pois se acham acima do bem e do mal. Continua nos proporcionando informações exclusivas da imprensa gaúcha, além de nos proporcionar boas risadas. Do leitor atento cuja profissão é bem distante da mídia. Sou representante farmacêutico. Abraços, Alfredo Silva - silva.alfredo73@gmail.com
-
CONVERSA MOLE - Não tive mais do que dez minutos de paciência para ouvir o prefeito eleito de Porto Alegre. Magistrado Júnior é muito teórico para o meu gosto. E pior: quis mostrar uma paciência que não tem. Ridícula a sua nova maneira de destacar algumas palavras de uma frase.
-
FESTÃO - Vai ser na próxima terça, a partir das 20 horas, o lançamento da nova programação da TVU. Acontece no Grêmio Náutico União.
-
ROGÉRIO AMARAL - Virando o Jogo é o programa do RA na TVU - 55 da aberta e 11 da Net. Começa no dia 2 de janeiro, de segunda a sexta, das 13 às 14 horas.
-

Cleber Benvegnú: disseminar verdades

NÃO ME TROVA - O governo não combate a sonegação? O governador Sartori e os secretários também recebem o salário parcelado? O Zoológico de Sapucaia e o Jardim Botânico vão fechar? O governo tem dinheiro e parcela o salário por gosto? Acabar com os CCs resolve as finanças do Estado? Para responder essas e outras perguntas, a Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Estado criou o site naometrova.rs.gov.br.
A ideia é esclarecer boatos veiculados na internet, sobretudo nas redes sociais, e dúvidas levantadas pela mídia. “É mais um canal de interação, diálogo e esclarecimento entre o governo do Estado e as pessoas”, afirma o secretário de Comunicação, Cleber Benvegnú. “É uma conversa simples e direta, sem rodeios. Além de disseminar verdades, queremos desfazer inverdades”, acrescenta o secretário.
Para tanto, três etiquetas são utilizadas: “É trova”, “Te liga” e “É fato”. Elas qualificam todas as perguntas postadas na largada do site. A Secom pretende renovar os assuntos periodicamente, conforme estiverem em pauta nas redes sociais e na imprensa.
O nome “Não Me Trova” foi escolhido por ser uma expressão amplamente usada pelos gaúchos. “Este site encurta caminhos e esclarece a verdade. Aqui, estão os assuntos que te deixam com a pulga atrás da orelha. O ‘Não Me Trova’ fala de forma clara para que ninguém caia em conversa fiada”, diz o texto oficial do site, na aba “O que é”.
“Transparência é uma marca central do governo Sartori. Não vamos fugir de assuntos duvidosos, que exigem esclarecimento”, explica o secretário de Comunicação.
O layout foi desenvolvido pela Procergs pensando no uso nas redes sociais, em especial o compartilhamento do conteúdo com imagens leves e descontraídas. No site, há espaço para o visitante questionar o governo sobre alguma informação que esteja se propagando. “Não deixa que te passem a conversa, nem fica com a pulga atrás da orelha. Envia a tua dúvida. A gente responde”, diz o texto.



--



porto alegre abandonada 2


Viaduto Otávio Rocha, Centro de Porto Alegre


Este é um post de Mario Rossini, no Facebook:

Censo da população de rua sairá dia 15/12.
A última pesquisa sobre Moradores de Rua na Capital foi feita em 2011.Na época, Porto Alegre tinha 1.347 pessoas morando na rua.
Gehlen não revela qual o número atual, mas reconhece que essa população aumentou durante esse período.
"Pensávamos que não havia pessoas vivendo em ruas de bairros periféricos, mas não é verdade. Praticamente todos os bairros têm população de rua", afirmou o professor, o censo foi realizado pelos departamentos de Sociologia, Antropologia e Serviço Social da Ufrgs









--




governo


"Como é que vão demitir?"


Sobre a abertura de ontem, "SERÁ QUE NÃO DÁ PARA APROVEITAR ESSE PESSOAL QUE VAI SER DEMITIDO?", recebo de um leitor, o Tales, o seguinte texto:

Sobre tua postagem a respeito da demissão dos servidores públicos, e o reaproveitamento, lembro que haverá uma enxurrada de ações de reintegração. Provavelmente no caso da Corag o governo tenha êxito, pois é empresa. Nas fundações a coisa muda de figura. Fica bem clara a súmula 390 do TST, que apesar de não ser vinculante não dá margens para interpretação. Esse passivo trabalhista vai estourar na conta de algum governador dentro de alguns anos.

Estabilidade do empregado público

Súmula nº 390 do TST. Estabilidade. Art. 41 da CF/1988. Celetista. Administração direta, autárquica ou fundacional. Aplicabilidade. Empregado de empresa pública e sociedade de economia mista. Inaplicável

I - O servidor público celetista da administração direta, autárquica ou fundacional é beneficiário da estabilidade prevista no art. 41 da CF/88.
II - Ao empregado de empresa pública ou de sociedade de economia mista, ainda que admitido mediante aprovação em concurso público, não é garantida a estabilidade prevista no art. 41 da CF/88.

Aí alegarão que ele pode extinguir as fundações e coisa e tal. Pode. Não vai é desfazer o vínculo. Só por processo administrativo disciplinar ou por pedido do próprio servidor.



--



mídia memória


Detalhe para todos os nomes citados.
Nada parecido nas rádios hoje em dia


Do jornalista Claudio Moretto:

8 de dezembro de 1980.
John Lennon assassinado.
Correria e perplexidade na redação.
Maroni João da Silva editor do Correspondente, Marcelo Rech, Mary Mezzari e Luiz Paulo Daudt os redatores. Edição Extraordinária no ar.
Eu era o Editor do Chamada Geral com a apresentação do Bira Valdez. Mudamos a pauta do programa em minutos e fizemos um Especial.



--


solidariedade


Escreve o jornalista Clovis Heberle:


INSTITUTO ESPÍRITA DIAS DA CRUZ:
ONDE TODA A NOITE É NATAL






Esta cena se repete todos em todos fins de tarde, nos 85 anos de existência do albergue do Instituto Espírita Dias da Cruz. São homens e mulheres que não tem onde dormir, estão cansados e famintos. Seja qual for a razão ou o tempo que necessitarão do abrigo, serão recebidos com um banho, jantar, uma cama e, no dia seguinte, café da manhã.
Nestas mais de oito décadas de funcionamento, só uma vez, no final de 2009, o albergue, assim como a creche que atende filhos de famílias carentes, esteve na iminência de fechar.
O Instituto acumulava uma dívida de R$ 90.413,00. A diretoria decidiu apelar para o colunista Paulo Sant'Ana: mandou uma carta relatando o drama que a instituição vivia, e as consequências do fechamento do abrigo para tantas pessoas que tem ali um último recurso para se alimentar não passar a noite na rua.
Sant'Ana publicou a carta em sua coluna no jornal Zero Hora e fez um apelo pedindo ajuda. "Em dois meses a dívida estava paga", conta Eder Cardoso, que naquele ano assumira a direção financeira do Instituto.
Contabilista, Eder reorganizou as finanças e depois, como presidente, comandou a reestruturação do Dias da Cruz.
Para sustentar o abrigo e a creche foram criadas várias formas de contribuição, como os carnês para pagamento com código de barras e depósitos com transferências eletrônicas.
Neste final de ano, o Dias da Cruz, assim como todas as entidades que necessitam de doações para manter suas atividades, está novamente precisando de auxílio, reflexo da situação difícil por que passa o Estado e o país.  Qualquer doação é valiosa e será aproveitada na manutenção do abrigo e da creche ou para a venda no brechó: roupas, alimentos, material de limpeza e de higiene e tudo aquilo que não é mais usado e ainda tem utilidade.



--



fraude



Muita gente não bebe mais leite


Leia esta matéria:

Ao levantar a mão em gesto simbólico de aceitação, os mais de 300 agricultores concordaram com os encaminhamentos finais da audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa (CAPC), realizada na manhã desta quinta-feira (8) no Teatro Dante Barone do Palácio Farroupilha, para discutir a crise que atinge os produtores de leite do Rio Grande do Sul.
Proposta pelo deputado Elton Weber (PSB), o encontro reuniu oito deputados, três secretários de estado, representante da Secretaria Estadual da Fazenda e de dois Ministérios, prefeitos, vereadores e cerca de 30 entidades representativas do setor, apreensivos com o valor médio de referência ao produtor, que caiu 27,8% no Estado entre os meses de julho e outubro, de R$ 1,32 para R$ 0,95. Segundo Weber, após um aumento significativo, o preço do leite está em queda desde julho, fruto do aumento da captação no país, da alta importação do Uruguai, de custos mais caros e da hidratação da matéria-prima no Estado.

Só que não tocam no ponto principal: FRAUDE.
Foram tantas as denúncias de fraudes no leite e derivados que muitas pessoas pensam várias vezes antes de consumir. Até nos prosaicos pacotinhos de queijo ralado.
Tudo tem fraude.
Se combatessem, de verdade, a fraude a reabilitação do setor poderia ser mais rápida.
Mas combate realizado pelo próprio setor.



--



reflexão


Três pentacampeões


- Seleção brasileira de futebol - Copa do Mundo
- Grêmio - Copa do Brasil
- José Luiz Prévidi - Prêmio Press


--



piadinha



Do joselitomuller.com:


MST invade página de Tico Santa Cruz
por confundi-la com latifúndio improdutivo

FACEBOOK – Apoiador das lutas sociais em geral, dentre as quais aquelas encabeçadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o engajado rockeiro Tico Santa Cruz sentiu na pele o gostinho amargo da luta por um mundo melhor.
Ao acordar cedo para trabalhar, às 10 e 40 da manhã, Tico, que tem o hábito de postar conteúdo com escopo de conscientizar a população brasileira nas redes sociais, foi surpreendido com a invasão de sua página por integrante do MST.
“CONFUNDIMOS A PÁGINA COM UM LATIFÚNDIO IMPRODUTIVO”, DECLAROU JOÃO PEDRO STÉDILE, LÍDER DO MOVIMENTO, QUE PRONTAMENTE ORDENOU A DESOCUPAÇÃO QUANDO A SITUAÇÃO FOI ESCLARECIDA.



5 comentários:

  1. "Repórter e coordenador de esportes de uma rádio e membro da diretoria da ACEG".Com esta descrição, logo imaginei que fosse o
    Cristiano "Clorofila Boy" Silva.Mas e o nome, ou codinome, da pessoa que foi agraciada com o "contato físico", entre punho e bochecha, você não vai revelar?

    ResponderExcluir
  2. Aqui pelas bandas do Paranhana, seguimos bebendo leite e preparando iogurte natural. Desde que a Piá descontinuou o leite 12 dias, tivemos a sorte que a Dielat (nova denominação da extinta Cootal- Taquara) colocasse no mercado o seu Megamilk com uma qualidade que foi possível continuar com a nossa produção semanal de iogurte. Além disso é possível contar com o longa vida SóMilk, que a Dielat produz para a rede Rissul de supermercados.

    ResponderExcluir
  3. O leite passou a sofrer esse descredito desde que agentes do MP passaram a buscar promoção de sua instituição golpista já faz alguns anos. A POLÍCIA Judiciária, única constitucionalmente habilitada a investigar crimes pois é nela que está a única autoridade policial que é o DELEGADO DE POLÍCIA, já faz alguns anos soube que havia uma indústria localizada num pequeno município cortado pela BR-386, a Rodovia Governador Leonel de Moura Brizola. Diligências lá foram feitas e o proprietário da indústria assim como o químico foram presos. Na propriedade do então Vice Prefeito dessa cidadã foi localizada a quantia de UM MILHÃO DE LITROS já envasados em embalagem longa vida (papelão), sendo que isto tudo estava enterrado com o propósito de lograr a POLÍCIA.
    Desde então agentes do MP decidiram apropriar-se da investigação de eventuais fraudes no leito, mas em momento algum fizeram a sua obrigação ou destinação que é FISCALIZAR o cumprimento da lei. As fatias vendidas pelo Governo Britto/Sartori lá no passado da CEEE nunca investiram em rede de alta tensão para levar aos produtores a energia necessária ao resfriamento do leite, pois 110V é pouco. Produtores na ânsia de sobreviver passaram então a 'batizar’ o leite com conservantes químicos. Muito mais interessante à projeção do MO como instituição era e é perseguir produtores de leite.
    Em 2013 o mesmo MP em todos os quadrantes do país onde havia badernas colocava na rua gente com cartazes contra a PEC 37 e o de boa memória sabem disto.
    Agora o MP através de um agente seu este lotado na PGR e assim como Edir Macedo, R. R. Soares que é cunhado do Macedo, um tal Apóstolo que já foi empregado do Macedo e tantos outros ditos religiosos inventou uma mudança na legislação e para tal colheu alguns milhões de assinaturas de gente que nem mesmo sabe o que assinou, como costuma ocorrer. Estão assim praticando um GOLPE pelo qual querem assumir a titularidade da INVESTIGAÇÃO CRIMINAL, como se POLÍCIA fossem. Assim querem investigar e acusar, esta a verdadeira destinação do MP. Abram os olhos, pois isto é um GOLPE e se formos tolos logo adiante eles vão avançar um pouco mais e irão pretender julgar. Seria o tal barba, cabelo e bigode.
    Isto é um golpe nojento e espero que a cidadania pare de se deixar conduzir por eles, passando assim a pensar por conta própria.

    ResponderExcluir