Terça, 24 de janeiro de 2017


PRÊMIO PRESS - JORNALISTA DE WEB 2016 - JL PRÉVIDI






HORÁRIO DE VERÃO

Atualizado diariamente até às 10 horas.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










mídia


ROTINA DO AVIÃO DE TEORI
É O CAMINHO PARA O REPÓRTER
FUGIR DAS ESPECULAÇÕES






Do Blog do repórter Carlos Wagner - carloswagner.jor.br


Carlos Wagner, 65 anos, formado pela FABICO da UFRGS em 1982, tem 38 prêmios de reportagem, entre eles sete Essos Regionais, 17 livros publicados, um deles País Bandido, é considerado um dos 10 melhores jornalistas brasileiros. Se considera um caçador de histórias.


No jargão dos repórteres que trabalham com investigação é classificado como “pesadelo” o caso da morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), relator da Operação Lava-Jato, Teori Zavascki. Vejamos: a fila de suspeitos dá a volta em um quarteirão, todos engravatados, em um ambiente contaminado pela paixão política, onde impressiona o volume de informações duvidosas circulando nas redes sociais e nos noticiários. Soma-se a isso o enlouquecimento dos editores das redações trazido pela pressão dos concorrentes. O famoso bafo na nuca.
Este é o quadro. Nos 40 anos que faço matéria investigativa trabalhei diversas vezes em situações consideradas “pesadelo”. Aprendi alguns caminhos que vou compartilhar com os colegas. O primeiro mandamento: aumente grau de desconfiança com as informações vindas das “fontes confiáveis”, afinal elas também estão contaminadas pelo elevado volume de dados circulando.
Normalmente, o repórter começa a trabalhar apostando em mais de uma linha de investigação. Mas, neste tipo de caso o “bafo da nuca”, não pode se permitir a tal luxo. O caminho escolhido pelo repórter tem de garantir duas coisas: uma produção de novidades de curto prazo e um bom grau de confiabilidade da notícia que está publicando.
Dentro deste contexto, um dos caminhos é focar em aspectos já definidos na investigação, que ao seu entendimento seja fundamental na apuração dos fatos. No caso do ministro, um dos atores da cena do desastre é o avião – Prefixo PR- SOM, modelo Hawkere Beechnaft King Air C 90. A linha de investigação aqui não é o resultado da perícia, que não pode ser esquecido, mas deve demorar. E sim a rotina da aeronave. Temos que tratar como se fosse uma pessoa. O que aconteceu com ela nos últimos 30 dias. Saber por onde e com quem a bordo andou. Quem são os mecânicos responsáveis pela sua manutenção e o pessoal da limpeza. Onde ela fica estacionada quando está fora de trabalho. Saber se o lugar tem segurança ou não. Dar uma olhada no histórico dos últimos abastecimentos de combustível – ficar atento a quebra de rotina.
Se o avião foi sabotado ou não, uma investigação na rotina da aeronave tem grandes chances de esclarecer o caso. A morte do ministro, e de mais quatro pessoas que estavam na aeronave, me lembrou um filme chamado Dossiê Pelicano, que trata do assassinato de juízes da Suprema Corte dos Estados Unidos e dos candidatos que iriam substituí-los.
Segue o link para quem tiver o interesse de assisti-lo: https://www.youtube.com/watch?v=BrqugcBLttw.



--



reflexão


A LUA


Só  podia ser do jornalista Paulo Motta:


A lua queima lá no céu e nós aqui, assistindo nossos filhos caminharem sobre esse mundo que já conhecemos e tentamos fazê-los entender.
Difícil demais pra pobres mortais que nem nós, não é? Pois é.
Coisas que passamos e tentaremos, quase sem sucesso, fazê-los crer.
A rua escura, os caminhos complicados e amigos meninos que, alguns, nos acompanharão, outros ficarão perdidos pela vida maravilhosamente insana daqueles tempos do Alaska e da Libelu, na Esquina Maldita de uma Porto Alegre doida dos anos 70.
Crescemos, deixamos coisas pra trás e não esquecemos essas coisas. Isso é bom.
Tenho medo de amadurecer e deixar a criança que gostava do Fort Apache e o adolescente do colégio marista lá no sótão da alma, não posso!
Sou o resultado do meu passado, dos antigos amores e da minha infância. Descobri isso há pouco.
Tô ficando meio chato, né?
Beijão pra vocês.


--



DIÁRIO DO "PARAÍSO"


E aí, prefeitura? E aí, DAER?

Recebo:

Tem o Inferno Magister Beach.
Fotos da Av Itália em Balneário Pinhal em direção a Magistério. Motorista que tenta salvar o carro trafegando na contra mão, é impiedosamente multados pela BM.











--



fotografia





--



mídia 2



MAIS UM - Foi demitido ontem mais um funcionário da TV Record. Era câmera de estúdio. Fez críticas pelo Facebook à emissora.
-
ESTREIA - O extraordinário apresentador e humorista Rogério Forcolen também está na TVU. Vai apresentar uma atração de segundas às sexta, das 11h50min às 12h50min. Será o TVU Cidade.
-
ENCERROU O CICLO - Flávio Dal Pizzol está oficialmente fora da Rádio Guaíba. Briga feia. Tudo vai para a Justiça do Trabalho.
-
TV SESCON-RS - Informação do Nelson Dutra, gerente de Comunicação e Marketing:
 Na era da informação, empresa, entidade ou pessoa física que não se comunica tem grandes chances de ficar para trás. Pensando nisso, o SESCON-RS abre mais um canal de comunicação com a sociedade, ao criar a TV SESCON-RS. A partir de agora, uma equipe exclusiva da Iniciativa Cinema e Vídeo irá acompanhar os principais eventos e ações do sindicato patronal, registrando os principais momentos. O conteúdo já está disponível no novo canal de Youtube.
Para o Presidente Diogo Chamun, a criação da TV SESCON-RS é mais um meio de relacionamento com a sociedade. “Não adianta criarmos ações significativas em defesa de nossos representados e da sociedade e não comunicar. Hoje, com o advento das redes sociais, as empresas e entidades também realizam o papel de veículos de comunicação, assim como jornal, rádio, tv e portal de internet”, comenta. Segundo Chamun, é importante estar atento para a evolução tecnológica e das relações humanas e a comunicação é parte atingida nesse processo. O SESCON-RS é uma entidade de classe que representa mais de 20 mil empresas gaúchas do setor de serviços.
A TV SESCON-RS estará presente em eventos da entidade como Dia do Empresário Contábil, Declare Certo, Egescon e Carreteiro Tributário, além de ações de cunho político e de produtos e serviços. O resultado dessas coberturas será um vídeo com linguagem jornalística ou documental a ser exibido no canal do youtube. “Além de estar em sintonia com o nosso tempo, o audiovisual online é uma forma de comunicação dinâmica, viva, que fala com o público interno e externo. É também um documento histórico sem igual, motivação para o presente e inspiração para o futuro”, comenta Raquel Rosa, da Iniciativa Cinema e Vídeo. Segundo ela, a linha de comunicação do SESCON-RS é ágil e inovadora e a TV SESCON-RS vem completar este trabalho.
O primeiro vídeo do novo canal já está no ar. Confira a cobertura do Dia do Empresário Contábil no https://www.youtube.com/watch?v=L1hyY2oJE8g



--


perguntinha


Quando vão surgir, aqui no Brasil, adesivos para carro com o "Fora Trump!!"?


--



internacional


Escândalo: Donald Trump é acusado
de ter comido a própria mulher

Do Joselito Muller:

DISNEYLÂNDIA – Mais um escândalo sexual envolvendo o candidato republicano, Donald Trump, veio à tona na manhã de hoje.
Dessa vez o magnata é acusado de ter comido a própria esposa várias vezes ao longo da vida conjugal do casal.
A última vez teria sido no mês de janeiro deste ano.
Esse é mais um entre tantos escândalos sexuais envolvendo Trump, que já foi acusado de fazer comentários grosseiros sobre mulheres e de ter dado em cima da adversária, Hillary Clinton.
O ex-presidente Bill Clinton, esposo da candidata democrata, declarou que “a revelação é só mais uma evidência de que Trump não tem condições de ser presidente dos Estados Unidos”.
Corroborando com a opinião de Clinton, Mônica Lewinski chegou a declarar apoio a Hillary, qualificando Trump de “machista”.
Por outro lado, Trump recebeu mensagens de solidariedade de personalidades do mundo das artes e da política, tais como o ex-premier italiano Silvio Berlusconni e do artor Charlie Sheen.
Nossa reportagem tentou contato com a assessoria de Donald Trump, que não retornou nossas ligações, que foram feitas a cobrar.



--



piadinha






2 comentários:

  1. Nando Gross vai acabar sozinho na emissora..

    ResponderExcluir
  2. Depois de tirar todos os lobos velhos de lá, era óbvio que o dalpizzol seria o próximo. Uma pena o que o nando gross tá fazendo.

    ResponderExcluir