Terça, 18 de abril de 2017



Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu






Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.













Na real, em abril ainda
na semi-licença-saúde








semi-licença-saúde






SÓ POLÍTICOS? E OS GRUPOS DE COMUNICAÇÃO?
E OS JORNALISTAS QUE RECEBIAM MESADINHA?



Mino, Dilma e Mantega



Os donos de conglomerados de comunicação sempre foram muito próximos dos chefes de Estado, sejam presidentes ou ditadores. Roberto Marinho adorava sair em fotos ao lado dos generais. Chateaubriand mandava no Brasil. Silvio Santos foi o maior bajulador de governos. Breno Caldas e Maurício Sirotsky se articulavam bem, só que o segundo era muito mais esperto e não se achava o dono do RS.
E a maioria dos jornalistas e radialistas sempre adoraram estar ao lado dos que detinham o poder. Em Brasília era - e é - impressionante. No tempo dos milicos eram todos do estilo "abaixo a ditadura". Mas eram empregados da ditadura e estavam sempre nos eventos dos milicos. Dividir uma mesa com Delfin ou Jarbas Passarinho era o máximo! E o Andreazza e suas viagens pelo Brasil com chusmas de jornalistas.
...
Hoje não é diferente, mas os governantes são mais profissionais no aliciamento, até porque os empresários e os jornalistas e radialistas são mais afáveis. Mas não se enganem. Os jornalistas e radialistas de antigamente não se contentavam apenas em entrar cinema e estádios sem pagar. Tinham esquemas para compra de casas e carros. Tinham muita moleza. Neste século foi institucionalizada a mesada, de formas diferentes. 
Por exemplo, a CC. É uma mesadinha que ninguém pode criticar, porque legal. E a mesadinha propriamente dita. Grandes figuras do jornalismo - colunas - e do rádio - programação de músicas e atrações - recebem regiamente uma quantidade de dinheiro por mês, de acordo com  a sua importância.
...
No início desse século a Braskem, da Odebrecht, era mestre desse "trabalho". Alexandrino Alencar era o executivo da empresa E, SEM A MENOR DÚVIDA, o executivo mais badalado pelos gaúchos nos últimos 100 anos.
Era tão considerado que foi dirigente da Fiergs e da Federasul, duas entidades acima de qualquer suspeita. No governo Tarso Fernando participou do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
O "doutor Alexandrino" era homenageado toda semana pela sociedade gaúcha.
E ele retribuía patrocinando eventos e algumas publicações, além de distribuir mesadas.
Se comentava muito isso na época, mas só que não falavam em nomes.
Para terem uma ideia, adivinhe quem patrocinava o "Fronteiras do Pensamento", o evento mais tri-moderno realizado no RS?
O inventor do Fronteiras foi Fernando Schüler.
...
Contei no Facebook um  episódio que se passou comigo.
Eu não tinha como chegar na sumidade. Era blindado. Por duas vezes vieram me falar que ele, Alexandrino, era leitor do então site do Prévidi. Como ele era cadastrado para receber a news que enviava, mandei vários emails, inclusive pedindo cinco minutos para uma conversa. Queria um banner - afinal muita gente ganhava dinheiro com propaganda deles. Nada, jamais me respondeu. Por ser inexpressivo? Não sei, porque ele lia os meus escritos. Ou por ser inconfiável, sei lá.
...
Por enquanto, os delatores da Odebrecht centraram nos políticos. Quem sabe, por exigência dos promotores. Mas pintou uma denúncia consistente, admitida por quem recebeu a grana.
A Odebrecht deu três milhões de meio de reais para a revista Carta Capital, do lendário Mino Carta, em troca de páginas de publicidade e patrocínio de eventos. Segundo os delatores, a Odebrecht topou o "investimento" a partir de um pedido do então ministro Guido Mantega.
E os outros?
Tem uma delação envolvendo Diego Mainardi, de O Antagonista, mas morreu na casca.
...
QUERO SABER DO ALEXANDRINO A HISTÓRIA DAS MESADAS A JORNALISTAS E RADIALISTAS!
E AS GRANAS PARA PUBLICITÁRIOS!
E A EMPRESÁRIOS DE COMUNICAÇÃO!
QUEM SE HABILITA EM DESVENDAR ESTA HISTÓRIA?



-


TRÊS MUDERNIDADES - A partir de agora, a qualquer provocação, responderei apenas com palavras fashions.
Quando estiver sem saco, lasco apenas um:

EMPODERAMENTO DA CONCERTAÇÃO

Agora, as três fashions:

 FALSA DISJUNTIVA

ASSÉDIO MORAL ESTÉTICO

SORORIDADE

...
Exemplos:

- Ah, isso é uma falsa disjuntiva!

- Por favor, parem com este assédio moral estético!

- Sororidade pura!!



-


Salário de 8 mil reais
O FONSEQUINHA ATACA NOVAMENTE! - Lembram do Fonsequinha original? Alcides Fonseca elegeu-se deputado estadual pelo PDT, em 1982, quando Brizola venceu para o Governo do Rio. Fonsequinha achou que podia tudo e Brizola não bancava as suas loucuras. Não demorou muito: saiu do partido e se tornou oposição. Quem o acolheu? As organizações Globo. Uma nulidade, assinava artigos semanais em O Globo.
Fonsequinhas existem em todo Brasil, inclusive em Porto Alegre.
Todos desprezíveis.
O porto-alegrense é o Alexandre Leboutte da Fonseca, o nosso Fonsequinha.
É funcionário da TVE. É ARQUIVISTA PESQUISADOR.
Formado em jornalismo, exerceu a profissão raramente. No governo Tarso Fernando virou repórter da TV, numa passagem completamente inexpressiva. Nos demais governos, que não eram do PT, dedicou-se a torrar a paciência dos presidentes da TVE.
Um chato, bom aluno da escola original do Fonsequinha carioca.
...
Estava demorando para aparecer, agora, no Governo José Ivo.
Ontem, li isso no site do Sindicatos dos Jornalistas do PT no RS:

 O presidente da Fundação Piratini, Orestes de Andrade Jr., solicitou a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o jornalista Alexandre Leboutte da Fonseca. O pedido foi motivado após o servidor fazer um comentário em postagem do jornalista Juarez Fonseca, no dia 28 de março, sobre a extinção da Fundação e a demissão dos funcionários. Quatro colegas de trabalho que curtiram seu texto também foram incluídos no caso.
O PAD pode resultar em demissão por justa causa dos profissionais envolvidos.

(Não publico a "declaração" do presidente do Sindicato dos Jornalistas do PT no RS, na parte final da notícia, porque é um atentado a inteligência.)
...
Fui conferir o "comentário" do Fonsequinha. Chama o presidente da TVE, Orestes de Andrade Júnior, algumas vezes de mentiroso e sugere que alguém deve levar uma beirada nos 7 milhões de reais que serão captados através da Lei Rouanet. Um abobado. Quer ser posto na rua e virar vítima. Só que no PT vai ser difícil conseguir uma boquinha de arquivista pesquisador. Com a grana que ele ganha.
...
Conversei com o Orestes sobre mais essa presepada do Fonsequinha, com a anuência do Sindicato dos Jornalistas do PT no RS. Depois, ele me enviou o texto que está abaixo:

É uma pena que, mais uma vez, o Sindicato dos Jornalistas utilize sofismas nas suas manifestações públicas. Novamente sem ouvir o outro lado - incumbência básica do jornalismo. O fato é que o funcionário da Fundação Piratini atentou contra minha moral e contra minha honra, acusando-me, mais de uma vez, de mentiroso.
O servidor ainda arrola inverdades sobre a Associação de Amigos da Fundação Piratini, cita números equivocados e levanta a hipótese de que alguém estaria levando uma "beirada". Tais insinuações configuram irresponsabilidade pura.
São agressões e acusações graves e infundadas, que não podem ser confundidas com liberdade de expressão e nem admitidas em um Estado Democrático de Direito. Aliás, tais ofensas enquadram-se, em tese, no conceito dos crimes de calúnia e difamação, o que será avaliado pela esfera competente.
Na presidência da Fundação Piratini, mantenedora da TVE e da FM Cultura, tenho primado pelo estrito cumprimento dos princípios constitucionais e atuado na defesa do interesse público, contrariando, em muitos casos, interesses corporativos, partidários e ideológicos de alguns. Em respeito à minha família e à minha ilibada trajetória pessoal e profissional, não admito que a minha dignidade seja denegrida publicamente por quem quer que seja.
Serei sempre irredutível em defesa da minha honra. A liberdade de expressão precisa ser exercida com responsabilidade, observando o respeito mútuo. Por meio do PAD, procedimento legalmente previsto para apurar eventuais responsabilidades de servidores, com todas as garantias inerentes ao processo, o funcionário será ouvido e poderá apresentar sua defesa.
...
O arquivista pesquisador da TVE ganha mais de 8 mil reais por mês!!
Pelo menos é o que me informam.


-

BOBAGEM DA VEREADORA. OU SERÁ INUTILIDADE? - A Câmara dos Vereadores de Porto Alegre rejeitou ontem, por 14 votos a 11, proposta da vereadora Sofia Cavedon (PT) à Prefeitura que sugeria o tombamento da TVE e da Rádio FM Cultura como patrimônio cultural imaterial da cidade. Segundo Sofia, a ideia se baseava na Lei nº 9.570, de agosto de 2004, que rege o tombamento de bens imateriais na capital.
Em sua "brilhante" justificativa, a vereadora destacou que os veículos de comunicação administrados pela Fundação Piratini, mantida pelo governo estadual, fazem parte da memória afetiva dos porto-alegrenses e salientou que a indicação foi apresentada com o intuito de “salvaguardar o patrimônio cultural” de Porto Alegre e do RS. “A programação de ambos os veículos prima pela valorização dos bens constitutivos da nacionalidade brasileira, peculiaridades regionais e do folclore do estado”, expôs a parlamentar.

-

UOL: CAMPEÃO DE BOBAGENS!!



-

CONFUNDI - Quem estava entrevistando a torcida do Grêmio no domingo era a Kelly Costa.

-

VERGONHA VERMELHA - Escreve o jornalista Leonardo Meneghetti:
Seguindo o parecer do Conselho Fiscal, gestão Piffero teve as contas reprovadas pelo Conselho Deliberativo do clube - fato inédito!
Foram apontadas falhas graves em controles internos. Ou seja, mais um escândalo, uma vergonha.
Parabéns Vitório Piffero, Pedro Affatato, Luiz  Henrique Nuñez, Carlos Pellegrini, Alexandre Limeira e outros menos votados. Vocês conseguiram. Foram incompetentes também com o dinheiro do clube.
O que mais é preciso para que esta gestão seja anunciada como a pior da história do Inter?
Poderiam ter a grandeza (e a vergonha) ao menos de solicitarem a renúncia do Conselho Deliberativo do clube.

-

ESCÂNDALO NA SERRA - Uma guria muito bonita, natural de uma cidade da serra gaúcha, estava feliz da vida por ser uma das escolhidas (um título "de nobreza") para divulgar um dos maiores eventos  da região. Mas, ao mesmo tempo, estava triste porque seu namorado mora na Itália.
Não teve dúvida: num momento de solidão, gravou a sua mais caprichada masturbação e enviou para o amado.
Só que o canalha do namorado colocou o vídeo nas chamadas redes sociais.
Virou escândalo. Dos grandes!


-


A IDIOTICE DO MÊS - O guri se entregou para a Polícia e confessou o crime.


Adolescente suspeito de matar juiz responderá por homicídio duplamente qualificado

Polícia instaurou procedimento de apuração por ato infracional considerando que o motivo do crime — ciúme — foi fútil e o assassinato dificultou a defesa da vítima

-


piadinha






13 comentários:

  1. Olá Prévidi?
    Quando nossos jornalistas vão utilizar o termo correto em manchetes criminais? Leio que "suspeito" de assassinar juiz...
    O correto não seria "réu confesso"? Mesmo sendo "de menor"? Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Autor confesso sim. Réu somente depois de concluído o inquérito policial que a autoridade policial única, o Delegado de Polícia encaminha ao Magistrado e este remete o mesmo ao MP onde um de seus agentes também conhecidos como Promotores oferece a denúncia e se a mesma for aceita o Magistrado então pronuncia réu ao autor. Definir o autor de um crime de ‘SUSPEITO’ é algo que se pode admitir de parte do povão, mas jamais de um profissional de comunicação. Quando alguém nos meios de comunicação assim escreve por certo é BURRO mesmo.

      Excluir
    2. Obrigado pela reprimenda Jorge Loeffler. Data Vênia, na minha explanação utilizei erroneamente o termo "réu", sendo o correto "autor". Me lembra quando guri lá em Bagé eu e meu irmão assistindo um jogo do Guarany lá no Estrela Dalva; um senhor modesto sentado próximo a nós gritou para o jogador Valter: "Muito bem Valtre" e meu irmão querendo corrigi-lo saiu com esta: "Não é Valtre é Valtrer. Abraço

      Excluir
    3. Caro Marcio longe de mim a intenção de repreender a quem quer que seja. Como leitor de jornais fico irritado com essa redações que tem gente sem a mínima capacidade em elaborar um texto palatável aos que não são tão burros quanto esses redatores.

      Excluir
  2. E o vídeo da moça???
    Assistir a este vídeo é imprescindível para que nós leitores possamos emitir alguma opinião.

    Abç

    ResponderExcluir
  3. Caro Previdi como tens e sabes quase tudo entre os jornalistas "pregunto" O Orestes e de confiança entre os colegas da classe?

    ResponderExcluir
  4. Esse tal Leboutte está mais preocupado em manter o seu cargo e status sindical do que do que defender os reais interesses da TVE.

    ResponderExcluir
  5. Oi Prévidi.
    Falta mais uma palavrinha fashion para tua lista: pós-verdade

    ResponderExcluir
  6. Leitura obrigatória para começar a entender esta relação promiscua entre empreiteiras e o poder - ai inclui-se meios de comunicação - é O MINHA RAZÃO DE VIVER, a auto biografia de SAMUEL WAINER, o dono do ÚLTIMA HORA como deves saber. Lançado lá no inicio dos anos 80 não perdeu sua contemporaneidade. Vale a pena a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para aqueles (como eu) que consideram o presidente Getúlio Vargas um quase santo imaculado, um pecadilho do "Pai dos Pobres": nesse livro, apontado pelo Marcelo, há a clara descrição do opróbrio empréstimo de dinheiro público (Banco do Brasil) absolutamente sem garantias, ao grande jornalista SW que fundou uma rede de jornais que davam sustentação política a Getúlio, a "ultima Hora". Nuca foi pago um centavo da dívida!

      Excluir

    2. Prezado João Paulo penso que somente os que vivem do trabalho próprio (empregados) pagam impostos. Os ricos, os mesmos que estão dando cobertura àquele velho ridículo que desfila com sua exclusiva “cuidadora de idoso” não gostam e não pagam tributos. O que esses bandidos travestidos de empresários deixam de pagar é muito maior, muito maior mesmo do que a tal déficit de arrecadação da União, Estados e Municípios. Não bastasse isto ainda levam os ditos “incentivos fiscais” que na verdade são recursos deixados por todos nós no caixa dessas empresas que eles não recolhem e depois conseguem que Governadores e esse gringo caloteiro não é diferente dos demais concedam a eles a possibilidade de usarem esses valores no interesse próprio. Há uma empresa que deve cerca de 150 milhões em ICMS e vai conseguir ficar com tal valor para construir outra indústria na mesma região.
      Aqui na praia temos um mercado onde tanto o Prévidi quanto eu nos abastecemos e obviamente pagamos o ICMS na boca do caixa. Esse rico comerciante retém algo acima de SEISCENTOS MILHÕES DE REAIS de dinheiro colocado no caixa dele por nós. Logo ele irá conseguir transformar isto em incentivo fiscal. Ele tem a seu favor uma sobrinha que é deputada estadual o que fará com que o caso dele seja tratado certamente com maior carinho ainda, pois votos em nossa GRANDE CÂMARA ESTADUAL de vereadores, aquela localizada na Praça da Matriz. Assim as coisas funcionam e assim nosso dinheiro financia aos que tem mais e assim se tornam simpáticos a essa corja de políticos que temos, pois no ano vindouro eles irão buscar dinheiro às campanhas. Assim nós sempre pagamos tudo, tudo mesmo. E nosso eleitorado idiota vota e depois não fiscaliza aos que elegeu. Postei hoje no meu blog notícia de fato ocorrido na Câmara Municipal de nossa cidade, Tramandaí onde se vê forte presença de público. Nós elegemos essa gente e nós pagamos o SALÁRIO deles ao final de cada mês. Devemos lotar nossas Casas Legislativas e FISCALIZAR e esses aproveitadores e pilantras em sua quase totalidade.

      Excluir
  7. CONFUNDI - Quem estava entrevistando a torcida do Grêmio no domingo era a Kelly Costa.

    Não adianta! Velho vício dos jornalistas que passaram pelo grupo líder de comunicação. É difícil escrever ERREI.... KKKKK
    -

    ResponderExcluir
  8. Via Portal Transparencia Fundação Piratini..
    Função Arquivista Pesquisador 7.475,69

    ResponderExcluir