Terça, 2 de maio de 2017



Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu






Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.












Bom mesmo é estar em casa!!
Ou no Belmond Copacabana Palace.

Ou no Hotel Library de Nova Iorque.
Conrad?








semi-licença-saúde






ESTOU DE VOLTA!





Apesar da minha amiga, a médica Vanessa Pruss, ter me recomendado voltar à emergência da Santa Casa imediatamente não fiquei preocupado - "coisa de médico". Na real, eu estava encasquetado, tanto que mandei pra ela uma foto do meu precioso pé, que havia passado por uma cirurgia em fevereiro. Estava muito inchado e tinha conquistado um ponto preto na ponta do dedão do pé direito.
Na quarta, dia 26 de abril, saí cedo para a emergência da Santa Casa e como todo bom velhinho com uma pasta com tudo que é papel que acumulei da minha estadia no Hospital Santa Clara. É engraçado, todos que chegam lá tem uma pastinha e muitos chegam com a pastinha envolta em um saco plástico ou sacola de súper. Eu, não: mantive a dignidade e fui só com a pastinha e, como segurança, passei um elástico ou atílio em sua volta.
No primeiro atendimento, uma médica já me informa que a emergência estava mais do que lotada. E que eu tivesse paciência. Aí coloquei isso no |Facebook, pouco antes do meio-dia de quarta passada:

Blog do Prévidi
Hoje não tem atualização.
Licença-saúde.

Fui atendido no início da tarde por uma médica plantonista.
Gentilíssima, como todos, e me disse que iria me passar para um médico da cirurgia vascular.
Esperei mais algumas horas e me chamam.
Era o médico Gabriel, que já tinha me atendido antes, numa revisão da cirurgia, no mês passado.
Examina, tira fotos da joia, perguntas e mais perguntas.
Sai e volta com ar ainda mais sério.
- O melhor é te internar, para tomar os antibióticos na veia (não foi assim que ele disse, mas é isso) e vamos fazer um procedimento para tirar este sinal aí da ponta do dedão (também não foi assim que falou, mas era isso). Topas?
O que eu iria falar?
Antes das cinco da tarde postei novamente:

Blog do Prévidi - 2
Nesta semana fico fora do ar.
Pessoal da Santa Casa tava com saudade de mim.
Nesta quinta faço um pequeno procedimento. 
Tudo na paz. Vai ficar legal.
Eu já tô nas minhas orações - e na torcida!
Hahahha!!!!!!


Aí meus amigos, demorou um pouco e fui novamente chamado para iniciar os antibióticos.
Gente que não acabava mais. E isso que eles praticamente só atendem aqueles que já são pacientes do Complexo Santa Casa. Muitos, a maioria, do interior do Estado.
Chá de banco - não tinha como não ser.
No início de quinta, depois da uma da manhã, fui para o quarto.
Não estava cansado. Mais do que isso. Dormi e parecia que estava sonhando quando vinham verificar os sinais, essas coisas, trocar o antibiótico. Lá pelas seis da manhã não tem mais como dormir. As luzes são acesas para que o atendimento comece. E chega o café da manhã. Para mim e mais quatro.
Refeito, da maratona de quarta, postei:

Blog do Prévidi - LICENÇA-SAÚDE - 1
Fui dormir quase 2 dá manhã,, quando fui levado ao quarto. Logo depois, vieram me injetar antibióticos. Antes das seis, um vizinho liga o rádio numas músicas de gauchinho. Não tava ruim, fugiu do meu normal
Veio o médico Gabriel, que faria o procedimento aqui no Hospital Santa Clara, no Complexo Santa Casa. Não sabia a hora, porque não estava marcada.
Mas não demorou, me enfiaram um tipo de camisola e fui levado ao bloco cirúrgico.
Muito legal. Uma anestesia no pé e uma leve pra ficar meio abobado. Na maior parte fiquei batendo papo com o pessoal - mais com a anestesista Juliana
Fui pra sala de recuperação e agora estou de volta ao quarto, lépido.
Tudo deu certo!!! Uauuuu!!!!

__
Na chegada, veio uma enfermeira com papinho de que a tarde tem cotonete no fiofó, porque tinha no quarto um cara com uma poderosa bactéria. Eu fora, porque não convivi com ele. Hahahha!!!

Inicialmente, na sala de cirurgia, tive uma discussão de brincadeira com a anestesista. Olha só:
- Tava bom o soninho?
- Que soninho?
- O senhor dormiu e até roncou.
- Brincadeira tua. Não dormi nada. Estou bem acordado.
E eu só ouvia risadas e não conseguia ver o Gabriel trabalhando porque colocaram um pano tapando o que estava sendo feito.
Aí a Juliana volta.
- Vi na sua ficha que o senhor parou de fumar. Que legal!
- É, parei de fumar, de beber, de comer açúcar, tirei o sal do meu cardápio, não posso ir na beira da praia. Quer saber de uma coisa? Vou partir para novas experiências. Vou virar transexual!
Mais risadas.
Aí até o Gabriel terminar o procedimento foi só brincadeira e risadas. Quem estava o lado de fora deve ter estranhado.
Ao final, reclamei de sede. A Juliana molhou a minha boca com um algodão úmido.
- Viu como sou boazinha?
Fui para a sala de recuperação. Boca seca.
Estava meio cansado, acho que pelas risadas. Dormi.
Acordei quando já estava indo para o quarto.
À tarde me dediquei a conhecer os meus colegas. Só um de Porto Alegre. Os outros de São Jerônimo, Santa Cruz do Sul e Triunfo. Papo e mais papo. E eu no antibiótico.
...
Na sexta, um deles tinha um rádio grande e ficamos ouvindo o noticiário das rádios sobre a greve.
Consenso: não dava pra escutar, era muita bobagem. E eu nem disse que era jornalista, que tinha um blog que tratava de mídia. E eles gozando das bobagens ditas no ar. Como esta: "fecharam a avenida, mas o protesto é pacífico". Risadas, até que o dono do rádio colocou música.
E eu fui atualizar o meu diário:

Blog do Prévidi
LICENÇA-SAÚDE 2
Estou também em greve. Aliás tô em greve desde quarta.
Em plena recuperação, cumpanheirus de luta.
Médicos otimistas, mais do que eu. Domingo deverei deixar o Hospital Santa Clara com saudade. A mil, pronto para mais um feriado na segunda.
___
Sobre o cotonete no fiofó...
Nada de notícias sobre esta prática hospitalar, porque vocês ficam muito excitados.
___
Até terça, no Blog do Prévidi e eventualmente aqui.
Beijos!!!


Explico para quem não sabe o que é o "cotonete no fiofó".
Acontece que todo hospital sério se preocupa muito com as bactérias. No Santa Clara não é diferente.
Aí todos que entram para cirurgia ou outros procedimentos são investigados para que se tenha segurança que o sujeito não vai contaminar o ambiente. O exame mais simples é o do cotonete no fiofó. A ponta, com algodão, é que nem um cotonete que se compra numa farmácia. A haste é bem mais cumprida, porque se o infeliz tem um bundão gigantesco, um cotonete tradicional não faz o serviço. Tem uma haste de mais ou menos uns 20 centímetros.
Quando a enfermeira entra nos quartos e fala no tal exame, por mais sisuda que seja, as brincadeiras são inevitáveis.

Durante o período postei algumas observações. Como esta:

Na Santa Casa um baita exemplo
Hoje que me antenei. 
Vários funcionários do Hospital Santa Clara são haitianos. Não me preocupei em saber quem os contratou, mas estão, como os demais, uniformizados e trabalham sorrindo.
Hoje bati papo com o Jean, que está com a família em Porto Alegre. Gosta daqui. Só que se deu conta, como a imensa maioria dos brasileiros, que se trabalha "para comer e pagar aluguel". 
Vcs tinham que ver a cara de feliz do Jean. 
Legal se todos seguissem o exemplo da Santa Casa, né Ana Cassia Hennrich e Catia Bandeira?


No final de semana pude observar muito e pensar. Aliás, é o que se pode fazer num hospital, além de ser medicado e ter a vida controlada.
Conversei muito, também. Ouvi histórias impressionantes, de arrepiar.
E a cada nova história eu pensava: E eu ainda faço drama com o meu pé...
...
No domingo, depois da visita do médico Gabriel, escrevi:

Blog do Prévidi
LICENÇA - SAÚDE 3
Mudança de planos, até porque não sou eu quem faz os planos.
Hoje de manhã esteve aqui o meu médico, o fabuloso Gabriel, e não gostou do que viu. Meu pé ainda está inchado e quer ter certeza de que não é ainda uma infeção.
Aí fico o resto do feriadão aqui, no Hospital Santa Clara, dá Santa Casa, tomando antibióticos e sendo mimado.
___
Encontrei hoje a querida Lelei Teixeira. Estava visitando o Zé Walter, que está para ser operado. Hoje, antes do jogo, vou ver se o encontro.
___
Estou acumulando boas histórias para quando voltar a ativa
No celular não dá pra escrever muito.
___
Beijos e bom feriadão!!
Inter ou NH?


Bati um bom papo com o jornalista José Walter Castro Alves, uma figura maravilhosa que conheço há bastante tempo. Aguarda por lá para fazer uma cirurgia. Em altíssimo astral.
...
Assisti ao jogo do Inter com o NH numa microtelevisão no quarto. Só gremistas e eu, Botafogo e simpatizante do Internacional.. As TVs do Hospital ainda não chegaram nos tempos de HD. Hahaha!!!
...
Na segunda, der manhã cedo - as visitas médicas são sempre quando o dia está clareando - veio me ver uma médica muito simpática. Falamos tanto que nem perguntei o seu nome. Mas acho que é Rebeca. Disse que eu estava bem, o pé voltava a normalidade e que iria falar como Gabriel.
Quando estava fingindo que almoçava, ela aparece com a tal "baixa" - que, na verdade, é a receita dos remédios e o que devo fazer quando sair dali.

Blog do Prévidi
LICENÇA - SAÚDE 4
Deu zebra.
Meus médicos são surpreendentes.
Hoje recebi a visita de uma médica querida, olhou o meu pé, tal e coisa, e disse que eu sairia hoje ou amanhã.
Fiquei frio.
Quando estava almoçando ela voltou já com a receita dos antibióticos e o que tenho que fazer.
- Está liberado!
E eu estou em casa.
Uauuu!!!!
Beijos e bom feriado!!!


Claro que gostei de sair, porque é uma prova de que estou bem.
Mas se tivesse que ficar mais alguns dias, tudo bem.
...
Vou começar a escrever sobre estes dois períodos que fiquei no Hospital Santa Clara.
(O Zé Walter também está acumulando histórias)
Vou fazer esses relatos por aqui mesmo, para que as pessoas comecem a entender um pouco mais o que é o SUS. Olha, eu comecei a entender e digo com toda a certeza:

O SUS SERIA UMA MARAVILHA, EM TODO PAÍS, SE OS RECURSOS FOSSEM ADMINISTRADOS COMO SÃO NO COMPLEXO SANTA CASA.

Amanhã volto ao normal, com as postagens - quer dizer, em semi-licença-saúde.
...
Antes de encerrar.
O Gustavo Previdi e a Luciana Xuly acompanharam a minha estadia no Santa Clara do Uruguai - Punta e Montevidéu. Viajaram antes da minha internação. Para que matasse a saudade, me mandaram algumas fotos.
Numa, vocês vão "comprovar" que pôr do sol "lindo" só mesmo em Porto Alegre, com o esplendoro Guaíba ao fundo. Hahahaha!!!!










-


piadinha


Marido desconfiado

- Querida, estás em casa?
- Estou em casa, meu amor.
- Então liga o liquidificador.
- RRRRRRRRR!!!
Noutro dia:
- Querida, está em casa?
- Estou em casa, meu querido.
- Certeza?
- Sim!
- Então liga o liquidificador.
- RRRRRRRRR !!!
No dia seguinte, decide ir mais cedo para casa:
- Meu filho, cadê a mamãe?
- Não sei papai, ela saiu e levou o liquidificador!


Nenhum comentário:

Postar um comentário