Quarta, 21 de junho de 2017



Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu






Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.


















NOSTALGIA GAÚCHA:
QUANDO SE CHORAVA AO PARTIR...






O jornalista Vanderlei Cunha é um dos meus ídolos.
Assim como o Paulo Motta.
Quando escrevem sempre me lembro de fatos agradáveis.
Bah, muitas viagens de Constellation, do Rio para Porto Alegre e até para Montevidéu. Consta que uma das primeiras palavras que balbuciei foi "papas", de papas fritas que serviram num voo.

Em 1958, os céus do Rio Grande eram cruzados pelos Super Constellation da Varig e pela imagem da TV Piratini.
A Televisão experimentava sua infância no Rio Grande do Sul. A TV Piratini, Canal 5, pertencente aos Diários e Emissoras Associados, de Assis Chateaubriand, inaugurada naquele final de década, já movimentava sua grade de programação com atrações do centro do país. À exceção de algumas raras chanchadas e séries americanas como Papai Sabe Tudo e I Love Lucy, tudo era feito ao vivo. Ainda não havia o vídeo-tape e toda semana artistas do Rio ou de São Paulo – sempre transportados pelos aviões da Varig – , vinham apresentar musicais na telinha preta-e-branca infestada de ``fantasmas``.
O paulista Tito Madi, hoje com 87 anos, era um deles e fazia um programa semanal na TV Piratini. Mas, bem antes do advento da TV, Tito já se apresentava em Porto Alegre, cantando em programas de auditório das rádios Farroupilha e Gaúcha.
Conforme atesta a pesquisa estampada no próprio YouTube, a hoje clássica toada Gauchinha Bem-Querer foi composta por volta de 1956, quando Tito ``participou de festejos promovidos pela Rádio Farroupilha de Porto Alegre.``
Também no ar desde então, Gauchinha Bem –Querer enlaçou Tito Madi conosco para sempre. Linda como laranja de amostra, é outra dessas músicas que fizeram, fazem e sempre farão minha cabeça.
Abaixo, links para três versões desta preciosidade: a original, com o autor; a do lendário Conjunto Farroupilha; a mais recente, com os manos Kleiton & Kledir

https://www.youtube.com/watch?v=FYMHizlUEhc
https://www.youtube.com/watch?v=OW395RZsJaI
https://www.youtube.com/watch?v=ManMumcVp3Y

...

O post do Vandrelei é no Facebook.
Nos comentários ele fez outras observações:

O Grande Show Wallig, nas noites de domingo, com Luiz Vieira. E também víamos Gladys e Seus Bichinhos (com a paulista Gladys Mesquita Ribeiro, que contava histórias e ia desenhando os personagens). O Alô, Doçura, com o então casal John Herbert e Eva Wilma; O Circo do Carequinha, com o próprio, Fred, Zumbi e Meio-Quilo, conforme muito bem lembra o Lucio Merg. Tudo isso absolutamente AO VIVO, pois vídeo-tape nem pensar!...


Sampaulo era um craque! Desenhava atrás de uma tela, sem aparecer...



-


O NERVOZINHO DE BRASÍLIA - O chefe do Escritório do RS em Brasília, Otaviano Fonseca. bloqueou no Twitter o jornalista Gustavo Mota, um dos governistas que mais se expõe nas redes sociais em defesa do Governo José Ivo.
Motivo? Divergências no futebol. Acreditem.
Otaviano fez duas postagens ironizando o Grêmio. Numa comemora que a campanha do Juventude é melhor. E noutra , indaga se o Grêmio, na partida de 3 a 3, com Cruzeiro, teve dificuldade ou soberba.
Gustavo, como bom gremista, respondeu as duas cornetas. Não compara desempenho de B com o de A e escreveu que "só tu não viu a melhor partida do campeonato brasileiro.Toda a crônica esportiva brasileira viu".
Resultado: levou block, mas não deixou barato. Lamentou a falta de equilíbrio e espirito democrático do chefe do Escritório do RS em Brasília.

(clica em cima que amplia)





-


Foto de Andréa Graiz
DUDA E GALLÓ JUNTOS - As particularidades e os desafios da governança corporativa no Brasil conduziram o debate entre o presidente da RBS Duda Melzer e o presidente das Lojas Renner, José Galló, durante lançamento do livro “A caixa-preta da governança”, de Sandra Guerra, na Livraria Cultura, em Porto Alegre, na última segunda, dia 19.
No painel “Uma viagem pelo mundo comportamental dos conselhos. A visão privilegiada de experientes navegadores”, os executivos falaram sobre suas visões e percepções a respeito do papel e das atribuições do conselho de administração das empresas. O encontro foi organizado pela PricewaterhouseCoopers (PwC).
Duda, que no ano passado passou a responder pelo Conselho de Administração da RBS, comentou sobre o processo de sucessão na RBS e sua relação com a gestão e o atual CEO, Claudio Toigo Filho, além dos aspectos que envolvem a administração de uma empresa familiar.
- Nós enxergamos muito valor na governança profissional e estruturada, como forma de organizar todos os territórios da gestão e da sociedade da empresa e suas interconexões.  A boa governança é um grande aliado na perspectiva de crescimento das companhias, ajudando a buscar a sustentabilidade e garantir uma visão de longo prazo.
...
Consultora e conselheira há mais de 20 anos, Sandra participou da fundação do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) em 1995 e foi presidente de seu conselho por quatro anos. A obra, da editora Best Business, tem como base uma pesquisa realizada com 102 conselheiros brasileiros. Da amostra, a maioria possui mais de dez anos de experiência no papel e atua em dois ou mais colegiados, e cerca de metade têm como principal atuação a de membro independente.
Para a especialista, a função de um conselho divide-se em três categorias: direcionar a estratégia, controlar e monitorar a empresa, atuando como supervisor da gestão de risco e como "motor" da governança corporativa, e aconselhar a gestão da companhia.


-


PALESTRA - Nesta sexta, dia 23, o SBT RS realiza a segunda palestra da nova temporada do Mural de Ideias do Jornalismo. O palestrante convidado será o editor-executivo do SBT Brasil, Sérgio Fernandes da Costa. O jornalista que teve a experiência de dirigir o Aqui Agora nos anos 90 vai falar sobre o jornalismo em TV atualmente e também dar uma oficina de texto para os colaboradores da redação do SBT RS.
Sérgio FC, como é conhecido nas redações, começou a carreira como editor de texto na Rede Globo Oeste Paulista, passou pela TV Cultura-SP, integrou a equipe do Jornal Nacional, no Rio de Janeiro e também comandou jornais da Rede TV!  e da Record, onde exerceu também a função de gerente regional de Jornalismo nas praças de Florianópolis e Santos.
O circuito de encontros do Mural de Ideias do SBT RS acontece mensalmente e já teve debates sobre Política, Eleições, Meio ambiente, Mundo Digital e Noções jurídicas para jornalistas.  



-


ELES PERDERAM A NOÇÃO DO RIDÍCULO!! 1


SUSPEITO


...

NÃO SE DERAM AO TRABALHO DE CONTAR

Incêndio atinge pelo menos quatro lojas em Porto Alegre


...

SERÁ QUE ALGUÉM ENCONTROU?

ECONOMIA

Santa Catarina volta a perder postos de trabalho em maio, segundo Caged

...

FECHA COM CADEADO?

Caxias do Sul fecha 146 postos de trabalho em maio


...

NÃO TEM MAIS JEITO

O título da matéria:



                                                                                                                                                                       
Já no texto.... (veja na segunda linha)...


No Google:


Novilho:





Cordeiro (ou borrego):




-


ELES PERDERAM A NOÇÃO DO RIDÍCULO!! 2

Na "Rádio líder" um apresentador-sumidade - não é o pior apresentador do RS - resolveu inovar. Escuta uma propaganda do Governo do Estado e contesta. Como? Entrevistando as pessoas, envolvidas na propaganda, para desmoralizar o que é dito na peça publicitária.
Pra eles, isso deve ser "jornalismo investigativo".
Não coloco uma gravação porque é muito grotesco.


-


EXCLUSIVO! - Do jornalista Caco Belmonte:

Temer anuncia o retorno da LADA ao Brasil.


-


CURRÍCULO LEGAL! -  https://www.google.com.br/search?ei=wblJWajdBIjImQHp_5uwDw&q=kelly+matos+no+di%C3%A1rio+ga%C3%BAcho&oq=kelly+matos+no+di%C3%A1rio+ga%C3%BAcho&gs_l=mobile-gws-serp.3...27375.37024.0.37505.17.17.0.0.0.0.363.4075.2-16j1.17.0....0...1.1.64.mobile-gws-serp..0.14.3430...0j0i67k1j0i10k1j0i22i30k1j33i22i29i30k1j33i160k1.w6lwc9DR0lY&gws_rd=ssl


UAUUU! - Recebo do Leonardo Oliveira Contursi:
Fotografei essa peça rara em visita ao Castelo de Edimburgo, Escócia, ano passado. Bem baratinho...em Libras, mais os 50% de impostos por exceder a quota... uma pechincha.

(clica em cima que amplia)




-


O NOIVO É O BOZÓ DA RBS - Recebo de um funcionário do grupo midiático:

O estafeta do Bairrista, quando via o Nelson Sirotski, saía correndo ao seu encontro pedindo por crachás. O sonho do estafeta era ter um crachá da RBS. Ele era algo tipo o Bozó...
Chegava a ser vergonhosa a maneira como este cara assediava o Nelson nos corredores.



-



PRESENTEIE








-






-



PT DE TAQUARA - A vereadora Monica Facio tomou posse como Presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Taquara, durante ato festivo realizado na última sexta, dia 16. É a primeira vez que uma mulher assume o comando do partido no município. Ela é, também, a primeira parlamentar eleita para ocupar uma cadeira na Câmara dos Vereadores da cidade, em toda história do PT.
O jantar de posse da nova presidente do partido contou com a presença de personalidades importantes, como o ex-deputado e ex-presidente estadual do PT, Raul Pont; do deputado estadual Tarcísio Zimmermann; o ex-presidente do diretório municipal, João Ernesto Weber, além do representante da deputada Maria do Rosário, o ex-prefeito de Parobé Cláudio Silva.
Estiveram presentes, também, presidentes e representantes de partidos do município, de diversos diretórios da região e do litoral gaúcho, funcionários municipais, estaduais e federais, representantes de associações de moradores, de movimentos culturais, LGBT e juventude, além de músicos e artistas.A composição do partido em sua recente eleição em Taquara transcorreu em clima de unidade.
...
Apesar de jovem, Monica Juliana Facio é uma experiente militante e lutadora social, comprometida com as bases do partido no município e na região desde cedo. Mantém intenso diálogo com diretórios de outros partidos e personalidades progressistas e é intransigente na busca por avanços nas políticas que por anos foram marca registrada do PT.
“Somos um partido que não defende interesses, mas causas; todas aquelas que estão entre as necessidades maiores do povo brasileiro”, resumiu em seu discurso de posse. “Continuaremos dando as respostas que o povo busca na luta contra os ataques aos direitos conquistados e a retomada da agenda de avanços nas políticas econômicas, sociais, de redistribuição de renda e de redução da desigualdade”.


-


OS 78 ANOS DE CANOAS - Semana de Canoas celebra 78 anos com programação intensa
De hoje até o dia 27, a cidade é palco de atividades culturais, esportivas e cívicas, unindo bate-papos, homenagens, palestras e apresentações artísticas

Na Semana de Canoas o aniversário de 78 anos da cidade é comemorado com uma extensa programação, que passeia por ações cívicas, culturais, educativas, esportivas e de cidadania. São muitas as atividades organizadas pela Coordenadoria de Integração Institucional em parceria com a Secretaria da Cultura e do Turismo, que vão desde oficinas e bate-papos até apresentações de dança e shows para a comunidade.

Reconhecimento
O roteiro, que celebra a emancipação política de Canoas, tem abertura oficial com a outorga da Medalha Pinto Bandeira, entregue na Praça da Emancipação na quarta-feira (21), às 10h. “Essa é a honraria máxima concedida pelo município a personalidades que contribuíram significativamente com o desenvolvimento local”, explica secretário especial da Coordenadoria de Integração Institucional, Ivo Lech. Neste ano, serão agraciados Ricardo Vasques Kulpa, Irmão Norberto Luis Nesello e Edy Maria Soares Majewsky.

Artes Plásticas na Casa dos Rosa
Também na quarta-feira (21), a Casa dos Rosa (Victor Barreto, 2.750) abre as portas para o lançamento da exposição “Memórias”, de Claudio Cupertino, às 19h. Com curadoria de Cézar Prestes, a seleção de obras relata um pouco da trajetória do artista plástico e pode ser conferida pelo público a partir de 22 de junho, das 9h às 18h de terça à sexta-feira e das 14h às 18h aos sábados e domingos.

Vivenciando a Diversidade
Temas que permeiam o universo da diversidade étnica, racial, sociocultural, religiosa ou de gênero vão compor o primeiro Workshop de Vivências: Criar, Construir e Viver, que acontece na quinta-feira (22), das 13h30 às 18h, na Instituição Pestalozzi (Guilherme Schell, 6206). Na programação, rodas de conversa sobre a violência contra a mulher, palestras com rappers, dança cigana, vivência com grupos de idosos e ato inter-religioso.

I Fórum Criar, Construir e Viver
Na sexta-feira (23), Canoas é a anfitriã do primeiro Fórum Criar, Construir e Viver, que traz 14 doutores e pesquisadores em áreas ligadas à cidadania em um debate sobre identidade, igualdade e políticas para comunidades tradicionais, juventude, idosos, mulheres e pessoas com deficiência. O painel, promovido no Auditório Sady Schwitz (XV de Janeiro, 11), tem início às 17h. 

37º Aniversário do Centro Olímpico
Outro local que apaga as velinhas dentro da Semana de Canoas é o Centro Olímpico Municipal, que completa 37 anos no dia 24 de junho. Em ritmo de festa, o centro comemora a data com uma programação intensa durante a semana. O encerramento, no sábado (24), acontece das 9h às 17h e reúne partidas de futsal, handebol, vôlei, basquete e basquete em cadeira de rodas. Já os aulões, a partir das 9h45, incluem alongamento, zumba, forró, ritmos, funcional para adultos e crianças e até ginástica familiar. A agenda conta ainda com rodas de capoeira, performances de skate, jogos de canastra e pingue-pongue, avaliação física e homenagens.

33ª Feira do Livro de Canoas
Uma das atrações mais tradicionais da cidade lança sua 33ª edição dentro da Semana de Canoas. De 24 de junho a 8 de julho, a Praça da Bandeira se transforma no palco da Feira do Livro deste ano, que traz dezenas de escritores para conversar de perto com o público sobre suas obras. Além dos bate-papos, a feira promove contação de histórias para a criançada, sessões de teatro e cinema e apresentações musicais. Com Demétrio Leite como patrono e Ziraldo como homenageado, a Feira do Livro vai fazer a cidade respirar literatura e arte.

Segunda edição do Domingo Alegre
Vem aí, dentro da Semana de Canoas, a segunda edição do Domingo Alegre, promovido pela primeira vez na cidade no bairro Guajuviras. No dia 25, as diversas atividades culturais, atrações musicais e serviços gratuitos oferecidos pelo evento acontecem no bairro Fátima, no centro do Loteamento Prata (Rua Alan Kardec), das 14h às 18h. “A descentralização cultural é presença constante nesta administração. Estamos possibilitando, nos quatro cantos da cidade, acesso à cultura com entrada franca”, lembra o secretário da Cultura e do Turismo, Mauri Grando.

História e Mobilidade Urbana
O penúltimo dia das comemorações, em 26 de junho, tem início às 9h30, na Antiga Estação Férrea (Victor Barreto, 140), com o projeto Canoas Para Lembrar Quem Somos, no qual agentes culturais, historiadores e subprefeitos irão contar os 78 anos da cidade a partir de suas vivências relacionadas aos fatos históricos. 
O dia tem continuidade com o Seminário Taxista Legal, que conta com palestras sobre educação no trânsito e desenvolvimento humano, pessoal e profissional do taxista. Com entrega de selos de qualidade, o encontro acontece no Auditório do Colégio Cristo Redentor (Inconfidência, 1231), das 14h às 17h. 

Confira a programação completa da Semana de Canoas:

DIA 21 DE JUNHO | QUARTA-FEIRA

10h – Abertura com a outorga da Medalha Pinto Bandeira
Local: Praça da Emancipação

12h – Menu de Negócios: almoço CDL
 Local: Casa Rapach
19h – Abertura Exposição: “MEMÓRIAS”, do artista plástico internacional Claudio Cupertino
Local: Casa dos Rosa

DIA 22 DE JUNHO | QUINTA-FEIRA

13h30 às 18h – 1º Workshop de Vivências: Criar, Construir e Viver (Diretorias:Igualdade Racial, Mulher, Pessoa com Deficiência, Diversidade, Idoso, Juventude)
13h30: Abertura
14h: Diversidade: Ato Inter-Religioso
14h20: Pessoa Idosa: Vivências com Grupo de Idosos
14h50: Pessoa com deficiência: Palestra com os Rappers Thy Man e Alex
15h30: Coffee
16h20: Mulheres: Roda de Conversa sobre a rede de enfrentamento à violência contra a mulher
16h40: Igualdade Racial – Palestra sobre o Povo Cigano + Dança Cigana
17h10: Apresentação Alice Prado
17h20: Encerramento – Apresentação do Mural 78 anos
19h – Sessão Solene da Câmara de Vereadores
Local: Câmara Municipal de Canoas

DIA 23 DE JUNHO | SEXTA-FEIRA
17h – 1º Fórum Criar, Construir e Viver: Canoas 78 anos
Local: Auditório Sady Schiwitz
DIA 24 DE JUNHO | SÁBADO

9h às 17h – 37º Aniversário do Centro Olímpico Municipal
Local: Centro Olímpico Municipal (Igara)
16h – Abertura da Feira do Livro de Canoas
Local: Praça da Bandeira

DIA 25 DE JUNHO | DOMINGO

10h – Missa alusiva ao Padroeiro São Luís
Local: Igreja Matriz
12h – Almoço Festivo
Local: Salão Paroquial Igreja Matriz
14h – Domingo Alegre
Local: Loteamento Prata – Fátima
DIA 26 DE JUNHO | SEGUNDA-FEIRA

9h30 – Projeto Canoas para Lembrar Quem Somos
Local: Antiga Estação Férrea

14h às 17h – 1º Seminário Taxista Legal
Local: Auditório Colégio Cristo Redentor

DIA 27 DE JUNHO | TERÇA-FEIRA

8h30 – Hora Cívica nas Escolas da Rede Municipal
10h – Entrega de 16 Novos Ônibus
Local: Avenida Rio Grande do Sul, esquina com a Camaquã (Mathias Velho)
17h – Entrega Medalha da Defesa Civil
Local: Auditório Ziraldo - Praça da Bandeira
18h – Apresentação da banda da Base Aérea
Local: Auditório Ziraldo - Praça da Bandeira
20h – Jantar oferecido pelo Clube Soroptimista
Local: Casa Blue Moon



-



piadinha






2 comentários:

  1. Sobre a TV Piratini, "A Pioneira", vale lembrar que a Hebe Camargo também se apresentava aqui todas as semanas. E o programa ou quadro do SamPaulo era "SamPaulo e seus bichões". Não podemos esquecer dos programas culinários da dona Mimi Moro. Tô ficando antigo mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Hoje fazem 13 anos que perdemos Leonel de Moura Brizola ou estou equivocado? pergunto pois não vi nenhuma materia ou lembrança nas midias gauderias e nacionais.

    ResponderExcluir