Sexta, 9 de junho de 2017



Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu






Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.











CÁRMEN LÚCIA JÁ!!







O QUE É PIOR? POBRE OU VELHO?
E VELHO POBRE?





Não sei.
Mas acredito que pior do que pobre, velho ou pobre velho é ter que aguentar essa gente que se acha "bondosa", que "ajuda aos necessitados". Essa gente, geralmente da "classe média consciente", que sai a noite distribuindo quentinhas para mendigos (eles chamam de pessoas em situação de rua), que orgulha-se em contribuir com ongs que "apoiam" adolescentes grávidas ou que dá moedas e cigarros para craqueiros.
Pior do que pobre, velho ou pobre velho são esses governantes que permitem que as pessoas se instalem na beira de rios, riachos, valões e a cada ano fazem as mesmas cascatas de "solidariedade", atuação vibrante da defesa civil e um bom motivo para conseguir dinheiro dos governos - claro, sempre subestimando o número de flagelados.
...
De qualquer forma, ser ou estar pobre é uma merda.
Em qualquer etapa da vida.
...
Faço parte de um grupo, via email, que discute de tudo. Não tenho bem certeza, mas acredito que foi criado pelo amigão Ruy Gessinger. Tem pessoas de todos os tipos.
Conheci - pelo menos por email - pessoas maravilhosas. Como o advogado João-Francisco Rogowski. Já conversamos algumas vezes e ele tem um modo peculiar de pensar e agir. No início estranhava o que postava, mas com o tempo fui me acostumando. É genial!
Hoje, li uma resposta que o Rogowski deu a uma pessoa do grupo.
E acredito que vocês vão gostar de ler. Tudo a ver com o início deste post:

Na minha vivência eu observei que, no universo do Direito, o pior é o preconceito de classe social.
Como fundador e coordenador nacional do Movimento S.O.S Vida o mais brutal preconceito que eu tive e que lidar da parte de alguns operadores do Direito foi o literal ódio aos pobres.
Já fui destratado por uma promotora de justiça quando eu lutava por uma senhora com câncer na coluna vertebral, mãe de uma faxineira de empresa multinacional italiana no Vale dos Sinos e que nos foi encaminhada pela Diretora do Departamento contábil conhecedora do nosso trabalho.
Fui pedir ajuda  à promotora e fui  rechaçado, certamente ela  pensou  que eu vivia ou sobrevivia do atendimento aos pobres, desconhecendo que eu era  Advogado tributarista e Consultor de Empresas, e à época eu tinha por clientes grandes grupos empresariais, como, por exemplo, Grupo RBS de comunicação e outros.
Teve o caso de um menino 5 anos de idade, paraplégico e portador de uma grave doença, necessitando de cirurgia urgente, caso que nos foi encaminhado pela APAI e o juiz levou 40 dias para dar a liminar para o internamento hospitalar da criança. Tive que arregimentar pessoas e fizemos um bombardeio de e-mails à corregedoria, ainda assim levou 40 dias.
O outro caso é de um idoso, negro, pobre, morador de rua, que vivia abandonado pela família e vítima de omissão de socorro das autoridades do município de Novo Hamburgo (RS).
Muitíssimo doente, em seu favor ajuizamos uma ação na justiça federal de N.H., o juiz enrolou por dias e diante de nossa pressão proferiu sentença se dando por incompetente declinando a competência para a justiça estadual. E veja que coisa esdrúxula, se deu por incompetente e proferiu sentença?! Tudo para acrescentar mais uma “causa julgada” na estatística funcional.
Há operadores do Direito que têm preconceitos contra Defensores Públicos porque eles geralmente defendem aos pobres.
Amar aos que nos são simpáticos, belos(a), perfumados(a), isso é fácil, difícil é amar os enjeitados e fedorentos.
Procuremos obedecer o disposto nas Sagradas Escrituras, Livro de Deuteronômio quando o Senhor Deus disse:  "... eu ordeno a você que abra o coração para o seu irmão, tanto para o pobre como para o necessitado de sua terra.“ (Deuteronômio 15:11).


-


JORNALISMO, JORNALISMO... - Hoje, me chamou a atenção uma cartola em um "portal", desses de jornal diário: "Para todxs". Que porra é essa? Fui conferir. Primeiro sempre quero saber quem cometeu a matéria. No perfil da moça, isso: "Jornalista, gordinha assumida e libriana convicta."
Não, não me irritei. Fui conferir. O título: "Três casais estrelam um editorial de moda sem gênero para celebrar a liberdade de vestir e de amar".
Não, não  me irritei, fui ler o texto.
Serviu para conhecer novas palavras: tendência genderless, saia neon de caranguejos e gladiadora,  loja de consumo consciente, pesquisador em nanobiotecnologia,  pegada genderless,  um espectro enorme de expressões de gênero, entre outras.
Meu Deus!


-



NÃO CONSIGO ENTENDER ESSA GENTE - Já assisti a um programa de TV do PCdoB totalmente dedicado a Raúl Reyes, um dos principais chefes do tráfico e assassinatos da Colômbia, das Farc; já ouvi um deputado estadual "de esquerda" defender que um ditadorzinho de araque da Bolívia seja homenageado pela Assembleia, através da Medalha do Mérito Farroupilha; já escutei inúmeros discursos em defesa do "democrata" Chapolim Chavez, da Venezuela; absurdos é o que mais se vê todos os dias neste Estado.
Pois bem, aí a vereadora Mônica Leal quer que um general se torne Cidadão de Porto Alegre e os "esquerdistas de araque", babaquaras ideológicos são contra. A homenagem será ao general do Exército Sérgio Etchegoyen, nascido em Cruz Alta, e ministro-chefe da Segurança Institucional do governo Temer.
Ah, vão chupar um carpim de soldado!
...
Nem vou comentar a quantidade imensa de nulidades que já foram homenageados pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre.


-


PERGUNTINHA


Por que as vendas no Dia dos Namorados são maiores do que no Dia das Mães?
Por que mãe é uma só?


-


ESTÃO ESQUENTANDO PARA O FINAL DE SEMANA!


AÍ ESTÁ TUDO OK:

Grêmio goleia a Chapecoense na Arena Condá e assume vice-liderança do Brasileirão

Everton, com três gols, foi o destaque de goleada de 6 a 3 na noite desta quinta-feira
MAS NO PRIMEIRO PARÁGRAFO...

O Grêmio teve mais uma atuação de luxo no Campeonato Brasileiro. Na noite desta quinta-feira, o time gremista não tomou conhecimento da Chapecoense, que iniciou a rodada na liderança, e com uma grande atuação aplicou uma goleada de 6 a 2 na Arena Condá.

...

VOU TE CONTAR!


-


PRESENTEIE NO DIA DOS NAMORADOS!






-


CAIXA DE RETRATOS


Tenho caixas e mais caixas de fotos.
Encontrei inúmeras interessantes.
Vou publicando aos poucos, enquanto garimpo.
...
1 - Mário Soares no Aeroporto do Galeão. Ele foi  primeiro-ministro e presidente de Portugal. O cabeça branca é o Carlos Contursi, o fotógrafo do Brizola. O cara ao meu lado lembro apenas que era repórter de O Globo. 1983/84.

(clica em cima que amplia)




2 - Lançamento do Jornal de Porto Alegre, no Solar dos Câmara, prédio anexo à Assembleia Legislativa. Uma festa que terminou num jantar no Copacabana. 1993.
Sim, o de capa branca e chapéu é o Marco Poli. Era o editor-chefe do jornal.
E os demais?


(clica em cima que amplia)





3 - A Cervejaria Berlin foi a maior e melhor que Porto Alegre já teve,
Era só festa. Para terem uma ideia, a cada nova edição do Jornal de Porto Alegre o Beto Andrade, um dos donos da Berlin, promovia uma festa.
...
Aí uma das festas mensais.
O Beto está a esquerda, conversando com duas gurias. Eu estou meio de perfil, com um grupo de jornalistas. Ao meu lado, o Vicente Romano; de costas, Bruno Cusinato; e o Loir Gonçalves. Ao lado do Romano, se não estou enganado, é o Emilio Pinent, já falecido.

(clica em cima que amplia)



Também na Berlin: eu, uma figura extraordinária, o deputado estadual Valdomiro Lima, Beto e Marco Poli.
Gustavo Mota , olha quem está atrás do deputado: a Jane!!




-


DESCOBERTOS OS PAIS DO MINISTRO - Aquele do TSE, Herman Benjamin:



Tom Jobim e Luiza Erundina!




...

URGENTE!!! O IRMÃO LONDRINO DO MINISTRO!!





-


FABIANO BRASIL A MIL! 
Bate-papo com autor, sessão de autógrafos, Stand-Up Talk Coaching e início das vendas em Gramado, marcam eventos do livro Fábrica de Sonhos em Junho.

Depois do lançamento em maio, a agenda de eventos de divulgação do livro Fábrica de Sonhos do jornalista, radialista, cronista, escritor e Coach, Fabiano Brasil está em plena atividade. Neste sábado, Fabiano apresenta a obra e realiza sessão de autógrafos na Casa Di Paolo, no Boulevard Laçador, a partir das 13h até às 16h. Na próxima semana será a vez de Novo Hamburgo (Letras & Cia, Bourbon Shopping) e a Zona Sul de Porto Alegre (Letras & Cia, Shopping Paseo) receberem o mesmo evento. No dia 24, o autor estará em Gramado, onde realiza o início das vendas na região no Hotel Bangalôs da Serra. No próximo domingo, dia 11, porém, o jornalista apresenta ao lado do Coach Alexandre Trajano Santana, da ATS2, o produto inédito no mercado, Stand-Up Talk Coaching, que já vai para sua 3ª edição em um evento beneficiente no CTG Tiarajú, na Zona Norte da Capital, também com sessão de autógrafos do livro.
...
Em seu segundo livro, Fabiano traz, em sua própria opinião, "uma obra muito mais complexa e com um conteúdo totalmente direcionado a motivação e retomada de sonhos em ambientes corporativos e pessoais".
O livro busca levar ao conhecimento de cada um de que as pequenas conquistas são somente os primeiros degraus de uma grande escada rumo ao sucesso e a satisfação plena. E, principalmente, que as derrotas fazem parte da formação de um verdadeiro vencedor em todos os segmentos da vida.
...
O valor do livro é R$ 30,00.
...
Fabiano Brasil, 40 anos, é profissional de rádio e TV, há quase 20 anos, e atualmente é jornalista contratado do Grupo RSCOM, onde atua na Rádio Jovem Pan Grande Porto Alegre FM 90,7, onde é apresentador da edição local do Jornal da Manhã, colunista do Portal Leouve, e repórter de jornalismo geral para os veículos do Grupo.


-


EVENTO 1 - A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) serão sede, neste sábado, dia 10/06, do “I MiniSUN Centro de Simulação Clínica - Saúde x simulação: a importância do aprender fazendo e sentindo”. O evento, que ocorrerá no anfiteatro do Hospital Santa Rita e nas dependências do Centro de Simulação Realística Clínica e Cirúrgica da Santa Casa/UFCSPA, contará com a presença dos mais renomados nomes da simulação clínica no Brasil e na América Latina com o objetivo de debater sobre os novos recursos de aprendizagem na área da saúde e a importância dos mesmos para profissionais e pacientes.
O Prof. Dr. Newton Aerts, coordenador do Centro de Simulação, e responsável pela organização da atividade, será um dos palestrantes do MiniSUN e irá traçar um panorama de como o Brasil se encontra na atualidade em relação às técnicas e tecnologias disponíveis. “Temos no País alguns bons exemplos de como os avanços tecnológicos, por meio de simuladores realísticos, podem contribuir no constante treinamento e ensino dos profissionais que, estando preparados para enfrentar todos os tipos de situações, com toda a certeza reduzirão as chances de um possível erro ao atenderem um paciente real”, enfatiza Aerts.
...
Ainda participam profissionais como o presidente da Associação Latino Americana de Simulação Clínica (ALASIC), Prof. Dr. Augusto Scalabrini Neto, e o coordenador do Centro de Simulação Clínica da PUCPR, Prof. Dr. Emilton Lima Junior. No dia do evento, as atividades serão divididas em dois turnos, com palestras teóricas na parte da manhã e atividades práticas no período da tarde. O MiniSUN é uma realização da Laerdal, empresa pioneira no treinamento em simulação, com parceria da Associação Brasileira de Simulação na Saúde (ABRASSIM).
...
Inaugurado em novembro de 2016, o Centro é um espaço para treinamento de acadêmicos, residentes, médicos e demais profissionais da saúde. Localizado dentro do complexo da Santa Casa, conta com os mais modernos equipamentos para simulação de procedimentos clínicos e cirúrgicos e uma infraestrutura totalmente projetada para oferecer as melhores práticas de ensino.  O local visa proporcionar uma formação mais prática, simulando diagnósticos, resoluções, bem como a tomada de decisões.
Um dos destaques do centro foi batizado de Apolo, um manequim da área de Simulação Avançada que é capaz de reproduzir múltiplas situações de UTI, imitando os mesmos sintomas e sinais vitais de um ser humano. Toda a operação é realizada de dentro de uma sala de comando, onde os professores emitem as ordens para o robô, estimulando procedimentos de alta complexidade como ressuscitação cardiopulmonar, intubação, manipulação de cateteres, administração de medicação intravenosa, entre outros.
O Centro ainda possui uma sala de realidade virtual, com equipamentos para treinamento nos mais diversos tipos de videocirurgias, uma emergência, uma sala de habilidades – onde serão realizadas simulações de suturas e outros procedimentos mais específicos, como diagnósticos por exames de toque (próstata, mama, etc.) – além de um consultório e salas de reunião, nas quais é possível observar o que ocorre em cada ambiente, seja por espelhos ou por sistemas de áudio e vídeo.
...
Mais informações sobre a programação pelo centrodesimulacao@santacasa.tche.br.


-

EVENTO 2 - A esquizofrenia atinge cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. É a terceira doença que mais afeta a qualidade de vida entre a população de 15 a 45 anos de idade. E por isso o trabalho da Associação Gaúcha de Familiares de Pacientes Esquizofrênicos - AGAFAPE - é tão importante: a organização acolhe pacientes esquizofrênicos e seus familiares, possibilitando o convívio em sociedade.
A  entidade surgiu da necessidade de um completo engajamento de familiares a fim de unir esforços para o trabalho em prol da saúde mental. Algumas famílias iniciaram trocando informações sobre o acesso a medicamentos específicos, ingresso na rede de saúde mental, troca de experiências no convívio com o familiar esquizofrênico, e percebendo a relevância dessas ações, formularam as bases da associação.
Atualmente, a AGAFAPE tem cadastrado mais de 100 pessoas, perfazendo uma média diária de 40 participantes que frequentam alternadamente as oficinas oferecidas todas as tardes, de segunda a sexta-feira. Oficinas estas que fazem parte do Projeto Atelier da Vida, que contribui positivamente na saúde mental e na qualidade de vida de seus participantes, no exercício de sua autonomia e inclusão social com respeito a sua singularidade.
Neste ano, a AGAFAPE está completando 25 anos de existência. E para comemorar esta data vai acontecer um evento alusivo. Serão palestras realizadas por médicos especialistas na área, bem como familiares e profissionais de outras áreas com entendimento sobre a temática. O tema principal será “A adesão dos familiares de pacientes com diagnóstico de esquizofrenia: uma realidade que precisa ser compreendida.”
O evento ocorrerá no próximo dia 23 com início as 13 horas no Conselho Regional de Medicina com término previsto para as 18 horas.
...
O que? Evento comemorativo aos 25 anos AGAFAPE, com o tema: “A adesão dos familiares de pacientes com diagnóstico de esquizofrenia: uma realidade que precisa ser compreendida.”
LOCAL: Conselho Regional de Medicina – Avenida Princesa Isabel, 921 – Porto Alegre
DATA: 23 de junho
Dás: 13h às 18h
Será entregue certificado de participação deste evento no local.


-



A SERRA É ESPETACULAR!
- NOVA PETRÓPOLIS -





Casa de excelente localização em rua muito quieta, de vizinhança definida, somente casas, com ampla e perene vista, no bairro Vila Juriti.
Terreno com 1.570mde área total (22,5 x 70m), sendo  172m2 de área construída  (nos fundos, o mato todo faz parte do terreno:  50 x 22m)
Conta com 3 quartos e 3 banheiros (um suíte), sala espaçosa e sempre com muita iluminação natural. Garagem ampla fechada e mais duas vagas no pátio, e outra eventual na varanda.  A rua é muito vazia e com espaço para vários carros. E assim será para sempre, sem possibilidade de perder essa característica.
Gás central, água quente na cozinha e nas pias de 2 banheiros. Num dos 3 banheiros, chuveiro elétrico.  Dispõe de 4 splits novos, mobília e eletros também novos.
             A casa fica num bairro residencial e a rua é bem sossegada, afastada do movimento turístico e sem pedestres também; mas fica a somente 1,2km do centro.
            Todo o verde que circunda a casa, como se vê nas fotos,  assim como a vista, é perene.
Vista permanente para o Vale do Caí. Para quem procura silêncio, espaço, vista perene e tranquilidade.





Informações, inclusive mais fotos, entre em contato pelo jlprevidi@gmail.com.
Negócio direto com o proprietário.



-


piadinha



Relacionamento semi-aberto






3 comentários:

  1. Cármen Lúcia é de Montes Claros, assim como Darcy Ribeiro. Gente interessante que vêm de lá, hem?

    ResponderExcluir
  2. Falas em homenagem a um “ditadorzinho” da Bolívia pela Câmara Municipal de Porto Alegre. Confesso que não compreendi, pois ao que sei a Bolívia é governada por um Presidente eleito. O mesmo tem forte presença de sangue nativo embora com nome espanhol. Podes me esclarecer isto? Nada tenho contra a proposta da minha amiga Vereadora Mônica Leal, filha de um militar digno a quem conheci e sempre apreciei.

    ResponderExcluir
  3. Caro Prévidi,

    Sei que falar certo, sempre, a nossa língua portuguesa é quase que impossível, melhor, é impossível.
    Mas há uma coisa que me irrita muito, que é uso do pronome relativo ONDE fora da regra. (Pronome relativo é aquele que introduz uma oração subordinada adjetiva – restritiva ou explicativa.)
    No caso de um período composto, o PR ‘onde’ sempre substitui o termo, da oração principal, que o antecede. Mas eu só posso usar este termo em casos em que há indicação física de lugar, espaço.
    Exemplos:
    Certo: Taquari, onde eu nasci, é uma cidade bacana.
    Errado: O argumento a favor da chapa Dilma/Temer, onde o nobre colega dissertou corretamente... ( O correto é: O argumento a favor da chapa Dilma/Temer, o qual o nobre colega...)
    50% dos jornalistas e 90% dos jogadores de futebol falam errado direto, mas o que me deixou de queixo caído foi o festival de ‘onde isso’, ‘onde aquilo’ cometido pela Ministra Rosa Weber quando lia o seu voto na última sexta. ( Ou seja, não falou de improviso, leu algo que escreveu adrede).
    O pior ainda é o caso de muitos políticos que, além de usarem o pronome erradamente, ainda se utilizam do ‘aonde’, ou seja, se é para se falar errado, vamos caprichar no erro!
    Abraços.

    ResponderExcluir