Terça, 31 de outubro de 2017



Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu





SITE/BLOG DO PRÉVIDI: HÁ 14 ANOS
INCOMODANDO CHATOS, 
INCOMPETENTES E BANDIDOS









Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.













AO PESSOAL ESCLARECIDO:
LUCIANO HUCK VAI SE FILIAR
AO PPS. CONCORRE A
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA










REPÓRTERES, PRECISAMOS RESGATAR
A HISTÓRIA DOS DOLEIROS NO BRASIL


Escreve o jornalista Carlos Wagnerhttp://carloswagner.jor.br/blog:




Resgatar a história do doleiro é fundamental para entender como os corruptores e corruptos se organizaram para saquear o dinheiro público no Brasil. No sistema de corrupção, ele começou em um papel secundário e, com o passar dos anos, tornou-se uma espécie de caixa-preta das operações ilegais. Como ele chegou lá?

A história de como o nosso personagem chegou lá é do interesse do nosso leitor. Os personagens que habitam os noticiários e os conteúdos das redes sociais atualmente, os doleiros e delatores da Operação Lava Jato Lúcio Funaro e Alberto Youssef, 50 anos, representam a ponta do iceberg que navega submerso pelos mares do Brasil. Tem muitos outros doleiros em operação, principalmente nas fronteiras, em especial na com o Paraguai. Eles são responsáveis pelo funcionamento da economia clandestina formada pelo dinheiro de sonegação de impostos, caixa dois, tráfico de drogas, armas e munição e contrabando em geral.

Como repórter, eu conheço profundamente o mundo dos doleiros das fronteiras, especialmente a do Paraguai. Nos meus 40 anos de profissão, sempre que precisei saber o que não estava sendo contando nos jornais sobre algum acontecimento, conversava com eles para entender a situação. Aprendi que, para sobreviver, o doleiro precisa saber de tudo que acontece ao seu redor.

Antes de seguir contando a história, vamos voltar no tempo. A função de doleiro foi ganhando relevância no Brasil, na medida em que a economia do país foi crescendo e o controle cambial – compra de moedas estrangeiras pelo governo federal – foi se aperfeiçoando. Nos anos 80, cada família classe média tinha o seu doleiro para conseguir moeda de maneira clandestina, que era usada para financiar suas viagens no exterior ou mandar dinheiro para parentes que viviam em outros países. O doleiro fazia parte da família.

No início dos anos 90, eu fiquei várias semanas andando pelo Estado de São Paulo, investigando o então governador Orestes Quércia (PMDB – SP), falecido em 2010. Na época, ele era suspeito de corrupção, e eu conversei com muita gente para fazer a reportagem. Um dos personagens com quem falei foi um doleiro, e, na época, me comprometi em não revelar o seu nome – continuo mantendo o trato. Conversamos em uma pizzaria e, na medida em que o volume de garrafas vazias de cervejas aumentava na mesa, o papo ficava mais interessante. Na ocasião, o país vivia uma inflação altíssima. Ele me falou que, como a moeda nacional não tinha valor, o dinheiro usado na corrupção era o dólar. Hoje, eu vejo que foi justamente no período em que a moeda nacional não tinha valor, devido à alta inflação, que a função de doleiro ganhou importância na máquina da corrupção.

Nos anos 80 e 90, as malas de dinheiro da corrupção levavam dólares – há várias matérias na internet sobre o assunto. Com a estabilidade econômica trazida pelo Plano Real, a moeda nacional se valorizou, e os doleiros quase desapareceram. Precisaram se reinventar para sobreviver. Eles usaram os seus contatos com agentes financeiros internacionais para acrescentar a sua atividade a de lavador de dinheiro –  legaliza recursos ganhos ilegalmente.  Funaro e Youssef são os representantes dessa nova era dos doleiros. Nessa nova era, o doleiro tem como clientes principais os grandes corruptores e corruptos – seus nomes fazem parte das investigações da força-tarefa da Lava Jato. Na semana passada, eu conversei longamente com um doleiro da fronteira com o Uruguai, um homem velho e muito esperto. Ele me disse que, em uma simples operação de lavagem de dinheiro para pagar corrupto, seus colegas ganhavam mais dinheiro do que muitos empresários.

Perguntei, ao doleiro da fronteira uruguaia, a sua opinião sobre a delação de Funaro e Youssef, ele deu uma resposta curta:

– Eles traíram os seus clientes.

Aqui, eu quero refletir com os meus colegas repórteres calejados e com os novatos. Como repórteres, nós temos que alertar aos nossos leitores que figuras como os doleiros Funaro e Youssef têm que fazer parte dos livros que contam a história do Brasil. Sempre que falo, em minhas palestras para jovens sobre os personagens que não são citados nos livros de história do país, eu vejo  interesse da plateia pelo assunto. O rumo que o país irá tomar depende de nós, repórteres, explicarmos de maneira simples e direta o que está acontecendo. Dentro dessa visão, o doleiro não pode ficar de fora. A ausência desses personagens significa que a história está mal contada.


-


QUANDO ALGUMA COISA FUNCIONA NESTA BOSTA DE PAÍS, VEM ALGUM BANDIDO INÚTIL DO CONGRESSO NACIONAL E ACABA COM A NOSSA ALEGRIA - E o pior: a maioria da bandidagem do Congresso Nacional vai atrás!!
Escreve o Rafael Marconi:

Sabe esse projeto sem pé nem cabeça sobre os aplicativos de transporte?
Sabe por quem ele foi escrito?
Por Fabio Godoy.
Sabe quem é Fábio Godoy?
É um advogado ligado ao Sindicato dos Taxistas de São Paulo (SINDITAXI-SP).
E o mais legal, é que os caras tentaram de tudo (ou quase tudo), pra esconder a informação da população.
Mas não tem problema, a gente acha...

(clica em cima que amplia)



-



NEW ECONOMIST - Do colunista David Coimbra: "Não existe liberalismo no Brasil. Nem capitalismo. O capitalismo implica riscos que os "capitalistas" brasileiros se recusam a correr. O sistema brasileiro é um misto de patrimonialismo com paternalismo na economia e uma inverossímil convivência de permissividade e moralismo nos costumes. Difícil de dar certo."
...
Entendeu?


-


CANALHADA NÃO SOSSEGA - Tentaram fazer com que todo porto-alegrense acreditasse que o Sebastião Melo e os vereadores do PMDB iriam se vender por uma CC do Despacito Júnior. E que o vereador Valter Nagelstein iria pelo mesmo caminho. Nada disso. Esses  estão fora do pior governo que Porto Alegre já teve.
O André Carus não quer saber dessa gente.
Estou aguardando que o Idenir Cecchim faça uma nota como esta do Nagelstein:

Caro amigo,
Desconheço de onde vem a informação que tenho alinhamento com o prefeito. Tenho tido posição de independência, trabalhando nas questões que são importantes para a cidade, fazendo críticas construtivas. Sou indicado do PMDB para presidir Câmara Municipal de Porto Alegre a partir de janeiro de 2018, nessa condição, continuarei mantendo a minha independência, atuante naquilo que for melhor para a cidade, sem nenhum tipo de alinhamento automático com o prefeito e resguardando os valores da melhor política!
Um abraço,
Valter Nagelstein
Vereador e Vice-presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre
...
Na coluna do Flávio Pereira, em O Sul:

Apesar dos protestos do ex-vice-prefeito Sebastião Melo, ainda ressentido da derrota na última eleição, o PMDB está costurando um acordão com o prefeito de Porto Alegre, Marchezan Junior (PSDB). O acordo unirá o útil ao agradável, – para o prefeito,e o PMDB – com Marchezan oferecendo os cargos, em troca dos votos dos vereadores na Câmara da capital. O acordo vem sendo costurado por caciques do PMDB, e vereadores que aceitam formar a base aliada de Marchezan na Câmara da capital.

...

Me disseram agora de manhã que o responsável por esta vergonhosa aproximação se chama Luiz Fernando Zachia.
Acredito que não.
Sua irmã, Maria de Fátima Zachia Paludo deixou ontem a Secretaria de Desenvolvimento Social.


-



PERGUNTINHA - Do Rogério Jesus:

Será que só eu acho a voz do pseudo cantor ou cantora Pablo Vittar igual a da velha surda da Praça?



-


VESTIBULANDOS - Foi lançado nesta semana o LITERAFÁCIL, aplicativo que propõe uma nova solução aos vestibulandos. Com ele é possível estudar as leituras obrigatórias para o vestibular UFRGS 2018, através de resumos ou livros completos no formato áudio.
A ideia é otimizar o tempo de preparação ouvindo conteúdos em viagens e deslocamentos, por exemplo. Mais informações em www.literafacil.com.br .


-


FOI UM SUCESSO!! - O show "Kuba, Estamos Contigo", que angariou recursos para que o repórter Jairo Kuba, da Rádio Galera, realize a operação bariátrica
O evento, realizado na federação gaúcha de Futebol, foi organizado pelo Pedro Ernesto Denardim.
...
É sempre bom lembrar que o técnico Renato, do Grêmio, ajudou com 10 mil reais.


Foto André Feltes - Especial-ZH


-



TODO O BRASIL!!



-


QUEM NOS LIVRA DE GALVÃO BUENO?

Escreve o Claiton Serlistre - http://www.portalmakingof.com.br:




 A Fórmula 1 não tem mais audiência garantida na TV aberta, porque não há pilotos brasileiros correndo  - isto é, tem o Massa;  a briga pela liderança ficou uma chatice entre um britânico e um alemão sem carisma  e, agora sabemos que havia favorecimento a Ferrari para tornar a disputa interessante, segundo Bernnie Ecclestone.
Jogo de cartas marcadas.
Junto tudo isso e como prêmio do México neste domingo, 29, o que faz a Globo? Tira a corrida do canal aberto  e bota no SporTV mas com Galvão Bueno, para desespero dos fãs de  corrida  e da inteligência auditiva.  Algum gênio do marketing global pensou nessa solução com a suposta ideia de que os patrocinadores que pagam uma fortuna pelo evento, ficarão menos prejudicados se em um canal fechado tiveram a presença do narrador titular do esporte.
Pelo que se vê de repercussão na internet a estratégia não é exatamente aprovada pelo pessoal que anda reclamando ausência aqueles que estão ali habitualmente - Sérgio Maurício e Lito Fernandes.
Galvão parece malhado como um judas, pois alguns ouvidos deveriam ser poupados do excesso de falas de alguém que se acha mais importante que o evento. Imaginaram se ele pensa continuar narrando até 2022 quando a Globo comprou os direitos da  seleção  do futebol brasileiro?
Quem  nos livra de Galvão Bueno?


-


ANTOLÓGICA!!

A repórter, pensando que o homem era um catador de caranguejo, aproximou-se dele ( que estava quase entrando no mangue) e fez a seguinte pergunta: 



-



JORNALISMO DESTEMIDO - Queria selecionar uma notícia do Joselito Muller, mas é impossível. Sugiro que leia tudo. As duas notas sobre o papel higiênico preto são impagáveis!
Vai no www.joselitomuller.com


-


AGORA VAI! - Do Sergio Oliveira, de Charqueadas:
Seleção de futebol da Áustria contrata Franco Foda para tentar sair da crise
Ele terá a responsabilidade de conduzir o país à Eurocopa de 2020 após péssima campanha nas Eliminatórias para a Copa do Rússia de 2018.
OS JOGADORES QUE ELE CONVOCAR, DE REPENTE, VÃO FICAR MEIO DESCONFIADOS: QUE TÁTICA E SISTEMA DE JOGO ELE USARÁ.


-








-


TEM QUE INTERNAR!
ISSO É COISA DE UM VEREADOR DE PORTO ALEGRE!!






-



NA CASA DA GANDAIA DO POVO É SÓ ENROLAÇÃO!

Sessenta e uma matérias estão aptas a serem votadas em plenário


-


HOMENAGEM AOS APOIADORES - A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, em reconhecimento aos parceiros que contribuem para a melhoria da qualidade da assistência prestada pela instituição, homenageia hoje empresas e pessoas no Encontro da Boa Causa 2017.
O evento vai reunir os principais apoiadores de projetos no último ano para uma cerimônia no Átrio do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa (Av. Independência, 75), a partir das 10 horas. O Troféu Amigos da Boa Causa será entregue em cinco categorias, as quais representam as áreas de investimento dos projetos: Oncologia, Idoso, Criança, Cultura e Ações Pontuais.
Os homenageados deste ano são:
Agiplan; Agrofel; Baldo; Banco DLL; Banco Renner; Banrisul; Bonneterie; BRDE; Charlie Brownie; CIELO; COMUI; CONCEPA; Conselho Municipal de Saúde; CORSAN; Diferpan; EGR; Évora; Farmácias São João; Funcriança; Fundação Itaú Social; Gerdau; Gerson Turelly; GNC; Grupo Bandeirantes; Grupo RBS; Grupo Vibra; Herval; H Mídia; Jornal do Comércio; Lojas Renner; Medlive; Ministério da Cultura; Moinho Estrela; Monsanto do Brasil; Multisom; Mythago Produções; Oleoplan; Ortopé; Panvel Farmácias; Pegada; Pró-Cultura RR; Radioativa; Raizen Combustíveis S.A.; Rodrigo Buglione; Savar Veículos; SBT; Secretaria da Cultura RS; Secretaria Municipal de Cultura; Shopping Total; Sindilojas; Sinergy; SLC Agrícola; Solvi; Sou Alma; Sulgás; Thyssenkrupp; Ticket; Unifertil e Zon Design.
...
O Amigos da Boa Causa é um programa que reúne os projetos sociais da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e as pessoas e empresas que apoiam a instituição. Juntos, estes apoiadores formam uma corrente do bem onde cada elo é muito importante na melhoria da saúde de milhares de crianças, gestantes, adultos e idosos, além de levar cultura à comunidade.


-


CP - Do Sergio Oliveira, de Charqueadas:
Que jornalzinho ruim. Assinava mas desisti. Gosta de destacar os políticos do PRB, o partido da Universal.
Quando assinava, tal como ZH, recebia a edição de fim de semana - sábado e domingo - no sábado.
No domingo, na Rodoviária de POA, fui comprar o Correio: era só o caderno interno que vinha junto com a edição de sábado, quando assinava.
No sábado devem vender a outra parte, a que tem o Juremir, Taline Opptiz, etc. No domingo não tem estes colunistas.
Chinelagem. 


-



piadinha


Óbvio


Uma mulher foi ao supermercado, onde pegou:
2 caixas de leite integral,
1 dúzia de ovos,
1 litro de suco de laranja,
1 alface americana,
1 kilo de café,
1 pacote de bacon fatiado.
Enquanto ela passava as compras do carrinho para o caixa, um
bêbado, o seguinte na fila, a observava.
O bebum:
– Você deve ser solteira.
A mulher ficou um pouco espantada com a frase, e intrigada com a
intuição do cara, já que, de fato, era solteira. Ela olhou os seis itens
sobre a esteira e nada viu de particular, em sua seleção, que pudesse
sugerir ao bêbado seu estado civil.
Com a curiosidade aguçada, comentou:
– O senhor está cero. Mas como conseguiu descobrir isso?
E o bêbado:
– É porque você é feia pra caralho!


3 comentários:

  1. Esse tal MARONI penso deva ser submetido a um exame PSIQUIÁTRICO, pois se louco que seja internado e se sádio e assim sem vergonha mesmo que alguém proponha a cassação do mandato concedido a ele por eleitores ‘indiotas’, isto mesmo, indiotas, pois aos legítimos idiotas eu respeito.

    ResponderExcluir
  2. Esse tal Galvão Bueno é o legítimo chato. Por falar em chatos, penso que os que narram o ludopédio na TV são todos uns chatos, pois o fazem como se estivessem narrando numa emissora de rádio onde o narrador precisa criar o clima para emocionar o torcedor à distância. Quando assim procedem na TV deixam claro que são os legítimos INDIOTAS, isto mesmo, ‘indiotas’, pois aos legítimos idiotas eu respeito.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito o comentário do sr. Jorge a respeito dos chatos de galocha que narram os jogos na TV da mesma forma que narrariam se estivessem pilotando o microfone de uma estação de rádio. Na atualidade só se salva, na minha opinião, o Silvio Luis, da Rede TV.

    ResponderExcluir