Terça, 31 de janeiro de 2017


PRÊMIO PRESS - JORNALISTA DE WEB 2016 - JL PRÉVIDI






HORÁRIO DE VERÃO

Atualizado diariamente até às 10 horas.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.




Escreva apenas para


jlprevidi@gmail.com

ou







mídia especial







NOVOS TEMPOS TAMBÉM NA RBS.
FARROUPILHA E ITAPEMA ENCERRAM ATIVIDADES?



Aí está, todo faceiro, o presidente Duda Melzer encerrando, no final de semana passada, o encontro de líderes da RBS. Entusiasmado, falou das transformações que vão aproximar o Grupo do mercado, com produtos e diretrizes claras para um jornalismo ainda mais atuante.
-
Quanto aos produtos de jornalismo fiquei sabendo de algo  interessante, a confirmar:
Não me falaram em datas, mas o projeto atual da Farroupilha fecha, assim como a Itapema.
Assim, a Atlântida vai se transformar em três rádios:
Atlântida Premium, a atual
Atlântida Pop, no canal da Farroupilha
Atântida Light, no canal da Itapema
-
O Tiozão Metido a Guri e esposa vão morar em NY.
Luciano Costa deve ser o chefão das rádios.
-
O prédio da avenida Correa Lima vai ser esvaziado - é o local das rádios. Até julho irão ocupar onde hoje funciona a redação do Diário Gaúcho. Obras e mais obras.
-
Vão se confirmar estas informações?
Não sei, mas é o projeto.
Olha, agora, efetivamente estou levando fé em um trecho da entrevista que Duda deu para o Blog do Ppévidi.
Em outras palavras, "o nosso negócio é comunicação".
Ele quer acertar.
E - apenas um palpite: o enxugamento neste ano será grande.


--


recuerdos



Fim de Semana do Prévidi - 5-6 março de 2016



URGENTE!! URGENTE!! URGENTE!!



mundo midiático empresarial



NÃO ERA BOATO.
ESTÃO VENDIDAS AS OPERAÇÕES EM SC


Um comunicado ao mercado nesta segunda, às 9 horas, irá anunciar a vendas das operações de um dos maiores grupos de comunicação do país em Santa Catarina. No Estado vizinho, todos saberão da novidade às 14 horas.
Na real, o grupo midiático deixou de ser poderoso há alguns anos em função dos constantes prejuízos em seus principais veículos.
No entanto, me contam  que as operações em Santa Catarina não são deficitárias. Pelo contrário.

-

QUEM COMPRA?

Carlos Sanchez, filho do fundador da maior farmacêutica do Brasil e líder do mercado, a EMS. É a líder na fabricação de genéricos.
Aos 49 anos, Carlos, o filho do pequeno farmacêutico Emiliano Sanchez, é o todo-poderoso dono do maior grupo fabricante de medicamentos genéricos do Brasil, com 40% de participação de mercado. Somadas, suas três empresas – EMS, Germed Pharma e Legrand – vendem mais de R$ 4 bilhões por ano, incluídos os medicamentos de marca.
-
Lírio Parisotto, o bilionário brasileiro que todo mundo conhece, mais em função do seu namoro com Luiza Brunet. Tem uma fortuna de pouco menos de três bilhões de dólares.

-

O jornalista Paulo Alceu, gaúcho que mora em SC, estava certo quando há algumas semanas noticiou a novidade. Mas logo foi desmentido.

-

Agora, vamos esperar mais um desmentido ou a troca de dia e horários no comunicado.
HAHAHAHAHA!!!


Segunda, 30 de janeiro de 2017


PRÊMIO PRESS - JORNALISTA DE WEB 2016 - JL PRÉVIDI






HORÁRIO DE VERÃO

Atualizado diariamente até às 10 horas.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.









história recente


A BATALHA DAS PERUAS 





A primeira série de informações sobre a Batalha das Peruas foi publicada com alguns detalhes no previdi.com.br no dia 12 de junho de 2009.
Acompanhe:
Vocês, por acaso, acreditam que baixaria só acontece em vilas? Ou nesses conjuntos habitacionais, que antigamente se chamavam de BNH?
Quem sabe o leitor só acredita que em botecos fedorentos é que as mulheres vão atrás dos maridos (“A comida tá na mesa, paizinho! Vem logo!”, diz a pobre esposa. O cara não aparece e ela volta, levando o gambá pelos cabelos).
Também, muito comum, o sujeito pega a mulher na casa de vizinho e literalmente amassa a cara dos dois. O garanhão tem até que se mudar da maloca. E aquele outro que tem um filho com a amante, que mora na mesma rua, e a titular descobre? Bah, é tiro e o escambau!
É, o amigo leitor acha que isso só acontece nas periferias ou nas “comunidades carentes”?
--
Engano, engano feio. Todo ano são várias histórias escabrosas envolvendo figuras da chamada “sociedade porto-alegrense”.
Lembra daquela em  o noivo, no meio da cerimônia, declarou seu amor ao irmão da surpresa noivinha?
E aquela da noiva que fugiu no dia do casamento com o melhor amigo do noivo?
E o pré-corno que mostrou, no altar, as fotos da noiva em pleno trabalho sexual com um padrinho, que estava lá, todo pimpão?
E esses são apenas uns pouquíssimos exemplos.
--
Não sei de nada, mas dizem que o Paulo Gasparotto e o Décio Azevedo sabem de histórias do arco da velha.
--
O escândalo de 2009 já aconteceu.
Leiam:
BRIGA DE SAIAS!
A coluna registra indignada uma cena que deixou boquiaberto quem estava na última sexta-feira no restaurante Koh Pee Pee. A mulher de um conhecido político gaúcho agrediu por trás outra cliente do restaurante. Sem entrar nos detalhes que motivaram a briga de saias, RSVip lamenta. Violência não se justifica, em qualquer circunstância.
--
A historinha acima está na edição de 9 de junho, na Zero Hora, na coluna RSVIP, assinada pela dona Mariana Bertolucci.
--
Discretos como sempre, os nossos entendidos em vida social se referiram en passant à maior baixaria do ano em Porto Alegre.
Como não me meto com essa gente, riquinhos e “celebridades”, só quando sou obrigado, só fiquei sabendo porque me contaram. Com todos os nomes e consequências. Outro leitor me disse que o apresentador Rogério Mendelski falou na Rádio Guaíba no quiproquó burguesinho.
--
Um nobre parlamentar federal, tido e havido como um garanhão da praça, já casado várias vezes, foi jantar com uma, digamos, amiga no mais famoso e caríssimo restaurante tailandês de Porto Alegre, na rua Schiller.
A amiga, me dizem, chama-se Patrícia e é – ou era – uma maravilha.
O nobre parlamentar federal, de estatura alta e elegantemente vestido, era só sorrisos com a bela jovem, quando, quase no final do ágape, a senhora, a titular da vez, brotou, sabe-se lá de onde, e partiu pra cima da mocinha, que antigamente se chamava amante.
--
Em homenagem ao país do Muay Tai, as duas partiram para a porrada. Mas nada da nobre luta tailandesa – era só puxão de cabelo, chute, arranhão e até bofete na cara. Barraco é pouco para definir os gritinhos das peruas. Aliás, estas, as originais, os animais, irracionais, são muito mais discretas na disputa pelo peru bonitão.
--
Não tive paciência para conhecer o registro policial, mas soube que as duas peruas foram parar na Delegacia.
Porque não iria perder tempo. Certamente, no outro dia, não deveria haver mais nada nos computadores da Polícia.
Afinal, o nobre parlamentar federal é muito bem relacionado em diversas áreas afins.
--
Não entendi uma coisa:
Por que a perua titular deu porrada apenas na perua sobressalente?
Teve medo de dar uns bofetes no garanhão federal? Porque, se quisesse, uma mulher enfurecida o enchia de porrada!!


A HISTÓRICA BATALHA DAS PERUAS - 2

A revelação do quiproquó causou um frisson geral, em junho de 2009, especialmente no RS e em Brasília, além das colônias gaúchas em outras cidades e pelo mundo.
Querem porque querem saber quem é o deputado federal.
Por favor, o parlamentar já tem pepinos de sobra!!

Outras versões sobre a Batalha das Peruas – 1
Já leram o que contei?
Pois bem, como famoso garanhão de diversas praças, o nosso anti-herói não iria com a suplente, uma belíssima mulher, num notório restaurante da capital gaúcha. Se fizesse isso estaria comunicando ao “high society” porto-alegrense a sua mais nova opção matrimonial. E consideraria que a “nossa sociedade”, como diz o Odalgir Lazzari, é muito divertida. E eu acrescentaria, muito brega. “Invejosa”, diria um outro entendido em riquinhos gaúchos.

Outras versões sobre a Batalha das Peruas – 2
Pois bem, juntando as versões que me passaram – sabe como é aquele velho ditado, quem conta um conto aumenta um ponto –, concluo que o perseguidor de alcovas mal-amadas não estava na fatídica mesa do famoso restaurante na noite do fusuê grã-fino. Ufa, ainda bem! Mas, por mais que tentam desmentir, as cenas de pugilato foram reais. Só que mais graves do que as  narradas pelo previdi.com.br.

Outras versões sobre a Batalha das Peruas – 3
O ódio das duas, a matriz e a suplente do deputado federal garanhão, não se deu apenas pela divisão das alcovas. Afinal, as moçoilas são finíssimas e fingiam que o triângulo legislativo não existia. Mas uma delas, a suplente, começou, há algum tempo, a dizer que a filha da rival gostava muito de abrir as suas perninhas cremadas com legítimos Victoria Secret. E que só faltava rodar a sua Louis Vuitton nas mais chiques e badaladas casas noturnas da metrópole.
Foi a gota de um Chanel 5, comprado na 42, Ave. Montaigne, derramado na nécessaire da perua-mãe.

Outras versões sobre a Batalha das Peruas – 4
Fora o atrevimento da suplente, a titular não admitia a forma como o deputado federal estava lhe tratando. Comportava-se como um puro-sangue. Um Percheron. Um horror! “Disgusting”, não se cansava de repetir a nossa magoado perua.
Todos os dias aparecia uma perua amiga para contar os impropérios que “aquela vaca” falava de sua querida filha.

Outras versões sobre a Batalha das Peruas – 5
Até que ao entrar no conceituado e mais famoso restaurante de Porto Alegre, a perua titular avistou a suplente do “seu” deputado federal em uma animada mesa. As peruas aparentavam estar muito felizes, porque grugrulejavam faceiras. Em sua mesa, em ponto distante da suplente, a perua-mãe da difamada moçoila não demonstrava o ódio que sentia, pois também gorgolejava, aparentando muita exibição.

Outras versões sobre a Batalha das Peruas – 6
Mas o ódio foi crescendo, crescendo, até que não mais conseguiu se segurar. Deixou a pomba-gira “entrar em seu ser” e sentia-se, não sabia bem, numa casa de tolerância ou num barraco da Vila Caddie, aquela ao lado do Country Club. Não enxergava mais nada. Tocou no ombro da perua suplente, que ao virar-se ainda grugrulejava, e tão logo se levantou com um sorriso cínico, desferiu-lhe um direto entre a boca e o nariz. Uau!!

Outras versões sobre a Batalha das Peruas – 7
A suplente, com a violência do golpe, foi arremessada para trás e, ato contínuo, colocou a mão boca, depois de um gritinho seco. Notou que seu batom Mac, cor Snob, estava misturado com seu inigualável sangue. Pensou em desmaiar, mas não podia perder a oportunidade de desferir alguns tapas naquela infeliz plastificada.
Dito e feito.
Tapas, socos e pontapés com legítimos sapatos Minna Parikka, a marca finlandesa que toda perua nacional tem que ter em seu closet, marcaram bem as canelas da titular. E mais tapas e socos desferidos igualmente. O restaurante fino e caríssimo estava lotado e todos assistiram atônitos ao barraco, incomum até mesmo no Campo da Tuca.

Outras versões sobre a Batalha das Peruas – 8
Até que conseguiram separar as duas aves galináceas. As Gallipavo Meleagris estavam exaustas e feridas. Mesmo estropiadas, foram a uma delegacia de polícia. Não deram bandeira em ir ao Pronto Socorro.

Outras versões sobre a Batalha das Peruas – 9
Não conheço a jornalista Mariana Bertolucci, que no dia 9 passado publicou na Zero Hora, na coluna RSVIP, a nota “Briga de Saias!”, registrando o barraco. Por isso não falei com ela, que, pelo que me disseram, estava lá e presenciou todo o pugilato.

Outras versões sobre a Batalha das Peruas – 10
Urgente! Urgente! Urgente!!!
Me informaram no sábado que foi a segunda pugna que as duas peruas dondocas protagonizaram.
Por favor, quero detalhes da estreia sensacional para contar aos leitores!!

Outras versões sobre a Batalha das Peruas – 11
Cá entre nós: o que deverá estar achando disso tudo o nosso deputado federal garanhão? Deve estar se achando, mais do que nunca, não?


A HISTÓRICA BATALHA DAS PERUAS - 3

Na segunda, 22 de junho de 2009, o previdi.com.br voltou à carga:
Mais novidades exclusivas!!!
Todo mundo sabe que as duas peruas, que brigaram estilo vale-tudo, no famosíssimo restaurante Koo Pee Pee, em Porto Alegre, estavam e estão em disputa pelo duro coração de um deputado federal alcunhado de Garanhão. A derradeira pugna – em que uma das apaixonadas, a titular,  abriu a peleja desferindo um direto entre o nariz e a boca, embelezada com um batom Mac, cor Snob. Esta joia da cosmética logo se misturou ao puro-sangue da perua suplente. E aí foi aquele Deus nos acuda, com todos os requintes de um combate na Vila Caddie, aquela ao lado do “nosso Country Club”.
--
Rigorosamente todos os componentes de um verdadeiro barraco estavam lá, no mais requintado restaurante da capital gaúcha, que nada tem a ver com a educação suíça das grugrulejantes.
Leiam o que me contam:
A perua agredida pela vagaba-mor tinha descido para fumar seu cigarrinho na parte externa do restaurante quando foi abordada pela vaca louca em questão e soqueada e arranhada e demolida por ela. Quando subiu, o amigo que teve o azar de estar na mesa com ela a viu pingando sangue e toda desgrenhada com uma toalha no queixo e aos prantos. O pobre amigo que tinha saído sozinho aquela noite e sentado numa mesa do tal restaurante abrigou a espancada por casualidade, a ela e uma amiga, daí se envolveu no pugilato.
--
Como toda baixaria que se preza, as madames foram parar em Delegacias diferentes (e não me desmintam porque tenho até o número do Boletim de Ocorrência – o popular BO). O acontecido foi relatado pela titular numa DP. A suplente fez o seu relato em outra.
Acontece que os dois Boletins foram parar em uma Delegacia específica.
Por uma razão mais do que óbvia.
Não me perguntem, por favor!!
--
É incrível!!
Meus assessores colocaram o nome completo das duas peruas no Google. Sabe o que acontece? Nada!!
Isso mesmo. Elas não existem no Google!!
Mas cada uma tem três sobrenomes. Chiques. Famosas.
No entanto, inexistentes.
--
Há uma foto que poderia integrar o livro sobre fatos inusitados de Porto Alegre.
Pois o nobre deputado federal Garanhão, pivô do pugilato das duas peruas, poucos dias depois do barraco em questão, estava refestelado em um estádio de futebol, acompanhado de outros “importantes” torcedores, vibrando com o sucesso de seu time!!
E as suas peruas, a titular e a suplente, ainda cuidavam de seus machucados e hematomas, escondidas em seus cômodos.
Tsk, tsk, homem sem coração!
Tanto é que nem se importou em ser fotografado no estádio, gargalhando sem a menor cerimônia.


Sexta, 27 de janeiro de 2017


PRÊMIO PRESS - JORNALISTA DE WEB 2016 - JL PRÉVIDI






HORÁRIO DE VERÃO

Atualizado diariamente até às 10 horas.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.









HISTÓRIAS - 2


A VERDADEIRA MULHER BRASILEIRA

Mulher! Mulher!
Na escola
Em que você foi
Ensinada
Jamais tirei um 10
Sou forte
Mas não chego
Aos seus pés
(Mulher, Erasmo Carlos)



Claro que tem gente que vai pensar assim: Lá vem o Prévidi com aquele papinho de que a mulher brasileira perfeita tem de 1m60 a 1m70, de 50 a 60 quilos, morena, seios pequenos e bumbum arrebitado, coxas grossas, uma delicada barriguinha e, como diz a atriz Fernanda Torres, com alguns, poucos, sinais de celulite.
Enganaram-se, não vou falar do tipo de mulheres.
Quero tratar da verdadeira mulher brasileira, aquela que merece o nosso carinho e respeito.
Aquela mulher que não está nem aí para o Dia Internacional da Mulher; aquela que não vai participar de nenhum ciclo de palestras, tipo "o papel da mulher na sociedade moderna". Essa mulher que quero destacar tem mais o que fazer.
--
Aquela mesmo, que sai às 6 da manhã, pega dois ônibus para o trabalho. Antes prepara o almoço para os filhos e recolhe a roupa do varal. Volta no final do dia, morta de cansada, e encara a pia cheia de louça, o tanque, dá uma olhada nos deveres de casa dos filhos e recebe o marido, depois de o sujeito passar no boteco e chegar com a cara cheia de cana. Só resta jantar o que sobrou do almoço, olhando a novela, e desmaiar na cama.
No outro dia, tudo de novo. E é assim durante o ano todo. Décadas.
--
Tem aquele outro tipo que estudou em bons colégios, o pai pagou a faculdade particular, jamais encarou um trampo. Morou em casa até os 30 anos e só encarou um trabalho quando papai conseguiu uma boquinha na empresa de um amigo. Ou passou num concurso público, depois de fazer um cursinho pago pela avó.
Hoje, essa mulher assiste a palestras tipo "o papel da mulher na sociedade moderna".
Não, não quero tratar desse tipo.
--
Uma outra mulher, com perfil muito interessante, é aquela que decide, depois do casamento, se dedicar aos filhos e a sua casa, mesmo que tenha uma formação técnica, universitária. É o que alguns chamam de dona de casa – e idiotas as tratam com desprezo.
Meu Deus, que injustiça!! A dona de casa trabalha como aquela lá de cima, que sai de casa às 6 horas da manhã. Só que não sofre muito. Está geralmente em casa e o seu principal objetivo é tratar bem, criar os filhos. Cozinha com prazer.
Sua vida não é nenhuma brastemp, mas tem um enorme prazer – fora prováveis outros – em acompanhar, mesmo, os filhos crescerem.
--
O que me irrita mesmo é esse papo furado de "mulher moderna", da "agitação do mundo atual", "nós, mulheres, somos discriminadas", "queremos os nossos direitos", "nós, enquanto mulheres, queremos ter um tratamento equânime ao dos homens". Não suporto isso. Para esses tipos, só me resta sugerir chupar um carpim sujo. É papinho de dondoca, de babaquinha. De mulher que nunca foi amada.
--
Graças ao bom Deus, tenho a satisfação de conviver com uma mulher maravilhosa há 30 anos. Claro que não foi uma convivência tranquila e pacífica nessas três décadas. Nenhum mar de rosas. Mas é muito bom.
Essa mulher maravilhosa é um mix de todas essas batalhadoras aí de cima.
Já imaginou?
E, o mais incrível, sempre de bom humor. Tudo está bom!! Raríssimas vezes a vi – ou senti – a sua irritação. Raríssimas, mesmo.
A Rute. Rute de Souza Prévidi.

Quando eu chego em casa
À noitinha
Quero uma mulher só minha
Mas pra quem deu à luz
Não tem mais jeito
Porque um filho
Quer seu peito
(Mulher, Erasmo Carlos)




UM MISTÉRIO 

Afirmo com a maior tranquilidade: Dona Eva, como a chamam seus milhares de fãs, é uma unanimidade.
Há quase 40 anos manda e desmanda no Theatro São Pedro e não há santo que a tire do posto.
Dona Eva é como a líder de uma igreja dessas que têm horário nas TVs e rádios. Seus seguidores não admitem questionar os seus ensinamentos e muito menos o que faz ou deixa de fazer.
É um recorde: ocupa há quase quatro décadas um cargo de confiança dos governos estaduais!!
É a chefe de uma seita.
--
Como sou simpatizante de várias religiões e até mesmo de "filosofias de vida", não dou bola para os ensinamentos da dona Eva. Até poderia, mas como ela (quase) não é contestada não consigo levá-la a sério.
Sim, senhores e senhoras, dona Eva é uma unanimidade junto à "classe artística" nacional. Aqui em Porto Alegre ela é algo a mais do que uma unanimidade. Extrapolou. Pode ser que não seja tudo isso, mas pouquíssimos têm coragem de contestar a provecta senhora.
--
Em novembro de 2011 aconteceu um grande rebuliço na "comunidade cultural gaudéria": a notícia, publicada no previdi.com.br, de que o Tribunal de Contas do RS iria abrir inspeção para auditar as contas do Multipalco. Bah, muita "indignação!!
Para quem não sabe, o Multipalco está sendo construído desde 1985 ao lado do Theatro São Pedro.
--
Outra coisa: o projeto é tocado por Eva Sopher, a chefe suprema do Complexo Theatro São Pedro. Entra governo, sai governo e ela continua mandando, como se fosse a única pessoa no RS com capacidade para tocar o eterno projeto.
--
Na época em que postei a realidade do Theatro São Pedro no previdi.com.br recebi muitas mensagens.
Destaco dois e-mails:
Só um idiota não seria grato ao trabalho dela frente ao Theatro São Pedro, mas é preciso deixar algo claro, muito claro. O Theatro São Pedro é PÚBLICO, é propriedade do Estado do Rio Grande do Sul. Não é feudo, principado nem enclave.
--
O outro é de um dirigente de espaço cultural e, por razões óbvias, preservo seu nome:
O Multipalco tem que pertencer à classe artística. Hoje só funciona o estacionamento e o restaurante; quanto foi investido?
17 milhões de reais para fazer um estacionamento e um restaurante?  E com lei de incentivo cultural?
É uma barbárie!!
Com esta verba se faria 17 centros de cultura por toda a cidade.
Outra vergonha: durante uma década quase todo o dinheiro público (sim, público) foi direcionado para a Fundação Iberê. Quantas pessoas frequentam? Quem consegue ir até lá? O triste da históri:a é este: quando se investe em cultura – sempre – não é na mão das pessoas que a fazem, mas que a gerenciam, se badalam, se locupletam. É o saldo depois do escândalo na lic.
Parece que a arte está abarrotada de dinheiro. É um horror muito maior.
É o mesmo caso de revolucionários que chegaram ao governo e se corrompem (ou eles mesmos corrompem). Muito mais grave. O banqueiro roubar faz parte. Mas, o mais desumano, é ter que se equiparar aos poderosos dessa forma.
É ascender tendo que ser cúmplicece disso.
Pobre Rio Grande, pobre Brasil!




UM ANÃO GAY

Encontrei um amigo que não via há tempos. Estamos conversando, sobre o calor do verão e as desventuras amorosas dele, quando alguém o cumprimenta. Olhei para os lados e não vi ninguém. Até que me dei conta que a saudação veio de baixo.
Era um anão.
Uma vez na minha longa vida tinha falado com um anão. Faz muito tempo. Sempre tive curiosidade sobre a vida dos anões. Já escutei várias piadas sobre os tipos e a mais famosa é aquela que se refere ao enterro do anão. Mas, sério, alguém já viu um enterro de anão?
Enquanto pensava no enterro do anão, notei que o amigo do meu amigo não parava de falar. Aí comecei a prestar atenção. Falava sem parar, ria do que falava, uma matraca. E o meu amigo ria, até que perguntou ao pequenino, enquanto acendia um cigarro:
– E aí, e os namorados?
Tinha achado o anão muito animadinho, com uma voz suave demais. Mas, como algumas pessoas me acham preconceituoso, estou até mesmo patrulhando os meus pensamentos. Mas que o anão tinha um jeito de viadinho, tinha!
Para que tenham uma ideia, ele estava de calças brancas, camiseta branca, justíssima, e uma jaqueta branca. E, claro, tênis branco.
É impossível ter uma ideia da idade do sujeitinho, mas certamente tinha passado dos trinta. Portava um topete moldado com gel.
– Você sabe que sou bissexual, gosto também de mulher. Mas não reclamo da vida.
Meu Deus, era o que faltava na minha vida – conhecer um anão viado. Um anão gay.
Não parava de falar, até que contou que tinha recebido um convite da G Magazine para “mostrar tudo”.
O meu amigo provocou.
– Pra se mostrar na revista tem que ser bem calçado.
O tipinho passou a mão na cabeça e contou:
– Isto não é problema. Quando excitado disponho de 29 centímetros. E já medi várias vezes.
Imaginei o que não seria o anão pelado, em plena excitação.
A conversa descambou total.
Já não suportava mais as histórias do anão e tentava encontrar uma maneira de me despedir. Perguntei o nome da figura.
– Não digo o meu nome. Todos me conhecem como Pequeno.
Para quem duvidar dessa história, saibam que o Pequeno trabalhava em um bingo, que existia na rua da Praia, onde era a Casa Sloper.
Pequeno não é um gay comum, discreto, metido a homenzinho. Não, Pequeno é viado mesmo, cheio de trejeitos. Com preciso um metro e 43, segundo nos contou. E um bruto de 29 centímetros, quando excitado.


Quinta, 26 de janeiro de 2017


PRÊMIO PRESS - JORNALISTA DE WEB 2016 - JL PRÉVIDI






HORÁRIO DE VERÃO

Atualizado diariamente até às 10 horas.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.









HISTÓRIAS




EM DEFESA DO CHUCHU

Chega!!
Não suporto mais tantas piadinhas sem graça com esta hortaliça-fruto!!
Não tem a menor graça comparar o bom chuchu com notórios songamongas, como o Geraldo Alckmin!!
Não consigo me conter quando algum engraçadinho diz que o chuchu é pura água!
--
Há décadas combato todas as tentativas que fazem para desmoralizar o chuchu.
A primeira vez foi quando um sujeito me disse assim:
- Tão variado como um espeto corrido de chuchu!!
E eu:
- Não entendi a comparação.
- Pô, pra que serve o chuchu?
Torrei a paciência do cara por um bom tempo.
Falei das várias opções deliciosas que se podem fazer com a fruta verde.
O cara não se convenceu, mas pelo menos soube que eu era um defensor intransigente do chuchu.
Com o tempo fui me especializando.
Digo sempre que é rico em fibras e de poucas calorias. Também é riquíssimo em potássio, vitamina A e vitamina C. Os brotos de chuchu são ricos em nutrientes como as vitaminas C e B, e também são excelentes fontes de cálcio, fósforo e ferro.
--
O que mais me irrita é que ainda tem gente que diz, cheio de razão, que com chuchu não se pode fazer nada.
ORA, MEU DEUS!!
Sempre irritado, reafirmo que o melhor suflê é o de chuchu!!
Chuchu ao molho branco é manjar dos deuses!!
E a salada de chuchu com cebola?
Nada mais delicioso de que chuchu recheado ao forno!!
Ah, picadinho de chuchu com carne moída!!
O doce de chuchu é um dos mais deliciosos!!
E poderia continuar relacionando outras delícias, mas apenas esses são suficientes para calar os ignorantes no tema.
--
Cultivamos um pé em Oeisis International.
- Será que aqui vai dar?
- Ué, chuchu não dá em tudo que é lugar? Tanto é que tem até o ditado "Dá mais do que chuchu na serra ou na cerca”.




APELIDOS 


Toda pessoa normal, ou não, já teve na vida um apelido. Qualquer um. Sem a menor distinção. Sei que sempre tem alguém que diz que jamais teve apelido. Aí a gente dá uma olhada pro sujeito e ele tem um pouco mais de um metro e 50. Acredita que nunca chamaram ele de “baixinho”, “pintor de rodapé”, “segurança de baile infantil”?
O meu primeiro apelido é um mistério maior do que o terceiro segredo de Fátima. Não falo nem no pau de  arara. Tanto que minha mãe já avisava quando alguém chegava lá em casa: se chamar ele pelo apelido tem que pagar uma multa de um cruzeiro. Tinha um tio que quando nos visitava já dava 20 cruzeiros para pagar as multas.
--
Zé, por exemplo, me acompanha até hoje.
No tempo de ginásio ganhei o apelido de Cabeça. E umas variações, como Beça, Cabe, Cabecinha, Cabeçudo. Também me acompanha até hoje. Mas jamais me incomodei com os apelidos. Está incorporado ao nome – Cabeça Prévidi. Só não gosto que pessoas que mal conheço me chamem por apelido. Não suporto esta intimidade forçada.
--
Em 1977 morei em Palmeira das Missões. Trabalhava no Banco do Brasil. Lá, ganhei um apelido sensacional: Barzan. Sabe a razão? O Tarzan dos Bares. Um gaiato tirou de uma revistinha do Disney. Legal, porque meia cidade me conhecia. As crianças adoravam.
--
Depois de casado ganhei um apelido da minha mulher. Coisa íntima.
Quando os dois filhos cresceram substituíram o “pai” pelo apelido caseiro – e jamais me chamam de pai, papai, táta, essas formas populares e mais do que comuns.
O estranho é que tem gente, que não tem nada a ver, que me chama pelo apelido caseiro.
Outro dia um pintor que se dedicava a um quarto lá em casa foi muito atrevido. No terceiro dia já me chamava pelo apelido, colocando um “seu” na frente.
Já imaginou?




A ÉTICA DOS ESPERTINHOS

Duvido que alguém tenha escutado alguém dizer bem assim:
- Sim, eu roubei. Roubei e tá acabado! Vou pagar por isso!!
Ou então:
- Fraudei, sim. Peguei dinheiro pra mim, que deveria ir para a merenda escolar!!
E este?
- Claro que desviei o dinheiro que deveria ir para o hospital da cidade.
--
Ninguém admite que roubou. Todo ladrão é santinho, especialmente os que roubam dinheiro público. É impressionante a cara de pau dessa gente. Muitas vezes o cara é pego com a boca na botija – gravações, fotos, grana na conta – e diz assim: Botija? Que botija? Nem sei o que é botija!
Impressionante!
Às vezes um sujeito que matou a mulher, por exemplo, até admite o crime. Mas é só seguir a orientação de um advogado que muda:
- Ah, eu estava sob forte impacto emocional e falei sobre algo que poderia ter acontecido. Mas não fui eu quem matou aquela santa mulher.
--
Esse tipo de "ética" se aplica no dia a dia das pessoas. Pense bem.
A melhor forma de se contestar algo é bem simples:
- Não aconteceu nada disso!!
Negar, negar, negar!!
Típicos são os casos de traição entre casais. O traidor sempre nega, até morrer. E o traído finge que acredita.
Não quero descambar para o lado da política, mas tem um caso que é emblemático.
Todo mundo sabe que a Ford não se instalou aqui no RS porque o Governo não deu todos os moles que eles queriam. Aí foram para a Bahia. Pronto, terminou o papo. Terminou? Que nada! Já escutei deputado dizendo que "a Ford é que não quis ficar aqui no Estado. Estavam apenas fazendo uma onda com a gente".
--
Mensalão é outro bom exemplo dessa ética dos espertinhos.
- O mensalão nunca existiu. Foi uma invenção da imprensa!
Pronto, taí. Não teve sacanagem nenhuma.
E o mais sacaneado de todos esses envolvidos é o Zé Dirceu, que perdeu o emprego formal de Chefe da Casa Civil do nosso presidente Lula.
Coitado!!


Quarta, 25 de janeiro de 2017


PRÊMIO PRESS - JORNALISTA DE WEB 2016 - JL PRÉVIDI






HORÁRIO DE VERÃO

Atualizado diariamente até às 10 horas.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.











DIÁRIO DO PARAÍSO


O fim do "Sociedade Amigos"



Minha mãe passava as férias no Rio ou no Uruguai e, óbvio, eu ia com ela.
Mais tarde, comecei a passar pequenas temporadas nas praias do Litoral Norte e Sul.
Muito legal o Cassino em Rio Grande.
Passei bons tempos em Rondinha, na casa do Djalmo Barcellos; numa casinha, isolada, do pai do Homero Zanotta, em Pinhal; na casa do Rimon Hauli, em Atlântida. Depois inventei de ir para Pinhal, no Hotel Estrela do Mar, onde passava os finais de semana. Nos sábados, tinhas os bailes na Sociedade Amigos de Pinhal. Só tinha um problema: não lembro bem, mas acredito que a meia-noite a luz da cidade apagava e todo mundo ia pra casa./ Um breu.
Mas o grande barato era a Sociedade Amigos de Rainha do Mar sei lá se o nome era esse, Mas as gurias mais bonitas do Litoral estavam lá no sábado. Fui a inúmeras festas lá.
-
Em todo Litoral tinha a "Sociedade Amigos".
Até mesmo em Oeisis International.
Tinha festas, almoços, carnaval e um maravilhoso torneio de futebol infantil e adulto.
Pra resumir, olha como está a Sociedade Amigos da Praia de Oasis Sul:




Um cara está lá e tomou conta. Inclusive entrou com pedido de usucapião.
-
Aí me mandam outro exemplo triste, que saiu na Zero Hora:

Tradicional ponto de encontro de Imbé, sede da Sapi está abandonada

Cenário de amizades, romances e shows que marcaram época no Litoral, prédio da associação foi dilapidado em furtos e virou depósito de lixo clandestino 



A matéria está aqui.

-

Para terem uma ideia, a SAT - Sociedade Amigos de Tramandaí vendeu a área onde eram realizados os bailes para a construção de um edifício.


--



piadinha






Terça, 24 de janeiro de 2017


PRÊMIO PRESS - JORNALISTA DE WEB 2016 - JL PRÉVIDI






HORÁRIO DE VERÃO

Atualizado diariamente até às 10 horas.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










mídia


ROTINA DO AVIÃO DE TEORI
É O CAMINHO PARA O REPÓRTER
FUGIR DAS ESPECULAÇÕES






Do Blog do repórter Carlos Wagner - carloswagner.jor.br


Carlos Wagner, 65 anos, formado pela FABICO da UFRGS em 1982, tem 38 prêmios de reportagem, entre eles sete Essos Regionais, 17 livros publicados, um deles País Bandido, é considerado um dos 10 melhores jornalistas brasileiros. Se considera um caçador de histórias.


No jargão dos repórteres que trabalham com investigação é classificado como “pesadelo” o caso da morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), relator da Operação Lava-Jato, Teori Zavascki. Vejamos: a fila de suspeitos dá a volta em um quarteirão, todos engravatados, em um ambiente contaminado pela paixão política, onde impressiona o volume de informações duvidosas circulando nas redes sociais e nos noticiários. Soma-se a isso o enlouquecimento dos editores das redações trazido pela pressão dos concorrentes. O famoso bafo na nuca.
Este é o quadro. Nos 40 anos que faço matéria investigativa trabalhei diversas vezes em situações consideradas “pesadelo”. Aprendi alguns caminhos que vou compartilhar com os colegas. O primeiro mandamento: aumente grau de desconfiança com as informações vindas das “fontes confiáveis”, afinal elas também estão contaminadas pelo elevado volume de dados circulando.
Normalmente, o repórter começa a trabalhar apostando em mais de uma linha de investigação. Mas, neste tipo de caso o “bafo da nuca”, não pode se permitir a tal luxo. O caminho escolhido pelo repórter tem de garantir duas coisas: uma produção de novidades de curto prazo e um bom grau de confiabilidade da notícia que está publicando.
Dentro deste contexto, um dos caminhos é focar em aspectos já definidos na investigação, que ao seu entendimento seja fundamental na apuração dos fatos. No caso do ministro, um dos atores da cena do desastre é o avião – Prefixo PR- SOM, modelo Hawkere Beechnaft King Air C 90. A linha de investigação aqui não é o resultado da perícia, que não pode ser esquecido, mas deve demorar. E sim a rotina da aeronave. Temos que tratar como se fosse uma pessoa. O que aconteceu com ela nos últimos 30 dias. Saber por onde e com quem a bordo andou. Quem são os mecânicos responsáveis pela sua manutenção e o pessoal da limpeza. Onde ela fica estacionada quando está fora de trabalho. Saber se o lugar tem segurança ou não. Dar uma olhada no histórico dos últimos abastecimentos de combustível – ficar atento a quebra de rotina.
Se o avião foi sabotado ou não, uma investigação na rotina da aeronave tem grandes chances de esclarecer o caso. A morte do ministro, e de mais quatro pessoas que estavam na aeronave, me lembrou um filme chamado Dossiê Pelicano, que trata do assassinato de juízes da Suprema Corte dos Estados Unidos e dos candidatos que iriam substituí-los.
Segue o link para quem tiver o interesse de assisti-lo: https://www.youtube.com/watch?v=BrqugcBLttw.



--



reflexão


A LUA


Só  podia ser do jornalista Paulo Motta:


A lua queima lá no céu e nós aqui, assistindo nossos filhos caminharem sobre esse mundo que já conhecemos e tentamos fazê-los entender.
Difícil demais pra pobres mortais que nem nós, não é? Pois é.
Coisas que passamos e tentaremos, quase sem sucesso, fazê-los crer.
A rua escura, os caminhos complicados e amigos meninos que, alguns, nos acompanharão, outros ficarão perdidos pela vida maravilhosamente insana daqueles tempos do Alaska e da Libelu, na Esquina Maldita de uma Porto Alegre doida dos anos 70.
Crescemos, deixamos coisas pra trás e não esquecemos essas coisas. Isso é bom.
Tenho medo de amadurecer e deixar a criança que gostava do Fort Apache e o adolescente do colégio marista lá no sótão da alma, não posso!
Sou o resultado do meu passado, dos antigos amores e da minha infância. Descobri isso há pouco.
Tô ficando meio chato, né?
Beijão pra vocês.


--



DIÁRIO DO "PARAÍSO"


E aí, prefeitura? E aí, DAER?

Recebo:

Tem o Inferno Magister Beach.
Fotos da Av Itália em Balneário Pinhal em direção a Magistério. Motorista que tenta salvar o carro trafegando na contra mão, é impiedosamente multados pela BM.











--



fotografia





--



mídia 2



MAIS UM - Foi demitido ontem mais um funcionário da TV Record. Era câmera de estúdio. Fez críticas pelo Facebook à emissora.
-
ESTREIA - O extraordinário apresentador e humorista Rogério Forcolen também está na TVU. Vai apresentar uma atração de segundas às sexta, das 11h50min às 12h50min. Será o TVU Cidade.
-
ENCERROU O CICLO - Flávio Dal Pizzol está oficialmente fora da Rádio Guaíba. Briga feia. Tudo vai para a Justiça do Trabalho.
-
TV SESCON-RS - Informação do Nelson Dutra, gerente de Comunicação e Marketing:
 Na era da informação, empresa, entidade ou pessoa física que não se comunica tem grandes chances de ficar para trás. Pensando nisso, o SESCON-RS abre mais um canal de comunicação com a sociedade, ao criar a TV SESCON-RS. A partir de agora, uma equipe exclusiva da Iniciativa Cinema e Vídeo irá acompanhar os principais eventos e ações do sindicato patronal, registrando os principais momentos. O conteúdo já está disponível no novo canal de Youtube.
Para o Presidente Diogo Chamun, a criação da TV SESCON-RS é mais um meio de relacionamento com a sociedade. “Não adianta criarmos ações significativas em defesa de nossos representados e da sociedade e não comunicar. Hoje, com o advento das redes sociais, as empresas e entidades também realizam o papel de veículos de comunicação, assim como jornal, rádio, tv e portal de internet”, comenta. Segundo Chamun, é importante estar atento para a evolução tecnológica e das relações humanas e a comunicação é parte atingida nesse processo. O SESCON-RS é uma entidade de classe que representa mais de 20 mil empresas gaúchas do setor de serviços.
A TV SESCON-RS estará presente em eventos da entidade como Dia do Empresário Contábil, Declare Certo, Egescon e Carreteiro Tributário, além de ações de cunho político e de produtos e serviços. O resultado dessas coberturas será um vídeo com linguagem jornalística ou documental a ser exibido no canal do youtube. “Além de estar em sintonia com o nosso tempo, o audiovisual online é uma forma de comunicação dinâmica, viva, que fala com o público interno e externo. É também um documento histórico sem igual, motivação para o presente e inspiração para o futuro”, comenta Raquel Rosa, da Iniciativa Cinema e Vídeo. Segundo ela, a linha de comunicação do SESCON-RS é ágil e inovadora e a TV SESCON-RS vem completar este trabalho.
O primeiro vídeo do novo canal já está no ar. Confira a cobertura do Dia do Empresário Contábil no https://www.youtube.com/watch?v=L1hyY2oJE8g



--


perguntinha


Quando vão surgir, aqui no Brasil, adesivos para carro com o "Fora Trump!!"?


--



internacional


Escândalo: Donald Trump é acusado
de ter comido a própria mulher

Do Joselito Muller:

DISNEYLÂNDIA – Mais um escândalo sexual envolvendo o candidato republicano, Donald Trump, veio à tona na manhã de hoje.
Dessa vez o magnata é acusado de ter comido a própria esposa várias vezes ao longo da vida conjugal do casal.
A última vez teria sido no mês de janeiro deste ano.
Esse é mais um entre tantos escândalos sexuais envolvendo Trump, que já foi acusado de fazer comentários grosseiros sobre mulheres e de ter dado em cima da adversária, Hillary Clinton.
O ex-presidente Bill Clinton, esposo da candidata democrata, declarou que “a revelação é só mais uma evidência de que Trump não tem condições de ser presidente dos Estados Unidos”.
Corroborando com a opinião de Clinton, Mônica Lewinski chegou a declarar apoio a Hillary, qualificando Trump de “machista”.
Por outro lado, Trump recebeu mensagens de solidariedade de personalidades do mundo das artes e da política, tais como o ex-premier italiano Silvio Berlusconni e do artor Charlie Sheen.
Nossa reportagem tentou contato com a assessoria de Donald Trump, que não retornou nossas ligações, que foram feitas a cobrar.



--



piadinha






Segunda, 23 de janeiro de 2017


PRÊMIO PRESS - JORNALISTA DE WEB 2016 - JL PRÉVIDI






HORÁRIO DE VERÃO

Atualizado diariamente até às 10 horas.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










comportamento


COMO OS BRASILEIROS ACREDITAM
QUE BANDIDOS DEVEM SER TRATADOS?

parte 2




Fernando Seffrin Martins é porto-alegrense e vive em Dublin.
"Formado em Ciência Política, exilado econômico na República da Irlanda (ou seja, Porto Alegre tá uma merda pra ganhar dinheiro) e perdendo a saudade do Brasil a cada dia que passa.
Mas não sei porque esses dias ouvi Desgarrados do Mário Barbará e morri de saudade de casa."


Prévidi, tu é macaco velho da comunicação, sabe que se vivêssemos numa democracia direta, plebiscitária, o Brasil seria governado por algo tipo Estado Islâmico ou Talibã.
Ninguém tem pena de preso, preso tem que ficar na cadeia.
O que ninguém entende é que o maior interessado, beneficiário, nestes aterros sanitários humanos é o PCC, o Comando Vermelho, Os Manos, FDN e o escambau. A cadeia como está é um negócio da China para eles, eles negociam drogas, armas, comida, proteção e até lugar nas celas.
O povo está burramente defendendo o caixa das gangues!
Mete cadeia dura, daquelas que só vê o sol por uma mini-basculante, que come na cela, sem celular, de macacão laranja, sem contato físico com ninguém, só falando por de trás do vidro por telefone se tiver direito a receber visitas. Sem comida de fora, sem visita íntima (fim da picada), se tiver bom comportamento pode trabalhar, fazer um supletivo ou curso e não ficar tanto tempo trancado na cela. Luzes acesas as 6 da manhã, luzes apagadas as 9 dia noite, tudo automático.
Tu acha que eles preferem uma rotina dessas, isolados do mundo, ou neste faz de conta atual?

-

Fernando, perfeito o teu comentário..
Mas sabe quando vamos ter presídios como estes que indicas? Quando tivermos hospitais de primeiro mundo e todas as escolas com turno integral. Quando? Jamais.
Se os governos não estão nem aí para hospitais e escolas, vão se preocupar com presídios? Não importa a "facção" política do governante, todos eles pensam igual quando se trata de hospitais, escolas e presídios.



--



mídia


FINAL DE SEMANA ELES FICAM IMPOSSÍVEIS!!


A MELHOR DO ANO?

"Cada dia se superam mais. Foto faz parte da cobertura em tempo real do velório do Teori. Foi uma mistura de Michelle Obama com Marcela Temer. A combinação ficou linda."



-

CUSTAVA LER ANTES DE PUBLICAR?





-

ESQUECERAM O "H"


-

A CULPA É DE SANTA CATARINA?

ECONOMIA

Santa Catarina fechou 32 mil postos de trabalho em 2016, menos que em 2015


-

NÃO ENTENDO - O que a provinciana Zero Hora (sim, está restrita a um Estado brasileiro, longe do Poder) tem a ver com o Trump? ZH e a Professorinha Luciana, a filha de Tarso Fernando, estão "preocupados" com o presidente. O jornal escreveu neste final de semana que "o novo líder da maior potência mundial ergueu uma muralha de intimidações contra jornalistas e veículos de comunicação assentada em um cimento de rancor similar ao de Chávez e Maduro na Venezuela, de Rafael Correa no Equador e de Lula no Brasil. Tá bem, NYT, CNN e Zero Hora contra Trump.
Te mete!!

-

GENIAL!! DUPLA MORTE

21/01/2017 15h13 - Atualizado em 21/01/2017 15h39

Motorista embriagado mata homem atropelado e é preso em Veranópolis

-



--


reflexão





No Brasil não existem anjos. Probos. Íntegros.
Não se iludam.



--



DIÁRIO DO PARAÍSO


Por favor, rumem para SC!!
O Litoral gaúcho está horrível!!











Hora de entrar na água




Hora de ir para casa






--



triste realidade






--



piadinha