Segunda, 2 de abril de 2018




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu





SITE/BLOG DO PRÉVIDI: HÁ 14 ANOS
INCOMODANDO CHATOS, 
INCOMPETENTES E BANDIDOS
(E CANALHAS)









Atualizado diariamente
até o meio-dia













A GLOBO QUER SABER
"Que Brasil você quer
para o futuro?"
O MELHOR VÍDEO:





Ainda não viu um capítulo da novela das 9 da Globo? Veja, pelo menos um.
Todo dia aparece o cabaré que tem as mulheres mais lindas do Universo. Inclusive a dona é maravilhosa.
Detalhe: o dito é no interior do interior de Tocantins.


...

Olha o desfile:






HAHAHAHA!!!!









O SUL - O JORNAL QUE QUASE FOI


A DUPLA ATACA NOVAMEMTE!
Primeiro eles escreveram o polêmico "A RBS DESISTIU DO RIO GRANDE".
Desta vez, o texto é do jornalista Fábio Salvador com a importante colaboração do arquiteto Eduardo Escobar.



Otávio Gadret, o Silvio Santos dos Pampas,
sonhou em ter um jornal impresso diário



No final de março de 2015, o jornal O Sul deixou de ser impresso, migrando totalmente para a internet. Agora, passados três anos, podemos analisar o que isso significou: o jornal que ia “revolucionar” a comunicação no Rio Grande apagou-se.

Para quem não lembra, o projeto original da empresa na virada do século era criar um jornal popular e popularesco para ganhar as massas. Um formato que, na minha opinião, combinaria perfeitamente com o padrão estético da rede toda.

O problema foi que a RBS correu na frente e criou o Diário Gaúcho. Aliás, histórias sobre um vazamento de informações sobre o projeto da Pampa motivando a criação do DG são até hoje uma das mais indecifráveis lendas urbanas do Rio Grande.

Privado de sua linha editorial planejada, O Sul tentou destacar-se pelo visual, meio revista e meio experimentação, sendo o primeiro jornal totalmente a cores no RS. Creio que fosse também o mais caro para imprimir.

Uma coisa curiosa é que, mesmo não sendo barato, O Sul sempre me pareceu ter muitos assinantes, em alguns bairros com carrinhos até mais forrados do que os da ZH. O quanto disso devia-se a cortesias e promoções, não sei.

Acontece que a Pampa, apesar de ser a única rede que em algum momento teve condições de suplantar a RBS (a Record tem tamanho, mas tropeça nas particularidades regionais), jamais ambicionou voos ambiciosos: o negócio dos Gadret é ganhar dinheiro, não disputar hegemonias.

E aí, vamos a 2015: quando a Pampa anunciou o fim do impresso, houve quem a aplaudisse pela “ousadia”. A maior parte dos profissionais de comunicação que conheço, no entanto, viu naquilo o mesmo discurso usado, na época, por muitos jornais médios e pequenos do interior, deficitários e assolados pelos custos de gráfica, que tentavam glamourizar a capitulação às pressões da dura realidade. O curioso foi ver um jornal grande da capital fazendo isso.

Talvez o abandono das bancas e stands não significasse tanto, se o conteúdo permanecesse interessante. Acontece que o antigo jornal já era conhecido pelo uso generoso de material de agências de notícias, além de repiques da imprensa do eixo Rio-São Paulo. E isso só piorou com o tempo.

O Sul é, afinal, parte de uma rede que inclui emissoras de rádio que só tocam playlists. Aliás, curiosamente, o ouvinte típico dessas estações cita as manchetes do Jornal O Sul anunciadas no meio das músicas, sem jamais ter lido as matérias. Nisso, o jornal antecipou a tendência da "leitura só de títulos" que caracteriza hoje as redes sociais.

Mantendo a coerência, a “jóia da coroa” do conglomerado é uma emissora de TV conhecida por exibir pérolas como o Stúdio Pampa*, e colocar as gatinhas deste programa para apresentar noticiário, além da programação absolutamente heterodoxa da tarde. A Pampa é uma rede especializada em entretenimento, coisas coloridas e celebridades regionais alegres. Jornalismo “hard news” nunca foi o forte da casa.

Ainda quando circulava em papel, O Sul já recebia muitas críticas por sua redação exígua. Na transição, anunciavam que a equipe seria mantida. Pouco depois, no entanto, comentaristas como o Blog do Prévidi e outros já falavam nas inevitáveis demissões.

Na internet, O Sul é, visualmente, um site de notícias normalzinho, clean, colunagem uniforme. Lembra muito um daqueles temas padrão do Wordpress. Não que isso seja um defeito: comparando-o com ClicRBS e Correio do Povo, o site da Pampa é o de navegação mais fácil.


VIRTUAL PAPER E PDF

É meio engraçado notar que, embora tenham cortado a impressão, eles mantiveram um trabalho residual de diagramação, sendo possível ler o jornal em um virtual papel, folheando na tela, ou ainda abrir um PDF da edição toda e imprimir.

A diagramação da edição folheável, no entanto, é uniforme: fotos no canto, texto colunado, em letra sans serif. Um desenho espartano, a não ser nas capas, que seguem o desenho característico do antigo impresso. Curiosidade: há anúncios de página inteira no “flip”, indicando que há anunciantes interessados no formato e portanto, suponho, boa quantidade de leitores.


DE GRANDE APOSTA A COADJUVANTE

Não me entendam mal: O Sul online não é um mau site de notícias. A questão é que, se antes ele era um jornal diferentoso, metido a vanguardista, hoje é um portal de aspecto genérico. Faz um feijão com arroz bem feito.

Me parece que ele ocupa a periferia da lista de prioridades da Pampa. Matérias exclusivas são raras. Grandes coberturas, que eu me lembre não existem.

O Sul tinha, quando impresso, o maior time de colunistas de toda a imprensa gaúcha. Na internet tem apenas quatro, cujas opiniões constituem o principal conteúdo próprio do veículo. Esse time bem poderia fazer mais diferença, não fosse a perda, há muitos anos, do Mendelski para a Record.

O site tem pouquíssimos espaços de propaganda (dois na capa), e estes seguidamente exibem algum banner “chamando” programas da TV Pampa (um sinal universalmente manjado de falta de patrocinadores pagantes).

Até nas pequenas coisas parece haver um certo desleixo. Itens básicos como tags “title” dinâmicas foram esquecidas ou deixadas de lado (eu estou falando sério, ao abrir uma matéria o título da página que aparece no topo da tela é a própria URL).

Na verdade, a Pampa mantém um site de notícias com alguns redatores (bons) e aparentemente quase nenhum repórter, aproveitando a marca “O Sul” após o naufrágio do projeto original de ter um jornal. Naufrágio que jamais será admitido - "não quebrou, migrou!"

...

* PS: Não tenho nada contra o elenco do Stúdio Pampa e, inclusive, sou partidário da volta do programa. **

** PS 2: Não posso admitir que o Stúdio tenha acabado antes de eu ser uma subcelebridade local digna de aparecer nele.



-


A RBS DESISTIU DO RIO GRANDE - Há alguns anos, comedores de sucrilhos com nescauzinho jactavam-se com o número de jornalistas da RBS. Falavam em 700 profissionais.
...
Hoje, não falam mais nisso.
Não tenho números, mas certamente o número de estagiários é maior do que o de jornalistas profissionais.
Quantos restam na RBS? 200? 100?
...
A resposta deles eu sei.

-



AMANHÃ - A parte 2 da matéria "ENQUANTO ELES ENRIQUECEM, TEM GENTE QUE ATÉ MATA POR UM CLUBE DE FUTEBOL".



-



TRADUZA SE FOR CAPAZ! - No CP:




-




INIMAGINÁVEL!!
TV RECORD CONTRATA UMA GAÚCHA PARA SER CHEFE!! - Paulistas estão propondo um boicote à emissora!! Revolta total!!  Afinal, eles  contratam paulistas até para estagiários e quando chegam aqui se tornam repórteres!! Até agora só chefes paulistas.
Pois bem, contrariando uma regra, observada desde a chegada a Porto Alegre, a emissora contratou a jornalista Greetchen Ihitz para ser a nova chefe de redação da TV. GAÚCHA!! Ela deixou a RBS, onde era editora-executiva do Bom Dia Rio Grande.
Acreditem, é verdade!!
...
Greetchen, te digo uma coisinha apenas: não contraria o Alexandre Gordinho Mota.



-



MAIOR BILHETERIA DO UNIVERSO - Dando uma percorrida pelos canais abertos, ouvi um repórter da Record TV dize3ndo que no dia da estreia do filme da vida heroica do Edir Macedo, o filpe Nada a Perder já era um "campeão absoluto de bilheteria".
Bah!
Imagina quando lançarem a sequência, com o título Tudo para Ganhar?

...

E quando lançarem o filme da vida do apóstolo Valdermiro Santiago?
Nossa mãe!!



-


VERGONHA!! - Escreve o jornalista Julio Ribeiro:

O Grêmio não chutou uma bola ao gol no primeiro tempo. Aí o Daronco desmancha a defesa do Xavante e deu no que deu. Nem precisa ter o segundo jogo, já entrega a taça pra ele.
...

Assino em cima e embaixo! BANDIDAGEM!!



-


CÁ ENTRE NÓS

O locutor da RBS TV não precisava torcer tanto para o Grêmio.
É feio isso.
Saudade do Paulo Brito.
...
O que será que o Celestino Valenzuela comenta?



-



FERNANDO ALBRECHT - O mais famoso colunista do RS está muito bem. Óbvio, está na Santa Casa e já está comendo como uma pessoa normal. Aliás, em uma de minhas estadas por lá comi um estrogonofe dos deuses.
Nesta semana, teremos o resultado da biópsia.



-





FÃS ENLOUQUECIDAS!! - O galã e jornalista Felipe Vieira será homenageado por seu trabalho no rádio com a Comenda Porto do Sol, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A proposta é do vereador Reginaldo Pujol.
A Sessão Solene acontece amanhã, às 19 horas, no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho (avenida Loureiro da Silva, 255), em Porto Alegre.
...
O único problema da cerimônia está no convite: TRAJE PASSEIO COMPLETO.
GOD!! COMO OS FÃS E AS FÃS IRÃO COM UM CALORÃO DESSES?



-




MALUF SAI DA CADEIA E VAI
CUMPRIR PRISÃO DOMICILIAR





Outro recente:

O coronel Lima chegou à sede da PF em São Paulo na sexta-feira à noite, depois de passar mal no momento em que foi preso e precisou ser levado para hospital.






Do Sensacionalista:

OMS vai pesquisar por que políticos corruptos do Brasil só ficam doentes na cadeia









-


QUERO SABER QUANTO VÃO ME PAGAR!
SER PUBLICADO AQUI É MUITO CARO!!

(clica em cima que amplia)






Só tem amigo?
Ótimo!! Dividam a bronca e me paguem!!!
...
Repito: Uma propaganda aqui é cara!!!
O Machadinho faz a arrecadação. Tipo igreja universal!
Quem não contribuiu cai nas garras do demo!!



-




NÃO SEI SE TORCIDA ADIANTA - O fabuloso poeta catarinense Emanuel Medeiros Vieira está vivendo em Salvador. Sofre com dores terríveis, em razão de uma doença que me nego a escrever. Me dizem que é um "doente terminal". E mesmo assim continua escrevendo poesias.
...
Conheci o Emanuel através de um amigo comum, Alberto Crusius.
...
Emanuel é advogado formado pela UFRGS.
...
Viveu 32 anos em Brasília.
Nasceu em Florianópolis em 31 de março de 1945.
...
Nota de 30 de março de 2018.  Acredito que tenha sido um presente, um dia antes do aniversário:


-



PARECE QUE AGORA VAI - O TSE está para julgar o futuro de Cassio Trogildo, vereador de Porto Alegre, cassado em todas asa instâncias. É incrível!! Ele foi cassado pelo TRE em 2013 e conseguiu concorrer na última eleição.
O mais incrível é que foi presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.



-



INFELIZMENTE, A GAUCHADA NÃO FAZ
MAIS ESSE JORNALISMO BEM HUMORADO

(clica em cima que amplia)






-


SALVADOR - Dizem que foi um bebum em Nova Hartz-RS, que protagonizou este vídeo:






-




PIADINHA







4 comentários:

  1. Sobre a imagem com a frase para traduzir:
    Me pareceu que alguém fez uma reclamação trabalhista na justiça e a empresa reclamada distribuiu uma "informação negativa" a respeito dessa pessoa, para outras empresas, afim de que não dessem mais emprego ao reclamante.

    Garivaldino Ferraz

    ResponderExcluir
  2. Estou em dúvida se este senhor Julio Ribeiro e o blogueiro não entendem de futebol, se não viram o jogo ou são colorados daqueles que não conseguem ver mérito nos times adversários!Sr.Julio, quem fez aquela defesa no chute do Jael foi o senhor ou o goleiro do Brasil? O Brasil só teve uma jogada de perigo também, numa cabeçada por cima do gol e um chute fraco cruzado(não são coisas da minha cabeça, como o senhor fez, são números do jogo).De resto só se defendeu, cometeu 14 faltas contra 4 do Grêmio no primeiro tempo.E para conhecimento dos senhores que, provavelmente não acompanham de perto o transcorrer do campeonato: dos 10 jogadores mais faltosos do gauchão, 5, eu escrevi cinco, são do Brasil.Então o jogador Sciola só deveria receber o cartão se, em vez de atingir os músculos do jogador Luan, atingisse a sua coluna vertebral e o levasse para o hospital como ocorreu com o Neymar naquele jogo da Copa? Diga-se de passagem que o Daronco foi o árbitro que nem falta deu do Willian quando este quebrou a mandíbula do Bolanhos.Não coloquem a culpa no árbitro e sim no jogador do Brasil que foi irresponsável, uma vez que já tinha cartão e fez outra falta para cartão.Toda esta dor que vocês estão sentindo é porque o Inter não está na final ou porque o Brasil é uma filial colorada com meia duzia de jogadores que pertencem ao Inter, inclusive o Clemer, ex goleiro do SCI? E por fim, tens saudades do Paulo Brito porque ele é colorado ou porque o considera um bom narrador? (Todo jornalista, como vocês dois, comentarista, radialista tem o direito de torcer por um time,só não deve, na hora de opinar, ser parcial.-Ah! O Luciano Périco é colorado-).
    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não vai reclamar daquele árbitro que validou o gol, totalmente impedido, contra o São José na semifinal??

      Excluir
  3. Esse narrador atual da RB$ se sobressai pelo tamanho, algo acima dos dois metros. Sua voz ANASALADA é ruim para tal atividade. O outro, aquele que tem vergonha de sua origem germânica, o senhor Brito é anos luz mais narrador que esse gigante que tem apenas tamanho para ser segurança em casa noturna. Não culpo ao mesmo por ser o atual narrador, pois não competiu a ele decidir e sim a alguma anta que há por lá.

    ResponderExcluir