Terça, 22 de maio de 2018




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu







Atualizado diariamente
até o meio-dia





Escreva apenas para

Ou

www.facebook.com/joseluiz.previdi






ACREDITO QUE JÁ POSTEI,
MAS VALE A PENA 
ESCUTAR DE NOVO












TRUCOLÊNCIA







Espaço do Paulo Motta.

Toda a vez em que mergulho no meu baú de reminiscências, volto à tona trazendo alguma coisa divertida nas mãos!
Pois hoje é uma passagem acontecida no bolicho do Doca, logo na curva da estrada, à direita passando Conde de Porto Alegre, alegre distrito de São Borja.
O Doca, velhote sacudido nos seus sessenta e poucos anos, tinha o que se precisasse no pequeno armazém.
Mantas de charque, tulhas* com milho, feijão, erva-mate e quirera*, cortes de sarja, cambraia, vigela e brim, para as bombachas da peonada e os vestidos das prendinhas.
Querosene pros candeeiros e até Liquinho a gás, que alumeia muito melhor de que os candeeiros, só vendo.
Para a patroa lavar roupas, sabão La Perdiz, argentino, e azeite Cocinero pra fazer a bóia.
Vendia uma canha de Santo Antonio da Patrulha que emborrachava só pelo cheiro, chegava a ser azulada!
E gasosa do Sperandio* e caramelos pra piazada.
Dia desses ele botou pra vender um Fogãozinho Jacaré, que o Balbino, capataz da Fazenda Santa Rita, comprou.
Mas num fim de semana diferente, houve um torneio de truco, no galpão dos fundos.
Truco é tipo um pôquer bagual, jogado com baralho espanhol, característico pela mentira e o blefe. Me ensinaram a jogar truco, numa feita. O De Tarso - olha só, Elena Fagundes - o João Telmo e o Sarico perderam horas me ensinando o carteado, todos borrachos, é claro. No outro dia acordei sóbrio e sem sombra de conhecimento de truco. Meus professores ficaram furiosos! Eu deveria ter continuado bêbado, uma pena!
Reuniram-se as duplas e se atracaram no carteado.
O Caruncho e o Quibebe - não é o-que-bebe; é quibebe, refogado de moranga com charque - o Juca Perez e o Balbino e mais duas duplas.
Começaram na sexta-feira antes do almoço e sábado de noite a bugrada lidava com as cartas, de vereda, o gritedo da jogatina se ouvia de longe:
- Truco, seu bosta!
- Retruco, bagacera!
- Quero e vale quatro, não me achico, sou do Iguariaçá, coxa pelada!
Até as lindas filhas do Doca vinham espiar, de longe, a peleia. Uma mais linda que a outra. Todas com olhos verdes que nem cuspida de mate, origem italiana; cortejadas pelos gaudérios, que se botavam nas pilchas domingueiras, depois de um banho de sanga, pra não ficar com cheiro de baralho velho.
Seu Boaventura assava um chibo no buraco feito na terra, ao lado do galpão, perto dos espinilhos, golpeando, despacito, um liso de pura.
De já hoje, o Pisca, peão da Fazenda Palermo, metido a gaiteiro, sentou e se atracou na oito baixos*, tirando um chamamé* comprido que nem ralhada de gago. Mas não durou muito, a canha foi mais ligeira que ele e o artista dormiu sobre a gaitinha chorona.
Mas pra lhes encurtar o relato, na tardinha de domingo os jogadores faziam o rescaldo e o menos borracho contava os pontos e tentava se entender e convencer os outros do resultado final. Era de sentar pra rir:
- Como que não ganhemo, alarife? Tu te cagou com trinta e três de espada e perdeu de mão, abostado!
- Abostado é tu, paisano fiadaputa, que já te abro outra boca bem nessa barriga cheia de merda!
- Antes na barriga do que na cabeça, que nem tu, serrano desgraçado!
E quando levantaram pra pelear com arma branca, cada um caiu prum lado, de tão bêbados!
Não sei se ainda é assim na minha querida fronteira, na beira do Rio Uruguai, oceano que o Patrão Velho lá de cima nos deu. Talvez seja.
Importante que essas coisas não caiam no esquecimento, que não deixemos nosso passado ser soterrado por tecnologia ou ornamentos.
Lembremos das patacoadas antigas pra essa meninada de agora, meus amigos e amigas. Eles vão adorar, tenham certeza!
Depois eu volto para azucriná-los, um beijo carinhoso no fígado de todos!

*Quirera: milho moído pras galinhas
*Tulha: caixas de madeira para estocar arrroz, farinha, etc.
*Sperandio: antiga fábrica de refrigerantes de São Borja
*Chamamé: ritmo musical argentino
*Oito baixos: pequena gaita de botões



-



É SÓ O QUE FALTA - O MDB gaúcho cair nos braços do Despacito Júnior. Se acontecer, quantas CCs vão levar?
Aí terão que convidar o companheiro de partido Romero Jucá para uma palestra, "Como ser governo para sempre".



-



SECTARISMO, DOGMAS E O SALVADOR DA PÁTRIA - Escreve o jornalista Clovis Heberle:
Relendo "1968, o Ano que Não Acabou" de Zuenir Ventura.
Lá se vão 50 anos, mas, incrivelmente, os conceitos da maioria dos meus amigos "de esquerda" não mudaram muito, ou nada.
Impressionante o relato do congresso da UNE, realizado em outubro daquele ano. Mais de 1.000 líderes vindos de todo país se reuniram na pequena Ibiúna, 10 mil habitantes na época. Os dirigentes da UNE, José Dirceu entre eles, estavam seguros de que a repressão não os notaria lá, no meio do mato.
Encontrou: chegou às sete da manhã de um sábado, prendeu todo mundo. Não houve fuga nem resistência.
Fim do movimento estudantil - que chegou a levar 100 mil pessoas para a rua -, fim de um sonho.
Mas restaram o sectarismo, os dogmas, as disputas estéreis, a eterna busca de um salvador da pátria.



-



DEBATES NA BAND - O Grupo Bandeirantes de Comunicação realizou ontem o primeiro encontro com os representantes dos principais partidos políticos que já apresentaram pré-candidaturas ao Governo do RS.
Na reunião foram confirmadas as datas e a participação nos debates que serão realizados pela TV, rádios e pelo site da Band RS.
Foram também definidas as ordens e datas de participação dos futuros candidatos em séries de entrevistas realizadas pela Band.
...
Para o gerente de Jornalismo das rádios do Grupo  e coordenador da cobertura de eleições, Guilherme Baumhardt, o encontro foi positivo. “O Grupo Bandeirantes tem uma grande tradição na cobertura eleitoral. A realização de debates é uma marca nossa. Não é à toa que muitos tem gravado na memória os debates de 1989, período da redemocratização. Neste ano não será diferente. Se o jornalismo esportivo tem a Copa do Mundo, o jornalismo geral, a cada dois anos, tem a sua Copa, que são as eleições”.
...
O primeiro debate na Band entre os candidatos ao Governo acontece no dia 16 de agosto. Se houver segundo turno, ocorre no dia 17 de outubro.



-



PORTAL DA TRANSPARÊNCIA - Para facilitar o acesso da população aos números e às informações do governo do Estado, o novo Portal da Transparência será lançado hoje, às 14h30min, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo. A atualização do site vai garantir um sistema mais intuitivo, diminuindo a quantidade de cliques para chegar à informação desejada.
A novidade vai ao encontro do compromisso de acesso à informação da gestão de Sartori. De acordo com o subsecretário da Fazenda e contador e auditor-geral do Estado, Álvaro Fakredin, o principal diferencial do novo portal é aprimorar o controle social sobre as informações do governo e, assim, incentivar a cidadania. "Estamos oferecendo acesso total e irrestrito aos dados da gestão para que a população possa avaliar e regular o Estado", explicou Fakredin.
...
A chefe da Divisão de Tecnologia e Projetos da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), Dione Irani Cunha, disse que o portal vai receber um sistema de procura de informação como os maiores portais de busca. "O site está mais interativo, com uma linguagem mais amigável", destacou.
...
SERVIÇO
O quê: Lançamento do novo Portal da Transparência
Quando: Hoje, às 14h30min
Onde: Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini



-



NEFROLOGIA URGENTE! - Aconteceu ontem na Assembleia Legislativa o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Nefrologia Gaúcha – FrenNefro. A proposta comandada pela deputada estadual Liziane Bayer conta com o apoio do Simers e da Sociedade Gaúcha de Nefrologia.
A FrenNefro tem como objetivo ser um fórum permanece de discussão e formulação de propostas para contribuir na melhoria das condições de atendimento aos pacientes com doenças renais no RS.
“Para nós, médicos do Sindicato Médico do RS, há uma causa que está acima de qualquer coisa, é a luta pela vida e a FrenNefro  é uma ferramenta que pretende ser articuladora e mobilizadora para salvarmos vidas”, destaca a diretora da entidade médica Gisele Lobato.
....
A Frente terá como papel principal mobilizar a sociedade gaúcha em prol dos pacientes que fazem a Terapia Renal Substitutiva (TRS), que abrange hemodiálise e diálise. Hoje a insuficiência de recursos e os valores defasados, praticamente congelados pelo Ministério da Saúde, já restringem o acesso ao tratamento.
No RS, são cerca de 5,8 mil pacientes crônicos que dependem da TRS, sendo que 5,2 mil dependem do SUS (90% dos doentes), alerta o Simers. Clínicas já foram fechadas por não conseguirem manter o atendimento diante da defasagem de valores em seis localidades – Porto Alegre, Cachoeirinha, Canela, Frederico Westphalen, Santa Rosa e São Lourenço do Sul. Com isso, os doentes precisam migrar a outras cidades diversos dias na semana para fazer as sessões vitais. 
...
Recentemente, Simers, SGN e a senadora Ana Amélia Lemos reuniram-se, em Brasília, com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, para cobrar medidas urgentes. “A crise vem levando ao desamparo, em especial, dos portadores de doenças renais crônicas. Não há fila de espera para hemodiálise. Se a terapia não é instalada imediatamente, o paciente morre”, Gisele.
...
Mais dados sobre a situação do setor e a razões da Frente Parlamentar:
- No RS, são 5,8 mil doentes crônicos fazem a Terapia Renal Substituttiva (TRS), 90% pelo SUS.
- Clínicas em Porto Alegre, Cachoeirinha, Canela, Frederico Westphalen, Santa Rosa e São Lourenço do Sul fecharam nos últimos anos devido à defasagem de valores que impede a manutenção dos serviços.
- O governo federal investe R$ 2,7 bilhões ao ano no setor em todo o Brasil, mas esse valor está congelado há cinco anos. Houve reajuste dos valores das clínicas de 8,47% em 2017, mas depois de ficar 4 anos sem nenhuma atualização.
- Clínicas recebem R$ 194,00 por sessão que o paciente faz, mas o custo “real” é de R$ 256 para remunerar material, pessoal e honorários médicos. Único reajuste.
- Outras medidas defendidas no Ministério da Saúde: isentar tributos de clínicas que atendem SUS e alterar lei que tornou obrigatória que clínicas paguem ISSQN nas cidades.



-



EVENTO





-



CARTÃO LEGAL -  O Banrisul iniciou a comercialização do Cartão Banrisul Mastercard Travel Card Multimoeda, cartão pré-pago agora emitido com até quatro opções de moeda estrangeira: Dólar americano, Euro, Libra Esterlina e Dólar canadense.
 O cartão Travel Card funciona como um cartão de débito no formato pré-pago. É uma forma prática e segura de portar a moeda estrangeira durante o período que a pessoa está fora do Brasil, sem a necessidade de portar altos valores de dinheiro em espécie, evitando preocupação com perdas ou furtos. O cartão é protegido por chip e senha, disponibiliza assistência global 24 horas por dia e sete dias por semana, e cartão adicional.
...
O cartão pré-pago é aceito em mais de 34,5 milhões de estabelecimentos comerciais credenciados pela Mastercard, como hotéis, restaurantes, lojas, farmácias, entre outros. O portador do cartão pode fazer, ainda, saques em moeda local em mais de dois milhões de caixas eletrônicos com a marca de aceitação da Mastercard.
O cartão Banrisul Mastercard Travel Card Multimoeda pode ser solicitado nas agências ou em uma das Carteiras de Câmbio do Banrisul.



-


 MENOS UM - Faleceu hoje FLAVIO SOLON SCHUBERT.
Jornalista e advogado, era um homem de grande cultura, humor fino e generosidade incomum. Trabalhou, entre outros jornais, no Diário de Notícias e na Zero Hora, onde foi editor de Economia.
O velório está sendo na Funerária Krause, sala B, em Novo Hamburgo. O enterro será às 16h, no Cemitério Evangélico de Hamburgo Velho.



-




MENOS UM - O fundador do Observatório da Imprensa, o jornalista Alberto Dines, morreu hoje aos 86 anos. Criado na década de 1990, o Observatório é uma iniciativa que analisa a atuação da imprensa.
Dines morreu no Hospital Albert Einstein, na capital paulista. Por decisão da família, o hospital não pode informar as causas da morte.
...
O Observatório é uma entidade civil, não-governamental, não-corporativa e não-partidária que acompanha o desempenho da mídia brasileira.
Como site foi criado em 1996 por iniciativa do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo e projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, da Unicamp.
Em maio de 1998, o Observatório da Imprensa ganhou uma versão para TV, produzida pela TVE do Rio de Janeiro e TV Cultura de São Paulo, e transmitida semanalmente pela Rede Pública de Televisão.



-



SUCESSO DOS VINHOS E ESPUMANTES - Dando continuidade ao incremento próximo a 50% nas exportações brasileiras de vinhos e espumantes conquistada em 2017, o setor vitivinícola comemora a manutenção dos percentuais obtidos no primeiro trimestre. Entre janeiro e março de 2018 foram comercializados mais de US$ 1 milhão, com a remessa de 553.210 litros de rótulos brasileiros ao Exterior, representando alta de 44,3% em valor e de 48,7% em volume na comparação com o mesmo período do ano passado. Os principais mercados compradores foram Paraguai, Chile, Estados Unidos, Cingapura e Reino Unido. As ações de promoção e divulgação dos vinhos brasileiros no mercado externo são viabilizadas pelo Wines of Brasil – projeto setorial realizado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
...
O grande destaque do período foram as exportações de espumantes, que subiram 64% em valor ante o mesmo período e apresentam um valor médio por litro de US$ 4,88. Os vinhos tranquilos, por sua vez, registraram aumento de 37% e valor médio por litro de US$ 2,25. Nesse período, os rótulos borbulhantes apresentaram participação de 30% nas vendas.
Segundo Diego Bertolini, gerente de Promoção do Ibravin, o resultado está alinhado com o novo posicionamento do setor no âmbito internacional, que foi lançado em março, na ProWein, maior feira mundial do segmento, realizada na Alemanha.
“Com os espumantes conseguimos exportar com valor agregado para mercados mais maduros e competitivos como os Estados Unidos, Reino Unido e Ásia. Já com os vinhos, temos proximidade logística e uma afinidade de paladar e, portanto, de produto, com os mercados da América Latina”, observa Bertolini.
...
Principais mercados para espumante:
1º Chile
2º Cingapura
3º Estados Unidos
4º Reino Unido
5º China

Principais mercados para vinho:
1º Paraguai
2º Estados Unidos
3º Reino Unido
4º Bolívia
5º Japão


-


VINHOS ESLOVENOS - A ABS-RS (Associação Brasileira de Sommerliers) do Rio Grande do Sul abre o seu calendário de atividades extras de 2018 trazendo os exóticos vinhos da Eslovênia para Porto Alegre. O evento está marcado para o dia 28 de maio, às 19h30, na Champanharia Natalicio, no BarraShoppingSul, em Porto Alegre (RS). Serão degustados sete rótulos das linhas Seven Numbers e Estate Selection que estão sendo lançadas no Estado. A apresentação técnica estará a cargo de Moacir Martins Jr., gestor da marca Puklavec no Brasil. A Carpe Vinum (www.carpevinum.com.br) é quem comercializa os rótulos da Puklavec no RS.
“Escolhemos os vinhos da família Puklavec para começarmos com o pé-direito a nossa programação de degustações especiais do ano. Vem muita coisa boa por aí. A largada é com os rótulos desse produtor esloveno cuja região está na mesma altitude da Borgonha, na França, e a uma latitude comparável a Nova Zelândia”, afirma o presidente da ABS-RS, Orestes de Andrade Jr. “São vinhos refrescantes e com personalidade. A variedade local Furmint, uma uva relativamente rara, é o orgulho da região”, acrescenta Orestes Jr..
...
O amor da família Puklavec pelo vinho vem desde 1934 na Eslovênia. Seus vinhos são produzidos no coração de Ljutomer-Ormož, uma região vinícola na região de Podravje, na parte nordeste da Eslovênia. Esta área oferece as condições perfeitas do microclima para o cultivo da uva. O resultado são vinhos elegantes, elaborados com uma atenção descompromissada e apaixonada pelos detalhes, equilibrados e tão expressivos como a paisagem das vinhas eslovenas.
A Eslovênia, com suas florestas e montanhas espetaculares, está localizada na Europa Central fazendo limites com Áustria, Itália, Croácia, Hungria e o Mar Adriático. Possui mais de 2400 anos de enologia. O clima é um mix de Mediterrâneo, Alpino e Continental. Ao todo, 21.000 hectares de vinhedos produzem 1 milhão de hectolitros de vinho todos os anos.
...
Lançamentos que serão degustados:
- Espumante Estate Selection Brut
- Estate Selection Furmint & Pinot Blanc
- Estate Selection Cabenet & Merlot
- Estate Selection Cabernet Sauvignon
- Seven Numbers Sauvignon Blanc
- Seven Numbers Furmint
- Seven Numbers Pinot Grigio
...
SERVIÇO
O quê: Degustação de vinhos eslovenos
Local: Champanharia Natalicio (Avenida Diário de Notícias, 300, no BarraShoppingSul, Nível Guaíba, loja 2093 A.
Data: 28/05, às 19:30
...
Valores: 
R$ 30 (Associados da ABS-RS)
R$ 60 (Clientes da Champanharia Natalicio, com um prato para o jantar após a degustação)
R$ 120 (Público em geral)
Inscrições:
51.3028.1077
gil.vives@hotmail.com







__________________________________________________________

PROMOÇÃO FENOMENAL!
LIVROS DO PRÉVIDI


3 LIVROS DE PIADINHAS:
200 Piadinhas para Ler na Viagem
200 Piadinhas Contra Qualquer Crise
200 Piadinhas para Ler nas Férias

OS TRÊS POR APENAS 25 REAIS!!


3 LIVROS SOBRE PORTO ALEGRE:
Porto Alegre é Assim!
Apaixonados por Porto Alegre – Personagens do Centro
Apaixonados por Porto Alegre 2 – A Porto Alegre Deles

OS TRÊS POR APENAS 50 REAIS!!


3 LIVROS ESPECIAIS:
A Revolução da Minha Janela
15 Maneiras Diferentes de Ser Ainda mais Feliz
10 Anos às Ganhas

OS TRÊS POR APENAS 35 REAIS!!


A GRANDE PROMOÇÃO DO ROMANCE

Quer Fazer um Programa? 

POR APENAS 25 REAIS!!



Entrega em seu endereço, via Correio.
Peça pelo jlprevidi@gmail.com
ou
na Banca da República
Rua da República esquina 
avenida João Pessoa - Porto Alegre



___________________________________________________________








PARA OS ADVOGADOS LEREM







-




RECORDE - No sábado, dia 19, o programa Masbah!, no ar das 12h30min às 13h08min, apresentado por Mônica Fonseca, conquistou a vice-liderança isolada com 8,2 pontos, contra 2,6 da terceira colocada e 25,9 da primeira. Obteve a segunda maior média desde sua estreia em dezembro de 2012. O pico foi de 9,2 pontos e o share de 14,7%. No programa, Mônica visitou a cidade cenográfica da nova novela do SBT “As Aventuras de Poliana” e bateu um papo animado com Zezé Di Camargo e Luciano.
Já o Anonymus Gourmet, no ar das 13h09min às 13h43min, bateu recorde desde sua estreia em maio de 2015. N o programa foi vice-líder e marcou 9,7 pontos, contra 4,9 da terceira colocada e 25,1 da primeira colocada. O pico do programa foi de 11,1 pontos e o share de 16,6%. A receita do dia foi uma deliciosa torta de fogão.



-



PIADINHA


2 comentários:

  1. Salvo engano, no Brasil há um termo jurídico chamado 'non olet',figura para o dinheiro não ter cheiro. Exemplo :fulano rouba de Sicrano e horas depois vai gastar no Bar da Tia Neusa, come um xis e paga. A Tia Neusa não tem obrigacao nem relação com a origem dos cobres. Abraço

    ResponderExcluir

  2. Essa do banho não necessariamente ser diário me fez lembrar o Henrique, meu irmão já falecido. Ele ainda muito jovem, antes de ingressar na Petrobras andou naquele país de merda que nem mesmo nome próprio tem, localizado ao sul do Canadá e ao norte do México, país endeusado por milhões de cultos e bem informados brasileiros que vêem naquilo o paraíso já que lá não há crimes como aqui e todos são felizes. Lá há, para começo de conversa dois tipos de cidadãos, os brancos ditos AMERICANOS e os não bem branquinhos, estes AFRO AMERICANOS.
    Como disse, o Henrique quando em certa cidade fundada por judeus brasileiros partidos do Recife, cidade que hoje tem DEZ MILHÕES DE HABITANTES e outros dez milhões de ratos em seus porões, a tão almejada Nova Iorque. Lá fazia muito frio e ele teve seu problema de pele agravado o que o levou a procurarum médico. Ao conversarem foi a ele perguntado de onde era natural. Ao dizer ser brasileiro o médico disse a ele que aqui tomamos banhos demais. Foi então recomendado a ele que enquanto lá tomasse não mais do que DOIS BANHOS SEMANAIS. Ele era portador de psoríase.

    ResponderExcluir