Sexta, 13 de julho de 2018




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu







Atualizado diariamente
até o meio-dia















RAFAEL MARCONI E A
PRÊMIO NOBEL DA PAZ

Malala, a menina que criticou
"o excesso de armas em
detrimento de poucos livros", 
chegou com 16 seguranças
armados em um restaurante.
Dezesseis armas.
Nenhum livro.
É o Freixo versão XX.











especial

Nesta sexta, uma cesta de
PAULO MOTTA, O REI DE BULHUFAS








MORMENTE





Sou um ser humano com uma boa dose de irresponsabilidade e, consequentemente, inconsequente, um belo exemplar de desmiolamento sob controle de mim mesmo, o que dá pra imaginar a bagunça que é a minha cabeça. Mas é uma esculhambação organizada, dominada, como diz a geração XY. Eu acho, pelo menos.
Nessa desordem, viajo em algumas situações que não sei como me comportaria, diante do mundo tão autoritariamente democrático em que estou inserido, onde vivo e tento ser feliz.
Essa democracia tão linda em que estamos mergulhados, me desenvolveu uma autocensura que, quando acendo um cigarro, procuro fazê-lo longe de olhares indiscretos, temendo que surjam defensores da lei e da ordem e me joguem num calabouço escuro para apodrecer ali, por emporcalhar o ar da Humanidade.
Ouvi que em São Paulo ou Rio de Janeiro, em três meses, já houve quinze mil multas emitidas contra pessoas que jogam tocos de cigarro no chão ou que não limpam os cocôs - eu sei que não tem acento - de cachorro da calçada. Muito bom, é isso mesmo!
Quem não fica puto quando vê algum paspalho jogar latas pela janela do carro ou assoar o nariz no pano de pratos?
Fiquei mais cauteloso ao cumprimentar alguém do outro lado da rua e ser mal interpretado por algum transeunte, que pode me processar por discriminação racial, sexual ou religiosa. Ou se for uma dama, por assédio e constrangimento sexual.
Mas assim é a democracia. Governo do povo e para o povo, livre pensar é só pensar, parafraseando Millôr.
Não sei como me sentiria morando nos EUA, o Grande Satã, sabendo que na esquina onde moro, tem reuniões da Ku Klux Klan às quartas-feiras, por exemplo. Certamente me sentiria incomodado, mas isso é democracia e pronto, ponto.
Com ela vem a liberdade de expressão e o respeito que devemos ter com quem pensa diferente de nós.
Quando trabalhava no Pioneiro, em Caxias, costumava comer aspargos, palmitos ou pepinos em conserva, no lanche. Todos me olhavam meio surpresos, alguns torciam o nariz, mas eu gostava de comer picles à tarde. Um dia uma menina me perguntou porque comer aquilo naquele horário.
Eu olhei e olhei pro vidro de pepinos e respondi que ali não havia nenhuma orientação quanto aos horários da comilança. Ela não gostou muito e nunca mais me cumprimentou.
Eu estava exercendo a minha democracia, ué. Tenho direito à democracia e à cidadania, certo? Mesmo que haja quem faça cara feia pros meus paladares, tenham paciência!
Boas noites cinderelos e cinderelas, até amanhã.
Antes conto-lhes uma piadinha muito, mas muito ruim. É a do portuga - não me processem, portuguinhas - no primeiro dia como manobrista, num estacionamento, chega um cara pra ele e diz:
- O Celta preto!
E o portuga responde, olhando pro céu:
- Ô pá! Está mesmo, acho que vai chuveire!
Eu falei que era ruinzinha.
Ah, mormente, quase esqueço do título. Acontece que sonhei com alguém sussurrando na minha orelha: "Mormente, valente, esquente, mesmo que não aguente a serpente mormente, mormente!".
Sei lá que sortilégio será isso, acho que vou jogar no lixo ver que lixo que dá.
Buenas.





COLOSTOMIA





Ganhei a bolsa de colostomia em outubro de 2012, resultado de uma Gangrena de Fournier em cinco dias de coma.
Escapei com vida, claro, e aqui estou para contar-lhes essa linda e triste história rapidamente.
Triste é por conta da minha amiga Eva Porosa, ok?
Quando soube da bolsa, perguntei se seria reversível, se eu voltaria a fazer cocô como todos vocês fazem. Sim, tudo indica que sim, que bom!
Dois anos depois tudo indicou que não; fazer o quê, né?
Ou eu me adaptava aos novos métodos e à nova rotina ou brigava com o mundo, me tornando amargo, chato, odiando o Grêmio e a Rita Pavone.
Decidi me adaptar a esse mundo divertido e ficar vivo para esculhambá-lo um pouco mais.
O mais complicado não é andar pra lá e pra cá com a bolsinha de cocô pendurada na barriga, mas achar lugares em condições de a gente fazer uma higiene decente. Raros bares e restaurantes tem estrutura para colostomizados que nem eu, até porquê nem sabem o que é isso.
Primeira coisa que faço quando entro num bar é verificar o banheiro, dar uma geral, sacaram? Dependendo do lugar, já traço uma logística para eventualidades. Estou me especializando nisso, creiam!
Descobri muitos outros marsupiais, que nem eu. Velhos, crianças, moçoilas, rapazes e muita gente que sofre restrição por não haver nenhuma preocupação com os colostomizados.
Mas tem o lado bom, tô armado: se alguém se fresquear, brinco de bugio: jogo merda em todo mundo!
Acho que vou fundar um partido, queridos facínoras!
Buenas tardes!





CROÁCIA 
´





Rola pelas redes sociais, que esse bagulho aí é a presidente da Croácia e foi assistir aos jogos com seu próprio dinheiro!
Mentira dos golpistas coxinhas burgueses capitalistas! Isso é fake!
Kolinda Grabar-Kitarovic - a loura bagulho - é concubina de Zoran Milanovic, esse sim, presidente da Croácia, que financiou a viagem dela para a Rússia e pagou o hotel cinco estrelas em Parigostov, no centro de Viadov, trezentos rublos por hora. Ou horov, como queiram!
Leiam mais e certifiquem-se do que postam, imperialistas odiosos!

*Mas ela é uma veterana demoníaca, hein, facínoras? Pra quem gosta, claro!
.
(Paulo, só falta os "certinhos" aparecerem de novo para dizer que as fotos são de mulheres diferentes e que é uma fake news. Aí vou perder a paciência e mandar chupar um carpim vai ser pouco!!)



-









-




FEIO 






Lá pelos anos 80, eu estava tentando namorar uma menina lourinha com cabelo miojo, na Looking Glass, em Porto Alegre - naquele tempo a gente namorava e depois comia, ok? -, aí perguntei: 
- Por quê tu não quer me namorar? 
- Ah, acontece que tu é feio, Paulinho!
- Sim, isso eu sei, se eu fosse bonito procuraria coisa melhor, né?

*Caí mas caí atirando, filisteus!





____________________________________________________



PROMOÇÃO ESPETACULAR!
LIVROS DO PRÉVIDI


3 LIVROS DE PIADINHAS:
200 Piadinhas para Ler na Viagem
200 Piadinhas Contra Qualquer Crise
200 Piadinhas para Ler nas Férias

OS TRÊS POR APENAS 25 REAIS!!


3 LIVROS SOBRE PORTO ALEGRE:
Porto Alegre é Assim!
Apaixonados por Porto Alegre – Personagens do Centro
Apaixonados por Porto Alegre 2 – A Porto Alegre Deles

OS TRÊS POR APENAS 50 REAIS!!


3 LIVROS ESPECIAIS:
A Revolução da Minha Janela
15 Maneiras Diferentes de Ser Ainda mais Feliz
10 Anos às Ganhas

OS TRÊS POR APENAS 35 REAIS!!


A GRANDE PROMOÇÃO DO ROMANCE

Quer Fazer um Programa? 

POR APENAS 25 REAIS!!



Entrega em seu endereço, via Correio.
Peça pelo jlprevidi@gmail.com
ou
na Banca da República
Rua da República esquina 
avenida João Pessoa - Porto Alegre



_______________________________________________________





PIADINHA DO MOTTA






Um comentário:

  1. Ao Sr.Rafael que colocou o comentário sobre a Malala:acho que ele ignora tudo o que aconteceu com ela, para não chama-lo de mal intencionado ou somente ignorante: ela anda com seguranças em todas as suas viagens porque ela contrariou e a sua simples sobrevivencia contraria muitos interessses de pessoas extremamente ignorantes e violentas e além do mais, aonde ela andava mesmo???? Não estava visitando um dos paises mais violentos do mundo e não estava visitando um dos estados onde a violência alcança niveis estratosféricos maiores até que zonas de guerra????
    Com certeza, a simples existencia dela é muito importante pra arriscar ser morta nesta terra de ninguém!!

    ResponderExcluir