Terça, 14 de agosto de 2018




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu







Atualizado diariamente
até o meio-dia





Escreva apenas para

Ou









VOU A SÃO PAULO PARA
COBRIR ESTE EVENTO.
O MARCUS COPETTI JÁ ESTÁ
LÁ PARA FAZER AS FOTOS.
ESPECIALMENTE A
OFICINA DE QUARTA















TRUCOLÊNCIA






Vocês pediram e ele está de volta: PAULO MOTTA


Toda a vez em que mergulho no meu baú de reminiscências, volto à tona trazendo alguma coisa divertida nas mãos!
Pois hoje é uma passagem acontecida no bolicho do Doca, logo na curva da estrada, à direita passando Conde de Porto Alegre, alegre distrito de São Borja.
O Doca, velhote sacudido nos seus sessenta e poucos anos, tinha o que se precisasse no pequeno armazém.
Mantas de charque, tulhas* com milho, feijão, erva-mate e quirera*, cortes de sarja, cambraia, vigela e brim, para as bombachas da peonada e os vestidos das prendinhas.
Querosene pros candeeiros e até Liquinho a gás, que alumeia muito melhor de que os candeeiros, só vendo.
Para a patroa lavar roupas, sabão La Perdiz, argentino, e azeite Cocinero pra fazer a bóia.
Vendia uma canha de Santo Antonio da Patrulha que emborrachava só pelo cheiro, chegava a ser azulada!
E gasosa do Sperandio* e caramelos pra piazada.
Dia desses ele botou pra vender um Fogãozinho Jacaré, que o Balbino, capataz da Fazenda Santa Rita, comprou.
Mas num fim de semana diferente, houve um torneio de truco, no galpão dos fundos.
Truco é tipo um pôquer bagual, jogado com baralho espanhol, característico pela mentira e o blefe. Me ensinaram a jogar truco, numa feita. O De Tarso - olha só, Elena Fagundes - o João Telmo e o Sarico perderam horas me ensinando o carteado, todos borrachos, é claro. No outro dia acordei sóbrio e sem sombra de conhecimento de truco. Meus professores ficaram furiosos! Eu deveria ter continuado bêbado, uma pena!
Reuniram-se as duplas e se atracaram no carteado.
O Caruncho e o Quibebe - não é o-que-bebe; é quibebe, refogado de moranga com charque - o Juca Perez e o Balbino e mais duas duplas.
Começaram na sexta-feira antes do almoço e sábado de noite a bugrada lidava com as cartas, de vereda, o gritedo da jogatina se ouvia de longe:
- Truco, seu bosta!
- Retruco, bagacera!
- Quero e vale quatro, não me achico, sou do Iguariaçá, coxa pelada!
Até as lindas filhas do Doca vinham espiar, de longe, a peleia. Uma mais linda que a outra. Todas com olhos verdes que nem cuspida de mate, origem italiana; cortejadas pelos gaudérios, que se botavam nas pilchas domingueiras, depois de um banho de sanga, pra não ficar com cheiro de baralho velho.
Seu Boaventura assava um chibo no buraco feito na terra, ao lado do galpão, perto dos espinilhos, golpeando, despacito, um liso de pura.
De já hoje, o Pisca, peão da Fazenda Palermo, metido a gaiteiro, sentou e se atracou na oito baixos*, tirando um chamamé* comprido que nem ralhada de gago. Mas não durou muito, a canha foi mais ligeira que ele e o artista dormiu sobre a gaitinha chorona.
Mas pra lhes encurtar o relato, na tardinha de domingo os jogadores faziam o rescaldo e o menos borracho contava os pontos e tentava se entender e convencer os outros do resultado final. Era de sentar pra rir:
- Como que não ganhemo, alarife? Tu te cagou com trinta e três de espada e perdeu de mão, abostado!
- Abostado é tu, paisano fiadaputa, que já te abro outra boca bem nessa barriga cheia de merda!
- Antes na barriga do que na cabeça, que nem tu, serrano desgraçado!
E quando levantaram pra pelear com arma branca, cada um caiu prum lado, de tão bêbados!
Não sei se ainda é assim na minha querida fronteira, na beira do Rio Uruguai, oceano que o Patrão Velho lá de cima nos deu. Talvez seja.
Importante que essas coisas não caiam no esquecimento, que não deixemos nosso passado ser soterrado por tecnologia ou ornamentos.
Lembremos das patacoadas antigas pra essa meninada de agora, meus amigos e amigas. Eles vão adorar, tenham certeza!
Depois eu volto para azucriná-los, um beijo carinhoso no fígado de todos!

*Quirera: milho moído pras galinhas
*Tulha: caixas de madeira para estocar arroz, farinha, etc.
*Sperandio: antiga fábrica de refrigerantes de São Borja
*Chamamé: ritmo musical argentino
*Oito baixos: pequena gaita de botões

(Ilustração do página Truco Gaudério da Depressão , no Facebook)



-



15 ANOS - Recebi inúmeras mensagens pelos 15 anos do Blog do Prévidi. Gostei de todas. Vieram pelo Facebook ou por email.
Publico alguns, sem o menor critério:

André Stalliviere
Não poderia deixar passar a ocasião para te parabenizar pelo aniversário do blog.
Eu sei que não é fácil, ter a inspiração diária e o dom das palavras. Ainda mais com essa onde "google-internet-facebook", onde todos são comentaristas de tudo.
Fazes um trabalho exemplar, descolado de ideologias A ou B. Inclusive, teu slogan de "não ter lado" diz bem como o blog é feito.
Te acompanho há uns 10 anos, de verdade. Não tive a iluminada felicidade de conhecer teu blog antes.
Hoje, trata-se de um vício diário.
Quando não escreves, já me preocupo com tua saúde ou com o que poderia ter te acontecido.
Mas que intimidade tenho eu, de me preocupar com alguém que não conheço? Talvez porque te conheço pelas tua melhor qualidade: o jornalismo.
Nós, leitores, acabamos nos achando amigos dos nossos colunistas. Desenvolvemos esse apego naturalmente.
Tanto que mando meus amigos "chuparem um carpim sujo" quando as coisas não estão bem. Então aqui vai um forte e caloroso abraço, com desejo de mais 15 anos de sucesso, mesclado com saúde.
Sou aquele teu chato leitor que trabalha na CRM, que o José Ivo quer acabar, mas não consegue. E também sei da tua posição pessoal sobre as estatais.
Aliás, o Sr. José ivo não põe um centavo na nossa empresa, fique tranquilo.
Mas isso é assunto para outra hora.
Parabéns, saúde e mais sucesso ainda!
Abração

...
Raul Rubenich 
Mais 15, cara, mais (pelo menos) 15.

...
Fernanda Andriotti 
Olá, Parabéns pelos 15 anos, que venham mais 1000.
Você é sensacional continua falando a verdade por que aí não merece
castigo. Um grande abraço

...
Augusto R T Martins
Sou de Santa Maria e conheci teu blog uns três anos atrás. Desde então  sou viciado nele.Todos os dias é leitura obrigatória.
Parabéns pelos 15 anos e que continues assim, independente e crítico quando necessàrio.
Abraços,

...
Egon Müller
O novo visual do teu blog ficou show de bola, o teu filho mais uma vez marcou um golaço. Parabéns e toca em frente. Manda os MICUÍNS se foderem.

...
Luiz Carlos Pauli
Parabéns Prévidi, único Blog que leio é o teu, e recomendo. E justamente, conheci teu blog, através de funcionários do conglomerado midiático. Infelizmente, esses funcionários hoje também estão fora. Parabéns, e vida longa.

...

Ricardo Azeredo
Parabéns por estes 15 anos de peleia boa e cabeça erguida! Só cuida pra não ficar muito "Previdinho paz e amor". Um abração e que venham mais 15 de muita diversão!

...

João Paulo da Fontoura
Prévidi, o teu blog (é dificil de explicar, ou melhor, é fácil de explicar!) é um mantra meu diário, esteja eu em casa, ou fora, preciso manter meu vício. Parabéns a ti e aos teus ótimos e instigantes colaboradores! Mais 15 anos - no mínimo!

...

Paolo Zanotta
Parabéns Prévidi pelos 15 anos, que venham muitos outros anos mais para continuarmos informados
Sou viciado no blog.
Mais uma vez parabéns.



-



RIDÍCULOS! - Estão armando um boicote a rede de lojas de artigos esportivos Centauro.
Porque o dono está apoiando Bolsonro. Trata-se de Sebastião Bomfim.
...
E, cada vez mais, cresce a popularidade do milico.


-


PAUTA

Quando é que vão entrevistar o ex-prefeito de Pelotas, Eduardo Dudu Milk Leite, sobre o escândalo dos exames falsos? As pessoas estão morrendo por lá e o Dudu Milk tem que ser responsabilizado. Ou será que vai dar uma de Lula: "Eu não sabia!".



-




APAGÃO NO SAMU - Uma situação inédita foi presenciada pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul na noite de ontem. A paralisação de telefonistas e rádio-operadores da central de regulação do Samu Estadual, devido a por atrasos em salários que teriam de ser pagos por uma terceirizada, gerou um apagão no serviço por horas. A central de regulação, situada na avenida Bento Gonçalves, 3722, em Porto Alegre, cobre uma população de 7 milhões de gaúchos, que ficou quase cinco horas sem atendimento.
"Não podemos fazer nada. É outro sistema (usado pela telefonia e pelos rádio-operadores), e nossa função é fazer a tele-medicina, orientar o atendimento de acordo com a gravidade", disse uma das médicas que estava no local.
...
Segundo o Simers, que foi à sede da Central de Regulação, nenhum chamado de urgência e emergência foi atendido a partir das 19 horas. Os médicos e enfermeiros que estavam de plantão não podiam fazer nada. Na parede, a projeção de telas do sistema mostrava gráficos com as chamadas (e seus números de telefone) entrando. O volume só crescia, assim como o tempo sem resposta.
...
A diretora do Simers Clarissa Bassin descreveu o quadro como de apagão. "O 192 está inoperante. Só funciona em quatro cidades - apenas Porto Alegre Caxias do Sul, Bagé e Pelotas, que têm serviços próprios municipais", alertou Clarissa. "Isso significa desassistência completa a milhões de gaúchos", lamentou a dirigente. Clarissa saiu do Samu e foi ao plantão do Palácio da Polícia, onde registrou ocorrência de omissão de socorro do Estado por não assegurar o funcionamento do serviço.
...
Somente após as 23 horas uma telefonista foi deslocada à central para dar conta de dezenas de chamados simultâneos. "Ela está aqui, enquanto atende uma ligação, outras nove estão na espera. Também continuamos sem rádio-operador, que faz o contato com as ambulâncias. Com isso, muitas nem são acionadas", resume uma médica reguladora. Por turno de seis horas, trabalham 12 telefonistas e quatro rádio-operadores para dar conta da demanda. 
...
O Simers acompanha há anos a precariedade do Samu Estadual, indicando o agravamento das condições nos últimos meses. Ontem, o quadro chegou a um nível insustentável. Outra situação igualmente de risco é o número insuficiente de médicos reguladores. Nesta noite, havia metade do número - eram cinco onde deveria ter 10. Não há contração de mais médicos. Há turnos com apenas um regulador.  Por turno de trabalho, cada profissional atende 280 chamados, nos quais precisa orientar sobre o tipo de assistência. Esta situação já foi denunciada ao Ministério Público Estadual.



-



SÓ NOS RESTA IR EMBORA. URUUUUGUAIIIII!!!





-



JOIA - Descoberta pelo Cesar Garibotti: "Previsão de tempo infernal".

(clica em cima que amplia)




-


CONFIRA ESTA PÁGINA NO FACEBOOK

1 Milhão "Curtir" e João Amoêdo será Presidente em 2018


-



BURACOS DO DESPACITO JR. - Do Augusto Pacheco:
Segue mapa do Google mostrando os buracos em Porto Alegre, com a finalidade de poder desviar das crateras.




-



JUDÔ EM CANOAS - A cidade recebe duas competições nacionais organizadas pela Confederação Brasileira de Judô. O município será a sede de dois dos principais eventos da categoria no país, o Troféu Brasil Interclubes de Judô e o Grand Prix Nacional de Judô. Neste ano, as duas competições acontecem em sequência, no período de 16 a 19 de agosto, no Ginásio da Universidade La Salle.
De acordo com a CBJ, cerca de 500 atletas se inscreveram nos dois eventos, que deve contar com a participação de mais de 115 clubes de todo o Brasil. Judocas conhecidos e consagrados mundialmente também estarão presentes, como a gaúcha campeã olímpica Mayra Aguiar.
Canoas é um dos principais centros de formação de atletas em todo o RS, possuindo a estrutura necessária para receber eventos deste porte e, durante agosto, se torna a Capital Nacional do Judô.
As competições serão abertas ao público, sem a cobrança de ingressos.



-



PERGUNTINHA

Esse Eduardo Boulos, chefe de uma gangue que invade prédios públicos e privados, não é ficha suja?



-


VAI ENTENDER - Do Marcio Storch Oliveira: Proibido só para bebês da Nestlé. Para todos os demais bebês continua liberado.





-


QUE RAIVA, HEIN? - Essa tchurma do governo temer detesta a Concepa, hein? E detesta a friuei, como se fosse apenas o caminho para as praias.



-



MATEMÁTICA - Do Juner M. Vieira: Eu não entendi o cálculo feito pelo jornalista Rodrigo Mattos, do site UOL Esporte. Ele afirmou que o número de seleções na Copa América 2019 reduziu "de 16 para 12 com as saídas de EUA e México. Portanto: 16-02=12, segundo o jornalista.

(clica em cima que amplia)




-



PURA DESATENÇÃO





-



ISSO É HISTÓRIA - Debate entre Luiz Carlos Prestes e Roberto Campos. Para guardar.





-



JÁ IMAGINOU? - Um PM todo maquiado, dando um atraque em um bandido?




-










-







FADERS CONVIDA PARA A II ExpoTAI

Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão


Data: 23 a 25 de agosto de 2018
Horário: Quinta e sexta:das 10h às 20h/ Sábado - das 10h às 17h
Local: Campus da ULBRA - Canoas (Avenida Farroupilha, 8001, Prédio 16 - Bairro São José, Canoas/RS)

Evento gratuito!

Inscrições para visitação, clique aqui
PARTICIPE!


PROGRAMAÇÃO*:
EIXO EDUCAÇÃO E PESQUISA
SEMINÁRIOS:
1- O MUNDO DO TRABALHO PERSPECTIVA DE INCLUSÃO

Quando: 23 de agosto
Horário: 13h às 16h
Inscrições aqui.

2- ENCONTRO METROPOLITANO PARA ARTICULAÇÃO DE POLÍTICAS DEACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

Quando: 23 de agosto
Horário: 16h às 19h15
Inscrições aqui.

3- A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Quando: 24 de agosto
Horário: 14h30 às 19h
Inscrições aqui.

OFICINAS:
1- APRENDENDO A CONFECCIONAR MATERIAIS PEDAGÓGICOS E COMO USÁ-LOS NO APOIO PARA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA

Quando: 24 de agosto
Horário: 10h às 11h30
Inscrições aqui. 

2- O USO DAS TECNOLOGIAS E DO MOVIMENTO: POSSIBILIDADES DE RESGATE DO CORPO ATRAVÉS DO SENSOR DE MOVIMENTO KINECT

Quando: 25 de agosto
Horário: 10h às 11h
Inscrições aqui.

3- MUSICALIDADE E INCLUSÃO ATRAVÉS DO CORPO

Quando: 25 de agosto
Horário: 11h às 12h
Inscrições aqui.

4- BOAS PRÁTICAS EM ALEITAMENTO MATERNO: PROBLEMAS E SOLUÇÕES

Data: 25 de agosto
Horário: 13h30 às 15h
Inscrições aqui.

5- E ONDE FICARAM MEUS SONHOS?

Quando: 25 de agosto
Horário: 15h às 16h
Inscrições aqui.


EIXO PARADESPORTO:
1- CAPACITAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAREM NO FESTIVAL PARALIMPICO

Realização SEDACTEL 

Data: 23 de agosto
Horário: 19h


2- FESTIVAL PARALIMPICO - Realização Sedactel 

Data: 24 de agosto
Horário:  08h30 às 12h e 14h às 17h
Público Alvo: Alunos com deficiência Física, Visual e Intelectual
Idade: 10 a 17 anos


3- PARAJAC

Realização Secretaria Municipal de Esportes de Canoas/ Diretoria da Pessoa com
Deficiência

Data: 25 de agosto 
Atletismo e Goallball
Local : ULBRA - Complexo Esportivo  
Data: 26 de agosto 
Basquete sobre Rodas 
Local: Centro Olímpico Municipal Canoas
Futebol de 5

Local: Ginásio Esportivo São Luis


MAIS INFORMAÇÕES, ACESSE O SITE:
http://expotai.com.br/home 





_______________________________________________________



PROMOÇÃO ESPETACULAR!
LIVROS DO PRÉVIDI


3 LIVROS DE PIADINHAS:
200 Piadinhas para Ler na Viagem
200 Piadinhas Contra Qualquer Crise
200 Piadinhas para Ler nas Férias

OS TRÊS POR APENAS 25 REAIS!!


3 LIVROS SOBRE PORTO ALEGRE:
Porto Alegre é Assim!
Apaixonados por Porto Alegre – Personagens do Centro
Apaixonados por Porto Alegre 2 – A Porto Alegre Deles

OS TRÊS POR APENAS 50 REAIS!!


3 LIVROS ESPECIAIS:
A Revolução da Minha Janela
15 Maneiras Diferentes de Ser Ainda mais Feliz
10 Anos às Ganhas

OS TRÊS POR APENAS 35 REAIS!!


A GRANDE PROMOÇÃO DO ROMANCE

Quer Fazer um Programa? 

POR APENAS 25 REAIS!!



Entrega em seu endereço, via Correio.
Peça pelo jlprevidi@gmail.com
ou
na Banca da República
Rua da República esquina 
avenida João Pessoa - Porto Alegre



_______________________________________________________




NÃO É PIADINHA





ESTA É A NOVA MUSA DA TV BRASILEIRA
(TODOS OS CANAIS)

Jojo Todynho fala sobre namoro lésbico
e manda recado para os homens






Jojo Todynho fez uma revelação surpreendente. A funkeira disse, em entrevista ao canal de Matheus Mazzafera no YouTube, que ficaria com mulheres.
Jojo falou sobre sexo e sua primeira vez. “Foi maravilhosa”, resumiu, sem abrir mão da característica sinceridade.
Durante o bate-papo, ela contou que nunca teve relacionamento com nenhuma menina, mas que não teria problemas com isso, afinal, se houver algum desapontamento com homens, ela recorrerá ao mesmo sexo.
“Nunca nenhuma menina me cantou. Tem aquelas que falam ‘Jojo, você tem o peito bonito’, mas nunca chegaram assim e me cantaram”, explicou a intérprete de “Que Tiro Foi Esse?”.
Por fim, a cantora mandou um recado para os homens. “Mas se eu me decepcionar com os boys, eu vou…”, avisou, para o deleite de Mazzafera.



-



PIADINHA

(clica em cima que amplia)




Nenhum comentário:

Postar um comentário