Quarta, 21 de novembro de 2018




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE NÃO TENHO PRESSA







15 ANOS!!
Atualizado diariamente
até o meio-dia





Escreva apenas para

Ou










ATENÇÃO!!
A PASSAGEM
É SÓ DE IDA!!














FINALMENTE CONCORDAM COMIGO:
A FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE TERMINOU!





Em 2006 escrevi, neste espaço, uma série intitulada "A Feira do Livro de Porto Alegre Morreu".
Cinco anos mais tarde voltei ao tema:

A FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE MORREU!!
E, AGORA, ESTÁ BEM ENTERRADA!! CONSEGUIRAM!!


Escrevi:
Quando ainda estava na Famecos, no final da década de 70, um dos prazeres era passear pelas barracas da Feira do Livro de Porto Alegre. Namorava-se os livros que não se conseguia comprar e todos podiam conversar com os escritores na praça da Alfândega mesmo, sem formalismos. Sessões de autógrafos? Poucas, só de escritores de verdade.
Numa das Feiras pude conversar por um bom tempo com Rubem Fonseca. Noutra ouvi atentamente Lygia Fagundes Telles.
Nada de espetáculos, shows, oficinas, estas baboseiras que não acrescentam nada. Afinal, a estrela é o livro, e seus escritores. Explico o “baboseiras”: em 15 dias não se ensina nada e existem salas específicas para espetáculos. Havia, naquela época, um modestíssimo bar.
Nesse tempo, a grande atração da Feira era o livro e, claro, seus escritores. Literatura de verdade e escritores que sabiam o ofício. E talvez por esta simplicidade tenha sido sucesso desde a sua criação, há 52 anos. Além disso, o desconto de 20 por cento atrai até hoje milhares de pessoas.
...
Raras manifestações sobre o que escrevi.
Lembro bem de uma coluna do professor Ruy Carlos Ostermann sobre o assunto, ressaltando o desvirtuamento do evento, de uma forma diplomática, e do advogado Ruy Gessinger.
E alguns amigos mais concordando com a minha "tese".
...

Ontem, finalmente, o professor e escritor Luis Augusto Fischer escreveu no Zero Hora:

O que aconteceu com a
Feira do Livro de Porto Alegre?
 O evento perdeu o viço: não há mais os grandes descontos, nem os eventos tem a mesma força

Alguns trechos:

(...)
Parte do sentido inicial de feira se perdeu na nossa Feira. Não há mais desconto forte, que foi regra até uns 10 anos atrás e era um dos grandes motivos da célebre e aguardada muvuca.

(...)a nossa Feira conheceu, nos anos 1990, um crescimento grande em atrações em torno dos livros – palestras, conversas, debates, visitas ilustres, essas coisas em que os festivais do livro, como a FLIP, se especializaram, e que a nossa Feira porto-alegrense se obrigou a imitar. Enquanto houve patrocínio abundante, esses paralelos garantiram uma parte do interesse geral. Agora, nem há mais aquilo dos descontos, nem isso dos eventos tem a mesma força.

(...)
Hora de repensar nosso grande evento literário, para renová-lo e projetá-lo para os novos tempos. No mercado em geral as megalivrarias estão em crise, mas os livreiros de rua parecem retomar algum fôlego. Há superconcentração editorial, enquanto há uma porção de editoras pequenas e recentes com trabalho firme e consistente, ao lado de outras maiores e mais antigas. E há, sempre, a cidade, esta cidade real, de ruas e prédios e árvores e praças e mais que tudo gente, que queremos permanentemente inteligente, capaz de atravessar tempos de baixo-astral e chegar ao outro lado com fôlego para continuar.

...

Legal se começarem este debate.
Mas, antes, tem que retirar os picaretas que há um bom tempo influenciam a Feira.
Picaretas é uma palavra forte, mas devem ficar de fora quem não tem nada a ver com Literatura. Os organizadores têm que ser apaixonados pelo livre e não apenas comerciantes.
Não entendo algumas coisas:
Por que trazer convidados do Azerbaijão? Escritores da Tasmânia?
Por que una infinidade de "oficinas? Será que alguém aprende alguma coisa com esses gênios, em poucas horas?
Palestras? Só relevantes.
Numa edição da Feira deve ser bancada a vinda de UM escritor relevante. Unzinho. E está ótimo!
Escritores conhecidos devem ter um espaço para atender o público e para autógrafos.
...
Sei lá, é por aí. São apenas ideias de quem não é do ramo. Apenas o que observei de longe.
A Feira do Livro de Porto Alegre pode ser ressuscitada!!




-


DEPOIS DO GALO DA REPÚBLICA...
O GALO DO CENTRO HISTÓRICO!

Faz um tempinho que a médica Laís Legg se preocupa com um galo que vive - ou vivia - perto do edifício em que reside.
Leia o e-mail que ela enviou ao advogado/desembargador Ruy Gessinger:

 Recorro a ti, meu companheiro nas jornadas de reposição do nosso Alectrião do Centro Histórico.
Depois do assassinato cruel do galo Jorge e do posterior  galo George, doado por ti, desisti de ter a felicidade de ouvir o cantar do galo daqui de meu terraço. Não sou Afrodite, meu marido não era Vulcano, trabalhando nas madrugadas, tampouco eu necessitava do Alectrião cantando ao raiar do dia para acobertar safadezas. Mas aquele cantar alegrava a minha vida.
Mas a alegria voltou quando, no ano passado, comecei a ouvir outro galo cantando aqui pelas redondezas. Telefonei para o Palácio Piratini, para o DMAE e, finalmente, descobri que o galo morava na Cúria Metropolitana. Desloquei-me até lá e conheci o simpaticíssimo padre Cirineu e a encantadora funcionária Amália. O padre, que é natural de Roca Sales, trouxe um galo, duas galinhas e alguns “marecos”, conforme seu sotaque peculiar. Fiquei radiante e aquele cantar encantou-me durante meses.
Nos últimos tempos, não mais ouvi aquele doce canto interiorano. Liguei para a Cúria e descobri que houve uma denúncia!!!! Isso mesmo, denunciaram aquela doce criatura da natureza. O padre Cirineu teve que levar a bicharada de volta para Roca Sales.
Inconformada que sou, iniciei um movimento por aqui.
O Centro Histórico tem cracolância, festa rave, assaltantes, freadas de carro, buzinaços, estupradores, ladrões de automóveis, etc. O honrado TC Mohr, que comanda a BM de nossa região, conseguiu limpar o nosso Viaduto Otávio Rocha, tirando a cracolândia dali, mas foi atacado pela RBS, que, imediatamente, se postou ao lado dos traficantes do viaduto, defendendo os “desvalidos”, no seu burro entender.
Quando a RBS veio fazer uma reportagem ali no viaduto, em minutos, via whatsapp, reuniu-se a maior multidão de moradores do bairro, que postou-se ao lado do TC Mohr e mostrando o poder que tem o povo. Tamanha proporção tomou a coisa que a emissora enfiou a viola no saco e desistiu de sua cruzada ao avesso.
Como vês, temos defensores de traficantes e atacantes de galos!!!! O mundo enlouqueceu?
Tu, que és o homem sabido e tradutor das leis, podes me dizer se é proibido ter um galo? Alguém me mandou os códigos da Prefeitura e eu nada encontrei.  É preciso ter muita prova que o animal perturba, coisa que acho difícil. Senão, vamos ter que multar os sabiás! Me manda uma luz, por favor.
Um grande abraço,

...
O Ruy Gessinger respondeu:

Olá amigona!
Mein Gott! Mon Dieu!l My God!, Meus sais!!!
Tudo na vida é permitido, menos o que é expressamente proibido. Onde está escrito ser proibido ter um animal doméstico em casa? Existem nos pátios gatos, cães, peixes, ratos, na cúpula da nossa catedral moram corvinhos, na Duque moram sabiás madrugadores. Ora, ora, ora! Qual é o mal que pode fazer à saúde pública um galo com seu harém?
Pede pro padre trazer de volta os bichos que vou até o Tribunal de Haia defendê-los.
(outra coisa seria ter uma criação intensiva de galinhas)
Abraços e até a vitória final!!!!
...

AGORA SÓ FALTA O COLUNISTA PAULO GERMANO ENTRAR NA BRIGA!! O GALO DA CÚRIA DE VOLTA JÁ!!


-


VAI ENTENDER - Messias já anunciou quase todos os ministros.
Dudu Milk faz onda até para anunciar um secretário.
...
Deve ser coisa de pelotense.


-



PERGUNTINHA

Duas faculdades cubanas, juntas, formam cerca de 200 médicos por ano. Como conseguiram mandar 8 mil só para o Brasil?

João Carlos Machado Filho



-



ZERO HORA CONTINUA DEBOCHANDO - Agora, o petista Alexandre Beck, que faz a tirinha "Armandinho" debocha dos médicos brasileiros. Antes foi a Brigada Militar.
Vamos esperar para ver qual será o próximo segmento.



-





AGENDA 7 - É uma Assessoria em Comunicação e Marketing, da Joseane Weschenfelder Rotta e do Emilio Rotta.
Explicam:
Somos especialistas em produção e edição de textos para plataformas online e offline.
Apresentamos um abrangente leque de serviços: desenvolvimento de textos para jornais, revistas e materiais corporativos (folders, releases, e-books, inbound marketing, house organ, ghost writer, cadernos comemorativos e relatórios de gestão), além de montagem de mailing de imprensa, gerenciamento de redes sociais, agendamento e acompanhamento de entrevistas em rádio e TV, e revisões em geral.
...
Informações:
(51) 99964-8134
agenda7assessoria@gmail.com


-


BRASIL DE IDEIAS - Acontece nesta sexta, dia 23, mais uma edição do Brasil de Ideias
O vice-presidente eleito, Hamilton Mourão, será o principal painelista. 
Marcel van Hattem e Luciano Zucco, os mais votados para o Legislativo Federal e Estadual, debaterão o Poder da nova cultura política e empresarial Brasileira. 
E o desembargador Thompson Flores, presidente do TRF-4, falará sobre o Caso Watergate, lições para o Brasil atual.
...
O evento ocorrerá das 9h30min às 12 horas, no Pool Bar do Sheraton Hotel Porto Alegre. Ficaremos honrados com a sua presença.


-


REFLEXÃO 2

Black Friday sem dinheiro é igual pular carnaval com a esposa.
Fica só observando as oportunidades passarem

-


A MELHOR DA SEMANA!!


-


EXPANSÃO - Quem conta é o Sérgio Jost:
Com alegria e satisfação, recebi no final da tarde de ontem uma grande notícia: mais uma vez a Revista Expansão RS receberá o troféu Mérito Lojista, como a melhor revista do Estado. O evento será no dia 13 de dezembro, no Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. A honraria é concedida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS. Este prêmio só é possível com a participação dos anunciantes, leitores, assinantes, colaboradores e pela nossa extraordinária equipe.


-


NA CASA DA GANDAIA DO POVO:
O ANO ESTÁ TERMINANDO!!

Cinquenta e nove matérias estão em condições de serem apreciadas pelo plenário nesta terça-feira



-




PIADINHA

Simpatia infalível!





2 comentários:

  1. Em respeito à verdade: em resposta ao Sr. João Carlos Machado Filho, Cuba tem 20 faculdades de Medicina. A notícia (fake) de que possui somente duas universidades e uma fakenews de 2014 que voltou a tona esta semana: https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2018/11/21/e-fake-que-ha-apenas-duas-faculdades-de-medicina-em-cuba-que-so-formam-300-medicos-por-ano.ghtml

    Por mais que não se concorde com um assunto, a verdade é que para Cuba a formação de médicos e um negócio como outro qualquer. Inclusive em Cuba se formaram os dois filhos médicos do ex(?) Presidente do SIMERS, os quais revalidaram seus diplomas no Brasil depois.

    ResponderExcluir
  2. +++ Alguém havia me dito, em tom critico, faça o que eu digo, mas não faça o que faço, que estavam estudando na Bolívia.

    ResponderExcluir