Quinta, 24 de janeiro de 2019





Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE NÃO TENHO PRESSA









HORÁRIO DE VERÃO!
Atualizado diariamente
até 10 horas





Escreva apenas para







Se a Wilza Carla fosse viva,
não seria mais atriz de
programas e filmes de humor.
Estaria no cast da Anitta...








QUEM ACREDITA EM JORNAIS?





Quando vejo matérias e eventos para discussão de "fake news" dá a impressão de que inventaram isso há pouco. Como se alguém (um marqueteiro?) tivesse uma sacada brilhante:
- Vou inventar uma notícia e todo mundo vai acreditar!
Na verdade, as notícias falsas surgiram com os primeiros jornais. Em qualquer parte do mundo. Geralmente, as fakes são produzidas para agradar o dono do veículo - hoje, não apenas jornais.
Como muitos jornalistas e radialistas querem ter uma aparência de "imparciais", o mais "ético" para eles é manipular uma informação.
Ou seja, a "notícia" não é completamente falsa, mas é manipulada para agradar "um lado".
Exemplos diários acontecem em jornais, TVs, rádios e internet.
Na internet é ainda pior, porque os caras falsificam até mesmo "sites confiáveis". E nem vamos tratar de "informações definitivas" em blogs e sites.
...
Não sei se estão estudando isso nas faculdades, mas existem exemplos antológicos, como o da Escola Base de São Paulo, da eleição de 1982 no Rio de Janeiro e RS, criminosos que foram absolvidos depois de condenados pela imprensa.
O curioso é quando as pessoas, um grande número de pessoas, acreditam numa condenação promovida pela imprensa. Sem a menor chance para o "culpado". O infeliz nem é mais "suspeito", cono adora o jornalismo da globo.
...
Mas, acreditem, o pior é uma informação manipulada. Pior ainda nais é a manipulação de um título.
Vejam o que escreveu o Djalmo Sanzi Souza:

Não sou jornalista, portanto não tenho condições de analisar questões técnicas empregadas por jornalistas brasileiros e os correspondentes internacionais. Mas chama atenção o comportamento de certos setores da mídia.
Procuro estar sempre bem informado, principalmente na era das “fake news” quando o cuidado deve ser maior. Hoje você precisa ler atentamente o que está escrito mas, principalmente, tentar descobrir o que está nas entrelinhas. Em vários casos reler com muita atenção e buscar informações sobre o autor, tentando descobrir suas opções políticas e se há algum envolvimento com interesses partidários ou corporativos. Tudo isto para evitar que sejamos manipulados.
Para ilustrar esta “modalidade” de jornalismo e ao que estão expostos os leitores me valho desta preciosidade veiculada no El País, ambas escritas por Alicia Gonzáles .
A matéria aborda o discurso de Bolsonaro (antes de qualquer ilação confesso que não votei nele) e chama atenção que, para o mesmo texto, as manchetes são completamente   diferentes.
Em uma há a abordagem para os leitores brasileiros e na outra para os espanhóis.
Fiquei me perguntando: por que a diferença?
Qual o interesse o jornal em chamar com manchetes tão diferentes o mesmo texto?
Confesso que neste mundo cada vez mais chato está difícil conviver com isto.




PETISTAS, NEM TENTEM CONTESTAR!


-


EXCLUSIVO!!
O VERDADEIRO ASSASSINO DO PRESIDENTE KENNEDY!! - Todos os sites e blogs de ixquerda estão dando esta informação!!

(clica em cima que amplia)



No detalhe:





-


E MAIS ESSA - Do Irineu Guarnier Filho

Os malabarismos absurdos do jornalismo da Globo para tentar relacionar Flavio Bolsonaro com o assassinato de Marielle e o embargo de alguns frigoríficos brasileiros pela Arábia Saudita (por razões técnicas e mercadológicas) com a suposta futura mudança da embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém estão entre os capítulos mais abjetos da história do jornalismo brasileiro.
Perderam a compostura profissional, a vergonha na cara e a noção do ridículo. A única conclusão possível: bateu o desespero. Globo no mesmo caminho trilhado pelo jornalismo do Grupo Abril (Veja) - que todos sabem no que deu. Lamentável.


-



NOVIDADE NO CORREIO DO POVO - Um amigo de Brasília me garante que o jornalista Alexandre Garcia terá uma coluna semanal no Correinho.
Legal!!

...

AVISO AO HILTOR MOMBACH - Leitor Ricardo avisa ao colunista do Correio do Povo que André começou jogando ontem no time do Grêmio.
Ele errou no início de sua coluna:
"Os atacantes André e Marinho chegaram com cartaz.
O primeiro teve a proteção de Renato, que insistiu na sua escalação.
Novo ano, nova postura.
Os dois começaram no banco diante do Aimoré."



-


NOVIDADE NA BAND - A redação integrada da Band RS está com nova formnação. Com a saída de Alessandro di Lorenzo, transferido para a BandNews FM, em São Paulo, Leandro Duarte, produtor da Band em Porto Alegre, assume a função de chefe de reportagem, ao lado de Laura Becker, com a coordenação de Aline Rimolo.
“O Leandro se destacou na produção diária das reportagens da equipe da Band TV, principalmente para o Jornal da Band.”, afirma Ciça Kramer, gerente de jornalismo da Band RS. “Agora vai estar no comando das equipes de reportagem de rádio e TV, dentro do processo de integração da redação.”, explica Ciça.
Na produção do Jornal da Band assume Juliano Zarembski, que já atuava no atendimento aos programas da Rede Bandeirantes.


-


NOVIDADE DO GAUCHAZH 

CARACAS
Distúrbios deixam 4 ortos e estátua de Chávez queimada na Venezuela

...

Editor está de férias




-


NOVIDADE DO JORNAL DO COMÉRCIO - Em sua 21ª edição, a pesquisa Marcas de Quem Decide, a única que mede a lembrança e a preferência de empresários, gestores e altos executivos, conecta-se em 2019 ao mundo da inovação. Todo o conceito por trás da edição deste ano baseia-se em inovações reais do nosso mercado e como elas impactam a vida e os negócios de todos nós, passando por assuntos como gestão, carreira, indústria, serviços, tecnologia, sustentabilidade, entre outros temas relevantes.
Para apresentação dos resultados da pesquisa em primeira mão aos principais líderes empresariais do RS, o Jornal do Comércio realiza um evento (12 de março no Teatro do Sesi), que há duas décadas reúne o “PIB gaúcho” em uma manhã de resultados, networking e experiências. Os leitores podem acompanhar a cobertura do evento na edição do JC do dia seguinte e no site do Marcas de Quem Decide.
...
O Marcas é referência no mercado por sua credibilidade e seu público qualificado. O diretor-presidente do JC, Mércio Tumelero afirma que a pesquisa colabora para a compreensão do verdadeiro significado das marcas na economia: “Mostramos que a marca não é apenas o logotipo de um produto, mas um conjunto de valores e atributos tangíveis e intangíveis que ela carrega”.
No dia 29 de março circula o suplemento especial, contendo os dados completos dos 72 setores pesquisados e das três categorias especiais, com gráficos detalhados e a movimentação das cinco marcas líderes de cada setor. Além disso, traz entrevistas, reportagens e artigos com foco em inovação, assinados por profissionais que são referência nas áreas de gestão, marketing, comunicação e empreendedorismo. O JC prepara uma série de oportunidades comerciais e conteúdos aprofundados que podem ser acessados em marcasdequemdecide.com.br
...
O especial é um instrumento de dados, ideias e reflexões para profissionais do mercado, que auxilia nas tomadas de decisão durante todo o ano. O responsável técnico pela pesquisa, Paulo Di Vicenzi, diretor da Qualidata, afirma que ela tem uma importância estratégica na vida das marcas e das próprias empresas: “O histórico de resultados obtidos ao longo desses 21 anos prova que a vida das marcas é dinâmica. Quem acompanha os resultados pode descobrir oportunidades antes dos concorrentes”.
Para mais informações, entre em contato com o JC através do telefone (51) 3213.1318 ou do  marcas@jornaldocomercio.com.br.


-


NOVIDADE RADIOFÔNICA - O incompetente com péssimo caráter conseguiu um cachezinho na TV.


-


REFLEXÃO

Velho é quem não trabalha.

Fernando Albrecht



-



AGUARDO - Vai ser inaugurado em 2022 o  Hotel DoubleTree by Hilton.
Apostas abertas: quando será o primeiro protesto dos caranguejos.




-


QUEM APAGA A LUZ? - Lupi, o falso, e pompeozinho, o gauchinho, estão conseguindo terminar com o PDT.
Agora, está saindo o deputado estadual Enio Bacci.


-


ESSA PERUA TÁ MALUCA - Leiam o que conta Zero Hora sobre a figura:
A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), condenou a decisão dos presidentes Donald Trump (EUA) e Jair Bolsonaro de reconhecer o líder da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, como o novo presidente da Venezuela.
(...)
- Vamos ter daqui a pouco os presidentes dos Estados Unidos, do Brasil, de outros países interferindo na soberania e na autodeterminação dos países? Isso é muito grave. E acho mais grave ainda o governo brasileiro se posicionar favorável porque isso leva a uma intervenção, uma intervenção desse tipo, para ser realizada, vai levar à força bruta. Isso quer dizer que o presidente Bolsonaro vai enviar tropas brasileiras para Venezuela? Com que dinheiro? Colocando em risco a vida dos brasileiros? - indagou Gleisi na tarde desta quarta, em Brasília.


-


REVELAÇÃO

Eu jamais assisti a uma edição do Tangos &Tragédias.


-



PAREM AS ROTATIVAS!
NOTÍCIA RELEVANTE!!




-



CACO BELMONTE SABE MUITO BEM O QUE FAZ!!





-



-



NÃO É PIADINHA





-



PIADINHA





3 comentários:

  1. Boa tarde, Prévidi, sou um leitor assíduo do espaço já há alguns anos, com relação a diferença entre os títulos da matéria do El País em espanhol e português, sem assumir lados (meu lado também sou eu) é importante salientar que "anima" em espanhol, não tem o mesmo significado da palavra no idioma de Camões. O anima desse título é "incentiva", "convida", "tenta convencer", e não que os executivos na Suíça ficaram faceirinhos com o que ouviram.

    ResponderExcluir
  2. O comentário do Djalmo está equivocado. Anima, espanhol, não tem vinculação com o verbo animar, em português. O significado das duas machetes é o mesmo. O próprio jornal ironizou a mesma gafe cometida pelo Flávio Bolsonaro, que fez crítica no mesmo sentido. Abraço ao Prévidi.

    ResponderExcluir
  3. Caro Djalma Sanzi Souza as duas matérias são de diferentes encontros uma a do do discurso de abertura que não empolgou mesmo já a outra matéria e sobre o jantar com empresários onde pediu investimentos e foi positivo.talvez não tenhas lido as matérias por completo e somente os títulos.
    Jose Manuel Vega Garcia

    ResponderExcluir