Terça, 12 de fevereiro de 2019




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE NÃO TENHO PRESSA









HORÁRIO DE VERÃO!
Atualizado diariamente
até 10 horas





Escreva apenas para







TIVE FROUXOS DE RISO
AO ESCUTAR AS "ESTRELAS"
DA GLOBO FALANDO EM
"BOM JORNALISMO".
CAFAJESTADA
INSTITUCIONALIZADA!!








O MELHOR DE TODOS NÓS





Há anos, aos domingos, dou uma olhada no Canal Livre, na Band TV. Independente do convidado, confiro se é o Ricardo Boechat que conduz os debates.
Foi assim no último domingo.
O programa estava com duas figurinhas carimbadas e os tradicionais jornalistas da casa. E ele estava lá, com seu largo sorriso.No final deu um pau legal, "no maior congresso do mundo", que trabalha "dois ou três dias na semana". Claro que terminou com uma frase bem humorada.
Fui desligar a TV, ainda rindo, e pensei:
- Esse cara está cada vez melhor.
E lembrei, indo para a cama, das baboseiras ditas pelos "comentaristas" da Globo e GloboNews, que se consideram sumidades (da soberba)
...
Ontem, a confirmação de que Boechat estava no maldito helicóptero.
Duvido que uma pessoa normal não tenha se comovido.
Na Band, o dinossauro Datena falava e chorava.
Resolvi desligar a TV. Ver o quê?
...
Lembrei que Boechat, assim como Zózimo Barroso do Amaral e Ancelmo Góes, trabalhou com Ibrahim Sued. Olha o que encontrei:


-

Em 2010, o Julio Ribeiro e o Marco Antônio Schuster fizeram uma entrevista com ele, para a revista Press.
O Julio conta:
Em outubro de 2010, o Ricardo Boechat veio a Porto Alegre participar de um evento da Band. Creio que era aniversário da Band News. O evento foi  no Chalé da Praça XV.
Nós da PRESS queríamos entrevistá-lo.
Depois do almoço, ele pediu que o levássemos ao aeroporto e poderíamos gravar a entrevista no caminho e enquanto ele esperava seu voo.
Foi um belíssima entrevista dada a mim e ao Marco Schuster.
Ele se mostrou o que, depois disso, pude constatar sempre: um cara divertido, alegre, super bem informado e jornalista de verdade.
Nesta segunda-feira, eu estava indo pra uma reunião, ouvindo ele e o Simão, e dei muitas risadas com o bom humor deles.
Quase todos os dias eu o ouvia na BandNews, entre 8 e 9 horas.
Minhas manhãs ficarão menos informadas e humoradas a partir de hoje.

Este é o link da entrevista?
https://issuu.com/revista_press/docs/05_06_07_08_09_10_11_entrevista_pre?fbclid=IwAR1Z9-HT0ajKXbvTquSgAxDJ-rXPOYwDYbFmccH2aW0DS06OONOV2Z4RsJw

.

O depoimento do André Machado, da Band RS:

Morreu o melhor de todos nós. Gostaria de listar alguns jornalistas que fossem tão profundos, tão simpáticos, tão bons em rádio, TV e coluna quanto Ricardo Boechat. Na profissão sempre temos referencias. Desde que ingressei na Band, meu colega de emissora é a maior delas.

A cada frase que digo no 90 Minutos, cada comentário que faço no Band Cidade tento ser um pouquinho do Boechat. Falho e me reergo diariamente nesta busca de estar à altura deste monstro. De agir com a sua liberdade, inclusive, ao discordar de um editorial que leu.

Tive a honra de compartilhar o microfone com ele na cobertura do julgamento de Lula aqui no TRF 4. Foi um desafio. Eram para ser poucas entradas, mas ele me chamava a todo instante pela qualidade do diálogo que mantivemos. Além de um monstro, ele era generoso.

Que Deus me permita, a cada dia, ser um pouco mais Boechat. Fazer jornalismo mais por amor do que por dinheiro. Estar ao lado da verdade e do interesse público. Ser firme, mas sempre educado. Ser gentil, mas nunca fraco. Ser humano.

Minha solidariedade à doce Verusca, às filhas e a todos meus colegas do Grupo Bandeirantes, ouvintes e telespectadores que estão órfãos de bom jornalismo a partir desta segunda-feira.


-


ERRARAM O FOCO - Escreve o Francisco Marroni, de Guaporé:
Acredito que está mal direcionada as homenagens da tragédia das mortes dos jogadores do Flamengo. Todas as faixas ou fitas dizem "força Flamengo", o certo deveria ser "força familiares dos jovens mortos", pois assim estão homenageando o causador da tragédia.É o mesmo se na tragédia de Bromadinho dissessem "força mineradora Vale". É isso?


-


INCIDENTE, DOUTOR EDITOR?

(clkique em cima que amplia)




-


FUTEBOL NA TV ABERTA - O bem informado Edu Cesar conta:
Se a TV Pampa não me decepcionar mais uma vez (algo pelo que sempre temo devido a vários exemplos desde 2007), ela ganhará mais futebol na grade da RedeTV! a partir desta semana - e futebol exclusivo, que não passará em nenhum outro canal nem aberto e muito menos por assinatura.
Notícia desta madrugada, dada pelo colunista Flávio Ricco no UOL e embasada por palavras oficiais dos diretores dos veículos em questão, informa que a RedeTV! passará a transmitir a partir desta semana jogos da Copa Sul-Americana e do Campeonato Italiano em parceria com o DAZN (se diz "dazôn"), que é um novo serviço que transmite futebol ao vivo somente pela internet e que, para atrair usuários, obteve a exclusividade de algumas competições - e exclusividade no sentido mais literal da palavra.
A Sul-Americana a gente via sempre ao longo dos anos na Globo, no SporTV, na Fox, algumas vezes na Band (como naquela do título do Inter em 2008), mas não tem nenhum deles este ano, e o mesmo ocorre com o Campeonato Italiano. Como o DAZN quer chamar mais a atenção do público para si, fez esta parceria que cederá para a RedeTV! um jogo por semana de cada competição, com todos os demais sendo apenas seus pelo seu canal no YouTube (e, em breve, por um site que oferecerá acesso mediante assinatura mensal). No caso do torneio do nosso continente, isso poderá afetar mais à frente a dupla Grenal pois quem terminar em 3º lugar o seu grupo da Libertadores será "rebaixado" para a Sul-Americana do mesmo ano - claro que ninguém de nós quer isso, queremos é que o Inter e o Grêmio fiquem entre os dois primeiros nas suas chaves.
Mas informação é informação, não dá pra deixar de passá-la.
O primeiro jogo dela, às 21h30min da próxima quinta, será Corinthians x Racing, direto de SP (antes deste acerto, só daria para vê-lo via internet e em mais nenhum outro lugar). Já o Italiano entrará sempre logo depois do Campeonato Inglês, fazendo uma dobradinha de 4 horas de nacionais europeus nas tardes de sábado (adeus, Huck, Raul Gil, "Brasil Urgente" e "Cidade Alerta"!).
Termino reprisando isso por chatice total, mas por conhecer o histórico nem sempre favorável da TV Pampa: estes jogos que a RedeTV! passará em parceria com o DAZN serão EXCLUSIVÍSSIMOS DELA. Não adianta procurar em outra emissora aberta ou fechada pois não tem Globo, nem SporTV, Fox, ESPN, nada. Será ali, somente ali e impreterivelmente ali.
...
Por favor, Gadrets e associados!!!! (em tempo: nestes jogos da Sul-Americana e do Italiano, os locutores serão do próprio DAZN, incluindo um conterrâneo nosso nos comentários, Andrei Kampff - e aí entra mais um pouco do meu receio pois ter conterrâneo gaúcho participando de algo não é garantia de nada, já que o programa de meia hora da Nascar, veiculado também aos sábados, tem entre seus apresentadores a nossa Bibiana Bolson e nem assim, por causa dela especificamente, a TV Pampa o exibe por preferir as reprises surradas do João Kléber) https://tvefamosos.uol.com.br/.../rede-tv-vai-transmitir...


-


REFLEXÃO

Quanto mais eu conheço as pessoas mais eu gosto delas.
Azar de vocês se não curtem muito os seres humanos.
Eu gosto.
Principalmente as humanas.

Paulo Motta, filósofo


-




QUEM É? - Ontem recebi esta fotinho de um amigo. Perguntou:
- Adivinha quem é a figura. Se acertar te pago uma churrascada.
Olhei, olhei e nada.
- Não sei.
E o amigo:
- Pago uma churrascada com umas CERVEJAS!!
Olhei a foto de novo e o sorriso é do Cervejinha.
- O Mauro César Silveira!
- Bingo!!
...
Mauro, o Cervejinha, era um baita repórter. O conheci quando da cobertura do sequestro dos uruguaios, em 1978 - ele pela Zero Hora e eu pelo Diário de Notícias.
Não tenho certeza, mas parece que o Mauro César está - ou estava - no Exército.
...
Ah, sim, a foto é atual.


-


A QUE PONTO PODE CHEGAR A IDIOTICE!

Recebo do indignado Éverton Severo Maciel com as "bizarrices da burocracia".

Foto: Renan Mattos (Diário)

Em obra de reforma de escola de Santa Maria, acesso ao pátio foi projetado na frente de uma árvore.
A matéria é do Eduardo Tesch, no Diário de Santa Maria:

É impossível olhar para a reforma do muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Luiz Victor Sartori, no Bairro Nonoai, e não se perguntar por que a entrada que dá acesso ao pátio do colégio foi projetada justamente no local onde há uma árvore. O muro fica nos fundos da instituição, perto da esquina da Travessa Ceará com a Rua Tamanday.
Ao custo de R$ 51,6 mil, a ordem de serviço para a reforma foi assinada no dia 26 de novembro pelo prefeito Jorge Pozzobom e pela secretária de Educação, Lúcia Madruga. A empresa contratada para a reforma foi a Sérgio Lemes & Filho Ltda, que tem até o dia 26 deste mês para a conclusão das obras.

O QUE DIZ A EMPREITEIRA
O dono da empresa, Sérgio Lemes, explica que o projeto da construção do muro foi feito pela prefeitura. Ele ainda afirrma que alertou o Executivo sobre a existência da árvore, que fica dentro do pátio da escola.
- Toda a obra é feita sobre o projeto da prefeitura. Eu sou obrigado a segui-lo. Eu comentei da árvore, mas eles só me dizem que é para seguir o projeto que foi aprovado - conta.
Conforme Lemes, ele avisou a prefeitura antes e depois da construção do muro, que a árvore ficaria bem no meio do portão.
- Eles me disseram que não podiam tirar a árvore por causa do meio ambiente e que não poderiam mudar o projeto. Então, só estou seguindo o correto - diz o construtor.

O QUE DIZ A PREFEITURA
Em nota, a prefeitura informou apenas que "será realizada uma vistoria técnica no local para avaliação da situação".
Antes da obra, o muro da escola, pela Travessa Ceará, já contava com um portão grande, que permitia o ingresso de veículos no pátio da instituição.


-


"LARGUEI O FACEBOOK!!" - Escreve o advogado João-francisco Rogowski:

Estamos vivendo na @zumbilândia, a terra dos zumbis digitais.
As pessoas independentemente de nível cultural e social estão passando por um processo de lavagem cerebral e idiotização que tem me assustado.
Na política impera o maniqueísmo e o patrulhamento ideológico de dois lados radicais e antagônicos.
Estamos proibidos de pensar por conta própria, de exercer o senso crítico sobre a realidade, temos que escolher um de apenas dois lados, e seguir com a manada respectiva daquele curral mental.
Fora da política estão os demais loucos de todo o gênero, tem para todos os gostos (ou mau gostos). Eles formam grupos e movimentos estruturados, com simpósios, congressos, etc., uns defendendo que a terra é plana, outros que ela é quadrada; outros afirmando a inocuidade dessa polêmica já que ela será inapelavelmente destruída pelo planeta Nibiru que se aproxima em rota de colisão; outros dizem que sim, que haverá a colisão, mas que seremos salvos pela frota de espaçonaves estelares do comandante Ashtar Sheran que está em prontidão atrás do sol.
Meu intuito longe está de ridicularizar essas pessoas, porque elas sinceramente acreditam nisso, embora, fizesse até mais sentido um “astral cheirão” debaixo do sol da Jamaica do que no espaço sideral.
E pior disso tudo é que os habitantes da Zumbilândia não se contentam em confraternizar entre si, buscam fazer novos adeptos, assim entopem a minha caixa postal com todo tipo de mensagens surreais - 99,9% não passam de lixo eletrônico.
Tendo a situação ficado insuportável pelo tempo que eu estava  gastando até mesmo para apagar essas mensagens, fiz um público apelo (reproduzo abaixo) pedindo que só me enviassem mensagens que fossem realmente relevantes.
Pedi encarecidamente que cessassem o envio de Spam. Não sei se foi de pirraçada, mas aí que aumentou o tráfego de lixo.
Então, sem alternativa, acabei me retirando do Facebook.
E, se o bombardeio continuar no WhatsApp, me retirarei dali também.


-


TRADUZA, POR FAVOR



-



TODOS PRECISAM DO CACO!!





-



TEM GENTE QUE PREFERE O INVERNO

O Sol está muito forte.
Poucas pessoas aguentam muito tempo de exposição






-



NÃO É PIADINHA

A foto e a legenda é do Alfonso Abraham

O excesso de chuvas na cabeceira dos rios que desaguam na Bacia do Guaíba trazem não apenas o lodo, mas também poluição das cidades ribeirinhas com precário sistema de saneamento.

(clica em cima que amplia)



-



PIADINHA



3 comentários:

  1. Sensível e importante esta manifestação do André Machado. Boechat deve ser ícone para qualquer jornalista não importando sua idade ou emprego atual. Qualidade, desprendimento e absoluta imparcialidade. Em frente André e meus parabéns.

    ResponderExcluir

  2. Prévidi,

    O Boechat era, no jornalismo, um quase unanimidade - algo muito difícil nestes tempos de intolerância a toda e qualquer posição ideológica que desvie um átomo da 'minha visão'. E vai ter impacto na situação da Band que está muito ruim ( 1,2 bilhão de dívidas bancarias!). O Boechat trazia para a TV Band, para a Band News e para a rede de rádio Band News prestígio, audiência, e, mais importante, anunciantes!

    Que coisa esta rádio Guaíba! Com o Zé Aldo ancorando o 'Ganhando o Jogo' eu estava conseguindo ouvi-lo tranquilamente, principalmente neste dias em que o 'doente' Juremir está, para deleite de uma multidão de guaibeiros, de férias. Pois não é que o Carlos Guimarães resolveu 'surtar', baixando o pau no Sérgio Mouro, naquele 'mimimi' tipo: por que não prendem também o Onyx L., só Lulla. O Onyx, caro Carlos (aviso: eu o adoro como comentarista esportivo, como divulgador de cultura, como cinéfilo, como ...), comparado ao Lulla é uma 'ninfa no olimpo'. Caixa dois (se houve) é crime, sim, mas não é roubo! Caixa dois é uma praga que atinge 99% dos políticos, inclusive as tuas amadas Manuela e Maria do Rosário. Uma pena que o Zé Aldo deixou seguir o discurso raivoso do esquerdista desnorteado Carlos Guimarães, que não deixava os outros falarem e levou uns cinco minutos nessa balela de esquerdinha. Carlinhos, daqui a 12 anos vocês poderão voltar, take it easy, relax and enjoy it!
    Ao Cristiano Silva, quando novamente estiveres descrente da humanidade, numa crise de misantropia (isto também me ocorre de quando em quando) veja alguns vídeos ou leia algo sobre os Médicos Sem Fronteira. Ai tu verás que a humanidade ( ainda) tem salvação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostava do Carlos Guimarães quando ele se restringia ao futebol. Desde que virou chefete na Guaíba o cara descambou pra uma postura intelectualóide ( não que não tenha embasamento intelectual pra tal) e uma egotrip sem limite. Suas discussões no twitter são o seu mote principal (sistematicamente e chamado à atenção pelos colegas sobre isso). Qualquer assunto, invariavelmente, termina em discussões sobre " pós-modernidade". Pra mim, é o sujeito mais chato e pernóstico do rádio gaúcho DISPARADO!

      Excluir