Quinta, 28 de março de 2019




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE NÃO TENHO PRESSA







Escreva apenas para







especial

PARA QUEM NÃO ENTENDEU
O POST DE ONTEM

Ninguém tem obrigação de conhecer as estripulias do Grupo Ivanhoé.
Por mais que se tente contar, menos as pessoas vão entender.
Mas achei esta "explicação" no Google, num site do Pato Macho. Não sabem o que foi o Pato Macho? Aí fica difícil!!
Pois bem, quem não leu o posrt de abertura de ontem, dá uma olhada lá.
E leia a história abaixo?




No dia 11 de setembro de 1971, a Folha da Tarde anunciava: "Paulistas descobrem o Sul com a Ivanhoé". A empresa, na verdade, era paulista e capitaneada por um grupo de jovens que haviam ganho um bolão na Loteria Esportiva. Com a Ivanhoé, eles queriam criar uma espécie de holding, abarcando desde um banco de crédito imobiliário até uma agência de notícias. Aliás, anunciavam desde já uma publicação própria, a Alhos e Bugalhos, produzida pela recém fundada Ivanhopress.

No entanto, foi um necrológio, publicado na edição de 20 de outubro daquele mesmo ano que se soube mais sobre a megaempresa. Tratava-se de convite para enterro de Pedro Louzada Balaustre, que seria ocorrida na cidade de Muçum. O texto também destacava as ramificações do grupo. o Correio do Povo também deu notícia do infortúnio, pormenorizando o perfil do falecido presidente da Ivanhoé Produções "aos 84 anos".

No mesmo dia, a Folha divulgava um "comunicado" (reprodução acima) que repercutiu inclusive na Assembléia Legislativa. Um deputado da região de Muçum que, pedindo espaço na ordem do dia, comunicou o passamento do ilustre conterrâneo. 

O Diário de Notícias de 22 de outubro trazia reportagem sobre Balaustre, intitulado pelo jornalista que assinava a matéria, Janer Cristaldo, de "Lincoln do oeste paranaense". O texto também destacava a importância do falecido em várias esferas públicas e até culturais.

Três dias depois, Pedro Louzada Balaustre Júnior divulgou ao seu público externo — acionistas, autoridades civis e eclesiásticas — relatório da Ivanhoé Produções a respeito das novas ramificações do grupo: Ivanhoaço (Aços Finos Ivanhoé), Ivanhoair, Ivanhomem (uma espécie de Mobral), Ivanholac (Laticínios) Afugi (Associação de Funcionários da Ivanhoé), Ivanhocard, Ivanhoterra, Ivanhojuris, Ivanhomed, Ivanhoquímica e Ivanhofértil. 

No fim, o relatório resume biografia de Balaustre, destacando seu começo no seio da terra, seus esponsais com Carmelita Umbrella, a matriarca da família e protetora das artes. Carmelita era uma fusão de Darcy Vargas, Anita Malfatti e Lina Bo Bardi. Perplexo com o relatório, o advogado e professor de Direito Antônio Martins Costa mandou carta à Louzada Jr. dando enorme apreço ao finado patrono, "exemplo de amor e dedicação e de bem servir". 

Semanas depois, a imprensa seguia repercutindo as ações da Ivanhoé. A coluna de Antônio Carlos Porto (De Alto a Baixo) dava votos de boas festas à Dona Carmelita, que iria lançar pedra fundamental do Orfanato Pedro Balaustre; Ataíde Ferreira, na Folha Esportiva retribuía mensagem de fim de ano de um certo Alberto Umbrella, do clube Fortes e Livres, da cidade de Muçum.

No dia 31 de dezembro de 71, Carlos Coelho, no Informe da Zero Hora, dava um furo: Gabril Inellas, loco-tenente geral da Ordem Hospitalar de São Lázaro, anunciava interesse em adquirir o controla acionário da Ivanhoé Produções. Fez-se a polêmica: dado o processo de translado de uma grande empresa gaúcha do cone sul, cogitou-se, à guisa de solução imediata e salvacionista, a reativação da Micronorte, empresa vetusta que fora criada quando o Bicre-Banco Ivanhoé de Crédito Republicano, sob ameaça de ser absorvido pela Unidesco, foi salvo em cima do laço por uma operação deus ex machina (ou quase excusa?) da Holding Midas, que contou com o auxílio da Ourivesaria Balaustre, Refinaria de Petróleo Dilúvio S.A e a Metalúrgica Umbrella S.A.

A coisa engrossou quando um certo grupo econômico criou campanha publicitária sobre seu respectivo presidente, posto a ombreá-lo com o desaparecido Pedro Balaustre. A resposta veio incontinente de Balaustre Jr, que respondeu à matéria, ameaçando acioná-lo na Justiça através da Ivanholex (Advocacia), dadas a farta documentação franqueada pela Ivanhoinform — Espionagem e Sigilos Industriais. Contudo, antes que a polêmica ganhasse vulto, desapareceu por completo. 

Repercutindo o caso, porém, a edição de 4 de julho de 72 da Zero Hora trazia um furo, dado em primeira mão por Aspecyr Umbrella, da Ivanhopress: estavam em negociações uma possível cinebiografia de Louzada Balaustre. Enquanto isso, o Grupo Ivanhoé crescia: foram fundadas a Ivanhodog (rede de lanchonetes fast-food, em moda na época em Porto Alegre, com o advento do cachorro-quente), Ivanhonasa (Rede de Comunicação), Ivanhoféretro (ramo funerário), Ivanhoar (refrigerações industriais e domésticas), Ivanhocar, Ivanhobrás (aproveitando a onda de civismo dos anos 70) e, por fim, a Rede Ivanhoé Sul de Comunicações. Tudo sempre ganhando relativo espaço na imprensa porto-alegrense. 

Em notas e rodapés de colunas, também surgiram outros desdobramentos do Grupo Ivanhoé: da parceria comercial com o Grupo Habeas Corpore (rede de supermercados Império S.A), e o surgimento de franchises, como as Boutiques Carmelita, Empresa de Táxi Bandeira 3, Roupas Íntimas Jandira S.A, Cabanha Ivanhoé, Haras Ivanhoé, Ivanhoave (Aviário Ivanhoé), a novos braços tentaculares da Ivanhoé Produções — até a Ivanhoerva (empresa de fomento ao plantio de gererê).

A imprensa também dava conta de uma futura escuderia, o Balaustre's Racing Team, disposto a suplantar a Coopersucar. O patrocínio dos bólidos, é claro, é do Banco Ivanhoé S.A.

Tempos depois, descobriu-se a o Grupo Ivanhoé só existia na cabeça dos idealizadores da brincadeira: Rogério Mendelski, José Antônio Pinheiro Machado, depois contando com a ajuda dos demais citados (aliás, Luiz Fernando Verissimo ficava responsável pelos artigos de fundo, como o reproduzido acima). O mico ficou por conta de próceres tanto da Assembleia do estado quanto do Congresso, que entraram para os anais com seus respectivos votos de pesar, proferidos no púlpito ao passamento do patriarca da inexpugnável Ivanhoé Produções. 

E do pároco da Matriz de Muçum, que realmente preparou a igreja para as exéquias do inesquecível Pedro Balaustre. ^

PS: a história sairia, com riqueza de detalhes, no livro Anedotário da Rua da Praia 2 (o melhor dos três), do renato Maciel de Sá Júnior. 


...



AOS MEUS LEITORES 




Fico muito contente, feliz mesmo, com cada mensagem que recebo de amigos, leitores amigos, leitores que não tive ainda a satisfação de conhecer. Muitos vai ser difícil, porque estão muito longe. Todas, rigorosamente todas as mensagens plenas de otimismo, de certezas, incentivos.
Muito legal!
Sei que é difícil atingirmos a meta, mas estamos "na luta"!
ATÉ A VITÓRIA FINAL!!
...
Em agosto completo 16 anos editando o Blog do Prévidi.
Já pensei em parar algumas vezes, pelos mais variados motivos.
Mas, agora, mais do que nunca, quero continuar,
Fazendo aquilo que é o meu norte: não puxo o saco de ninguém - só escrevo aquilo que acredito. E, principalmente, porque conto verdades - na comunicação, política e generalidades.
Por isso tenho uma audiência extraordinária.
...
Neste tempo respondi a processos e ameaças. Vários.
Fora aquelas baixarias que, hoje, dominam as tais "redes sociais". E nem trato do que escrevem nos comentários aqui do Blog.
...
Tenho absoluta certeza de que as notas que geraram os processos ou tentativas são verdades. Absolutamente verdades. O que causa irritação é sempre verdade.
E a verdade dói, magoa.
...
Pois bem, uma figura me processou e ganhou. Tudo bem, era um direito dele ou de qualquer um.
O interessante é que no seu twitter ele me chamava de tudo o que era possível. Sempre tentou me destruir. Me "ofendia". E eu nunca guardei as "ofensas", porque não dava bola. Mas ele guardou tudo que escrevi sobre o então gerente da Rádio Gaúcha.
...
Como perdi o processo, tenho que pagar o que a juíza determinou. É óbvio que não tenho essa grana.
Por isso a www.vakinha.com.br (digite na "busca" ajuda ao blog do previdi).
...
Acredito que foi uma injustiça a decisão da juíza. Por que? Já vi várias decisões judiciais de pessoas que perderam um dedo, um braço no trabalho e recebem indenizações de 5, 10 mil reis.
Tudo bem, não tem mais volta.
...
Todos vocês sabem que vivo modestamente - e é assim porque decidi. Já me ofereceram cargos na função pública e mesmo trabalho na iniciativa privada.
Prefiro usar o meu tempo no Blog e escrever os meus livros.
...
Além de contribuir pelo https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-ao-blog-do-previdi
aceito qualquer contribuição em uma das contas-poupança:

BRADESCO
José Luiz Gulart Prévidi cpf 238 550 700-59
agência 0939 3
conta poupança 1000049 1

BANRISUL
José Luiz Gulart Prévidi cpf 238 550 700-59
agência 0847
conta poupança:   39.081430.0-0
...
Se preferirem a opção de depositar em uma das contas, favor avisar pelo jlprevidi@gmail.com.
Pelo menos uma vez por semana publico aqui como foi a movimentação.
...

Na Vakinha pedem cadastro e é um pouco demorado. As transferências são muito mais rápidas.


3 comentários:

  1. Oi. Adição seria dia 28. No blog está dia dois. Aneacis

    ResponderExcluir
  2. Janer Cristaldo... não perdia crônica dele na Folha da Manhã.

    ResponderExcluir
  3. Caro Prévidi,

    Ontem (28, março) pela manhã, na Guaíba, tivemos a presença do deputado petista Pepe Vargas, que é médico, exalando discurso padrão PT, contra tudo e todos. Mas o que mais me choca é a defesa da não Reforma Previdenciária, um absurdo indefensável.
    O deputado esquece, ou se faz de esquecido, que a situação de descontrole no caixa do governo federal é tamanha, pela necessidade de cobrir o rombo da Previdência, que nos últimos dois governos, Dilma e Temer (o Bolsonaro entrou agora, não vale incluí-lo), há um absurdo, maldoso, desumano desvio de grana do SUS, fazendo com que haja represamento de procedimentos cirúrgicos urgentes. Um deputado, não me recordo quem, citou o caso de pacientes com pedras nos rins, bexiga, que toda semana têm que ir aos postos de atendimentos para serem medicados com placebos, pois não conseguem autorização para a necessária cirurgia de retiradas das pedras (vão tomar buscopan na veia para suportarem a dor). Essa é a pior dor do mundo!
    Caro médico e deputado, eu acabei de ler ‘O Século Das Cirurgias’, do escritor alemão Jurgen ThorWald. Este livro descreve (dói-me só em ler-se as agruras que nosso antepassados humanos passaram) a evolução da medicina e das cirurgias. Lá pela metade do livro, o escritor trata do problema das pedras nos rins e na bexiga. Um horror! O tempo é meados do século XIX, tempo em que ainda não havia como as extrair via cirurgia, nem mesmo ainda havia sido descoberta a narcotização dos pacientes, que eram então operados ‘no seco’. A dor era tão intensa que as pessoas chegavam ao limite de ficar penduradas de cabeça para baixo para aliviar, deslocar a pedra. E o extraordinário, está descrito aos detalhes no livro, é o caso de um militar alemão acometido pelo mal, que, em desespero – cuidem bem! – desenvolve ele mesmo uma cânula com uma lima na ponta, que ele enfia via canal da uretra, enfia vai até a bexiga e lima a pedra. Com as pedras quebradas, limadas, elas saem pela urina. Não parece crível, mas é vero, tá no livro!
    Há um mês, um conhecido meu de São Leopoldo, proprietário de uma micro gráfica, ficou mais de dois meses DESESPERADO com as dores de pedras na bexiga. Ia quase todos os dias no posto da prefeitura aplicar injeção para as suportar. Nada, absolutamente nada, de conseguir ser atendido por um médico para ver o problema e marcar uma cirurgia. Isso, caro doutor Pepe Vargas, é o Brasil que o PT transformou, essa coisa. Ele conseguiu expelir a pedra, mas mal sabe que certamente tem mais e que dentro de meio ano, ou antes, tudo voltará. Os petistas conseguiram fazer uma CPI ‘provando’ que a Previdência é superavitária! Ou seja: A Dilma, o Temer e o Bolsonaro são maus, eles ‘drenam’ o dinheiro do SUS para cobrir o rombo da Previdência apenas por sadismo! Por favor, deputado, mais Brasil, menos populismo esquerdista barato de meados do século XX!

    ResponderExcluir